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Contrato CAIXA Financiamento Habitacional

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Guia com perguntas e respostas mais frequentes de quem já assinou ou acaba de assinar o seu contrato CAIXA financiamento habitacional

Contrato CAIXA Financiamento Habitacional

O Banco informa que quer fortalecer seu relacionamento com os clientes e interagir na busca de um melhor atendimento.

Veja as dúvidas mais comuns sobre o contrato:

1. Para receber informações da CAIXA, o que devo fazer?

É muito importante manter seu endereço e telefone sempre atualizados. Quando houver alguma mudança, informe imediatamente à CAIXA.

2. Como é formada a minha prestação no Contrato CAIXA financiamento habitacional?

Nos financiamentos habitacionais, a prestação mensal é composta por:

Encargo Principal (prestação) – parcela de amortização e de juros mensais;

Encargos Acessórios – taxa de administração, seguros de Morte e Invalidez Permanente (MIP) e Danos Físicos ao Imóvel (DFI).

Veja mais:

Encargo e Prestação – Quais as diferenças?

3. Como são calculados os encargos e seguros?

• A parcela do encargo principal, referente aos juros, é recalculada em função de saldo devedor atualizado, taxa de juros, sistema de amortização e prazo restante do contrato, conforme condições contratadas.

Veja também:

Como consultar saldo devedor do financiamento

• Os encargos acessórios variam de acordo com o tipo de financiamento. Você pode verificar no seu contrato de financiamento quais são os encargos acessórios que formam a sua prestação;

• O valor do prêmio do seguro MIP é obtido mediante a aplicação das taxas, constantes na Apólice, sobre o valor do financiamento na contratação ao percentual de pactuação de renda dos participantes;

• Para cálculo do valor do prêmio do seguro DFI é aplicada uma taxa sobre o valor de avaliação do imóvel.

Saiba mais:

Seguro Habitacional: Veja os Detalhes

4. Quando ocorre o vencimento da prestação?

O primeiro pagamento vence 30 dias após a assinatura do contrato. Você pode escolher a data de vencimento na contratação ou alterá-la durante a vigência do financiamento.

Veja também:

Data de Vencimento – Faça a escolha!

5. Como posso pagar as prestações do meu financiamento?

Débito Automático CAIXA é a forma mais prática de efetuar os pagamentos, pois não é preciso ficar dependente do recebimento de boleto de cobrança. Saiba mais:

• Com o Débito Automático, o valor da prestação é debitado automaticamente na sua conta corrente no dia agendado;

• É possível verificar o agendamento do débito no campo “lançamentos futuros” do extrato da conta quinze dias antes da data do vencimento de cada prestação. Caso não conste este lançamento, entre em contato com a CAIXA;

• É muito importante verificar no extrato da sua conta se o débito da prestação ocorreu, pois o recibo de depósito não é um comprovante de pagamento;

• Caso deseje optar pelo Débito Automático, procure a CAIXA.

Você também pode pagar usando o boleto de cobrança. Com ele, a prestação pode ser paga até a data de vencimento em toda a rede bancária:

• Após o vencimento, o pagamento do boleto pode ser feito em casas lotéricas, correspondentes bancários CAIXA AQUI ou, dependendo do tempo de atraso, somente nas agências da CAIXA;

• Se você não optou pelo débito automático e não recebeu o boleto pelo correio, pode pedir uma segunda via pelo telefone 0800 726 0505 (caso o boleto tenha até 60 dias), em qualquer agência da CAIXA ou clicando aqui.

Veja como ver o extrato financiamento CAIXA:

Boleto Habitação CAIXA – Como emitir

6. O que acontece se eu atrasar as prestações do meu financiamento?

• O atraso no pagamento das prestações gera multa e juros, referente aos dias em atraso, e permite a CAIXA incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros;

• Caso você não pague as parcelas em atraso, a CAIXA pode leiloar seu imóvel;

• Na alienação fiduciária, você não pode transferir seu imóvel a terceiros sem o consentimento da CAIXA. Isso acontece porque o imóvel fica em nome da CAIXA e só é transferido para você após a quitação do financiamento.

Veja os riscos da inadimplência no artigo:

Mutuários inadimplentes: atenção com retomada do imóvel

7. Posso utilizar o meu saldo de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) na compra?

Sim. Mas, somente quando você, o contrato e o imóvel estiverem enquadrados nas regras e limites de avaliação e financiamento do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) na data da aquisição do imóvel.

Para saber se no seu caso é permitido o saque do FGTS, veja no artigo:

Posso usar FGTS na compra de imóvel?

8. Posso usar o FGTS no financiamento para quais fins?

O saque do FGTS no financiamento habitacional pode ser efetivado nos seguintes casos:

• Amortizar o saldo devedor, ou seja, reduzir o prazo ou o valor do encargo;

• Pagar até 80% do valor da prestação;

• Liquidar o saldo devedor.

Quantas vezes pode-se usar o FGTS no financiamento?

9. Onde posso tirar dúvidas e obter informações sobre o meu financiamento?

A CAIXA oferece serviços de pós-venda para contratos habitacionais para você entrar em contato sempre que quiser:

Pós-venda da habitação pelos  3004.1105(capitais e regiões metropolitanas) e 0800-726-0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

Veja os serviços disponíveis e prazos de atendimento:

2ª via de Boleto – (Representação numérica do código de barras por SMS) Até três prestações em atraso. Atendimento imediato – em tempo de ligação.

Alteração de dados de contato: Telefones, e-mail e endereço de correspondência. Atendimento em até 3 dias úteis.

Alteração da data de vencimento. Atendimento em até 3 dias úteis.

Amortização e Liquidação com recursos próprios por meio do débito em conta na CAIXA. Atendimento em até 7 dias úteis.

Amortização e Liquidação com recursos do FGTS – é necessário que o cliente já tenha utilizado o FGTS no contrato. Atendimento em até 15 dias úteis.

Autorizar débito em conta na CAIXA. Atendimento em até 3 dias úteis.

Pausa Estendida – Carência ou moratória por um período de tempo, de acordo com as condições de cada financiamento. O valor dos juros contratuais não pagos são acrescidos ao Saldo Devedor. Atendimento em até 7 dias úteis.

Uso FGTS para pagamento de parte do valor da prestação – É necessário que o cliente já tenha utilizado o FGTS no contrato. Atendimento em até 15 dias úteis.

Você também pode acessar o sítio da CAIXA no endereço www.caixa.gov.br sempre que precisar de informações adicionais.

Número contrato CAIXA habitação

O número do contrato habitacional consta no contrato e no boleto de pagamento.

Lembramos que nenhum canal na internet ou telefone informará o número.

Você poderá obter o número do contrato habitacional CAIXA em qualquer agência do banco com sua identificação pessoal e número do CPF.

Guarde esta informação, pois será imprescindível para qualquer serviço que necessite no seu financiamento.

Veja também:

Como diminuir valor da prestação habitacional?