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Habitação CAIXA Serviços disponíveis

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O consumidor está cada vez mais exigente e requer atendimento eficiente e rápido, assim o atendimento bancário tradicional teve que mudar

Com a evolução tecnológica houve a implementação de meios mais apropriados de atendimento ao consumidor, sem deixar de ser seguro e eficaz.

Neste novo cenário a CAIXA criou uma série de opções de atendimento aos clientes com contrato de financiamento imobiliário com o Banco, evitando a necessidade de deslocamento até as agências.

A CAIXA oferece serviços de pós-venda para contrato habitacional. O objetivo deste artigo é de descrever e orientar quanto as possibilidades de atendimento.

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Habitação CAIXA Serviços disponíveis Internet Banking CAIXA – Ícone HABITAÇÃO

A novidade faz parte do projeto Pós-Venda do Crédito Imobiliário em Canais Digitais, que tem o objetivo de melhorar a efetividade da prestação de serviços voltados à manutenção do crédito habitacional, por meio da disponibilização aos clientes de soluções de autoatendimento em Canais Digitais.

Vejam os serviços disponibilizados no canal Internet Banking Caixa (IBC), ao acessar o ícone Habitação, opção Financiamento Imobiliário e Crédito Imobiliário.

A opção Financiamento Imobiliário contempla:Habitação CAIXA Serviços disponíveis

Consultar

Para clientes que possuem mais de um contrato, são listados os contratos ativos para seleção. Para clientes que possuem apenas um contrato, este é exibido diretamente. A consulta contempla contratos ativos e quitados até o ano anterior.

Pagamento de prestação

Lista as prestações em aberto e a próxima a vencer, para pagamento no próprio canal com a aposição da Assinatura Eletrônica ou emissão da 2ª. Via do boleto.Habitação CAIXA Serviços disponíveis

AmortizaçãoHabitação CAIXA Serviços disponíveis

Simulação de amortização para redução do prazo ou do valor da prestação, e conclusão da amortização com recursos próprios no próprio canal com a aposição da Assinatura Eletrônica ou emissão de boleto.

Amortização com Redução do prazoHabitação CAIXA Serviços disponíveis Amortização com Redução da Prestação

Habitação CAIXA Serviços disponíveis Vejam mais detalhes sobre amortização no artigo:

Dicas para gerir seu financiamento – Amortização

 

Liquidação antecipadaHabitação CAIXA Serviços disponíveis

Possibilidade de liquidação antecipada da dívida com recursos próprios, em data escolhida pelo cliente, no próprio canal com a aposição da Assinatura Eletrônica ou emissão de boleto.Habitação CAIXA Serviços disponíveis

2ª Via de prestação e Extrato de Imposto de Renda

Emissão do boleto de pagamento e Extrato para Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.Habitação CAIXA Serviços disponíveis A opção Crédito Imobiliário contempla:

Simular

Abre a possibilidade de o cliente efetivar uma simulação do financiamento imobiliário, por meio de migração para a página do Simulador de Financiamento CAIXA.Habitação CAIXA Serviços disponíveis

Veja detalhes das formas de simular no artigo:

Simulador financiamento habitacional CAIXA

Consultar Imóveis à venda

O cliente será direcionado para a página (X) Imóveis, onde poderá verificar imóveis da CAIXA de estão colocados à venda e as condições de compra.Habitação CAIXA Serviços disponíveis

Veja mais no artigo:

Imóveis CAIXA como comprar?

Vantagens de usar o Internet Banking

O Internet Banking oferece toda comodidade para não perder prazos de pagamento, poder ver o saldo devedor do financiamento, ver ou emitir o boleto de pagamento mensal, fazer amortização ou quitação do financiamento e outras facilidades, onde estiver.

É muito conveniente!

É seguro?

O risco existe, mas cada vez mais medidas de segurança são tomadas pelos bancos para garantir que os procedimentos sejam seguros.

