Inicio COMPRAR CASA À VISTA Há prazo para registro do contrato pelo comprador?

Há prazo para registro do contrato pelo comprador?

10612
COMPARTILHAR

O registro do contrato será efetivado em até 30 dias, após o protocolo do título ou contrato,  salvo a existência de eventual exigência ou problema detectado pelo Cartório, de acordo com a Lei de Registros Públicos (6.015/73)

Há prazo para registro do contrato pelo comprador?O registro do contrato em Cartório de Imóveis formaliza a operação de compra e venda, declara quem é o verdadeiro proprietário do imóvel e é obrigatório até mesmo em aquisição sem o uso do financiamento imobiliário.

Para se adquirir a propriedade de um imóvel de fato e direito é preciso que o título aquisição do bem (O Contrato de Compra e Venda ou Transferência – Instrumento particular ou por Escritura Pública) seja registrado no Registro de Imóveis competente.

Assim, depois de assinar o contrato ou escritura deve-se levar para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Quanto tempo demora para registrar no Cartório de Imóveis?

O prazo para realização deste registro do contrato varia entre cada Cartório, de acordo com o movimento e com a eficiência do mesmo.

Mas, deve ser efetivado no prazo máximo de 30 dias previsto no artigo 188 da Lei 6015/73:

“Art. 188 – Protocolizado o título, proceder-se-á ao registro, dentro do prazo de 30 (trinta) dias.”

SFH e SFI (Alienação Fiduciária) – 15 dias para registro do contrato

A legislação determina que o registro do contrato financiado no  SFH ou SFI (alienação fiduciária) tenha prazo diferenciado e menor:

15 dias para registro ou averbação de títulos da Lei 4.380/1964 que criou o SFH em seu art. 61, § 7ᵒ. incluído pela Lei 5.049/1966.

* 15 dias para registro ou averbação dos títulos decorrentes da Lei 9.514/97, que criou o Sistema Financeiro Imobiliário e instituiu a Alienação Fiduciária de Imóveis (artigo 52 da Lei 10.931/04).

Nenhum registro poderá ser feito sem que o imóvel a que se referir esteja matriculado.

Veja mais:

Matrícula de Imóvel – O que significa?

Para registrar a Compra do imóvel e a hipoteca ou alienação fiduciária, no caso de compra com financiamento habitacional basta apresentar:

  • O Instrumento de Compra e Venda com Hipoteca ou Alienação fiduciária, ou o documento comprobatório da aquisição do imóvel
  • IPTU do corrente ano
  • Comprovantes de pagamento dos impostos, em especial o ITBI
  • Cópias autenticadas da(s) cédula(s) de identidade e do cadastro de Contribuinte de Pessoa Física (CPF) do(s) adquirentes.

Eventualmente, outros documentos poderão ser exigidos após a análise do título. Neste caso será emitida nota devolutiva pelo Cartório, detalhando cada exigência a ser cumprida.

O comprador poderá se beneficiar da redução de 50% dos emolumentos referentes ao registro da hipoteca/alienação fiduciária se for a primeira aquisição residencial financiada pelo SFH.

Veja também:

Desconto Custas Cartório e ITBI – financiamento 1º imóvel SFH

Tal benefício não se estende a contratos firmados pela Carteira Hipotecária ou SFI (Taxa de mercado), não passíveis de enquadramento no SFH ou assinados fora dos limites de avaliação e/ou financiamento estipulados pelo Conselho Monetário Nacional – CMN para o SFH.

SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

No ato do protocolo do contrato no cartório, será assinada uma declaração pelo adquirente, sob as penas da lei, do enquadramento do financiamento e se é, ou não, a primeira aquisição que o adquirente faz pelo SFH.

Na falta de registro, os contratos de financiamento, dependendo da política do Banco, podem prever o cancelamento da operação pela instituição financeira se o contrato registrado não for apresentado no prazo ajustado.

Quanto tempo demora a liberação dos recursos ao vendedor?

Outro fato relevante é que a liberação dos recursos ao vendedor pelo Banco depende do respectivo registro junto ao Cartório de Imóveis.

Trata-se de determinação do Conselho Monetário Nacional-CMN e do Conselho Curador do FGTS, quando for utilizado recursos do FGTS.

Assim sendo, o registro do contrato de financiamento é primordial para concretização do negócio e deve ser imediata após a assinatura do contrato

Desta forma, é interessante negociar com o vendedor do imóvel prazo que possa ser cumprido, com relação à liberação dos recursos, evitando o pagamento de multas.

Riscos para o comprador e vendedor

O Código Civil em seu artigo 1.245:

“Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis.
  • 1o Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel.”

Existem riscos para ambos, considerando que contrato particular sem registro no Cartório de Imóveis (“contrato de gaveta”) não impede que o imóvel seja vendido duas, três  ou  mais vezes, bem como, que possa ser penhorado em função de dívida do vendedor, pois este continua a figurar, para fins legais, como proprietário.

Veja mais:

Contrato de Gaveta – O que é e os seus riscos

Assim, o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis é a garantia permanente para o comprador e vendedor.

Gilberto Ribeiro de Melo

Especialista – Crédito Imobiliário

417 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,
    Vendi um imóvel e o corretor fez um documento(Instrumento Particular de Promessa de Compra e venda) e me deu um sinal, no contrato diz que o restante do pagamento se daria no prazo máximo de 90 dias quando seria feita a escritura. Já se passaram 150 dias e ainda não concluí o negocio e nem recebi a diferença. O que fazer?

    • Olá Jorge!

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esperamos que não tenha entregue as chaves do imóvel …
      A praxe de mercado é que a entrega somente seja efetivada após o pagamento integral do valor da venda.

      A promessa pelo que disse tem prazo de 90 dias, mas tem cláusula falando sobre o não cumprimento e eventual multa ou perda da entrada (sinal)?
      Sugerimos contatar o corretor e se ele não lhe atender denuncie-o ao CRECI local.
      Procure um advogado para defender os seus interesses, se necessário for.

      Equipe Click Habitação

  2. Boa tarde! Assinei um contrato de compra e venda com uma construtora e nele o valor do imóvel está 309.000,00. 1 ano depois assinei o contrato com a caixa neste momento meu saldo devedor era de 318.000,00. Acontece que a caixa avaliou meu imóvel por 298.000,00 somente.  Entendi que neste caso essa avaliação seria para termos de valor de financiamento. Acontece que agora recebi o contrato da caixa e nele está dizendo que o valor do imóvel e 298.000,00 e que o pagamento será feito na forma de financiamento de 268.200,00 e recursos próprios de 29.800,00. E foi registrado no cartório de registro de imóveis no valor de 298.000,00. Bom, então me vendem por um valor e é registrado por outro? A construtora já recebeu no total até agora de 289.000,00, porém para eu poder receber as chaves ela diz que tenho que assinar uma confissão de dívida com um fiador no valor de 43.000,00 que é o valor da entrada reajustada + a taxa de ligação definitiva. Eu não tenho todo esse valor é enquanto não pagar ela não entrega minha chave. Se foi feito o contrato com a caixa e o mesmo já foi registrado entendo que o imóvel está no meu nome alienado a caixa, pode a construtora que não é mais a dona reter minha chave? E qual o valor que vale juridicamente para eu pagar? O que está no registro de imóveis ou o do contrato de promessa de compra e venda? Sei que esse reajuste pelo incc e devido mas não me foi explicado isso no dia da compra. E também a construtora não tinha que declarar e detalhar o valor real da venda no cartório? Foi me explicado que o valor baixou de preço por causa de crise e por isso esse valor menor. Tanto que hoje a construtora está vendendo a mesma unidade igual a minha por 290.000,00. E eu vou ter que pagar mais de 330.000,00.

    • Olá Chrislaine

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que os inúmeros distratos ocorridos no Brasil desde 2014 é em função disso …
      O valor de mercado dos imóveis caiu e muita gente desistiu de comprar o imóvel.
      Você terá que negociar os valores com a Construtora. Sugerimos consultar o PROCON ou advogado de sua confiança para analisar a questão e verificar o que pode ser efetivado para defender os seus interesses.

      Equipe Click Habitação

  3. comprei um lote em 36 x ATRAVÉS DE CONTRATO DE COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA e já quitei. O loteamento já me enviou o recibo de quitação. SE EU REGISTRAR O CONTRATO NO REGISTRO DE IMOVEIS, NÃO PRECISO FAZER ESCRITURA?

    • Olá Iva

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o registro por contrato particular tem regras, veja trecho do nosso artigo:
      Escritura pública ou contrato particular de compra e venda?
      A legislação vigente dita como regra geral que a aquisição de imóvel se concretize por meio de escritura pública, via tabelionato, sendo esta forma essencial à validade do negócio, pois, conforme preceitua o artigo 108 do Código Civil, “não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País”.
      A exceção a essa regra são os casos dispostos em leis especiais, como, por exemplo, aqueles referentes ao SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário, compra e venda de imóvel pelo SFH – Sistema Financeiro de Habitação e o negócio jurídico envolvendo imóvel com valor igual ou inferior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.

      Veja mais detalhes no artigo:
      Registro de Imóvel – Como fazer?

      Equipe Click Habitação

  4. Bom diaaa comprei uma casa junto ao meu ex nos separamos e a casa ele deixou pra mim .. porém o valor do financiamrnot não consegui suprir sozinha pela caixa e eles não liberaram a retirada do nome dele no financiamento ..Porem preciso registrar o imóvel so no meu nome para que possa pegar as chaves sendo que o imóvel já está registado no nome dos dois o que devo fazer ?

    • Olá Priscila

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se você não tem renda para assumir o financiamento sozinha deverá deixar como está até que consiga a renda para efetivar a assunção de dívida.

      Você deverá averbar o divórcio/separação ou Dissolução da União Estável junto a matrícula do imóvel para dar publicidade da ocorrência e aguardar o melhor momento para transferir o financiamento somente para você.

      Veja detalhes no artigo:
      Assunção de Dívida na separação com financiamento

      Acreditamos que não há problemas para retirada das chaves, mesmo que o financiamento esteja no nome dos 2.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Priscila

      Bom dia!

      Orientamos a pegar a documentação da separação/divórcio ou Dissolução da União Estável e documentos pessoais e leve ao Cartório de Registro de Imóveis para averbação na matrícula.
      Peça uma certidão de matrícula atualizada.
      Guarde tudo até ter condições de assumir o financiamento sozinha.

      Equipe Click Habitação

  5. Boa tarde! Comprei um terreno e só ficou faltando o registro, já faz mais de um ano. Se quiser registrar terei que pagar multa agora?

    • Olá Rafael

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não há multa para registrar no Cartório de Imóveis.
      Apenas que a publicidade à sociedade da propriedade somente ocorre com o registro no Cartório de Imóveis.
      Se houve o recolhimento do ITBI, quando do registro, se houve aumento da alíquota, no intervalo, provavelmente haverá necessidade de recolher a diferença do tributo. Verifique.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Fabiano

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Você não planejou isso?
      Normalmente após o recebimento do valor as chaves devem ser entregues ao comprador, a não ser que no contrato entre as partes esteja estabelecido um prazo.

      Equipe Click Habitação

  6. Bom dia.
    Estive em um loteamento e me interessei por um imóvel que,segundo a corretora,estava sendo vendido sem entrada.Ela me mostrou alguns imóveis e me decidí por adquirir um determinado lote.
    Perguntei a ela a quantidade de parcelas e ela me disse que era de 195,porque eram as 180 incluindo mais quinze que eram referentes ao valor da entrada,só que estava parcelado.
    Perguntei a ela ainda se além daqueles valores eu teria que pagar mais alguma coisa e fui informado que deveria pagar apenas o topografo que iria fazer a demarcação do lote.
    Enfim ela me disse que à partir da primeira parcela eu estaria pagando as prestações do lote em questão.Assinei a proposta de compra e acertamos os valores de entrada e datas para pagamento.
    Dei um valor pequeno conforme o combinado e assim ficou.(na verdade por outros motivos não tive a oportunidade de ler o que estava assinando.)
    Ao chegar em casa pude ver que havia algo diferente do que ela me havia dito naqueles papéiis.
    Ela me disse que à partir daquele primeiro valor que paguei a ela eu estava pagando as parcelas do meu lote e nos documentos isso não estava expresso como fato.
    Ela me fez assinar sim um contrato de prestação de serviços com exatas 09 parcelas no valor das prestações relativas aos seus serviços de corretagem(dos quais eu não havia sido informado e a primeira parcela do meu lote ficaria só para o 10/01/2019. E só depois dessas 09 parcelas é que vou começar a pagar as 195 (que eu julgava já seria a 186°).
    Eu entendo que houve má fé e quero desistir da compra mas,a proposta diz que caso desista terei que pagar as tais 09 parcelas do contrato de prestação de serviço.
    Por gentileza,me responda.Há algo que eu possa fazer para não tomar esse prejuízo ?
    Desde já agradeço.

    • olá Franckiomar

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em primeiro lugar aprenda a lição não assine nada sem ler!
      Orientamos a procurar o PROCON para análise da situação e ajuda para resolver o problema.
      Denuncie a corretora junto ao CRECI local.

      Equipe Click Habitação

  7. Boa noite, minha mãe resolver dar entrada em uma casa, mais o nome dela ta com pendência, fumos falar com uma corretora a dois meses a traz ela nos mostrou uma casa e disse q já podíamos assinar um contrato pra segurar a casa, ate minha mãe resolver a pendência pra ai sim rodar a papelada pra saber se ia ser aprovada, e ela pediu um sinal de 4 mil dai demos a ela e assinamos um contrato pra segurar a casa, mais o contrato foi no nome da minha mae e como ela não tava no momento ela disse q eu podia assinar por ela por set filho dela, em fim agora não queremos mais pois não temos condições de resolver essa pendência agora e queremos o dinheiro de volta, e tbm pq vimos q ela tava meio q enrolado, agora que queremos o dinheiro de volta ela disse q não temos direito pois nos estamos desistindo dai a gente perde o sinal, o q fazer quanto a isso pois quando li o contrato informava q em caso de desistência ambas as partes pedia 15% fora q a copia do contrato ela não nos entregou morro de pedir e ela só enrola, o w fazer?

    • Olá Rennan

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Primeira coisa: Nunca mais assine contratos nestas condições!

      Orientamos a procurar o PROCON em sua cidade e peça ajuda para intermediar a negociação de devolução de valores.
      Verificar a questão da validade do contrato com assinatura de terceiros e não de sua mãe.
      Se não sair o acordo denuncie o caso ao CRECI de seu Estado e ingresse com ação judicial.
      Boa sorte!

      Equipe Click Habitação

  8. Bom dia!
    Fiz um financiamento do meu imovel em 2011 pelo santander o qual fizeram todo o tramite da documentaçÃo. Foi aprovado me passaram o comprovante do ITBI pago e liberaram o valor para repasse a construtora. Ate então achei que estava tudo certo. No ano de 2016 para 2017 o banco me procurou porque não estavam com o meu contrato de compra e venda e nem a matricula. fui ao cartorio e a mesma não foi feita. Conclusão liberaram o valor do financiamento e perderam a documentação de compra e e venda e falaram que iria emitir outra para recolher a assinatura e registro. como devo proceder? O erro foi meu ou do banco. AH e que o novo contrato não ira ter interveniente quitante. Pode? Estou desempregada e agora não tenho o valor para fazer o registro?

    • Olá Albetiza

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que com certeza a falha maior é do banco, pois não poderia ter liberado o valor a Construtora sem o registro do contrato no Cartório de Imóveis.
      Orientamos a negociar com o banco a questão do registro do contrato, considerando que a maior preocupação com a garantia é do banco.
      Mas, para você é muito importante o registro do contrato, o qual dá publicidade a aquisição do imóvel à sociedade.

      Equipe Click Habitação

  9. Oi.
    A uns 3 anos atrás eu quitei meu financiamento do PAR (Programa de Arrendamento Residencial) na Caixa Econômica Federal e optei pela compra do imóvel. Recebi os comprovantes da Caixa pela compra do imóvel, tudo registrado em cartório, mas acabei não fazendo o pagamento do ITBI na época e não continuei com este processo. Como proceder para regularizar a situação do meu imóvel e conseguir a escritura no meu nome? O que eu devo fazer primeiro?

    • Olá Paulo

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que o primeiro passo é procurar o banco e verificar o que deve ser efetivado para a regularização do contrato de financiamento.
      Procure a área de licitação do banco.

      Equipe Click Habitação

  10. Olá. estou em processo de financiamento de um imovel no rj, pelo banco Santander. é meu primeiro imovel, no valor de 170 mil.
    Gostaria de saber a média de valores das custas de registro do contrato no cartorio.

    • Olá Aline

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que as custas de cartório variam de Estado para Estado.
      Sugerimos consultar os valores para seu Estado na Tabela no site do IRIB:
      http://www.irib.org.br/emolumentos

      Lembramos que no financiamento temos 2 atos: contrato compra/venda e a garantia do banco.

      Equipe Click Habitação

  11. Comprei um imóvel no valor de R$ 210.000,00

    Pago da seguinte forma:

    – FGTS: R$ 185.980,96 ( dos quais R$ 139.297,73 destina-se a quitação do saldo devedor junto a Caixa Econômica Federal e o restante R$ 46.683,23 para o vendedor-proprietário do imóvel)

    – Recursos próprios : R$ 24.019,04 (valor já pago ao vendedor em forma de débitos junto ao Condomínio e ao Corretor)

    Documentação

    Toda a parte documental já aprovada e liberada pela Caixa, Prefeitura de VV e Cartório de Registro de Imóveis (Já gerada escritura em meu nome).

    No dia 25/01/18 recebemos do Cartório de Registro de Imóveis A Escritura (emitida pela Caixa Econômica) e o Registro de Imóvel lavrados.

    Neste mesmo dia eu e minha esposa, fomos a Caixa Econômica (Agência 167 – Beira Mar – Vitória – ES – onde todo o processo ocorreu) para entrega dos dois documentos a Escritura e o Registro, lavrados pelo Cartório de Imóveis de Vila Velha – Paulo Vianna.

    Os mesmos foram entregues a atendente (trabalha com esta atividade na Caixa), que nos informou que em um prazo de 3 dias úteis (seira dia 29/01), o dinheiro que caberia ao vendedor, estaria disponível em sua conta.

    Porém isto não veio a ocorrer.
    Com idas a agência Caixa 167 (29/01 ,01/02 e 02/02) e contato por telefone, a atendente abriu um chamado para saber porque o dinheiro não havia sido depositado.
    Veio a mensagem (acho que 31/01) de que o endereço lançado no sistema não estava igual ao do Registro.
    Porém a mesma informou (01/02) , por e-mail a equipe de São Paulo-SP (responsável em liberar o dinheiro), de que não seria possível lançar por completo (ou sem abreviar) o endereço, em função da falta de espaço ( na esperança que pudesse ser liberado).

    Também no dia 02/02, quando também voltei a agência, a atendente me mostrou um e-mail em que houve atuação de um Superintendente para que houvesse uma resposta do não cumprimento do prazo.
    Até o momento sem resposta.
    O dinheiro também não foi depositado (05/02/18).

    Obs: Também abri um chamado junto ao SAC da Caixa (01/02) sobre o que está acontecendo (ainda sem resposta – se responderem – Vence 07/02).

    Acho que estão me enrolando.
    O que posso fazer? Ação Judicial?
    Eles fazem o que querem.

    • Olá Dennis

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a aguardar o prazo de atendimento do SAC, cremos que a questão burocrática poderá ser resolvida.
      Entendemos que deve ser algo de sistema, pois a liberação costuma ser rápida.
      As alternativas administrativas seriam a Reclamação junto ao Banco Central e/ou PROCON, mas também tem um prazo de solução posterior ao prazo do SAC.

      A ação judicial é alternativa, mas terá os custos de contratar advogado.

      Equipe Click Habitação

  12. Olá, comprei um imóvel cujo pagamento foi realizado parte com um imóvel repassado como permuta e restante com financiamento.

    No contrato de Compra e Venda registrado em cartório existe uma cláusula que me obriga a transferir o imóvel que comprei em até 30 dias, porém não existe nenhuma cláusula que define prazo para que ele transfira o imóvel que dei como parte do pagamento.
    Assim, a princípio, estarei correndo riscos pois que dei como parte do pagamento estará no meu nome e poderá me causar prejuízos em algum momento.
    Gostaria de saber se existe na lei que define um prazo máximo para a pessoa transferir e obter a escritura do imóvel que dei como parte do pagamento, visto que não foi inserida nenhuma cláusula que define isso no contrato de compra e venda registrado em cartório.

    A pessoa está querendo que eu assine uma procuração para que ela possa vender o imóvel mas não quer definir prazo para realizar. Eu posso exigir que essa procuração tenha um prazo de vigência para que isso obrigue a transferência do imóvel no fim desse prazo?

    • Olá Rodolfo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que a lei entre as partes é o contrato!
      Assim, faça constar no contrato.
      Pelo que relatou ele não tem interesse em registrar, pois se quer procuração quer revender sem pagamento de custas com registro e ITBI.

      Analise os riscos e veja o que é melhor para seus interesses.

      Equipe Click Habitação

    • Nesse caso, como o contrato já foi assinado e registrado em cartório ainda há possibilidade de incluir essa cláusula? Inclusive já registramos o imóvel que comprei e já estou morando nele.

      Gostaria de saber se ainda posso exigir também que a “Procuração” tenha o “prazo de vigência” para servir como forma de “pressionar” o registro/transferência ao final desse prazo.

    • Olá Rodolfo

      Boa Noite!

      Com certeza você tem o direito de exigir prazo de validade da procuração.
      Mas, considerando os problemas apontados cremos que seria interessante você consultar um advogado especialista para fins de defender os seus interesses.

      Equipe Click Habitação

  13. Estou comprando um imovel com varios proprietarios. Um dos proprietarios está em final de inventario e em 30Q60 dias consegue os documentos finais. Posso pagar o ITBI total e fazer a escritura dos demais? A duvida real é: quanto tempo tenho entre o pagamento do ITBI e a realização da escritura? Ficarei com 87,5% do apto, faltando 12,5%.

    • Olá Christina

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o Tabelião do Cartório para lhe orientar.
      Procure ajuda especializada.

      Equipe Click Habitação

  14. bom dia, fiz um financiamento na caixa de compra de terreno e construção já assinei o contrato já registrei no cartório de imóvel paguei todas as taxas e entreguei na agencia dia 18/01/2018 e ate agora eles nao depositaram o valor do terreno para o dono do terreno alegando que deu um erro no sistema do contrato, tem alguma possibilidade de dar alguma coisa errada e se eles tem um prazo para depositar este dinheiro. obrigado.

    • Olá Mateus

      Bom dia!

      Normalmente em até 5 dias o valor é liberado.
      Orientamos a formalizar a reclamação após este prazo junto ao SAC do Banco, Banco Central e PROCON, se necessário for.

      Equipe Click Habitação

  15. Olá, eu adquiri um imóvel, já fiz o pagamento integral, formalizamos um Contrato Particular de Compra e Venda de Imóvel e deixamos cópia já no Cartório para providenciarem a Escritura, pois faltava só um documento, que já foi providenciado. O Cartório diz que já está pronto, é só ir lá assinarmos. Mas o Vendedor está protelando para ir comigo assinar a Escritura em Cartório. Existe um prazo para ele ir comigo ao cartório formalizar a escritura ? o que posso fazer para me garantir que ele não vai vender também a outro ?

    • Olá Orlando

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que as condições e penalidades deveriam constar no contrato entre as partes?
      Existe cláusula, neste sentido?
      Outra questão é que você já pagou o vendedor, assim qual o interesse dele em formalizar a venda? Neste tipo de negócio algum valor deve ficar reservado para a formalização ou entrega das chaves.
      Sugerimos consultar o PROCON para análise da situação ou advogado de sua confiança para defender os seus interesses.

      Equipe Click Habitação

  16. Boa tarde

    Vendi um apartamento em Porto Alegre, o novo proprietário já pagou três parcelas para a caixa e o cartório já impugnou varias vezes e sempre pede um documento diferente e até agora não recebemos o valor do imóvel, o que faço? A quem posso recorrer?

    • Olá Giorgia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      O banco por decisão do Banco Central não pode liberar o valor sem o devido registro da garantia junto ao Cartório.

      Assim, resta resolver o apontamento do Cartório. Verificar a responsabilidade pelo acerto.

      Equipe Click Habitação

    • Comprei um terreno,e estou com problemas para honrar as prestações,estou pedindo cancelamento só que eles estão alegando que já foi pago o ITBI e que não da para fazer o cancelamento e que ou eu continuasse com os pagamentos ou o lote ira a leilão o que devo fazer?

  17. Bom dia!
    Protocolei no dia 19/12 para registro, o cartório pediu uma retificação dia 10 de janeiro, cessa automaticamente os efeitos da Prenotação e abrem um novo protocolo ou tenho um prazo maior?

    Obigada!

    • Olá Francielly

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que se você reapresentar o documento antes do prazo de 30 dias (da apresentação) não haverá o cancelamento da prenotação.
      Orientamos a questionar ao Oficial do Cartório.

      Equipe Click Habitação

    • Eles me repassaram os valores que seria devolvido,agora me mandaram outro e-mail informando que seria impossivel cancelar o contrato,posso mover uma ação em relação a isso?

    • Olá Rubiele

      Boa Tarde!

      Ratificamos a orientação de procurar o PROCON para análise da situação e orientação.

      Equipe Click Habitação

  18. Boa tarde,

    Meu marido e eu pretendiamos comprar um imovel com financiamento imobiliario do Banco Itau. Jah assinamos o contrato no banco, mas ainda não fizemos o registro deste no Cartorio de Imoveis.
    Devido a alguns assuntos pessoais, não poderemos mais efetuar essa compra. Gostariamos de saber se é possivel realizar a rescisao do contrato, lembrando que o contrato ainda não foi registrado e o recurso tambem não foi liberado aos vendedores.
    Como rescindimos o contrato de seguro habitacional?

