Mutuários inadimplentes: atenção com retomada do imóvel

Mutuários inadimplentes: atenção com retomada do imóvel

5571
Fonte: Click Habitação
COMPARTILHAR

Compradores ou mutuários inadimplentes de contratos de financiamento imobiliário devem ter atenção para não atrasar a prestação da casa própria e ter a retomada do imóvel

Mutuários inadimplentes: atenção com retomada do imóvel

O motivo é que para contratos com garantia alienação fiduciária o processo de execução da dívida é muito mais rápido. Isso permite que o imóvel seja retomado e vá a leilão, caso haja um atraso superior a 30 dias no pagamento da parcela do financiamento.

A possibilidade de retomada do imóvel pelo Banco é real e pode ocorrer rapidamente, conforme descreveremos abaixo.

Uma das medidas iniciais de cobrança do Banco é incluir os devedores nos Cadastros Informativos de Crédito (Ex. SPC e SERASA, dentre outros).

A alienação fiduciária é a modalidade de garantia em que o devedor/comprador cede ao Banco os direitos creditórios que detém em face de contrato de alienação de bem imóvel, até que se dê a liquidação da dívida. O Banco fica com a propriedade fiduciária e resolúvel do imóvel, cabendo ao mutuário a posse direta deste. É uma situação similar ao que ocorre nos casos de financiamento de veículo.

A propriedade plena é aquela em que o proprietário detém todos os direitos sobre o imóvel – posse, uso, gozo e disposição, ou seja, em que pode dispor livremente do bem. O mutuário adquire a propriedade plena no momento em que quita o financiamento.

A constituição da garantia de alienação fiduciária do imóvel é feita automaticamente, quando o comprador assina o contrato de compra e venda do financiamento habitacional ou contrato de com garantia de alienação fiduciária (Consórcio ou direto com a Construtora, por exemplo).

Quantas prestações posso atrasar?

Quanto tempo demora o Banco iniciar a Execução da dívida?

Quando o Banco pode retomar o imóvel?

O inicio do processo de execução e da retomada do imóvel, nos contratos com garantia de alienação fiduciária não é necessariamente com o mínimo de 03 prestações em atraso.

A lei deixou a critério do Banco, devendo obrigatoriamente ser estipulada em contrato o prazo de constituição em mora dos devedores para fins de Intimação. A maioria dos Bancos definiu 60 dias de atraso, que vai coincidir com o dia do vencimento da 3ª prestação. Mas, legalmente pode ser fixado qualquer prazo.

Posso devolver o imóvel financiado para o Banco ou a CAIXA?

Esclarecemos que, em geral, os bancos ou a CAIXA não aceitam a devolução do imóvel pelo comprador. Esta operação se denomina dação em pagamento.

Mas, isto não impede o comprador de efetivar a proposta, a qual pode ser aceita.

A alegação principal dos bancos é que eles terão custos na administração, registro do contrato, condomínio e tributos, sendo que não funcionam como imobiliárias. Além, do custo e tempo de venda do mesmo, pois “perdem” a possibilidade de arrematação nos leilões previstos em lei.

Como se dá a Intimação do mutuário inadimplente, nos contratos garantidos por alienação fiduciária?

A Intimação dos compradores é efetivada após a caracterização da inadimplência mínima estipulada no contrato de financiamento (em geral 60 dias de atraso).

O Banco encaminha a solicitação de intimação  junto ao Ofício de Registro de Imóveis. A intimação é feita pessoalmente a todos os codevedores, inclusive marido e mulher. Caso os devedores não sejam encontrados ou se recusem a receber a intimação, o Oficial procede à publicação de edital de intimação.

A intimação deverá ser feita pessoalmente a todos os participantes do contrato, inclusive marido e mulher, sendo nulo, de pleno direito, os procedimentos de INTIMAÇÃO caso algum dos codevedores não sejam intimados.

Após a Intimação efetivada os devedores têm prazo de 15 dias para purgar a mora (pagar a dívida em atraso ou negociar a dívida com o Banco). Feitas as intimações, o Ofício de Registro de Imóveis encaminha os comprovantes ao Banco.

Desta forma, é recomendável evitar a perda do imóvel por meio do pagamento das parcelas em atraso ou a negociação da dívida. Verifique a possibilidade de utilizar o FGTS na negociação, sempre é uma boa alternativa. Veja as alternativas de negociação no artigo:

Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

Decorrido o prazo improrrogável de 15 dias após a Intimação de todos os mutuários/devedores  e eles não paguem ou negociem a dívida, o Banco deve recolher o ITBI e o laudêmio, se for o caso, e requerer ao Ofício de Registro de Imóveis a averbação, na matrícula do imóvel, da consolidação da propriedade em nome do Banco.

Leilões

Uma vez consolidada a propriedade em nome do Banco, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da averbação, o Banco deverá promoverá público leilão para a alienação do imóvel.

  • Se, no primeiro público leilão, o maior lance oferecido for inferior ao valor do imóvel será realizado o segundo leilão, nos quinze dias seguintes.
  • No segundo leilão, será aceito o maior lance oferecido, desde que igual ou superior ao valor da dívida, das despesas, dos prêmios de seguro, dos encargos legais, inclusive tributos, e das contribuições condominiais.

Esses leilões são efetuados por leiloeiros oficiais, contratados pelo Banco.

Para os fins da atribuição dos valores de dívida e despesas, entende-se por:

Dívida:

O saldo devedor da operação de alienação fiduciária, na data do leilão, nele incluídos os juros convencionais, as penalidades e os demais encargos contratuais;

Despesas:

A soma das importâncias correspondentes aos encargos e custas de Intimação e as necessárias à realização do público leilão, nestas compreendidas as relativas aos anúncios e à comissão do leiloeiro.

Nos 5 (cinco) dias que se seguirem à venda do imóvel no leilão, o Banco entregará ao devedor/mutuário a importância que sobrar, considerando-se nela compreendido o valor da indenização de benfeitorias, depois de deduzidos os valores da dívida e das despesas e encargos de que tratam, fato esse que importará em recíproca quitação.

Não há garantia da devolução total dos valores pagos pelo mutuário, pois no segundo leilão o imóvel pode ser leiloado por um preço bem abaixo de seu valor de mercado. E na hipótese de não haver lances nos leilões o mutuário não receberá valor algum.

Se, no segundo leilão, o maior lance oferecido não for igual ou superior ao valor mínimo, considerar-se-á extinta a dívida e exonerado o credor da obrigação de devolver qualquer quantia aos devedores.

Neste caso o Banco, no prazo de 5 (cinco) dias a contar da data do segundo leilão, dará ao devedor/mutuário a quitação da dívida.

retomada do imóvel - Como funciona a execução

Conclusão

Respeitados os prazos mínimos dos procedimentos do processo de execução a retomada do imóvel pelo Banco pode ocorrer em 180 (cento e oitenta) dias do início do atraso pelo mutuário/comprador.

É um prazo relativamente curto.

Os bancos não tem interesse na retomada do imóvel, mas querem receber o retorno do valor do financiamento. Assim, existem opções de negociação ou de incorporar o débito ao saldo devedor restante e compatibilizar a capacidade de pagamento do comprador e evitar a perda do imóvel.

Todas as regras descritas na Lei 9.514/97 também se aplicam aos contratos de financiamento habitacional vinculados ao Programa Minha Casa Minha Vida ou Carta de Crédito FGTS.

Assim os compradores devem ser atentos e procurarem negociar com o Banco o mais rápido possível, no sentido a retornar o pagamento ou solicitar um período de moratória, em função de perda do emprego ou de doença grave na família.

Se possuir FGTS, procure verificar a possibilidade de utilizar o FGTS na negociação para amortizar a divida após a negociação ou como pagamento de parte de prestação.

Como diminuir valor da prestação habitacional?

Fonte: Lei 9514/97

Gilberto Ribeiro de Melo

Especialista – Crédito Imobiliário

Artigo Atualizado em 06/11/16

464 COMENTÁRIOS

  1. Bo dia,
    Novamente parabéns pelo site, muito esclarecedor e vcs são muito atenciosos .
    Imovel foi a leilão e ninguém arrematou, estou desocupando este mês ele e como faço para saber se tudo já está no nome do bando e me “desligar” definitivamente dele, sem ficar possíveis pendências. Como faço para passar condomínio para nome do banco?
    Obrigada

    • Olá Ana

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que a transferência de propriedade é registrada no Cartório de Registro de Imóveis.
      Cremos que o Banco colocará o imóvel a venda, efetivamos algumas regularizações de dados do imóvel.

      Com relação ao condomínio orientamos a entregar carta ao síndico informando o acontecimento e que a responsabilidade a partir de agora será do Banco.

      Equipe Click Habitação

  2. Boa tarde! Já obtive alguns esclarecimentos lendo alguns comentários, mas ainda tenho duas dúvidas.
    Meu marido e eu ficamos desempregados ano passado. Estamos desde dezembro nos desfazendo de bens para pagar a casa. Já vendemos moto, carro e fizemos um empréstimo bem alto.
    Em janeiro deste ano fizemos um acordo, no qual tínhamos o direito de ficar 1 ano sem pagar a casa, pois no contrato diz que em caso de perda de renda o proprietário tem esse direito. Assinamos o acordo em 04-01-16 e nos informaram que qualquer problema nos ligariam da Caixa. Ficamos tranquilos! Dia 15-03-16 recebo uma carta dizendo que já estava com 2 parcelas atrasadas. O vencimento das prestaçoes é dia 30. Tentamos entender o porquê não nos deram nosso direito, mas ninguém fala nada. Só dizem que nossa amortização está baixa ainda. Mas espera aí, não diz no contrato que já precisava ter pago um valor X pra ter direito. Agora dia 30 venceu a 6 prestação.
    Tenho 2 dúvidas. Posso procurar justiça e se sim, gratuita? Não tenho como pagar advogados. Ou é melhor ir no Procon?
    Outra dúvida…quanto tempo há para ficar na casa ainda? Não temos para onde ir. Tentamos negociar!! Jogar valores para o final do financiamento, etc. Pra vender fazem de tudo! Dão mil direitos, mas na prática pra cada direito tem mil exceçoes. Por favor, respondam.
    E desde já, obrigada por todos esclarecimentos.
    Mas não vou desistir fácil da minha casa, preciso saber como possol lutar por ela na justiça.
    Obrigada.

    • Olá Maria,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A situação é estranha.
      Sugerimos efetivar uma reclamação por meio de SAC no site do Banco e pedindo que a demanda seja encaminhada a gerência do crédito imobiliário.

      Se não tiver sucesso com o Banco, orientamos a procurar o PROCON, que um órgão mais direto e rápido das demandas.

      Com relação ao imóvel, normalmente os bancos deixam a retirada dos ocupantes, após a retomada do imóvel por conta dos futuros compradores.
      Mas, procure verificar a situação atual da cobrança ou execução da dívida.

      Equipe Click Habitação

  3. Bom dia,

    Eu atrasei umas prestações da minha casa só que os responsáveis pela cobrança enviava a proposta de renegociação, mais as mesmas só chegava atrasadas depois do vencimento, ligava no numero e não obtive resultados e agora a caixa retomou meu imóvel, nesse caso como devo agir? Posso entrar com uma ação na justiça para poder rever meu caso? Recebi um Telegrama para comparecer no banco no dia 22/11 se caso eu tivesse interesse em quitar a divida atrasada e continuar com o imóvel, mais o mesmo chegou pra mim no dia 25/11.

    Sem mais

    Jobe Leonardo

    • Olá Jobe

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A situação é muito estranha, pois para retomada do imóvel você precisaria ser Intimado pelo Cartório de Imóveis.
      Você recebeu Intimação do Cartório?
      Você pagou a proposta efetivada pelo Banco?

      Equipe Click Habitação

  4. Inicialmente parabenizo pelo site. Muito útil.
    Minhas prestações são debitadas automaticamente na minha conta. Observei que para esse mês não está previsto o débito. Por curiosidade gerei o boleto no site da Caixa. No boleto consta o valor da parcela deste mês, mas no campo “Diferença Prestação Emitida” consta um valor negativo, maior que minha parcela. Seria por isso que não está programado o débito automático? Essa parcela será considerada paga, já que as diferenças que paguei são maiores?

    • Olá José Roberto

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que não é automático não. Sugerimos contatar com seu gerente para efetivar a devolução em sua conta e efetivar o débito manualmente.

      Equipe Click Habitação

  5. Olá gostaria de saber se acumular quatro parcelas do apartamento eu posso depositar um valor menor pra não acumular cinco, ou é obrigatório pagar tudo de uma vez?

  6. Bom dia.
    Tenho uma casa construída em um terreno ,o qual estávamos pagando.
    Infelizmente as nossas condições caíram muito e estamos com 4 prestações atrasadas.
    Antes mesmo de chegar á quarta parcela, entramos em contato com a empreendedora, mas a mesma disse não fazer negociações do tipo aumento de prazo e diminuição da parcela,ou seja , não existe uma negociação cabível…..por fim recebi a notificação…e vejo que não tenho saída.
    Atualmente nossa renda é muito baixa, portanto não consigo um financiamento via caixa.
    Pagamos 40 % praticamente do imóvel….
    Neste caso como devo o terreno e tenho uma casa construida no local…como fica a questão ???

    • Olá Keila

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o PROCON para analise da situação e verificar o que poderá ser efetivado.
      Talvez seja necessária ingressar com ação judicial, se não houver acordo.

      Equipe Click Habitação

  7. Boa noite! Fizemos um financiamento com garantia de imóvel (aporte), no caso um terreno em que estamos construindo nossa casa. Financiamos 50.000 e o terreno vale 250.000 mais a construção da casa. Enfim, atrasamos 3 parcelas, a parcela em maior atraso foi paga, ficando apenas 2 em aberto, e recebemos uma carta do cartório pedindo nosso comparecimento em até 3 dias. Gostaria de saber se pagando as duas parcelas em atraso ainda dá tempo de não haver a execução do contrato ou se já está tudo perdido. Obrigada! Estou desesperada!

    • Olá Tatiana

      Bom Dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que bastará você comparecer na agência e efetivar o pagamento das parcelas, haverão custas de execução.

      Somente se você não quitar as parcelas no prazo estipulado poderá o banco consolidar a propriedade.

      Equipe Click Habitação

  8. olá, tenho uma casa quitada em meu nome e moro com minha família.
    Estou com umas dividas por causa da crise o valor dessas dívidas é quase do valor da casa,e essas dividas foram através de cheques.
    Minha casa pode ser penhorada?
    não tenho mais nada em meu nome

    • Olá Ricado

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o imóvel estiver no seu nome os credores poderão tentar penhorar o imóvel para pagamento da dívida.

      Cabe a você, se instado, contratar um advogado para defender os seus interesses, em especial se for seu único bem.

      Equipe Click Habitação

  9. olá, tenho um financiamento pelo Bradesco e estou com quatro prestações atrasadas. Até o momento não tive nenhum contato do cartório e não sei como está o processo.
    Qual seria a orientação?

  10. Boa tarde,estou com dúvida quanto um financiamento que fiz em meu nome está com duas parcelas em atraso.Já tem um ano e dois meses que fiz o financiamento com alienação feduciária,posso vender? e outra se eu entregar para a caixa meu nome sai do spc ou serasa?

    • Olá Neide

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que você pode vender e efetivar a transferência de financiamento. Veja no artigo:
      Transferência de financiamento habitacional

      Os bancos em geral não aceitam a devolução do imóvel em pagamento da dívida. Haverá o processo de execução conforme consta no artigo.
      Após a consolidação da propriedade e os leilões o banco retira o seu nome dos cadastros externos de crédito.
      Mas, pode continuar a sua restrição para financiamento no mesmo banco.

      Equipe Click Habitação

  11. Boa noite.
    Fiquei sem pagar algumas prestações, a caixa retomou o imóvel, fez os leilões e agora está em concorrência publica, por um valor menor do que a dívida.
    Se mesmo assim não tiver arremate, o que acontece?
    Quando efetivamente o banco me obrigará a sair do imóvel?
    Acha que mesmo assim ainda posso fazer uma proposta para a Caixa nessa campanha de renegociação de dívidas?

    • Olá Eduardo

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que após o registro da consolidação de propriedade ao banco e a realização dos leilões não é mais possível composição da dívida.
      Isto deveria ter sido efetivado antes da retomada.
      Resta a opção de recomprar o imóvel. Veja as condições, se possível, com o banco.

      Em geral, os bancos deixam a retirada do ocupante para o futuro comprador.

      Equipe Click Habitação

  12. Possuo um imóvel financiado com a caixa, porém estava desempregado e estou com cinco prestações em atraso. Hoje recebi uma carta para comparecer ao cartorio. Já tentei negociar várias vezes por telefone, porém eles sempre me informam que tenho de pagar pelo menos três prestações, e comecei a trabalhar no inicio deste mês e ainda não tenho como dispor do valor total destas três prestações. Já ofereci um terreno e um carro que tenho e uso para trabalho como garantia, porem não aceitaram, esses bens estão a venda á algum tempo, porém devido a crise não consigo vender. Existe alguma coisa que eu possa fazer para parar o processo?

    • Olá José Roberto

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A situação é estranha, pois a CAIXA está oferecendo várias facilidades para negociar.

      Sugerimos efetivar uma proposta de negociação no site do Banco. Explique toda a situação e peça a incorporação dos atrasados e que passaria a pagar em dia a partir de agora.
      Proposta de Negociação

      A proposta será analisada pela área de cobrança no Banco e não pela agência.

      Equipe Click Habitação

  13. Olá! Gostaria de esclarecer umas dúvidas: 1) até que momento eu posso ocupar o imóvel, até a retomada, pela CEF, ou até a arrematação? 2) depois do segundo leilão, se não houver arrematante, a dívida é extinta, certo? Nesse caso, devo desocupar o imóvel e não devo mais nada ao banco? E se a arrematação não cobrir a dívida, também continuo devedor do banco? Outra questão: essa inadimplência gera protesto em cartório de execução?
    Deixei de pagar o financiamento porque descobri doença na família que está consumindo todo o orçamento. Já me conformei com a perda iminente do imóvel e dos valores pagos (cerca de R$ 100 mil, em quatro anos de contrato, de um imóvel de R$ 245 mil, cuja dívida atual está em torno de R$ 230 mil), mas me preocupo com essa questão do “nome sujo”, pois estou estudando para um concurso que faz investigação da vida pregressa, e temo que a existência de protesto cause problemas em uma eventual aprovação.
    Agradeço a atenção!

    • Olá Dirson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que em geral os bancos deixam a desocupação do imóvel por conta do adquirente do imóvel.
      Ou após os leilões se não for arrematado.

      A dívida após a consolidação da propriedade pelo Banco é extinta, quando a garantia do imóvel for alienação fiduciária. Não haverá cobrança de débito remanescente.

      Lembramos que o banco que fez o financiamento poderá internamente restringir algum crédito futuro, mas nos demais bancos não haverá restrição.

      Equipe Click Habitação

    • Agradeço muito pela resposta e pela atenção!
      Só continuo com uma dúvida: a questão acerca do protesto extrajudicial. Se tirar uma certidão em cartórios de protesto em minha comarca, vai aparecer alguma coisa sobre essa dívida?

      Atenciosamente!

    • Olá Dirson

      Boa Tarde!

      No financiamento habitacional não há protesto em Cartório.
      O banco, em geral, inclui apenas em cadastros informativos de crédito, tipo Serasa e SPC.

      A dívida deverá ser excluída dos cadastros informativos externos de crédito em até 5 dias após os leilões. Não se preocupe com isso.

      Equipe Click Habitação

  14. Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor e pelas corretas respostas aos questionamentos e duvidas que li ate agora.

    infelizmente muitos financiados, não dão importância a intimação realizada por meio do Cartório de Imóveis, não leem o instrumento de contrato que assinaram e depois se desesperam quando o imóvel vai a leilão.

  15. Olá tudo bom!
    Tenho um imóvel financiado pelo minha casa minha vida, atrazei algumas prestações tentei por várias vezes entrar em acordo com caixa para mim pagar os meus débitos eles mim disse que ja tinha sido consolidado ,agora ele foi para o leilão ,que está marcado para o dia 18/11/16 ou seja não tenho muito tempo.
    Gostaria de saber se e possível eu entrar com uma ação contra o leilão e se tem chance de eu ganhar

    • Olá Biro

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que é estranho, pois os bancos, e em especial a CAIXA tem dado inúmeras chances de negociação aos mutuários da habitação.

      O problema de ação é ser enganado por advogados, pois muitas vezes ingressam com a ação, pegam dinheiro e depois somem …
      Sugiro procurar o PROCON e peça auxilio e orientação.

      Equipe Click Habitação

  16. Prezados,
    Caso possam, gostaria de um auxílio.

    Um amigo perdeu o pai e a mãe em um acidente de carro, recentemente.
    A casa que ele morava com os pais era financiada pela CEF.
    O contrato tinha a cláusula de quitação por morte do contratante.
    Entretanto, o meu amigo ficou sabendo somente após a morte dos pais, que havia mais de 10 parcelas em atraso do financiamento, onde já havia inclusive a consolidação da propriedade em nome da CEF e a casa está para ir para o primeiro leilão extrajudicial.
    Esse meu amigo, não sabia desta situação, e quer pagar o saldo devedor.
    Qual o procedimento? Ele consegue pela CEF ainda ou somente judicialmente? E ao atrasar as parcelas, o contrato é rescindido de imediato ou a cláusula de quitação pela morte ainda é válida?
    Obrigado.

    • Olá Ronny

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se a morte foi anterior a consolidação da propriedade cremos que deverá comunicar o banco de imediato e solicitar a quitação pelo seguro. Deverá ser verificado se os pais foram realmente Intimados da dívida pelo Cartório de Imóveis. Investiguem!

      Faça na proposta de negociação constante no site do banco:
      Proposta de Negociação

      Caso o banco não aceite ingresse com ação judicial pedindo a anulação da consolidação de propriedade e cancelamento imediato dos leilões.

      Equipe Click Habitação

  17. Tenho um imóvel que financiei pela caixa, tempos atrás não estava conseguindo pagar o financiamento e ia para leilão só que consegui pagar todo o débito em juízo, Só que agora 9 anos depois recebo um aviso da justiça que meu apto vai ser leiloado se eu não pagar novamente o valor que eu já tinha pago. Fui na Caixa e me falaram que eu paguei na justiça e que a mesma não repassou o pagamento para o banco. E agora devo entrar na justiça contra a justiça:
    Grata!

    • Olá Ane
      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Não! Procure seu advogado. Ele deverá lhe posicionar o que está acontecendo e verificar o que pode ser efetivado.

      Ele deveria ter acompanhado o processo e ter lhe posicionado.

      Agora, o banco deve ter lhe enviado as providências de cobrança, por que não questionou seu advogado de imediato?
      Ou ele sumiu …

      Equipe Click Habitação

  18. Boa Tarde um duvida,
    Deixou atrasar 6 parcelas de financiamento imobiliário pela CEF ela tentou negociar teve recusa em julho entrou com ação de consignação em pagamento já pagou 5 parcelas. Semana passada recebeu uma notificação extrajudicial do leilão que será realizado dia 18/11 em BH a caixa pode realizar leilão mesmo sabendo que mutuário esta pagando em juízo posso entrar com uma liminar.

    • Olá Natalia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que já respondemos sua mensagem na nossa página do Facebook.

      Informamos que somente a ação consignatória não impede o banco de efetivar a ação de cobrança e execução da dívida.
      Embora não seja usual.

      Entendemos que o procedimento correto seria pedir liminar para paralisar a execução da dívida e propor o depósito ou pagamento dos valores em juízo ou diretamente ou banco.

      O seu advogado deverá ser acionado para defender os seus interesses e pedir uma liminar para suspensão do leilão e cancelamento da consolidação de propriedade pelo banco.

      Equipe Click Habitação

  19. Bom dia!

    Com tantos problemas com o financiamento de casas – dívidas que levam a leilão – o governo não tem interesse em renegociar ao invés de deixar as pessoas sem onde morar?

    Tenho na família dois irmãos ex-bancários (Banco do Brasil e Caixa), que ao fazerem o acordo de demissão voluntária, e como não receberam todos os direitos, ouviram os advogados para parar de pagar a casa, pois já estava paga pelo fundo dos bancos. E hoje estão com as casas indo para leilão.

    Não existe lei que proteja quem só tem uma casa para morar? E nesses casos uma renovação das dívidas?

    Obrigada!