E você também pode adotar algumas medidas para se proteger ainda mais, como:

  • Manter o antivírus atualizado sempre.
  • Não acessar o Internet Banking em computadores e dispositivos compartilhados (como em Lan Houses).
  • Conferir se o certificado de segurança aparece no site do banco.
  • Clicar em “sair” ou “encerrar sessão” depois de usar o sistema.
  • Não abrir e-mails enviados em nome do seu banco (bancos não costumam enviar e-mails a usuários, a não ser que haja uma solicitação específica).
  • Conferir as informações que aparecem no site.

Página da CAIXA na Internet

Veja os serviços que pode encontrar no site da Caixa visando facilitar a vida dos clientes com financiamento imobiliário.

Incluindo negociação de prestações em atraso, Declarações estipuladas em Lei ou normas do Banco Central.

Negociação de dívidas

Negocie parcelas em atraso e fique em dia com seu contrato habitacional.

Clique e você pode fazer uma proposta de negociação com o banco:

Proposta de negociação 

Veja as possibilidades de negociação disponíveis no artigo:

Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

Declaração de quitação anual de débitos

Você pode consultar a partir de maio de cada ano, de acordo com a Lei 12.007 de 29/07/2009.

A declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional compreende os meses de janeiro a dezembro de cada ano, tendo como referência a data do vencimento da respectiva fatura.

Somente terão direito à declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional os clientes que quitarem todos os débitos relativos ao ano em referência.

Demonstrativo de Valores Pagos

Consulte a partir de fevereiro de cada ano.

Conforme artigo 19 da Resolução BACEN 3.919, de 25 de novembro de 2010, os bancos devem disponibilizar aos clientes extrato consolidado discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a, no mínimo:

I – tarifas; e

II – juros, encargos moratórios, multas e demais despesas incidentes sobre operações de crédito e de arrendamento mercantil.

Veja detalhes no artigo:

Declaração Quitação Anual de Débitos financiamento habitacional

Atendimento Telefônico: Pós-venda sobre o financiamento imobiliário

Onde tirar dúvidas e obter informações sobre o financiamento?

A CAIXA oferece serviços de pós-venda para contratos habitacionais para você entrar em contato sempre que quiser. Este tipo de atendimento pode ser efetivado por cliente correntista ou não do Banco.

Atendimento pós-venda da habitação aos clientes com contratos imobiliários ativos pelos Fones:

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3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e

0800-726-0505 (demais regiões).

Veja os serviços disponíveis e os respectivos prazos de atendimento:

❶ 2ª via de Boleto – Até três prestações em atraso. Atendimento imediato – em tempo de ligação.

❷ Alteração de dados de contato: Telefones, e-mail e endereço de correspondência. Atendimento em até 3 dias úteis.

❸ Alteração da data de vencimento. Atendimento em até 3 dias úteis.

❹ Amortização e Liquidação com recursos próprios por meio do débito em conta na CAIXA. Atendimento em até 7 dias úteis.

❺ Amortização e Liquidação com recursos do FGTS – é necessário que o cliente já tenha utilizado o FGTS no contrato. Atendimento em até 15 dias úteis.

Autorizar débito em conta na CAIXA. Atendimento em até 3 dias úteis.

❼ Pausa Estendida – Carência ou moratória por um período, de acordo com as condições de cada financiamento. O valor dos juros contratuais não pagos são acrescidos ao Saldo Devedor. Atendimento em até 7 dias úteis.

❽ Uso FGTS para pagamento de parte do valor da prestação – É necessário que o cliente já tenha utilizado o FGTS no contrato. Atendimento em até 15 dias úteis.

Você também pode acessar o sítio da CAIXA no endereço www.caixa.gov.br sempre que precisar de informações adicionais.

Esclarecemos que o Banco efetuará análise do enquadramento de todas as solicitações antes do atendimento, bastando para tal uma única ligação do cliente.

O mutuário poderá acompanhar o atendimento por meio de protocolo e mensagens recebidas em seu celular. Fantástico, não é mesmo?

APP HABITAÇÃO CAIXA financiamento imobiliário

A CAIXA tem aplicativo (APP HABITAÇÃO CAIXA) onde o cliente pode efetivar serviços para o financiamento imobiliário.

O aplicativo tem apresentado vários questionamentos dos usuários e instabilidades e não proporciona acesso a todos os clientes interessados.

Mas, para quem consegue o acesso o aplicativo funciona e proporciona bons serviços.