    • Olá Nadira

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar as partes (Banco e vendedor) e efetivar a proposição do distrato, o qual somente pode ser aceito, se todos os envolvidos concordarem.

      Equipe Click Habitação

  19. Ola meu nome é Ana Paula , compre um apartamento ja efetuei o pagamento do ITBI, tem problema se eu não efetuar o pagamento do cartória agora e negociar com o antigo dono ?

    • Olá Ana Paula

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O registro do contrato no Cartório de Imóveis é que formaliza a transferência da propriedade e dá publicidade a toda sociedade da negociação.
      Se não registrar o risco é todo seu!

      Veja no artigo:
      Contrato de Gaveta – O que é e os seus riscos

      Equipe Click Habitação

  20. Olá! Inicialmente, parabéns pelo site que é competente e esclarecedor!
    Comprei um imóvel dando um apartamento como parte de pagamento. Fiz o registro e estou com a escritura.
    Porém, o vendedor que ficou com meu apartamento, não fez o registro devido, não pagou o ITBI (em Santos) e, portanto, o IPTU e o boleto de condomínio ainda estão em meu nome.
    Verifiquei que ele está inadimplente com esses impostos e despesas.
    Há alguma forma legal de eu obrigá-lo a fazer a transferência do imóvel dado como parte de pagamento e devidamente descrito no Compromisso de Compra e Venda?
    Agradeço as orientações!

    • Olá Claudia

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Eis os riscos de efetivar contratos particulares de compra e venda! O ideal é efetivar a Escritura publica em Cartório!
      Orientamos a consultar o seu contrato e procurar o PROCON ou advogado de sua confiança para analisar e verificar o que pode ser efetivado.
      Talvez exista alguma forma de notificar a Prefeitura quanto a venda do imóvel ou cobrar multa do comprador pelo descumprimento do contrato.

      Equipe Click Habitação

  21. Boa tarde,

    Assinei meu contrato de compra com a Caixa no final de Novembro 2017, já dei encaminhamento para o Registro, mas o mesmo ainda não ficou pronto.
    Em Dezembro, já paguei a primeira parcela do Juros de Obra.
    Eu posso dar baixa na minha carteira de Trabalho ou isso pode me prejudicar com o banco, pois estou trocando de emprego.

    • Olá Lidiane

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o contrato já foi assinado, portanto não há nenhum risco do fato de estar mudando de emprego.
      Fique Tranquila!
      Boa sorte no seu novo imóvel.

      Equipe Click Habitação

  22. Boa noite.
    Comprei um apto à vista e restou pagar 50mil com FGTS. Após assinar o contrato com a Caixa tenho que registrar a matrícula em meu nome e somente após isso é que a Caixa credita o valor na conta do vendedor ? registrar essa matrícula demora em média quanto tempo ?
    Obrigado pelo apoio.
    Abraços.

    • Olá Fabricio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se o contrato estiver ok o Cartório tem prazo de até 30 dias para registrar o contrato.
      Por decisão do Conselho Curador e do Banco Central (CMN) a liberação de recursos somente está autorizada após a apresentação da Certidão de matrícula atualizada com o registro do contrato.

      Equipe Click Habitação

  23. Olá amigos. por favor será que poderiam me ajudar.
    Comprei um apto pronto no valor de 200mil dia 17/11, já efetuei pagamento de 150mil e o restante vai ser pago com 50mil de FGTS, hoje o pessoal da Caixa me ligou ofertando produtos e me deu um prazo para assinatura do contrato mais ou menos ate dia 10/01.Tenho dúvidas quanto a este processo de liberação do FGTS. Primeiro tenho que assinar o contrato na Caixa, depois tenho que fazer uma matrícula do imóvel em meu nome que demora em média 30 dias e só quando esta matrícula tiver sido concluída o FGTS vai ser creditado na conta da construtora ? Acontece que no contrato de compra e venda estes 50mil restantes tem um vencimento em 01/02, e se passar deste prazo ? Também me informaram que tem uma taxa de intermediação no valor de 3mil, para liberação do FGTS, mas tem uma norma do CMN que diz que só pode ser cobrado um valor de até 0.2% do imóvel. Agradeço desde já.
    Abraços.

    • Olá Fabricio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que para utilizar o FGTS há necessidade de intermediação de um banco autorizado.
      Há tarifa, que é autorizada pelo conselho curador do FGTS, isso não é normatizado pelo CMN.
      Veja detalhes no artigo:
      FGTS para compra de imóvel à vista

      A tarifa deve ser verificada na tabela de tarifas do banco. Veja no artigo o link para os principais bancos:
      Tarifas cobradas no crédito imobiliário

      Equipe Click Habitação

  24. Boa tarde
    Estou com um problema e preciso de 1 orientação, comprei meu ap.através de leilão pela caixa.
    Só que a construtora altana não quer liberar,pois diz que a caixa tem que comunicar eles.
    Pagamos aluguel e não temos como pagar despesas de 2 aps,nos ajudem o que podemos fazer,nossa escritura definitiva sai amanhã dia 28/12/17.
    Aguardo retorno,d3sde já obrigada.

    • Olá Elaine

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A solução é exigir no ato da assinatura da escritura no Banco o expediente exigido pela Construtora (?), conforme você falou.

      O banco deverá dar a solução para o problema, mostre a exigência. Se não for atendida reclame!

      Equipe Click Habitação

  25. vendi meu apartamento no mês 06/17 recebi a entrada e fiquei no aguardo de sair o financiamento pela caixa , o comprador tem um valor alto de fgts e esta com varias contas abertas (fgts) esperando elas serem fechadas para efetuar o pagamento do valor restante , até hoje na postagem dessa duvida ainda nao foi efetuado os fechamentos dessas contas e a imobiliaria tbm diz que estao de maos atadas o que pode ser feito nesse caso??

    agradeço qualquer ajuda

    • Olá Vinicius

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o débito nas contas do FGTS somente podem ser processadas se houver aprovação do crédito ao comprador.
      Isto já aconteceu?
      A situação é estranha, pois este processo não costuma demorar tanto assim e foi bem anterior as mudanças que a CAIXA colocou em seus financiamentos (final set/17).
      Orientamos a abrir um SAC no site do Banco e pedir uma posição formal do Banco.

      Equipe Click Habitação

  26. bom dia assinei um contrato da compra de um apartamento dia 06/12/2017 sendo que ate a data de hoje 22/12 o vendedor não entregou a chave e nem solicitou a o itbi pq foi acordado entre nos que a documentação era por conta dele. só que dia 04 já é pra pagar a primeira parcela, minha pergunta é eu só obrigada a pagar uma coisa que ainda não esta em meu nome?

    • Olá Iara

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que você deve seguir as obrigações do seu contrato de financiamento. Deve pagar a prestação!
      O Banco não tem nada a ver com seu problema com o vendedor.
      Enquanto não registrar o contrato no Cartório de Imóveis ele não recebe o valor de venda do Banco.
      Assim, o maior interesse é dele mesmo em regularizar.

      Orientamos a verificar no seu contrato de compra e verificar eventual penalidade ao vendedor. Em caso de dúvida peça análise do PROCON.

      Equipe Click Habitação

  27. BOA TARDE ESTOU COM FINAÇIAMENTO PELA CAIXA JA ASSINEI O CONTRATO MAIS DIZEM QUE O PROCESSO DA CAIXA TA PARADO EM NIVEL NACIONAL NEM O PROCESSO DA CASA A CAIXA AINDA NAO RECEBEU DIZEM QUE ESTAO ESPERANDO O SISTEMA DA CAIXA VOLTAR ESSES PROCEDIMENTO DEMORA SERA QUE SO ANO QUE VEM VOU PODER TER A MINHA CASA OBRIGADO DESDE JA

    • Olá Regiane

      Boa Tarde!

      Como é de conhecimento público a CAIXA está apresentando problemas de enquadramento de alocação de capital (Basileia 3) o que prejudica a velocidade de liberação dos financiamentos.
      Se você tem avaliação de risco aprovada terá prioridade na análise e concessão.
      Para saber os prazos orientamos a abrir SAC no site do Banco.

      Equipe Click Habitação

  28. BOA TARDE EU ESTOU COM FINANÇIAMENTO PELA CAIXA FOI TUDO APROVADO JA ASSINEI O CONTRATO E FICOU POR CONTA DO VENDEDOR REGISTRAR MAIS AGORA FIQUEI SABENDO QUE A CAIXA ESTA COM PROBLEMA NO SISTEMA PARA LIBERAR O VALOR PARA O VENDEDOR O SISTEMA DA CAIXA PODE DEMORAR PARA NORMALIZAR EU POSSO TER PROBLEMA

    • Olá Regiane

      Boa Tarde!

      Desconhecemos este problema.
      Orientamos a abertura de SAC no site do Banco e solicitar posicionamento.

      Equipe Click Habitação

  29. Ola fiz uma permuta em uma casa trocando meu apartamento valor menor por uma casa que ainda era financiada,quitei a casa e paguei o ITBI,agora tenho que lavrar essa escritura,mas não tenho esse dinheiro,o pagamento do ITBI vence?tenho alguma prazo pra lavrar a escritura depois que eu pago o ITBI?

    • Olá Daniela

      Boa Tarde!Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos o velho ditado: “só registra quem é dono”
      Assim, o registro deve ser imediato para fins de reguardar e evitar problemas futuros.
      Verifique a legislação do seu município sobre o ITBI. Na maioria dos lugares o pagamento do ITBI deve ser prévio ou no ato ao registro da escritura.
      Em alguns lugares é possível parcelar. Verifique.

      Equipe Click Habitação

    • Então o pagamento do ITBI ja foi feito,e agora tenho que pagar pra lavrar a escritura,minha duvida é,se eu demorar lavrar a escritura,esse pagamento do ITBI pode vencer?

    • Olá Daniela

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se já pagou o ITBI não há que se falar em vencimento posterior.
      O único risco é que a alíquota seja majorada e neste caso deverá haver recolhimento complementar quando do registro da escritura.

      Equipe Click Habitação

  30. Boa noite, compramos um imovel, assinamos o contrato de compromisso de compra e venda logo apos a aprovação do credito na caixa, demos a entrada, foi sacado meu fgts, a construtora me autorizou verbalmente a fazer a obra, inclusive ja instalamos luz e gaz, o condominio esta em meu nome, porem terminei a obra e ja se passaram 3 meses desde que foi aprovado o crédito, descobri que a construtora possui uma divida na caixa e não quer da seguimento no processo porque a caixa ira reter os valores, recentemente a construtora efetuou a troca do miolo da porta e impossibilitou a minha entrada na unidade, entrei em contato falam que vao resolver e nada, posso trocar o miolo novamente e me mudar. obrigado.

    • Olá Flavia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o PROCON para analisar a questão e verificar os procedimentos para defender os seus interesses.
      Talvez haja necessidade de ajuizar ação, verifique.

      Equipe Click Habitação

  31. oi boa tarde vçs poderiam me tirar uma duvida estou com finançiamento na caixa foi tudo aprovado ja assinei o contrato mais meu corretor ligou e falou que o processo esta parado porque a caixa esta com problema em Brasilia vç pode me responde que problema esse vç sabe me dizer e se demora posso perder meu financiamento obrigado desde ja

    • Olá Regiane

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Você assinou o contrato? Pegue-o e registre no Cartório de Imóveis
      Se sim! Para você está tudo certo!
      Talvez haja algum problema do Banco em função de algum erro interno.
      Assim, abra SAC no site do Banco, reclamação junto ao Banco Central e PROCON de forma a forçar a regularização da questão.

      Equipe Click Habitação

  32. Boa tarde estou em processo de venda de imovel com um suposto comprador, que ja esta com financiamento aprovado e tudo porem não assinei nada ainda, mais apareceu outro que irá me pagar mais posso desistir da venda do anterior

    • Olá Emanuelli

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cuidado com este tipo de comportamento …
      Verifique no contrato de compromisso de compra e venda, se existe previsão de multa ou penalidade. Avalie e custo/benefício.
      Mesmo que não haja penalidade o pretenso comprador poderá questionar o reembolso das eventuais despesas que já teve com a proposta de financiamento.

      Equipe Click Habitação

  33. Quero fazer uma aquisição de imóvel a vista utilizando como complemento o valor do FGTS, me informei da documentação necessária para dar entrada na caixa, tando do comprador e do vendedor, mas para levar as documentações na caixa precisa da presença de ambos?

    • Olá Fabio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que para entrega dos documentos não há necessidade da presença do vendedor, apenas quando da marcação da assinatura do contrato.

      Veja mais:
      FGTS para compra de imóvel à vista

      Equipe Click Habitação

  34. Boa tarde,

    Adquiri um imóvel junto a CEF na modalidade compra direta. Essa modalidade é regida pelo mesmo edital do Leilão. Usei o FGTS e financiei o restante. Realizei o caução(necessário nessa modalidade) dia 04/07/2017 no valor de 5% da avaliação imóvel. Alguns dia depois o FGTS foi sacado pela CEF.

    Até aqui tudo parecia bem. O contrato com a Caixa foi assinado no dia 11/09/2017. Segundo a CLÁUSULA QUARTA do edital 034/2017, eu teria que providenciar a documentação em um prazo de 30 dias após assinatura. Mas ao procurar o cartório, fui informado que a caixa teria que providencia primeiramente a averbação de cancelamento do leilão que consta sobre o imóvel.

    Vai fazer 2 meses e a CEF ainda não providenciou a baixa do leilão. Já vou pagar a segunda parcela do financiamento. Entrei em contato por email e por telefone, e os prazos dados não são cumpridos.
    Resumo:
    – Caução está retido, pois só é devolvido após providencia documentação;
    – Não consigo registrar o contrato;
    – Já estou pagando condômino e finacimento.
    – Não posso pegar as chaves, pois só é entregue se apresentar a documentação registrada em cartório.

    Cumpri todas as exigências no prazo e não posso entrar no apartamento por falha da própria caixa.

    O que posso fazer? Cabe um processo por danos morais?

    • Olá Deivison

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a formalizar a sua reclamação por meio de SAC no site do Banco e por comentário na página do Facebook do Banco.
      Se não for atendido orientamos a efetivar reclamação junto ao Banco Central.

      Se não for resolvido sugerimos preliminarmente procurar o PROCON, antes de ingressar com eventual ação judicial.

      Equipe Click Habitação

  35. vendi uma casa, e ontem assinei o contrato que vai pro cartorio, é financiamento pelo bradesco, gostaria de saber quanto tempo o cartorio leva para registrar o contrato e quanto tempo leva pra liberar o dinheiro pra mim a partir de agora, pois ja tenho uma outra casa em vista pra comprar e quero me basear neste prazo pra fazer um novo contrato.

    • Olá Talinka

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se for uma venda direta, sem financiamento bancário, o prazo normal é de até 30 dias para conclusão do registro.

      Se for com financiamento no SFH ou SFI o prazo é de até 15 dias.

      A liberação do valor pelo Banco ocorrerá após a apresentação da Certidão de matrícula atualizada comprovando o registro do contrato.

      Equipe Click Habitação

  36. o pagamento do imóvel após o registro em cartório tem que acontecer em quantos dias? ou é imediato?

    qual lei respalda isso

    • Olá Wagner

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sugerimos a releitura do artigo, pois a resposta consta lá!

      Qual o prazo para registro de imóvel?
      Esclarecemos que a Lei de Registros Públicos (6.015/73) estabelece que após o protocolo do título ou contrato, o registro do contrato será efetivado em até 30 dias, salvo a existência de eventual exigência ou problema detectado pelo Cartório.
      A legislação determina que o registro do contrato financiado no SFH ou SFI (alienação fiduciária) tenha prazo diferenciado e menor: até 15 dias.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Lais

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Não entendemos bem a pergunta …
      O comprador deve assinar de imediato, pois a autorização de crédito pode vencer e atrapalhar a compra

      Equipe Click Habitação

  37. Boa Noite
    Assinei meu contrato de financiamento com a Caixa hoje incluí as despesas de documentação no financiamento, já estará sendo enviado ao cartório, minha pergunta é se por meu financiamento ser com Recursos do FGTS,e Alienação Fiduciária,vai demorar menos no cartório de registro? e não serão todos os 30 dias,mas sim menos?
    Em 15 dias o registro?

    Obrigado a todos da equipe Click Habitação!

    • Olá Theodoro

      Bom dia!

      Como o financiamento é no SFH o prazo legal é de 15 dias.

      Equipe Click Habitação

  38. Boa noite, fiz a compra de um apartamento, tudo aprovado escritura em minhas mão.
    Gostaria de saber se tenho um prazo certo para efetuar o registro do imóvel ou se posso esperar mais um pouco, faixa de 90 dias??
    Obrigada desde já.

    • Olá Taty

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos o velho ditado ” quem não registra não é dono “, assim procure regularizar o registro no Cartório de Registro de Imóveis o mais rápido possível, para sua segurança.

      Equipe Click Habitação

  39. bom dia, estou comprando alguns caminhoes e fiquei sabendo da possibilidade de nao pagar a taxa de 1% do valor do registro do contrato no cartorio, existe essa possibilidade dentro da lei?

    • Olá Luciano

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que somos um portal imobiliário!
      Orientamos a consultar o Cartório apropriado.
      Você pode consultar os custos de registros no seu Estado no site do IRIB:
      http://www.irib.org.br/emolumentos

      Equipe Click Habitação

  40. Boa tarde,
    Preciso de uma ajuda, já paguei dois advogados e nada foi resolvido. Comprei um imóvel em 2014 dei entrada, paguei todas as parcelas intermediárias, porém o valor das chaves eu faria com a venda do meu apartamento atual, cujo o comprador desistiu, já passou 4 dias da data a ser paga as chaves do novo e meu financiamento está aprovado pela caixa, gostaria de saber se perco o imóvel ou a construtora pode não liberar a documentação do financiamento enquanto não pagar pelo valor das chaves, o que devo fazer?
    Obrigado

    • Olá Anderson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que você deverá observar o que consta no seu contrato com a Construtora.
      As alternativas são: ampliar o financiamento com o banco, se possível for e/ou negociar o parcelamento do pagamento junto a Construtora.
      Ela poderá reter as chaves, em caso de descumprimento do contrato.

      Procure a Construtora e tente negociar, sempre será a melhor alternativa.

      Equipe Click Habitação

  41. Olá Boa noite! Estou em processo de financiamento, documentação entregue e aprovada só falta a averbação sair, mas a caixa econômica já retirou o fgts. Esse procedimento é normal ou foi retirado incorretamente por ainda não ter saído a averbação?

    • Olá Ana

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o melhor dos mundos seria que o saque do FGTS fosse o mais próximo possível da data de assinatura do contrato de financiamento.

      Porém, o atendimento pelo Correspondente Bancário precisará ser verificado por área interna do Banco e o saque precisa ser efetivado antes do envio ao Banco…

      Acompanhe e cobre a regularização da averbação junto ao vendedor ou Construtora para que o financiamento seja viabilizado.

      Equipe Click Habitação

  42. Bom dia,

    Uma amiga está comprando uma apartamento, o valor já foi acordado de Ex: R$210.000,00, realizaram o contrato de compra e venda reconhecendo firma, foi entregue todos os documentos a caixa e realizou o pagamento da engenharia.

    Após todo esse tramite, o engenheiro realizou a vistoria do apartamento e no laudo avaliou o mesmo EM R$260.000,00 mesmo nenhum imóvel no mesmo condomínio ou próximo possuir esse valor.

    A imobiliária solicitou que ela pagasse outra taxa de engenharia tentar um novo laudo e valor.

    Minha dúvida é, o que prevalece, o valor acordado ou o valor da engenharia?
    Se acordaram um valor que é bem a baixo, a caixa financiaria o valor que proprietário solicita?
    Segundo eles, ela teria que aumentar a entrada.

    • Olá Felipe

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O problema talvez seja que o valor do imóvel ultrapassa o valor do Programa Habitacional para a cidade.
      Mas, o financiamento em nada interfere quando ao valor de compra e venda, ou seja deve prevalecer para fins da compra o valor constante no seu contrato de compra e venda.

      Equipe Click Habitação

  43. Ola boa tarde apos assinatura do contrato na ciaxa podi haver algum cancelamento ou em quantos dias posso receber minha chaves ??/

    • Olá Aloisio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Este tipo de questão deveria estar claro e cristalino na negociação de compra (comprador e vendedor).
      Normalmente a liberação das chaves ocorre após a liberação do valor ao vendedor pelo Banco, ou seja após o registro do contrato no registro de Imóveis.
      Alguns casos a liberação ocorre em 30 dias após a liberação do valor.
      Verifique o que consta no contrato.

      Equipe Click Habitação

  44. Vendi meu apartamento , o comprador fez financiamento com a Caixa , já foi tudo aprovado, já retornado do cartório e fomos informado que já foi entregue o registro do cartório na Caixa , queria saber qual o prazo para liberar o valor do financiamento para nós ?

    • Olá Regiane

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que normalmente em até 5 dias o valor é liberado aos vendedores. O valor é atualizado pela TR e tem juros semelhantes a poupança.

      Equipe Click Habitação

    • Obrigada pelo retorno , hoje de manha já estava na conta o dinheiro , caixa foi muito rápido , com 2 dias pagaram o valor do financiamento para nós vendedores .

  45. BOA NOITE EU E MEU ESPOSO ESTAMOS COMPRANDO UM IMÓVEL, PORÉM ESTAMOS COM UM PEQUENO PROBLEMA… O IMÓVEL POSSUI DUAS MATRICULAS,PORÉM NO FINANCIAMENTO SÓ CONSTA 1 MATRÍCULA, E O CARTÓRIO JÁ LIBEROU A ESCRITURA, AGORA O VENDEDOR EXIGE QUE PAGUEMOS O QUE FALTA, PARA DEPOIS PASSAR ESTA OUTRA MATRÍCULA PARA NOSSO NOME.
    MINHA DÚVIDA É… DEPOIS QUE SAIU A ESCRITURA O BANCO TEM QUANTOS DIAS PARA PAGAR PARA O VENDEDOR. CASO ELE NÃO QUEIRA PASSAR ISSO DEPOIS QUE EU FIZER O PAGAMENTO COMO POSSO ME PROTEGER?

    • Olá Lene

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que a verificação da documentação, em especial da matrícula do imóvel, deve preceder a compra.
      A liberação dos recursos ao vendedor normalmente é efetivado em até 3 dias após a entrega da Certidão de matricula constando os registros da compra/venda e garantia do banco.
      O estranho é o banco não ter verificado a ausência da outra matrícula.
      Sugerimos pedir orientação ao banco ou procurar advogado para analisar a questão.

