Inicio ARTIGOS Aquisição de imóvel – Em que perfil você se enquadra?

Aquisição de imóvel – Em que perfil você se enquadra?

2053

No mercado imobiliário é possível identificar o perfil/tipos de pessoas para aquisição de imóvel e seus estágios para a efetivação da compra, desde a busca até a efetivação.

Aquisição de imóvel - Em que perfil você se enquadra?

O público está cada vez mais seletivo, optando por aqueles imóveis que possuam novas tecnologias e sustentabilidade, em outras palavras, preferem aqueles que tenham padrões elétricos, hidráulicos e de segurança mais modernos, e se possível construídos ou adequados às técnicas sustentáveis.

Como exemplo: aquecimento solar, reaproveitamento da água, arborização, materiais de construção produzidos com economia sustentável.

Veja mais:

Passos para comprar um imóvel – Antes de Comprar

Vamos citar três tipos mais conhecidos e que provavelmente tem composto a lista de interessados, quais sejam:

Prospector

É aquele que se encontra na primeira fase de procura e pesquisa do imóvel, utiliza a internet ou classificados de jornais, busca anúncios que tenham fotografias, imóveis com placa de venda, mas ainda não tem bem definido sua opção por imóvel novo, usado ou na planta, digamos que está investigando, tanto o mercado como sua própria preferência e condições financeiras.

Resolvido

Já definiu certas característica do imóvel, tais como, tamanho/área, localização, casa ou apartamento e já está disposto a comprar, muitas vezes tem várias opções faltando apenas escolher.

Decidido

Já encontrou o imóvel que atendeu todas as suas expectativas, já percorreu todo o processo de pesquisa e seleção finalizando a compra.

Conheça novos perfis (públicos) para aquisição de imóvel no mercado imobiliário

Solteiros com até uns 35 anos que decidem sair da casa dos pais:

Buscam imóveis mais compactos com praticidades na rotina, incluindo a proximidade com o trabalho e integração com a cidade, a exemplo:

  • Fácil acesso a polos de transporte, comércio e serviços.
  • áreas comuns que integram lazer (piscina e academia) com trabalho (coworking e home office).

Casais sem filhos:

Imóveis com área privativa menor com equipamentos que se agregam às necessidades de rotina do casal vem ganhando cada vez mais espaço.

Os dados mais recentes do setor de inteligência do Grupo Zap apontam que esse público prefere alugar a comprar imóvel.

Casais com pets:

Nem sempre comprar ou alugar imóvel é tarefa fácil para quem tem pets. Nos últimos anos, porém, os novos empreendimentos tem agregado o ‘Pet Place‘ aos projetos.

O espaço é apropriado para os pets dos moradores se exercitarem e brincarem, além de receberem cuidados especiais.

Casais com um filho:

Os casais com 1 (um) filho podem, também, estar em busca de imóveis compactos, porém, a partir de dois quartos.

Para este público é importante que o empreendimento ofereça áreas de convivência e equipamentos de lazer que beneficiem a integração com a comunidade condominial.

Casais mais velhos:

É comum que com o passar do tempo, mesmo as famílias maiores, a casa se torne “grande demais” por questões como a saída dos filhos.

Por isso, este público, também, pode estar em busca de ambiente mais compacto, adaptado à nova realidade do casal.

Quarto(s) de hóspede(s) e itens de convivência na área privativa também podem fazer a diferença no momento da escolha.

Idosos (Melhor idade):

Até pouco tempo, as estruturas dedicadas a idosos eram os apartamentos em andar térreo, pela facilidade em termos de acesso e mobilidade, porém novos projetos já incluem diversos itens em área privativas como barras de apoio, piso anti-derrapante e centrais inteligentes com acionamento remoto de iluminação e temperatura.

Este público também prioriza regiões consolidadas com opções variadas de comércio e serviços.

LGBTQIA+:

Nos últimos anos, o público LGBTQIA+ vem despertando o interesse do mercado, principalmente pelo potencial de compras, considerado alto.

Este público pode incluir solteiros, casais e famílias, tornando-os consumidores de diferentes padrões de empreendimentos.

São consumidores que prezam por itens ofertados em ambas áreas privativas e comuns, além da consolidação da região onde o imóvel está localizado.

Fonte: Correio da Bahia

E você? Qual o seu tipo ou em que estágio se encontra? O que gostaria de saber ou de ter mais esclarecimentos sobre o assunto?

Valéria Viviane Correa de Freitas

Especialista Crédito Imobiliário

OBS.:

A aquisição de imóvel (compra da casa própria) não é apenas juntar um valor para dar de entrada e fazer a prestação do financiamento caber no bolso.

Envolve, também, outras variáveis e situações que devem ser observadas. Para isso, faça previamente simulações do financiamento.

Faça-as em todos os bancos e sites disponíveis.

Veja mais:

Financiamento Habitacional – O que considerar?

2
Deixe um comentário

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votados
Notify of
Marcelo

Excelente matéria, obrigado por compartilhar.