Inicio MEU FINANCIAMENTO AMORTIZAÇÃO Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?

Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?

10926
COMPARTILHAR

O uso do FGTS é uma das prerrogativas mais relevantes na compra da casa própria, veja os detalhes  de quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento

Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamentoA utilização do FGTS na aquisição de moradia própria e demais modalidades são previstas na legislação do FGTS e do SFH. As Resoluções do Conselho Curador do FGTS norteiam as disposições normativas definidas para a utilização do FGTS na aquisição de moradia própria e demais modalidades.

Todas as modalidades previstas na legislação para utilização de FGTS na moradia própria devem ser intermediadas por Agente Financeiro do SFH.

As Administradoras de Consórcios poderão intermediar operações de liquidação, amortização ou abatimento de prestação de financiamento habitacional.

De quanto em quanto tempo posso usar FGTS?

Interstício (Intervalo) para utilização do FGTS

Para cada tipo de utilização existe um intervalo (interstício) mínimo para nova utilização. Mas, este intervalo vale na mesma modalidade de uso, ou seja, se você utilizar o FGTS na aquisição pode de imediato após o registro do Cartório de Registro de Imóveis utilizar para amortizar o saldo ou para pagamento de parte da prestação.

Esclarecemos que os prazos de intervalo (interstício) entre os tipos de utilização não se misturam:

1) na aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel;

Ou seja, a restrição de uso do FGTS a cada 3 anos é para o imóvel.

2) na amortização – se usou na entrada pode usar de imediato para amortização do financiamento, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos.

Ou seja, a restrição de uso do FGTS para amortização é para o mesmo trabalhador a cada 2 anos.

3) para pagamento de parte de prestação – se usou na entrada e até para amortizar o saldo devedor poderá utilizar normalmente, podendo renovar a cada 12 meses.

Pode Utilizar para pagamento de até 80% do valor do encargo mensal, dependendo do valor do saldo de sua conta vinculada do FGTS.

FGTS Intervalo entre operacoes - Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?Veja os detalhes de cada modalidade abaixo:

Quando posso usar FGTS na aquisição ou construção?

Para utilização o imóvel transacionado não pode ter sido objeto de utilização do FGTS há menos de 03 anos, conforme exemplo e detalhes:

  • Imóvel adquirido com uso do FGTS em 30 de novembro de 2013 somente pode ser adquirido com uso FGTS após 30 de novembro de 2016.
  • Não é exigida a comprovação de que o imóvel não foi adquirido com recursos da conta vinculada do trabalhador quando se tratar de primeira aquisição do bem, verificado na matrícula do imóvel.
  • Em caso de uso de FGTS para nova aquisição de imóvel construído com recursos da conta vinculada do trabalhador, o interstício de 3 anos deve ser contado a partir da data do registro do contrato/escritura de compra e venda do bem com uso do saldo FGTS do trabalhador no Cartório de Registro de Imóveis.

Veja as condições de uso do FGTS para aquisição:

Como usar FGTS na compra de imóveis?

Usar FGTS para amortizar financiamento ou FGTS para quitação do financiamento

Esclarecemos que não há limite do número de utilizações de FGTS para amortização durante a vigência do contrato, apenas deverá ser respeitado o intervalo abaixo descrito.

Para utilização do FGTS para amortizar ou liquidar o saldo devedor do financiamento o interstício (FGTS intervalo mínimo) é de 02 anos, contados a partir da data da última amortização/liquidação procedida pelo mesmo trabalhador.

  • Esse interstício (intervalo) diz respeito à utilização por um mesmo trabalhador, podendo o coobrigado do financiamento amortizado há menos de dois anos utilizar seu FGTS para nova amortização/liquidação do mesmo financiamento, desde que atenda aos demais requisitos para a modalidade.
  • Considera-se ano o período de doze meses contados do dia e mês do início da utilização ao dia e mês correspondente do ano seguinte.
  • Quando no ano ou mês do vencimento não houver o dia correspondente ao do início do prazo, este findará no primeiro dia subsequente.

Veja também:

Amortização extraordinária de saldo devedor

Como usar FGTS no pagamento de parte das prestações?

Lembramos que não existe modalidade de uso do FGTS para pagamento integral da prestação, somente parte da prestação, limitada a 80% do encargo mensal.

Para este tipo de utilização não existe um intervalo mínimo, pode-se utilizar findada a utilização anterior.

Cada utilização é por 12 meses, sendo limitada ao prazo remanescente do contrato, podendo utilizar para até 3 prestações em atraso.

Veja mais:

FGTS para Pagamento de Parte de Prestação (PPP)

Para verificar as possibilidades de uso do FGTS dos compradores já possuidores de imóveis de sua propriedade existem regras específicas.

Veja o Vídeo: FGTS no financiamento – Qual o Intervalo nas Utilizações

Sugerimos a leitura dos detalhes no artigo:

Uso do FGTS e a propriedade de Imóveis

Gilberto Ribeiro de Melo

Especialista no Crédito Imobiliário

Atualizado em 14/02/16