      Equipe Click Habitação

  46. Ola boa tarde,fui atendido via email por uma atendente da Mrv e fiz uma simulação de um AP,pelos meus dados ela fez uma simulação de que eu pagaria um valor que caberia de fato em meu orçamento,mas essa simulação foi se tornando algo de que eu estava ja entrando num “negócio fechado ” com eles,parecendo ser um “aliciamento”,então o corretor entrou em contato comigo,me exigindo todos os meus documentos,imposto de renda,contra cheque e etc.e pela minha renda ele me disse que pela minha renda daria pra mim pagar um valor que caberia em meu orçamento todo mês,meu nome estava com restrição e por isso resolvi limpar meu nome para dar processo nessa “tal simulação”.Então quando consegui limpar meu nome,ele enviou para MRV meus documentos para análise,pela minha renda eles aprovaram a análise,depois a MRV encaminhou para a caixa econômica federal,meus documentos e que foi pra análise tbm,e aprovoram pela minha renda,só que pra uma análise ser aprovada eles tem que analisar se dá pra fechar negócio com eles,se minha renda não iria me comprometer com outras “coisas”que tenho compromisso,tipo minha renda bruta é de 2140,00,mas com os descontos eu recebo livre aproximadamente de 500 a 700 reias com os descontos pois pago mais de 700 reais de pensão,isso que eles deveriam analisar antes de aprovar a análise,mas não…eles entenderam que eu recebo livre esses 2140,00,então deu o processo da suposta inquisição do imóvel a qual eles nem pergunta se a gente se interessa em fechar negócio,pois a construtora eles não usam de boa indone e transparência com seus clientes de como seriam a forma de pagamentos e quais seriam os reias valores a serem pagos,como:o sinal e entrada a qual a construtora nem me mencionou se haveria pelos contatos via email e tel.E tbm não mencionou que eu pagaria tanto uma prestação para a Mrv e uma prestação para caixa econômica federal no mesmo mês,isso tudo eu não tive conhecimento antes de assinar os contratos com ambas,pois bem,com essa falta de conhecimento e ciência disso,eles fizeram o contrato para mim assinar e eu bem achando que eu pagaria o suposto valor que a construtora me enviaram por e-mail,primeiramente eles tinham que deixar uma cópia do contrato pra a gente ler antes de assinar pois se não concordamos com tais cláusulas como as de cobrança,jamais eu assinaria pelo o que estava sendo cobrado pois comprometiria em meu orçamento,mas não…o corretor me disse que eu teria tal dia para assinar o contrato,ele se quer deixou eu ler o contrato pois a maioria não lêem pois são mais ou menos 20 folhas no contrato e sendo vice e versa e pela “pressa” que eles tavam,eles não me deram a oportunidade de ler o contrato,então eu assinei,e depois que assinei,ai que eles me deram uma cópia do contrato pra mim levar pra casa,e quando cheguei em casa comecei a ler o contrato,ai que tive a surpresa das cobranças,eles me passaram o valor do sinal a ser pago,a qual eu não tinha conhecimento,um valor que nem se quer eles me disseram via e-mail e tel,antes de assinar contrato,era 3000,00 e a serem pagas parceladas pois eu não tinha esse dinheiro em mãos,e esse seria o valor do sinal do valor do imóvel que seria da porcentageme eu nem timha conhecimento dessa porcentagem antes de assinar o contrato,pois eles não foram transparentes quanto a isso,então questionei o corretor por esse valor,pois ele antes nem me tinha dito o valor do sinal ,pq se ele tivesse dito,eu ja diria que eu não fecharia negócio com eles,então eu acho que ele ocultou essa informação,pra mim não desistir de fechar negócio com eles,então eu disse a ele que não tinha esse dinheiro em mãos,ai ele me disse:”vc não teria nada em mãos?”Então eu disse que tinha só 100,00,ai ele aceitou só que ele me disse que o sinal tinha sido de 3000 para 600,00,então tive que embolsar mais 500,00,no total de 600,00,ai até ai eu achei tudo bem,mas no quando li o contrato mais surpresas!na verdade o sinal não foi reduzido,tava escrito a forma de pagamento,pagar da seguinte forma:3000,00 distribuídos a ser distribuído:1 parcela de 600,00 a qual eu dei como parte do sinal e uma parcela de 1,200 vencível dia 08/08/2017 a qual eu não paguei pois não pego isso no mes a qual eu disse pro corretor que eu recebo só de 500 a 700,00 no mês e depois mais uma parecala de 1200,00 vencível 08/09/2017,ai eu pagaria 20.772,54 pra ser distribuídos da seguinte forma:7x de 857,14 a partir do dia 08/10/2017,e 22x de 671,48 a partir do dia 08/05/2018,isso contando que a caixa usou meu FGTS no valor de 8.998,00,então analisando isso não teria como eu pagar isso no mês pois estarei pagando isso sozinho,eu questionei o corretor sobre isso de que não iria conseguir pagar esses valores,então ele simplesmente me disse que iria olhar isso pra mim na MRV e até hj não me deu um parecer sobre isso,ele só me disse que era pra mim assinar o contrato na caixa econômica federal,que ele iria resolver de outra forma,pra mim ai pensei comigo,”acho que isso vai me dar dor de cabeça”!ai esperei o pessoal da caixa econômica federal me ligar e agendar pra mim estar indo la ler o contrato pois la eles deixaram eu ler o contrato,e me ligaram e marcaram o dia e a hora,então fui na caixa econômica federal,situado na av tupinambás,462,ai eu li o contrato,e na parte da cobrança pela caixa eu vi uns valores a qual questionei a representante do banco,ai perguntei:”esses valores eu pago pela caixa?e os da Mrv?tenho que pagar uma parcela pra vcs e uma pra MRV no mesmo mês?”ai ela disse:sim!Então eu disse a ela:”não posso pagar 2 valores no mesmo mês pois não terei condições,o valor da prestação da caixa era a partir de 422,61 e só vai aumentando a cada mês,é um tal de planilha de evolução teórica do contrato a fase de construção,olha só,eu não tinha conhecimento sobre isso tbm,desse tipo de pagamento,pois a entrega das chaves está programada a ser entregue só no mes de julho se 2018,então eu disse pra representante que não daria pra mim firmar compromisso dessa forma,ela simplesmente ignorou minha decisão de não assinar o contrato com a caixa,então antes de assinar eu liguei para o corretor e ele me disse que era pra mim assinar o contrato com a caixa que ele iria dá um jeito pra mim,tipo fazer um novo financiamento pela MRV e nada até agora,então com tudo eu assinei o contrato com a caixa pois a representante da caixa nem se quer me disse:”vc gostaria de resolver isso antes de assinar o contrato?”ou “gostaria de desistir da compra?”Não! Ela se quer se preocupou com minha situação e condições tipo me obrigou tbm a assinar o contrato,pois ela me disse “caixa é caixa e MRV e MRV é outra”,tipo a caixa não pode fazer nada por vc,então com um tempo eu decidi cancelar a compra do Ap,mandei minha situação para o um dos atendentes da MRV antes de ontem,e eles me disseram que eles não podem rescindir o contrato pois eu assinei o contrato com a caixa alegando que sou dono de uma propriedade a qual nem recebi as chaves ainda!o corretor disse que iria me ajudar pois eu disse a ele desde o início antes de assinar o contrato que eu não teria condições de assumir as dívidas,ele até hj não me deu satisfação de nada!a prestação do sinal da MRV de 1,200 venceu antes de ontem e eu não paguei pois não tenho esse dinheiro pois tenho outras dívidas a pagar!o que eu faço pra cancelar isso tudo e voltar como era antes?!eu não quero prejudicar ninguém e nem ser prejudicado!me ajudem!

    • Olá Emilio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando a situação apresentada orientamos a procurar o PROCON ou Defensoria Pública para análise do caso e verificar o que poderá ser efetivado.
      Há necessidade de análise documental.

      Equipe Click Habitação

  47. boa tarde.eu e meu marido estamos comprando um AP na planta, na construtora tenda vimos com um vendedor só que ficou muito caro a proposta e tinha cido até aprovada só que depois falamos com outro vendedor da mesma construtora e ele nos ofereceu na planta só que ele cancelou a venda da outra vendedora quanto tempo levar para ele dar uma resposta para gente se foi ou não aprovado.

    • Olá Carina

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não temos informar, assim sugerimos questionar a Construtora ou junto ao Corretor.
      Se houve avaliação de risco de crédito cremos que não é rápido o cancelamento para efetivação de nova avaliação, pois cremos que há restrição no sistema e o banco deverá autorizar.

      Equipe Click Habitação

  48. Me chamo Maria. Quero vender meu apartamento. E ouvi pela corretor da imobiliaria… Quado for assinado a escritura de compra e venda. Vou receber a metade do dinheiro em um cheque administrativo e a outra metade numa conta no meu nome mais ficara bloqueado. Ate que o novo comprador registre o apartamento no Registro de imoveis. Tem o prazo de 30 dias. Esse procedimento e normal?

    • Olá Maria

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      É isso mesmo, este é o padrão de mercado.
      O valor do vendedor fica retido pelo banco até o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis, isto é regra do Banco Central.
      Sugerimos condicionar a liberação do imóvel ao recebimento integral do valor a ser pago pelo Banco.
      Ou estabelecer uma multa por atraso no registro do contrato de financiamento.

      Equipe Click Habitação

  49. Estou negociando um imóvel novo com a Construtora HD Engenharia e gostaria de saber quais os trâmites legais do momento da assinatura com a caixa até a chave do imóvel na minha mão.Lembrando que a empresa está pedindo o valor de sinal de 4 mil reais.É LEGAL ISTO?

    • Olá Welma

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a entrada ou sinal é praxe de mercado para garantia a reserva do imóvel.
      Verifique se realmente quer o imóvel e se é bom negócio para você.

      Normalmente as chaves são entregues após a liberação do valor pelo banco, o que somente ocorre após a entrega da Certidão de matrícula do imóvel com os devidos registros do contrato e garantia do banco.

      Equipe Click Habitação

  50. boa tarde!estou com um duvida aki no meu contrato! fiz um contrato com a empreendedora de imoveis do imovel a venda que gostei,sendo que no dia que assinei falei pra ele se ia demorar pra dar a entrada dos documentos na caixa economica federal para aprovacao do imovel no meu nome,sendo que o contrato assinei no dia 28 de marco de 2017 sendo que eles falaram de boca que os documento da casa tava terminando de resolver no cartorio para juntar e levar na caixa,hoje e 28 de julho de 2017 ja se passaram 120dias e to ligando pra la pra saber se ja deram entrada na caixa economica federal,eles disseram que deu problema na prefeitura e a prefeitura barrou os documento nao aprovou ,nao sei porque nao provou,entao ,os documento da casa nao ta pronto ainda,sendo que nem sabe o dia ,porem falei pra eles resolverem o mais rapido ja tem um mes atras ,que estou ligando pra eles pra saber se ja ta pronto,e nada de ficar resolvido na prefeitura,ja falei pra eles se nao consequirem que e melhor entao desistir nois dois da casa,mas ele falou que o contrato da assinado e eu nao posso desistir,mas olhei no contrato nem prazo eles me deram que dia vai ficar resolvido,entao pode demorar 1ano ou 3 ano ou 10 ano ,o contrato ainda nao fala de prazo que fica pronto a casa,queria saber qual meu direito pra eu consequir cancelar o contrato sem pagar multa a empreendedora?o que eu preciso fazer pra consequir cancelar,porque ele nao fala a data que fica pronta e nada, so fica jogando pra frente mais e mais ainda?quais meus direito?obrigado!aguardo!

    • Olá Bruno

      Boa Tarde!

      Orientamos a procurar o PROCON para análise da situação e verificação do que pode ser efetivado, inclusive com orientação sobre eventual procedimento judicial.

      Equipe Click Habitação

  51. Bom dia,
    Efetuei a compra de um apartamento financiado e não fizemos nenhum contrato com data prevista para entrega das chaves, gostaria de saber quanto tempo pela lei os antigos donos tem para entregar o imóvel após o dinheiro do financiamento cair na conta do vendedor?

    • Olá Maria

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que deveria estar previsto. Deve ser estipulado por acordo entre as partes.
      Normalmente a entrega deveria ser efetivada em até 30 dias, mas isso é não é lei.
      Sugerimos acordar com o vendedor e em caso de problemas sugerimos procurar o PROCON para orientação.

      Equipe Click Habitação

  52. Olá boa tarde, tudo bem?
    Estou comprando um apartamento financiado pela caixa. O engenheiro já fez a vistoria e está tudo liberado. Porém foi solicitado a averbação do imovél. Já foi pago e o prazo para averbação de 30 dias acaba no proxímo dia 27/07. Gostaria de saber, após esse prazo, quanto tempo para assinar o contrato junto ao banco?

    • Olá Ester

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que quando a documentação estiver correta será encaminhada para área de conformidade do banco, a qual tem 5 dias para análise.
      A análise de conformidade é importante tanto para você quanto ao banco, pois verificará a documentação da sua compra.

      Após o ok da conformidade cremos que em até 30 dias poderá ser marcada a assinatura do contrato.

      Equipe Click Habitação

  53. Bom dia, estou vendendo um imóvel, queria saber qual o prazo para mim receber pela venda após registro do contrato da caixa no cartório e pagamento dos impostos devidos ITBI e Registro?

    • Olá Genevie

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que por decisão do Banco Central os bancos somente podem liberar o valor ao vendedor após a comprovação do registro da garantia no Cartório de Registro de Imóveis.
      O prazo de liberação normalmente é de até 5 dias após a entrega da Certidão de matrícula atualizada.

      Equipe Click Habitação

  54. Boa noite. Estou comprando uma casa germinada já fizeram a vistoria quanto tempo tenho que esperar,já 60 dias que meu crédito foi aprovado obgdo

    • Olá Gilmar

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a abertura de SAC no site do Banco, pois 60 dias é um prazo muito longo de análise.
      Ou procure o gerente do banco para posicionamento formal do andamento do processo.

      Equipe Click Habitação

  55. Olá boa, gostaria de saber qto tempo depois do contrato registrado em cartório, a caixa libera o pagamento para o vendedor.
    Pois desde o dia 22/06 o cartório liberou o contrato registrado e até hoje a caixa não liberou o pagamento.

    • Olá Marcelo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que normalmente em até 5 dias o valor é liberado.
      Orientamos a abertura de SAC no site do Banco ou procurar o Gerente da Agência para verificar o que está acontecendo.

      Equipe Click Habitação

  56. Boa noite. Assinei um contrato de financiamento de um imóvel no dia 09/06/2017 e até hoje a construtora não assinou o contrato. Pagarei a primeira prestação do financiamento dia 10/07/2017. Gostaria de saber se há prazo para a construtora assinar o contrato, visto que necessito do mesmo para restrita-lo em cartório e obter as chaves do imóvel. Além disso, gostaria de saber, como compradora, se tenho prazo para registrar o contrato em cartório. Desde já obrigada.

    • Olá Daniele

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Situação estranha …
      Pois a maior interessada no registro do contrato é a construtora para recebimento do valor da venda.
      Orientamos a abrir reclamação junto ao site do Banco, por meio de SAC ou fazer comentário na página do Facebook do banco.

      O registro deve ser imediato para que a propriedade seja efetivamente sua e que possa receber as chaves.

      Equipe Click Habitação

  57. Olá eu e meu noivo estamos comprando metade de uma casa que já é dele e a outra metade é da sua ex. No contrato de compra e venda a uma cláusula penal que se caso ela se negar a passar a escritura definitiva ou nós não efetuarmos o pagamento e ambos tiverem que recorrer a justiça para receber terá que ser pago uma multa de 20% por sobre o valor total do imóvel. No contrato o prazo para pagamento era até 30/05. Mas devido a desatualização de alguns papéis, incluindo papéis dela mesma (como por exemplo na matrícula da casa ainda consta o seu sobrenome de casada e não podia, assim como não avia sido atualizado os dados dela no formal de partilha) tivemos que correr atrás de tudo isso, por isso atrasou para sair o contrato no banco e agora quando fui pagar o ITBI a prefeitura avia calculado errado o que vai atrasar mais um pouco a liberação do dinheiro. Com todos esses fatos que aconteceram essa multa se aplica mesmo assim, já que não foi por vontade nossa que o dinheiro ainda não foi liberado??
    E mais uma pergunta no contrato também consta que em quanto ela estiver no imóvel tem que continuar a pagar o aluguel que já pagava antes, mas simplesmente esse mês ela disse que não ia pagar devido a tudo isso que ocorreu e não pago. Ela pode fazer isso??
    Me ajudem por favor. Obrigado

    • Olá Schirlei

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Cremos que ela pode cobrar, mas vocês podem questionar a cobrança.
      Esclarecemos que a questão é jurídica, assim sendo, necessita de avaliação por advogado.

      Equipe Click Habitação

  58. Comprei um apto usando o saldo do FGTS, acontece que ja saiu a escritura, ja saiu o registro do cartório, ja levei na caixa econômica, e até hoje não liberaram o valor pra conta do vendedor. Ja levei tudo q me pediram desde escritura, certidão de ônus, registro, enfim, não falta documentos nenhum, e não depositam o dinheiro na conta do vendedor. O gerente tinha falado, na assinatura da escritura, que em 3 dias depositaria, e no máximo 5 dias úteis, já estaria na conta, e já vai pra 11 dias úteis na segunda. O funcionário da caixa diz que estão com problemas e q não pode falar qual, e o gerente não atende nem telefone mais. Minha pergunta é se eles podem demorar tanto tempo, pois o dinheiro já foi sacado do FGTS no final de março e o vendedor precisa do dinheiro e fala em desistir. Ele pode desistir após o registro, se a caixa não depositat o dinheiro?

    • Olá Paulo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Fique tranquilo, o contrato já está registrado, assim não há como administrativamente cancelar o negócio.
      O vendedor terá o valor liberado com atualização monetária e juros de poupança.
      Orientamos a abrir um SAC no site do Banco e se não for atendido abrir Ouvidoria no Banco Central ou reclamação no PROCON.

      Equipe Click Habitação

  59. Amigo, bom dia,
    Estou em fase final de financiamento, dei entrada no cartório de registros do contrato assinado na C.E.F e solicitei a Certidão de Ônus para finalizar a venda e receber o dinheiro, após 40 dias recebi a Certidão de Ônus juntamente com a Certidão Positiva de Ônus e o contrato que eu havia assinado no banco. Entreguei os documentos na C.E.F e me deram o prazo de 5 dias para depositarem o valor da venda, porém recebi um retorno do correspondente do banco informando que a central que avalia a documentação deu parecer desfavorável alegando que o cartório de registro não carimbou a ultima pagina do contrato como de costume informando que registrou, mas que eles já haviam percebido isso em outros contratos, que esse cartório em especifico depois que privatizou não esta mais carimbando o contrato e que passaram agora a emitir a tal da Certidão Positiva. O funcionário do banco abriu uma demanda junto ao juridico do banco explicando que esse cartorio foi privatizado a pouco tempo e que nos novos contratos eles realmente não estão mais carimbando como era de costume, e que eu deveria aguardar 2 dias para retorno. Hoje completa 5 dias que dei entrada e não vi a cor do dinheiro ainda, se caso esse dinheiro não seja pago hoje, o que vocês me orientam a fazer? Abrir uma reclamação na Ouvidoria da Caixa, já esta vencendo hoje o segundo boleto do financiamento novo já em nome do comprador atual e ainda não recebi o que é devido. Para emitir boleto e iniciar o novo financiamento eles são rapidos, mas para pagar o meu dinheiro é essa burocracia toda.

  60. Boa tarde.

    Firmei acordo de promessa de compra e venda, através de uma imobiliaria, com as seguintes condições. 1- sinal na assinatura do contrato de promessa, e o restante a ser pago da seguinte forma: uma parte com recursos próprios do comprador a a outra parte com recursos do FGTS, no ato da assinatura da escritura definitiva, na CEF.
    A imobiliária após a expedição das certidões de praxe, afirma que deu entrada na CEF em 18 de abril, tendo me avisado de que havia sido marcado o dia 9 de maio para assinatura da escritura, segundo informação que a imobiliaria havia recebido da CEF.
    Ocorre que ate hoje dia 21 de maio o comparecimento à CEF vem sendo adiado sob a alegação de que houve ataque de Hackers no sistema do FGTS e que ainda não é possível liberar o FGTS do comprador.
    Indago se a informação está correta e que tipo de procedimento posso adotar, pois pretendo ir pessoalmente a CEF e verificar como anda o processo. Se demorar demais posso rescindir o contrato de promessa, sem devolver a entrada/sinal? Vendi porque estou com compromissos a saldar e demorando assim, estou tendo prejuízo. Os senhores acham que realmente esse tempo é o costumeiro nesse tipo de negociação?

    Agradeço uma resposta e cumprimento-os cordialmente

    Vera Machado

    • Olá Vera

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o ataque dos hackers aconteceu, mas entendemos que não prejudicou o débito das contas do FGTS.
      Sugerimos abertura de SAC no site do Banco pedindo posicionamento formal sobre o que está realmente acontecendo com a aprovação do financiamento.

      Com relação ao distrato cremos que precisa de uma análise jurídica das clausulas contratuais. Verifique se há clausulas com penalidades com relação ao atraso do pagamento ou do financiamento.
      Procure ajuda do PROCON ou advogado, se for o caso.

      Equipe Click Habitação

  61. Bom dia, tenho uma duvida referente ao registro de imoveis, fiz um financiamento pela caixa no dia 15/02 já estamos pagando a 3ª parcela mais o cartório ainda não registrou o imóvel no meu nome, moro de aluguel, tenho que pagar o financiamento e o aluguel, o cartório não esta cumprindo o prazo estabelecido e sempre que vamos lá ainda não está pronto o que fazer?

    • Olá Maysa

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Situação é estranha.
      O Cartório deve cumprir o prazo ou devolver a documentação com alguma exigência de regularização.
      Orientamos a conversar com o Tabelião e pedir um posicionamento formal do motivo do atraso do registro.
      Procure a Defensoria Publica ou PROCON para lhe auxiliar, se necessário for.

      Equipe Click Habitação

  62. Estou efetuando um registrado de uma escritura da caixa econômica com alienação do imóvel e o SRI deu a seguinte exigência: Deve constar do contrato os dados referentes ao pagamento do ITBI de acordo com aviso 989/2014 da CGJ. Como devo sanar ?

  63. Olá pessoal do Click Habitação, financiei uma casa junto a caixa econômica e já paguei 4 parcelas, senda a primeira em janeiro deste ano, o problema é que me foi cobrado R$6800,00 pelo cartório para transferir para meu nome, informei a ex proprietária que não tinha todo esse valor para pagar, mas recentemente descobrir que a Lei Art. 290 me dá o direito de um desconto de 50% de desconto: Lei Art.290/73 Os emolumentos devidos pelos atos relacionados com a primeira aquisição imobiliária para fins residenciais, financiada pelo Sistema Financeiro da Habitação, serão reduzidos em 50% (cinqüenta por cento). (Redação dada pela Lei nº 6.941, de 1981)
    § 1º – O registro e a averbação referentes à aquisição da casa própria, em que seja parte cooperativa habitacional ou entidade assemelhada, serão considerados, para efeito de cálculo, de custas e emolumentos, como um ato apenas, não podendo a sua cobrança exceder o limite correspondente a 40% (quarenta por cento) do Maior Valor de Referência. (Redação dada pela Lei nº 6.941, de 1981)

    O problema é que já se fazem 5 meses, e o meu medo é de ter o financiamento cancelado, isso pode acontecer. Fui no procon e eles marcaram uma audiência para 07/07/2017. Por favor me digam que não vou perder minha casa!

    • Olá Alexsandro

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Entendemos que seu contrato não será cancelado, o problema é a liberação dos recursos do vendedor, que somente ocorre após o registro do contrato.
      Orientamos a providenciar o registro o quanto antes.
      O direito do desconto no registro deveria ser melhor divulgado, mas você deveria saber os custos envolvidos antes de efetivar o financiamento, em especial do ITBI, registro e tarifa do banco.

      Você deverá continuar o pagamento do encargos para garantir o financiamento.
      Procure fazer o acordo e efetivar o registro.

      Equipe Click Habitação

  64. Gostaria de saber se comprar um imóvel no contrato de compra e venda pagando ele a vista quanto tempo o proprietário tem pra desocupar o imóvel e quais documentos seguros vou adquiadquirir legalmente pro meu nome como novo proprietário?

    • Olá Valdeci

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que este tipo de definição deveria constar no contrato de compra.
      Você não previu ou negociou previamente isto?
      Normalmente a desocupação ocorre em até 30 dias após o recebimento do pagamento pelo vendedor. Mas, isso é um acordo entre as partes.

      Deverá ser lavrada escritura de compra e venda no Tabelião de Notas e após registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

      Equipe Click Habitação

  65. Boa tarde. Assinei o contrato com a Caixa do financiamento do meu imóvel no dia 11/04. Já fiz o pagamento de todas as taxas de documentação e de cartório. O mesmo deu um prazo de até 15 dias, caso não tenha nenhum imprevisto.

    Minha dúvida, meu noivo perdeu o emprego justamente agora, corro o risco de dar algum problema?

    Ja vou pagar a 1ª parcela do financiamento.

    • Olá Anônimo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que a avaliação de risco de concessão de crédito acontece antes da assinatura do contrato, assim não haverá nova avaliação.

      O risco agora é relativo as condições de pagamento das parcelas, considerando a situação apresentada.

      Equipe Click Habitação

  66. bom dia!
    entreguei o contrato registrado na CEF na data de 08/05/2017 quanto tempo leva pra mesma liberar o dinheiro para o vendedor do imóvel?

    • Olá Diego

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Não existe um prazo legal.
      Mas, cremos que em até 5 dias o valor deverá estar liberado.

      Equipe Click Habitação

  67. Boa tarde!

    Assinei o contrato com a CEF em 24/02. Estou indo para a 3ª prestação.
    Desde então a construtora ainda bnão liberou o contrato para fins de registros em cartório, cada hora alegando algo: ressalvas contrato, desmembração do IPTU. Gostaria de saber de há prazo para que a construtora libere o contrato, visto que ainda não foi encaminhado ao cartório e já estamos pagando o financiamento.

    • Olá Giovana

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos atuar em 2 frentes:
      – Abrir um SAC no site do Banco e formalizar reclamação contra a construtora.
      – Efetivar registro de reclamação junto ao PROCON e verificar a possibilidade de a Construtor arcar com penalidade pela não entrega do imóvel.

      Equipe Click Habitação

  68. BOA TARDE!
    ESTOU COMPRANDO UM APARTAMENTO NOVO, JÁ ASSINEI CONTRATO COM A CAIXA DE FINANCIAMENTO NO DIA 30/03/2017, JÁ PAGUEI A PRIMEIRA PARCELA DO FINANCIAMENTO, E HOJE DIA 26/04/2017 NOS FOI INFORMADO QUE O CARTÓRIO ESTA EXIGINDO MAIS ALGUMA COISA. NÃO AINDA INFORMAR O QUE É.
    ESTOU MORANDO DE ALUGUEL E PAGANDO PRESTAÇÃO DO FINANCIAMENTO, MAIS NÃO CONSIGO ASSUMIR AS DUAS DIVIDAS.
    GOSTARIA DE SABER O PRAZO PARA O REGISTRO DE CARTORIO FICA PRONTO.
    QUANDO ASSINEI COM A CONSTRUTORA NO CONTRATO DIZ QUE A ENTREGA DAS CHAVES SERIA DIA 28/02/2017. JÁ ESTOU 5 MESES AGUARDANDO.
    O DEVO FAZER NESSE CASO?

    DÉBORA SANTOS

    • Olá Débora,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que é praxe a liberação das chaves somente após o registro do contrato e garantia do banco na matrícula do imóvel no Cartório de Imóveis.
      Considerando a demora orientamos a procurar o PROCON para analise e defender os seus interesses junto a Construtora.

      Equipe Click Habitação

  69. Boa tarde
    Efetuei a compra de um apartamento e o vendedor já recebeu o dinheiro dia 05/04
    Não fizemos nenhum contrato com data prevista para entrega das chaves pois a mesma disse que entregaria dia 30/04 e agora os antigos donos informaram que não conseguiram alugar nada e que não vão sair, o que devo fazer?

    • Olá Vania

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o PROCON ou advogado especializado visando análise do caso e providências para atender os seus interesses.

      Equipe Click Habitação

  70. Boa tarde,
    Estou Financiando Terreno e Construção. Já assinei com o banco, paguei ITBI e o contrato esta no cartório para registro. Como é construção preciso de um valor extra e por isso pretendo fazer um empréstimo a curto prazo 6 meses. Neste caso o mais viável é esperar a Caixa pagar o vendedor ou eu posso fazer um empréstimo?
    Meu receio é da caixa analisar meu perfil novamente e constar que a minha renda esta um pouco mais comprometida e negar o meu financiamento (Não pagar o vendedor).
    Pode me instruir por favor ( A pressa pra fazer o empréstimo é porque tenho 30 dias para entregar a 1ª etapa e o cartório vai levar 15 dias e o banco mais 1 semana pra pagar o vendedor, então não terei mto tempo para concluir a 1ª Etapa).
    As coisas fugiram um pouco do programado, porque o financiamento foi acondicionado.
    Então precisei tirar a construtora que entraria com a MO e material, para colocar um empreiteiro, terei ke pagá-lo antes pra depois receber da Caixa (Por isso o empréstimo).
    Desde já obrigada!