    Ronilce de Sá

    • Olá Ronilce

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que vocês deveriam processar o advogado que fez este tipo de orientação.
      Você não pode parar de pagar um financiamento, a não ser com uma liminar ou decisão de um juiz.

      Existe Lei que protege o único imóvel, mas tem exceções, quando por exemplo o imóvel é garantia de financiamento. Veja no artigo:
      Quando imóvel de família pode ser penhorado e leiloado

      Os Bancos não tem interesse em retomar os imóveis, sempre é possível renegociar as dívidas.
      Seus irmãos devem ter recebido tratativas de cobrança e propostas de negociação. É um processo.
      Orientamos a procurar os Bancos e verificar as condições de negociação ainda viáveis.

      Equipe Click Habitação

  20. Preciso de um esclarecimento.
    Atrasei as parcelas do financiamento pelo programa minha casa minha vida na época de greve da caixa, procurei a caixa assim que voltaram de greve que me imprimiu os boletos com novo número de contrato. Posso perder o apartamento? Não estou conseguindo imprimir o boleto esse mês, vou procurar a caixa assim que retornar do feriado prolongado , mas estou aflita de preocupação pode me ajudar com alguma informação?

    • Olá Edna

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se você pagou as parcelas em atraso não há nenhum risco.
      Procure não atrasar e evitar este tipo de problema.

      Orientamos a procurar a agência e verificar o que está acontecendo.

      Equipe Click Habitação

  21. comprei minha casa a vista,,porem hoje recebi um e-mail dizendo que minha casa vai a leilao extrajudicial.como isso pode acontecer,a unica loja que eu devo é a marisa ,ela pode cobrar divida levando mimha casa a leilao?

    • Olá Maria

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A situação é estranha.
      Você registrou a compra do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis?
      Quem enviou o e-mail lhe avisando que o imóvel foi a leilão? No e-mail deve ter o nome do credor e a razão do leilão.
      Peça ajuda do PROCON ou Defensoria Pública.

      Equipe Click Habitação

  22. Boa tarde! minha casa foi a leilao e estou na justiça tentando reverter a situaçao, foi julgado em primeira instancia e a sentença foi favoravel a mim pois depois de várias tentativas de acordo em vao a mesma foi leiloada mas nao recebi notificaçao, por esse motivo a sentença foi favoravel, mas o comprador entrou na justiça pois conseguiu achar em um cartório da minha cidade q a intimaçao foi mandada pelo correio, isso é valido? Por esse motivo o processo esta correndo a mais de 1 ano. outra pergunta, comprei o imovel na epoca ha 8 anos por 51.000 sendo 20.000 de entrada e financiei 31.000 so q lendo o contrato descobri q 14.000 foi para o vendedor entao na verdade financiei 37.000 e a mesma foi vendida no primeiro leilao por 47.000 isso é valido sendo q teve grande valorizaçao no mercado imobiliario e a avaliaçao da propria caixa no site do leilao era de 160.000

    Ante o exposto, julgo procedente o pedido formulado na inicial para declarar a
    nulidade do procedimento administrativo extrajudicial referente ao contrato nº………..,
    promovido pela CEF em desfavor da autora, com a consequente destituição de todos os atos a
    ele inerentes, sobretudo o ato de arrematação do bem imóvel que lhe é objeto.
    Declaro, por conseguinte, extinto o processo, nos termos do art. 269, I, do Código
    de Processo Civil.
    Condeno a CEF, ainda, ao pagamento de honorários advocatícios, os quais fixo em
    R$ 2.000,00 (dois mil reais), nos termos do art. 20, § 3º do CPC, bem como das custas
    processuais.
    Certificado o trânsito em julgado, arquivem-se os autos, com a devida baixa na
    distribuição.
    Publique-se. Registre-se. Intimem-se.
    5 de fevereiro de 2016.

    • Olá Marcella

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a consultar o seu advogado e verificar o que pode ser feito na defesa dos seus interesses.
      Entendemos que a Intimação deve ser pessoal. Peça para ele investir nestes quesitos na sua defesa.
      Normalmente no primeiro leilão deveria ser pelo valor do imóvel.

      Equipe Click Habitação

  23. Apos a consolidação do imóvel é possível realizar a recompra através de pagamento integral do débito? Como descubro se já houve os 2 leilões do meu imóvel?

    • Olá Avair

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que deverá ser consultado junto ao Banco. Alguns bancos disponibilizam a informação na página na internet. Verifique.

      Equipe Click Habitação

  24. Boa tarde!
    Quero agradecer a existência deste espaço para que possamos tirar dúvidas! Muito obrigado antecipadamente!
    Já li muitos tópicos e comentários, mas estou com uma dúvida para a qual não consegui encontrar a resposta.
    Estou quase em fase de execução de meu contrato habitacional – alienação fiduciária – por falta de dinheiro para pagar as prestações, embora o imóvel esteja à venda bem abaixo do preço de mercado há mais de um ano, claro, sem sucesso.
    Recebi um e-mail da Caixa dizendo o seguinte:
    “… E a fim de evitar tal situação visto que a intenção da CAIXA nunca será a retomada do imóvel, pois isso gera tanto transtorno e despesa para a CAIXA, e nem sempre o imóvel indo a leilão resolve a inadimplência do contrato, o que ainda continuaria a cargo dos mutuários, a CAIXA está disponibilizando para o seu contrato a seguinte possibilidade:…”
    A minha dúvida é: mesmo com a execução do contrato e a retomada do imóvel, ainda posso ficar inadimplente e devedor de meu contrato??? Li o contrato e diz que, no segundo leilão, mesmo se não houver comprador, a dívida será extinta. Há alguma parte do contrato que não compreendi? Já não basta perder o bem, ainda ficarei devedor?
    Por favor, gostaria muito de uma resposta rápida, pois o e-mail diz que amanhã, dia 04/11, é o último dia de prazo para negociação.
    Agradeço novamente pela sua atenção.

    • Olá Pépe

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o Banco está lhe possibilitando uma chance de negociar e continuar com o imóvel.
      Assim, se não tem interesse ou não tem possibilidade de negociar basta desconsiderar o e-mail.

      Informamos que após os leilões previstos na Lei 9514 havendo ou não arrematantes o banco deverá considerar o débito pago, conforme consta no artigo.
      A propriedade passará para o arrematante ou na falta deste com o Banco.

      Equipe Click Habitação

  25. Olá equipe, boa tarde!!

    estou com uma dúvida como faço para emitir segunda via de um boleto habitação, pois estava com um mês em aberto ai paguei a parcela que ainda ia vencer e deixei a em atraso para pagar depois, pois o atendimento é só presencial, não consigo pagar em atraso pela internet, o que acontece é que ela ficou como se estivesse quitada e a que paguei aparece em aberto, agora não consigo mais imprimir o boleto a pagar, tem algum telefone ou email que emita essas guias pra mim?

    • Olá Gracilene,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Sugerimos explicar a situação e solicitar o boleto por meio do site da CAIXA: http://www.caixa.gov.br/negociar ou por meio do telefone 0800 726 8068 – Opção 8.

      Equipe Click Habitação

  26. O imóvel da minha irmã é financiado pela CEF. Está marcado o segundo leilão para o dia 17/10/16. Ainda dá tempo de renegociar as prestações na CEF? Ou com algum advogado(a)?

    • Olá Magda

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se for 17/10/16 o prazo já foi.
      Se já foi somente poderá efetivada a recompra do imóvel, pois se não houve arrematante o imóvel pertence ao banco.

      Se for 17/11/16 sugerimos apresentar proposta de negociação no site do banco:
      Proposta de negociação CAIXA

      Equipe Click Habitação

  27. Olá, quero saber sobre antecipar alguns meses que virão e não amortizar ou pagar a ultima parcela de traz para frente, no caso quero antecipar de acordo com a ordem cronológica. exemplo, estou em dezembro e quero pagar até o mês de fevereiro e só voltar a pagar as parcelas na ordem que devo a partir de março em diante…

    Obrigada
    Dêdi

    • Olá Dêdi

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que alguns bancos tem o tipo de negociação denominado Pagamento Antecipado – PAN.
      Neste caso você pode antecipar o pagamento de prestações com redução dos juros contratuais, em função do pagamento antecipado.
      Procure seu banco para verificar a existência deste tipo de negócio.

      Equipe Click Habitação

  28. boa tarde
    no caso de consórcio inadimplente , o processo é identico ao atraso de financiamento??

    grato

    Emilson

    • Olá Emilson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sim! É a mesma lei: 9.514.
      Os procedimentos e o rito são os mesmos.

      Equipe Click Habitação

  29. Bom dia existe um imobiliária em meu bairro que está vendendo um imóvel com valor baixo dizendo que foi retomado pela CEF minha dúvida é como consigo saber se isso realmente é verdade se aquele imóvel realmente foi retomado pois devido ao valor o pg seria em dinheiro a vista
    Então queria consultar essas informações antes de fazer negócio

  30. oi se eles não oferecerem um acordo
    o que pode acontercer ja teve 2 leilões e nada ninguem deu uma proposta
    o que acontece agora sabe me dizer

    • Olá Artur

      Boa Noite!

      Esclarecemos que se os leilões já foram realizados e não houve lance o imóvel vai para o patrimônio do Banco, que o colocará a venda por licitação.

      Neste caso, somente uma decisão judicial poderá reverter a questão. Veja com seu advogado o andamento.

      Equipe Click Habitação

  31. oi boa tarde meu imovel foi pra leilão , tentei fazer acordo no banco mas eles recusaram pois ja tinha sido ,retomado pela CEF , ai dps de 1 um ano foi o 1 leilão e agora o 2
    paguei 74 .000 o imovel era na epóca 155.000 só de melhorias gastei mas uns 13.000
    estou com um advogado pra bloquiar os leilões e tentar uma reconciliação direto com a caixa pois não tenho como pagar o valor que era antes mas consigo pagar 700 a 800 por mes
    pois muitas coisas aconteceram desde o inicio do financiamento tive um filho com autismo, desemprego , e esta crise que não acaba mais . era tão facil resolver a caixa poderia refinciar o saldo devedor restante pelo prazo total novamente acredito a parcela cairia e todos viveriam felizes e satisfeitos …

    • Olá Artur

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sugerimos efetivar proposta de negociação no site do Banco. Quem sabe a área de cobrança possa efetivar o acordo:
      Proposta de Negociação CAIXA

      Equipe Click Habitação

  32. Tenho um imóvel financiado pelo SFH, atrasei 3 parcelas e o banco mandou o cartório me notificar para a retomada do imóvel, o cartório entregou a notificação em um endereço que não reconheço, ou seja, uma pessoa estranha recebeu essa notificação via AR (correios), ao receber o AR de recebimento da notificação o cartório deu prosseguimento na documentação e passou meu apartamento para o nome do banco. Agora o banco me informou que meu imóvel esta indo a leilão e que não posso mais negociar minha dívida. Posso tomar alguma providencia e tentar recuperar o imóvel, sendo que tenho o valor das parcelas para fazer o pagamento?

    • Olá Eliane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Situação estranha, pois a Intimação deve ser pessoal.

      Orientamos a contratar um advogado para defender os seus interesses e questionar o processo de execução da dívida e solicitar a paralisação dos leilões até definição da questão.

      Equipe Click Habitação

  33. Boa noite , meu apartamento já foi a leilão por 2 x e não foi arrematado, só que o financiamento é direto com a construtora, gostaria de saber se terei algum valor a receber do que paguei, mesmo porque peguei ele cru , e tive que colocar piso, papel de parede , entre outras coisas? E quanto tempo tenho para ficar no imóvel ainda? Já que não venderam … Fora que antes do leilão foi tentado por várias vezes negociar , não conseguimos, aí entramos com processo de revisão de valores … Obrigada

    • Olá Fabiana

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se não houve arrematante nos 2 leilões previstos na lei 9514 o imóvel passa para a propriedade da Construtora e não haverá devolução de valores.
      Orientamos a procurar o seu advogado para verificar a situação da ação citada.

      Equipe Click Habitação

  34. Boa tarde
    Vendi uma casa que esta financiada pelo caixa . Quem comprou , me pagou o que eu já tinha pagado até o momento. Fizemos um contrato de compra e venda pelo valor pago . Mas até então o comprador não tinha passado o financiamento para o nome dele . Pediu para que eu mantivesse em meu nome até ele passar para o nome dele . Mais desse dia para cá estou com um empréstimo atrasado desse mesmo banco . O banco já me avisou que a dívida foi para execução. Como o imóvel Ainda está em meu nome teria alguma possibilidade de tomar o imóvel. Mesmo o imóvel tendo as prestações pagas em dia .

    • Olá Heric

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que as dívidas não se misturam e normalmente o banco não iria tentar penhorar um imóvel que é garantia de outro financiamento.
      Mas, fique atento e procure negociar sua dívida o mais rápido possível, consulte seu advogado.

      Equipe Click Habitação

  35. boa noite a caixa entrou com processo judiciario contra mim,sobre um financiamento de um imovel de um progama do governo federal o par, tem como eu reverter a situação efetuando o pagamento do debito? mesmo ja estando em juizo…..

    • Olá Adriano

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a consultar o seu advogado para lhe orientar e verificar o que poderá ser feito.

      Equipe Click Habitação

  36. Boa Noite, vendi um imóvel, em 1991, que estava financiado pelo SFH, por intermédio de contrato particular (gaveta) ficando o comprador encarregado de realizar a transferência do financiamento. Após se passar quase 26 anos recebi uma intimação informação que o imóvel estava penhorado por dívida no financiamento. Execução hipotecária. O valor da dívida é de 560 mil e o valor do imóvel é de 150 mil. O comprador, além de não passar para o seu nome, repassou o imóvel para outra pessoa. Enfim, o imóvel vai a leilão. Perguntas: a algo que eu possa e deva fazer ? Pensei em algumas opções: 1) embargos à execução tentando mudar o polo passivo, porém o risco de perder é grande e as custas seriam muito altas; 2) Exceção de pre-executividade, com o mesmo objetivo; 3) uma simples petição ao juiz informando da situação do imóvel, que a posse não é mais minha; 4) Não fazer nada e deixar rolar.
    Verifiquei também que o financiamento foi pago por muito tempo, quase 19 anos, faltavam uns 4 anos e meio para terminar, porém o saldo devedor já era mais alto que o valor real do apto. Bem, não tenho qualquer interesse no imóvel, mas o executado sou eu. Verifiquei também que a execução judicial por hipoteca é regido pela lei 5741/71 que nos seus art. 6º e 7º traz alguma esperança para mim, pois segundo a lei, a hasta deve ser em praça única com o valor não inferior ao valor do saldo devedor ( acho que ninguém vai querer arrematar) e se não tiver licitante, o imóvel é adjucado pelo banco ficando o executado isento do restante da dívida. Os Sr teriam alguma orientação para o presente caso? Grato.

    • Olá Antonio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Eis um dos problemas de vender imóvel por contrato de gaveta.

      Esclarecemos que a Execução judicial pode ser efetivado pelos seguintes meios:
      o Código de Processo Civil – Regra geral;
      o Lei nº 5.741/71 – Contratos inadimplentes vinculados ao SFH.

      Orientamos a confirmar se de fato a execução é pelo rito da Lei 5741/71.
      Sugerimos consultar seu advogado.

      Esclarecemos que apesar de ser possível a cobrança no débito remanescente é polêmica e muitos juízes não aceitam.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Sabrina

      Boa Noite!

      Sim! Enquanto o imóvel não for retomado pelo banco você poderá efetivar os pagamentos dos encargos em atraso.
      Se tiver os boletos basta efetivar o pagamento. Se não, compareça a agência e faça todos os pagamentos.
      Provavelmente haverão algumas custas de cobrança/execução, as quais poderão ser acertadas depois.

      Equipe Click Habitação

  37. Olá to desesperada pois tenho 5 parcelas atrasadas mais essas parcelas estão com metade abatida no fundo de garantia será que eu consigo pagar as 5 antes de vecer a 6 sem que eles me tome a casa???

    • Olá Sabrina

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que este tipo de uso do FGTS constante no seu comentário não é possível de ser efetivado.
      Você já tem uma grande vantagem de o valor a pagar constante no boleto estar menor em função do uso do FGTS para pagamento de parte da prestação.

      Sugerimos verificar as condições negociais com o Banco. Veja no artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Caso não seja possível a negociação, uma possibilidade é verificar a chance de vender patrimônio para compor a dívida com o banco. Por exemplo, vender ou trocar o carro por um de menor valor ou outros bens. É importante conservar o imóvel de sua família.

      Equipe Click Habitação

  38. Bom dia, por conta da crise financeira acabei atrasando algumas prestações do meu imóvel,esse imóvel é onde está minha loja, meu marido recebeu as notificações assinou as três pois eu não está presente, foi financiamento da empresa dando o imóvel como garantia e,suo sócia da empresa,quando fiquei sabendo o banco tinha emitido o itv,mais ainda não tinha transferido o imóvel no cartório, tentei negociar o banco não aceitou, então como não fui notificada pois não estava presente e meu marido assinou pro me na notificação aí entrei com um pedido de liminar para suspender a transferência do imóvel,o juiz deu a liminar a favor, foi marcada a audiência mais ele falaram que não queria acordo naquele momento não teve audiência mais eu compareci no dia, ele já tinha entrado com um pedido de agravo para derruba a liminar, o juiz deu como INDEFIRO O EFEITO SUSPENSIVO PRETENDIDO meu advogado já deu a contra minuta,agora estamos apreensivo esperando a decisão do do agravo.será que tenho chances de ganhar? Obrigada!

    • Olá Mirian

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que o ideal seria o Banco aceitar a negociação.
      Em especial os bancos privados e companhias são mais rigorosos com este tipo de empréstimo com garantia de imóvel.

      Esclarecemos que somente seu advogado poderá lhe passar uma posição sobre a demanda, considerando que depende de detalhes e da análise da documentação e das provas e argumentos apresentados.

      Equipe Click Habitação

  39. Segundo Caixa a execução do meu imóvel já foi finalizada. O próximo passo é a avaliação do imóvel para agendamento do leilão. E segundo eles, mesmo eu tendo o valor para quitar a dívida a Caixa não recebe mais o pagamento da minha parte. Pergunto: Nessa etapa do processo eu ainda tenho alguma chance de quitar a dívida, antes do leilão?

    • Olá Guilherme

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que neste caso o prejuízo será do Banco.
      Ele não poderá cobrar isto de você. Mas, provavelmente você não conseguirá nova linha de crédito, no mesmo banco, até a quitação do Prejuízo sofrido.

      Equipe Click Habitação

  40. Olá bom dia!

    tenho uma casa financiada (MCMV), ela após 3 meses de adquirida apresentou alguns vícios, a construtora arrumou porem ela voltou a apresentar os mesmos problemas ainda piores. Procurei a CEF no intuito de cancelar o negocio pois era para eu casar ainda esse ano, não casei por causa dessa pendência, e já pago a casa há 1 ano e dois meses e não usufrui da mesma, porem a Gerente disse que eu só posso solicitar a reforma. E infelizmente nem eu nem a minha noiva queremos mais esse imóvel devido as frustrações futuras.

    Gostaria de saber se a minha casa for a leilão, e o valor não corresponder ao valor do imóvel com o saldo devedor, a diferença a CEF poderá cobrar de mim ? ou eu posso transferir o financiamento para outro.. Pois pago a casa, sem morar nela !

    Me ajudem por favor !

    • Olá Guilherme

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a utilizar o Programa de Olho na Qualidade da CAIXA:
      Para receber sua reclamação, a Caixa colocou à disposição uma linha exclusiva, o 0800-721-6268.

      Você deve explicar o que está acontecendo e que as reformas efetivadas pela Construtoras não solucionaram o problema.

      Com relação a inadimplência e eventual retomada do imóvel pelo Banco, esclarecemos que como consta no arquivo após os leilões o banco deverá dar a sua dívida como quitada.
      Não haverá cobranças posteriores.

      Equipe Click Habitação

  41. Olá, parabéns por esse auxílio prestado. As informações são muito esclarecedoras, mas tenho uma dúvida.
    Será que vcs podem me ajudar?
    Pretendo comprar um imóvel da CAIXA, por leilão e com preço abaixo do mercado, mas ocupado.
    Me explicaram que o imóvel já está em nome da caixa e que a retirada desses ocupantes deve ocorrer por minha conta.
    Como devo proceder nesses casos? Devo inicialmente entrar em contato com o ocupante; enviar notificação? E judicialmente? Quais as medidas? Vcs prestam esse serviço de consultoria individualizada?

    • Olá Jessica

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não efetivamos consultoria para este tipo de atividade.
      Prestamos informações relevantes sobre habitação, mercado imobiliário e financiamento.

      Entendemos que sempre será melhor efetivar a tentativa amigável de retirada dos ocupantes.
      Não será uma tarefa fácil.
      Orientamos a procurar um advogado especializado nesta atividade.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Cuidados antes de comprar imóvel em leilão

      Equipe Click Habitação

  42. Boa Noite, tinha 4 prestaçãoes habitacionais atrasadas fiz a ligação na central de negociações da caixa e peguei o boleto para efetuar o pagamento das duas mais atrasadas, efetuei o pagamento no outro dia recebi a notificação da caixa junto com o cartório para comparecer no cartório para efetuar o pagamento da divida, posso descarta essa notificado ou ainda tenho que me preocupar na perda do Imóvel ?

    • Olá Weslayne

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que a Intimação já estava em andamento quando efetivou a negociação. Assim, é prudente efetivar um SAC no site do banco e pedir a ratificação da negociação e a confirmação da desconsideração da Intimação.

      Equipe Click Habitação

  43. Bom dia!
    Por gentileza, gostaria que me esclarecessem uma dúvida:

    – Tenho um financiamento junto à Caixa Econômica e por motivos de ordem financeira não consegui mais pagá-lo. Solicitei a rescisão contratual, porém a CEF disse que não é possível.

    Se o processo entrar em execução e o apto for a leilão, com uma venda por um valor menor que a minha dívida com o banco, a Caixa pode solicitar penhora de minha conta bancária para pagar o saldo restante??

    Grato e no aguardo.

    • Olá Dener

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que no prazo de 5 (cinco) dias a contar da data do segundo leilão, o Banco deverá dar ao devedor/mutuário a quitação da dívida.
      Não haverá cobrança posterior.

      Equipe Click Habitação

  44. Boa noite ,como ia casar estava querendo sair do aluguel e procurar uma casa boa e barata ,demorei mas achei.

    Assinei na caixa e pensava apenas desfrutar da casa,
    No entanto havia inquilinos que prometeram sair mas depois resolveram arranjar confusão , não queria sair tive de pagar advogado para despeja los ,e ainda despesas do processo ,pagar todas despesas do processo e ainda aluguel da casa onde morava e prestação da casa .

    Por isso atrasei 5 parcelas recebi intimação da caixa fui na agência negociar , falaram que como meu contrato tinha menos de um ano eu só poderia pagar o valor a vista , recebi emails e telefonemas de uma agência de advogados que pediam para eu ir na agência negociar mas sempre mesma estória ; eu teria de pagar o valor integral da dívida como eu havia gasto com advogado e aluguel não tinha como pagar a vista , liguei várias vezes na caixa mas não aceitaram parcelar a dívida nem outra forma de pagamento ,me mandaram email que recolherão o itbi estou receoso que me tomem a casa .

    Entrei no site 3 vezes pra Renegociação ,digitei o número do contrato e me espantei ,deu número de contrato inexistente ,revi o número 4 vezes e deu mesma coisa

    Vi num site de advogados que se o devedor quer negociar ,o credor tem de entrar em um acordo bom para ambos , não um que seja bom apenas a um lado .

    Nesse caso oque posso fazer? Vou no procon ,no pequenas causas ou algum advogado ?
    Dei 100mil de entrada estou com medo de perder a casa

    • Olá Marcelo

      Bom dia!

      Esclarecemos que no bom preço do imóvel, já devia estar computado o fato de ter inquilinos.

      Ratificamos resposta anterior e orientamos a efetivar de imediato uma proposta de pagamento:
      Proposta de negociação – CAIXA

      O fato do número do contrato estar como inexistente é estranho. Sugerimos procurar todos os meios possíveis para defender os seus interesses.

      Equipe Click Habitação

  45. Boa noite! Por motivo de desemprego deixei de pagar minha casa financiada, agora a casa foi retomada. Me deram a opção de arranjar um comprador, eu arrenjei a minha cunhada, preciso saber como é esse processo de compra, eles me falaram que ela dar um calção de 4 mil, e não me informaram como fica o resto. Vc pode me explicar como se faz essa compra?

