Inicio ARTIGOS Há prazo para registro do contrato pelo comprador?

Há prazo para registro do contrato pelo comprador?

23413

O registro do contrato será efetivado em até 30 dias, após o protocolo do título ou contrato,  salvo a existência de eventual exigência ou problema detectado pelo Cartório, de acordo com a Lei de Registros Públicos (6.015/73)

Há prazo para registro do contrato pelo comprador?O registro em Cartório de Imóveis formaliza a operação de compra e venda.

Declara quem é o verdadeiro proprietário e é obrigatório até mesmo em aquisição sem uso do financiamento imobiliário.

Para adquirir a propriedade de imóvel de fato e direito é preciso que o título aquisitivo (Contrato de Compra e Venda ou Transferência – Instrumento particular ou por Escritura Pública) seja registrado no Registro de Imóveis competente.

Assim, depois de assinar o contrato ou escritura deve-se levar para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Quanto tempo demora para registrar no Cartório de Imóveis?

O prazo para realização deste registro do contrato varia entre cada Cartório, de acordo com o movimento e com a eficiência do mesmo.

Mas, deve ser efetivado no prazo máximo de 30 dias previsto no artigo 188 da Lei 6015/73:

“Art. 188 – Protocolizado o título, proceder-se-á ao registro, dentro do prazo de 30 (trinta) dias.”

SFH e SFI (Alienação Fiduciária) – 15 dias para registro do contrato

A legislação determina que o registro do contrato financiado no  SFH ou SFI (alienação fiduciária) tenha prazo diferenciado e menor:

15 dias para registro ou averbação de títulos da Lei 4.380/1964 que criou o SFH em seu art. 61, § 7ᵒ. incluído pela Lei 5.049/1966.

* 15 dias para registro ou averbação dos títulos decorrentes da Lei 9.514/97, que criou o Sistema Financeiro Imobiliário e instituiu a Alienação Fiduciária de Imóveis (artigo 52 da Lei 10.931/04).

Nenhum registro poderá ser feito sem que o imóvel a que se referir esteja matriculado.

Veja mais:

Matrícula de Imóvel – O que significa?

Para registrar a compra do imóvel e a hipoteca ou alienação fiduciária, no caso de compra com financiamento imobiliário basta apresentar:

  • O Instrumento de Compra/Venda com Hipoteca ou Alienação fiduciária, ou o documento comprobatório da aquisição do imóvel.
  • IPTU do corrente ano.
  • Comprovantes de pagamento dos impostos, em especial o ITBI.
  • Cópias autenticadas da(s) cédula(s) de identidade e do cadastro de Contribuinte de Pessoa Física (CPF) do(s) adquirentes.

Eventualmente, outros documentos poderão ser exigidos após a análise do título.

Neste caso será emitida nota devolutiva pelo Cartório, detalhando cada exigência a ser cumprida.

Desconto custas – Primeira aquisição e no SFH

O comprador poderá se beneficiar da redução (50%) nos emolumentos referentes ao registro se for a primeira aquisição residencial e financiada pelo SFH.

A solicitação vale para financiamentos com garantia hipoteca e alienação fiduciária, sem problemas.

No ato do protocolo no cartório, será assinada declaração, sob as penas da lei, do enquadramento do financiamento e se é, ou não, a primeira aquisição.

Veja detalhes:

Desconto Custas Cartório e ITBI – financiamento 1º imóvel SFH

Tal benefício não se estende a contratos firmados pela Carteira Hipotecária ou SFI (Taxa de mercado).

Considerando que não são passíveis de enquadramento no SFH ou assinados fora dos limites de avaliação e/ou financiamento estipulados pelo Conselho Monetário Nacional – CMN para o SFH.

SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

Na falta de registro, os contratos de financiamento, dependendo da política do Banco, podem prever o cancelamento da operação se o registro não for apresentado no prazo ajustado.

Quanto tempo demora a liberação dos recursos ao vendedor?

Outro fato relevante é que a liberação dos recursos ao vendedor pelo Banco depende do respectivo registro junto ao Cartório de Imóveis.

Trata-se de determinação do CMN e do Conselho Curador do FGTS, quando for utilizado o financiamento com lastro em recursos do FGTS.

O registro do contrato de financiamento é primordial para concretização do negócio e deve ser imediato após a assinatura.

Desta forma, é interessante negociar com o vendedor prazo que possa ser cumprido, com relação à liberação dos recursos, evitando o pagamento de multas.

Riscos para o comprador e vendedor

O Código Civil em seu artigo 1.245:

“Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis.
  • 1o Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel.”

Existem riscos para ambos, considerando que contrato particular sem registro no Cartório de Imóveis (“contrato de gaveta”) não impede que o imóvel seja vendido duas, três  ou  mais vezes.

Outra questão é a possibilidade de penhora, em função de dívida do vendedor, pois este continua a figurar, para fins legais, como proprietário.

Veja mais:

Contrato de Gaveta – O que é e os seus riscos

Portanto, o registro no Cartório de Registro de Imóveis é a garantia permanente para o comprador e vendedor.

Gilberto Ribeiro de Melo

Especialista – Crédito Imobiliário

465
Deixe um comentário

222 Comment threads
243 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
215 Comment authors
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votados
Notify of
Rayssa

Prezados, Bom dia!, como proceder quando eu vendi um imóvel em 2013, e até hoje o comprador não levou a registro a escritura de compra e venda do imóvel? Estou… Read more »

Josiane Santos Pinheiro

Olá! Meu nome é Josiane. Eu já tenho o contrato de compra e venda do meu imóvel , ja paguei o ITBI …isso foi feito em 2016. Gostaria de saber… Read more »

Josiane Santos Pinheiro

Agradeço a atenção de vocês! Obrigada pela orientação! Abraços!

José costa

Uma correspondente bancária, também despachante, pode atrasar o registro do imóvel após assinatura de praxe feita na caixa entre comprador e vendedor, sendo que este último estará esperando o final… Read more »

glauber

me responde uma coisa, comprei um sitio .. há uns 4 meses …. já passei escritura pro meu nome……. vou registrar no registro de imóveis so em janeiro, tem algum… Read more »

glauber

sim,… mas tem prazo para eu registrar no registro de imóveis ou posso deixar pra mês q vem e registrar?

Marcos Valério de Morais

Boa noite, vendi o imóvel e no contrato de compra e venda o comprador seria obrigado a registrar o imóvel em até 30 dias o que não ocorreu. O comprador… Read more »

Marcos Valério de Morais

Muito obrigado pela atenção. Me desculpe, regularizar o registro em nome dele para que os impostos venha em seu nome? Vida longa pra vocês!!!

Antônio

Marcos, 8 anos… Entre e habite. Depois, entre com pedido de usucapião que ele será novamente seu se não for reclamado dentro do prazo. Se ele reclamar, exija o pagamento… Read more »