Os contratos de financiamento do crédito imobiliário possuem prazo de amortização previsto em cláusula específica
O Prazo é definido em função da idade do devedor mais idoso (limite de cobertura do seguro habitacional – 80 anos e 6 meses), renda familiar, capacidade financeira e o limite de prazo permitido para cada modalidade de financiamento ou pelo Banco.
Decorrido o prazo contratual do financiamento imobiliário, e dependendo do plano de amortização e periodicidade de reajuste ou recálculo da prestação mensal do contrato, poderá restar saldo devedor residual.
A responsabilidade pelo saldo devedor residual dependerá se o contrato tem ou não cobertura do FCVS (Fundo de Compensação de Variações Salariais).
Os contratos com cobertura do FCVS a responsabilidade pela cobertura dos saldos devedores residuais aos agentes financeiros (bancos) é do Fundo.
E os contratos habitacionais sem cobertura do FCVS o saldo residual é de responsabilidade do mutuário, devendo tal fato, obrigatoriamente, constar de cláusula do respectivo contrato..
O saldo residual não recebido na data do decurso é classificado como valor em atraso a partir daquela data.
Veja também:
Encargo e Prestação – Quais as diferenças?
Saldo Devedor residual financiamento
Contratos habitacionais antigos
O saldo residual foi historicamente um grande problema aos mutuários do crédito imobiliário, especialmente, quando havia desequilíbrio entre o valor pago mensalmente na prestação e o saldo devedor.
Este desequilíbrio, no passado, foi provocado pelos altíssimos índices de correção monetária do saldo devedor e os reajustes na prestação:
- As prestações, em geral, pela equivalência salarial;
- Reajustes em momentos diferentes, ou seja, nem sempre de forma concomitante;
- Índices diferentes
Outro fator foram sub-reajustes na prestação por decisões e opções de mudança de plano nos contratos propostos por normas governamentais.
Assim, esse desequilíbrio entre os reajustes entre o saldo devedor e as prestações provocava o saldo residual no final do prazo contratual.
Os contratos antigamente sofriam reajustes e os atuais tem recálculo, portanto tem reequilíbrio periódico.
Contratos habitacionais atuais
Os contratos atuais podem ter saldo residual, mas seu impacto e valor tem menor força para os compradores, em função:
- Da estabilidade dos índices de atualização monetária instituída em cláusula contratual (se houver) e
- Dos recálculos ou reajustes periódicos previstos nos contratos (em especial).
O recálculo reequilibra a relação entre a prestação (A + J) e o saldo devedor, e por consequência limita o saldo residual ao período entre o último recálculo (anual, trimestral ou mensal) e o mês do decurso (final) do prazo contratual.
Veja mais:
Como consultar saldo devedor do financiamento
Não haverá saldo devedor residual se o recálculo da prestação (A + J) for mensal.
Em geral, o saldo devedor residual financiamento é limitado ao valor de 1 (uma prestação), assim não é mais um fator de preocupação aos compradores.
Termo de Quitação
Após a liquidação do contrato ou decurso do prazo com o pagamento do eventual saldo devedor residual, se houver, o comprador deve de imediato pleitear o Termo de Quitação.
O Termo de Quitação do financiamento deve ser averbado junto ao Cartório de Registro de Imóveis.
Nos contratos habitacionais com garantia de alienação fiduciária o prazo de entrega do Termo de Quitação pelo Banco é de 30 dias, sob pena de multa, conforme previsto no artigo 25 da Lei 9514/97.
Exija seus direitos!
Gilberto Ribeiro de Melo
Especialista – Crédito Imobiliário
Veja também:
Quitação de Financiamento Habitacional
Atualizado em 21/10/15
Boa noite, Tenho um contrato de financiamento com a CAIXA na modalidade PES/PCR, contratado em 1990 com 240 meses de prazo Ocorre que ele não foi enquadrado para cobertura do… Read more »
Olá Angelica Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação. Considerando que existe ação em andamento cremos que a prescrição fica prejudicada, mas orientamos a consultar o seu advogado. A… Read more »
Boa noite, Estou fazendo um financiamento no BB e no contrato diz que o saldo devedor será reajustado pelo IRP (Indíce de Remuneração básica das Cadenetas de Poupança). Onde encontro… Read more »
Olá Emerson Boa Noite! Sim é a TR – Taxa Referencial. Ele atualiza os saldos das cadernetas de poupança e das contas vinculadas do FGTS, que são os principais funding… Read more »
Prezados. Em 1981 fiz financiamento da casa em 15 anos com a Caixa Econ Estadual – RS , com hipoteca da mesma. Em 1984 entrei com ação coletiva para estabelecer… Read more »
Olá Cezar Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação. Cremos que o primeiro passo é solicitar uma Certidão de matrícula do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis.… Read more »
Olá.
Tenho contrato de compra na Caixa há pouco mais de 12 anos.
Gostaria de saber como eu descubro se na quitação, eu terei Saldo Devedor Residual.
Obrigado
Olá Francisco Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação. Considerando que os contratos são pós-fixados e tem atualização monetária esclarecemos que não dá para saber com antecedência. Mas, sugerimos… Read more »
Olá, Aqui na minha prestação consta os valores em Amortização do Mes + Juros/Correção do mês, também possui um número 1.00000 na linha índice reajuste saldo devedor do mês. Será… Read more »
Olá Francisco Boa Noite! O índice 1,00000 é 1, pois atualmente a TR é ZERO (com a queda da taxa de juros SELIC) e está sem atualização monetária do saldo… Read more »
Tento ver o demonstrativo de habitação mas não consigo localizá-lo. Conseguia antes mas agora já estão gravados o número de contrato, do meu CPF e só dá inválido!
Olá José Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação Você pode procurar qualquer agência do banco. Pode solicitar o valor por telefone: A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da… Read more »