    • Olá Jeane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que provavelmente deve ser imóvel retomado pela CAIXA
      A CAIXA para revender o imóvel deve ser por meio de Concorrência Pública ou leilão de venda.

      Na concorrência pública você deve apresentar proposta acompanhada do comprovante do depósito caução, correspondente a 5% (cinco por cento) do valor do imóvel pretendido, deve ser entregue em envelope lacrado, no local indicado no edital.

      Para entender melhor veja na página da CAIXA:
      http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/imoveis-venda/Paginas/default.aspx

      Equipe Click Habitação

  46. Boa noite quero uma orientação por favor ,estou desesperado ,eu comprei uma casa em setembro mas havia inquilinos dentro ,fui informado pela imobiliária e pelos donos que os inquilinos sairiam no final de outubro mas não foi oque aconteceu .

    Assinei contrato na caixa em novembro ,( acho que a imobiliária tava querendo ganhar tempo) pq sempre me enrolava .

    Os inquilinos pararam de me pagar o aluguel oque começou a complicar minha situação,pois pagava aluguel e a prestação da casa .

    Por causa disso parei de pagar a prestação da casa e só pagar o aluguel ,para os inquilinos saírem tive de envolver advogado ,arcar com todas despesas etc .

    Enfim atrasei umas 5 parcelas recebi intimação para comparecer na caixa e tentar negociar mas como não tinha pago um ano , não aceitaram negociar comigo ,me disseram que a única coisa que eu poderia fazer é quitar todas as atrasadas .

    Vi no comercial da caixa sobre Renegociação de dívidas fui novamente na caixa e sem sucesso .

    Estou morrendo de medo de perder a casa ,tento renegociar mas não aceitaram minhas condições , oque posso fazer ,dei 100 mil de entrada ,, por causa desses inquilinos e da imobiliária e os donos corro sério risco de perder a casa .pelo amor de Deus oque eu faço .

    • Olá Marcelo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A pergunta que não quer calar: Por que você comprou a casa nestas condições? Teve alguma vantagem (desconto) por esse motivo?

      O financiamento é um crédito imobiliário e a inadimplência pode levar a retomada do imóvel.
      O recebimento da Intimação é um fato grave e a qualquer momento você poderá perder o imóvel se não negociar no prazo estipulado na Intimação.

      Orientamos a efetivar de imediato uma proposta de pagamento:
      Proposta de negociação – CAIXA

      Acreditamos que você terá que pagar a maior parte em dinheiro, pois o é um contrato muito recente.
      Pense em se desfazer de algum patrimônio pessoal para fazer a proposta ou o pagamento: Por exemplo: vender o carro ou trocar por um de menor valor.
      Veja mais no artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  47. Boa tarde!
    Efetuei um financiamento imobiliário em 05/05/2001 por motivos alheios a minha vontade precisei vender o imóvel, com um contrato de gaveta, foi repassado o imóvel para uma terceira sem meu consentimento, esta pessoa não está pagando prestação, IPTU e condomínio, meu nome foi para o SCPC, SERASA, CADIN, fui várias vezes na CEF colher informações, informam que o imóvel foi para leilão várias vezes mas não consegue êxito em vender, a ultima informação que obtive é que o processo de retomada do imóvel está arquivado na Justiça Federal. como devo proceder neste caso, não tenho interesse no imóvel e sim que seja retomado.

    • Olá Vicente

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Eis os riscos de contrato de gaveta.

      Orientamos a aproveitar uma Proposta de Negociação do site da CAIXA e pedir um posicionamento sobre o andamento do processo e como agilizar a retomada.
      Proposta de Negociação – CAIXA

      A proposta será analisada pela área de cobrança do Banco, onde você poderá verificar o que pode ser feito para resolver a pendência.

      Equipe Click Habitação

  48. Boa noite,

    Eu preciso de uma orientação, eu estou com 4 prestações em aberto, tentei a mais de 3 semanas entrar em contato com a minha agência para uma negociação, mas sem sucesso por causa da greve, tentei telefonar, email e até pessoalmente, mas sempre que ligava na agência, falavam que a pessoa responsável estava ocupado e só até dia por email, mas nem email ela respondia. Pois bem, hj tive a surpresa de receber uma ligação, e a pessoa que era responsável pela agência, simplesmente me disse que meu imóvel já está em processo de final de execução é a única coisa que eu poderia fazer é pagar 3 prestações com um prazo de 24 horas. Ou seja, não recebi nenhuma notificação, bem de cartório, e simplesmente é assim . Já cheguei a fazer no ano passado uma incorporação, mas ela me falou que não faz 12 meses que eu fiz e por isso não pode fazer nada. É pagar ou leilão. O que eu posso fazer?

    • Olá Felipe

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      A primeira coisa que podemos falar é faça uma negociação que tenha capacidade de pagar.
      O risco de perder o imóvel é razoável. Assim, não brinque com isso.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo que tem as hipóteses de negociação:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Se tiver FGTS passe a utilizar para pagamento de parte da prestação.

      Faça uma proposta de negociação na página do banco:
      Proposta de Negociação – CAIXA

      A proposta deve ter uma entrada. Ela será analisada pela área de cobrança do Banco.

      Equipe Click Habitação

  49. Boa tarde, gostaria de uma orientação sobre a venda de casas retomadas por bancos. Essa venda é somente através dos leilões ou posso fazer compra direta com uma agência imobiliária? Obrigada

    • Olá Pricila

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que você pode efetivar a compra diretamente nos leilões previstos na Lei 9514.
      Você poderá fazer uma proposta e se for o lance vendedor poderá efetivar a arrematação do imóvel.

      Agora, para os imóveis onde não houve lance e o imóvel ficou com o Banco, depende do banco, ser for um banco público (exemplo CAIXA) haverá licitação e a menor oferta leva o imóvel. A compra direta é viável após os prazos previstos na lei 8.666.
      Para os bancos privados poderá ser efetivada proposta de compra, muitos bancos repassam os imóveis para empresas especializas venderem ou fazem novos leilões de imóveis.

      Equipe Click Habitação

  50. Realizei um financiamento em uma cooperativa em dezembro de 2015, no qual houve a alienação de um terreno como garantia. Esta cooperativa até o momento Setembro/2016 não alienou o terreno no registro de imóveis. Estou com três parcelas em atraso. No Registro de Imóveis o terreno não consta como alienado. A cooperativa pode coloca-lo em leilão mesmo não estando alienado na escritura?

    • Olá Ana

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que sem o registro da garantia teria que ser uma ação de cobrança com base no contrato.
      É possível, mas é mais demorada e trabalhosa.

      Cremos que a Cooperativa se optar por executiva efetivará o registro.
      Orientamos a negociar o atrasado o mais rápido possível

      Equipe Click Habitação

  51. Boa tarde, será que poderiam me ajudar?
    Em Maio/2016 estava com 3 prestações do meu apartamento em atraso. Um funcionário da agência em que assinei o contrato me ligou e me informou que devido ao atraso, estava com perigo da minha dívida ser executada. Para evitar isso, eu precisaria pagar as três prestações.
    Corri atrás do dinheiro e efetuei o pagamento no dia 24/05.
    Eis que esse mês me deparo com uma cobrança de Diferença de prestação emitida que segundo o mesmo funcionário que me ligou, se refere a despesas de cartório e execução da dívida.
    Não recebi nenhuma notificação do cartório.
    Diante disso, eles podem fazer essa cobrança? Como faço pra saber qual/quais prestações foram executadas?

    Att.

    Sara

    • Olá Sara

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se houver a atraso as tratativas do banco para cobrança podem ser cobradas do devedor.
      Você tem o direito de pedir o devido esclarecimento e discriminação do que correspondem as despesas cobradas.

      Orientamos a efetivar o atraso para não ter que pagar este tipo de despesas.

      Equipe Click Habitação

  52. Boa tarde.

    Tenho um terreno financiado e devido a várias mudanças na Lei, a ultima agora em 02/07/2016, desde 2011 estamos aguardando a liberação para construção.
    Parece até que eles esperam a lei mudar para analisar o processo. Aí sempre temos que fazer alterações no projeto o que demanda custos.
    Devido ao tempo decorrido, acabamos adquirindo outro imóvel e não temos mais interesse em continuar pagando o terreno.
    Caso deixemos de pagar e ele for a leilão, continuaremos com a dívida?
    E se não houver lances no leilão, o que acontece?

    • Olá Rodrigo,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se a garantia for de alienação fiduciária haverá quitação da dívida após o 2o. leilão, conforme descrevemos no artigo.

      Se a garantia for hipoteca, o credor poderá ainda, se lhe for conveniente, cobrar eventual resíduo da dívida, se necessário for.
      Mas, cremos que é uma ação de cobrança custosa e não será exercida.

      Equipe Click Habitação

  53. Boa noite tinha um imóvel que foi leiloado em 2014 gostaria de saber se devido a perca desse bem para o banco isso impede que eu possa fazer emprestimo no mesmo pois a prefeitura tem convênio consignado com a caixa mas o meu foi negado isso é correto ?o que posso fazer?

    • Olá Rylane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o Banco após a retomada retira o seu nome dos cadastros externos.
      Mas, nos cadastros internos permanece o histórico de atraso, inadimplência e o eventual prejuízo na operação anterior (se houver).

      Assim, deverá negociar com o Banco a aceitação. Fale com seu gerente.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Whittlen

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se nos leilões houver lance de um terceiro superior a sua dívida e despesas de cobrança você receberá a diferença.
      Ou seja, como houve valorização do imóvel existe chance de você receber devolução de valor.

      Equipe Click Habitação

  54. Meu imóvel foi retomado e eu fiz varias melhorias nele como por exemplo coloquei piscina, eu tenho o direito de retirar a Piscina ou como fica esses investimento que fiz na casa ?

    • Olá Whittlen

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se nos leilões houver lance de um terceiro superior a sua dívida e despesas de cobrança você receberá a diferença.
      Ou seja, como houve valorização do imóvel existe chance de você receber devolução de valor.

      Equipe Click Habitação

  55. Bom dia. Recebi um mandado de citação, reintegração de posse da caixa. Estou com o valor da dívida em mãos para colocar em dia, o que faço? Procuro a caixa e pago ou tenho que aguardar a audiência desse processo? Corro risco de perder o meu apartamento mesmo estando com valor da dívida e querendo pagar e deixar tudo em dia?

    • Olá Carolina

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o banco está pedindo a reintegração de posse o imóvel não lhe pertence mais, já foi tomado pelo Banco.
      Neste caso você deverá procurar a área de licitação e venda do Banco para ver as condições de eventual recompra do imóvel, se possível for.

      Equipe Click Habitação

  56. Meu imóvel foi à Leilão 2x e não houve interessados. Foi consolidado pelo BANCO e recebi estes dias um documento com a quitação da dívida. Fiquei na duvida agora… o banco desistiu do imóvel? ou simplesmente disse que eu não devo mais nada e estou livre para procurar outro? estou confuso, podem me ajudar?

    • Olá Edmar

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se não houve lance nos leilões a propriedade do imóvel vai definitivamente para o Banco.
      Dai a razão de ter lhe dado a quitação da dívida, mas o imóvel não é mais seu.
      Existe previsão legal na Lei 9514 para este tipo de informação ao cliente.

      Sim, agora você poderá procurar outro imóvel.

      Equipe Click Habitação

  57. Boa noite
    Como sei quando o imóvel vai a leilão?
    Qual prazo de desocupação? O novo proprietário que solicita?
    Obrigada e parabéns pelo site e pelos temas esclarecedores

    • Olá Ana

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Conforme consta no artigo se o comprador do imóvel após ser Intimado a pagar o débito pelo Cartório de Registro de Imóveis e não o faz no prazo acordado o banco recolhe o ITBI e consolida a propriedade do imóvel.

      Em até 30 dias após a consolidação o imóvel é levado a leilão.

      Em geral os bancos deixam a questão da desocupação para o futuro comprador.

      Equipe Click Habitação

  58. Bom dia prezados,
    Tive meu imovel recentemente retomado pela caixa! Poderiam orientar qual o prazo que tenho para desocupar o imóvel uma vez que o mesmo vai a leilão????
    Fiz as pesquisas e meu imovel ainda não consta na lista dos leilões da Caixa! Este processo pode demorar??
    Desde já muito obrigado.

    • Olá Kleber

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que conforme consta no artigo os leilões devem ser marcados no prazo de 30 dias.

      Em geral, a desocupação é requerida pelo novo comprador.

      Equipe Click Habitação

  59. Boa noite,
    Tenho uma dúvida, o imóvel estando em vias de ir a leilão, até quando é obrigação de pagar o condomínio do prédio? Sendo que antes disso o
    Imóvel já será “transferido” para banco

    • Olá Ana

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o pagamento é obrigação de quem está usufruindo dos serviços do condomínio.
      Mesmo que a propriedade passe para o Banco o morador, enquanto não houver a reintegração de posse é o responsável pelo pagamento.

      Equipe Click Habitação

  60. Boa noite eu tenho três prestações em atraso só vou pagar dia 20 mais barco vão fica em greves pq eu faço tô com Mendo di eles leiloa minha casa

    • Olá Wanderson,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Caso você não consiga efetuar o pagamento dos boletos na Agência, sugerimos solicitar a negociação por meio do site da CAIXA.

      Equipe Click Habitação

  61. minha casa foi pra leilao ,mas conseguir entrar com um pedido liminar que suspendeu o leoilao,o leilão nao aconteceu e o juiz determinou que fizerssemos o deposito em consignacao,fizemos o deposito e agora estamos aguardando uma sentenca do juiz ,ja que na primeira audiencia marcada nao houve acordo,.oq acontece neste caso

    • Olá Liliane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a efetivar os depósitos mensais estipulados na liminar.
      Se você não depositar poderá ser objeto de questionamento do Banco e cancelamento da liminar.

      Esclarecemos que a ação será julgada, orientamos a cumprir a liminar do juiz e aguardar a decisão judicial.

      Equipe Click Habitação

  62. boa tarde, quando o imóvel vai a leilão fica algum registro no Banco Central? Porque descobri que existe um órgão do Bacen que tem o registro de todas as atividades dos bancos, é como se fosse CPC E SERASA,

    • Olá Agnaldo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que o Banco Central controla todas as operações financeiras.
      Assim, ele recebe qualquer informação sobre: crédito, inadimplência e movimentação financeira nas instituições financeiras.

      Por meio do SISBACEN os bancos tem acessos a informações e utilizam para eventual pesquisa quando da concessão de crédito.
      Assim, serão repassadas informações financeiras sobre a retomada do imóvel pelo Banco ou por um terceiro arrematante no leilão e eliminação de sua dívida. O histórico ficará registrado, mas tal fato não será objeto de restrição de crédito.

      Logicamente, o banco que financiou conservará as informações e poderá criar alguma restrição em função do histórico de inadimplência a eventual crédito futuro, os demais bancos não.

      Equipe Click Habitação

  63. Bom dia! Preciso de um auxilio.
    Tenho um financiamento APORTE Caixa. Não possuo outro imóvel somente este o qual deixei em garantia. Quando fui fazer o financiamento a caixa só liberou 50% do valor avaliado devido a eu não possuir outro imóvel. Queria saber como procede se a caixa entrar como uma ação para recuperação do imóvel. Somente vai para leilão 50% do imóvel? ou a caixa leiloa total de reembolsa a diferença? e no caso se o lance for somente pelo valor da dívida, tem possibilidade de sair sem receber nenhum valor? Obrigado!

    • Olá Jorge

      Boa Tarde!

      Seu comentário já foi respondido. Veja o anterior.

      Equipe Click Habitação

  64. Bom dia! preciso de um auxílio.
    Possuo um financiamento APORTE da Caixa, porém não possuo outro imóvel somente este financiado. Quando fiz o financiamento a caixa só liberou 50% do valor avaliado devido a não possuir outro imóvel. Se no caso por ventura for a leilão eu consigo permanecer em 50% do imóvel? ou a caixa vende total de reembolsa a diferença? e no caso se não vender pelo valor avaliado é possível sair sem receber nenhum valor? Obrigado!

    • Olá Jorge

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que este tipo de empréstimo tem valor limitado a 60% do valor do imóvel por decisão do Conselho Monetário Nacional-CMN
      Informamos que o imóvel foi dado em garantia e não somente 50%, assim, se você vier a parar de pagar poderá perder o imóvel inteiro.

      Somente poderá ser devolvido algum valor se no leilão de venda houver um arrematante que pague valor superior ao valor da dívida e acréscimos de processo de cobrança e execução.
      Se não houver arrematante e a propriedade ficar com o Banco você não receberá devolução alguma.

      Equipe Click Habitação

  65. Boa noite, como vai?
    Tenho o seguinte problema: efetuei a compra de um terreno no ano passado em agosto. Eram 10.000,00 de entrada dos quais paguei 5.000,00 e o saldo em 144 parcelas. Somos autônomos e do ano passado para cá deixamos atrasar 6 parcelas do financiamento. Tentei de todas as formas negociar com a financeira o salado devedor mas sem sucesso. Aceitam apenas no valor total, não aceitam parcelar e eu continuar com o financiamento. O imóvel ainda não foi para recuperação. Estamos em fase de negociação. Nesse caso como devo proceder? Não queremos nos desfazer do imóvel mas não temos condições de pagar o saldo que devemos a vista.
    Agradeço sua orientação futura.

    • Olá Cintia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a pedir auxilio do PROCON para auxiliar na negociação da dívida.
      Mas, lembramos que as condições negociais dependem da aceitação do credor.

      Equipe Click Habitação

  66. Olá, eu e minha mãe temos um apartamento em outra cidade financiado pela caixa, minha mãe é funcionária do estado (RS) e está com salário atrasado, o que fez com que atrasássemos as prestações do apartamento e quase foi a leilão. Gostaríamos de saber se, após ser leiloado, receberemos de volta a quantia já paga pelo imóvel.
    Obrigada, desde já.

    • Olá Bruna

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Conforme consta no artigo, abaixo repetido:
      “o Banco entregará ao devedor/mutuário a importância que sobrar, considerando-se nela compreendido o valor da indenização de benfeitorias, depois de deduzidos os valores da dívida e das despesas e encargos de que tratam”.

      Ou seja se o lance vencedor no leilão for superior a sua dívida somada a todas as despesas do processo de execução, o valor que sobrar deverá ser devolvido ao ex-mutuário.

      Se não houver lance nos leilões não haverá nenhuma devolução e a propriedade do imóvel passa em definitivo ao banco.

      Equipe Click Habitação

  67. Olá, eu tive um imóvel leiloado pela Caixa, e já houve arremate em valor acima do valor mínimo estipulado. O resultado do arremate foi publicado em 25 de maio deste ano e o imóvel está vazio. Eu teria direito a devolução das parcelas pagas por mim ou ao valor arrematado subtraindo os encargos? É preciso entrar com algum processo na justiça ou apenas solicitar pelos meios burocráticos da Caixa?

    • Olá Daniel

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a verificar se realmente é devida a devolução e efetivar a formalização do pedido de devolução junto ao Banco preliminarmente.
      Caso não seja acatado você poderá abrir uma Reclamação junto ao Banco Central ou PROCON.

      Somente em último caso utilize os meios judiciais.

      Equipe Click Habitação

  68. Olá boa tarde! Preciso URGENTE de uma orientação da EQUIPE CLICK HABITAÇÃO. Aluguei um apartamento direto com proprietário a 1 ano e 4 meses, pago meu aluguel e condominio direto para ele todos os meses. Para meu desespero e surpresa absoluta, semana passada, um senhor bateu na minha porta dizendo-se dono do apartamento que alugo. Mostrou um contrato de compra e venda da CX e disse que comprou via venda direta e que o apartamento havia sido retomado pela CX a bastante tempo e que com isso ele havia comprado o imóvel e que agora era dele. Enfim estou apavorada, porque o novo dono quer que eu saia do imóvel, me deu 30 dias. Fui atrás do suposto proprietário para quem eu pagava o aluguel e condominio junto todo mês, e o mesmo disse que não sabia de nada, que isso não estava certo, que iria investigar junto a CX, etc, etc e que me ligaria no dia seguinte me informando. Lógico que não ligou….Eu então liguei para saber e o número de celular que tinha dele já não existia mais. Enfim, de quem eu aluguei e pagava tudo certinho todo mês SUMIU! EVAPOROU!!! E claro que o novo proprietário me deu prazo conforme mencionei acima e também fez questão de deixar subintendido que caso eu não saia entrará com ação na justiça de ordem de despejo e com isso posso ser despejada.
    POR FAVOR, ESTOU EM PÂNICO…. tenho algo a fazer nesse caso? Posso de repente não sair assim correndo como ele (novo dono) quer? Tenho algum direito nisso tudo, afinal fui roubada, enganada….acho que sou a pessoa mais prejudicada nessa história toda….Vítima?!?!? Porque não??? Se por acaso eu não sair dentro dos 30 dias e ele entrar com ação de despejo….quanto tempo isso leva? É rápido? Dias? Semanas? Meses? Isso tudo esta certo?? É assim que tudo funciona mesmo??
    POR FAVOR ESTOU MUITO PERDIDA, CONFUSA E COM MUITO MEDO DE FICAR NA RUA….
    No momento não tenho condições nenhuma de sair de lá, não tenho dinheiro para mudança, calção e todo o resto de todos esses gastos altos que envolve uma mudança.
    MAIS UMA VEZ EU PEÇO ME AJUDEM POR FAVOR, preciso da orientação de vocês sobre tudo isso, de como a lei se aplica, etc… Enfim, nem um advogado posso pagar agora para ver sobre meu caso.
    POR ISSO CONTO A AJUDA DA EQUIPE CLICK HABITAÇÃO.
    ANSIOSA FICO NO AGUARDO DA EQUIPE!
    DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO E A COLABORAÇÃO.
    Luanda Martins.

    • Olá Luanda,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Situação muito complicada a sua. Infelizmente a pessoa que comprou o imóvel tem o direito quanto a ação despejo uma vez que fez a compra do imóvel junto ao Banco.
      A sua situação deve ser resolvida com quem você fez o contrato de aluguel. Já que não possui condições de pagar advogado, sugerimos procurar a Defensoria Pública e tentar um acordo. Leve o contrato de aluguel.
      Se for o caso, tente alugar o imóvel com o atual comprador. Quem sabe ele aceita.

      Equipe Click Habitação

  69. Boa noite, tenho um APT financiado direto com a construtora, porém possuo um divida devido prestações residuais que eu questiono pois nao constam no contrato, dividas devidos prestaçoes anuais sendo cobrada em meses depois do acertado em contrato e mesmo sendo informado a construtora nunca deu uma resposta concreta sobre o assunto e parcelas que nao foram pagas devido um divorcio e o apt ter sido colocado a venda, porem, até para vender encontro dificuldade pois a construtora nao renegocia a divida dentro do financiamento e sim atraves de acordo que deve ser pago com uma entrada de 30% da divida, segundo a construtora nao posso utilizar o fundo de garantia para pagar a divida ou abater o saldo devedor. Minha pergunta é se dentro desse quadro eles podem colocar o imovel para leilão, e se sim, se os valores já investidos com obras etc… será devolvido?

    • Olá Lobato

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que será necessária a análise do contrato de compra junto a construtora.
      Assim, orientamos a procurar o PROCON e verificar quais as condições de efetivar um acordo ou negociação.

      Equipe Click Habitação

  70. Prezado,
    Boa noite!
    Tenho um imóvel, fiquei desempregada e não pago as parcelas desde agosto de 2015.
    Arrumei o dinheiro para pagar à vista entretanto a CEF não aceitou dizendo que o imóvel tinha sido retomado pelo Banco em 22/07/2016. Não recebi nenhuma notificação.
    1. Eu deveria ter recebido notificação antes do Banco ter retomado meu imóvel?
    2. A CEF já recolheu o ITBI, eu tenho chances de pagar as parcelas em atraso à vista? Pelo cartório ou outro meio?
    3. Quais os próximos passos? Ele vai para leilão? Deverei ser intimada? Como (pessoalmente, por edital)?
    4. Em caso de ir à leilão, eu posso arrematá-lo no leilão? E deverei pagar o valor total do imóvel ou a diferença entre o valor total e o total que já quitei do imóvel?
    Agradeço desde já pela atenção! Recorro aqui, já que na CEF não nos passam informações completas, apenas que não é mais possível pagar.
    Fico no aguardo de uma ajuda de vocês!
    Grata!

