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O que devo checar quando receber o imóvel?

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Com certeza uma das etapas vitais da compra na entrega das chaves é saber o que checar quando receber o imóvel

O que devo checar quando receber o imóvel?

Ao adquirir imóvel nem sempre o comprador é especialista em fazer verificações ou inspeções para garantir a qualidade do produto adquirido.

Mesmo porque no momento de compra do imóvel, para muitos compradores, este momento é único, o que gera certa sensação de realização de sonho de uma vida toda.

O intuito desta matéria é alertar quais itens básicos deve-se considerar no imóvel para que não ter “dor de cabeça ao estar morando em seu imóvel”.

Quando se tratar de compra de imóvel na planta, muito importante levar em consideração a metragem quadrada do imóvel ou das suas dimensões.

E conferir se existe uma tolerância dentro de contrato quanto às medidas, e ao receber o imóvel comparar se está dentro das tolerâncias indicadas.

Por muitas vezes quando se recebe imóvel comprado na planta o que está disponível para olhar, geralmente,  são:

  • acabamento,
  • portas,
  • cerâmicas,
  • metais,
  • pintura, etc.

Mas quanto à estrutura, ou seja, o que está escondido atrás de tudo isso, cabe sim aos compradores ir atrás destas informações.

Em especial, quanto aos materiais aplicados se os mesmos são confiáveis, e garantem uma boa qualidade.

Por exemplo, se dentro da construtora ou do engenheiro contratado façam:

  • controle de recebimento e preservação dos materiais,
  • testes de qualidade internos ou contratados externamente, e
  • se estes atendem as necessidades dos projetos.

vazamento - O que devo checar quando receber o imóvel?

O ideal é que o comprador agende com a construtora a conferência do novo imóvel acompanhado de profissional, de preferência arquiteto ou engenheiro civil, e ir durante o dia para ter melhor condições de visualização.

Como nem sempre é possível ter esse acompanhamento técnico, preparamos um CHECK LIST com algumas coisas importantes analisar e evitar problemas futuros:

CHECK LIST PARA VISTORIA DE IMÓVEL

Check list de vistoria - O que devo checar quando receber o imóvel? CHECK LIST PARA VISTORIA DE IMÓVEL

Mesmo fazendo todas essas conferências, é muito importante que os compradores também estejam cientes do cumprimento de algumas regras estruturais da engenharia.

Considerando não sermos especialistas neste assunto cabe aos adquirentes o cumprimento das orientações de manutenção das construtoras.

Para fim não ocorrer perda de garantia, bem como, afetar estrutura da edificação.

Geralmente essas informações estão declaradas no manual de uso do imóvel entregue pela construtora.

É muito importante o envolvimento do comprador com a construtora e/ou engenheiro, bem como, vice e versa para que haja uma boa interação e sempre sanar os gargalos, gerando assim comunicação e satisfação de ambas as partes.

Recomendamos prestar bastante atenção quando do recebimento do imóvel, em especial, aos possíveis vícios ou defeitos construtivos encontrados após a entrega.

Veja mais:

Vício ou defeito Construtivo: Cuidados com o imóvel

O que levar para vistoria de entrega do imóvel?

  • Trena
  • Caneta e papel para anotações
  • Câmara fotográfica
  • Bola tênis de mesa, de gude ou tênis (para verificar caimento do piso)
  • Algum aparelho elétrico (para conferir a energia)

Prazos de garantia

É de conhecimento da maioria dos consumidores a possibilidade de pedir conserto ou troca de produtos que apresentem mau funcionamento e defeitos.

A partir do momento em que o consumidor recebe o imóvel pronto, começam a valer os prazos de garantia.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de 90 dias para defeitos aparentes de fácil constatação.

Se o defeito for difícil de perceber, o prazo de 90 dias somente começa a correr a partir do momento em que se tornar evidente.

A prescrição de garantia sobre problemas ou vícios de construção no imóvel é de 5 (cinco) anos.

Lembramos que este tipo de problema nos imóveis não conta com cobertura do seguro habitacional obrigatório nos financiamentos habitacionais.

Veja também:

Seguro: Danos Físicos ao Imóvel

Se encontrar problemas, entre em contato com a construtora para pleitear as correções.

O melhor caminho sempre será buscar uma conciliação antes de procurar o PROCON ou as vias judiciais.

Mara Rodolpho Andrade

Coordenadora de Qualidade DE UMA CONSTRUTORA DE GRANDE PORTE

Apaixonada pelo trabalho de Qualidade, em especial em construção civil.

4 COMENTÁRIOS

  1. ola boa tarde meu nome e amanda ,em outubro do ano passado comprei uma casa ,porem desde a primeira semana estou com varios problemas ,como paredes trincadas,telhas com remendo,nao tem esgoamento de agua no lote,calçadas e muros rachados,sem acabamentos,enfiltranto bastante agua das chuvas nas quina das jaelas,ceramicas lasgadas,tomada fora de lugar ,portas inchadas entre varios outrs defeitos.O construtor mandou um representante a minha casa ,mas nada resolveu ,o que eu tevo fazer

    • Olá Amanda

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se o imóvel foi financiado denuncie os problemas ao banco.
      Denuncie o Construtor ao CREA.
      Procure auxílio do PROCON.
      Contrate advogado para análise de questionamento judicial.

      Veja detalhes sobre vícios de construção no artigo:
      Vício ou defeito Construtivo: Cuidados com o imóvel

      Equipe Click Habitação

  2. Estou com a entrada das chaves agendada. Porém vou retirar na construtora e não terei nenhum especialista representante deles no imóvel para fazer a inspeção. Isso não seria obrigatório por parte da construtora? E se tiver algum problema depois consigo solucionar com eles e cobrirem os problemas que possam ter no apto?

    • Olá Andressa

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Situação é estranha, pois normalmente a entrega é acompanhada de pessoa da construtora.
      Utilize o nosso check list ou outro qualquer e anote todos os problemas encontrados.
      A Construtora deve ter um Departamento de pós-venda ou atendimento ao cliente. Faça a reclamação por lá.
      Se não for atendida peça ajuda do PROCON.

      Equipe Click Habitação

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