Veja mais detalhes no artigo:

APP HABITAÇÃO CAIXA

Conclusão

Demonstramos diversas formas de autoatendimento para os clientes do crédito imobiliário da CAIXA.

É uma grande evolução!

Mas, com certeza existem serviços não previstos nos tipos de atendimento informados e neste caso orientamos a abertura de SAC do Fale Conosco do Banco ou comentário na página do Facebook da CAIXA.

Fonte: CAIXA

26 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, Gostaria de saber se fazer pausa por 6 meses nas minhas prestações do imóvel é uma boa opção para quem quer dar uma aliviada nas contas, ou seja nessa parada posso resolver todos o meus problemas financeiro e quando voltar estar exclusivamente controlado para manter as prestações do meu contrato de imóvel, fazendo essa pausa sei que os 6 meses que não pagarei vai ser diluido no contrato, isso ocorre juros?

    • Olá Luciano

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a pausa estendida deve ser utilizada em caso de real necessidade.
      Não serão “perdoados” nenhum valor, ou seja, o valor dos: juros, seguros e taxa mensal que você não pagar serão incorporados ao saldo devedor.

      Assim, a vantagem é que você tem um período para se recuperar financeiramente.
      Use com parcimônia e inteligência!

      Equipe Click Habitação

  2. Bom dia!
    Olhando meu boleto, gostaria de esclarecimentos quanto aos termos “Ind.Reaj.S.Dev.Mês conf.C.Contratual” e “Ind.Reaj.Prest.Mês conf.C.Contratual”.
    O que são estes índices?
    As parcelas são reajustadas por eles?
    Tenho percebido que o “Ind.Reaj.S.Dev.Mês conf.C.Contratual” vem diminuindo lentamente a cada mês.
    Obrigado!

    • Olá Marco

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que estes campos são de sistemáticas de reajuste de contratos antigos …
      Quando o saldo devedor e as prestações eram reajustadas periodicamente.

      Os contratos mais modernos, cremos que o seu esteja neste rol, tem atualização monetária mensal do saldo devedor bom base na TR.

      Nos contratos da CAIXA não existe mais reajuste de prestação, as prestação (A+J) são recalculadas periodicamente, em geral, anualmente.
      Os seguros habitacionais são recalculados mensalmente.

      Ind.Reaj.S.Dev.Mês conf.C.Contratual = Como está escrito – índice de reajuste do saldo devedor
      Ind.Reaj.Prest.Mês conf.C.Contratual – como está escrito – índice de reajuste da prestação

      Atualmente, em função da queda da SELIC a TR está ZERO!! Pode aparecer 0,9999, mas é 1, ou seja, sem aumento.
      Isto está permitindo maior amortização do saldo devedor após o pagamento da prestação (A+J).

      Para entender a evolução do saldo devedor sugerimos a leitura do artigo:
      Como consultar saldo devedor do financiamento

      Equipe Click Habitação

  3. BOM DIA, ESTOU FAZENDO UM FINANCIAMENTO PELA CAIXA,MINHA CASA MINHA VIDA, ELES ME PEDEM PARA PAGAR UM SEGURO RESIDENCIAL DE 36 MESES ADIANTADO NO VALOR DE 2.300 ISSO É CORRETO? ESSE SEGURO É OBRIGATÓRIO.

  4. Bom dia Equipe Click Habitação, tudo bom?
    Gosto muito deste site, é muito didático e tem muitas informações importantes.

    Olhando nos serviços disponíveis no site da Caixa, sei que é possível simular uma simulação de amortização com redução de prazo.

    A pergunta é: como é feito este cálculo? Como faço pra saber na calculadora, amortizando um determinado valor, quantas parcelas seriam reduzidas?

    Obrigado!

    • Olá Marco

      Boa Tarde!

      Informamos que já respondemos anteriormente a outros internautas e vamos repetir a resposta:

      Esclarecemos que a amortização para redução do prazo sempre é a melhor opção financeira na amortização do saldo devedor.
      A característica essencial é a manutenção da prestação (A+J) e a diminuição do número de meses a pagar.
      Assim, em função da Amortização no saldo devedor, você diminui o J da prestação (A+J) e aumento o A-Amortização. Mantendo-se o valor da prestação de valor aproximada.
      O cálculo do prazo é basicamente a divisão do novo saldo devedor pelo novo A.