    • Olá Marcia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que a CAIXA costuma mandar diversos tipos de cobrança durante a fase de cobrança e execução do contrato.
      Você nunca recebeu nenhuma cobrança? Por que não tentou negociar antes?

      Como esta descrito no artigo você deveria ter recebido Intimação do Cartório de Registro de Imóveis, porém se você não tiver sido encontrada a Intimação pode ter sido efetivada por Edital em jornal. Você poderá verificar no Cartório.
      Esclarecemos que os leilões devem ser marcados em até 30 dias após a retomada do imóvel.
      Você poderá arrematar no leilão, assim orientamos a acompanhar:
      Vamos repetir o que consta no artigo:
      * Se, no primeiro público leilão, o maior lance oferecido for inferior ao valor do imóvel será realizado o segundo leilão, nos quinze dias seguintes.
      * No segundo leilão, será aceito o maior lance oferecido, desde que igual ou superior ao valor da dívida, das despesas, dos prêmios de seguro, dos encargos legais, inclusive tributos, e das contribuições condominiais.

      Página da Caixa sobre venda de imóveis retomados:
      http://www1.caixa.gov.br/Simov/busca-licitacoes.asp?sltTipoBusca=licitacoes

      Equipe Click Habitação

  71. Olá! Meu imóvel foi retomado pela caixa ha mais de 6 meses, porém ainda permaneço no imovel. Entrei com um processo na justica, pois fiquei desempregada e nas vezes que procurei a caixa para resolver a divida nada me foi proposto a nao ser o pagamento da divida com custas de cartorio. O processo ainda nao encerrou, porém meu pai tem interesse de comprar o imóvel, é possivel fazer a compra mesmo com o processo em andamento? Estou receosa pq recebi notificacao de pagamento de multa caso eu permaneça lá. Nao sei o que fazer! Ja foi feito leilao, porem sem ser arrematado.
    Agradeço mto a atenção

    • Olá Karina

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o fato de não ter tido arrematante indica que o imóvel pertence ao banco.
      A Lei 9514 prevê custos para permanência do ocupante no imóvel após a retomada do bem.

      Orientamos a pedir ao seu entrar em contato com a área de licitação e venda do banco para tentativa de recompra do imóvel:
      http://www1.caixa.gov.br/Simov/busca-licitacoes.asp?sltTipoBusca=licitacoes

      Equipe Click Habitação

  72. Boa tarde. Estou com 16 parcelas em atraso, e mesmo sem ter sido notificada pelo cartório, minha casa foi a leilão por duas vezes. porém, não foi arrematada. tentei negociar e não obtive sucesso. Estou com o dinheiro para quitar as 16 parcelas e dar continuidade ao financiamento. Será que tenho chance de quitar débitos anteriores e permanecer com a casa??? Me ajudem por favor. Muito obrigada!!!

    • Olá Barbara

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se já foram realizados os leilões não há chance de negociação.

      Você deverá procurar a área de venda de imóveis do banco para tentativa de recompra.

      Equipe Click Habitação

  73. Bom dia,
    Tenho um imóvel financiado pela CEF.
    Tive alguns aborrecimentos com relação ao imóvel e por consequências não pago as prestações há oito meses.
    Meu nome foi negativado e recebi uma notificação via cartório para quitar a dívida.
    Não tenho interesse em permanecer com o imóvel.
    Primeira pergunta: valeria apena deixar o imóvel ser retomado?
    Segunda pergunta: se o imóvel for a leilão, enquanto não houver a venda as prestações continuarão sendo acrescidas como dívida em meu nome?
    Terceira pergunta: qndo meu nome será retirado do SPC?

    Abraços

    • Olá Samuel

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que, em geral, o banco deixa a ação de retirada do ocupante do imóvel para o futuro comprador.
      Informamos que, conforme consta no artigo, após a realização dos leilões, a sua dívida será considerada quitada e seu nome deverá ser retirado dos cadastros informativos de crédito (SPC e Serasa, POR EXEMPLO).

      Equipe Click Habitação

  74. ola boa tarde tenho um imovel que ta no leilao existem alguma forma de els venderem novamente pra mim oque devo fazer agradeco desde ja

    • Olá Ranulfo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o banco e verificar as condições de revenda do imóvel. Mas, cremos que a principio seria possível somente a aquisição á vista.

      Equipe Click Habitação

  75. Prezados,
    Gostaria de saber quanto tempo tenho para sair do imóvel:
    Não pago as prestações desde 11/2015, fui ao cartório hoje a intimação que devo pagar em ate 15 dias. Não pagarei o valor, mas gostaria de me planejar e saber quanto tempo minimo posso ainda ficar no imovel?
    Muito obrigada.

    • Olá Renata,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que em geral os bancos deixam o papel de pedir a reintegração de posse após a retomada do imóvel ao futuro comprador.
      Assim, orientamos aguardar a notificação do comprador para a desocupação do imóvel.

      Equipe Click Habitação

  76. Gostaria de saber o seguinte: tenho um financiamento com banco do Brasil minha casa minha vida e nunca atrasei nenhuma prestação sempre em dias. Meu esposo ficou desempregado e em outra conta corrente no banco do Brasil no cpf dele ele possui empréstimo pessoal com o bb, em atraso, neste caso, corre o risco de o banco cancelar o contrato fiduciário e retomar a casa? Ou não tem perigo visto que no contrato fala que só é rescindido sei eu não pagar o financiamento? São cenários distintos ou o banco pode tomar minha casa?

    • Olá Ana Lúcia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os contratos são distintos, assim mantenha os pagamentos das prestações do financiamento habitacional em dia e não haverá problema.
      Informamos que os contratos não são cancelados, mas sim é iniciado o processo de execução extrajudicial, onde é possível negociar.

      Orientamos assim, que possível negociar as dívidas comerciais do seu marido.

      Equipe Click Habitação

  77. ESTOU PRESTES A FICAR INADIMPLENTE COM O CARTÃO CONSTRUCARD E O LIMITE DO CHEQUE ESPECIAL EU QUERIA SABER QUANTO TEMPO EU POSSO FICAR INADIMPLENTE COM ESSE FINANCIAMENTO E SE A RISCO DE A CAIXA TOMAR MEU IMOVEL,POIS ELE É A GARANTIA DESSE FINANCIAMENTO.AGRADEÇO E ESPERO A RESPOSTA

    • Olá Rubens

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que o Construcard é um crédito pessoal e não financiamento habitacional, assim o rito de execução nada tem a ver como o descrito no artigo.

      Se você utilizou o imóvel como garantia do crédito pessoal Construcard corre o risco de ter o imóvel penhorado sim!
      Mas, será uma cobrança e execução judicial, portanto é um processo lento.

      Orientamos a efetivar a negociação do atraso o mais rápido possível.

      Equipe Click Habitação

  78. Olá tenho dúvidas minha casa foi pra leilão não foi vendido no primeiro aí foi pro segundo leilão e também não foi vendido oq acontece agora daqui pra frente e quanto tempo ainda pra ficar na casa ?

    • Olá Luana

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que como não houve comprador o imóvel será colocado a venda pelo Banco.
      Em geral, os bancos deixam para o novo comprador a responsabilidade de pedir a posse do imóvel.

      Equipe Click Habitação

  79. Olá! Aluguei uma casa que é financiado pela caixa, porém está à venda e estou com contrato de 1 ano de aluguel. Chegou a notificação que a casa vai a leilão, gostaria de saber menus direitos, como posso proceder, porque a dona da casa ao alugar a casa para mim não me prontificou desse assunto. Tenho meu negócio na casa e não gostaria de sair e tenho interesse na compra da casa. A caixa passa o financiamento pra quem tá morando como é feito o procedimento?
    Obrigada.

  80. Olá. Boa noite.
    Estou com a parcela atrasada a 3 meses e hoje venceu a 4, hoje mesmo paguei a prestação 1 prestação do mês passado.
    Ocorre que há no 1 dia antes de vencer a 3º parcela eu realizei contato com a Caixa para solicitar o abatimento do FGTS nas parcelas em atraso e das próximas no valor da mensalidade.
    Após 15 dias recebi um SMS avisando que foi deferido meu pedido, efetuei contato no 0800 e o atendente me informou que não poderia me informar o motivo e que eu deveria procurar uma agência da CAIXA e a mesma responsável pelo meu contrato, porém avisei a atendente que não residia na mesma cidade e que não poderia realizar tal visita, porém ele insistiu e me informou que não poderia me comunicar o motivo.
    Hoje (Após mais ou menos 15 dias após o contato no 0800), fui até a agência do banco saber o motivo pois coincidentemente estou na mesma cidade e o atendente me informou que não sabia o motivo, até então tudo bem. Aí pedi para emitir os boletos em atraso para eu realizar o pagamento e o atendente também informou que não poderia imprimir pois estava com erro no sistema e era para eu retornar daqui exatos 2 dias.
    O problema é que no sistema consta da Caixa segundo o atendente está em execução e no site no campo 2º via do boleto aparece “Situação especial impeditiva. Não é possível a emissão. Procure uma agência CAIXA”.
    Minha dúvida é…
    1 – Se o atendente me falasse o motivo que não foi autorizado a utilização no meu FGTS eu procuraria uma minha agência o mais rápido possível, mesmo morando em cidade diferente, pois é um assunto sério.
    2 – Não foi notificado pela cartório de imóvel até o momento, isso seria obrigação por parte da CAIXA?

    Hoje mesmo registrei junto a CAIXA uma reclamação com base nas informações que não foram me relatadas com eficiência no atendimento via 0800 no qual relatei acima e também pelo fato do atendente hoje não ter me fornecido o boleto para pagamento das parcelas pendentes, mesmo que integral.

    Gostaria de sua opinião sobre minha situação.

    Obrigado.

    • Olá Luiz Gustavo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      A situação é estranha.
      Mas, provavelmente o seu contrato deve ter uma marca de execução em andamento.

      Assim, orientamos a efetivar uma proposta de negociação no site da CAIXA:
      Proposta de negociação

      Coloque as condições de pagamento e inclusive a intenção do uso do FGTS para pagamento de parte da prestação.
      A proposta vai para área de cobrança do banco.

      Equipe Click Habitação

  81. tenho um imovel financiado pela caixa, porem ha 3 anos vendi o agio e fiz um contrato de gaveta, o prazo para ele transferir o imovel era ano passado, porem estou com o nome negativado e ele alega que nenhuma instituição financeira aceita transferir o imovel para ele, agora ele esta há 03 meses sem pagar as prestações e o imovel esta desocupado.
    posso voltar para o imovel e voltar a pagar as prestações?

    • Olá Paulo

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Com relação ao assunto orientamos a procurar um advogado ou um Tabelião para elaboração de documento ou verificar as providências visando anular o contrato anteriormente efetivado.

      Com relação ao retorno ao pagamentos dos encargos não haverá nenhum óbice por parte do banco, pelo contrário. Mas, deixe claro quem efetivou os pagamentos para eventual ressarcimento ou como prova relativa a anulação ou desfazimento do contrato de gaveta.

      Eis uma das razões que orientamos a não efetivar contratos de gaveta.

      Equipe Click Habitação

  82. Olá gostaria de saber…meu marido já tem um imóvel no nome dele…e queremos comprar outro..sendo que pra comprar teríamos que passar o que já tem no nome do pai dele pra conseguirmos comprar o outro financiado e usar o Fundo de garantia…
    Isso é permitido.? E se um dia a justiça descobrir oq pode acontecer.? Obrigada desde já

    • Olá Daniela

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos primeiramente que como o primeiro imóvel é somente do seu marido, pressupondo que o regime de bens escolhido foi de Comunhão Parcial, você pode utilizar o FGTS, desde que atenda as condições de uso.
      Veja no artigo:
      FGTS e o Regime de Casamento

      Para o seu marido utilizar, o novo imóvel teria que ser em região metropolitana diferente do imóvel que ele já possui.
      A venda do imóvel atual pode realmente resolver o impedimento de utilização do FGTS na compra.

      Não há óbice a venda ao pai dele, mas não pode se constituir em operação fraudulenta com objetivo de “enganar”, teria de ser uma venda real.
      A descoberta da fraude pode ocasionar processo judicial e investigação da polícia federal.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  83. Boa tarde. De cara vocês já esclareceram muitas dúvidas minhas. Apenas não consegui saber se já foi respondida o seguinte: Já estou em execução, já fui notificado pelo cartório e já passou o prazo de quinze dias. O que eu quero saber é se nesse período entre retomada do imóvel e leilão eu tenho que desocupar o imóvel? Aguardo retorno.

    • Olá Rodrigo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que a desocupação do imóvel do imóvel deve ser efetivada quando a requisição pelo novo proprietário, se for o caso.

      Equipe Click Habitação

  84. BOA TARDE,
    FIZ UM FINANCIAMENTO MCMV ASSINEI CONTRATO TUDO CERTINHO….E ANTES DE CAIR A 1° PARCELA FUI DEMITIDO…..POSSO TER ALGUM PROBLEMA COM MEU FINANCIAMENTO….NO CASO PERDÊ-LO ?

    OBRIGADO.

    • Olá Luiz

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que você deverá cumprir o diz o contrato. Se pagar as prestações normalmente não haverá nenhum problema.

      Equipe Click Habitação

  85. Boa noite, possuo 7 parcelas em atraso, a caixa emitiu um boleto com o valor integral e não permitiu que eu utilizasseo FGTS para quitar a dívida.
    Não tenho o valor total , como faço???

    • Olá Bernardo

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em primeiro lugar, comentamos que se você tem FGTS, por que não procurou o Banco no momento inicial do atraso, com certeza a situação já estaria resolvida.

      São muitas prestações em atraso. Você terá de dar uma entrada. Orientamos a efetivar uma proposta de negociação pela internet:
      Proposta de negociação

      Informe a intenção de usar o FGTS na negociação ou após ela. A opção do FGTS para pagamento de parte da prestação é uma alternativa interessante para quem tem dificuldade de pagar o encargo mensal integral. Sugerimos a leitura dos artigos:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  86. Bom dia. Minha irmã tem uma casa financiada pela caixa deu uma entrada e financiou 230.000,00 em 360 meses. Sendo iniciado o contrato em maio de 2011 ela foi pagando as prestações até chegar em dezembro de 2013 ficou sem pagar até junho de 2016 totalizando quase 3 anos, recebeu uma intimação do cartório de imóveis e o marido dela pagou 104.000,00 pra eles não perderem o imóvel. A minha pergunta é: o nome dela demorará quanto tempo para sair do spc e do Serasa? Ficou lá por quase 3 anos desde dezembro de 2013 até junho de 2016 pq não pagava as prestações. Ele quitou a dívida toda e a caixa emitiu um ofício ao cartório dizendo que não há mais débitos. Nome sai do Serasa ?!

  87. Boa noite Gilberto, estou numa encrenca tremenda, minha casa vale cerca de R$ 140.000,00. em Outubro/2012, financiei R$ 80.000,00 junto a CEF, porém, atrasei desde agosto/2015. Fiquei sabendo que a CEF encerrou o processo de execução e a mesma vai a leilão, mesmo sem ter me intimado judicialmente. Um advogado me falou que a CEF pode vender até por menos do valor financiado.
    Eu pergunto: (1) se eu encontrar um comprador que dê acima de R$ 100.000,00 a CEF vende sem leiloar o imóvel. (2) por não ter sido notificado, possa ingressar com processo a fim de evitar o leilão. (3) Tenho um precatório que está em fase de conclusão no TRT/22, mas com previsão de entrar no orçamento de 2018, como já aconteceu com alguns colegas que vão receber em 2017. a pergunta é, a CEF pode rever essa situação. (4) e última. Se a casa for a leilão, quanto tempo eu tenho para desocupar?, e se eu protelar até 2018, o que acontece comigo?. Dependendo das respostas, volta a falar com você. quem sabe, você possa ser meu advogado nessa causa.

    • Olá Abelardo

      Boa Noite!Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em primeiro lugar afirmamos que não somos escritório de advocacia. Somos um site que procura passar informações de qualidade aos interessados.

      Orientamos a procurar o banco e efetivar uma proposta de negociação.

      A Intimação é extra-judicial e é efetivada pelo Cartório de Registro de Imóveis.
      Estranha a situação de não ter sido Intimado por Cartório de Imóveis. Orientamos a verificar no Cartório de Imóveis como foi a Intimação. Ela pode ter sido por Edital em jornal, se você não tiver sido encontrado.

      Já que afirma ter advogado, se não for possível negociar com o Banco orientamos a consultar e ver as alternativas de seu interesse.

      Com relação a desocupação informamos que os bancos não costumam entrar com ação e deixam com o eventual e futuro comprador a retomada da posse do bem adquirido.

      Equipe Click Habitação

  88. Boa tarde, tudo bem?
    Tenho um financiamento Imobiliário fiduciário com o Bradesco desde 2011, estou com 06 parcelas atrasadas fiquei sem renda por mais de 04 meses e quando recuperei minha renda, procurei o banco e a instituição de cobrança para tentar fazer uma incorporação dos valores com 03/04 parcelas em atraso, mas o banco não aceitou, tenho outras dividas com banco como: cartão de crédito e especial, dizem que tenho muito divida e que não fazem a incorporação.
    A instituição de cobrança disse que já pediram o encaminhamento ao cartório e que serei comunicado. Não tenho como quitar a divida toda, vocês podem me indicar um caminho?
    Para eu entender, depois que for a leilão por duas vezes e não arrematarem eu fico em posse do imóvel ou fico sem o imóvel e não devo mais nada, mas perco tudo que paguei?

    “Se, no segundo leilão, o maior lance oferecido não for igual ou superior ao valor mínimo, considerar-se-á extinta a dívida e exonerado o credor da obrigação de devolver qualquer quantia aos devedores.

    Neste caso o Banco, no prazo de 5 (cinco) dias a contar da data do segundo leilão, dará ao devedor/mutuário a quitação da dívida.”

    Grato,

    • Olá Marcos

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o Banco não aceita negociação a situação fica complicada. Orientamos a procurar o PROCON local para ver se eles podem te ajudar a negociar com o Banco.

      Se realmente não tiver condições de negociar ou pagar o atrasado orientamos a tentar vender o imóvel para recuperar pelo menos parte do que pagou.
      Outra questão para poder negociar com o Banco seria você vender algum bem e quitar o atraso, por exemplo o carro.
      Este bem poderá ser adquirido novamente no futuro ou comprar um de menor valor.
      Veja sugestões no artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Com relação ao leilão funciona assim: se houve algum lance que seja superior a sua dívida total e as despesas que o banco teve com a cobrança você receberá a diferença paga a maior pelo arrematante no leilão.
      Se o lance for menor não receberá nada de volta.

      Esclarecemos que a “quitação da dívida” citada no artigo significa que mesmo se o Banco tiver prejuízo com a operação a sua dívida estará quitada. O seu nome será retirado dos cadastros externos de crédito.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Karini

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que na retomada do imóvel o nome dos compradores é retirado dos cadastros externos de crédito.
      Mas, permanece nos cadastros internos do Banco, tanto o eventual prejuízo na operação, como o histórico de ausência de pagamentos.
      Assim, poderá ser concedido novo crédito, mas haverá necessidade de alguma autorização interna ou avaliação de risco criteriosa. Verifique com o gerente.

      Equipe Click Habitação

  89. Olá, fiz um financiamento de um imóvel pela caixa, porém devido a alguns problemas não pude continuar com o imóvel, tinha a decisão de devolvê-lo mas não aceitaram, então ele foi retomado pela caixa. Em seguida, como meu nome estava negativado, procurei a agência para tentar negociar a dívida e limpar meu nome, porém eles me falaram que eu não poderia fazer mais nada, a não ser esperar os 5 anos para meu nome sair do SPC/Serasa, pois eles não negociavam mais por nenhum valor, a não ser que esperasse o imóvel ir a leilão para arrematá-lo novamente, porém eu não tenho como fazer isso. Gostaria de saber se isso realmente está certo, pois é muito complicado ficar com o nome sujo e não ter nenhuma alternativa justa a fazer. Realmente, essa é minha única solução? esperar os 5 anos?

    • Olá Mara,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Estranhamos essa informação pois a CAIXA retira o nome do SPC/SERASA nesses casos após o registro da consolidação da propriedade. O que fica realmente é o cadastro restritivo interno no Banco, o que pode dificultar qualquer solicitação de crédito que possa pedir no futuro.
      Sugerimos verificar a informação diretamente junto ao SPC/SERASA.

      Equipe Click Habitação

  90. Bom dia, tenho um apto pelo PMCMV na faixa 1. Recebi em dezembro de 2010 e em fevereiro de 2013 consegui quitá-lo. Após o quitação resolvi alugá-lo, agora o Banco diz que estou irregular, porque de acordo com eles não posso alugar e nem vender o imóvel. Minha dúvida é a seguinte: após a quitação o apto não é meu? Se não, do que adiantaria quitar a dívida?

    • Olá Naisa,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A quitação de contrato do Programa MCMV é permitida se você devolver todo o subsídio. Neste caso, ficaria livre.
      Você devolveu o subsídio quando quitou?
      O Programa é para pessoa sem condições de compra a casa própria sem os subsídios. Uma pessoa que quita antecipadamente precisa de subsídio?

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Posso vender imóvel do Minha Casa Minha Vida?

      Equipe Click Habitação

  91. Olá, estou com um imóvel com 03 prestações em atraso já perto de vencer outra (ficando com 04), fui ao banco pagar uma parcela e tentar negocia as outra 03, mais a pessoa que me atendeu foi SUPER rude, pois passei para ela a minha situação no momento, queria pagar 01 parcela (mais antiga) e outra parcela no final do mês. Segundo atendente não tinha como fazer dessa forma, eu teria que pagar todos as 03 parcelas de uma única vez.

    Pergunta: De acordo com o meu relato acima, é correto o que ela me informou ou existe mais maneira para se tratar de caso.

  92. Boa noite,
    Atrasei 3 parcelas do meu financiamento de imóveis por consequência de perda de renda. Quando venceu a terceira procurei a CAIXA e solicitei o uso do meu FGTS para abatimento das parcelas em atraso e das próximas. Paguei no ato da solicitação o valor das 3 prestações em atraso com abatimento de 64% no valor total, porém fui informado pela gerente que nas próximas prestações estarei recebendo embutido nas futuras parcelas um valor de aprox. R$ 400,00 que segundo ela é referente à despesas com envio de processo do banco junto ao cartório e que este valor pode ser maior dependendo do valor do imóvel.
    Gostaria de saber se é devido realmente o pagamento de tal despesa, haja visto que procurei o banco o quanto antes e sequer fui notificado formalmente sobre a execução do meu processo junto ao cartório?
    Desde já agradeço

    • Olá Mauricio,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Informamos que as despesas de cartório referente ao processo de cobrança e intimação são devidos. Como você acabou de completar as 3 prestações em atraso, ainda não houve tempo hábil do cartório efetuar a cobrança.
      O que você não pode é esperar as prestações ficarem atrasadas e procurar o Banco somente quando está prestes a ir para o processo de execução.
      Procurar o Banco o quanto antes é no momento em que você já sabe que vai atrasar as prestações. Não precisava esperar as 3 prestações em atraso para usar o FGTS.
      Atentar que os Bancos estão mais ágeis na cobrança e dessa forma, mais custas a pagar além das prestações em atraso.

      Equipe Click Habitação

  93. boa tarde! estou com mais de 10 parcelas do meu financiamento habitacional atrazadas, como faço pra nao perder meu imovel? preciso de um advogado?

    • Olá Rosangela

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a melhor alternativa é negociar com o Banco. Existem diversos opções de negociação possíveis.
      Se tiver FGTS, utilize os recursos para integrar sua proposta de negociação.
      Você precisará oferecer uma entrada. Sugerimos contatar o Banco, o mais rápido possível.
      Veja no artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  94. Bom dia
    Vendi um imovel financiado a +/- 15 anos e o comprador nao pagou o financiamento, o imovel foi a leilão, agora estou pleiteando uma liberação do meu FGTS para aquisição de um novo imóvel o banco pode negar essa liberação?

    • Olá Luiz Carlos

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a venda por contrato de gaveta tem seus riscos e este é justamente um: inadimplência e reflexos no histórico de crédito.

      Informamos que após a retomada o Banco retira o seu nome nos cadastros externos de crédito, mas nos cadastros internos deve continuar o histórico e o fato do imóvel ter sido retomada, o que pode ter ocasionado algum prejuízo ao Banco.

