Inicio MEU FINANCIAMENTO AMORTIZAÇÃO Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?

Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?

19554

O uso do FGTS é uma das prerrogativas mais relevantes na compra da casa própria, veja os detalhes de quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento

Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamentoA utilização do FGTS na aquisição de moradia própria e demais modalidades são previstas na legislação do FGTS e do SFH.

As Resoluções do Conselho Curador do FGTS norteiam as disposições normativas para utilização do FGTS na aquisição de moradia própria e demais modalidades.

Todas as modalidades previstas na legislação para utilização de FGTS na moradia própria devem ser intermediadas por Agente Financeiro do SFH.

As Administradoras de Consórcios poderão intermediar operações de liquidação, amortização ou abatimento de prestação de financiamento habitacional.

De quanto em quanto tempo posso usar FGTS?

Interstício (Intervalo) para utilização do FGTS

Para cada tipo de utilização existe um intervalo (interstício) mínimo para nova utilização.

Mas, este intervalo vale na mesma modalidade de uso, ou seja, se você utilizar o FGTS na aquisição pode após o registro no Cartório de Registro de Imóveis utilizar para amortizar o saldo ou para pagamento de parte da prestação.

Esclarecemos que os prazos de intervalo (interstício) entre os tipos de utilização não se misturam:

1) na aquisição (entrada) – 

3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel;

Ou seja, a restrição de uso do FGTS a cada 3 anos é para o imóvel.

2) na amortização –

Se usou na entrada pode usar de imediato para amortização do financiamento, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos.

Ou seja, a restrição de uso do FGTS para amortização é para o mesmo trabalhador a cada 2 anos.

3) para pagamento de parte de prestação –

Se usou na entrada e até para amortizar o saldo devedor poderá utilizar normalmente, podendo renovar a cada 12 meses.

Pode Utilizar para pagamento de até 80% do valor do encargo mensal, dependendo do valor do saldo de sua conta vinculada do FGTS.

FGTS Intervalo entre operações - Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?Veja os detalhes de cada modalidade abaixo:

Quando posso usar FGTS na aquisição ou construção?

Para utilização o imóvel transacionado não pode ter sido objeto de utilização do FGTS há menos de 03 anos, conforme exemplo e detalhes:

  • Imóvel adquirido com uso do FGTS na entrada em 30 de novembro de 2013 somente pode ser adquirido com uso FGTS após 30 de novembro de 2016.
  • Não é exigida a comprovação de que o imóvel não foi adquirido com recursos da conta vinculada do trabalhador quando se tratar de primeira aquisição do bem, verificado na matrícula do imóvel.
  • Em caso de uso de FGTS para nova aquisição de imóvel construído com recursos da conta vinculada do trabalhador.
    • O interstício de 3 anos deve ser contado a partir da data do contrato/escritura de compra e venda com uso do saldo FGTS do trabalhador no Cartório de Registro de Imóveis.

Veja as condições de uso do FGTS para aquisição:

Como usar FGTS na compra de imóveis?

Usar FGTS para amortizar financiamento ou FGTS para quitação do financiamento

Esclarecemos que não há limite do número de utilizações de FGTS para amortização durante a vigência do contrato, apenas deverá ser respeitado o intervalo abaixo descrito.

Para utilização do FGTS para amortizar ou liquidar o saldo devedor do financiamento o interstício (FGTS intervalo mínimo) é de 02 anos.

A contagem do prazo  (2 anos) é a partir da data da última amortização/liquidação procedida pelo mesmo trabalhador:

  • Esse interstício (intervalo) diz respeito à utilização por um mesmo trabalhador.
    • Podendo o coobrigado do financiamento amortizado há menos de dois anos utilizar seu FGTS para nova amortização/liquidação do mesmo financiamento.
      • Deverá atender aos demais requisitos para a modalidade.
  • Considera-se ano o período de doze meses contados do dia e mês do início da utilização ao dia e mês correspondente do ano seguinte.
  • Quando no ano ou mês do vencimento não houver o dia correspondente ao do início do prazo, este findará no primeiro dia subsequente.

Veja também:

Amortização extraordinária de saldo devedor

Como usar FGTS no pagamento de parte das prestações?

Lembramos que não existe modalidade de uso do FGTS para pagamento integral da prestação, somente parte da prestação, limitada a 80% do encargo mensal.

Para este tipo de utilização não existe um intervalo mínimo, pode-se utilizar findada a utilização anterior.

Cada utilização é por 12 meses, sendo limitada ao prazo remanescente do contrato, podendo utilizar para até 3 prestações em atraso.

Veja mais:

FGTS para Pagamento de Parte de Prestação (PPP)

Para verificar as possibilidades de uso do FGTS dos compradores já possuidores de imóveis existem regras específicas.