    • Olá Sabrina

      boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que como o contrato foi assinado não se preocupe com relação a nova avaliação de risco do banco e a liberação de recursos para o vendedor.
      Orientamos a ter cuidado com o empréstimo comercial e procure quitá-lo o mais rápido possível.

      Equipe Click Habitação

  71. Boa noite!

    Comprei um imóvel através de consórcio, com pagamento da diferença com meu fundo de garantia, a burocracia foi feita através de um agente da caixa que liberou o fundo em uma conta provisória.

    No dia 03/04 o registro de imóveis liberou o documento com o imóvel em meu nome alienado ao consorcio onde o mesmo fez o pagamento da sua parte para o vendedor , porém a caixa ainda não depositou o dinheiro do meu FGTS para o vendedor que por sua vez não me liberou as chaves do imovel, com toda razão.

    Fui na caixa verificar quando será feito o pagamento e me informaram que o prazo é 3 dias úteis, então informei que já passou os 3 dias úteis, então me informaram que está na fila de pagamento e não me deram mais assunto.

    O vendedor quer o dinheiro dele ou ao menos um prazo de pagamento e eu não consigo passar este prazo pq a caixa tb nao informa.

    Existe alguma medida legal que eu possa tomar? Faz 2 meses q foi baixado o FGTS da minha conta e não repassam ao vendedor.

    O vendedor ja desocupou o imóvel e na próximas semana vence luz agua e outros débitos do imóvel e eu terei que pagar sem estar usufruindo.

    • Olá Juliano

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a abrir uma Reclamação junto ao Banco Central, relatando toda a ocorrência.
      Outra alternativa é o PROCON solicitando para intermediar a solução do impasse.

      Equipe Click Habitação

  72. Olá!. Estou adquirindo um imóvel e paguei o valor de entrada, os documentos do financiamento já saíram, o contrato já foi assinado e enviado pra cartório e estamos aguardando a liberação do documento. Gostaria de saber se a assinatura deste contrato já me disponibiliza o imóvel para mudança ou tenho que aguardar a expedição do cartório, pois o prazo da para pagamento da mensalidade no financiamento já está em vigência e pago aluguel, então estou pagando duas dívidas as mesmo tempo, ou se existe algum prazo legal para que a casa seja entregue. Obrigada.

    • Olá Aparecida

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que você deveria ter sido informada quando da compra o momento da entrega das chaves.
      Normalmente o imóvel é somente liberado quando o vendedor recebe o valor do financiamento, ou seja, após a entrega da Certidão de matrícula atualizada junto ao Banco.
      Orientamos a consultar o seu contrato com o vendedor e verificar o que foi estipulado.

      Equipe Click Habitação

  73. Comprei um imovel na planta casa, terreno de esquina conforme adquerido por imobiliaria que fez a transição de venda, no meu registro de compra venda saiu a area de 245m quadrados conforme iptu e contrato com matricula e cadastro imobiliario minha area corresponde 150 m quadrados conforme era na compra na epoca no valor de 125 mil reais paguei a mais por ser esquina, estou passando por um constrangimento que vizinhos da rua ao lado da casa que trata com rua sem saida alegam ter direito nesse recuo da esquina pode isso a prefeitura nao ve dessa maneira como proceder

    • Olá Ton

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar as partes envolvidas, em especial os vendedores e moradores para um eventual acordo entre as partes.
      Se não for possível procure a Prefeitura para a decisão sobre o tema.

      Equipe Click Habitação

  74. Boa noite. Estou financiando um imóvel pela Caixa e o corretor disse que em 30 dias já devo ser chamada no banco para assinar o contrato, porém só vou conseguir pagar a documentação no cartório depois que eu receber o dinheiro referente a um imóvel referente a uma herança e me disseram que esse dinheiro ainda demora uns 50 dias para ser liberado. O que acontece se eu for na caixa assinar o contrato e não tiver como pagar a documentação rapidamente? Existe um prazo para pagar a documentação ou tem que ser de forma imediata?

    • Olá Maria

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que existem custos para comprar imóvel, os quais deveriam ser de sua ciência desde o início.
      Enquanto você não registrar o contrato no Cartório o vendedor não receberá o valor da venda e você provavelmente não recebe as chaves do imóvel.
      Mas, depois de 30 dias já terá a primeira prestação para pagar.

      O planejamento da compra é essencial. Veja se é o momento adequado para assinar o contrato.

      Equipe Click Habitação

  75. Olá,
    Gostaria de uma informação….
    Comprei um apartamento, já assinei o contrato e a entrada. O contrato foi assinado dia 02/03/2017. Na sexta feira passada o corretor me informou que já saiu a guia de itbi para pagar. Pagarei agora na sexta feira, dia 31. O que eu gostaria de saber é se posso pagar a taxa de registro de imóveis no mês que vem? Ou se isso ira acarretar em algum problema para mim, se sim, quais seriam esses problemas?

    • Olá Juliana

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o registro deve ser efetivado o mais rápido possível.
      A grande urgência é para o vendedor, pois somente irá receber o valor financiado após o registro do contrato e apresentação da Certidão de matrícula atualizada junto ao Banco.
      Ele deverá lhe pressionar para registro o quanto antes.

      Equipe Click Habitação

  76. Olá, gostaria de saber quando vou efetuar a compra de imóvel, existe alguma cláusula estipulando que seja necessário dar algum sinal?

    • Olá Adaisa

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que deve estar se referindo a contrato particular …
      O contrato é basicamente um acordo entre as partes, assim devem ser inclusas clausulas de interesse do vendedor e do comprador.
      Cremos que é praxe a existência de sinal, mas não é obrigatório.
      Procure um advogado para orientá-la.

      Equipe Click Habitação

  77. Olá!
    Por gentileza, peço esclarecimento:
    Quitei um imóvel através de financiamento bancário há mais de 10 anos mas por um lapso a escritura ainda não foi registrada no cartório de imóveis. Tenho os termos/recibos de quitação do banco de Boston (comprado pelo Itaú). Como devo proceder?
    Muito obrigado!

    • Olá Antônio,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Para efetivar a quitação na matrícula do imóvel, o Banco deverá emitir o Termo de Quitação. Esse termo deve ser recente, portanto, sugerimos procurar o Banco e solicitar o documento.
      Com esse termo, você pode procurar o Cartório de Registro de Imóveis.
      Saiba mais no artigo Quitação de Financiamento Habitacional.

      Equipe Click Habitação

  78. Rogério
    Bom dia eu comprei um apartamento usado no final do ano dia 10/12/2016, assinei um contrato de compra com a imobiliária,é tive que pagar uma certa quantia para os serviços e taxas, tento entrar em contato com à imobiliária para saber como anda o processo falou que a caixa trocou de engenheiro e teve que abrir outra ordem de serviço para fazer vistoria só que já tem três meses , oque devo fazer nesse caso.

    • Olá Rogerio,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Muito estranho essa informação, o Banco não costuma trocar de engenheiro pois cada avaliação é paga pelo cliente.
      Se está ocorrendo uma nova avaliação pode significar que o engenheiro pode ter encontrado alguma irregularidade no imóvel e o vendedor ter corrigido, para uma nova avaliação. Sugerimos verificar junto a imobiliária ou junto a CAIXA, por meio de SAC.

      Equipe Click Habitação

  79. Olá!
    No dia 23/01 assinei o contrato de financiamento de um apartamento que já está pronto. No dia seguinte, paguei o ITBI e desde então estou esperando a assessoria devolver o contrato para eu registrar o imóvel e até o momento nada. Estou preocupada pq não sei se há prazo e já estou pagando a segunda parcela do financiamento, já cobrei a empresa mas só me enrolam e com isso não posso pegar as chaves.

    O que fazer?

    Quais documentos são necessários para fazer o registro?

    • Olá Angélica

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a efetivar reclamação junto ao Banco financiador por meio de SAC.
      Caso não seja atendida faça Reclamação junto ao Banco Central e PROCON.

      Equipe Click Habitação

  80. Ola!Eu vendi minha casa essa ultima semana assinamos papeis de venda dela pelo banco,a correspondente falo que os papeis vai para bauru em 15 a 20 dias tem o retorno, para assinar contrato de venda da casa, apos essa assinatura o que acontece? esses 15 a 20 dias seria uteis ou corrido?? depois de assinar contrato de venda com a caixa quanto dias o dinheiro da venda cai na minha conta?qual a porcentagem do ITB? e quantos dias apos assinar o contrato eu tenho que liberar a casa pára novo proprietário? des de ja agradeço da atençao obrigado.

    • Olá Fabiano

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Por decisão e controle estipulado pelo Banco Central os bancos somente liberar o valor ao vendedor após a apresentação da Certidão de matrícula no Cartório de Registro de Imóveis.
      Assim, cerca de 3 a 5 dias após a apresentação da Certidão haverá a liberação do valor.
      O valor será atualizado com atualização monetária e juros pró-rata idênticos a caderneta de poupança.

      Equipe Click Habitação

  81. Boa tarde,
    solicito instruções para redação de documento que pretendo apresentar junto à incorporadora responsável pela venda de um apartamento comprado em 2015 e quitado no valor do saldo devedor apresentado para fins de entrega das chaves. Durante este evento, o gerente da mesma nos informou que em 4 meses a empresa nos procuraria para nos entregar o documento necessário para providenciar a escritura, fato que até o presente momento não ocorreu.
    Qual o documento que a empresa tem que entregar para que possamos tomar as providências cabíveis para registrar o imóvel em meu nome e de meu marido?
    Qual o motivo que este tipo de empresa tem para que não emite espontaneamente este documento?
    Qual a legislação que a mesma estaria infringindo ao se negar a entregar este documento, já que não temos débito visto que o valor que nos foi apresentado, foi devidamente quitado?
    Grata pela atenção,

    • Olá Luca

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Deverá ser efetivada a escritura de compra e venda em Tabelião e depois efetivar o registro no Cartório de Imóveis.
      Esclarecemos que a reclamação deve ser baseada no Código de Defesa do consumidor.
      Orientamos a procurar o PROCON, o qual poderá intermediar tentativa de acordo com a Construtora.

      Caso não haja acordo deverá contratar advogado para analise do caso e verificar a oportunidade e conveniência de entrar com ação judicial pertinente.

      Equipe Click Habitação

  82. VENDI UM TERRENO EM 2 MIL . A PESSOA QUE COMPROU NÃO REGISTROU,FUI PROCESSADO E CONDENADO A PAGAR UMA DIVIDA ALTA DE IPTU(O FORUM BLOQUEOU DINHEIRO DA MINHA CONTA).EM 2012 ELA REGISTROU.AS PERGUNTA SÃO AS SEGUINTES.
    O CARTÓRIO REGISTROU COM A DATA DE 2012.PODE ISSO?
    ELA REGISTRANDO EM 2012 ,AUTOMATICAMENTE ELA ESTA ASSUMINDO O IPTU DE 2 MIL Á 2012?,OU EU VOU CONTINUAR SENDO CONDENADO A PAGAR ESSE IPTU DE 2 MIL Á 2012?
    OBS:SEMANA PASSADA FUI NA PREFEITURA ,E O ADVOGADO DA PREFEITURA DISSE QUE NÃO PRECISO RECORRER E QUE ELE VAI TIRAR O MEU NOME DO PROCESSO E POR O NOME DA PESSOA QUE FEZ ESSE REGISTRO EM 2012,ESSE ADVOGADO VAI CONSEGUIR FAZER ISSO?

    • Olá Zé,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Não temos conhecimento jurídico para opinar sobre o caso. Se você tem dúvidas sobre a informação do advogado, procure o PROCON ou a Defensoria Pública.

      Equipe Click Habitação

  83. Bom dia!
    Por favor, gostaria de uma ajuda…
    Fechei a venda do meu apartamento hoje, o comprador tem o financiamento pre aprovado na caixa e preciso transferir meu apartamento urgente para o comprador para conseguir financiar o outro que comprei pela taxa de pro-cotista e que será entregue já em fevereiro. Gostaria de ter uma ideia de prazos, quanto tempo demora para o apartamento não constar mais no meu nome para então eu pedir o financiamento? Há alguma maneira de fazer a transferência ainda durante o processo de financiamento do comprador?
    Muito obrigada pela ajuda!!
    Eliana

    • Olá Eliana

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não temos como prever prazo de atendimento pelo banco.
      Neste caso, é o relacionamento com o gerente que poderá facilitar o trâmite das operações.
      Orientamos a contatar o seu gerente e negociar.

      Equipe Click Habitação

  84. Fiz um financiamento imobiliário com a Caixa Federal, tendo assinado o contrato no dia 17 de janeiro de 2017. Para que pudesse assiná-lo fui obrigada pelo correspondente bancário e gerente da agência a pagar a taxa de R$ 900,00 para que me liberassem o financiamento. Como tinha conhecimento de que não cabia o pagamento de taxas “por fora” ao correspondente, formulei denúncia junto à ouvidoria da caixa. No ato da assinatura, em que estavam presentes eu e o vendedor, me foi negada a entrega dos contratos para que eu pudesse encaminhar ara o Registro imobiliário, pois alegaram que o valor que eu estava pagando era para o correspondente fazer esse serviço, não solicitado por mim. Paguei todas as demais taxas exigias pelo Banco e disponibilizei uma entrada ao Vendedor que me entregou as chaves do imóvel. Dois dias após a assinatura, o gerente me chamou na agência e disse que não me queria como cliente pois eu causava muita confusão, e que entre ficar comigo como cliente e entre o correspondente, que ficaria com o correspondente pois este lhe ajudava a quebrar as metas da agência. Disse também que eu não ia conseguir financiamento em nenhuma outra agência da caixa. Reteve meu contrato e meus documentos. Procurei outra agência que me informou que não poderei entrar com outro pedido pois o meu contrato está ativo na caixa, ou seja, o gerente está retendo meu contrato para que eu não possa registrá-lo, e em consequência perderei o prazo de 30 das para apresentação da matricula atualizada. O Vendedor está apavorado pois já emprenhou o valor em outro negócio e dependo do valor do crédito do financiamento.

    • Olá Marina

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Faça 3 coisas
      1) Faça uma Reclamação junto ao Banco Central
      2) Faça uma Reclamação junto ao PROCON
      3) Faça uma Ouvidoria junto ao Banco

      O banco terá 5 dias para lhe responder. A ouvidoria irá investigar a situação. Detalhe os acontecimento e peça providências com urgência.

      Veja mais no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

  85. Vendi metade de um terreno há 5 anos e o comprador não fez o Registro e escritura até hoje, vindo o IPTU em meu nome correndo o risco de ir para o SPC se não for pago. Encontrei um comprador para o lote todo e assim legalizar a transferência do imóvel. O primeiro comprador não negocia mas também não legaliza. Posso vender esse lote inteiro para o atual interessado?

    • Olá Ludimara

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que ter coisas em condomínio pode ser sempre complicado.
      Ainda mais se a venda for por contrato particular (gaveta). Veja os riscos:
      Contrato de Gaveta – O que é e os seus riscos

      Você deveria ter colocado no contrato de venda cláusulas com penalidades ao comprador, caso contrário ficará difícil convencê-lo a regularizar a aquisição de parte ideal.

      A venda do não lhe pertence mais é fraude!

      Orientamos a verificar o seu contrato e contratar um advogado para verificar o que poderá ser efetivado para regularizar a situação por meio de um distrato ou registro da venda.

      Equipe Click Habitação

  86. Tenho um imóvel.e só tenho contrato de compra e venda.gostaria de fazer escritura e registrar.

    pergunto.
    pago ITBI primeiro , depois vou nos cartorio? e registro.

    qual a sequencia certo…a guia de ITBI ja tenho..posso pagar e depois escriturar e registrar,ou tem uma sequencia certa?

    • Olá Claudiomar

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o Tabelião e verificar se a documentação é suficiente para elaboração da escritura.
      Entendemos que o recolhimento deverá concomitante a lavratura da escritura.

      Equipe Click Habitação

  87. Comprei uma casa assinei o contrato dia 21/12 só que quando os papéis foram pra cartório viu que o lote tinha restrições à antiga Dina bloqueou o lote e a construtora não me da posição nenhuma bem de documentação nem de Chaves gostaria de saber se tem prazo pra eles me entregarem a casa pois já vou começar pagar as prestações

    • Olá Flavia,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Sugerimos procurar o PROCON ou Defensoria Pública para reclamar da situação, já que a construtora não te dá informações.

      Equipe Click Habitação

  88. Boa noite,comprei um imóvel pela caixa economica,ja foi pagp a entrada,ja estou com a fatura,para pagar agora,a antiga proprietaria pediu mais tempo para desocupar,quando de verdade ela é obrigada me entregar a chave por lei.
    obs: ja foi feita ate o pagamento da caixa economica para ela…

    • Olá Alan,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Verifique o contrato de compra e venda para saber qual o prazo negociado. Se caso o prazo já tenha sido extrapolado, sugerimos entrar com uma reclamação no PROCON.

      Equipe Click Habitação

  89. boa tarde….tenho uma duvida tenho um imovel contrato fundo de gaveta a 20 anos atras ele esta quitado e estou querendo vender,o banco ja aprovou o financiamento para o futuro comprador mas o antigo dono se nega a fazer a escritura para o novo comprador pois no contrato que fizemos a 20 anos atras existe a clausula que ele tem compromisso em passar para meu nome e nao para o futuro comprador,estou com prazo curto para realizar a venda e nao tenho condiçoes financeiras para passar para meu nome e depois vender e passar para o nome do novo comprador ele alega que a obrigaçao e comigo e nao com o futuro comprador tem algo que eu possa fazer a respeito???obrigada

    • Olá Mari

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o fato é um dos riscos de contratos de gaveta …
      Se não tiver uma procuração valida cremos que a situação é complicada.
      Sugerimos consultar um advogado para analisar a situação e verificar se existem saídas para solução do impasse, há necessidade de análise documental.
      Você pode tentar a ajuda do PROCON com a análise jurídica ou tentativa de conciliar um acordo.

      Equipe Click Habitação

  90. Bom dia,

    Comprei uma casa financiada e assinei o contrato no banco em 12/09/2016, encaminhei os documentos para a imobiliária fazer o registro de imóveis na mesma semana só em 12/12/2016 a imobiliária me solicitou em documento atualizado e paguei a diferença do registro. O antigo proprietário esta me cobrando o registro e falou que ele vai pegar a casa de volta. Isso é possível?? O me aconselha em fazer??

    • Olá Caroline

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que assinou o contrato com o Banco a propriedade do imóvel já é sua.
      O vendedor tem interesse na liberação dos recursos. Informe-o que o valor será atualizado nos mesmos critérios da poupança.
      Entendemos que o vendedor poderá exigir alguma multa pelo atraso, se estiver prevista no contrato entre as partes.
      Caso tenha algum problema orientamos a procurar auxilio do PROCON para orientá-la.

      Equipe Click Habitação

  91. Boa noite!
    Estou com um problema,compramos um apartamento e já faz 2 meses que a imobiliária está com o contrato do imóvel, pois o contrato já foi liberado pelo cartório , eles ate hoje não fizeram acerto com agente, não pagaram o fgts do meu marido que foi liberado pela caixa e alegam que a corretora está de licença maternidade e não conseguem fazer isso. O que fazemos?

    • Olá Christiane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a efetivar reclamação formal junto ao Banco e procurar o PROCON e o CRECI local para denunciar a ocorrência e verificar o que pode ser feito para solucionar o impasse.

      Equipe Click Habitação

  92. Boa noite . Assinei o contrato com caixa no dia 19/12 agora irei fazer o registro no cartório. Gostaria de saber quais as possibilidade de eu não conseguir o financiamento . Estou preocupada são tantas coisas que as pessoas falam ..
    Gostaria de saber o prazo e tiver advergencias eu posso estar correndo atrás pra concertar?
    Obrigada. Melhor site de habitação, sempre obtenho resposta.

    • Olá Ingrid

      Boa Noite!

      Fique tranquila. O financiamento já passou, agora é o registro do contrato no Cartório de imóveis para que o recurso do vendedor veja liberado e pronto!

      Não antecipe problemas.
      Orientamos a aguardar a análise do Cartório.

      Equipe Click Habitação

  93. Bom dia! Gostaria de uma informação, eu estou comprando uma apartamento em Brasilia, já assinei a escritura dia 05/12/2016, paguei i ITBI no mesmo dia 05-12-2016, ontem dia 14-12-2016, liguei na construtora para verificar se minha escritura já tinha sido assinada por eles para poder fazer o registro e pegar as chaves e fui informado que eles ainda nem receberam minha escritura do cartório, por motivo de transporte de documentos ( que eu acho um absurdo um documento desses ficar parado por motivo de transporte), gostaria de saber se eu posso recorrer de alguma forma para agilizar esse tramite, já que segundo eles como ainda não receberam a escritura do cartório esse processo ate pegar as chaves ainda vai demorar mais de 20 dias, enquanto isso vou ter que pagar mais um mês de aluguel muito caro, obrigado.

    • Olá Gleison

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que tudo deveria ter lhe sido esclarecido antes da compra do imóvel.
      Diante da situação orientamos a procurar o PROCON para análise da situação e verificar o que poderá ser efetivado para defender os seus interesses.

      Equipe Click Habitação

  94. Comprei um imóvel em Peruíbe e o Contrato do financiamento está sendo concluído. Assim que concluir recolherei o ITBI, assinamos o contrato e vou dar entrada no registro no Cartório para posteriormente enviar para o banco liberar o dinheiro financiado. A vendedora está pedindo o valor do recurso de R$80.000 assim que dar entrada no registro. Terei algum problema nesse adiantamento antes do Cartório liberar o registro? Segue Valor financiado R$180.000 e 80 com recurso próprio. obrigado

    • Olá Ademir

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que é praxe do mercado existir uma entrada paga ao vendedor para garantir a venda do imóvel.
      Isso é um acordo entre as partes.

      Se o financiamento está aprovado pelo Banco as chances de dar algum problema serão pequenas.

      Este tipo de acordo deveria estar previsto no contrato de compra e venda e de comum acordo entre as partes.
      Você pode pedir a liberação das chaves com a liberação da entrada como contrapartida, por exemplo.

      Equipe Click Habitação

    • Bom dia Equipe do clique habitação.

      Tenho a seguinte dúvida: Comprei um imóvel onde financiei uma parte, juntei o meu fgts e antes paguei um boleto da caixa de amortização (uma vez que fgts + valor financiado) não dava conta da dívida do vendedor. Com esses 3 itens o meu banco (Itaú) realizará a quitação junto a CEF. O banco Itaú já fez toda conferência, vistoria e me entregou as cinco vias do contrato e marcou o dia da quitação para o dia 19 pedindo que eu entregue as 5 vias assinadas por todos os envolvidos até o dia 15. A imobiliária afirma que o vendedor ao assinar eles entregarão as chaves e a posse do imóvel, uma vez que as vias vão para o Itaú, depois para Caixa, volta para o Itaú que me entrega para registrar. É certo pagar a diferença ao vendedor quando ele assinar esse contrato de alienação fiduciária ainda que esse contrato vai registrado posteriormente ? Ele insiste que o pagamento do restante deve ser feito ao assinar esse contrato do Itaú. Obrigado ! João.

    • Olá João

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que é praxe do mercado existir uma entrada paga ao vendedor para garantir a venda do imóvel.
      Isso é um acordo entre as partes.

      Se o financiamento está aprovado pelo Banco as chances de dar algum problema serão pequenas. Mas, pode acontecer …

      Este tipo de acordo deveria estar previsto no contrato de compra e venda e de comum acordo entre as partes.

      E a liberação das chaves antes do recebimento total do dinheiro pelo vendedor. É certo?
      Assim, ambos tem riscos, deve-se estabelecer em cláusula contratual as obrigações de cada parte, em caso de qualquer problema com o financiamento ou o registro do contrato.

      Equipe Click Habitação

  95. Boa tarde fiz um financiamento de um apto com valor 160.000,00 meu credito junto a Caixa Econômica federal foi de 161.883,29 nas condições gerais do contrato reza que a vendo excedente no valores auferidos com financiamento estes deverão ser ressarcidos ao promissário comprador .Mas na realidade isso não aconteceu pois a vendedora do imóvel não quer me devolver o valor excedente pois alega demora no pagamento é justo isso quais os meus direitos ou deixo pra lá.

    • Olá Gladson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que presente caso há necessidade de análise documental e jurídica da questão.
      Assim, orientamos a procurar o PROCON para análise e orientação quanto aos seus eventuais direitos.

      Equipe Click Habitação

  96. BOA TARDE,
    COMPREI UM APARTAMENTO USADO FINANCIADO PELA CAIXA. O CONTRATO DE COMPRA E VENDA FOI LIBERADO PARA REGISTRO NO RGI. A CAIXA DISSE QUE TENHO QUE DEVOLVER REGISTRADO NO PRAZO DE 30 DIAS. COMO AS CERTIDÕES QUE GENTE TEM QUE TIRAR DEMORAM 05 DIAS ÚTEIS, SÓ DEI ENTRADA NO RGI NO 5O. DIA APÓS A ASSINATURA.
    MINHA PREOCUPAÇÃO É DE TER ALGUMA EXIGÊNCIA DO RGI. O QUE OCORRE SE PASSAR UM POUCO DOS 30 DIAS DA CAIXA?

    GRATA.

