Inicio ARTIGOS É possível ter outro financiamento de imóvel?

É possível ter outro financiamento de imóvel?

16654

É possível ter outro financiamento de imóvel? Em algumas situações é possível comprar segundo imóvel mesmo possuindo outro

É possível ter outro financiamento de imóvel?A primeira verificação que é feita pelo Banco que concederá o empréstimo é a análise econômico-financeira do proponente, ou seja, a renda familiar comprovada deverá suportar o pagamento da prestação do financiamento já existente e a nova prestação do segundo financiamento sem comprometer 30% da renda familiar apurada.

Comprometimento de renda

Posso financiar dois imóveis?

Posso financiar dois imóveis por bancos diferentes?

O segundo financiamento pode acontecer para um único devedor, ou para compor renda entre proponentes com vínculo de parentesco consanguíneo, cônjuges e entre homoafetivos, dependendo da política de cada banco financiador.

Veja mais:

Compor Renda para o financiamento imobiliário

Cabe salientar que cada situação tem suas particularidades e a análise é feita pelo Banco que concederá o financiamento mediante a documentação apresentada.

Itens que são observados e que podem interferir na aprovação do financiamento são: tipo de financiamento, limites do SFH caso seja pleiteado empréstimo neste sistema, valores de avaliação e de financiamento, idade do proponente mais idoso (em função do seguro), uso do FGTS, dentre outros.

Como fica a cobertura do Seguro?

Com relação à idade do proponente mais idoso, este item é que irá indicar o prazo de financiamento permitido porque a soma da idade em anos mais o prazo, não poderá ultrapassar a 80 anos e 6 meses.

Exemplificando uma situação hipotética: se um dos proponentes possuir exatos 65 anos na data da contratação, somente poderá financiar por 15 anos e 6 meses, independente de os outros participantes serem mais jovens.

A cobertura de seguro abrangerá todos os financiamentos efetivados e averbados junto à Seguradora (s).

Veja mais:

Seguro Habitacional: Veja os Detalhes

Posso usar FGTS no segundo financiamento?

Se este segundo financiamento for concedido no SFH, o participante que já tem um financiamento ativo e caso este tenha sido contraído no SFH, não poderá usar o FGTS, pois o direito fica sempre para o primeiro financiamento ativo no SFH.

Caso o primeiro financiamento seja fora do SFH, e este imóvel for residencial, o mesmo não poderá estar situado no local de ocupação principal ou de residência do proponente, considerando em ambas as situações as cidades limítrofes e região metropolitana, tampouco onde estiver localizado o imóvel a ser financiado.

Veja também:

FGTS e a propriedade de imóveis

Atentando que o uso do FGTS tem regras e pré-requisitos específicas de acordo com a legislação do Conselho Curador do FGTS, a qual deve ser atendida pelo(a)s Agentes Financeiros e Administradoras de Consórcios.

Valéria Viviane Corrêa de Freitas

Especialista Crédito Imobiliário 

OBS. do Click Habitação:

Quantos financiamentos posso ter em meu nome?

Você poderá financiar quantos imóveis a sua capacidade de pagamento na análise cadastral e de risco do banco puderem pagar os encargos mensais decorrentes.

Logicamente, existem linhas de crédito que limitam o número de financiamentos, em especial, com recursos do FGTS (Por exemplo: Programa Minha Casa Minha Vida e Programa Carta de Crédito FGTS).

Mas, os financiamentos com recursos da poupança ou de mercado (Por exemplo: SBPE e SFI) podem ser efetivados livremente.

A venda de imóvel financiado está cada vez mais sendo utilizada

A venda de um imóvel objeto de financiamento, por meio da transferência de financiamento não traz grandes complicações, e por isso mesmo tem cada vez mais sendo utilizada, considerando que o financiamento não impede a negociação, pelo contrário, pode facilitar a efetivação da compra.

A diferença é que o valor da venda será utilizado, primeiramente, para quitação do financiamento existente, e o restante será entregue ao vendedor, após o registro do contrato do Cartório de Registro de Imóveis.

Veja mais:

Transferência de financiamento habitacional

Financiamento Habitacional – O que considerar?

623
Deixe um comentário

305 Comment threads
318 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
293 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Natália Teixeira

Olá Boa tarde! O meu esposo adquiriu um imóvel, ainda solteiro, pelo minha casa minha vida. Estamos em processo de divórcio. Será que após sair a papelada do divórcio consigo adquirir um imóvel pelo minha casa minha vida (MCMV)?