      Orientamos a tentar efetivar o novo financiamento, caso seja impedido você poderá procurar qualquer outro banco para efetivar o financiamento.

      Equipe Click Habitação

  95. Bom dia

    Minha sogra faleceu antes de pegar a quitação do imovel da cohab. As parcelas estavam em dia, mas ainda não foi feito o inventario. Ela faleceu o ano passado. O que acontece se o inventario não for realizado. A cohab pode retomar o imóvel, já que sem inventario não há herdeiros.? Ela deixou 4 filhos vivos e um falecido que tem uma herdeira minha filha. Como proceder neste caso.

    • Olá Rose

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os financiamentos habitacionais tem cobertura de seguro.
      Assim, orientamos a levar a Certidão de óbito a COHAB e pedir a cobertura de seguro habitacional.
      Se houver a cobertura e se ela participou sozinha no financiamento deverá ser solicitado o Termo de Quitação do financiamento. Verifiquem.

      Veja no artigo:
      Seguro Habitacional: Veja os Detalhes

      Equipe Click Habitação

  96. Oi boa noite.
    O meu apartamento já este quase indo para leilão,
    Depois que tudo for finalizado o meu nome vai fica no
    SPC SERASA?

    • Olá Amanda

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que após o registro da consolidação de propriedade pelo Banco devidamente registrado na matrícula do imóvel o banco deverá retirar o seu nome dos cadastros informativos de crédito externos (por exemplo SERASA e SPC).

      A situação ficará registrada nos cadastros internos do banco e histórico de comportamento de pagamentos, o que deverá prejudicar pleitos futuros de crédito no mesmo banco.

      Equipe Click Habitação

  97. Boa tarde! fiquei sabendo que minha casa estar indo pra leilao.
    mas acontece que nao fui notificado de forma alguma com
    antencedencia que seria leiloada a casa . quais providencias
    devo tomar nesse caso?
    ainda posso recorrer ?
    tenho chances de nao perder minha casa ?

    • Olá Jonatah,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Em primeiro lugar você deve procurar o Banco urgente para saber o estágio da execução extrajudicial do seu contrato.
      Caso ainda não tenha sido consolidada a dívida para leilão, você ainda pode fazer uma proposta e negociar o atraso.

      Saiba mais no artigo Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Cabe lembrar que as custas por todo esse processo também estarão embutidos.

      Equipe Click Habitação<

  98. Comprei um apartamento faz um ano, estou indo para a segunda parcela em atraso, estou ciente que o banco ira retomar o imóvel, porem, o que vai acontecer com a divida após esta retomada, existe a possibilidade de apos a perda do imóvel eu anda fique devendo para o banco, caso eles aleguem despesas que superem o valor do imóvel?

    • Olá Israel

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que conforme consta no artigo na garantia por alienação fiduciária na retomada pelo banco a dívida é considerada quitada.
      Não há cobrança de débito remanescente.

      Após a retomada e o registro da consolidação da propriedade pelo Banco o seu nome deverá ser retirado dos cadastros informativos de crédito externos.
      Mas, no cadastro interno do banco e no histórico de relacionamento deve continuar.

      Equipe Click Habitação

  99. vende uma casa no valor de 65.000,00 recebe 60.000,00 e o restante parcelado , mas a pessoa que comprou não pagou o restante , todas parcelas venceram .
    Já procurei as pequenas causas para negociar não tive êxito.
    Que tipo de justica eu procuro?
    Toda documentação ainda está no meu nome.

    • Olá Augusto

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar verificar se o PROCON pode orientá-lo quanto as providências a serem adotadas.
      Se não for possível orientamos a procurar um advogado de sua confiança.

      Equipe Click Habitação

  100. Boa tarde! No inicio desse ano de 2016, eu junto com meu esposo iniciamos a compra de um imóvel financiado pela caixa econômica, através de uma construtora..um mês depois de assinar a proposta de compra , que ainda iria ser examinado pela caixa, começou a chegar no meu endereço carta de cobrança do condomínio! Só que até a data de hoje a caixa não me chamou para assinar nem um, documento e, ainda não peguei as chaves, nem fui chamada para ver o imóvel. E agora por último foi realizado um saque na minha conta e do meu esposo, a uns 3 meses atrás. Sendo que esses dias retornaram com um certo valor na conta do FGTS faltando uns 4000 mil reais do valor que foi tirado no inicial. o que eu faço?

    • Olá Marcia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A situação é estranha.
      Quem está cobrando de você? A construtora?
      Estão debitando valores em sua conta sem sua autorização?

      Sugerimos ir de imediato ao PROCON e efetivar uma reclamação. Leve toda a papelada para análise do caso.

      Equipe Click Habitação

  101. Ola eu comprei um apartamento antes dele ser quitado pelo dono,fiz o contrato de compra e venda,não sabia que correria o risco de perder se a Caixa econômica Federal descobrisse,algum morador deve ter falado la na caixa que o dono mesmo do ímóvel vendeu e chegou uma carta pra que compareça la na caixa com os comprovantes pagos de condomínio luz gaz e parcelas,eu pedi pro titular do ímóvel ir la e ele foi levou os comprovantes levou um B.O que tinha feito por ter sofrido ameaças aqui no condomínio e etc..Agora chegou uma carta da caixa pro ocupante do imóvel dizendo moradia irregular e que eu teria 5 dias pra desocupar o Ap e entregar as chaves la na agencia da Caixa,O dono mesmo do ímóvel (Titular) disse que não tem condições de devolver o dinheiro que eu dei,que apesar de tudo foi muito são r$ 50,000,00 que eu depositei na conta dele,não sabia dos riscos, Sou deficiente físico,casado pai de um filho de 1 ano e meio, e agora oque fazer vou ter que ir pra rua,ninguém vai devolver meu dinheiro,não sei mais oque fazer alguém pode me ajudar

    • Olá Eliseu,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Muito complicado sua situação. Você fez contrato de gaveta para contrato em que é proibida a venda pelo titular do imóvel, pressupondo que se trata de MCMV faixa 1.
      Com o valor de R$ 50.000,00 você poderia ter se candidatado por um imóvel novo em sua cidade, sem precisar correr os riscos.
      Infelizmente o Banco tem razão, o titular não poderia negociar um imóvel que nem é dele, mas sim do Banco, uma vez que existe dívida envolvida.
      No seu caso, cabe somente a intervenção de advogado, para analisar as possibilidades da defesa nesse processo.

      Equipe Click Habitação

  102. Boa noite
    Tenho uma situação onde a rodo bens tendo atrasado as parcelas quitou o imóvel , noa há mais financiamento com o banco, nem abrem negociação
    Abriram leilão não teve arremate porém o valor que eles quitaram com o banco se eu tiver este dinheiro e o que tenho que pagar ou o valor do leilão

    • Olá Pedro Henrique

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      As informações estão estranhas, pois você afirma que a Construtora quitou o financiamento com o Banco
      Pedimos para analisar as clausulas do contrato e na dúvida consultar um advogado de sua confiança.

      Equipe Click Habitação

  103. Boa noite, estou com uma situação bem delicada, estou com 6 parcelas em atraso, o banco já está na fase de execução já foi emitido o itbi mais o imóvel ainda não foi resitrado,conseguir abri uma negociação com o banco e liguei para o advogado do bradesco também! falaram que vou ter que pagar os honorários do advogado e os impostos que foi pago, itbi etc. Já mi passaram os valores das parcelas, impostos e honorários , o advogado já mandou os cálculos para o jurídico do bradesco para ver se aprova estou na espequitativa, o que vocês acham? Estou torcendo pra da certo. Obrigada!!

    • Olá Leila

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o Banco não tem interesse em retomar o imóvel e se tiver condições de pagar o atrasado a proposta deverá ser aceita.
      Desejamos boa sorte e sucesso!

      Equipe Click Habitação

  104. Boa noite estou seis meses com o financiamento da caixa economia atrasado recebi uma notificação extrajudicial tendo que comparecer no cartório. . Será renego junto ao banco ou terei que devolver o imóvel? ?

    • Olá Flávia

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a ler a consequências do atraso no artigo.
      O Banco poderá retomar o imóvel sim!
      Orientamos a procurar o banco e efetivar proposta de negociação.

      Equipe Click Habitação

  105. Há 14 anos atrás passamos um apartamento para outras pessoas, por contrato verbal, ficando estabelecido que as dividas subsequentes ficariam por conta deles, estávamos entao com 8 prestações e condominio em atraso, isto também era de conhecimento deles. Tanto que pagaram o condomínio mas não se preocuparam com as prestações, não pagaram nehuma. Agora ficamos sabendo por edital que temos uma dívida de R$ 70.000,00, que não sendo paga levará o imóvel a leilao e nosso nome aos orgãos de proteção ao credito, o que não queremos. Se pagármos a dívida, conseguiremos tirar essas pessoas do apartamento ?

    • Olá Fátima

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que em função do atraso o seu nome foi para o cadastros informativos de crédito e ficou por lá por 5 anos. Após este prazo é retirado, mas permanece no cadastro interno do banco.

      Orientamos a consultar o banco para as tratativas de negociação.
      A retirada das pessoas depende de ação de reintegração de posse na justiça, para tanto precisarão de advogado de sua confiança.

      Equipe Click Habitação

  106. Meu contrato 14 meses e estou com oito prestações em atraso, compareci a agência para transferir as atrasadas para o fim do contrato e usar meu FGTS para abater nas prestações, pois tive perda de renda.
    O atendente me disse que não teria jeito pois tenho que ter 12 parcelas pagas no mínimo para fazer essa transação, e que o processo para retomar meu imóvel já esta finalizando, como posso reverter essa situação?

    • Olá Welson

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em primeiro lugar você não deveria ter demorado a procurar o banco para negociar.
      Deveria ter procurado de imediato e explicado sua situação, ainda mais se tinha o FGTS para entrar na negociação.

      Situação complicada. Sugerimos efetivar uma proposta de negociação, apresente uma boa entrada, venda o carro ou qualquer outra coisa para a fazer uma proposta viável.
      Haverão muitas despesas de execução.

      Em último caso, se não conseguir negociar procure um comprador para seu imóvel para recuperar pelo menos todo ou parte do que pagou.

      Equipe Click Habitação

  107. Ola boa tarde,
    hoje recebi uma mensagem no meu celular, “caixa informa: A execução do seu contrato habitacional foi iniciada. Regularize a divida e evite a perda do imóvel. Procure sua agencia.” posso ainda negociar com a caixa e qual o prazo pra negociação?
    fico no aguardo e obrigado.

  108. Bom dia,
    Fiz a integralização do saldo devedor no início do mês, porém no fim do mês recebi a notificação extra judicial, um dia depois dd te pago a primeira prestação, tenho que pagar custas dd cartório ?

    • Olá Rubens

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o banco inicia a cobrança na data do inadimplemento do contrato.
      Desta forma, podem ocorrer cobranças desde o início do atraso, assim se o banco iniciou o procedimento junto ao Cartório quando você estava em atraso a cobrança do valor seria devida.

      Sugerimos a utilização do FGTS para pagamento de parte da prestação como forma de amenizar o valor a ser pago mensalmente e evitar a inadimplência e cobranças semelhantes. Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  109. Consegui vender meu apartamento para pagar a divida do financiamento, falamos com o Banco e falaram que foi consolidado em abril agora, eu consigo pagar a divida e continuar a venda do imovel??

    • Olá Alexandre

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se já houve o registro da consolidação da propriedade pelo Banco junto ao Cartório de Registro de Imóveis informamos que administrativamente não há como reverter.
      Assim, resta o comprador adquirir em leilão do banco.

      Você poderá verificar com o PROCON ou advogado de sua confiança a viabilidade de ingressar com ação judicial para cancelar a retomada do imóvel.

      Equipe Click Habitação

    • Prezado Jose Carlos,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Você deve procurar imediatamente o Banco para renegociar sua dívida. Dependendo da quantidade de prestações em atraso, o Banco pode efetuar a execução da dívida a partir de 3 em atraso, e mais despesas com cartório serão acrescentados a dívida.

      Faça uma proposta ao Banco, você deve no mínimo apresentar um valor de entrada. Se for CAIXA, pode utilizar o formulário disponível no site.

      Saiba mais no artigo Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  110. Uma vez consolidado meu imóvel pela cx eu consigo com advogados entra judicialmente para pagar o que tenho em atraso e retomar o imóvel e continuar a parcelas

    • Olá Heitor

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que sempre existirá a possibilidade de ingressar com ação judicial questionando o processo de execução.
      Sugerimos, apenas, contratar pessoas habilitadas e idôneas, pois existem muitos casos de pessoas enganadas por aí.
      Consulte o PROCON, talvez seja uma alternativa mais confiável.

      Equipe Click Habitação

  111. Bom dia, tive um apto comprqdo por alienacao fiduciaria e fiquei 10 anps morando nele sem pagar prestacoes pro santander pois estava desempregado indo para o primeiro leilao e nao sendo arrematado. No segundo leilao que foi em 2014 arremataram por 400 mil e minha divida com o banco era 55 mil minha duvida e a seguinte: tenho direito a devolucao da diferenca do que eu devia e o que foi vendido no leilao. Obrigado e aguardo retorno

    • Olá Fabio,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se foi um leilão posterior a consolidação de dívida pelo banco previsto na lei 9514 você terá direito a receber a diferença entre o valor da dívida acrescida de todas as despesas de cobrança e registro do contrato e o valor do lance no leilão.

      Sugerimos formalizar um pedido de restituição junto ao banco para verificar os valores envolvidos e o tipo de leilão efetivado
      Caso não seja atendido sugerimos preliminarmente abrir uma Ouvidoria junto ao Banco Central e em caso de ratificação procurar o PROCON ou advogado de sua confiança para avaliar a questão e verificar a possibilidade de ingressar com ação judicial pertinente, se for o caso.

      Equipe Click Habitação

  112. Olá, Estou querendo comprar um imóvel que ë de retomada da caixa econômica, mais ele ainda está ocupado pelo antigo dono. Devo contratar um advogado para resolver a desapropriacao, quanto tempo pode levar para que isso ocorra? Após a compra carro risco do antigo proprietario entrar com alguma ação judicial contra minha família ou contra a caixa e conseguir a retomada da propriedade?

    • Olá Waldir

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que normalmente os bancos deixam por conta do comprador a reintegração de posse do imóvel, por meio de ação judicial específica.

      Com em qualquer questão no país, se não houve a prescrição do direito poderá a qualquer momento a retomada do imóvel pelo Banco poderá ser questionada judicialmente pelo antigo proprietário.

      A compra de imóveis retomados requer cuidados e existem e riscos.

      Veja no artigo:
      Cuidados antes de comprar imóvel em leilão

      Equipe Click Habitação

  113. Prezados, gostaria de saber, estou com umas 5 prestações em atraso ligo para o banco para eles me enviaram o boleto para pagamento de pelo menos duas prestações e eles me informaram que tenho que pagar no minimo 3 prestações, procede isso? ou devo procurar a justiça?

    • Olá Rodrigo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que as prerrogativas de negociação são estipuladas pelo credor e sua política de crédito.
      Informamos que existem instituições que não aceitam nem pagamento parcelado, somente o total.

      Orientamos a procurar o Banco e explicar e detalhar a sua situação e verificar quais as possibilidade de negociar.
      Sugerimos propor uma negociação e passar a pagar em dia daqui para frente.
      Se tiver FGTS use como moeda de negociação, em especial o uso do FGTS para pagamento de parte da prestação.
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Se não conseguir negociar sugerimos procurar o PROCON e verificar se eles podem auxiliar na negociação.

      Equipe Click Habitação

  114. Prezado,

    Tenho duas prestações em atraso e recebi a prenotação do cartório no dia 17/05/2016, assinei no dia 23/05, qual é o prazo para eu procurar o banco e negociar?
    Desde já agradeço.

    • Olá Carlos

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o prazo legal é de 15 dias após o recebimento da Intimação do Cartório.
      Mas, orientamos a procurar o banco de imediato e efetivar uma proposta de negociação ou pagamento.

      Se tiver FGTS o uso para pagamento de parte de prestação é uma boa opção. Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  115. Eu me enriolei nas prestações do meu apartamento eu fui na caixa e me avisaram que o imovel nao me pertence mas nao recebi carta e nem oficial de justiça em minha casa falando nada sobre isso eu que fui atras , como eu falo para ter o meu apartamento de volta isso e possivel , eu nao sei quem eu procuro a caixa me mandou um numero eu ligo e ninguem atende , minha Duvida eu posso negociar a divida novamente ? e ter o meu apartamento de volta ?

    • Olá Gislene

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que após a retomada do imóvel não há mais negociação a fazer.
      Você poderá verificar a possibilidade de recomprar o imóvel junto a área de licitação do Banco. Se necessário abra um SAC no site do banco.

      Informamos que a Intimação de execução é efetivada pelo Cartório de Imóveis, assim poderá verificar no Cartório, já que está alegando que nunca recebeu nenhuma cobrança.

      Equipe Click Habitação

    • Bom Dia
      como falo para compra lo novamente ir atras ond e devo ir pode me ajudar me orientando?
      por favor eu aguardo sua resposta

    • Olá Gislene

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Conforme orientamos no comentário anterior você deverá procurar a área de licitação do banco.
      Se não encontrar abra um SAC no site do Banco e faça uma proposta para recompra do imóvel.

      Conforme consta no artigo Mutuários inadimplentes: atenção com a retomada do imóvel somente poderia ser devolvido se houve lance nos leilões em valor superior ao valor da dívida e despesas de cobrança do banco, caso contrario não há devolução de valores.

      Se aprovada a compra do imóvel poderá pleitear o uso do FGTS, desde que enquadre nas condições de uso. Veja no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  116. Boa tarde. fiz um financiamento com a CEF e Estou com 3 parcelas da minha casa atrasada. Eles enviaram uma mens pra mim informando q a execução do meu contrato habitacional foi iniciado. Eu posso negociar para incorporar a soma em atraso nas parcelas seguintes?Desde já agradeço a resposta.

  117. O meu contrato está com 05 parcelas em atraso, devido a perda de emprego e acabei de ter uma filha e hoje recebi uma mensagem da caixa que meu contrato está em cobrança extra judicial, não recebi nenhuma notificação através de oficial de justiça, tenho interesse em negociar, entretanto de imediato não tenho o valor das 05 parcelas, já foi feita incorporação, existe outra possibilidade de negociação, a não ser de quitar as 05 parcelas? Tenho informação que a incorporação é feita apenas uma vez, porém, existe a possibilidade de comprovar através do meu orçamento pessoal, receitas-gastos e se for um valor que eles definem, existe a possibilidade de de incorporar no saldo devedor novamente.
    É possível essa operação? existe outra forma de negociação?
    Desde já agradeço as informações.

    • Olá Luciano

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se já fez uma negociação recentemente o banco com certeza será mais rigoroso.

      Orientamos a efetivar uma proposta ao banco, esclarecendo as dificuldades e acontecimentos.
      Para entrada orientamos a verificar eventuais bens que possam compor o valor a ser pago. Veja bens que possa vender ou trocar (exemplo um carro).

      Faça uma negociação inteligente e que possa de fato pagar.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  118. Vendi por contrato de gaveta um imóvel da CEF que alguns anos mais tarde o comprador deixou ir à leilão. Em 2005 acabei pagando o saldo remanescente e quitei todas as despesas que ficaram sob minha responsabilidade. Recentemente entrei com uma proposta de financiamento na CEF e descobri que não deram baixa no sistema. Levei o comprovante da quitação e foi pedida uma nova análise. A CEF pode me negar um novo financiamente mesmo que eu tenha quitado toda dívida do imóvel em 2005?

    • Olá Júnia

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que este é um dos riscos para venda de imóvel por contrato de gaveta.

      Informamos que se a dívida foi paga cremos que não há impedimento da concessão de crédito.
      Porém, o financiamento estava no seu nome e dependendo da base de dados do banco poderá ser considerado o histórico de atraso na sua análise de risco de crédito. Assim, somente após a analise de risco poderá verificar o valor máximo do comprometimento de renda será concedido.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  119. Após o segundo leilao, não tendo maior lance q cubra a dívida. O q acontece ??? Como a caixa pode retomar o imovel, se nas instruções dizem q o credor em 5 dias dará o imóvel como quitado ao mutuário ??? Qual procedimento para caixa de retomada, nessa fase tem como tentar negociar ou já se tem como perdido o imóvel ???? Abcs

    • Olá Rachel,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os leilões ocorrem após a consolidação de propriedade do imóvel pelo Banco. Desta forma, nesta situação o imóvel já está no nome do banco no Cartório de Registro de Imóveis.
      A opção é tentar recomprar o imóvel. Verifique as possibilidade com o Banco.

      Equipe Click Habitação

  120. Opa eu só ivandro eu tentei vendê uma casa mas o cara não pago as parsela do financiamento ele deixou atraza oque eu faso eu não to no estado
    4791996558

    • Olá Ivandro

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o banco de imediato para ver como está a dívida e as condições de negociação do atraso.
      Procure uma agência qualquer e peça ajuda.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Equipe Click Habitação

  121. Oi comprei um imóvel que passou por 2 leilões não foi arrematado e foi pra venda direta modalidade adquirido.posso afirmar que não é fácil, mas uma oportunidade que pude compra o meu sonho da Casa. Ai veio a frustração fui conversar com o antigo mutuário e descobri que, o atual morador deu entrada no processo de compra mas desistiu ha 3 anos ele mora na casa sem pagar um so parcela e não quer negociar uma saída, diz que tem direito sobre a casa . Tenho um documento da caixa que prova a desistência por abandono do processo . O que. Possso fazer para ter o direito de entra na casa sendo que já estou a pagar parcelas?

    • Olá Marcicleide

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que terá que contratar um advogado e ingressar com ação judicial para desocupação do imóvel. Veja se o PROCON poderá assessorar ou orientar sobre o tipo de ação.
      Eis um dos problema de comprar imóvel retomado pelo banco em leilão ou licitação.

      Equipe Click Habitação

  122. Olá boa noite tenho um financiamento da minha casa desde 10/2012 e já fiz uma renegociação mas por motivos financeiros estou com 4 parcelas em atraso porém entrei em contato para efetuar o pagamento de duas parcelas e foi me informado que não posso pagar somente as duas e sim três mas no momento não tenho o valor de três e sim de duas estou na correria pra pagar e aos poucos ir normalizando as parcelas mas a CEF não ajuda e já fui conversar com a gerente e a mesma falou que não consegui imprimir o boleto de duas e nessa semana ja recebi uma intimacao o que faço me ajudem….socorro…

    • Olá Michelle

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que deve priorizar o pagamento do seu imóvel para não perdê-lo.

      Veja a possibilidade de usar o FGTS para pagamento de parte de prestação, é uma alternativa inteligente para minimizar o valor da prestação a pagar mensalmente.
      Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Sugerimos efetivar proposta de negociação no site da CAIXA:
      Proposta de Negociação

      Faça a melhor proposta possível. Explique a sua situação, as dificuldades. Use o FGTS como moeda de diminuir o impacto no orçamento mensal.

      Equipe Click Habitação

  123. BOA TARDE. POSSUO UM IMÓVEL QUE FOI À LEILÃO VIA SORTEIO. MINHA UNIDADE, POR SER A MAIOR DO CONDOMÍNIO, FOI A SORTEADA E POSSO PERDER O IMÓVEL. ALIÁS, CREIO QUE JÁ PERDI, POIS O BEM FOI À LEILÃO. É MEU ÚNICO IMÓVEL, ONDE RESIDO COM MINHA FAMÍLIA. POSSO PERDER O IMÓVEL ASSIM, POR UM SORTEIO DE UNIDADES INADIMPLENTES?

    • Olá Carolina,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não entendemos bem esta questão de sorteio informado, desconhecemos o assunto. Precisamos de mais informações o que de fato aconteceu.

      Em todo caso orientamos a procurar um advogado de sua confiança para defender os seus interesses.

      Equipe Click Habitação

  124. Complementando informações:
    Minha amiga não é casada, mas vive em regime de união estável há mais de 10 anos. Somente agora, depois do acidente, houve o seu divórcio, o que possibilita a conversão da união em casamento. O financiamento está em nome dela, que era viúva. A gerência do Banco não quis negociar e já está em mãos de um Advogado para a retomada. Estamos todos preocupados. Esclareço que sou pastor deles.

    • Olá Carlos,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos preliminarmente lembramos que cada banco tem sua política de crédito e negociação.
      O atraso no pagamento de encargo tem consequências, conforme está descrito no artigo.