    • Olá Denise

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que conforme consta no artigo o prazo para registro pelo Cartório de contratos no SFH ou SFI é de 15 dias:
      SFH e SFI (Alienação Fiduciária) – 15 dias para registro do contrato
      A legislação determina que o registro do contrato financiado no SFH ou SFI (alienação fiduciária) tenha prazo diferenciado e menor:
      * 15 dias para registro ou averbação de títulos da Lei 4.380/1964 que criou o SFH em seu art. 61, § 7ᵒ. incluído pela Lei 5.049/1966.
      * 15 dias para registro ou averbação dos títulos decorrentes da Lei 9.514/97, que criou o Sistema Financeiro Imobiliário e instituiu a Alienação Fiduciária de Imóveis (artigo 52 da Lei 10.931/04).

      Por outro lado, o prazo de 30 dias é praxe para efeito de garantia do Banco.
      O principal efeito é que o dinheiro do vendedor somente é liberado após o registro em Cartório de Imóveis.
      Se houver exigência orientamos, se necessário for, a mostrar a exigência do Cartório ao gerente.

      Equipe Click Habitação

  97. Boa noite, eu comprei uma casa, a escritura já foi emitida pelo cartório mesmo tendo demorado quatro meses, o problema é que o construtor está retendo as chaves do imóvel, ele alega que está aguardando a compensação do banco, ou seja ele só quer me entregar as chaves depois que o banco creditar o valor em sua conta !!!! Preciso saber se ele tem esse direito, por que a entrada do imóvel eu paguei no ato da assinatura, e já são cinco meses de espera pela conclusão da escritura, e no entanto agora ele se nega a me entregar as chaves !!!!

    • Olá Adriana

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que este comportamento é a praxe de mercado.
      Mas, cremos que isso deveria ter sido informado e negociado com você antes de fechar o negócio.

      Normalmente a liberação das chaves ocorre após o crédito efetivado ao vendedor.
      Mas, orientamos a ler o contrato de compra com o Construtor e verificar as condições estabelecidas.

      Equipe Click Habitação

  98. estou comprando uma casa pela caixa dei inicio em maio e ate hoje ainda esta enrolado esta faltando so assinar o contrato com o banco so q eles estao demorando demais queria saber como proceder nesse caso.

  99. Boa tarde, Gostaria de saber se após ter feito a escritura de um terreno só posso vende-lo com escritura passada ao novo comprador após cinco anos?
    Vendi um terreno, o qual havia feito a escritura há pouco dias, não foi realizado o registro desse imóvel, mesmo já o tendo vendido é necessário fazer o registro em meu nome? O novo proprietário pode fazer em nome dele após efetuar a nova escritura sem que eu o tenha registrado?

    • Olá Viviane

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o procedimento correto é o registro de todas as transações efetivadas com o imóvel.

      Sugerimos consultar o Cartório de Registro de Imóveis para verificar a possibilidades aventada.

      Equipe Click Habitação

  100. Estou num processo para financiar um apartamento pelo BB. Após a vistoria do imóvel fui informada que o imóvel não foi aprovado. Fiquei surpresa porque este mesmo imóvel foi aprovado 1 mes antes pela Caixa e eu acabei preferindo fazer pelo BB. Posso contestar o laudo do BB? Tentei ter acesso ao laudo da Caixa eela diz que não pode entregar. Eu paguei por ele e tentaria usar para contestar o laudo do BB.

    • Olá Patricia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que cada banco pode ter seu critério de aprovação de imóvel, assim não necessariamente o laudo da CAIXA será considerado por outro banco.
      Entendemos que é direito seu, se você pagou a avaliação, o direito de cópia do laudo efetivado.
      Caso o banco recuse abra demanda no Banco Central ou PROCON.

      Sugerimos verificar o motivo real da recusa do BB em aceitar o imóvel e verificar se de fato o imóvel é uma boa escolha para sua compra.

      Equipe Click Habitação

  101. Olá CLICA HABITAÇÃO eu e meu esposo compramos um imóvel e na próxima quarta feira iremos pagar o ITBI e é fazer os trâmites do cartório eu gostaria de saber quantô tempo leva para os trâmites do cartório ficar pronto e eu poder me mudar?

    • Olá Michele

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os prazos de registro constam no artigo:

      O prazo normal para registro do titulo pelo Cartório é de até 30 dias.

      Para financiamentos no SFH ou SFI o prazo é de até 15 dias.

      O prazo para entrega das chaves é um acordo entre as partes (comprador e vendedor). Normalmente os vendedores somente entregam após o registro do contrato e do recebimento do valor da venda.

      Equipe Click Habitação

  102. Boa noite!

    Compramos uma casa em 02/2016, nos entregaram as chaves 5 meses depois, e até o momento não registraram no registro de imóveis, pois a caixa alega que não consegue registrar pois o imóvel esta alienado pela construtora. Posso entrar com uma ação contra a construtora?

    • Olá Aline

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sugerimos antes de entrar com a ação consultar o PROCON para uma avaliação jurídica da situação e verificar o que de fato está acontecendo, podendo lhe orientar qual o melhor caminho.

      Equipe Click Habitação

  103. Boa tarde, vendi meu AP e entreguei as chaves assim que o comprador me deu uma parte do pagamento. o restante ele ficou de dar na assinatura da escritura. minha duvida é se existe algum prazo para assinar a escritura? tem algo que eu possa fazer? estou dependendo disso para financiar um outro imóvel.
    Obrigado!

    • Olá Renato

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esta questão deve ser sempre um acordo entre as partes. Você deverá ter colocado um prazo no contrato particular de compra e venda efetivado entre as partes.

      Em geral, os vendedores somente entregam a chave após o recebimento de todos os valores devidos. Isto é uma estratégia para pressionar o comprador a financiar com rapidez ou escriturar com rapidez.

      Sugerimos negociar com o comprador o recebimento do que falta o mais rápido possível.

      Equipe Click Habitação

  104. Boa tarde!

    Comprei um apt em Brasilia, dei o sinal de entrada mais o FGTS e assinei no correspondente Bancário a liberação do FGTS, já se passaram mais de 30 dias e o correspondente bancario me falou que meu processo esta parado por falta de documento da construtora, o que devo fazer? já que liguei na construtora e eles me falaram que o problema de documentação segundo eles é falta de entendimento da gerente do banco…

    • Olá Gleison,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Em primeiro lugar você precisa descobrir qual o problema que está gerando esse atraso.
      Peça para a construtora explicar exatamente o que o Banco não está entendendo e depois vá ao Banco e escute o que eles estão alegando.
      O correspondente bancário não consegue ajudar? Ele que deveria correr atrás para explicar o motivo, afinal você contratou o correspondente para não ter essa dor de cabeça.
      Se realmente o problema for com o Banco, abra um SAC.

      Equipe Click Habitação

  105. Boa noite!

    Comprei um terreno em um condomínio fechado e financiei o mesmo. Recebi uma ligação no final de outubro informando a taxa do ITBI, registro do imóvel e escritura. Tenho ciência de que não consigo parcelar o valor, pois trata-se de cartório e Prefeitura. Porém, a funcionária informou que eu devo pagar essas taxas até o final deste mês. Esta informação procede? Eles podem estipular prazo para pagamento?

    • Olá Charlotte

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o registro da escritura de compra e venda é a garantia de que o imóvel é seu!
      Isso é muito importante. Faço-o o mais rápido possível.

      Já pensou o vendedor vender o seu terreno para outra pessoa?

      O Cartório não permite parcelamento, mas algumas Prefeituras permitem o parcelamento do ITBI. Verifique.

      Equipe Click Habitação

  106. Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida. Estou comprando um apto onde já realizei o sinal e assinei o contrato de compra e venda registrado em cartório. No contrato existe uma cláusula dizendo q após o sinal, as chaves seriam entregues para o comprador (no caso eu)… na próxima semana realizaremos a assinatura do contrato na cef. Lendo os comentários verifiquei q é de praxe o trâmite em torno de 15 a 30 dias para liberação do valor ao vendedor. Realizei a reforma do apto e ja quero me mudar pois acabei comunicando a imobiliária da entrega do imovel onde moro de aluguel e pq tiro ferias daqui uma semana, ficando fora ate o final do mes. Não quero q venca aluguel e prestacao caixa (por isso a agonia). O vendedor já havia me autorizado informalmente a mudar (por telefone). Inclusive em conversa com o mesmo expliquei a situação e me responsabilizei a partir da data da mudança assumir as despesas como água, luz, condomínio dentre outros. Porém agora o vendedor me pediu para assinar um contrato que dentre essas responsabilidades, uma cláusula que caso se passe 20 dias da data da assinatura na cef e ele não receba o crédito, eu terei q pagar um valor referente a aluguel por ja estar no apto. Nessa situação devo aceitar tal cláusula? E qto a cláusula q fala sobre as chaves no sinal??? Entendo q o mesmo queira se resguardar mas fiquei pé atrás dessa condição….

    • Olá Carlos

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o vendedor já agiu de boa fé ao te liberar o imóvel sem ter recebido todo o valor a que tem direito.
      Isto não é praxe de mercado. A maioria somente libera após a liberação de recursos.

      Esta questão é um acordo entre as partes, assim o que é acordado é lei. A melhor saída é sempre acertar este tipo de liberação com antecedência.

      O Registro do contrato se estiver tudo certo pode levar até 15 dias.
      Assim avalie a melhor saída. Talvez um valor por dia e não pelo mês todo seja uma saída. Assim, talvez ambos fiquem satisfeitos.

      Equipe Click Habitação

  107. Boa noite!!!

    Comprei um apto, maior parte à vista e o restante utilizei o fgts.. fiz a promessa d compra e venda em setembro e paguei a parte à vista…por conta de greve dos bancos e algumas pendencias documentais o contrato p utilização do fgts junto à caixa so foi emitido e assinado hoje 01/11.. fui informada pelo gerente q todos (vendedores, compradores e gerente) deveriam assinar e q o fgts nao seria liberado de imediato pois eu teria q ir no cartorio fazer o registro e isso levaria 30 dias, porem estou confusa quanto a esse registro.. sabem me informar do q de trata? É apenas o registro do contrato ou ja eh a escritura? Como funciona isso? Por favor me ajudem…

    Obrigada

    • Olá Gi

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que é norma do Conselho Monetário Nacional e do Conselho Curador do FGTS que a liberação dos recursos somente se faz após o registro do contrato ou escritura no Cartório de Registro de Imóveis.

      Escritura pública ou contrato particular de compra e venda?
      A legislação vigente dita como regra geral que a aquisição de imóvel se concretize por meio de escritura pública, via tabelionato, sendo esta forma essencial à validade do negócio, pois, conforme preceitua o artigo 108 do Código Civil, “não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País”.
      A exceção a essa regra são os casos dispostos em leis especiais, como, por exemplo, aqueles referentes ao SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário, compra e venda de imóvel pelo SFH – Sistema Financeiro de Habitação e o negócio jurídico envolvendo imóvel com valor igual ou inferior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.”

      Assim, os contratos lavrados pelo SFH podem ser efetivados por contrato.

      Orientamos a registrar o contrato no Cartório para que a liberação de recursos pode ser efetivado pelo Banco. Isto é praxe em todos os contratos habitacionais, exige-se o registro para liberação dos recursos.

      Veja mais no artigo:
      Registro de Imóvel – Como fazer?

      Equipe Click Habitação

  108. Bom dia!
    Uma pergunta: o setor jurídico da CEF afirma que a data de impedimento para venda de um imóvel é da averbação constante em certidão do registro do imóvel, porém isto é contraditório ao que está expresso no contrato de compra assinado pela própria CEF, em cuja cláusula diz que há impedimento de vender ou ceder o referido imóvel pelo prazo de 18 (dezoito) meses a contar da data da assinatura do contrato (19/12/2014).

    Ocorre que na certidão tal cláusula não foi reproduzida da mesma forma que no contrato, constando na certidão o seguinte:

    “Av-06 em 17 de agosto de 2015. Averbação. Consta do instrumento particular datado de 19 de dezembro de 2014, referido no R-05, que a adquirente fica impedida de vender, prometer vender ou ceder seus direitos sobre o imóvel objeto da alienação pelo prazo de 18 (dezoito) meses, a contar da data do presente título, conforme o §1º, do artigo 8º da Lei n. 10.188, de 12/01/2001.”

    Diante disso, o jurídico afirma que o impedimento estará vigente até fevereiro de 2017, enquanto se cumprisse o contrato que a própria CEF assinou em 19/12/2014, pela cláusula nele expressa, o prazo de impedimento terminou em junho de 2016. O que fazer nesse caso para que a CEF honre o contrato e reconheça que o prazo de impedimento de venda já terminou?

    • Olá Luciano

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sugerimos a contratação de advogado ou peça ajuda do PROCON para análise da documentação e orientação do que pode ser efetivado.
      Neste caso, há necessidade da análise documental.

      Equipe Click Habitação

  109. Boa noite,
    Comprei um ap aqui em Bh, financiado pela Caixa pelo prazo de 5anos em 2004. Paguei as prestações normalmente e em 2006 tive condições de quitá-lo e fiquei sabendo que o mesmo ainda não tinha sido registrado, pois, os vendedores tinham feito o inventário do imóvel com erro. Mesmo assim no final de 2006 o ap estava pago, e o tal inventário só foi totalmente corrigido neste ano de 2016. Não tenho ainda a documentação e quem me vendeu ainda não recebeu e a caixa não sabe como resolver. A família que me vendeu diz que é dona do imóvel e eu não sei mais o que fazer. Tenho um imóvel que não é meu. Quero saber como devo proceder, pois preciso resolver esse problema e não sei mais onde recorrer.

    • Olá Adriana

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Situação complicada

      Orientamos a preliminarmente procurar o PROCON e levar toda a documentação para análise e orientação quanto as providências a serem adotadas em defesa dos seus interesses.
      Talvez seja necessária ingressar com ação judicial.

      Equipe Click Habitação

  110. Bom dia,
    Após levar o contrato do financiamento imobiliário no cartório, que tem força de escritura, o mesmo devolveu sem o carimbo em todas as folhas e sem o selo/etiqueta do cartório na via do contrato que tem que ser entregue ao banco para liberação do valor ao vendedor.
    O banco se recusa a liberar o valor pois exige o selo/etiqueta do cartório no contrato, apesar de já ter apresentado a nova matricula do imóvel onde consta a alienação.
    O cartório se recusa a colocar esse selo/etiqueta pois alegam não ter e não fazer esse procedimento.
    Pergunto: O cartório é obrigado a colocar esse selo no contrato? O Banco pode exigir isso apesar de já temos apresentado a matricula original?

    • Olá Érika

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Já tivemos reclamações parecidas de exigência do BB.
      Entendemos que se trata de excesso de zelo do Banco, considerando que já existe matrícula atualizada contendo a garantia em favor do Banco.

      Orientamos a efetivar Reclamação junto ao Banco Central conforme consta no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Caso não dê o resultado, orientamos a reclamar junto ao PROCON e verificar as medidas cabíveis.

      Equipe Click Habitação

  111. Boa Noite,

    Me chamo Vladimir e, devido ao falecimento de minha mãe em 3/16. Foi feita a venda da casa e inventário envolvendo duas pessoas. Este processo foi finalizado em 16/09/16. O comprador nos informou que pagamentos devidos nos serão créditos após assinatura da escritura ( executada no mesmo cartório em que foi realizado o inventário). A minha dúvida é em relação a prazos e conclusão de todo o processo são 30 dias? Greve no sistema bancário pode atrasar o prazo devido?

    Aguardo retorno.

    Sema mais,

    • Olá Vladimir

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o prazo legal para registro da escritura pelo Cartório de Registro de Imóveis é de 30 dias.
      A liberação de valores pelo vendedor é um acordo entre as partes.
      O Cartório de Imóveis poderá efetivar exigências e pedido de documentação complementar, se for o caso.

      A greve nos bancos em nada interfere, pois pelo que relatado foi uma venda à vista.
      Se for financiada, a liberação dos recursos ocorrerá somente após a entrega da Certidão de matrícula atualizada, constando o registro da compra/venda e da garantia do banco.

      Equipe Click Habitação

  112. Boa tarde,

    Estou passando por um sufoco a cada dia que passa, porque vendi meu apto no dia 30/05/2016, esta foi a data do contrato de compra e venda. Assim, o comprador adquiriu meu apto pela FGTS, a vista. Mas via banco Itaú. Até hoje, já faz 4 meses, ainda não recebi o dinheiro, que já agora, dizem que está em fase de escrituração, já não consigo acreditar mais. Como é possível demorar tanto para liberarem um dinheiro, isso é normal, e quando está em fase de escrituração, já está na fase final?

    Obrigada
    Roberta

    • Olá Roberta

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a liberação dos recursos ao vendedor somente é possível por determinação normativa do Banco Central e por segurança do Banco após o registro do contrato/escritura de compra e venda junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

      A demora deve estar sendo decorrente de problemas internos do comprador e do Banco.

      Sugerimos efetivar uma Reclamação junto ao Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Assim, você terá uma resposta formal do banco.

      Equipe Click Habitação

  113. Bom dia. Eu e minha esposa somos donos de um apartamento em Campinas. Efetuamos a venda do mesmo, porém estava alugado para um amigo, sem contrato formal. Desta forma o mesmo foi notificado e no prazo correto não manifestou o interesse, pois o mesmo tinha preferência de compra. Porém não assinou a carta que a imobiliária enviou ao mesmo, referente a desistência da preferência de vendas. Entregou o apartamento em perfeitas condições, deixando as chaves com a corretora da imobiliária. Acontece que a compradora, depois de tudo assinado por ambas as partes, reconhecido firma em cartório e feito todos os tramites legais, está se recusando a levar os documentos para registro. E como o pagamento dela está sendo realizado via carta de crédito de consórcio imobiliário, não temos nem ideia de quando poderemos receber o valor acertado, que neste caso específico foi de R$ 250.000,00. Verifiquei que existe uma lei 8.245/91, que não foi revogada e nem alterada pela nova lei do inquilinato. E nesta lei consta que se o inquilino, em um prazo de 30 dias não manifestar-se referente ao interesse de compra, seu direito de preferência é caducado. O que quero saber é se a compradora, por estar agindo de forma “estranha” (neste caso não posso ser leviano e acusa-la de “má fé”), pagará alguma multa aos compradores por não ter entregue toda documentação para registro em cartório. Tendo em vista que o cartório pode demorar até 30 dias para o registro. Aguardo. Muito grato!

    • Olá Marcos

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a consultar o contrato de compra e venda a previsão de multa por atraso no registro do contrato.
      Sugerimos procurar o PROCON para análise na defesa dos seus interesses.

      Equipe Click Habitação

  114. Vendi um apartamento pela Caixa. Tudo correu dentro do normal e liberei as chaves na assinatura do contrato. O comprador registrou normalmente e entregou a Certidão de RGI ao Banco em 05/09/16. Até hoje, um mês depois, o recurso não foi liberado na minha conta. Estou tentando falar com algum Gerente, mas com a greve, ninguém atende. Tenho em paralelo empréstimos com juros extorsivos e tenho um custo altíssimo com isso, motivo pelo qual vendi o apartamento. Para quitar e acabar urgentemente com a extorsão. Tenho como reclamar contra o banco comprovando o que pago por mês desses juros?

    • Olá Dail

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Orientamos a efetivar uma reclamação junto ao Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Em paralelo sugerimos consultar o PROCON quanto as medidas cabíveis quanto a eventual ressarcimento pelo banco.

      Equipe Click Habitação

  115. Olá! Meu contrato de financiamento já foi registrado no dia 23/09 e a matrícula já está em meu nome. Levei o contrato no banco e eles informaram que dentro de 3 dias úteis o valor seria liberado ao vendedor. Porém neste período o banco levantou uma divergência, no contrato de financiamento eu e meu marido (o imóvel pertence aos dois) ainda estávamos solteiros, porém quando fomos registrar o contrato já havíamos casado (regime parcial de bens) e na matrícula consta que somos casados. O cartório não fez nenhuma observação quanto isso, pelo contrário, falou que este procedimento está correto, pois a matrícula deve ser emitida com nossa situação atual. Com essa divergência, o banco ainda não liberou os recursos ao vendedor, pois vamos ter que fazer um aditivo no contrato e registrar novamente. O vendedor alega que só liberará as chaves quando o banco liberar o valor para ele. O vendedor pode exigir isso, mesmo o imóvel já estando em nosso nome e o contrato de financiamento já registrado?
    Obs: é um imóvel novo (nunca foi ocupado por ninguém).

    • Olá Carolina

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que o banco tem razão na necessidade de se efetivar uma Ret-Ratificação do estado civil no contrato.
      Se no cartório já está o estado civil correto cremos que não haveria necessidade de novo registro.

      Quanto a liberação das chaves é praxe de mercado a liberação das chaves após a liberação dos recursos ao vendedor, mas verifique a cláusula contratual do seu contrato de compra e venda.
      Qualquer coisa peça auxilio ao PROCON.

      Equipe Click Habitação

  116. Olá, gostaria de uma informação comprei um apartamento e assinei o contrato com a Caixa no dia 24-06-2016, fiz todo o trâmite de documentação pela Imobiliária, só que até hoje a imobiliária não me passa a data de entrega das chaves e nem os registros do cartório. Qual é o prazo máximo que a imobiliária tem para resolver essas questões?

    Desde já agradeço.

    • Olá Liliane

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a formalizar um pedido de liberação das chaves junto a imobiliária.

      Se não for atendida sugerimos fazer reclamação junto ao PROCON.
      Você pode denunciar a imobiliário no CRECI.

      Equipe Click Habitação

  117. Boa tarde,

    Gostaria de saber se quando um imóvel é financiando , quando solicito uma certidão do imóvel consta o nome do novo comprador ou o nome do antigo dono ou ainda se vai está no nome do banco que financiou?

    att

    • Olá Vanessa

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que na Certidão de matrícula do imóvel vai aparecer todo o histórico de compras e vendas do imóvel, as mudanças de denominação da rua, se o imóvel está hipotecado ou alienado a algum banco, os dados dos compradores e vendedores.

      Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
      O que é Matrícula do Imóvel?
      Registro de Imóvel – Como fazer?

      Equipe Click Habitação

  118. Boa tarde!
    Quero comprar um apto,porém o mesmo já esta quitado junto com a construtora, já foram feitas as vistorias, o imóvel ainda não foi entregue, como devo proceder?

    • Olá Thiago

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Para efetivar a compra deverá ser efetivada a escritura de compra e venda em Tabelião e posteriormente deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

      Equipe Click Habitação

  119. Prezados, Bom Dia!

    Quitei um imóvel financiado pela caixa
    Tenho algumas dúvidas???
    O imóvel está em meu nome e do ex marido, comprei 50% dele, tenho que pagar todos os impostos e taxas do cartório novamente?
    IBTI verifiquei que terei que pagar sobre 50% do valor do imóvel.
    Mas e a escritura e o registro valor integral?

    Atenciosamente,

    • Olá Mari,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os Cartórios cobram por ato ou pelo serviço executado, não havendo percentual neste caso.
      No caso das custas cartorárias orientamos a utilizar a tabela de emolumentos do seu Estado, constante no site do IRIB.
      Tabela de Emolumentos – por Estado

      O primeiro passo é pegar o Termo de Quitação junto ao Banco e averbá-lo na matrícula do imóvel.

      Equipe Click Habitação

  120. Olá, sou vendedor de um imóvel e acabei de assinar na Caixa Economica o contrato de financiamento junto com os compradores. Eles levaram hoje o contrato para registro no cartório e me passaram uma cópia do protocolo. Porém, querem que eu assine um termo de posse e entrega das chaves para liberar o imóvel a eles. Quais seriam os riscos envolvidos para liberar o imovel sem o banco liberar o dinheiro na minha conta? tenho risco de perder o imóvel caso o banco não libere o dinheiro?
    Obrigado!

    • Olá Kleber,

      Boa noite! Agradecemos sua presença do Click Habitação.
      Não existe risco de você perder o imóvel porém lembre-se que o fato de não entregar as chaves é uma forma de “incentivar” o comprador a registrar logo o imóvel e entregar o comprovante ao Banco
      Não costuma ser muito convencional entregar as chaves antes. Pelo contrário, ainda se dá 30 dias de prazo após o recebimento do valor.

      Equipe Click Habitação

  121. Boa tarde,
    Gostaria de saber se os prazos estipulados para Registro pelos cartório, regidos por exemplo pela Lei 10.931/04 de 15 dias, são considerados dias úteis ou dias corridos?
    Obrigado

    • Olá Daniel

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que a lei cita 15 dias e não 15 dias úteis, assim o prazo de 15 dias corridos. Segue a transcrição da lei:
      “Art. 52. Uma vez protocolizados todos os documentos necessários à averbação ou ao registro dos atos e dos títulos a que se referem esta Lei e a Lei no 9.514, de 1997, o oficial de Registro de Imóveis procederá ao registro ou à averbação, dentro do prazo de quinze dias.”

      Equipe Click Habitação

  122. Oi EQUIPI DO CLICK HABITAÇÃO!!! Gostaria que me esclarecessem uma situação um tanto quanto difícil para mim.Tenho um contrato imobiliário que segue em cartório para registro, só que estão me precionando muito ( vendedor )quanto ao prazo de registro do mesmo onde o mesmo chega a mencionar que ira me aciinar na justiça se eu não der andamento. Mas não sou eu a culpada, apenas cumpro a determinação da lei. Hoje ainda outra forma de pressão me foi feita, o corretor me informou que o gerente do banco ligou pressionando, querendo saber do andamento do processo alegando prazo e que uma cláusula aditiva seria colocada no contrato alegando que o prazo havia sido extrapolado. Achei muito estranha tal situação! E qual motivo teria o vendor para me acionar judicialmente? Ah cabe salientar que as chaves da casa foram entregues a mim no dia 25 de julho, porém com um contrato firmado e registrado em cartório por ambas as partes onde constava a entrega das chaves. Como deve agir, como proceder, como me resguardar, e até onde tais ameaças oidem ser cumpridas, ou seria somente pressão? Eles alegam falta de informação da minha parte, para me penalizarem, mas sempre repasso que o registro está em andamento, não detalho por motivos de dessavenças as quis já passei, me reservei ao direito de não mais entrar em detalhes para evitar perturbações. Mas aí faço outra pergunta: isso é motivo para uma ação judicial? Me ajudem, pois estou sufocada por tantas pressões, obrigada!

