Inicio ARTIGOS Declaração Quitação Anual de Débitos financiamento habitacional

Declaração Quitação Anual de Débitos financiamento habitacional

6458

Você tem direito em receber Declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional e Demonstrativo de valores pagos

Declaração Quitação Anual de Débitos financiamento habitacional

 

Declaração Quitação Anual de Débitos

Conforme Lei nº 12.007, de 29 de julho de 2009, as Pessoas Jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados são obrigadas a emitir e a encaminhar ao cliente declaração de quitação anual de débitos

A declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional compreende os meses de janeiro a dezembro de cada ano, tendo como referência a data do vencimento da respectiva fatura.

Somente terão direito à declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional os clientes que quitarem todos os débitos relativos ao ano em referência.

Caso não tenha utilizado os serviços durante todos os meses do ano anterior, terá ele o direito à declaração de quitação dos meses em que houve faturamento dos débitos.

Caso exista algum débito sendo questionado judicialmente, o cliente tem o direito à declaração de quitação dos meses em que houve faturamento dos débitos.

A declaração quitação anual financiamento habitacional deverá ser encaminhado ao cliente no encaminhamento e/ou emissão da fatura a vencer no mês de maio do ano seguinte ou no mês subsequente à completa quitação dos débitos do ano anterior ou dos anos anteriores, podendo ser emitida em espaço da própria fatura.

Da declaração quitação anual deverá constar a informação de que ela substitui, para a comprovação do cumprimento das obrigações do cliente, as quitações dos faturamentos mensais dos débitos do ano a que se refere e dos anos anteriores.

O descumprimento do disposto nesta Lei sujeitará os infratores às sanções previstas na Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995.

Demonstrativo de Valores Pagos

Conforme artigo 19 da Resolução BACEN 3.919, de 25 de novembro de 2010, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central devem disponibilizar aos clientes pessoas naturais, até 28 de fevereiro de cada ano, extrato consolidado discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a, no mínimo:

I – tarifas; e
II – juros, encargos moratórios, multas e demais despesas incidentes sobre operações de crédito e de arrendamento mercantil.

Como emitir essas declarações para o financiamento habitacional CAIXA?

1) Acessar o site da CAIXA.

2) Clicar na opção PRODUTOS.

Declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional

3) Em Para Você escolher a opção Habitação.

Declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional

4) No canto direito, onde consta a pergunta Tem um financiamento?. Clicar em Serviços pra você.

Declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional

5) Digitar os seguintes campos e clicar em OK:

  • Nº do seu contrato: você pode localizar no topo do seu último boleto – formato 999999999999 (sem dígito).
  • CPF/CGC: 99999999999 (sem ponto e traço).
  • Informações adicionais para sua segurança, tais como: Dia Assinatura do contrato, CEP, Telefone Residencial, Ano do Nascimento etc

Declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional

6) Clicar na opção Declaração de Quitação Anual de Débitos ou Demonstrativo de Valores Cobrados.

Declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional

Declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional

7) Você poderá visualizar em tela ou clicar em Imprimir. Veja exemplo de Declaração de Quitação Anual de Débitos.Declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional

8) Veja exemplo do Demonstrativo de Valores Pagos.

Declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional

9) Ao emitir a 2ª via de boleto do mês de maio, você pode encontrar também a Declaração de Quitação Anual de Débitos.

Declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional

Lembre-se que essa declaração e demonstrativo são obrigatórios e devem ser emitidos pelas instituições financeiras. Exija seus direitos!

Patricia Matayoshi

Especialista no Crédito Imobiliário

Veja mais:

Boleto Habitação CAIXA – Como emitir

42
Deixe um comentário

20 Comment threads
22 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
21 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Priscila

Boa noite,

Como consigo a informação de todas as prestações que foram pagas?

Agradeço a atenção.

Eline

Meu nome esta com restrição no spc porque atrasei 2 parcelas da minha casa,mais já quitei as parcelas e continua restrito,agora não sei como imprimir um comprovante dessas parcelas quitadas de fevereiro 2018 pra meu nome sair da restrição

Gessilda V. Martins

Esto com alguns meses atrasado, fui na caixa estão me cobrando uma diferença de valor e não me explicam de onde saiu e qual o mês, valor 1.172,89 mais juros de 678,80 de 5 meses atrasado, teve um mês que depositei para habitação e só foi descontado 10,89 da habitação e não me explicam o poque. o que poço fazer.

Já pedi extrato de 10/01/17 até 10/12/17 para ver mensalmente o valor da habitação, só me passam o valor que já foi pago.

cleiton alves de araujo

Preciso para fazer a declaração do imposto de renda 2017-2018 do demostrativo do ano anterior referente a 2016-2017 como faço para conseguir este demostrativo do ano anterior? o sait da caixa não me dar opção de editar o ano que eu quero ver o demostrativo.

Samir Bennett Buainain

Tenho financiamento SFH CEF e no site da CEF não há “DECLARAÇÃO DE QUITAÇÃO ANUAL DE DÉBITOS – ANO BASE 2017”, mas há o de ANO BASE 2016 PORQUE? Como faço para imprimir na internet o de ANO BASE 2017 – Janeiro (Prest.037) a Dezembro (Prest.048) de 2017 pois não há campo para tal solicitação. Será que tenho de ir à CEF?

Walclerio Rodrigues Lima

ola tenho um financiamento na caixa, no meu contrato o valor da parcela e um, quando vou tirar meu extrato o valor e outro acima do que ta no contrato, quero saber por isso se no contrato diz que e pra ir diminuindo as parcelas, diminui so no contrato mas no pagamento nao, a e outra coisa fui na caixa pra tirar meu demostrativo dos anos anteriores os funcionários disse que nao da pra tirar so do ano 2016 esse eu tirei aqui em casa mas desconfiei porque se eu conseguir tirar 2016 aqui acho que la eles devem ter… Read more »

Tays Mendonça

Bom dia,

Tenho um financiamento pelo MCMV desde 08/2014 na região de Suzano.
E pela praticidade preciso mudar para São Paulo, tem alguma maneira de “trocar” de apartamento pagando a diferença de um pelo outro, e continuar com o mesmo financiamento?
Qual a melhor maneira de fazer esse trâmite?

Obrigada,
Tays

Moura

É possível ver também a quitação de anos anteriores como 2015, preciso desses valores para lançar no imposto de renda. Desde já agradeço.

ROGERIA CAVALCANTE

Fiz um financiamento no valor de 222,946,98, se que na declaração do imposto de renda diz que meu devedor 229,30.00 ?? se financie um valor e meu saldo ta bem maior , isso está certo??? hoje dois anos depois de pagar o saldo devedor 224,243.00 maior do que o valor q financiei.

Rebeka

Bom dia, fiz um backup no meu pc e perdi a declaração do IR do ano passado, gostaria de saber se tem algum meio pelo qual podemos tirar o extrato do imposto de renda da caixa habitação referente ao ano de 2015, o do ano anterior eu ja tirei , mas como fazer para pgar do ano anterior ? Obrigada

Vagner Gonçalves Roberto

Boa tarde!

Fiz um financiamento habitacional e para ter uma prestação com valor mais baixo, o banco (CEF) sugeriu que eu abrisse conta lá. Porém, as taxas cobradas para manter essa conta são muitas elevadas, não compensando essa abertura de conta.
Gostaria de saber se posse encerrar essa conta e continuar pagando através de boleto ? Li em outros artigos, que esse tipo de situação é proibido por lei, considerado “Venda Casada”.
Caso possa mudar de banco, as prestações serão recalculadas (aumentarão) ?

Desde já agradeço
Vagner