      Exemplo:
      Saldo devedor = 135.559,32
      Amortização = 17.000
      J-Juros = 854,29
      A-Amortização = 503,32

      No exemplo vamos fazer um cálculo aproximado:
      1) calcular a proporção de redução do saldo devedor para redução do J-juros
      17.000/135.559,32 = 12,54%
      2) calcular novo J
      854,29 – 12,54% = 757,16
      3) calcular novo A
      Prestação (A+J) – 854,29 + 503,32 = 1.357,59
      Como vai diminuir o J para 757,16 o novo A-amortização será = 1.357,59 – 757,16 = 610,43
      4) calculo novo prazo
      Basta dividir o saldo amortizado pelo novo A = 118.559,32 / 610,43 = 194,22 = 194 meses

      Equipe Click Habitação

  5. Olá bom dia a equipe click habitação.
    Tenho dúvida com relação ao cartão minha casa melhor pois eu obtive ele e usei porém tenho parcelas em atraso mas as prestações do meu imóvel estão em dia.Existe alguma relação ao contrato habitacional já que esse benefício do cartão e concedido apenas para quem tem financiamento com o programa minha casa minha vida?
    Corro algum risco por ter parcelas em atraso no minha casa melhor?
    Desde já agradeço!

    • Olá Barbara

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que são dívidas distintas. Assim, uma não interfere na outra.
      Se está em atraso em uma provavelmente terá problemas se precisar de outra linha de crédito no mesmo banco.
      Mantenha seu financiamento imobiliário em dia e não terá nenhum problema com seu imóvel.
      Procure negociar o atraso o mais rápido possível.

      Equipe Click Habitação

  6. Boa tarde. Perfeito. Agradeço a pronta respostas aos meus questionamentos e em tempo parabenizo a toda equipe Click Habitação. Excelente ferramenta/site.
    Abraço a todos.

  7. Quando falamos em um prazo de 30 dias para assinatura do contrato, nos referimos a dias úteis? Outro ponto: Em razão do Feirão que está acontecendo aqui em SP, a verba orçamentária aplicada/liberada, seria a mesma para os imóveis adquiridos em leilão da própria CEF? Abraço.

    • Olá William

      Boa Tarde!

      O prazo de 30 dias é uma referência, mas não há garantia … Seriam dias corridos.

      O financiamento para aquisição tem recursos oriundos do FGTS e da poupança.
      Na compra de imóveis retomados com financiamento são utilizados os mesmos recursos.
      A CAIXA já resolveu seu problema de capital, no curto prazo, a questão agora que resta, é o orçamento mensal, que no final dos meses pode ficar escasso em alguns lugares, retornando no inicio do mês seguinte.
      Cremos que o banco procurará atender toda a demanda dos Feirões pelo país.

      Equipe Click Habitação

  8. Posterior aprovação de crédito/Conformidade da documentação feita por todas as áreas envolvidas da CEF, quanto tempo levaria para assinatura do Contrato? Procede a informação que o referido Contrato é enviado pela unidade de Goiânia, apesar da aquisição do imóvel ser em SP/Capital?

    • Olá William

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que a análise de conformidade da documentação efetivada na CAIXA pode ser efetivada em qualquer das unidades do país.
      Mas, os documentos analisados são transmitidos virtualmente, ou seja, seu processo não vai para Goiânia ou para Teresina, por exemplo, as imagens são disponibilizadas (digitalizadas) para análise das unidades competentes.
      A análise demora até 5 dias, mas costuma ser muito rápida!

      Após a aprovação da análise de conformidade não há prazo legal para marcação da assinatura, mas costuma ser efetivada em até 30 dias.
      Muitas vezes a marcação depende de disponibilização orçamentária mensal, assim pode-se ter que esperar a “virada” do mês para ter verba novamente.
      Converse com o Correspondente Bancário e veja a previsão para seu caso, quando for o caso.