    • Olá Cristina

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a pressão é decorrente que somente há a liberação do valor ao vendedor após o registro no Cartório de Imóveis.
      Assim, todos querem receber …

      Enquanto você não registrar não será a dona oficial do imóvel. Tome todas a providências para efetivar o registro o mais rápido possível

      Com relação as ameaças de ação procure o PROCON ou advogado de sua confiança.

      Equipe Click Habitação

  123. Olá equipe do click habitação!!! Estou com um contrato imóbiliário para ser registrado em cartório, porém já constaram duas pendências, já solucionadas, mas toda vez que eu volto ao cartório o mesmo pede prazo de 10 dias para nova análise. Recebi um telefonema da imóbiliária me ameaçando onde diziam que o vendedor iria fazer um distrato com BB. Isso é possível? Contrato esse já assinado por todos os envolvidos. Em uma conversa a mesma corretora me informa que irão me cobrar de novo as taxas de registro junto ao cartório. Isso procede? Desde já agradeço!!!

    • Olá Luismar

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a guardar todos os comprovantes e protocolos das entregas junto ao Cartório.

      Esclarecemos que o distrato é um acordo entre as partes, ele não poderá ser efetivado se não for de sua vontade. Assim, fique tranquilo.
      Pague as parcelas mensais normalmente.

      A pressão da imobiliária é no sentido de que eles somente recebem sua comissão após o registro do contrato.

      Equipe Click Habitação

  124. Olá equipe do CLICKHABITAÇÃO! Estou com um contrato imobiliário já no cartório para registro do mesmo( sempre com exigência do cartório), estou sempre solucionando as pendências. Porém venho sofrendo muita pressão por parte da imobiliária, sempre com as mesmas alegações dizendo que meu contrato com o banco será cancelado( contrato assinado dia 26/07/2016). Faça a seguinte pergunta: em quais hipóteses ou situações meu contrato pode ser cancelado com o banco? Obrigada, CLICK HABITAÇÃO!

    • Olá Luisa

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a pressão maior é a do vendedor, pois sem o registro não há liberação do valor da venda pelo Banco.
      Fique Tranquila. Atenda as exigências do Cartório. Tenha em mãos as exigência e serão provas a seu favor.

      O cancelamento não é praxe, apenas o interesse deles é o recebimento do valor da venda e da comissão da imobiliária.
      Assim, pague as prestações e atenda as exigências do cartório e pronto.

      Equipe Click Habitação

  125. Boa noite!

    Vendi um imóvel, financiado pela caixa econômica, há 24 dias, estivemos no banco assinamos o contrato, o comprador se mudou para o imóvel, mas até agora não pagou o tramite de registro do mesmo junto ao cartório. ele tem prazo pra fazer, como devo proceder, pois somente com o registro em seu nome o dinheiro será liberado.

    obrigado!

    • Olá Francisco

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que seria melhor não ter liberado o imóvel antes do registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis. Esta é praxe de mercado.

      Orientamos a pressioná-lo a registrar sob pena de pedir o distrato do contrato junto ao Banco.
      Veja com advogado ou PROCON o que pode ser efetivado para defender os seus interesses.

      Equipe Click Habitação

  126. Estou em processo de financiamento de imóvel,porém já na parte de registrar o contrato, mas já é a segunda vez que consta exigência. Fica minha dúvida: como fica minha situação com o banco, uma vez que já paguei as custas cartórias e ITBI? Estou sendo pressionado pelo construtor onde o mesmo me diz que se não correr para cumprir as exigências no cartório meu contrato será cancelado, isso procede? Uma vez que meu FGTS foi liberado ao Banco do Brasil pela CEF.Como fico nessa situação, o que pode de fato pode acontecer? Desde já agradeço a equipe do CLICK HABITAÇÃO!

    • Olá Luis

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que o interesse do vendedor é receber o valor da venda. Assim, enquanto o imóvel não estiver devidamente registrado o Banco não libera os recursos da venda.
      Orientamos a cumprir as exigências do Cartório e aguardar.

      A hipótese de cancelamento do contrato é remota e somente será adotada em último caso.
      Na realidade, a pressão do vendedor é pertinente, mas como se trata de exigência do Cartório, deve-se regularizar a pendência e aguardar o registro.
      Enquanto isso você deve efetivar o pagamento das prestações.

      Equipe Click Habitação

  127. Eu quero saber se depois do contrato assinado registrado e entregue ao banco.
    Eu posso fazer um financiamento de um automóvel sem medo?

    • Olá Eduardo

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação
      Considerando que se seu contrato foi assinado e registrado a sua preocupação deve ser pagar as prestações e trabalhar para a quitação o mais rápido possível. Boa sorte!

      Equipe Click Habitação

  128. Boa tarde,
    Comprei uma casa no mês de 02/2016 e já sabia que toda a documentação da casa estava sendo feita , me deram o prazo de 180 dias, o mesmo já venceu e os documentos da casa não estão prontos para ser levado a Caixa Econômica. Gostaria de saber qual o verdadeiro prazo que a Prefeitura leva para organizar esses documentos, pois segundo a moça da corretora diz que agora é com a prefeitura para agilizar esses documentos para que possamos dar continuidade na CX Econômica.
    Devo eu mesma correr atras disto junto com o dono ou deixar por conta da mulher da imobiliárias que diz esta cuidando disso.
    E se existe outra maneira de agilizar essa documentação ???

    • Olá Caroline

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se você ou o vendedor contratou a imobiliária para efetivar a documentação do imóvel, será dessa empresa que deverá ser cobrada a entrega.
      Informamos que também não vale a pena adquirir um imóvel com documentação faltante.
      Verifique qual o real problema na documentação. Algo de errado?

      Caso haja algo estranho pense se realmente será uma opção a compra deste imóvel.
      Neste caso, veja se não será melhor adquirir um imóvel regular e pronto. Peça o cancelamento do negócio e devolução dos valores pagos.
      Peça avaliação do PROCON.

      Equipe Click Habitação

  129. Boa noite, em 2012 fiz um empréstimo e dei meu imóvel em garantia(alienação feduciária) paguei todas as custas entreguei todos os documentos. Como não entendia como funcionava, passando um tempo precisei de mais dinheiro para pagto de dividas já que os juros estavam altos demais no cheque especial, fui a outro banco e novamente ofereci meu imóvel em garantia, quando fui no cartório de registro a escrivã me entregou muitos documentos pedindo que eu entregasse ao banco onde fiz meu primeiro emprestimo pra que eles retificassem algumas coisas que estavam faltando. Até ai tudo bem isso já fazia mais de um ano entreguei e fiquei esperando e pagando, só que o segundo emprestimo o banco registrou em cartorio. Quando as coisas começaram ficar difícil pra mim e meu nome foi pro SPC, ai o Banco que não registrou correu pra fazer o registro, chegando lá não pode mais fazer o registro e agora não estou conseguindo pagar o empréstimo eles estão fazendo ameaças dizendo que eu agi de má fé coisa que não é verdade, porque só descobri que eles não podiam mas registrar quando me ligaram. eles erraram e agora o que pode acontecer com a minha casa. já que estou pagando certinho o banco que registrou. por favor me responda, me de uma luz o que fazer. O que pode o banco fazer contra mim. Já que o erro foi deles.

    • Olá Rocélia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que qualquer operação de crédito com garantia de imóvel o banco para liberação do crédito exige a entrega da Certidão de matrícula atualizada constando o registro da operação.
      A situação é realmente estranha.

      O Banco poderá efetivar pesquisa de bens e tentar penhorar para garantir o retorno do crédito.
      Assim, outros bens que você possua podem ser objeto de penhora. Mas, eles terão de mover uma ação judicial.

      Equipe Click Habitação

  130. Bom dia, estou com uma dúvida tremenda. Eu e meu noivo compramos um ap onde parte dele foi financiado pela caixa, e o restante pela construtura. Assinamos todos os contratos com a construtora, e já começamos a pagar as prestações da mesma. Assinamos também com o despachante no final do mês de julho, e nosso corretor e nossa atendente do despachante nos informou que agora temos que aguardar para sermos chamados para assinar o contrato com o banco. Porém enquanto não assinamos com a caixa vão nos cobrando um juros desse tempo, que terá que ser pago no dia dessa assinatura com a caixa, e que não fazemos nem idéia de qual será o valor. E até hoje ainda não temos previsão de quando irão nos chamar. Mandei email para nossa atendente e ela nos informou que agora existe um número x de contratos de venda a ser feitos para conseguir mandar todos assinarem com o banco, e enquanto não conseguirem vender esse mínino ainda não vamos poder assinar. Isso é correto? Existe algum prazo máximo para essa assinatura com o banco? Esses juros que irão nos cobrar é legal?? Ficaremos muito agradecidos se puder nos ajudar.

    • Olá Tatiane

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que existem regras para aceitação do empreendimento pelos Bancos.
      Alguns pedem 30% ou 40% de comercialização de unidades para poder fechar o financiamento das unidades do empreendimento durante a fase de obras.

      Alertamos que as dúvidas que vocês tem hoje deveriam ter sido sanadas antes da assinatura do contrato com a Construtora.
      O índice de atualização monetária dos valores do contratos em geral são pelo IGPM ou INCC. Verifique nas cláusulas do seu contrato com a Construtora.

      Se tiverem dúvidas orientamos a procurar o PROCON para análise do seu contrato.

      Equipe Click Habitação
      Assim, durante a construção não tem juros, mas os valores são atualizados monetariamente.

  131. Olá, comprei um imóvel através de um contrato de gaveta, esse imóvel estava financiado pela CEF, paguei parte para o vendedor e assumi o financiamento, não fizemos qualquer alteração do contrato na CEF. Agora terminei de pagar todo o financiamento, quero transferir o imóvel para o meu nome.
    Para pegar a liberação do financiamento posso apresentar para a CEF a procuração pública que fiz com financiado(vendedor) com amplos poderes, inclusive, para passar o imóvel para meu nome? Isso não dará algum problema junto a caixa já que o financiado não poderia vender o imóvel?
    Quando fizer a escritura no RI terei direito aos 50% de desconto sobre as custas e emolumentos por ser o primeiro imóvel residencial que adquiro e ter sido financiado (apesar do financiamento não estar no meu nome)?

    • Olá Kiara,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que não haverá problema na entrega do Termo de Quitação.

      Você deverá averbar o Termo de Quitação na matrícula do imóvel junto ao Cartório de Registro de imóveis.
      Com relação ao desconto de 50% nas custas infelizmente não terá direito, pois a sua aquisição será sem financiamento, ou seja o financiamento já está quitado.
      Mas, não se preocupe, você em compensação pagará somente 1 ato: compra e venda do imóvel.
      No financiamento habitacional são 2 atos: compra e venda do imóvel e a garantia do banco. Assim, o custo será igual.

      Você deverá pagar a escritura e o ITBI.

      Equipe Click Habitação

  132. Estou transferindo um financiamento da casa que compramos junto eu e minha ex namorada agora assinei o adendo transferindo a parte dela para mim. tenho até 30 dias para pagar o ITBI e registrar o contrato novamente no cartorio ? e se passar o prazo dos 30 dias para o registro junto ao cartorio o que acontece ?

    • Olá Herbert

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que enquanto você não registrar não haverá publicidade oficial de transferência de propriedade, ou seja, mantem as condições originais da aquisição.
      O ITBI será cobrando com encargos, se não recolhido no prazo previsto.

      Equipe Click Habitação

  133. Bom Dia, vendi um imóvel pela caixa o comprador levou ao cartório para registro e o mesmo informou que existe uma pendencia da própria caixa que não deu baixa em uma cédula de crédito, o cartório solicitou o documento e a caixa até o momento não liberou esse documento para regularização e isso já esta com mais de 30 dias, gostaria de saber quais medidas devo tomar, para resolver esse problema

  134. Assinei contrato com o BANCO do BRASIL,SFH na linha pro cotista. Apesar de eu e meu esposo só termos ido assinar dia 02 de agosto, a data do contrato constava dia 26 de Julho.Questionamos a data porém o Gerente nos disse que não tinha importância tal data pois o mesmo ainda não tinha sido registrado e que não impactaria em nada. Assinamos, porém ainda constava em aberto a assinatura do gerente geral.O que foi feito no dia 03 de agosto. Levaram ( a imobiliária) para registrar o mesmo, no dia 03 de agosto,só que o cartório ao analisar constou pendência,que foi resolvida no mesmo dia. Mas fui até a imobiliária peguei o meu contrato, paguei o ITBI, e me dirigi ao cartório para registrar meu contrato de financiamento habitacional, ao fazer o pedido constou nova pendência, precisava de uma certidão narrativa do vendedor, porque a que eu apresentei estava positiva e o rapaz do cartório disse-me que daquela forma não poderia registrar meu contrato. Fui até o órgão responsável paguei a guia e dei entrada no dia 04 de agosto no TJGO onde lá me foi informado que tal documento só ficaria pronto no dia 19 de agosto. Ao ler o contrato do banco consta que a partir da assinatura teríamos 30 dias para apresentar o registro pronto. Só que não conseguiríamos cumprir o prazo mesmo que fôssemos no mesmo dia que consta no contrato, pois constou duas pendências. Quero saber como devo agir nesse caso? Como posso resguardar meus direitos? Qual o prazo que tenho quando consta pendências, uma vez que o contrato do BB é rigoroso e não consta nada a respeito de pendências? Como não posso pagar toda a dívida financiada com o banco e como não pude dar entrada no cartório para registro quais as sanções as quais eu fico a mercê? Ajude-me, por favor. DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Olá Cristiane

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que é uma cláusula padrão, que na nossa opinião é inócua, pois o vendedor tem interesse de registro do contrato imediato para liberação dos recursos.
      Orientamos a registrar todos os acontecimentos por meio de SAC junto ao Banco (somente no sentido de se resguardar para eventual questionamento do banco). Caso o banco faça qualquer questionamento sugerimos a abertura de Reclamação junto ao Banco Central e ao PROCON. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Orientamos, a continuar normalmente o registro do contrato.

      Equipe Click Habitação

  135. Quero vender um lote,se eu bater um contrato de compra e venda, assinar tudo e o comprador também, mas se eu não entregar a escritura eu continuo sendo dono do lote ou não..
    E se a pessoa quiser vender só com o contrato de compra e venda..ela pode?????

    • Olá Larisse

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Isto se chama contrato de gaveta.
      Orientamos a efetivar a escritura no Tabelião e o devido registro junto ao Cartório de Imóveis.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Contrato de Gaveta – O que é e os seus riscos

      Equipe Click Habitação

  136. Boa tarde comprei um imóvel assinei com a caixa na data 18/07 liguei e me disseram que dariam entrada no registro do meu contrato 29/07 e que eles ainda poderiam demorar 30 dias para entrega da minha chave essa informação está correta? Obrigado desde já.

    • Olá Carla,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a liberação dos recursos ao vendedor somente ocorre após a entrega da Certidão de matrícula atualizada após o registro do contrato no Cartório de Imóveis.
      O maior interessado nisso é o vendedor. Assim, a pressão deve ser sobre o vendedor. Em geral a entrega das chaves é efetivada após a liberação dos recursos pelo Banco.

      A entrega das chaves já é uma relação de consumo entre o comprador e o vendedor (o banco não tem nada a ver com esta etapa), e que deveria estar combinada quando da contratação.
      Em caso de dúvida orientamos a procurar o PROCON para auxiliá-la a revolver o problema, se for o caso.

      Equipe Click Habitação

  137. BOA TARDE
    Gostaria de saber quanto tempo leva pra eu assinar o contrato com a caixa econômica, já assinei dois contrato com a construtora a dois meses atrás, só falta o da caixa.
    Quanto tempo leva pra assinar?

    • Olá Thiago

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que esta pergunta deve ser efetiva a Construtora e ao Banco, pois não temos como informar, pois depende e varia de caso a caso.

      Equipe Click Habitação

  138. Boa tarde!
    Gostaria de saber em qual momento devo pagar o ITBI e o registro do imóvel em uma compra financiada? Consigo pagá-los antes ou somente após a aprovação do financiamento na instituição financeira?

    • Olá Weverson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que o ITBI você pode pagar no dia da assinatura do contrato. Consulte o site da Prefeitura e a maioria tem instruções ou até gera o documento para efetivar o pagamento.

      Já as custas cartorárias devem ser pagos na entrega do contrato para registro no Cartório de Imóveis.

      Equipe Click Habitação

  139. Boa tarde eu comprei um imovel a quase 90 dias atras direto com a construtora e como era lancamento o residencial eles estava dando a documentacao por conta deles mais acontece q eles estaum m enrolando para liberar essa documentacao e nem a agua q eh o basico de uma casa eles naum instalaram so q eu naum consigo solicitar pq eles negociaram q solicitariam de todas as unidades para depois ir passando para o nome dos compradores. Como posso correr atras dos meus direitos ou entrar cm o procon sm o cotrato em maos? Ou nesse caso eu consigo sm eles? Pq tenho um xerox simples q eles m forneceram para solicitar agua e luz pq na minha cidade precisa de liberacao da prefeitura para ligacao nova. Sera q somente cm esse xerox e meus documentos eu consigo fazer alguma coisa para ser resolvida minha situacao?
    Obg…

    • Olá Cassia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Orientamos a pedir ajuda e orientação quanto aos procedimentos junto ao PROCON.
      Eles poderão analisar documentalmente o contrato e as condições estabelecidas e efetivar as tratativas de entendimento com a Construtora.

      Equipe Click Habitação

  140. Bom dia, conforme já escrevi em um comentário acima, já resolvi, cheguei ir no PROCON, pequenas causas e ninguém ajudou, então fui no cartório de registro de imóveis e foi informado que era só ir no cartório de registro civil e pegar a atualização da procuração para registrar, assim fiz e registrei o imóvel, agora quero pedir outra ajuda. a vendedora está exigindo que meu marido assine uma confissão de dívida, ela tá perturbando demais, ela enviou um adendo e uma confissão que só beneficia à ela, acho que deveria ser justa, então preciso saber como proceder, já enviamos para um advogado analisar e ele nos orientou, mais ela fez tudo abusivo novamente… preciso de algum contrato certo para passar pra ela.

    • Prezada Miriam

      Boa Noite!

      Infelizmente não temos como orientar, pois a demanda exige análise documental, portanto a melhor saída é um acordo entre as partes.

      Cremos que tudo deveria ter sido definido previamente, evitando este tipo de demanda.

      Equipe Click Habitação

  141. Boa tarde,
    Sempre tiro minhas duvidas neste site, é bom ver que tem pessoas que se preocupam com o próximo e cria sites como esse, parabéns. Bom, preciso tirar uma dúvida… Comprei um imóvel, só que no meio do processo, tive problemas sérios com o corretor, o processo venceu o prazo, a caixa exigiu mais coisas e quando fomos descobrir, o corretor fez o favor de atrasar tudo e não entregar toda a documentação, como eu e meu marido precisávamos mudar da casa onde estávamos, propomos alugar o imóvel que estávamos comprando e o corretor pediu fiador Pq se não, não ia alugar… Pesquisei na internet os donos e graças a Deus achei e eles de imediato aceitaram alugar sem fiador até sair o financiamento… O corretor ainda segurou a chave do imóvel, tentou barrar nossa entrada na portaria, enfim, fez de tudo para nos impedir… Começamos o processo novamente, mais não falávamos mais com ele e sim com o correspondente e depois direto com o banco…depois de quase 6 meses o financiamento saiu, só que um dia antes a vendedora me chamou(ficou um valor a ser pago de recursos próprios, ela aceitou parcelar), perguntou se eu sabia que o valor era maior, disse que não… O corretor nos chamou lá, e já de cara disse que o financiamento não seria assinado no dia seguinte e que a vendedora queria a diferença à vista na hora da assinatura(a diferença era 7mil reais)… Ela tá desempregada, tava cobrando aluguel que não existia e enchendo o saco… Só que eu conversei com o ex marido dela e ele disse que iríamos assinar e que poderíamos parcelar a diferença com ele(ela mora em outra cidade e sua mãe tem uma procuração)… Fomos assinar e o corretor disse que ia é que não deixaria assinar… No meio do caminho o gerente me liga e perguntou se não íamos assinar, já que o corretor mandou um e-mail afirmando que não íamos… Fomos os 3 interessados, houve um erro do banco em não avisar o que havia ocorrido e perguntou se os vendedores aceitavam assinar, e que jamais permitiria o corretor de entrar, todos concordaram e entramos… Logo em seguida o corretor chegou, foi impedido de entrar, conversou com o gerente e não satisfeito ligou para o gerente acima dele para falar mal de algo que os donos concordaram… Disse que não poderíamos sair dali sem assinar a confissão de dívida… Envenenou a vendedora que eu só não fui mal educada com ela Pq ela nos ajudou… Começou a me cobrar, disse que íamos correr atrás do registro para que podassem receber logo e que iríamos tentar até vender o carro para pagar ela à vista… Tive que bloquear ela Pq ela não dava paz… Qdo pegamos o contrato, estava cheio de cláusulas abusivas, com multa de 34mil reais se atrasássemos um dia a parcela e esse dinheiro ia para o corretor… Pedimos que ela tirasse do corretor Pq ele estava sendo desonesto(ele tirou dinheiro nosso sem que nós soubéssemos e na cláusula exigia que pagássemos a corretagem) e ela disse que ia ser por ele, já que ela estava pagando ele e que tínhamos que assinar… Meu marido contratou um advogado e corrigiu, qdo pensávamos que íamos assinar essa semana, ele vem com uma uma… A data de assinatura está para dia 21/06 e queria que assinássemos dia 28/06 e em uma cláusula estava exigindo que se em 5 dias corridos não registrássemos o imóvel, teríamos que pagar uma multa de 34mil pra ele… A maior questão é a seguinte… Qdo fomos registrar o imóvel, ficamos sabendo que existia uma dívida de Condominio que ninguém nos avisou, mais que o ex dela já pagou e pegamos a certidão negativa, quando cheguei no cartório, eles pediram a procuração da mãe dela atualizada e ela por sua vez mandou um e-mail avisando que enquanto não assinarmos a confissão de dívida, ela não libera o documento, ela pode fazer isso? E 4.380/1964 que criou o SFH em seu art. 61, § 7ᵒ. incluído pela Lei 5.049/1966 se enquadra nesse caso? Se sim, o que de fato pode o ler-se após os 15 dias? Eu agradeço desde já a ajuda.

    • Olá Miriam

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que o caso precisa de análise documental e jurídica.
      Orientamos a procurar o PROCON ou Defensoria Pública para auxiliá-la na análise da questão.

      Equipe Click Habitação

  142. Primeiramente parabéns pelo Site, ótimos conteúdos e como sempre sanando nossas duvidas.
    Parabéns!

    Assinei contrato com a caixa na segunda feira passada ( 22-06 ); comprei um imóvel pelo plano minha casa minha vida.
    No dia 25-06 foi entregue todos os contratos ao cartório; Para registro no imóvel.

    Gostaria de saber se ainda há possibilidades de não dar certo o financiamento. ?
    Muito obrigado.

    • Olá Tiago

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o contrato foi efetivado corretamente não há o que temer.
      Fique calmo e aguarde.
      Boa sorte no novo lar!

      Equipe Click Habitação

  143. Bom dia, estou em fase de registro do imovel que comprei com minha esposa, e por engano entraguei o instrumento particular junto com o contrato de compra e venda e as certidões para o registro, em consequência disso, surgiram várias exigências, o corretor me orientou conversar com o oficial do cartório e tentar retirar esse documento para não ter que cumprir as exigências relacionadas a ele, é possível essa solicitação de retirada, o cartório pode se negar a desconsiderar o instrumento particular?
    Desde já obrigado

    • Olá Rodrigo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a efetivar o pedido, não existe regra sobre isto.
      Peça ajuda ao seu corretor, se for o caso.

      Equipe Click Habitação

  144. Parabens primeiramente pelo serviço prestado,assinei o contrato de um apartAmento pela caixa irei registar e pagar as taxas segunda,quanto tempo tem para entrega dos comprovantes? E tem possibilidade do banco romper o contrato em caso de demora do registro?

    • Olá Bernardino,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Esclarecemos que a Lei de Registros Públicos (6.015/73) estabelece que após o protocolo do contrato, o registro será efetivado em até 30 dias, salvo a existência de eventual exigência ou problema detectado pelo Cartório.
      Dificilmente o Banco irá romper pela demora uma vez o que o vendedor só receberá os recursos do Banco após a comprovação do registro no Cartório. Muitas vezes a entrega das chaves está condicionada a esse recebimento, portanto o maior interesse é seu. Sugerimos que acompanhe os prazos no cartório.

      Par saber mais veja o artigo Há prazo para registro do contrato pelo comprador?

      Equipe Click Habitação

  145. Estou comprando uma casa e todos os passos já foram feitos, ja fiz entrega de documentos ja teve vistoria de engenheiro. Tudo, meu corretor disse que já foi tudo aprovado, é so ir no banco para assinar. Qual o prazo que eu tenho máximo para poder ir assinar?
    E depois de assinar, qual o proximo passo?

    • Olá Nayara

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Normalmente o banco marcará uma data para assinatura. A aprovação de crédito tem validade, assim fique de olho.

      Após a assinatura você deverá providenciar o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.
      Solicite 2 vias da Certidão de matrícula com o registro. Entregue uma das vias ao banco para liberação dos valores ao vendedor.

