Como diferenciar seguro habitacional e residencial?

Como diferenciar seguro habitacional e residencial?

740
Fonte: Click Habitação
COMPARTILHAR

Para quem vai financiar um imóvel ou já financiou um, saiba que é obrigatória a contratação de um seguro habitacional. Além do seguro, as seguradoras oferecem outras assistências acessórias. Saiba como diferenciar seguro habitacional e residencial

Como diferenciar seguro habitacional e residencial?
Imagem: Paula Meireles Leite

O seguro habitacional é uma garantia fundamental para a família, pois quita o saldo devedor proporcional ao percentual contratado em caso de morte ou invalidez permanente, e também visa manter a integridade do imóvel financiado nos casos de danos físicos.

Além do seguro obrigatório, as seguradoras podem oferecer vantagens acessórias como Assistência 24 horas. Os serviços oferecidos variam de seguradora para seguradora. Nelas você pode encontrar serviços oferecidos por profissionais como: chaveiro, encanador, eletricista, vidraceiro entre outros.

Além de serviços, as seguradoras podem oferecer convênios com lojas e serviços para obtenção de desconto.

Outras opções podem ser encontradas como auxílio funeral, serviços de “marido de aluguel”, título de capitalização, sorteios entre outros.

Além de atentar para as assistências acessórias, você deve observar o período de vigência dessa cobertura.

Esse prazo pode variar conforme cada Seguradora.

Portanto, além de considerar o valor do CET – Custo Efetivo Total e CESH – Custo Efetivo Seguro Habitacional ao fazer um financiamento habitacional, você também pode comparar as vantagens acessórias entre uma seguradora e outra.

Para saber mais sobre o CET, veja o artigo:

Compare o custo total do financiamento

Essas vantagens acessórias podem ser um diferencial na escolha da sua Seguradora. Lembrar que esse diferencial deve ser observado também nas operações de portabilidade do seguro habitacional. Conheça as regras da portabilidade no artigo:

Portabilidade de seguro habitacional

Para saber sobre as vantagens acessórias, acesse o site das Seguradoras ou pergunte ao seu Banco.

Seguro Residencial

Se você tem financiamento habitacional e possui garantias acessórias, então porque contratar seguro residencial?

Por vários fatores como:

  • A garantia acessória do seguro habitacional tem validade, em geral, de 1 a 5 anos, e nem todas as seguradoras oferecem.
  • O seguro residencial oferece serviços como perda de renda ou pagamento de aluguel, itens roubados ou furtados, entre outros.

As empresas que oferecem apólices de seguro residencial incluem serviços de encanador até a manutenção de eletrodomésticos. Uma dica para quem pretende contratar um seguro residencial é cotar os valores com as mais de 20 empresas que oferecem essa modalidade do produto. Os valores podem oscilar de acordo com as necessidade de cada contratante, do endereço e também do período. Moreira explica que estas oscilações refletem, por exemplo, as condições de maior ou menor segurança na área onde está localizado o imóvel.

Como diferenciar seguro habitacional e residencial?De modo geral, as apólices podem cobrir vendaval, roubo, danos elétricos, incêndio e até queda de raio. Mas é importante ver a cobertura da apólice, se ela cobre danos por roubo (importância financeira), vendaval, incêndio o outra sinistralidade de ordem natural (queda de raios, por exemplo). Um exemplo sobre a necessidade da montagem de um produto para cada caso é o daquele que reside em uma casa de esquina. Além das coberturas comuns, é importante que contemple os custos em um caso de acidente com carro, ou seja, uma batida de carros que possa causar danos ao imóvel.

Os serviços de reparos estão disponíveis 24 horas. Algumas seguradoras são parceiras de clinicas veterinárias. Estas oferecem descontos aos segurados no atendimento de pets. Em outros casos, as próprias oficinas das seguradoras oferecem check-up de automóveis gratuitamente. Varia de uma seguradora para outra, portanto, é necessário verificar antes de assinar a apólice nas condições gerais.

Atenção: a cobertura do seguro habitacional é diferente do seguro residencial. Para saber como funciona a cobertura de danos físicos ao imóvel no financiamento habitacional, clique aqui.

 

Fonte: BemParaná – Ana Ehlert

Liane B Mascarenhas dos Santos e Patricia MATAYOSHI.

Especialistas no Crédito Imobiliário

SEM COMENTÁRIO

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.