      Pelo que foi descrito no comentário o financiamento está somente em nome da sua amiga, portanto não poderia ser habitado o seguro habitacional de Invalidez Permanente.
      A situação é complicada, considerando a informação de que o banco não quer negociar.

      A melhor solução é procurar o banco e efetivar proposta para renegociar o atraso e voltar a pagar em novas condições.
      Por óbvio deverá, no mínimo, dar uma entrada, procurando dar a maior entrada possível.

      Se não tiver dinheiro para a entrada uma opção é se desfazer de algum patrimônio menos importante (Ex. um carro).

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Se o Banco não aceitar negociar as alternativas são: procurar um advogado de sua confiança para analisar o caso e ver possibilidades jurídicas ou como última alternativa vender o imóvel para recuperar o que já investiu.

      Equipe Click Habitação

  125. Uma amiga tem um contrato de financiamento imobiliário com o Bradesco. Tinha boa situação financeira, mas, um acidente ocorrido com seu marido (mergulho em água rasa) o deixou tretraplégico e ela desviou todas economias para o tratamento do mesmo. Hoje está com algumas prestações em atraso e não tem condições de quitar as parcelas agora. Como proceder para interromper os pagamentos e qual o fundamento legal?

  126. Boa tarde…
    Tenho um financiamento de apto com a prestação no valor de 1500,00.já paguei 3 anos,mas com a crise q está estou com 14 parcelas atrasadas. Fui ao banco tentar negociar,e a gerente me informou q não consta mais contrato nenhum. Será q vai para leilão… Queria muito e preciso tentar negociar.. Não quero perder… Por favor me responda.

    • Olá Valdirene

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o Banco já retomou o imóvel não há mais possibilidade de negociação administrativa. Realmente 14 parcelas em atraso é bastante e tempo suficiente para a finalização do processo de execução da dívida.
      Orientamos a verificar a possibilidade de recompra do imóvel ou partir para o próximo financiamento.

      Equipe Click Habitação

  127. Bom dia,
    comprei meu imóvel financiado pelo banco Itau, agora depois de 33 parcelas pagas em dia, tive alguns problemas financeiros e estou com 4 parcelas em atraso, liguei n escritório que o banco manda procurar, e me disseram que teria que pagar pelo menos duas parcelas, só tinha dinheiro para uma, mas minha irmã raspou sua poupança e me emprestou para a segunda, liguei para pedir o boleto uma outra atendente me disse que não, que só posso pagar se for às 4!!!! Não tenho como, estou com dinheiro para pagar as duas, e depois vou colocando as demais em dia…a atendente chegou a desligar o telefone na cara do meu marido, uma ignorância só…outra coisa, quando financiamos recebemos uma planilha com valores médios das prestações, mais elas são bem mais altas do que consta lá. O que posso fazer, posso depositar esse valor em juízo e assim ir fazendo?

    • Olá Regiane

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a efetivar uma reclamação junto ao SAC no site do Banco, considerando que tinha efetivado acordo por telefone para pagamento de 2 parcelas.
      Caso não seja atendido sugerimos a abertura de Ouvidoria junto ao Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Se a resposta for negativa sugerimos procurar o PROCON ou advogado de sua confiança para verificar as providências a adotar.
      Se for entrar com ação consignatória (depósito em juízo) sugerimos pedir ao juiz que seja impossibilitada a execução da dívida.

      Lembramos que a planilha inicial entregue na concessão do financiamento é teórica e não tem inclusa a atualização monetária (TR), e nos últimos tempos tivemos o aumentos nos juros do mercado e na TR, o que pode ter ocasionado o aumento nos encargos mensais.

      Equipe Click Habitação

  128. Boa tarde ! financiei uma casa em janeiro de 2015 , então com essa crise fiquei desempregado sem poder pagar a prestação que ficou complicado ,ainda paguei 15 , então resolvi entrar com uma ação revisional no caso ( juros abuzivos) segundo o advogado as prestaçoes baixaram e muitoe realmente recebo os boletos das prestações todos os meses enviado pelo escritorio de advocacía e pago com 4 copias na agencia da propria caixa bem menas da qual eu pagava ,será que essas ações revisionais são de confiança? realmente são verdadeiras? ou lá na frente vai me dar dor de cabeça?obg.

    • Olá Eduardo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não conhecemos o teor da ação para poder avaliar.
      Cremos que a melhor alternativa seria o entendimento.

      O Banco irá se defender e a questão ficará nas mãos do Juiz.

      Os contratos novos são equilibrados e não existe mais relação com os salários. No sistema SAC as prestações tem tendência de decrescer.
      Se tiver em dúvida com relação a ação procure o PROCON ou a Defensoria Pública para analisar a questão.

      Equipe Click Habitação

  129. comprei minha casa pela caixa mais aconteceu alguns dificuldade financeira na minha vida e deixa de paga soma 16 prestação em atraso a caixa ja entro com processo de execução o que fazer nesso caso pois agora eu tenho dinhiro para efetua o pagamento ja pagei mais da metade da divida.

    • Olá Fabio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando a informação que não tem condições de pagar o imóvel sugerimos efetivar a venda para recuperar pelo menos o total ou parte do que já pagou.
      Verifique com o Banco se já não houve a retomada do bem, em função do atraso nos pagamentos.

      Equipe Click Habitação

  130. Olá,

    Comprei minha casa financiada pela CEF pela linha de crédito do FGTS, só que após 6 meses morando na casa, ela começou a apresentar problemas estruturais e foi interditada pela defesa civil, entrei com processo judicial, só que minha advogada disse que pode demorar mais de 3 anos para me devolverem o dinheiro que dei de entrada mais 6 parcelas pagas. Agora estou tendo que pagar aluguel e ainda pagar a parcela do financiamento, mas não estou conseguindo arcar com as duas custas, estou pensando em parar de pagar o financiamento e deixar ir a leilão, meu nome e de minha esposa vão para o SERASA? Depois que o Banco tomar a casa o nome ainda continua no SERASA? Eles debitam da minha conta o valor do financiamento, só que eles colocaram um valor de limite de 2000, se eu atrasar uma parcela eles já cobram um juros absurdo, posso pedir para eles tirarem esse limite da minha conta, para não ter que pagar juros depois?

    • Olá Elton

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que ninguém é obrigado a manter conta em banco. Assim, você deve procurar o gerente e pode cancelar a conta e/ou baixar o limite de crédito, a seu critério.
      Acreditamos que o adequado seria verificar com a sua advogada conseguir uma liminar para interromper o pagamento das prestações junto ao banco enquanto durar o processo, bem como a não inclusão em cadastros informativos de crédito.
      Elucidamos que o banco poderia incluir nos cadastros informativos de crédito, se houver atraso, até a retomada do imóvel. Após, seu nome deve ser excluído dos cadastros externos, podendo permanecer nos cadastros internos do banco.
      Veja no artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  131. Amigos meu financiamento (sfh) está em dia mas to com problemas para manter …..gostaria de saber se tem alguma saída para ganhar um fôlego até conseguir pagar ….. Digo como um pedido de revisão que congele as parcelas até q seja resolvida a tal revisão e daí o advogado vai recorrendo sempre para ganhar tempo ou ate outra saída para me orientar… Alguém pode me ajudar…abcs

  132. Olá, tenho uma casa financiada em 300 meses na caixa desde 2012. Desde que me divorciei, ano passado, estava pagando sozinho, débito em conta. Não estou mais em condições de pagar, a segunda parcela em atraso venceu em 28/04 e descobri q a ex não paga o condomínio há 1 ano e meio, nem IPTU. Ela se recusa a vender e diz que não sairá da casa, o contrato é no nome dela tbm. expliquei q a casa poderá ir a leilão mas tá difícil convencê-la. E difícil tbm a venda porque a construtora ainda tem cerca de 40% dos imóveis à venda em condições melhores, concernentes ao valor de entrada que é 1/4 do que eu estou pedindo pelo ágio. Uma dica do q seria menos pior nessa situação? E caso consiga um computador, como fazer se não tenho condições de quitar todas as dívidas já acumuladas?

    • Olá Juliano

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o melhor caminho neste caso seria a venda do imóvel, já que está com dificuldades de arcar com o pagamento das parcelas.
      Com certeza você recuperaria pelo menos parte do já pagou. Mas, para isso precisa da anuência e acordo da sua ex-esposa.
      O ideal seria inclusive fazer isso o mais rápido possível.

      Se não houver acordo, não tem jeito.
      Melhor já pensar no futuro.

      Equipe Click Habitação

  133. A coisa não está fácil para ninguém, somente os bancos enriquecem cada dia mais: em 2009, ao fazer um capital de giro em meu banco, o gerente me impôs um consórcio, baratinho: R$ 263,00 por mês, aceitei para colaborar com o gerente. Os anos se passaram, e eu paguei tudo certinho: Em 3/2014 fui contemplado com uma carta de crédito de 38.000,00, pensei, será a solução de meu problemas. Como eu tinha um terreno sem documentação, gastei uns 6.000,00 documentando ele no nome de um amigo e fiz virar dinheiro, e recebi o crédito em 09/2014. usei o valor para cobrir cheque especial do próprio bancos… foi o dinheiro mais rápido que gastei. Sumiu tudo em 25 dias! Acontece q a crise era maior q eu imaginei… Afundei mais no banco e tive que renegociar os empréstimos e cheque especial. Mas não consegui pagar o acordo do banco, sendo assim, como era em débito automático, eu não poderia colocar o valor na conta pois o banco retirava para cobrir outros débitos. Depois de alguns meses colocaram para uma cobradora me cobrar, com juros exorbitantes e teria que pagar tudo de uma vez, ficando eu impossibilitado de pagar. Em dezembro de 2014, recebi uma intimação do processo de cobrança o qual eu teria 15 dias para quitar, mas aonde conseguir o valor?? Não tinha dinheiro nem para pagar a energia elétrica. Só o fato de surgir o impedimento da Presidente atual, as vendas voltaram a crescer e procurei o banco, já que pararam de me cobrar, então fui informado que meu terreno foi “CONSOLIDADO”. Liguei no banco e na cobradora e ninguém quer receber. Existe algo que posso fazer nessas altura? Ou perdi meu único imóvel? e outra coisa, valor do saldo devedor no contrato em 10/10/2014 R$ 28.791,00, valor avaliado pelo Banco: R$ 100.000,00, valor de comércio R$ 120.000,00? SE for para leilão, o banco me devolve o valor? Obrigado.

    • Olá Braz

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se houve a consolidação da propriedade não há mais negociação administrativa com o Banco.

      Se houve lance nos leilões após a consolidação e o valor pago superar a dívida e acréscimos o valor que sobrar deverá ser devolvido ao ex-mutuário, conforme consta no artigo.
      Orientamos a procurar o banco e verificar as condições e ocorrência no leilão.

      Equipe Click Habitação

  134. Gostaria de saber se quem lá teve imóvel financiado pela CEF e foi à leilão pode futuramente comprar outro via financia pela própria CEF.

    • Olá Ale

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que após a retomada o banco retira o nome do mutuário dos cadastros informativos externos.
      Mas, no cadastro interno do banco vai constar.

      É possível nova concessão, no futuro, mas o comprador deverá compor o eventual prejuízo, se houver, e negociar com a agência de concessão de crédito.

      Equipe Click Habitação

  135. Deixei um amigo financiar meu terreno em nome dele (venda de mim para ele) resultado ele n está pegando as parcelas, eu paguei por um tempo mais n tenho mais condições hoje o terreno é uma casa, a caixa quer leiloar ela pode?

    • Olá Rogério

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sim! Por que não poderia?
      O chamado contrato de gaveta tem riscos para o comprador e para o vendedor, também. A Execução por inadimplência é um destes riscos.

      Veja detalhes no artigo:
      Contrato de Gaveta – O que é e os seus riscos

      Equipe Click Habitação

  136. boa noite
    tenho um imovel financiado no programa minha casa minha vida e já fiz uma renegociação de atrasados porem fiquei sem pagar mais 12 prestação e veio o rapaz da cef e tirou foto do apartamento liguei na cef mais me falarão que era retomada tem como renegociar de novo e se for a leilão tenho prazo pra sair do imóvel

    • Olá Edenilson,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando a informação que o imóvel foi retomado não tem mais negociação com o Banco.
      Lamentamos o ocorrido, em especial, pois o Programa tem subsídios e juros mais baratos que existem no mercado. Você perdeu uma grande oportunidade.

      Em geral, os bancos deixam para quem for adquirir o imóvel a ação de imissão de posse do imóvel.

      Equipe Click Habitação

  137. Estou indo para a terceira parcela em atraso… Estou a 11 meses desempregado, meu financiamento é com o banco Itaú. O que eu posso fazer? estou desesperado. Meu único imóvel e tenho um filho de 3 anos. Já esta no juridico do banco. O que eu faço? Por favor me ajudem

    • Olá Anderson

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A situação é difícil.
      Em geral a política de crédito e cobrança nos bancos privados é mais rigorosa.
      Orientamos a procurar seu gerente ou a área de crédito imobiliário do banco para negociar.

      Formalize a descrição da situação atual. Deixe claro que sua intensão de voltar a pagar quando possível.
      Mas, tudo depende da política de crédito e negociação do banco.
      Existem bancos que negociam moratória por alguns meses. Verifique esta possibilidade.

      Se não for possível procure o PROCON ou algum amigo advogado para ver as chances de conseguir alguma coisa via judicial.

      Embora seja duro de ler, não descarte a hipótese de se desfazer de algum patrimônio (Ex. carro) ou de vender o imóvel e recuperar pelo menos parte do que já pagou.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  138. Ola, atrasei sete prestações, meu apartamento passou paro o nome do banco e foi a leilão, só que entrei com o advogado e quitei o debito em juizo, o advogado disse que assim que o juiz entrar em contato com o banco o mesmo entraria em contato. Já se passaram 6 meses desde que fiz o deposito da divida em juizo, e ninguem entrou em contato, o banco disse que ainda não recebeu nada do juiz. Esse processo é mesmo demorado? E os meses parados ( 6 meses) como vai ficar? Tenho chance de não perder o imóvel?

    • Olá Valeria

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os trâmites judiciais são lentos.
      Verifique se existe liminar ou decisão judicial falando a suspensão da retomada e impossibilidade de venda do imóvel.

      Somente uma análise do processo pode possibilitar a verificação da posição atual.
      Sugerimos verificar pela internet pois várias ações tem o andamento disponível na internet. Fique de olho!
      Cobre seu advogado.

      Equipe Click Habitação

  139. Estou com 3 prestaçõs em atras, recebi uma ligação de empresa de assessoria do banco, informando que meu contrato estava cancelado, porém não recebi nenhuma notificação do cartótio?
    Se eu pagar as parcelas em atraso, meu contrato normaliza?
    Se caso receber essa notificação do cartório, o valor a pagar e apenas do debito em atraso?

    • Olá Alisson

      Boa Noite!

      Em complementação ao seu outro comentário informamos que se efetivar a quitação da dívida em atraso a cobrança e execução do contrato serão extintas.
      Assim sendo, sugerimos procurar o banco o mais rápido possível.
      Quando for efetivar o pagamento do atraso o banco poderá cobrar despesas e custas de cobrança.

      Equipe Click Habitação

  140. Estou com 3 prestações da minha habitação do minha casa, minha vida em atraso, ligaram para mim de uam empresa de assessoria do banco e que o contrato estava cancelado, e informando dessas parcelas em atraso.
    Mas tenho que receber notificação do cartório primeiro, para que se cancele o contrato?
    Como posso fazer para negociar a quitaçao do débito em atraso e evitar a retomada do imóvel?
    Obrigado!
    Aliisson

  141. Bom dia!
    Atrasei 3 prestações da minha casa, minha vida, recebi uma ligação de uma empresa de assessoria da caixa, informando os atrasos e disse que o contrato estava cancelado, mas nao recebi nenhuma intimação, nem notificação do cartório. Paguei as parelas em atraso e agora como devo proeder, para que nao aconteca a retomada? Obrigada!
    Sheila

    • Olá Sheila

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se você pagou os boletos em atraso não se preocupe, o processo de cobrança e execução devem ser imediatamente suspensos.

      Você pode obter uma série de informações sobre o seu contrato por telefone:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Equipe Click Habitação

    • Obrigada! Uma duvida, no caso os bancos primeiro fazem a cobrança através de empresas, caso não tenha êxito, vai para o banco fazer intimação e ai vem o prazo improrrogável de 15 dias?
      Durante esse processo de cobrança e execução não se faz avaliação, nem vistoria do imóvel correto?

    • Olá Sheila

      Boa Noite!

      A Intimação pode ser requerida pelo Banco a qualquer momento, normalmente após esgotadas as tratativas de cobrança.
      Após a Intimação pelo Cartório o comprador tem 15 dias para regularizar o débito.
      O rito da lei 9514 não exige que seja efetivada nova avaliação do imóvel para fins de Intimar o comprador.

      Equipe Click Habitação

  142. Bom dia!!!
    Estava com 03 prestações atrasada da minha casa, recebi uma notificação do cartório, entrei em contato com a CEF e o gerente encorporou as 03 em atraso no restante da divida. Minha Dúvida é vou pagar alguma taxa referente a esta notificação do cartório, se sim qual o valor? e a prestação é referente a R$ 530,00 reais.

    • Olá Cristine

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que as despesas de cobrança e execução dos contratos são ditas recuperáveis e portanto os bancos, em geral, cobram.
      O valor vai depender da região e do estado, pois as custas de Cartório diferem por Estado, bem como os tipos e quantidade de diligencias realizadas para cada contrato.
      Assim, orientamos a questionar o valor junto ao gerente do banco e evitar o atraso para não ter que arcar com este tipo de despesa.

      Equipe Click Habitação

  143. BOM DIA, MEU APARTAMENTO FOI PRO 2º LEILAO POREM NÃO HOUVE NENHUM LANCE, AGORA O QUE ACONTECE? É POSSIVEL PLEITIAR ALGUM ACORDO COM A CAIXA OU NÃO. QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS, ESTOU MORANDO NO APARTAMENTO TENHO UM FILHO E NÃO TEMOS PRA ONDE IR , É DE REPENTE QUE ELES AVISAM QUE TEMOS QUE SAIR OU POSSUI ALGUMA LEI QUE ME DÊ UM PRAZO PRA ISSO OCORRER SE SIM QUANTOS DIAS?

    OBRIGADA

    • Olá Ana

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que como não houve lance o banco posteriormente colocar o imóvel a venda.
      Informamos que administrativamente não é possível acordo. Você pleitear a recompra do imóvel. Verifique com o Banco.

      Em geral os bancos vendem os imóveis na situação em que se encontram e caberia ao comprador ingressar com ação de imissão de posse.

      Equipe Click Habitação

  144. Bom dia, Gilberto….
    Estava com 3 prestacoes em atraso. Recebi uma carta de incorporacao de prestaçoes da caixa, ou seja, na mesma informava q se eu pagasse um dos boleto, as outras prestacoes seriam incorporadas ao restante do financamento. Voltei na agencia pra retirar o boleto de marco, ai disseram q nao tinha prestacao a vencer e que meu financiamento esta regular, o mesmo aconteceu com o mes de abril. E agora, tem uma restrincao chamada em analise moratoria, o que seria isso??? E a pessoa tenta visualizar as pretasçoes dos meses seguintes e nao consegue. ate agora a caixa nao conseguiu me informar nada. Minha principal duvida eh quanto essa em analise moratoria??

    • Olá Alexandre

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação..

      Situação estranha.
      Esclarecemos que a moratória é um período de carência de pagamento a pedido do cliente, em função de desemprego ou perda significativa da capacidade de pagamento.
      Pelo que relatou você não pediu, então houve algum entendimento interno do Banco para autorizar essa carência. Verifique.
      Os encargos não pagos não são perdoados, mas incorporados ao saldo devedor. Aproveite o período para resolver os problemas financeiros e passar a pagar em dia a partir do término da carência.

      Equipe Click Habitação

    • Boa noite, Gilberto…
      Pois eh, foi isso mesmo q aconteceu…. Gracas a um link que vc postou aqui no site, hj pela manha mandei uma mensagem pra caixa economica e eles me ligaram na parte da tarde me explicando o que era moratoria… foi bençao de Deus, pq eu nao pedi, mas estava precisando demais!!!
      Obrigado pelos esclarecimentos Gilberto, muito bom o seu site!!! Q deus te abencoe!!

  145. São Raros os sites que respondem perguntas de seus visitantes com tanta precisão.
    Deixo meus elogios à competência. !

  146. Boa tarde
    Estou com um problema, estou devendo 45.000 pra construtora e as chaves já sairão porém não posso pega las e não estou conseguindo pagar o financiamento com a CEF o q eu faço ou o q acontece se for a leilao . Meu apto saiu em outubro 2015 até agora não paguei nenhuma parcela do financiamento

    • Olá Stefanie

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando a situação apresentada a melhor alternativa é você procurar um comprador para o imóvel e tentar recuperar pelo menos parte do que já pagou.

      Equipe Click Habitação

  147. BOM DIA!
    TENHO 10 PARCELAS E NÃO VOU CONSEGUIR PAGAR, VOU DEIXAR IR PARA LEILÃO,
    EU SÓ SOU RETIRADO DA CASA SE FOR PARA LEILÃO?
    QUANTO TEMPO CONSIGO FICAR NA CASA DEPOIS QUE VAI PARA LEILÃO?
    OBS: O SALDO DEVEDOR DA CASA É DE 385.000,00 E TEM CASA LÁ SENDO VENDIDA POR 300,000,00, OU SEJA, PROVAVELMENTE NÃO VAI SER LEILOADA.

    OBRIGADO

    • Olá Paulo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em primeiro lugar esclarecemos que no 2o. leilão o lance é livre.
      Com relação a desocupação, normalmente o comprador do imóvel em leilão ou na venda pelo banco ingressará com ação de imissão de posse.

      Equipe Click Habitação

  148. Bom dia! Possuo um imóvel financiado junto a CEF e não estou sendo mais capaz de efetuar o pagamento das prestações, gostaria de saber se o imóvel for a leilão e os valores dos lances não chegarem ao valor da divida qual será o procedimento? O imóvel é vendido pelo valor do maior lance e eu continuo com o valor da diferença da divida?

    Obrigado e um abraço.

    • Olá Cleber

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se a garantia for alienação fiduciária e o lance dado em leilão (2º) for menor que a dívida não haverá cobrança de saldo residual remanescente.

      Orientamos a procurar um comprador e efetivar a transferência do financiamento, pois de repente poderá recuperar parte dos valores pagos.

      Equipe Click Habitação

  149. Financiei um ap com um namorado, moramos nele juntos por alguns meses e acabamos terminando o relacionamento. Na mesma epoca fiquei desempregada, ele me falou que continuaria pagando ate conseguir uma forma de tirar meu nome do financiamento, pois eu nao poderia arcar sozinha e ele sim, porem ele acabou deixando atrasar e recebi notificaçao da divida pelo cartorio, ele disse que iria negociar, como eu estava desempregada, nao fui atras e confiei nele. Agora arrumei emprego e entrei em contato com ele para tentar ajudar nas parcelas ate resolver se vende para termos ao menos oque foi gasto na entrada de volta, ele disse que nao paga nada a 7meses. E nao esta interessado mais em saber, mesmo que perca oque investiu. O fato é que eu estou morando no ap, e nao sei como proceder, minha renda é mto menos que a dos dois juntos, a prestaçao e de 1200 e eu ganho 1800, acho que nao financiariam pra mim sozinha, e tbm nem sei se ja foi a leilao. Fora duas cartas de cobrança do cartorio nao chegou mais nada.A pergunta é, mesmo com o atraso, e as prestaçoes atrasadas o banco ainda poderia refinanciar comigo sendo que a parcela que posso pagar seria a metade dessa, e ja foi feito em 25 anos, fazem em 50 anos?E se nao der, como procedo, devo sair da casa agora, ou aguardo a notificaçao, e vou guardando dinheiro para pagar aluguel quando me tirarem daqui?

    • Olá Sheila

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o prazo máximo de financiamento na CAIXA é de 35 anos, nos demais bancos é menor, em torno de 30 anos.