Sugerimos a leitura dos detalhes no artigo:

Uso do FGTS e a propriedade de Imóveis

Para complementar as informações veja o vídeo:

FGTS no financiamento – Qual o Intervalo nas Utilizações

Gilberto Ribeiro de Melo

Especialista no Crédito Imobiliário

Atualizado em 14/02/16

1020
Deixe um comentário

497 Comment threads
523 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
481 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fabricio

Boa tarde, tinha um imóvel residencial quitado e em 2018 adquiri outro imóvel residencial na mesma cidade através de financiamento pelo SFH. Acabei de vender o primeiro imóvel (o que estava quitado) e quero saber se após dar baixa no registro de imóveis, poderei utilizar meu FGTS para abater do financiamento do segundo imóvel, já que ele será o único de minha propriedade na mesma cidade. Minha dúvida é porque eu consultei o banco onde está o financiamento e eles informaram que as condições para utilização do recurso são consideradas na data da aquisição do imóvel, ou seja, quando eu… Read more »

TONY MARCOS SOUZA REIS

Boa tarde,
comprei um apartamento e utilizei meu FGTS para entrada. A compra foi em 11/2017 e gostaria de saber se posso utilizar novamente o FGTS na modalidade SIUMP 3? Fui informado que tenho que esperar um período de 24 meses para nova utilização.

TONY MARCOS SOUZA REIS

fico grato com a orientação, vou fazer o que me indicaram.

Vanessa

Utilizei o FGTS em abril do ano passado(2018) para abater em 12 parcelas e diminuir o valor mensal. Acontece que estou vendendo o imovel e agora o banco não quer liberar a quitação pq falta uma parcela a ser descontada ainda do FGTS em abril de 2019 e querem q esperem até após dia 10/04. Pior que a compradora perde o prazo do banco que ela esta negociando o financiamento e daí tem que recomeçar do zero. Isso é correto?O banco (BB) nao liberar a quitação por causa de uma parcela? Eu nao sabia disso, achei q dando o FGTS… Read more »

EVERTON

Olá,

Estou adquirindo um imóvel usado e ele tem 2 anos de matrícula. Pesquisei e descobri que o imóvel tem que esperar 3 anos para usar o FGTS na entrada. Então não posso usar o FGTS na entrada.

Minha dúvida é se eu posso abater das 12 prestações logo no começo do financiamento ou preciso esperar 12 meses para usar esse recurso?

Rinaldo

Boa tarde Amigos. Parabéns pelo artigo! Eu consultei a Caixa e tive uma resposta negativa, mas não fiquei convencido. Comprei um apartamento em Maio de 2018, sendo que paguei uma parte em dinheiro, usei saldo da minha conta de FGTS e restante financiei pela CEF. Agora em Janeiro de 2019 gostaria de quitar o financiamento em dinheiro, mas também aproveitar o FGTS meu e da minha esposa. Na compra o FGTS da minha esposa não foi utilizado, somente o meu. Podemos usar o FGTS para diminuir do numero de parcelas e na sequencia quitar em dinheiro? A resposta da gerencia… Read more »

Rinaldo

Obrigado! A Gerente da Caixa disse que tinha se equivocado. Consegui utilizar o FGTS para abater as parcelas finais, mesmo tendo utilizado o FGTS na aquisição a menos de 1 ano.

Laessio Freire

Olá Amigos, muito bom o artigo. estão de parabens. So tenho uma duvida… nao consegui encontrar a resposta. Como se da o processo de amortização do saldo depois dos 2 anos? tenho que entrar em contato com o banco que financiei e pedir que seja abatido do meu saldo, preenchendo novamente o formulario que eu autorizo o banco a sacar em meu nome o valor que eu informei? Pergunto isso por que quando fiz o financiamento, quem fez o saque foi uma empresa de acessoria imobiliária… quero dizer, houve uma empresa que colheu todos os documentos e passou para o… Read more »

DAMARIS RAMOS FREIRE BRAGA

Olá,boa tarde!
Eu e meu esposo adquirimos um imóvel na planta a 08 anos, ná epoca utlizamos o FGTS para amortizar e depois para quitar.
Hoje estamos com o desejo de migrar para um maior porém iremos vender este primeiro imóvel para comprar o segundo.
Nossa pergunta é estamos a mais de 03 anos sem utilizar nosso FGTS podemos utiliza-lo para amortização do segundo imóvel?

Douglas Shimada

Bom dia,

estou comprando uma casa em Sorocaba e atualmente moro e trabalho na Capital de SP.
Posso utilizar o FGTS para aquisição?
Se não, posso utilizar depois da aquisição logo que fechar o financiamento, para abater o valor das parcelas e baixar um pouco?

Obrigado

Wanderley Vianna Platenik Neto

Boa tarde, no meu contrato de habitacao da caixa, estamos eu e minha esposa. Gostaria de saber se quando eu realizar a amortização utilizando meu FGTS, minha esposa terá que esperar 2 anos para utilizar o FGTS dela para amortizar.

Cicero

Foi o único conteúdo que encontrei na internet que resolveu a minha dúvida… Meu caso é: Comprei um apartamento em Brasília e dei a entrada utilizando o FGTS em 01/2011. (FGTS AQUISIÇÃO) Em 04/2016 fiz uma amortização do valor do saldo devedor utilizando por isto o FGTS. (FGTS AMORTIZAÇÃO) O apartamento foi vendido 09/2018 e no presente momento se encontra em análise da Caixa Econômica. Tenho um contrato de compra e venda assinado com a compradora e ela vai utilizar recursos do FGTS para aquisição do imóvel. Ela já adiantou 50% do valor do imóvel à vista. Utilizei este valor… Read more »