Inicio ARTIGOS Seguro RCPM para imóveis financiados

Seguro RCPM para imóveis financiados

13710

Seguro RCPM – Responsabilidade Civil, Profissional e Material, quais as condições e vantagens para imóveis financiados no Programa Minha Casa Minha Vida

seguro RCPM

O Seguro RCPM deve ser contratado pelo responsável técnico, construtor ou vendedor do imóvel para benefício ao mutuário ou proprietário do imóvel, nos danos oriundos da execução (não estruturais) da obra e defeitos dos materiais incorporados em caráter permanente conforme descrito no memorial descritivo do imóvel (esquadrias, portas, janelas, pisos, revestimentos cerâmicos, instalações elétricas e hidráulicas, fissuras e trincas em alvenaria não estrutural).

A obrigatoriedade de contratação teve origem no volume de reclamações dos adquirentes contra os bancos, que realizavam a venda dos imóveis pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

A maioria das reclamações eram para os construtores individuais Pessoa Física (PF), considerando as dificuldades de localização e demora ou não regularização das pendências.

As construtoras (PJ) costumam regularizar as pendências apontadas pelos bancos, tendo em vista, que a não regularização impedem novos financiamentos.

O Seguro RCPM permite pagamento de indenizações decorrentes de reivindicações do comprador do imóvel contra as construtoras ou responsáveis técnicos, relacionadas a eventuais erros nos projetos, execução ou materiais.

Ele veio, justamente, para dar maior segurança aos adquirentes.

Quem é o segurado do RCPM?

O segurado é quem realiza a contratação do seguro, e no caso do seguro RCPM é sempre o construtor, o responsável técnico ou o vendedor do imóvel, nunca deve ser o comprador.

O ressarcimento do dano é feito diretamente ao terceiro/mutuário ou ao segurado, sem a necessidade de ação judicial.

Qual a vigência do seguro RCPM?

A vigência do seguro é definida da seguinte forma:

➤ Habite-se emitido em até 180 dias: O seguro tem validade de 5 anos a partir da data de contratação

➤ Habite-se emitido em período superior a 180 dias: O seguro tem validade de 5 anos a partir da data do habite-se.

Em ambos os casos a data de início da vigência apresentada na apólice será a data de contratação do seguro, porém a data de término se dará de acordo com a contagem dos 5 anos apresentada acima.

As vantagens para contratação do seguro são:

➤ Garante o pagamento de indenizações decorrentes de reclamações do mutuário ou proprietário do imóvel contra o construtor e/ou responsável técnico, relacionadas a eventuais erros de projetos, execução e/ou materiais, por período de até  5 (cinco) anos.

➤ Protege o mutuário de possíveis danos físicos ao imóvel dentro das condições não cobertas pelo Seguro habitacional (DFI), no prazo legal de responsabilidade do construtor.

Seguro: Danos Físicos ao Imóvel

➤ A grande vantagem do seguro RCPM é que se houver recusa ou falta de empenho em corrigir os danos, o comprador como beneficiário do seguro deve acionar o Seguro RCPM para pagamento dos gastos para reparação, desde que no período de cobertura.

Seguro RCPM na CAIXA

O seguro RCPM está sendo operacionalizado nos contratos assinados na CAIXA, obrigatoriamente no Programa Minha Casa Minha Vida, nas modalidades de Aquisição de Imóvel Novo e Alocação de Recursos.

A contratação do seguro RCPM no SBPE, contratos financiados com recursos da poupança, é opcional.

Na CAIXA, o valor da importância segurada é de 20% do valor da avaliação do imóvel, com franquia de R$ 1.000,00 dedutível do valor da indenização.

O vendedor, segurado e responsável pelo pagamento, irá pagar prêmio entre 1% e 2% da importância segurada, acrescido do IOF com alíquota atual de 7,38% (a depender da cotação realizada).

Para contratar deve acessar o site ou por meio do telefone 4020-5845 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800720-5845 (demais localidades).

Escolher a seguradora, fazer seu cadastro, preencher o formulário com os dados dos vendedores/imóvel/responsável técnico e solicitar a cotação.

Quando houver sinistro, o segurado ou cossegurado deverão efetuar o aviso de sinistro a seguradora, por e-mail ou telefone, conforme previsão da apólice de seguro.

Seguro RCPM no Banco do Brasil

O Banco do Brasil (BB) passou a exigir dos vendedores, desde 22.08.16, apólice válida de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional e Material – RCPM, para contratação de operações com imóveis novos – modalidade Avulsa – dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.

A apólice deverá possuir as seguintes especificações:

➤ Vigência de 5 (cinco) anos a partir da contratação do seguro;

➤ Retroatividade do seguro igual à data da obra da unidade habitacional, limitado ao período máximo de 3 (três) anos;

➤ Coberturas mínimas de ressarcimentos por:

  1. Dano decorrente da falha na prestação dos serviços profissionais.
  2. Notificações.
  3. Acordo Extrajudicial ou Judicial.
  4. Condenação Judicial e Custos Emergenciais em face dos impactos do sinistro, com base nos prazos de Garantia Contratual recomendado pela ABNT NBR 15575 vigente a partir de 19/07/2013.

Outras Seguradoras ou corretoras de seguro

O seguro RCPM poderá ser contratado pelo vendedor em outras Seguradoras diferentes das indicadas pelos Bancos, mas deverão apresentar a apólice emitida para continuidade da formalização da operação de financiamento.

Patricia Matayoshi

Especialista – cRÉDITO IMOBILIÁRIO

Fonte: CAIXA e BB

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
86 Comentários
mais recente
mais antigo mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Luiza Inês Schneiders Rodrigues
26 dias atrás

Ola Boa tarde Entrei em contato com a seguradora pois tô tendo problemas na parte da fossa estão minando água solo saturado não está filtrado água chegando a sair pelo… Read more »

[…] Conheça o seguro RCPM para imóveis financiados […]

LUCINEIDE JESUS FERREIRA
1 ano atrás

BOA TARDE, QUANDO O COMPRADOR DO IMÓVEL ACIONA O SEGURO O MESMO PAGA UMA FRANQUIA?

LUANA
2 anos atrás

Olá. Algumas dúvidas: – o seguro poderá ser acionado mais de uma vez durante os 5 anos de vigência? – quando acionar o seguro é preciso primeiro esperar a autorização… Read more »

gabriel pereira
2 anos atrás

BOA NOITE , o vendedor do meu imóvel não se responsabilizou pelos danos, o seguro RCPM cobriu os danos mais está me cobrando 1000 reais de franquia. gostaria de saber… Read more »