      No presente caso acreditamos que mesmo com a dilação do prazo de financiamento você não terá condições de arcar sozinha com o financiamento.
      A melhor alternativa seria você vender o imóvel, para recuperar parte do investimento e adquirir outro imóvel de menor valor, dentro da sua capacidade de pagamento.
      Na venda o financiamento poderá ser transferido. Veja no artigo:
      Transferência de financiamento habitacional

      Para tentar negociar orientamos a procurar o banco o mais rápido possível. Veja dicas negociais no artigo:
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Equipe Click Habitação

  150. Bom dia.
    Comprei um AP em Belo Horizonte, e moro em São Paulo, atrasei 6 prestações , tentei contato com a caixa para negociar alguma forma de retornar à pagar, mais disseram que nao.
    Existe outra maneira de negociar?

    • Olá Altamir

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que deve tomar cuidado e efetivar uma negociação para não voltar a atrasar.

      Orientamos a efetivar uma proposta no site do Banco. Ela será analisada pela área de cobrança do Banco. Faça a melhor oferta possível e de forma que possa cumprir.
      Proposta de Negociação CAIXA

      Equipe Click Habitação

  151. Atrasei as prestações do meu imóvel,mas já coloquei algumas parcelas em dia,só falta duas parcelas,mas a caixa econômica quer me cobrar um taxa de laudo,isso procede?

    • Olá Márcia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que deverá verificar com o Banco do que se trata esta despesa.
      Se ela estiver vinculada aos procedimentos de cobrança e execução do contrato esclarecemos que normalmente é cobrada pelos bancos.
      Verifique no contrato, pois deve existir clausula contratual falando sobre o que pode ser cobrado.
      Se existir dúvida procure ajuda do PROCON.

      Orientamos a negociar o contrato de forma que passe a pagar os encargos mensais em dia.
      Se tiver FGTS verifique a utilização para pagamento de parte da prestação, o que pode auxiliar eventual problema no orçamento familiar. Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  152. sera possivel junto a CEF uma revisão do valor da prestação, pois minha renda atual esta muito baixa e nao estou conseguindo pagar as parcelas.

  153. bom dia, eu comprei um apartamento pelo o minha casa minha vida e recebi o subsidio do governo
    mas me disseram que nao posso vender o imovel antes de dez anos isso e verdade

    • Olá Elandro,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O beneficiário do Programa Minha Casa Minha Vida pode vender o imóvel?
      Os beneficiários que têm rendimentos mensais até R$ 1.600, ou seja, aqueles considerados da Faixa 1 do Programa, não podem comercializar ou alugar a residência antes de terminar o prazo do financiamento, que é de 10 anos. No caso das Faixas 2 e 3, por se tratar de operações de mercado, nada impede que logo em seguida à assinatura do contrato de financiamento, o adquirente venda o imóvel.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      Posso vender imóvel do Minha Casa Minha Vida?

      Equipe Click Habitação

  154. Boa noite. Utilizei meu FGTS para fazer o Pagamento de Parte da Parcela durante 12 meses. O FGTS foi sacado no momento que solicitei essa modalidade. Mesmo assim minha parcela que venceu em 01/04 está atrasada. Vi no contrato que após 60 dias de atraso eles fazem esse processo de retomada. Três perguntas:
    Levando em conta que nessa modalidade o FGTS foi sacado a vista, significa que uma parte da parcela original está paga restando aqueles 20% do valor original. Nessse caso o banco pode considerar atraso e levar o imóvel a leilão?

    Quando o banco solicita ao registro de imóveis a intimação e passa a contar os 15 dias, eles cobram os valores em atraso ou o valor total pra quitar o contrato?

    Antes de eu solicitar o PPP eu tinha uma parcela em atraso e jogaram para o final do financiamento. Sei que a Caixa tem a opção de pausa e antes do PPP eles me ofereceram mas achei que não era vantagem naquele momento. Tendo em vista que isso foi em dezembro de 2015, se caso eu pedir eles fazem pausa no contrato sendo que já estou usufruindo de um benefício que é o PPP?

    Como diz no artigo, o banco não tem interesse na retomada do imóvel por isso oferecem essas negociações mas não é bom facilitar.

    Obrigado

    • Olá Marcelo,

      Boa Noite!

      Esclarecemos que você disse que negociou recentemente o contrato (provavelmente fez incorporação).
      Se realmente efetivou incorporação para pedir uma nova pausa cremos que será necessário o pagamento de 11 parcelas.

      Não haveria nenhum problema em pedir a pausa utilizando o FGTS para pagamento de parte da prestação (PPP). Mas, existe a regra que a pausa deve ser precedida de 11 pagamentos de encargos.

      De qualquer forma você pode conversar com seu gerente.

      Orientamos a efetivar o pagamento do encargo o mais rápido possível.

      Equipe Click Habitação

  155. Boa noite!

    Tenho um financiamento e atrasei, fui até o banco e meu imóvel está sendo encaminhado à leilão. Tentei de todas as formas tentar regularizar , mas segundo a gerente, me disse que não há nada que se possa ser feito. Que não há nenhum tipo de negociação ou quitação. Me falou sinto muito é só aguardar a ação de despejo . Paguei mais de 60% do valor da minha divida , é isso mesmo ?

    Obrigado !

    • Olá Denis,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que não houver chance de negociar e para não perder o que pagou orientamos a procurar um comprador para o imóvel, que tenha condições de pagar o atrasado e depois transferir o financiamento.

      Outra possibilidade é você verificar e fazer escolhas e se desfazer de algum bem que possua para fazer caixa, por exemplo um carro.

      Se o imóvel for a leilão a única chance que terá de recuperar parte ou todo o dinheiro investido será um lance de alguém que cubra a dívida e sobre algum dinheiro que deverá ser devolvido a você.

      Equipe Click Habitação

  156. Bom dia, atrasei 4 prestações e recebi a intimação do Registro de imóves compareci no registro assinei e retirei a intimação da caixa, Fui na mesma hora no banco e quitei os 4 meses em atraso.
    O Atendente muito prestativo ainda me pediu que lhe desse o comprovante e ele encaminhava um e-mail para o setor jurídico para agilizar a comprovação de que eu havia pago. e assim fizemos.
    Minha dúvida é o seguinte, Este prazo de 15 dias improrrogável conta a partir do momento que eu recebi a intimação no Registro de imóveis ou a partir da data que o Registro de imóveis gerou essa intimação. Pergunto porque retirei junto ao registro no dia 01/04 e quando comecei a ler a intimação começava assim: EX Porto Alegre, 16 de março de 2016. Posso ficar tranquilo quanto a isso?

    • Olá Gilberto

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o prazo é contado a partir da sua ciência.
      Se você efetivou os pagamentos fique tranquilo, pois a questão está resolvida.

      Orientamos a procurar negociar de forma que possa efetivar os pagamentos em dia.
      Se tiver FGTS poderá utilizar para pagamento de parte de prestação e ficar mais aliviado no orçamento mensal. Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  157. Olha só já to devendo já faz tres meses de prestação será que eu posso parcela os valores com a caixa eu liguei e já me falaram que ta em execução o imóvel mas não sei se posso parcela esse valor ainda não recebi nenhuma carta.

  158. Olá, Gilberto especialista no Crédito Imobiliário, boa noite, uma pergunta !!! Porque que todas as garantias sempre favorece o banco, inclusive até seguro de vida) lembrando que este signatário que através do SFH, passa agora uma vez aprovado o crédito imobiliário se chamar MUTUÁRIO, porque será que o mutuário perde tudo o que deu, pois vejo nesse teor de alguns especialista, que ao ver uma aprovação de crédito imobiliário ou seja aprovamos um crédito que normalmente levou de 60(sessenta) dias a 120(cento e vinte) dias, pois o mutuário perde incrivelmente o imóvel em apenas 60(sessenta dias ou as vezes 30(trinta) dias.
    Sabemos da lei de 1997 alienação fiduciária que substitui a hipoteca, acredito eu que o procedimento do SFH deve urgente de passar por uma boa reformulação de crédito imobiliário, aliás já esta ultrapassado pois além de aquecer o mercado imobiliário o banco resolveria isso via FORUN, com apenas um acordo amigável DE CRIAR UMA LEI ONDE HAVERÁ UM DISTRATO DE REGISTRO CONTRATUAL DE FINANCIAMENTO, o banco iria lucrar o imóvel volta a venda novamente e até o anterior comprador (mutuário) estaria com o nome novamente em ordem

    • Olá Paulo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a cobertura securitária é uma garantia para ambos: tanto o cliente (ou herdeiros) quanto ao banco, pois quita proporcionalmente a pactuação de renda no caso de morte ou invalidez permanente. O benefício da família é quitação do saldo devedor.
      Informamos que o valor da indenização é encaminhado ao banco considerando que o objetivo é a quitação do saldo devedor.

      Cremos que a Lei 9514/97 foi um grande avanço em termos de mercado imobiliário.
      Novos avanços podem ser conseguidos.

      Equipe Click Habitação

  159. Boa noite. Estou com 3 prestações da casa em atraso. Assinei contrato dia 13/01/2015 e dia 20/01/2015 meu marido perdeu emprego e eu perdi em maio do mesmo ano. Entramos em contato com caixa p explicar a situação e eles falaram q não poderia fazer nada. Conseguimos pagar nestes anos. Porém faz 3 prestações atrasadas e nós continuamos desempregados. O que posso fazer neste caso. Fizemos td que podia p honrar nosso compromisso. Mas agora não tem mas jeito. Já pedi dilatação de prazo, mas caixa negou.

    • Não sou especialista, mas conheço a história, VOCÊ DETÉM A POSSE DIRETA NO BEM O BANCO DETÉM A POSSE INDIRETA, a única força que você terá é só na POSSE, pois você também deve ter assinado um contrato de crédito do financiamento imobiliário com o banco se for antes da Lei de 1997 talvez consiga recorrer, mas se for depois da Lei de 1997 (ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA) quer dizer, o banco não precisa de usar a justiça então possivelmente o teu bem irá (sinto dizer) a LEILÃO onde quem arrematar(COMPRAR) entrará com EMISSÃO DE POSSE no bem(imóvel( e via forun se for uma pessoa esclarecida nem precisará de (ADVOGADO) com apenas 120 (cento e vinte) dias via judicial e através de um Oficial de justiça) convidará você a se retirar do imóvel, por isso eu digo um conselho a ti o que VOCÊ PUDER CONSEGUIR FICAR NO MÁXIMO POSSÍVEL NA POSSE NA CASA. FIQUE, – ENTRE COM RECURSO DE POSSE tenho colegas que ficou 10 anos, resolva a tua vida

  160. Amigo estou as prestações janeiro e fevereiro atrasadas e a de paga qual seria a melhor forma de negociação para pagar estas 2 prestações, grato.

    • Olá Sergio,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se realmente for pagar as 2 prestações de uma só vez orientamos a procurar o banco de imediato e pleitear a isenção da multa e juros contratuais.
      Veja mais no artigo:
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Equipe Click Habitação

  161. boa tarde, em 2002 comprei um apartamento algum tempo depois vendi e fiz contrato de gaveta o comprador não conseguil pagar e o apartamento foi a leilão e hoje 11 anos depois tentei comprar outro pela caixa e não consegui pois ficou esta restrição na caixa, existe algum prazo p esta restrição sair ou não sai mais?

    • Olá Evandro

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se trata de uma questão interna do Banco. A operação deve ter dado prejuízo ao Banco.
      A solução é negociar com o banco a dispensa ou o pagamento do prejuízo.

      Outra saída é procurar outro banco para efetivar o financiamento.

      Equipe Click Habitação

  162. Boa tarde gostaria de ajuda, no tempo em que comprei meu imóvel eu tinha uma renda superior a 3 mil reais, hoje com toda essa crise que estamos enfrentando perdi meu emprego e com isso minha renda reduziu consideravelmente e estou tendo dificuldades para pagar as prestações que hj ultrapassam os 30% comprometendo 60% da minha renda.
    Gostaria de saber se é possível reduzir a prestação do imóvel para que eu possa pagar com a renda que tenho hoje, lembrando que iria usar o meu FGTS para diminuí-lo mas por erro de um funcionário da caixa que confundiu achando que eu queria amortizar o saldo devedor me indicou sacar o dinheiro.
    E agora o que faço?? Por favor me ajudem

  163. tenho uma prestação de r$ 1.033,00 e nao tenho como pagar de imediato
    ja vai vencer a segunda de r$ 318,00 posso pagar esta menor ater conseguir dinheiro desta prestação ?
    esta prestação ficando pendente e eu pagando as outras o imóvel como fica vai a leilão ? vai vir notificação ? desde já obrigado.

    • Olá Ricardo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Orientamos a procurar o banco para negociar o atraso e a partir da negociação não atrasar mais.
      Se você não negociar ou pagar o banco vai iniciar as providências de cobrança, execução e retomada do imóvel.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Equipe Click Habitação

    • MINHA CASA ESTA CAINDO AOS PEDAÇOS E LIGUEI PARA O CONSTRUTOR E ELE DISSE QUE IRIA FAZER UM REPARO, ATE HOJE NADA JÁ FAZ UNS SEIS MESES O QUE DEVO FAZER ? O MURO JÁ ESTAR CAINDO….
      PAGO O SEGURO (FGHAB) GRATO !!!!!!

    • Olá Ricardo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a ligar para o Programa “De Olho na Qualidade (Exclusivo Minha Casa Minha Vida)”

      ​0800 721 6268
      Dúvidas, reclamações, elogios e denúncias referentes ao programa Minha Casa Minha Vida.
      O atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana.
      ​A ligação pode ser realizada por telefone fixo e celular.

      Equipe Click Habitação

  164. Bom dia! Financiei um imovel em 2002, e em 2011 entrei com ação revisional por haver divergencias no contrato, em 2012 o banco leiloou meu imovel seme u ser intimada ou notificada, meu processo aparece como arquivado e so prevalece o do banco, que nunca entrou em contato. Soube do leilao atraves de um perito que esteve na residencia semana passada, entrou tirou fotos e foi embora sem dizer nada ou deixar qualquer notificação, então fui no forum e vi os processos do banco. Ação de hipoteca e penhora, estão sendo atualizados desde 2012 ate essa semana, e eu não recebi nada para recorrer. tento contato a 2 anos para renegociar e ninguem do banco sabe me passar informações, no credito imobiliario so aparece informação de quitado por leilão em 2012. Moro no mesmo lugar e nunca me mudei, é dentro da lei o banco agir dessa forma? aparentemente, o que eles podem fazer a partir da visita do perito? Peço uma orientação. Muito obrigada

    • Olá Michelle

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Infelizmente com elementos fornecidos não há como analisar o caso.
      Apenas podemos comentar que o fato de ingressar com ação não impede do Banco continuar as providências de cobrança e execução, a não ser que existisse liminar impedindo.
      Orientamos a procurar o seu advogado da causa e pedir os esclarecimentos devidos e quais providências podem ser adotadas.
      Caso não tenha contato orientamos a procurar o PROCON ou contratar novo advogado.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Catia,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se a garantia do financiamento for por alienação fiduciária após a consolidação da propriedade pelo Banco deverá ser retirado o seu nome do cadastro informativo de crédito.

      Equipe Click Habitação

  165. Olá,gostaria de saber,pois atrasei minha casa e ela quase foi para leilão…mas consegui negociar e pagar os atrasados,mas quando negociei eles me falaram que a prefeitura tinha cobrado uma taxa na qual eu iria pagar no boleto e depois teria que pedir para a prefeitura me ressarcir…no momento não dei muita importância pois estava quase perdendo minha casa…já se passou 1 ano e procurei a caixa para saber se conseguiam me ajudar a reaver esse valor…mas não conseguiram me auxiliar…
    Gostaria de saber se tenho mesmo que ser ressarcida pela prefeitura ou não.
    Grata,

    • Olá Maria Fernanda

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se foi recolhido o ITBI relativo a retomada do imóvel e você conseguiu negociar e quitar a dívida antes da consolidação da propriedade pelo Banco deve pedir o comprovante junto ao Banco e solicitar o ressarcimento junto a Prefeitura.

      Se não conseguir administrativamente orientamos a procurar o PROCON para ajudar a recuperar o valor.

      Equipe Click Habitação

  166. Ola , estou com 3 prestações em atraso, e ja fiz uma vez incorporação, posso fazer de novo ou tenho que pagar o valor avista?

    • Olá Danilo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o banco e verificar as condições de negociação.
      Se já efetivou negociação anterior normalmente os bancos serão mais rigorosos.
      Faça a melhor oferta possível e procure negociar de uma forma de não volte a inadimplir.

      Equipe Click Habitação

  167. Boa noite

    Meu imovel esta indo a leilao daqui a 15 dias e nao recebi nenhuma notificaçao
    Um vizinho que nos informou que o banco esteve a nossa procura no endereço mas nao estavamos.
    Há um restante do financiamento pra ser quitado. Se procurar-mos o banco para quitar o pagamento e possivel cancelar o leilao?

    obrigada.

    • Olá Vivian

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando que sejam os leilões após a consolidação de propriedade pelo Banco não há mais possibilidade de quitação.
      Você poderá participar do leilão efetivar uma oferta para fim de recuperar o imóvel.

      Equipe Click Habitação

  168. Atrasei alguns meses a prestação da minha casa e a CEF negativou eu e minha esposa. Sendo que a compra foi realizada 100% como minha renda, pois minha esposa não trabalhava com carteira assinada. A CEF pode negativar minha esposa??

    • Olá Paulo

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a composição de renda para fins de financiamento ou para fins de cobertura de seguro habitacional não impede que a pessoa que participou do contrato como proprietário seja objeto de tratativas de cobrança.
      Ou seja, o fato de sua esposa não participar da renda não a exclui de ser proprietária e financiada e portanto ser passível de inclusão em cadastros informativos de crédito.
      Assim, em eventual execução da dívida ela também deverá ser Intimada.

      Sugerimos verificar as possibilidades de composição da dívida. Veja no artigo:
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Equipe Click Habitação

  169. Gostaria de saber qual seria o precedimento para cobrança de condomínios em atraso do programa minha casa minha vida,
    O morador que não efetuar o pagamento pode ter eu imóvel tomado pelo governo?
    Como ficara a situação de débitos?
    Qual órgão publico é o responsável pelo assunto?

    • Olá Claiton

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a lei é igual para todos. Cabe ao condomínio avaliar a conveniência e oportunidade de ingressar com ação de cobrança e o imóvel pode ser penhorado e leiloado. Sugerimos verificar a lei 8009/90.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Quando imóvel de família pode ser penhorado e leiloado

      Equipe Click Habitação

    • Olá Rosa,

      Agradecemos seu retorno no Click Habitação!
      O conceito de usucapião não é aceito por nenhum Banco uma vez que o imóvel é alienado ou hipotecado ao Banco, até o quitação do financiamento. Dessa forma não há como passar o direito de uso de um imóvel a outra pessoa.
      O usucapião só é dado como direito por decisão judicial.
      Veja no artigo Usucapião: Não vale para Imóvel financiado no SFH que trata desse assunto.

      Equipe Click Habitação

  170. Boa tarde !
    Fiz um financiamento pela caixa, sendo que fiquei desempregada e pra completar meu marido tambem, vim pagando as prestações com a minha indenização, sendo que este mes acabou e não pude pagar a prestação da casa. como funciona esta moratória? o que pago a mais por isso? se não conseguir mais pagar as prestações e perder a casa, fico com o nome sujo? e se for pra leilão e vender, meu nome limpa?

  171. Bom dia minha historia começa assim; financiei uma casa no valor de 20.000 no ano de 2001. Antes eu era moradora nessa mesma casa e resolvi comprar péla caixa, Antes nessa messa casa fiz umas reformas,Assim que saiu o financiamento fui cometida por uma infermidade e teve que operar,Fui trata e meu filho que hoje tem 20 anos nasceu com problemas neurologicose fui tratar e passei tres meses fora em outro estado e quando voltei eu recebi o comunicado do leilao, Tudo bem, fui ate a caixa e falaram que nao tinha mais jeito ,esperei ser comprada e nao foi rematada, continuei ate hoje em 2016;Se passarem 16 anos nunca mais recebi notificaçao nenhuma, Fiz reformas novamentes. E so agora soube que a caixa pediu uma certidao de imoveis para o cartorio onde a residencia e fixa. HOje essa data o contrato encerrou que foi com 15 anos o financiamento, sera que eu c me respona se eu tenho chance

    • Olá Rosa Maria

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que deverá participar das licitações de venda do imóvel.
      Orientamos a abrir um SAC no site do banco (área de venda de imóveis) e pedir informações a respeito.

      Equipe Click Habitação

  172. Tenho duas parcelas em atraso do meu apartamento, mais fiz o processo de usar o fgts para abater nas parcelas, o que o banco pode fazer nestes casos que já pegaram meu FGTS, eles podem mesmo assim colocar meu AP para leilão, mesmo eu pagando todo mês, mas em atraso? e essas parcelas em atraso consigo renegociar??

    • Olá Graziele

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o atraso de parcelas, em geral a partir de 60 dias, pode gerar a execução da dívida.

      O uso do FGTS para pagamento de parte da prestação visa facilitar o pagamento das parcelas. Use este tipo de negociação com inteligência.

      Orientamos a procurar o banco para tratativas de negociação. Veja as opções de negociação no artigo:
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Equipe Click Habitação

  173. ola! eu fiz um acordo com a caixa cumpri os tres mas falta um que esta em atraso. posso renegociar a divida ou pedir mais uns dias para pagar a divida?
    p

    • Olá Jane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que como faz pouco tempo que negociou entendemos que a melhor alternativa é pedir um prazo maior para efetivar o pagamento.
      Procure seu gerente a mais rápido possível.
      Orientamos a efetivar um acordo que seja possível de ser cumprido.

      Equipe Click Habitação

  174. Por favor m ajude, estou com prestações do meu financiamento em aberto,já fui várias vezes a caixa para tentar uma solução, mas sempre a gerente não estava,ou não havia uma pessoa apta a resolver nosso problema,essa semana retornarmos a agencia para resolver, conversamos com um rapaz que nos informou que não existe solução, que a casa sera retomada,estamos com o valor em mãos para saldar a divida atual,por favor me ajude ,o que posso fazer não quero perder minha casa,atrasamos sim,por perda de emprego,não recebemos nenhuma intimação ou oficial de justiça em nossa casa,sera q posso reverter isso com ajuda de um advogado,fazendo deposito em juízo….Me ajude estou desesperada!

    • Olá Llaura

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que quando deste tipo de ocorrência (desemprego) você deve procurar o banco de imediato. O fato de procurar antes de ficar inadimplente será um ponto a seu favor na negociação.

      Orientamos a ler nosso artigo sobre tipos de negociação:
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Orientamos a efetivar uma proposta de negociação no site da CAIXA:
      Proposta de negociação

      Faça a melhor proposta possível. A proposta será analisada pela área de cobrança no banco. Lembrando que as condições de negociação são as estipuladas pelo Banco.

      Equipe Click Habitação

  175. Boa noite! Estava com 4 prestações em atraso, o banco informa que minha casa esta em execução, aí fui no banco e negociei, fiz a incorporação. Quero saber quanto tempo leva pra minha casa sair do processo de execução?