LORRANY

Bom dia! Em 2012 meu ex marido fez um financiamento pelo minha casa minha vida, na época eu não trabalhava de carteira assinada. Mas eu tinha uma movimentação de pequeno valor na conta mensalmente. Com isso na hora de assinar a papelada, como eramos casados no cívil eles incluíram meu nome no contrato com 10% devido essa movimentação, colocaram para facilitar a aprovação. Passado uns 3 anos mais ou menos de financiamento resolvemos vender o agio da casa, fizemos contrato e registramos em cartório. Ano retrasado eu e o ex no separamos, a entrada para o divorcio está marcado para… Read more »

Rosana Lopes

Olá Excelente conteúdo do site! Mas gostaria de um auxilio. Tenho uma casa comprada através de SFH -CEF e uso do FGTS a mais de 3 anos. Utilizo o FGTS para abater nas parcelas. Agora coloquei a casa a venda, e tenho interesse em comprar um apto. Entendi que não poderei utilizar o FGTS pois já tenho outro financiamento em andamento com utilização do FGTS; Minha duvida é a seguinte: Quando eu comprar o novo apto, quitar o outro financiamento da casa, sair do meu nome no registro de imoveis e a CEF der baixa na quitação, vou poder utilizar… Read more »

Amanda

Obrigada pelo esclarecimento, muito mais hábil que o próprio banco, rs Eu com uma reclamação no site consumidor.gov.br, já que pelo e-mail não obtive informações. A resposta está abaixo, porém não compreendo o porque não posso utilizar o meu FGTS, se eu nunca financiei nada antes, o apartamento do meu noivo não tem escritura, apenas uma minuta, e está quitado sem antes utilizar o FGTS dele no momento do financiamento. Olá, Amanda Como disse a você no nosso contato, consta no CADMUT que o seu noivo já possui um imóvel financiado,que impede, segundo as regras, a utilização do FGTS conforme… Read more »

Amanda

Bom dia! Estou preocupada com a aprovação do meu financiamento pelo Banco do Brasil, veja se consegue me ajudar, por favor: Iniciei o processo com uma proposta onde meu namorado entraria compondo renda, de imediato reprovaram pois precisariam de um documento que comprovasse nosso vínculo (certidão de casamento ou declaração de união estável reconhecida no cartório). Decidimos então emitir a Declaração de União Estável, pois para casar precisaríamos de mais tempo, pagamos R$ 420 pelo documento. Anexamos ao processo e o crédito foi pré-aprovado. Desde o inicio, fui informada que não entraria na linha de crédito com juros menores pois… Read more »

Aparecida

Bom dia!

Minha irmã vendeu um imovél pela caixa faz uns cinco anos.
Agora vai tentar adquirir um imóvel pelo programa minha casa minha vida fds, será que ela vai conseguir, sendo que ela nunca foi bneficiada pelo programa minha casa minha vida.

Laís

Boa tarde, eu já era casada quando meu marido fez um financiamento minha casa minha vida, também tive que assinar os papeis, porém não somou minha renda pq na época eu não trabalhava, eu posso fazer um financiamento minha casa minha vida em meu nome, visto q agora tenho renda própria?
obrigada!

Rosangela Rodrigues

Prezados, estou com a seguinte dúvida:
Já comprei um imóvel usado FGTS, não recebi nenhum subsídio do governo.
Posso hoje comprar um no Minha Casa Minha vida?

Beatriz Oliveira da cruz

Boa tarde, eu tenho o fies pela caixa o boleto da fatura trimensal não estava chegando em casa, ou seja meu nome acabou indo pro spc, eu paguei o valor de 150,00. Agora pretendo fazer um financiamento, mesmo que eu paguei , meu nome esta limpo, minhas chances são pouco de conseguir ?

Roberta Azevedo

Olá, boa noite.

Eu tenho um imóvel financiado pela Caixa, apenas em meu nome que comprei dentro do programa MCMV, falta apenas R$ 25.000,00 para quitá-lo e quero comprar um novo imóvel só que agora com o meu cônjuge.
Mesmo quitando o meu financiamento (saldo devedor) conseguirei financiar outro imóvel ou terá algum empecilho?
E mesmo quitando o meu imóvel, permanecendo em meu nome consigo financiar outro?

Qual seria a melhor linha de crédito nesses casos?

Obrigada.

Patricia

Bom dia, estou com a mesma duvida da Sra Roberta, mas para o financiamento de outro imóvel (não sendo MCMV) o meu cônjuge poderia usar o FGTS dele? O meu sei que não poderei utilizar, mas o dele é essencial para darmos sequencia.