      Equipe Click Habitação

    • Bom dia, Perfeito. Com a virada do mês, terei que enviar o demonstrativo de pagamento do mês de abril/18 ou prevalece o que já está em poder da CEF já validade e aprovado? Ou seja: Parece-me que existe um prazo, quanto a documentação validada e aprovada correto? Obrigado pelo pronto atendimento.

    • Olá William

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que a análise de crédito estiver dentro da validade cremos que não será requerido.
      Mas, reiteramos a conversar com seu Correspondente Bancário. Ele poderá lhe orientar.

      Equipe Click Habitação

  9. PRECISO DO EXTRATO DO FINANCIAMENTO HABITACIONAL PARA IMPOSTO DE RENDA, NÃO CONSIGO ACESSAR.

    • Olá Dayane

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Parece que algo errado e problemas técnicos de acesso a página …
      Deve ser algum problema temporário e deve ser resolvido.
      Se tiver pressa pode solicitar o extrato em qualquer agência do banco.
      Mas, cremos que o problema de acesso ao site será resolvido.

      Equipe Click Habitação

  10. Olá Boa Tarde !
    Gostaria de um suporte, estou desde fevereiro tentando seguir com a compra de um imóvel usado, seguimos todos os passos, entregamos todas as documentações, a vistoria ocorreu tudo bem , assinamos a autorização para saque do FGTS e temos o número da proposta 0008028300011214. O gerente nos disse que a SIOPI tinha um prazo de 3 dias úteis para nos dar um retorno, depois mudou para 5 dias e até o momento já se passaram mais de 10 dias e não tenho nenhum retorno sobre minha proposta. O gerente nos disse que o SIOPI está com uma fila muito grande de processos e não sabe nos dizer quanto tempo mais vai demorar. Hoje apareceu uma mensagem que nossa proposta não havia sido validada, ao conversar com o gerente o mesmo nos informou que nosso contrato está tudo certo, que não nenhuma pendência e que o sistema está aparecendo essa mensagem para o Brasil todo. Estamos nos sentindo muito frustados por não ter um retorno, ou até mesmo uma previsão de retorno. Gostaríamos de saber se essa informação sobre a SIOPI procede e se há um prazo concreto em que a SIOPI está demorando para avaliar os contratos.

    • Olá Natalia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Conforme está amplamente divulgado pela imprensa a CAIXA tem problemas de alocação de capital e orçamento mensal, assim as concessões estão mais lentas.
      Não há prazo legal para concessão de crédito.
      Você deve contatar o Correspondente ou gerente que está lhe atendendo para ter posição oficial do andamento.
      Muitas vezes o sistema não mostra uma posição correta e as vezes é algum ajuste que gera mensagens incorretas.

      Se quiser peça uma posição oficial por meio de SAC no Fale conosco do Banco ou coloque uma mensagem na página do Facebook do Banco. Você obterá uma resposta formal do banco.

      Equipe Click Habitação

  11. Boa tarde, estou em processo de financiamento, meu credito foi aprovado, ja assinei com a construtora e ja paguei a entrada, ja assinei a liberação do fgts, agora os documentos foram para o siopi, minha dúvida, o que é esse SIOPI, qual análise e feita nessa fase ? E feita outra análise nos órgãos de proteção ao crédito? E analise de conformidade e analisado so meus documentos ou do vendedor e do imovel? Ja posso comemorar? Parabens pelo site ! Obrigado

    • Olá Rodrigues

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o SIOPI na mais é do o nome do sistema do banco, o qual trata a originação de todos os contratos.
      Após a entrega dos documentos haverá uma análise de conformidade por área interna do Banco, onde será verificada se os documentos entregues estão coerentes e corretos com os dados cadastrados no sistema.
      Poderão ser solicitados esclarecimentos e documentos complementares. A Analise leva até 5 dias.
      Se estiver tudo ok poderão ser agendados as entrevistas e assinatura do contrato, neste caso não haverá nova avaliação de risco de crédito.

      Equipe Click Habitação

  12. O meu contrato é pelo SHI e não consigo ter acesso aos serviços. Tem previsão de quando será liberado para todos?

    • Olá Omar

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a questionar junto ao seu gerente de relacionamento ou por abertura de SAC no Fale conosco do Banco.

      Equipe Click Habitação

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