Inicio ARTIGOS Seguro RCPM para imóveis financiados

Seguro RCPM para imóveis financiados

13051

Seguro RCPM – Responsabilidade Civil, Profissional e Material, quais as condições e vantagens para imóveis financiados no Programa Minha Casa Minha Vida

seguro RCPM

O Seguro RCPM deve ser contratado pelo responsável técnico, construtor ou vendedor do imóvel para benefício ao mutuário ou proprietário do imóvel, nos danos oriundos da execução (não estruturais) da obra e defeitos dos materiais incorporados em caráter permanente conforme descrito no memorial descritivo do imóvel (esquadrias, portas, janelas, pisos, revestimentos cerâmicos, instalações elétricas e hidráulicas, fissuras e trincas em alvenaria não estrutural).

A obrigatoriedade de contratação teve origem no volume de reclamações dos adquirentes contra os bancos, que realizavam a venda dos imóveis pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

A maioria das reclamações eram para os construtores individuais Pessoa Física (PF), considerando as dificuldades de localização e demora ou não regularização das pendências.

As construtoras (PJ) costumam regularizar as pendências apontadas pelos bancos, tendo em vista, que a não regularização impedem novos financiamentos.

O Seguro RCPM permite pagamento de indenizações decorrentes de reivindicações do comprador do imóvel contra as construtoras ou responsáveis técnicos, relacionadas a eventuais erros nos projetos, execução ou materiais.

Ele veio, justamente, para dar maior segurança aos adquirentes.

Quem é o segurado do RCPM?

O segurado é quem realiza a contratação do seguro, e no caso do seguro RCPM é sempre o construtor, o responsável técnico ou o vendedor do imóvel, nunca deve ser o comprador.

O ressarcimento do dano é feito diretamente ao terceiro/mutuário ou ao segurado, sem a necessidade de ação judicial.

Qual a vigência do seguro RCPM?

A vigência do seguro é definida da seguinte forma:

➤ Habite-se emitido em até 180 dias: O seguro tem validade de 5 anos a partir da data de contratação

➤ Habite-se emitido em período superior a 180 dias: O seguro tem validade de 5 anos a partir da data do habite-se.

Em ambos os casos a data de início da vigência apresentada na apólice será a data de contratação do seguro, porém a data de término se dará de acordo com a contagem dos 5 anos apresentada acima.

As vantagens para contratação do seguro são:

➤ Garante o pagamento de indenizações decorrentes de reclamações do mutuário ou proprietário do imóvel contra o construtor e/ou responsável técnico, relacionadas a eventuais erros de projetos, execução e/ou materiais, por período de até  5 (cinco) anos.

➤ Protege o mutuário de possíveis danos físicos ao imóvel dentro das condições não cobertas pelo Seguro habitacional (DFI), no prazo legal de responsabilidade do construtor.

Seguro: Danos Físicos ao Imóvel

➤ A grande vantagem do seguro RCPM é que se houver recusa ou falta de empenho em corrigir os danos, o comprador como beneficiário do seguro deve acionar o Seguro RCPM para pagamento dos gastos para reparação, desde que no período de cobertura.

Seguro RCPM na CAIXA

O seguro RCPM está sendo operacionalizado nos contratos assinados na CAIXA, obrigatoriamente no Programa Minha Casa Minha Vida, nas modalidades de Aquisição de Imóvel Novo e Alocação de Recursos.

A contratação do seguro RCPM no SBPE, contratos financiados com recursos da poupança, é opcional.

Na CAIXA, o valor da importância segurada é de 20% do valor da avaliação do imóvel, com franquia de R$ 1.000,00 dedutível do valor da indenização.

O vendedor, segurado e responsável pelo pagamento, irá pagar prêmio entre 1% e 2% da importância segurada, acrescido do IOF com alíquota atual de 7,38% (a depender da cotação realizada).

Para contratar deve acessar o site ou por meio do telefone 4020-5845 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800720-5845 (demais localidades).

Escolher a seguradora, fazer seu cadastro, preencher o formulário com os dados dos vendedores/imóvel/responsável técnico e solicitar a cotação.

Quando houver sinistro, o segurado ou cossegurado deverão efetuar o aviso de sinistro a seguradora, por e-mail ou telefone, conforme previsão da apólice de seguro.

Seguro RCPM no Banco do Brasil

O Banco do Brasil (BB) passou a exigir dos vendedores, desde 22.08.16, apólice válida de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional e Material – RCPM, para contratação de operações com imóveis novos – modalidade Avulsa – dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.

A apólice deverá possuir as seguintes especificações:

➤ Vigência de 5 (cinco) anos a partir da contratação do seguro;

➤ Retroatividade do seguro igual à data da obra da unidade habitacional, limitado ao período máximo de 3 (três) anos;

➤ Coberturas mínimas de ressarcimentos por:

  1. Dano decorrente da falha na prestação dos serviços profissionais.
  2. Notificações.
  3. Acordo Extrajudicial ou Judicial.
  4. Condenação Judicial e Custos Emergenciais em face dos impactos do sinistro, com base nos prazos de Garantia Contratual recomendado pela ABNT NBR 15575 vigente a partir de 19/07/2013.

Outras Seguradoras ou corretoras de seguro

O seguro RCPM poderá ser contratado pelo vendedor em outras Seguradoras diferentes das indicadas pelos Bancos, mas deverão apresentar a apólice emitida para continuidade da formalização da operação de financiamento.

Patricia Matayoshi

Especialista – cRÉDITO IMOBILIÁRIO

Fonte: CAIXA e BB

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
84 Comentários
mais recente
mais antigo mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Conheça o seguro RCPM para imóveis financiados […]

LUCINEIDE JESUS FERREIRA
1 ano atrás

BOA TARDE, QUANDO O COMPRADOR DO IMÓVEL ACIONA O SEGURO O MESMO PAGA UMA FRANQUIA?

LUANA
1 ano atrás

Olá. Algumas dúvidas: – o seguro poderá ser acionado mais de uma vez durante os 5 anos de vigência? – quando acionar o seguro é preciso primeiro esperar a autorização… Read more »

gabriel pereira
1 ano atrás

BOA NOITE , o vendedor do meu imóvel não se responsabilizou pelos danos, o seguro RCPM cobriu os danos mais está me cobrando 1000 reais de franquia. gostaria de saber… Read more »

karl herrman n
1 ano atrás

A seguradora cobra do construtor(vendedor, ou responsável técnico) as despesas oriundas da reclamação do comprador sobre um defeito apresentado na construção?