      Se for o seu primeiro imóvel lembre-se de pleitear junto ao Cartório o desconto nas custas de registro. Veja no artigo:
      Desconto registro primeiro imóvel SFH e Desconto ITBI

      Equipe Click Habitação

  146. Comprei uma casa em Pindamonhangaba. E assinei a documentação dentro da caixa econômica no dia 25 de março de 2016. Foi me ENTREGUE a chave e já estou na casa desde i dia 5 de abril2016. Minha preocupação é que no contrato de compra diz que o registro da casa deve ser entregue em trinta dias ao comprador……mas até hoje à imobiliária Delta que está cuidando de tudo não me entregou. E tudo o que tenho é o depósito fez a conta da mesma. Não entendo..se a cx me liberou o empréstimo..toda a documentação deveria estar em dia não eh mesmo? Pode me ajudar por favor?

    • Olá Luzanira

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A situação é realmente estranha.
      Mas, o maior interessado no registro é o vendedor, pois sem o registro ele não recebe o valor da venda.
      Sugiro verificar com a Imobiliária ou com o vendedor o que está acontecendo
      Enquanto isso, efetive os pagamentos das prestações mensais junto ao banco.

      Caso não obtenha resposta satisfatória orientamos a procurar o Banco e o PROCON para te auxiliar a resolver o impasse.

      Equipe Click Habitação

  147. Bom dia!
    Sou Rejane moro em águas lindas d go Em 2015 procurei uma imobiliária muito conhecida aqui pelas suas divulgações vendas de casa e apartamentos. Conversei coretor e decidi confiar na imobiliária.
    No dia 09/11/2015 depois de passsar copia dos documentos passei a imobiliária o valor de R$1000 reais para a reserva da casa e me deram o prazo d no máximo dois meses para saber se fui aprovada pelo Banco da caixa ou não. Passou se os dois meses a imobiliária me informou q ñ tinha respostas ainda q por conta das datas comemorativas d Natal e fim d ano tudo ficou parado. Mas que provavelmente em fevereiro para abril eu teria a resposta. Aguardei novamente e chegou Abril entrei em contato com a imobiliária e eles diseram q ñ tinha laudo sinda da casa que estavam esperando o laudo sair p poder enviar a pasta p caixa ai ja fiquei desconfiada porq sempre ah uma desculpa . Me pediram cópias d registro dos meus filhos enviei e aguardei novamente. Agora em Maio dia 31 Me chamaram pedindo cópia dos três últimos contracheques o laudo da casa ja saiu e Eu levei novamente a copia que me pediram. E pediram para aguarda mas15 dias tempo passou liguei
    e pediram mas 15 dias. Bom ja cansei de esperar tanto ja São 7 meses esperando e nada sai. Quero saber o que posso fazer para resolver isso logo e ja eles tão demorando tanto Eu quero o valor dos Mil q passei pois já és perto demais .

    • Olá Rejane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o PROCON munida de toda a documentação para análise da situação e providências pertinentes.
      Peça que seja efetivada denuncia junto ao CRECI contra a imobiliária.

      Equipe Click Habitação

  148. Boa tarde, primeirame te gostaria de parabeniza los pelo artigo, e gostaria de aproveitar para esclarecer uma dúvida; estou adquiri do um imóvel com minha esposa e no momento do registro surgiram exigências que pelo que entendi, se trata de não conter informações do conjuge de duas vendedoras no instrumento particular, e no contrato de compra e venda; a atitude do corretor foi me responsabilizar ja que eu não deveria entregar o instrumento particular para o registro e que eu deveria solicitar a retirada para não termos que cumprir tal exigência, porém minha dúvida é: contendo a informação dos cônjuges no contrato , isentaria de necessidade de conter também no instrumento particular, ou seja se não incluir o instrumento particular no registro mas no contrato essa estivem as informações dos conjuges me assegura que não terei problema futuro com os mesmos? Desde já agradeço

    • Olá Rodrigo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o comportamento do corretor pelo que relatou é suspeito.
      Além do que o procedimento correto é constar a anuência das vendedoras e dos respectivos cônjuges em todos os documentos.
      Orientamos a exigir a correção do documento, constando o correto estado civil da vendedoras e anuência e/ou assinatura dos respectivos cônjuges.

      Procure o PROCON para análise documental do caso.

      Equipe Click Habitação

  149. Registrei o contrato de compra e venda com alienação fiduciária do imóvel que comprei. O cartório que fez o registro solicitou 2 vias do contrato. Ficou com uma via e me devolveu apenas 1 via registrada, que eu entreguei no banco onde fiz o financiamento, para que eles liberassem o valor financiado para o vendedor.
    Esta via do contrato registrado deveria ficar comigo ou com o banco? Se tanto eu quanto o banco devemos possuir uma via do contrato registrado, o cartório não deveria ter solicitado 3 vias então, já que eles ficam com 1 via?

    • Olá Leandro,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Acreditamos que bastaria você tirar uma cópia do contrato antes de ter entregue ao banco para liberação do valor ao vendedor.

      É importante ter cópia do contrato e uma via da Certidão de matrícula atualizada constando o registro do contrato.
      Orientamos a pedir uma cópia do contrato junto ao banco.

      Equipe Click Habitação

  150. Ola, boa noite!

    Estou vendendo meu apartamento nas seguintes condições:

    1. Sinal no ato da assinatura do contrato de compra e venda
    2. Financiamento bancário
    3. Saldo devedor será pago em duas parcelas iguais em 60 e 90 dias a partir do contrato de compra e venda assinados.

    Temo que o contrato de financiamento precisará ser assinado antes dos 90 dias da ultima parcela do saldo devedor.

    Qual o risco desta operação? Pois eu já teria assinado o contrato de financiamento mas ainda não teria recebido a ultima parcela.

    O Contrato de compra e venda me protege?

    Att

    • Olá Mateus

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que deve observar as clausulas contratuais e as penalidades previstas no compromisso de compra e venda.
      Se ainda não assinou é importante ter auxílio jurídico na elaboração de cláusulas para sua garantia e segurança.
      O ideal é somente entregar as chaves após o recebimento de todo o valor.

      A liberação dos recursos do financiamento somente serão efetivada após a entrega da Certidão de matrícula atualizada com o contrato e a garantia devidamente registrados.

      Equipe Click Habitação

  151. OLÁ. ACABEI DE ADQUIRIR UM LOTE E FIZ UM FINANCIAMENTO COM O PRÓPRIO VENDEDOR E NÃO COM BANCOS. NESTE CASO COMO PROCEDO PARA REGISTRAR O IMÓVEL EM MEU NOME JÁ QUE NÃO SE TRATA DE UMA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA SE NÃO ME ENGANO?

    • Olá Alessandra

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a levar a escritura de compra e venda junto ao Cartório de Registro de Imóveis para legalizar a transferência de propriedade do imóvel.
      Peça após o registro uma Certidão de Matrícula atualizada.

      Equipe Click Habitação

  152. boa tarde

    fizemos um financiamento
    o banco aprovou, porem o vendedor não pode assinar o contrato pois mora longe então ele iria passar uma procuração para que a mãe dele pudesse assinar. e a procuração ainda não chegou via sedex. e o prazo do financiamento venceu, o banco pediu mais um holl do mês e comprovante de residência. demora muito para aprovar novamente. o que faz quando vence?
    obrigada

    • Olá Ana

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que diante das informações o vendedor já deveria ter deixado uma procuração pronta e evitar este tipo de ocorrência.

      Orientamos a verificar no Correspondente Bancário ou com o gerente do banco o prazo para nova assinatura e a documentação necessária para nova marcação.

      Equipe Click Habitação

  153. Olá fiz um financiamento pela caixa aquisiçao de terreno mais construçao e a ja fui assinar o contrato na caixa e ai eles deram as vias do contrato para levar pro cartório..As perguntas e o seguinte: o que devo fazer no cartório? Qual o prazo pro vendedor do terreno receber o dinheiro?e o prazo pra liberar o dinheiro da obra?quanto paga no cartório.O que devo fazer.

    • Olá Samara,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que você deverá levar as vias do contrato para registro no Cartório de Imóveis. Peça uma Certidão de matrícula atualizada.
      Se for o seu primeiro imóvel você poderá pleitear desconto nas custas de cartório. Veja no artigo:
      Desconto registro primeiro imóvel SFH e Desconto ITBI

      A liberação do valor ao vendedor ocorre após a apresentação da Certidão de matrícula atualizada com os registros do financiamento e da garantia junto ao Banco.

      Os custos de cartório variam de Estado para estado. Verifique na Tabela de Emolumentos do IRIB:
      Tabela de Emolumentos por Estado – IRIB

      Equipe Click Habitação

  154. Olha estou vendendo um imóvel do qual o comprador pagará com carta de credito (consorcio) do bradesco, quanto tempo pode demorar e quais os riscos

    • Olá Elirio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que não há riscos em vender imóvel por meio de carta de crédito de consórcio, ainda mais do Bradesco.
      O tempo de demora não temos como estimar orientamos a perguntar junto ao Consórcio.

      Equipe Click Habitação

  155. Boa noite…estou em duvida.financiei um imovel em meu nome e de minha esposa.e tinhamos uma empresa no imovel com um socio.por nao se acertarmos mai na sociedade fizemos um contrato passando o imovel para o socio.registrado em um cartorio normal.sem ser de imoveis.mas perante a cx.federal eu e minha esposa e que somos os devedores.ate que ponto esse contrato vale? Sendo que a cx federal nao sabe .pra eles o devedor sou eu?e posso pedir sua reintegracao de posse? Ou o imovel nao e mais meu?mas na cx.consta meu nome.que faço?tenho como entrar na justica?

    • Olá Evandro

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A situação é estranha.
      Se queria ficar com o imóvel por que assinou o contrato de venda para o sócio?

      Você efetivou um contrato de gaveta. Veja detalhes no artigo:
      Contrato de Gaveta – O que é e os seus riscos
      Oriento a procurar o sócio para desfazer o contrato, e em caso de insucesso verificar com um advogado de sua confiança para verificar o que pode ser feito.

      Equipe Click Habitação

  156. Estou adquirindo um imóvel e parte será paga com financiamento junto à caixa econômica – SBPE. Quero optar pelo contrato “instrumento particular de compra e venda”, pois tem força de escritura, logo, não precisarei arcar com o custo de lavrar escritura em cartório de notas. Estou receoso, pois fui “alertado” que os cartórios de registro criam dificuldades para registro desses instrumentos particulares, como forma de pressionar para que as pessoas sempre optem por contrato público, que necessita de escrituração. Isso realmente procede? Li que o cartório de registro de imóveis pode pedir documentos extras (exigências) para prosseguir com o registro, minha dúvida é se o cartório tem “poder” de pedir alteração no texto do contrato particular de compra e venda, ou se pode, realmente, dificultar o registro de instrumento particular de compra e venda.

    • Olá Rick,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Não há nenhum problema em efetivar a contratação por Instrumento particular elaborado pelo Banco.
      A grande questão será o tempo para registro do contrato. Mas, o Cartório tem o prazo legal de 15 dias para registrar o contrato, conforme consta no artigo, com base nas leis vigentes.

      Equipe Click Habitação

  157. Ola!
    Comprei um imóvel na planta, sendo ele fruto da permuta entre a construtora e o dono do terreno. No contrato feito com o permutante(dono do terreno) diz que tenho 45 dias para quitação da dívida, após a entrega do habite-se. Como é sabido, o imóvel até o registro pelo permutante encontra-se em nome da construtora.
    Minha pergunta é se esse prazo de 45 dias não deveria ser após o registro do imóvel em nome do permutante, e não a partir do habite-se como descrito.
    Grato

    • Olá Ayrton

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o contrato é a “lei” entre as partes. Assim, a principio prevalece o que está no contrato.
      Se não concorda deverá solicitar a retificação contratual junto a construtora. Poderá pedir uma avaliação do PROCON ou advogado, por exemplo.

      Equipe Click Habitação

  158. Boa noite.

    O senhor poderia me esclarecer uma dúvida ?

    Existe um prazo para se registrar o imóvel no cartório ?

    Por exemplo 30 dias no máximo da data de emissão do contrato de crédito imobiliário ?

    Obrigada.

    Claudine

    • Olá Claudine

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O contrato deve ser registrado com rapidez pelo motivo que o banco somente libera o valor ao vendedor, após o registro do contrato na matrícula e a entrega da Certidão de matrícula atualizada.

      O outro fator é que enquanto não registrar oficialmente não será o dono do imóvel.

      Equipe Click Habitação

  159. Boa Tarde,
    Comprei um imóvel novo e assinei o contrato de compra e venda em Dezembro de 2015 e o contrato de financiamento com a Caixa em abril desse ano.
    Gostaria de saber em quanto tempo a partir da assinatura do contrato de financiamento e liberado a vistoria do imóvel. A um prazo por parte da construtora?
    Desde ja agradeço.

    • Olá André

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que isso deve estar convencionado no contrato que assinou com a Construtora.
      Normalmente a liberação das chaves ocorre após o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis e a consequente liberação dos recursos para o vendedor pelo banco.

      Orientamos a ler o contrato.

      Equipe Click Habitação

  160. Bom dia ! Me chamo Lúcia.
    Comprei um apartamento novo após ter o crédito imobiliário aprovado por uma instituição financeira . Dei um valor` x` de entrada e assinei o contrato no dia 08 de Março de 2016 .Após assinatura entre as partes o contrato foi enviado ao cartório para registro , mas o mesmo foi devolvido dizendo que o banco não apresentou uma procuração pública do mesmo período da assinatura do contrato . O banco em questão apresentou outra procuração pública e, o cartório de registro de imóveis devolveu pela segunda vez alegando os mesmos erros . Liguei para a incorporadora para esclarecer esses problemas com o registro e , a mesma me disse que o Banco já repassou o valor financiado mesmo sem o registro ; já o Banco diz que enquanto não há o registro , não repassa o valor do financiamento . Não sabendo o que fazer , deixei os documentos com o banco para que o mesmo resolva a exigência do cartório e , o mesmo não me dá prazos , quando ligo para o gerente do banco , o mesmo me diz que tenho de esperar a solução . ( NÃO SEI MAIS O QUE FAZER).Já recebi o boleto do condomínio contendo valores de água e gás , sendo que não tenho o registro do apartamento e muito menos a chave do mesmo . P.S. O Banco já está descontando as parcelas de financiamento sem o registro do apartamento . isto é correto ? Gostaria de ter um parecer da Equipe Click Habitação . Desde já agradeço .

    • Olá Lucia

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A situação é estranha mesmo.
      Orientamos a formalizar a reclamação junto ao Banco, abrir SAC no site e se não for atendida abrir Reclamação junto ao Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Com relação a construtora e o recebimento das chaves orientamos a procurar o PROCON, aproveitando para efetivar reclamação com relação ao Banco e seus erros quanto a procuração para assinatura do contrato.

      Orientamos a efetivar o pagamento do encargo para evitar maiores problemas para você, pois o contrato já está em vigor, mesmo sem o registro em Cartório.

      Equipe Click Habitação

  161. Minha noiva está com processo para financiamento de uma casa através de uma imobiliária. Ela deu 2000,00 de sinal e 20 dias depois deu mais 1000,00 totalizando os três mil de sinal referente a compra, isso no dia 05/03/2016 e entregou toda documentação necessária. Até hoje não tivemos nenhuma resposta sobre crédito aprovado, apenas que o engenheiro da caixa recusou duas vezes dar o laudo da casa e que o construtor já providenciou o que está faltando. Minha dúvida é, ela pode desistir do negócio por conta dessa demora, recuperando assim o sinal? A casa já está pronta.

    • Olá Diego,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos a desistência é possível desde haja acordo entre as partes e previsão contratual.

      Sugerimos consultar o PROCON para avaliar o que pode ser efetivado no caso, por meio da análise documental do contrato.

      Equipe Click Habitação

  162. Boa noite estou com uma dúvida va vou para o segundo registro e soube que n terei direito aos 50% so q eu tenho 4700 ja paguei tudo IPTU ITBI ESCRITURA o meu receio e o registro sou de Fortaleza. E tempo para fazer o registro tirando os 30 dias?

    • Olá Ana Claudia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se for o segundo imóvel não tem direito ao desconto nas custas para registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.

      Se a compra for à vista o prazo legal para registro pelo Cartório é de até 30 dias.
      Se for financiamento no SFH ou SFI o prazo é de 15 dias.

      Equipe Click Habitação

  163. Boa noite,
    Me chamo Ana e estou com uma dúvida, vou para o meu 2 registro do imóvel e soube que não terei direito valor 50%. So que estou preocupada pois so tem 4700 para o registro. Tenho medo que seja maior o valor so imóvel no ITBI foi avaliado por 226,900 ja peguei tudo (IPTU800,00, ITBI 4525.00, ESCRITURA.2.700) moro em Fortaleza. Outra pergunta por gentileza e obrigatório fazer logo ou pode fazer depois? Já perguntei a alguns corretores e ninguém me responde. Obrigada.

    • Olá Ana Claudia,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Abaixo segue o link do site do IRIB com as custas por Estado.
      Tabela de Emolumentos

      O registro é a garantia de que o imóvel passou para seu nome. Entendemos que deve ser efetivado o mais rápido possível.
      Diz um ditado: Quem não registra não é dono.

      Riscos para o comprador e vendedor
      O Código Civil em seu artigo 1.245:
      “Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis.
      1º Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel.”

      Equipe Click Habitação

  164. Boa noite!
    Estou dando o meu apartamento como parte de pagamento para um novo imóvel. Vou financiar a diferença, a minha dúvida é quanto ao novo financiamento bancário. Preciso passar primeiramente o meu apartamento para o nome do novo proprietário para então poder dar entrada no financiamento do novo imóvel ou já posso financiar direto?

    • Olá Fabiano

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se tiver capacidade de pagamento para assumir ambos os financiamentos ao mesmo tempo não haverá problema na concessão do novo crédito.

      Se não tiver, deverá negociar com o gerente do Banco para efetivar as operações em conjunto.

      Equipe Click Habitação

  165. Vendi uma casa pelo financiamento da caixa, o comprador já pagou o itbi, ou seja todos trâmites já foram feito, e o gerente mim garantiu que o dinheiro entraria na minha conta com 5 dias utes, já se passaram 20 dias úteis e eu ainda não vi a cor desse dinheiro e quando eu pergunto ao gerente ele diz que não sabe o que aconteceu nem tem uma posição de quando esse dinheiro vai entrar. O que eu devo fazer?

    • Olá Cleosman

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a liberação dos recursos somente ocorre após o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis e a entrega no Banco da Certidão de Matrícula atualizada contendo o registro.
      Verifique se realmente o comprador já entregou a Certidão de matrícula atualizada no banco. A liberação a partir daí que demora até 5 dias.

      Caso já tenha ocorrido a entrega orientamos a abertura de SAC ou Reclamação junto ao Banco Central.

      Equipe Click Habitação

  166. Obrigado pela resposta, mas ainda fiquei com dúvida. O banco onde fiz o contrato de alienação (financiamento) disse que eu teria 15 dias para fazer o registro na matrícula, no entanto, obviamente, eu não consegui levar ao registro de imóveis no mesmo dia, pois precisei obter várias certidões, pagar o ITBI, dentre outras coisas, eu levei três dias entre a assinatura do contrato no banco até conseguir protocolar o pedido no ofício de imóveis. Caso o ofício de imóveis leve 15 dias para organizar a matrícula, fechariam 18 dias desde a assinatura do contrato, isso acarretaria algum problema junto ao banco?

    • Olá Leonardo

      Boa Noite!

      Esclarecemos que o banco tem interesse em que se faça o registro o mais rápido possível, pois se trata da garantia do financiamento e por interesse negocial com o vendedor.
      Não se preocupe. O prazo médio de registro é de até 30 dias. Fique tranquilo.

      Equipe Click Habitação

  167. Eu levei o contrato de financiamento para fazer a transferência do imóvel, porém o ofício de imóveis disse q demoraria 15 dias para ficar pronto, isso estouraria o prazo da lei. Esse prazo de 15 dias é para protocolar o pedido de transferência ou para levar a matrícula já averbada ao banco?

    • Olá Leonardo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O cartório tem 15 dias para efetivar o registro do contrato, ou seja, ele tem ate 15º dia do protocolo do título ou contrato para lhe entregar o registro devidamente efetivado.
      A entrega da Certidão de matrícula junto ao banco deve ser efetivada posteriormente a entrega pelo Cartório e objetiva registrar a garantia e liberar o dinheiro ao vendedor do imóvel.

      Equipe Click Habitação

  168. Olá ,, já tenho o contrato de financiamento assinado e registrado em cartório, mais a construtora se nega a entrega as chaves antes de receber o dinheiro,( lembrando que estou PG aluguel devido a um ano de atraso na entrega da obra), para evitar PG por mais um mês de aluguel, oque aconteceria se eu tomar posse do imóvel, ?

    • Olá Alexandre

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Normalmente a entrega das chaves é um acordo entre as partes, assim veja o seu contrato o que está previsto.

      Com relação ao atraso na entrega cremos que seria devido o ressarcimento pela Construtora orientamos a procurar o PROCON ou advogado de sua confiança para analisar os fatos.

      Equipe Click Habitação

  169. Bom dia. Antes de qualquer coisa gostaria agradecer e parabenizar pelo canal.

    Por gentileza tem uma questão que eu gostaria de saber.
    Comprei um imóvel pelo sistema Minha Casa Minha Vida. A construtora arbitrou uma empresa de consultoria para fazer o registro do imóvel. Fiz o pagamento do valor cobrado pela consultoria para custas de certidões e registro. A consultoria registrou o imóvel, porém não devolveram a minha via original do contrato que assinei na CEF. Assinei 5 vias do contrato e não recebi nenhuma via. O que fazer? Pode haver uma segunda intenção da construtora ou da consultoria por ficar de posse da minha via do contrato? Como proceder neste caso?
    Antecipo meus agradecimentos pelo esclarecimento

    • Olá Herivelto

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a efetivar a reclamação junto a empresa e a Construtora.
      Posteriormente junto ao Banco. O Banco tem o documento e poderá fornecer uma segunda via.

      Outra coisa importante é você ter uma via da Certidão de matrícula atualizada contendo o registro do contrato.

      Equipe Click Habitação

  170. Boa tarde, estou comprando um imóvel financiado pela CEF e tenho algumas duvidas, o contrato já foi registrado e só falta a certidão de ônus reais para sair do cartório e ir para a caixa econômica e repassar o valor do financiamento para a construtora, minha duvida é, já posso pegar as chaves apos isso? Outra duvida é a seguinte, no contrato de promessa de compra e venda, consta uma clausula que devo assumir o pagamento de iptu e condominio mesmo sem ter as chaves em maos, e ja paguei 3 meses de condominio sem ter as chaves e nem mesmo sem poder visitar o imovel, essa cobrança é correta? ou posso tomar alguma atitude quanto a isso? obrigado pelos esclarecimentos.

    • Olá Rodrigo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a entrega das chaves depende do acordo entre as partes, em especial se estiver estipulada em contrato.
      Em geral, as pessoas e construtoras entregam após o registro do contrato e o recebimento do valor pelo Banco (que ocorre somente após o registro em Cartório).

      A questão de impostos e condomínio orientamos a procurar o PROCON munido do seu contrato com a Construtora para análise e orientação.

      Equipe Click Habitação

  171. Olá , tudo bem ? Tenho um imovel que financiei pela caixa, porem a contrutora que eu tinha feito negócio sumiu . o que estar acontecendo é que eu tenho de fazer todo o processo ja moro na casa muito tempo eu tenho que pagar essas dispesas?

    • Olá Silas

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar a agência do Banco e questionar sobre o que está acontecendo e o que pode ser efetivado.

      Equipe Click Habitação

  172. Olá Equipe Click Habitação,
    Me ajudem com uma duvida, estou comprando um imóvel pela caixa em um correspondente caixa, a correspondente disse que só falta assinar o contrato com a caixa em um prazo de dez dias, porém ela disse que após a assinatura do contrato, eu devo deixar que ela efetuará o registro do contrato e pagará o ITBI, sem que eu precise ir, claro que ela está cobrando pra fazer isso, minha pergunta é: se é certo ela cobrar, e caso eu pague por esse serviço ela pode registrar o contrato sem que eu assine nada? Em caso de negativa, como eu devo agir?

    • Olá Roger

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que isso é uma questão de acordo entre as partes.
      Você não é obrigado a aceitar a proposta e não é injusto o pagamento pelo serviço.
      É apenas uma questão de escolha, oportunidade e comodidade.

      Trata-se de um serviço comum de despachante imobiliário e que pode ser efetivado por qualquer pessoa.

      Equipe Click Habitação

  173. Olá.
    Assinei um contrato de financiamento com a caixa dia 29/12. Trata-se de empreendimento na planta, então todo o processo foi bem demorado, pois são todas as unidades sendo vendidas e financiadas ao mesmo tempo. As obras ainda não começaram e a Caixa ainda não cobrou a primeira parcela de juros de obra. Fui informada que a cobrança só começa quando começar a obra de fato.
    Já fui na Caixa e informaram que a cobrança ainda não havia começado porque estavam na fase de “ajustes contratuais” entre o banco e a construtora.
    Também ainda não recebi minha via do contrato registrado. A Caixa e o correspondente ficaram responsáveis por coletar as demais assinaturas do banco, construtora e realizar o registro. A construtora informa que não sabe ao certo quando a Caixa iniciará a cobrança, que isso já é com o banco. Os compradores foram os primeiros a assinar.
    Gostaria de saber se no caso de empreendimento na planta é normal essa demora para início da cobrança e devolução da via do contrato do comprador registrada em cartório.

    • Olá Fernanda

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a cobrança somente se iniciará quando da liberação de recursos do banco para a Construtora (liberação de parcelas).
      Com relação ao contrato orientamos a questionar ao Banco, pois o prazo já mais do que suficiente para as assinaturas e registro do contrato em Cartório.

      Sugerimos a leitura da Cartilha da Caixa sobre o tema:
      Juros na fase de obra

      Equipe Click Habitação

  174. Entreguei toda documentação do imóvel, do vendedor…. para o banco elaborar o contrato/escritura.
    Tratam-se de cartas de consórcio.
    O banco tem prazo para elaborar este contrato? Se não há um prazo definido qual o prazo razoável?
    Grato

    • Olá Ricardo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a questão deve ser um acordo entre o Banco e o Consórcio.
      Orientamos a questionar ao Consórcio quanto ao prazo previsto para contratação.

      Equipe Click Habitação

  175. Boa tarde,
    Estou adquirindo um apto financiado pela caixa econômica federal, e o contrato já está aprovado, porém ainda não assinei. Gostaria de saber sobre a escolha do apto(qual bloco), pois a imobiliária me informa que outros blocos ainda não estão disponíveis para venda, e o que eles me disponibilizam não esta do meu agrado(O condomínio ainda não foi construído e a entrega é só para dezembro/2017.) Gostaria de saber se existe esse prazo para liberação? Se existi esse prazo, quanto tempo meu contrato vale para que eu possa esperar liberar a venda de outro bloco.
    Obrigado…

    • Olá Allison

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando que provavelmente se trata de um empreendimento orientamos a procurar a Construtora para verificar as informações, pois não temos condições de prestar o esclarecimento.

      Equipe Click Habitação

  176. Boa tarde! Que bom que vocês estão aí…
    Minha situação é a seguinte:
    Tive um imóvel em 2012 (50% com uma sócia) que foi vendido e escriturado em Janeiro de 2013.
    Em 2012 eu era sócio de uma empresa que veio à falência e, claro, temos ainda algumas dívidas que não foram devidamente quitadas (bancos e fornecedores).
    Ontem recebi uma citação onde mencionam o embargo da matrícula daquele imóvel.
    Em contato com o comprador o “danado” não fez o devido registro, portanto…
    Perguntas:
    1. Tenho alguma responsabilidade nesse caso considerando que paguei todas as taxas e impostos devidos no momento da escritura?
    2. Na audiência apresentarei a escritura datada e assinada, comprovando a venda muito antes do início da ação (Fevereiro de 2016). Existe algum risco para mim nesse caso?
    3. Resumo: Devo preocupar-me com algo ou a situação agora é entre o comprador e o banco que solicitou o embargo do imóvel?
    4. É ele quem deve comprovar que comprou o imóvel e não o registrou?
    Situação complicada e chata, já que o comprador é bastante inteirado dos procedimentos e deixou de cumpri-los por “preguiça de ir ao cartório”.
    Aguardo resposta e agradeço a atenção.

    • Olá Ernani,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Entendo que situação carece de cuidados.
      Logicamente, em tese, o problema será do comprador e o credor da empresa.
      Mas, é melhor receber a orientação de um advogado para defender os seus interesses e para que não possa “sobrar” nada para você.

      Equipe Click Habitação

    • Muitíssimo obrigado pela resposta Equipe Click Habitação!
      Farei o contato com o advogado hoje mesmo.
      Bom trabalho e parabéns pela presteza e apoio aos que estão “do lado de cá”.
      Abraços.

  177. Boa tarde, comprei um imóvel novo pronto para morar, a construtora ficou responsável pelo processo de levar até o cartório para ser registrado, deu a entrada no cartório mas não pode ser registrado teve uma exigência sobre a baixa da hipoteca.. O cartório devolveu para a construtora os documentos para que possa resolver esse problema. Gostaria de saber em quanto tempo a construtora pode de emorar com esses documentos para devolver ao cartório e enfim o imóvel ser registrado?

    • Olá Daniela,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Acreditamos que depende do tipo de exigência efetivada pelo Cartório.
      Para ter certeza do que está acontecendo procure o Cartório e peça a informação do porquê da exigência para o registro.

      Se for relacionada a baixa da hipoteca, pode ser que a Construtora tenha efetivado financiamento com um Banco, neste caso o Banco terá que liberar a garantia para o registro.
      Se a dívida com o Banco já estiver quitada cremos que será rápido. Questione o prazo junto a Construtora.
      Se demorar mais de 30 dias procure o PROCON.

      Equipe Click Habitação

  178. Bom dia meu imovel está em processo de passar pro nome do comprador, ele ja deu uma entrada pra garantir que eu nao venda o imovel pra mais ninguem. e a escritura pública está no cartório de registtro de imoveis esperando efetivamente para passar pro nome do novo dono. Efetivamente quando sou obrigado por lei a passar as chaves do meu imovel pro comprador? Penso eu que somente quando no cartório sair o nome dele como comprador, pois se der algum problema com os documentos por parte do comprador e ele estiver na minha casa, o banco que o está financiando nao vai pagar me pagar o restante acordado no contrATO. eNTÃO POR SER SEGURANÇA QUANDO POR LEI TENHO QUE ENTREGAR A CHAVE DO IMOVEL? O COMPRADOR ESTÁ ME PRESSIONANDO PARA ENTREGAR ANTES DE SAIR O NOME DELE NO CARTÓRIO

    • Olá Fabiano

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a entrega das chaves é um acordo entre as partes.
      O que está previsto em contrato?

      Entendemos que deve respeitar o que está previsto no contrato. Se não estiver estipulado no contrato a decisão de entrega das chaves é sua. Seja prudente.

      Equipe Click Habitação

  179. Boa tarde!!
    Estou comprando um imóvel financiado pela caixa economica federal, tenho companheira ( MULHER) é minha dependente financeira, ( inclusive declarada no imposto de renda) mas não somos casados em papel. A compra do imóvel irei fazer sozinho, minha companheira não irá participar com recursos financeiros para ajudar na compra. Ao conversar com meu Gerente da caixa ele disse que é necessario citar ela no contrato feito pelo banco.
    A minha duvida é a seguinte, no contrato irei pagar seguro para caso hava algun sinistro, o imóvel ser quitado, e que fique de posse dos meus dependentes inclusive minha companheira. Essa inclusão que o Gerente está dizendo que é necessario fazer devido ela está como dependente na declaração do imposto de renda, não abre precedente para que o banco possa realizar cobrança futuramente a ela caso haja sinistro ( falta do comprador)?

    • Olá Rafael,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a exigência do gerente do Banco é para dar conformidade ao financiamento, considerando a informação constante na sua Declaração de Imposto de Renda, a qual figura na documentação do processo de financiamento.

      A cobertura do seguro para MIP-Morte ou Invalidez Permanente será proporcional a pactuação de renda para fins de seguro constante no contrato.
      O objetivo do seguro é a quitação da dívida e não se relaciona com a herança e partilha do bem.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Seguro Habitacional: Veja os Detalhes

      Equipe Click Habitação

  180. Boa tarde!

    Eu iniciei a compra de um imóvel na planta. Fiz o pagamento do valor da entrada para a construtora e cheguei a assinar o contrato junto a caixa econômica federal para receber o apartamento. Porém, após assinar, resolvi desistir da compra. e formalizei junto a caixa econômica e a construtora a desistência do imóvel. Detalhe: O contrato de financiamento junto a caixa economia não chegou a ser registrado em cartório – apenas assinado no banco. Pergunta: É possível fazer o cancelamento do contrato? Até o momento a caixa não me deu retorno quanto ao meu pedido de desistência, e inclusive já cobrou a 1ª parcela habitacional. Tem algum direito de reaver esse valor descontado em minha conta?

    • Olá Eliane

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o distrato é um acordo entre as partes. Assim, todos devem anuir.
      Enquanto não for efetivado o contrato está em vigor e inclusive é passível de cobrança.
      É um processo burocrático e provavelmente necessita de autorizações internas.

      A construtora concordou com a desistência?

      Oriento a procurar a Construtora e o Banco e verificar a situação, pois o valor da venda deverá ser devolvido ao Banco pela Construtora.
      Se o distrato for aceito os valores pagos serão devolvidos.

      Equipe Click Habitação

  181. boa noite fizemos um contrato de compra e venda a25 anos e nao registramos em cartorio como fazer agora me ajude obrigada

    • Olá Marisa

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o Tabelião do Cartório de Imóveis e verificar quais documentos e providências para efetivar a escritura ou registrar o contrato de compra e venda.
      Ele poderá lhe ajudar e orientar.

      Equipe Click Habitação

  182. Boa noite! Primeiramente parabéns pelo site e pela atenção que dão as perguntas.
    Minha situação é a seguinte, em 2013 vendi um imóvel registrado e financiado pela caixa no meu nome e de mais dos irmãos. Foi feito através de um contrato de gaveta através de uma imobiliária que até hoje está acessorando o imóvel. Na época eramos leigos nesse assunto e achamos que o que estava sendo feito desvincularia nossos nomes do imóvel e sem nenhuma orientação acabamos não ficando nem com uma cópia do contrato. Em set/2015 tentei financiar um apartamento com minha noiva com uma construtora e a caixa não permitiu alegando que tenho esse imóvel no meu nome exigindo a matrícula atualizada dele, mas não sei se adianta enquanto estiver no meu nome. Em contato com a mulher que com comprou o imóvel ela realmente não refinanciou e nem registrou o imóvel para seu nome e segundo ela o contrato não estipula prazo para isso e ela fará no seu tempo. Já pedi uma cópia do contrato tanto pra ela quanto para a imobiliária que está vendendo ou alugando o apartamento para essa mulher mas estou tendo sucesso.
    Tenho algumas perguntas por favor:
    1. Pode essa mulher continuar com o imóvel nessa situação o quanto ela achar necessário mesmo que o contrato não estipule prazo? Lembrando que ela pago o boleto da caixa no meu nome e o imóvel está todo registrado no meu nome e dos meus irmãos.
    2. Existe alguma forma de força la a fazer o registro afim de regularizar o imóvel mesmo eu sem o contrato em mãos, já que o que está em jogo é meu nome e estou tendo prejuízo em não conseguir financiar outro e não usufro deste que está em meu nome?
    3. Vocês teriam algum advogado imobiliário para me orientar como prosseguir com meu caso?

    Desde já agradeço.

    • Olá Giovane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que os riscos do contrato de gaveta tanto para os compradores e vendedores:
      Contrato de Gaveta – O que é e os seus riscos

      Algumas sugestões para você avaliar:
      1) Oriento a pedir por escrito junto a Imobiliária a cópia do contrato. Se ela não fornecer faça uma denuncia junto ao CRECI e SECOVI do seu Estado.
      2) A CAIXA não é o único Banco em que pode financiar. Você pode tentar o financiamento nos demais bancos privados ou pelo Banco do Brasil.
      Faça a simulação nos sites:
      Simulação de Financiamento Imobiliário
      3) Não indicamos advogados, porém sugerimos procurar o PROCON e peça orientação. Eles poderão indicar algum caminho.

      Equipe Click Habitação

  183. Boa noite,
    Assinei o financiamento com o banco no dia 14 dezembro de 2015, já estou de posse das chaves e gostaria de saber qual próximo passo,o que devo fazer,existe algo a ser feito,em relação a documentação do imóvel?
    Preciso procurar o cart´rio ou a prefeitura para atualizar algum cadastro,passar algo para o meu nome?
    Muito obrigada.

    • Olá Elisa

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A primeira coisa a fazer é efetivar o registro do contrato junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Lembre-se: “Quem não registra não é dono!”.
      Se for o primeiro imóvel financiado no SFH você tem direito a desconto de 50% no registro do contrato. Veja no artigo:
      Desconto registro primeiro imóvel SFH e Desconto ITBI

      Em seguida deve promover junto aos órgãos da Administração Pública e concessionários, a transferência da titularidade do imóvel para o seu nome ou do cônjuge, se for o caso, em especial IPTU/TLP (Prefeitura), conta de luz e água.

      Equipe Click Habitação

  184. Boa tarde, sou proprietário de imóvel que está em processo de venda através de um contrato de compra e venda (gaveta). O mesmo está com grande atraso no pagamento devido a demora na liberação do financiamento pela Caixa. Pergunta: posso realizar uma vistoria no imóvel ? Mesmo ainda sendo proprietário, o comprador se nega a permitir a vistoria. O mesmo já está residindo no imóvel. O que devo fazer para conseguir realizar uma vistoria no imóvel ? Muito obrigado.

  185. ola comprei um terreno com uma imobiliaria e ja faz 5 meses e eles ainda nao passaram para o meu nome.obs( ja ta td pago desde do terreno como documento)todo esse tempo eles dizem que so estao esperando o vendedor levar os documentos para eles.e a imobiiliaria me diz que a culpa nao e deles de tar demorando tanto assim e que tambem nao tem prazo para transferencia.o que devo fazer.
    obrigado

    • Olá Gabriel,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o PROCON e efetivar uma reclamação.
      Outro caminho é denunciar a imobiliária ao CRECI de seu Estado.

      Equipe Click Habitação

  186. Meu namorado assinou o contrato de compra de um imóvel usado no último dia 08/01/16, na empolgação esqueceu de perguntar qual a relação de documentos ele precisa levar para caixa no prazo de 30 dias,(comprador) tem como me passar, quais documentos ele precisa apresentar, quais taxas pagas e onde que tira tudo isso? O imóvel é em Itaboraí/ RJ/Interior

    • Olá Valneia,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que é importante ler o contrato e localizar a documentação do contrato.

      Esclarecemos que o comprador deverá levar o contrato devidamente registrado no Cartório de Registro de imóveis.
      O Cartório deverá fornecer Certidão de matrícula do imóvel devidamente registrado.

      Levar uma via da Certidão de matrícula constando o registro do contrato e da garantia junto ao Banco para fins de controle e liberação dos recursos ao vendedor do imóvel.

      Equipe Click Habitação

  187. Bom dia, eu comprei um imóvel pela HASPA, gostaria de saber se eu tenho desconto no cartório. É o meu primeiro imóvel, vou pagar em 144 vezes.

  188. Onde posso pegar a via de contrato de compra do meu imóvel ( financiado pela caixa), pois o profissional responsável ficou responsável de levar as vias para o Banco, mas não nos informou se teríamos que retirar junto ao banco ou no cartório de registro de imóveis. E por várias vezes entramos em contato com a pessoa mas não nos atende.

    Obrigada!

  189. Boa tarde eu coloquei meu apartamento a venda para ser financiado pela caixa economica.
    O comprador foi aprovado e ja estamos em meados a assinatura do contrato.
    Esse documento ainda vai para o cartorio.

    Qual o tempo maximo de entrega do documento pela caixa ? 15 ou 30 dias ?
    Estou em duvida por que a corretora que intermediou o negócio disse 15 dias mais outras fontes afirmaram ate 30 dias.

    • Olá Gabriel

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o contrato de compra e venda é liberado aos compradores para o registro em Cartório logo após a assinatura do contrato.

      Para contratos lavrados no SFH – Sistema financeiro da Habitação ou no SFI – Sistema Financeiro Imobiliário o prazo para registro do Cartório é de 15 dias, conforme consta no artigo.
      Os demais contratos o prazo é de até 30 dias.

      O valor da venda é liberado pelo Banco após o registro em Cartório.

      Equipe Click Habitação

  190. Prezados,realizei a compra de um imóvel financiado pela caixa e estou com algumas dúvidas e não sei se ,meu corretor está sendo claro quando me responde,abaixo elas:
    1- Qual prazo para liberação do pagamento ao vendedor após assinatura do contrato e registro em cartório?
    2- Quando obrigatoriamente tenho direito a receber a chave do imóvel?
    3-O corretor informou que,perante a caixa,o prazo para entrega da chave e de 30 dias após o vendedor receber o valor do imóvel isso realmente procede?

    • Olá Ferreira,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em relação as suas perguntas temos a falar:
      1) Após a entrega da Certidão de matrícula atualizada constando o registro do contrato de financiamento e da garantia ao Banco cremos que em 2 ou 3 dias é possível o registro nos sistemas do banco e liberação do valor ao vendedor.
      2) O recebimento das chaves é o acordo entre as partes ou previsão no contrato de compra e venda. Poderia ser imediato a partir da assinatura do contrato ou em seguida a liberação do valor do financiamento ao vendedor.
      3) Esclarecemos que o Banco não se envolve nesta questão é um acordo entre o comprador e o vendedor.

      Equipe Click Habitação – 3º ano!

  191. bom dia meu esposo assinou o contrato dia 16/2/14 sendo que o contrato diz prazo de 12 meses para entregar o imóvel podendo ser proporgado por ate 90 dias e ate hoje nada sempre ligo e eles so pede mais prazo já n sei o quer fazer tenho direito e em caso de desistência multa de 30%.

    • Olá Lindineide,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      As informações repassadas são insuficientes para qualquer posicionamento.
      Sugerimos procurar o PROCON e verificar a melhor posição para defender os seus interesses.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: https://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  192. boa noite, existe alguma lei que determina prazo DE 15 DIAS de registro no IMÓVEL ADQUIRIDO NO sistema (SFH)…

    • Olá Paulo.

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Realmente localizamos 2 leis:

      SFH15 dias, para registro ou averbação de títulos da Lei 4.380/1964 que criou o SFH em seu art. 61, § 7ᵒ. incluído pela Lei
      5.049/1966.
      Sistema Financeiro Imobiliário – SFI e ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: 15 dias para registro ou averbação dos títulos decorrentes da Lei 9.514/97, que criou o Sistema Financeiro Imobiliário e instituiu a Alienação Fiduciária de Imóveis (artigo 52 da Lei 10.931/04).

      Iremos atualizar os artigos com as informações. Agradecemos o questionamento.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: https://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  193. Comprei um apartamento, assinei o contrato do financiamento com a CAIXA DIA 17/07, segundo a imobiliária, eu teria quer dar 30 dias para que o inquilino saísse do apartamento, e que esse último mês de aluguel do atual inquilino seria meu, ontem dia 14 pressionei a imobiliária a dar uma posição quanto ao aluguel, pois na segunda dia 17/08, já entraria por debito automático a primeira parcela do financiamento, eles entraram em contato com o ex proprietário, e ele disse que ele tinha 30 dias para entregar o apartamento, e que o ultimo aluguel é dele. Para agravar mais a situação eu procurei o inquilino do apartamento, que me disse não ter conhecimento de que teria até 17/08 para mudar, que ninguém havia dado essa data, e ele poderá fazer a mudança somente mês que vem.
    1) De quem é o aluguel a partir da assinatura do contrato?
    2) Se o inquilino não mudar até 17/08 o que eu posso fazer?
    3) O Cartório de registro pediu para que eu assinasse uma declaração de dispensa das certidões exigidas para registro. inclusive certidão negativa de IPTU do imóvel negociado. Isso não me parece uma boa idéia, mas se eu não assinar pode não ser registrado o imóvel em meu nome. o que fazer?

    • Olá Samuel,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que pelo relatou houve falha na assessoria da imobiliária quando da efetivação da compra.
      Cremos que existem regras para a venda de imóvel alugado, as quais devem ser obedecidas.

      Sugerimos formalizar reclamação junto a Imobiliária e se for o caso efetivar denuncia junto ao CRECI de seu Estado.

      Orientamos a procurar o PROCON ou advogado de sua confiança para analisar e lhe orientar sobre a melhor saída para o caso.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: https://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  194. Ola boa noite meu sogro fez uma compra de um imóvel onde o terreno foi dividido em três donos sendo que ele ficou com 25% do terreno . a co pra foi feito em contrato no ano de 2001 no contrato consta que o prazo sao de 10 dias para levar ao cartório ele nao levou o documento porem esta assinado por todos os responsáveis .. Esse documento tem validade legal? Caso ele tenha interesse em fazer a venda da sua parte pode?
    Obrigada e agradeço ..

    • Olá Fernanda,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que existe o ditado “só é dono quem registra“. Assim, orientamos a procurar o Tabelião de Registro de Imóveis e verificar o que é necessário para efetivar o registro da aquisição.
      Verificar os custos para regularização, com objetivo de ver se compensa.

      O grande problema da venda sem regularização será o preço do imóvel, pois precisará encontrar um comprador disposto a “correr o risco” da regularização. O preço de venda neste caso é depreciado.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: https://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  195. Olá,
    Gostaria de saber com quem ficam as três vias dos contratos assinados num financiamento da Caixa Econômica!
    Sei que uma fica com o comprador, outra com a Caixa, mas a terceira fica no cartório ou com o vendedor?
    Grata!

    • Olá Bruna,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que uma das vias deverá ficar no Cartório para registro na matrícula. Se o vendedor quiser 1 via deverá solicitar ao Banco.
      Após o registro orientamos a pedir a Certidão de matrícula atualizada para constatar os dados da aquisição.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Registro de Imóvel – Veja os detalhes

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: https://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  196. Olá, bom dia,
    Minha mãe vendeu um imóvel pela Caixa em Janeiro, mas até hoje o comprador não levou a registro, fazendo com que ela ainda não tenha recebido o valor da venda. Há um prazo máximo que o comprador tenha que cumprir para levar o contrato a registro? O que a minha mãe pode fazer para receber o financiamento?
    Obrigada.

    • Olá Luisa,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O registro deve ser imediato.

      Esclarecemos que para evitar este tipo de caso a melhor opção é uma clausula no Contrato de Compra e Venda estabelecendo um prazo para efetivação do registro do contrato sob pena de perda do valor da entrada e perda do negócio.
      Verifique se existem clausulas neste sentido no compromisso de compra e venda.

      Se existir corretor envolvido da negociação procure o profissional para auxiliar na questão.

      No caso relatado a melhor opção é notificar o comprador para o registro do contrato e caso de recusa procurar o banco para o distrato do contrato.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: https://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  197. Boa tarde amigos, gostaria de saber à luz da lei, qual o valor cobrado para registrar um contrato de financiamento no cartório? A porcentagem é em função do saldo devedor ou do valor de mercado?

  198. Por favor quais problemas ou exigências o cartório pode fazer para estender o prazo estabelecido para registro do contrato?
    Obrigado.

    • Olá Gerson,

      Agradecemos a presença no Click Habitação!

      O Tabelião pode colocar em exigência quantas vezes forem necessárias para que todas as dúvidas e possíveis problemas sejam sanados, de acordo com a Lei 6015/73.
      A exigência surge a partir dos documentos apresentados e a verificação dos mesmos que é feita pelo Cartório e por isso podem não aparecem todos os problemas em uma única vez e sim a medida que a documentação é apresentada.

      Por exemplo, as questões podem ser com relação a: erros de transcrição de dados do imóvel (endereço) no contrato, problemas com o estado civil ou nomes das partes ou CPNJ de bancos ou vendedores, questões relativas a metragem de área construída, recolhimento de ITBI, etc.

      Como principio as exigências devem ser fornecidas por escrito e de uma única vez. Caso ocorra de você cumprir exigências e ocorrerem novas, orientamos a procurar o Oficial Registrador ou quem responde por ele no momento. Avise que se houverem novas exigências que todas sejam apontadas neste momento, caso contrário será feita uma reclamação junto a Corregedoria de Justiça (CGJ).

      Veja detalhes no artigo:
      O que é dúvida registral?

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Portal Click Habitação!
      Inscreva-se no site: https://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  199. Boa tarde,
    Vejam se pode me ajudar em uma dúvida.
    Comprei um imóvel direto da construtora fazendo um financiamento com a Caixa. Assinei o contrato com a Caixa no início de março e hoje, mais de 1 mês ainda não foi levado para pagar o ITBI e registro em cartório. Explico, as cópias do contrato estão com um correspondente Caixa e este ainda não me enviou o boleto para pagamento do ITBI e registro. Eu ligo lá e eles informam que estão com problemas na geração do boleto. Eu envio e-mail questionando porém eles não respondem.
    Questionei se eu poderia pegar as cópias do contrato e eu mesmo fazer o registro em cartório e fui informado, pela contrutora que não poderia pois há um contrato entre a construtora e o correspondente Caixa que o registro dos contratos deve ser feito pelo correspondente.
    Diante disso minha dúvida é: o cartório pode recusar o meu contrato visto que já passou mais de 30 dias da assinatura do mesmo?
    Existiria alguma forma legal de eu conseguir as cópias do meu contrato e fazer por conta o registro do contrato em cartório e o pagamento do ITBI?
    Agradeço a atenção.

    • Olá André,

      Agradecemos a presença no Click Habitação!

      A situação apresentada está muito estranha. Assim oriento a procurar a CAIXA para obter os esclarecimentos devidos.

      É nosso entendimento que o cliente deve preliminarmente buscar os meios de atendimento junto aos Bancos, por meio de todos os canais disponíveis.
      Geralmente, o cliente efetua o registro no SAC da instituição reclamada. Caso não haja solução, procurar a Ouvidoria.

      Ouvidoria CAIXA

      Caso não obtenha uma resposta satisfatória faça uma Reclamação junto ao Banco Central. Os Bancos tem prazo para responder e de forma definitiva.
      Veja as informações no nosso artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Portal Click Habitação!
      Inscreva-se no site: https://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  200. Olá, gostaria de saber se tem um prazo máximo que o cartório tem que cumprir para nós entregar o registro do contrato, eles deram mais de 30 dias e estão estendendo cada vez que eu vou lá, quero sabe se por lei eu tenho algum direito de cobrar algo.

    • Olá Daniela,

      Obrigado pela presença no Click Habitação!

      Esclarecemos que a Lei de Registros Públicos (6.015/73) estabelece que após o protocolo do título ou contrato, o registro será efetivado em até 30 dias, salvo a existência de eventual exigência ou problema detectado pelo Cartório.

      Assim, a princípio, você deverá verificar se a “nova” exigência do Cartório é pertinente, considerando que o registro somente pode ser efetivada com a documentação plenamente correta.

      Sugerimos verificar os artigos 28, 188 e 198 da Lei 6015/73.

      Você poderá suscitar dúvida junto ao Juiz Corregedor, veja no artigo:
      O que é dúvida registral?

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: https://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Please enter your comment!
Please enter your name here