    • Olá Viviane,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      O mais importante você fez que foi renegociar a sua dívida.
      Geralmente, o processo de finalização da execução no cartório leva em torno de 7 dias úteis, mas é retroativo, o que vale é a data da incorporação.
      Apenas sugerimos o acompanhamento da finalização desse processo.
      Se você quiser questionar como está o andamento, pode fazê-lo pelo seguinte endereço:
      http://www1.caixa.gov.br/casa/produtos/renegociacao/form_hab.asp

      Equipe Click Habitação

  176. BOM DIA
    MINHA SITUAÇÃO E A SEGUINTE…
    NUNCA ATRASEI 3 PRESTAÇÕES SEMPRE PAGAVA 1 E DEIXA A 2 E ASSIM FUI LEVANDO, ATE QUANDO VEIO UMA PROPOSTA DA CAIXA DE QUE SE EU PAGASSE UM DOS BOLETOS QUE ESTAVAM LA ESTARIA ACEITANDO AS CONDIÇÕES ENTÃO PAGUEI O PRIMEIRO BOLETO E FIQUEI TRANQUILA.
    QUANDO DEU 2 QUASE PRA VENCER A 3 ELES ME MANDARAM UM MENSAGEM DIZENDO QUE MEU NOME ESTAVA INDO PRA CARTÓRIO QUE DEVERIA IR LA MAIS NA HORA ACHEI ESTRANHO, PQ TINHA PAGADO A PROPOSTA QUE ELES ME MANDARAM.
    FUI LA E A GERENTE ME DISSE QUE TINHA ACONTECIDO ALGO ERRADO E QUE NAO TINHA ENTRADO NO CONTRATO A NEGOCIAÇÃO. ENTÃO FIQUEI UMA SEMANA ATÉ QUE CHEGOU OUTRA NOTIFICAÇÃO DE PAUSA E FUI ATÉ A AGENCIA E FUI INFORMADA QUE TERIA DE FAZER UMA RENEGOCIAÇÃO E NÃO UMA PAUSA, ME DERAM UM BOLETO PARA EU QUITAR E AO IR ATÉ A LOTÉRICA FUI INFORMADA QUE O CÓDIGO DE BARRA ERA COM VENCIMENTO DIFERENTE DO BOLETO EM SÍ. VOLTEI À AGENCIA E ME DISSERAM QUE DEVERIA PAGAR MESMO ASSIM, FIZ TUDO DE ACORDO COM O COMBINADO, AGORA RECEBIDO O BOLETO PARA PAGAMENTO DA PARCELA À VENCER, MAS, ME ASSUSTEI COM O VALOR, POIS HÁ UMA DIFERENÇA DE PARCELA AINDA MAIOR QUE A PARCELA E DISSERAM QUE É DESPESA DE CARTÓRIO. GOSTARIA DE SABER SE É LEGAL E SE PROCEDE ESSA COBRANÇA……

    • Olá Christiane

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que as Notificações e Intimação de cobrança do Banco são efetivadas por Cartório.
      Existe um custo para este tipo de serviço, o qual pode ser cobrado do cliente.
      Se não concorda com o valor orientamos a pedir discriminação das despesas junto ao Banco.

      A melhor opção é você negociar de forma que consiga evitar o atraso e este tipo de cobrança.
      Verifique as possibilidades de negociação ou de uso do FGTS para pagamento de parte da prestação, se tiver.

      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  177. Tenho cinco prestações em atraso e fui na caixa descobrir que meu contrato ja estava desativado . Propos o pagamento das parcelas em atraso mad o banco não aceitou o que fazer para nao perder minha casa?

    • Olá Marcia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a partir de 60 dias em atraso, ou seja, 3 prestações em atraso, os bancos iniciam o processo de execução.
      Se o imóvel já teve a propriedade consolidada pelo Banco somente poderá adquirir por meio da revenda do imóvel e provavelmente o Banco não aceitará financiamento somente pagamento total à vista.
      Orientamos a confirmar a situação junto ao Banco, podendo utilizar o formulário de negociação:
      Proposta de Negociação

      Equipe Click Habitação

  178. Olá bom dia estou com um grande problema
    Estou atraso com meu financiamento minha casa minha vida.
    Estou com quatro parcelas em atraso e já fui notificado pelo cartório fui a CEF me disseram que só posso paga a divida toda porem não possuo esse dinheiro agora só daqui um mês que estarei com esse dinheiro.
    Por favor gostaria de uma sugestão sem mais agradeço

    • Olá Rodrigo,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Sugerimos entrar em contato com a CAIXA e fazer uma proposta de negociação. Informe quando e quanto você poderá pagar e verifique a possibilidade de incorporar o restante das prestações em atraso.

      A proposta pode ser feita no site da CAIXA: http://www1.caixa.gov.br/casa/produtos/renegociacao/form_hab.asp

      Você tem saldo de FGTS na conta vinculada? Para saber os requisitos, veja as condições aqui. Após a negociação, você pode usar o FGTS para pagamento de parte de prestação. Isso pode aliviar o pagamento por 12 meses, em que o uso poderá ser de até 80% do valor do encargo.

      Equipe Click Habitação

  179. Olá bom dia estou desesperado fui intimado pelo cartório e fui a caixa econômica mas chegando lá me disseram que não tinha negociação que eu tinha que pagar o valor da divida toda .por favor me dê uma resposta sem mais agradeço.
    Detalhe estou com quatro prestacoes em atraso

  180. Meu apartamento foi leiloado ele foi vendido no leilão por 140 mil e meu saldo devedor e de 67 mil eu perco tudo que paguei para a caixa

    • Olá Hugo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o banco, a área de licitações de imóveis, para verificar a situação da venda (nos leilões após a consolidação da propriedade) e se há valores a devolver ao ex-proprietário. Abra um SAC no site do Banco.

      Equipe Click Habitação

  181. Bom dia!!!
    Tenho um imóvel financiado em 2006 pelo período de 120 prestações, paguei a parcela nº116 ontem, porém estou desempregado à mais de 1 ano e acabei com minhas reservas, estou sem nenhum recurso para honrar as 4 últimas parcelas do imóvel. Paguei 96,66%, corro risco de perder o imóvel se atrasar alguns meses essas parcelas?
    Agradeço pela atenção.

  182. É possível a quitação de financiamento de imóvel do SFH, por meio de cessão de crédito de precatório estadual?

    • Olá Wailton

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os bancos aceitam dinheiro e FGTS, quando for possível o uso.
      Cremos que crédito de precatórios não serão aceitos, mas você pode vendê-los no mercado e utilizar para quitar sua dívida.

      Equipe Click Habitação

  183. Ola,
    Fiquei 5 meses inadiplente nas prestações do meu apartamento, porem apos estes 5 meses quitei todas em atraso a vista e paguei os juros devidos.
    Mas na prestação do mes seguinte a Caixa esta cobrando aproximadamente R$300,00 alegando taxa de cartório.
    É correto esta cobrança, mesmo eu não tendo tido contato algum com cartório? Caso nao seja correto como devo proceder para nao paga-la.

    Grato!
    Walber

    • Olá Walber

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que deve se tratar de despesas com a Notificação via Cartório. Esclarecemos que o processo de execução é efetivado via Cartório.
      Se não concorda com o pagamento orientamos a procurar o PROCON para verificação.

      Equipe Click Habitação

  184. Tenho um bb de 2 anos com cardiopatia congênita e síndrome de down agora parou um dos rins devido a uma hidronefrose .as prestações de nossa casa tem um valor de 657$ valor agora estou tendo dificuldade pra paga pq ela foi encaminhada pra cirurgia mas enquanto ñ faz precisa fe antibióticos constantes. Tenho laudo q co.prova nossa situação. Gostaria de saber como obter ajuda pq minga prestações ja rsta atrasadas a 2 meses

    • Olá Janette

      Boa Dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o banco para tratativas de negociação.
      Explique a situação e leve documentos para comprovação.
      O ideal seria ter ido antes do atraso. Mas, de qualquer forma verifique alguma forma de moratória ou carência para pagar.

      Equipe Click Habitação

  185. moramos em um imóvel da cohapar COHAB DO PARANÁ que está com uma divida de 10 anos de iptu e 5 anos com a própria cohapar,estamos recebendo cartas de retomada do imóvel ou acordo da divida,o proprietário não se manifesta em relação a nada,a nossa duvida e, quando chegar essa retomada, que direito nos temos se estamos limpando e cuidando do imóvel a 6 meses,e o proprietário prefere perder o imóvel do que vender,pagamos 250,00 de aluguel sem contrato apenas com recibo nos pagamentos,nos oriente o que fazer antes da retomada ou depois da retomada,queremos ficar no imóvel,mais queremos tudo dentro da lei.
    quando alugamos não sabiamos da situação,agora diante das cartas sabemos que pode acontecer a qualquer momento uma retomada pela justiça, nos oriente o que fazer diante de tal situação,moramos na cidade de ubiratã estado do paraná,somos inquilino sem contrato , entramos no imóvel com o consentimento do mutuário , a casa estava abandonada suja e cheia de arvores podres e bichos limpamos e agora estamos recebendo essas cartas e estamos preoculpados, o que fazer ? podemos comprar esse imóvel no leilão quando vier a retomada?podemos fazer isso antes da retomada?ele nao quer vender e nem pagar os debtos prefere perder mais nâo quer da o gostinho a outra pessoa , esse imóvel e herança do pai do proprietário. é só isso OBRIGADO

    • Olá Adonias

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a compra do imóvel nestas condições somente poderá ser efetivada nos leilões da execução da dívida ou por meio de eventual concorrência pública para venda do bem da COHAB.
      Talvez, na compra pela Concorrência pública o ocupante possa ter alguma preferência. Acompanhe de perto.

      Equipe Click Habitação

  186. Tenho parcelas atrasadas de meu financiamento imobiliario chegou uma notificaçao do cartorio porem esposo recebeu mas nao assinou e nem eu assinei ja se passaram uns 30 dias e agora conseguimos o dinheiro para pagar as parcelas atrasadas se eu ligar no banco ou na advocacia que esta cuidando disso para o banco consigo pagar ?

    • Olá Tamiris,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o Banco de imediato para efetivar o pagamento dos encargos em atraso.

      Equipe Click Habitação

  187. Olá boa tarde.
    Tenho algumas duvidas.
    No meu caso atual estou com 3 prestações R$ 490,00 em atraso.
    Se eu quiser incorporar essas 3 prestações no saldo devedor eu devo pagar alguma prestação, taxa, porcentagem ou não é necessário?
    Soube que eu também poderia pedir um período de mora,mas eu queria saber qual o período mínimo e o máximo de mora e como seria feito o calculo do novo saldo devedor após esse periodo?
    Infelizmente não possuo saldo de fgts para usar.
    Meu apartamento é financiado pela caixa,o valor total dele é 82 mil,sendo R$ 63.500 o valor financiado em 300 meses e parcelas de R$ 490.
    Estou desempregado no momento a procura de emprego para voltar a honrar o meu financiamento com a caixa, mas não quero perder este apartamento por retomada da caixa.

    • Olá Fernando

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o Banco de imediato para efetivar tratativas de negociação.
      O problema é deveria ter ido antes de ficar em atraso e pedir a moratória.
      Para efetivar a negociação terá pagar uma entrada.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Equipe Click Habitação

  188. Bom dia

    Comprei uma casa usando financiamento da CEF mas por motivos financeiros não consegui quitar as prestações logo no 1 ano e a casa foi tomada pela CEF. Quando assinei o contrato tive que pagar 10% de entrada do imóvel direto ao antigo proprietário.
    Há a possibilidade de recuperar os valores pagos e a entrada?
    Sei que o imóvel foi vendido acima do valor avaliado pela CEF quando comprei e que foi no primeiro leilão.

    • Olá Francisco

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o banco, a área de licitações de imóveis, para verificar a situação da venda (nos leilões após a consolidação da propriedade) e se há valores a devolver ao ex-proprietário.

      Equipe Click Habitação

  189. Boa noite tenho um imóvel q por motivos de desemprego atrasou parcelas a caixa econômica federal retomou o imovel e fez o leilão e no primeiro não vendeu e nem recebeu lance gostaria de saber se tenho chance ainda de uma possível negócios no caso de não vende e nem ser dado lance sendo já consta uma processo judicial pelo rtribunal superior a anulação do leilão posso ter esperança ou não

    • Olá Solange,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que na justiça tudo poderá ser decidido.
      Seria necessária uma análise da argumentação utilizado por seu advogado para conseguir a anulação da execução.

      Orientamos a questionar ao seu advogado, pois ele poderá lhe posicionar.

      Equipe Click Habitação

  190. Boa noite.
    Meu ap. foi leiloado por 120.000,00 valor de avaliação e de 200.000,00 e o valor da divida era de 70.000,00 tenho saldo remanescente para receber, liguei na caixa mais a pessoa não soube me informar, desde ja obrigada.

    • Olá Aline,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Oriento a abrir um SAC no site do banco e colocar os dados do imóvel e data do leilão e pedir informações sobre a devolução do valor que sobejou (sobrou) ao valor da dívida do financiamento.
      Caso não seja atendida orientamos a abrir uma reclamação junto ao Banco Central.
      Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

  191. Boa tarde,

    Tenho um imóvel financiado pelo CEF onde foi pago 1 ano corretamente e depois por dificuldades financeiras deixei de pagar e esta atrasado a 24 meses. Meu interesse é devolver o imóvel, o que acontece se o valor que a CEF receber pela venda em um leilão for muito menor que o valor que esta a dívida?
    Esta diferença eu tenho que pagar?
    O banco aceita uma proposta de um valor inferior para quitar a dívida?

    • Olá Junior

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Caso o Banco não ainda retomado o imóvel a melhor alternativa é colocá-lo a venda.
      Você não terá problemas com solicitação de crédito no futuro e poderá ainda recuperar parte do que pagou.

      Com relação ao processo de execução da dívida esclarecemos que no segundo leilão, o maior lance oferecido não for igual ou superior ao valor mínimo, considerar-se-á extinta a dívida. Assim, se o contrato foi assinado com garantia de alienação fiduciária não há dívida posterior a cobrar.

      Equipe Click Habitação

    • Bom dia!

      Obrigado pelo pronto atendimento.

      Uma dúvida, eu ficarei com uma restrição junto a cef e nunca mais poderei fazer outro financiamento imobiliário somente na cef ou em outros bancos também?
      Esta restrição junto ao SPC Serasa vai baixar somente após 5 anos?
      A contar de qual data?

      Obrigado,

    • Olá Junior

      Bom dia!

      Esclarecemos que após a retomada do bem no leilão a sua dívida será extinta e seu nome deverá ser excluído dos cadastros informativos de crédito (Ex. SERASA, SPC, etc.) de imediato.
      A retirada deverá ser após o registro no Cartório de Registro de Imóveis da consolidação de propriedade pelo Banco.

      Equipe Click Habitação

  192. tenho um finaciamento fiduciario de imovel com banco do brasil ,tive um atraso de 60 dias e renegociei com gerente,gotaria de sabe se as parcelas congelam até que o cartorio de imovel me devolva o novo contrato registrado para eu leva para o banco e a parti dai comessa a paga as parcelas

    • Olá Sergio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Acreditamos que as parcelas não são congeladas.
      Orientamos a questionar ao gerente como funciona a sistemática do banco para pagamento das parcelas.

      Equipe Click Habitação

  193. Boa tarde. Eu gostaria de uma ajuda estou adquirindo um imovel com uma divida alta de parcelas em atraso e nada consta em cartorio e nao foi recebido nenhuma correspondência em relação a retomada. Queria saber se posso prosseguir na transação. ?

  194. Olá, tenho um imóvel financiado pelo Banco Itaú. Tive alguns problemas financeiros, divórcio e etc e deixei atrasar tres parcelas. Agora o banco não aceita as parcelas futuras enquanto eu não quitar as que estão em aberto. Mas não tenho como fazer isso. Eu gostaria de repactuar essas tres em aberto e continuar pagando as demais que não venceram. O imovel é a minha residência e de minha filha. Não sei o que fazer.

    • Olá Antonia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o banco para efetivar as tratativas de negociar as parcelas em atraso.
      Se não for atendida sugerimos a abertura de SAC no Banco e posteriormente Ouvidoria junto ao Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Faça as contas e veja quanto pode pagar agora dos atrasados e faça uma proposta que possa cumprir.

      Equipe Click Habitação

  195. Boa noite!!!

    Estou em uma situação bastante delicada!!
    Eu e minha esposa adquirimos um imóvel pelo programa minha casa minha vida, pela caixa econômica federal. No ato da assinatura do contrato o gerente do banco disse que seria aberta uma conta exclusivamente para serem descontadas as parcelas por débito automático. Os depósitos foram realizados e os valores descontados. No entanto, depois de um ano atrasamos algumas parcelas e em poucos momentos atrasamos três meses mas sempre depositamos os valores para compensar o atraso. Em certo dia recebemos uma visita dizendo está fazendo a avaliação do imóvel e achamos estranho. Fomos imediatamente na agência e por surpresa, ao retirar o extrato da conta o dinheiro estava todo lá, não estando sendo descontado. Procuramos o gerente e ele disse qua ao atrasar deveríamos ter ido na agência para autorizar ele a descontar o valor da conta… Não recebemos nenhuma notificação e a casa já está retomada pelo banco. O que devemos fazer? Tem alguma chance de retomada do imóvel? Haja vista que em nenhum momento foi repassada a informação que deveríamos procurar a agência em caso de atraso. Estamos desesperados. Por favor aguardo resposta.

    • Olá Clovis

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a situação é complicada e estranha.
      Os bancos, em geral, utilizam empresas de cobrança e mandam notificações, antes de executar a dívida. Não recebeu nenhuma?
      Provavelmente, seu nome foi incluído no SERASA, não recebeu notificação?

      Você não controla sua conta?

      Orientamos a procurar o banco e verificar a situação.
      Se ainda não tiver sido consolidada a propriedade haverá a oportunidade de negociação.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Equipe Click Habitação

  196. MEU IMOVEL VALE R$ 300.000,00, SE FOSSE QUITAR A CAIXA FEDERAL, QUITARIA POR R$75.000,00
    NAO ESTOU CONSEGUINDO PAGAR AS PARCELAS, ESTA POR VENCER A TERCEIRA. NESTE CASO VAI A LEILÃO ? PERCO TODO IMÓVEL ? A DIFERENÇA DOS R$300.000,00 PARA R$75.000,00 COMO FICA?

    • Olá João Henrique,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Se realmente não estiver conseguindo efetuar o pagamento das parcelas, a partir da 3ª prestação em atraso (em geral) os Bancos podem iniciar o processo de intimação do contrato via cartório de imóveis.
      O valor das prestações que foram pagas no financiamento não são devolvidas no leilão.
      Se no 2º leilão o valor do lance for maior que toda a dívida mais as custas e encargos, o valor da diferença poderá ser devolvido.
      Para não se arriscar a perder o dinheiro já investido, sugerimos efetuar a venda do imóvel.

      Equipe Click Habitação

  197. Olá, boa tarde!

    Meu marido possui uma casa com a ex mulher dele, atualmente a ex mulher dele mora nela, porém não paga as prestações há mais de um ano, fazem meses que o meu marido assinou o reconhecimento da dívida no cartório de imóveis, porém mesmo assim, até o momento nada foi feito (nem mesmo o leilão) e a dívida permanece acumulando, existe algo que possa ser feito para agilizar o processo de retomada do imóvel?

    Desde já agradeço.

    • Olá Ana

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a ele procurar o banco e verificar a situação da execução.

      Outra opção seria pedir uma Certidão de matrícula do imóvel atualizada e verificar se o Banco já retomou o bem.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Viviane

      Boa Noite!

      Vamos repetir o texto do artigo:
      Leilões
      Uma vez consolidada a propriedade em nome do Banco, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da averbação, o Banco deverá promoverá público leilão para a alienação do imóvel.

      * Se, no primeiro público leilão, o maior lance oferecido for inferior ao valor do imóvel será realizado o segundo leilão, nos quinze dias seguintes.
      * No segundo leilão, será aceito o maior lance oferecido, desde que igual ou superior ao valor da dívida, das despesas, dos prêmios de seguro, dos encargos legais, inclusive tributos, e das contribuições condominiais.”

      Equipe Click Habitação

  198. Minha irmã financiou uma casa e está inadimplente a um ano, ao procurar um advogado o mesmo garantiu q ela consegue ficar com a casa só pelo fato de ter dado uma entrada de 70000. .. É possível o banco fazer isso????

    • Olá Viviane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não é tão simples assim.
      Orientamos a verificar com o Banco a situação atual da dívida e as possibilidades de negociação.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Orientamos a não confiar em “soluções milagrosas”. Cremos que ainda podem existir possibilidades de composição com o Banco.

      Equipe Click Habitação

  199. Bom dia,
    Sou mutuario do SFH através da CEF, infelizmente não consegui neste ano de 2015 honrar as parcelas do apto, pois sou autonomo e minha renda caiu muito em função da crise.
    Desde a terceira parcela em atraso estou tentando negociar com a CEF sem sucesso, quando estava para vencer a terceira, exigiam que eu pagasse duas, quando venceu a quarta exigiram que pagasse três, e agora que venceu a quinta exigem que pague quatro, sem outra chance de negociação.
    Se estou com dificuldades para pagar uma, como posso pagar quatro de unica vez?
    Já fui notificado pelo cartório, como proceder para parar esta execução já que a CEF se recusa a negociar?

    Sebastião

    • Olá Sebastião

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Faça uma proposta de negociação no site da CAIXA:
      Proposta de negociação

      A proposta será analisada pela área de cobrança da CAIXA. Faça a melhor proposta possível e que possar cumprir.
      Entendemos que poderá pleitear o pagamento de algumas parcelas e incorporação das demais. Verifique se a dilação de prazo possa diminuir um pouco o encargo mensal.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Equipe Click Habitação

  200. Boa tarde, comprei meu imóvel em 2010 em virtude de perca de algumas franquias que eu tinha não estamos conseguindo pagar as prestações nunca recebi intimação fui na agência várias vezes para negociar mais não tive sucesso e agora soube que minha casa está indo a leilão como faço a quem recorrer?

    • Olá Leonardo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Oriento a Fazer uma proposta de negociação no site da CAIXA. Faça de imediato! Peça prazo! Faça uma proposta real, que possa ser cumprida!
      Explicar os problemas apresentados e efetivar melhor proposta possível, visto que o processo de execução está adiantado.
      Proposta de negociação CAIXA

      Equipe Click Habitação

  201. Eu fiz um financiamento na caixa econômica pelo plano minha casa minha vida de compra de terreno e construção.
    A obra pelo cronograma deveria acabar em seis meses.
    Devido a problemas na obra houve atraso no pagamento de juros.
    Tentei com diversas vezes incorporar estes juros na dívida ou tentei parcelar o valor.
    Mas por tratar- se juros de construção a Cx afirma que não pode incorporar nem parcelar este valor dos juro. O valor está em 40 mil reais.
    Está indo para execução e leilão.
    Não tenho 40 mil mas quero parcelar este valor que a caixa não quer parcelar
    O que devo fazer para não perder o imóvel?
    Eles dizem que não podem parcelar por se tratar de recurso do plano minha casa minha vida não dá caixa econômica, qual deve ser minha atitude para não perder o terreno e a casa que ainda está em fase de construção.
    Este problema já se extende por 5 anos. Por isto o valor dos juros tão altos
    O que posso fazer, para conseguir parcelar ou incorporar este valor na dívida total?
    Obrigado
    Marivaldo

    • Olá Marivaldo,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      A política do Minha Casa Minha Vida com recursos FGTS não interfere nas possibilidades negociais do Banco.
      O que ocorre é que tais políticas de negociação não permitem essa possibilidade por estar ainda na fase de obra, ou seja, você só está pagando juros e não passou a amortizar a sua dívida.
      Se for incorporar, sua dívida fica maior que o valor que você financiou.
      O que você precisa ter bem claro é que se for pedir uma negociação com o Banco, você deve encaminhar uma proposta sólida.
      Dizer quanto tem para pagar de entrada por essa negociação e informar como será feito o pagamento do resto da dívida.
      Ainda comprovar que terá renda para pagar, uma vez que o valor da prestação vai aumentar, uma vez que se trata de 40 mil reais a mais na dívida.
      Procure o mais rápido possível o Banco e apresente sua proposta.

      Equipe Click Habitação

  202. mesmo conciderando inadiplente á 12 anos. por reclamação de defeitos no imóvel financiado pela caixa, neste periôdo descobri que o contrato assinado está viciado. li todas ás clausulas do contrato e está totalmente divergente. antes, estava tentando uma proposta para quitação da divida com pagamento á vista. mais não obtive sucésso. e agora o que devo fazer.
    teomar.

    • Olá Teomar

      Bom dia! Agradecemos a sua presença no Click Habitação.

      Se não houver acordo será necessária a análise de um advogado de sua confiança para avaliar as possibilidades de recuperar o valor.

      Equipe Click Habitação

  203. comprei um imóvel financiado pela caixa em 2002. o valor pactuado foi de R$ 35.000,00 contrato isolado e Mútuo e vendedora. a Caixa financiou R$ 21.500,00 e recursos propios de R$ 13.500,00. constante no contrato assinado na caixa. só que paguei á vendedora R$ 14.000,00 ficando o imóvel por R$ 35.500,00. paguei R$ 500,00 á mais. passou mais de 10 anos. agora em 2015 ao rever o contrato constatei erro neste contrato. posso rever da vendedora á devolução deste valõr pago indevidamente? Teomar.

  204. Oi boa tarde , no ano de 2013 eu e meu marido fizemos financiamento pela caixa econômica mas infelizmente nao conseguimos pagar devido ter ficado desempregada so ele trabalhando nao dava em fim abandonamos o imovel voltamos para o aluguel sem olhar pra tras a pergunta é qual seria a nossa posição no momento quanto ao imovel pagamos so 5 prestações o total seria 30 anos gostaria de saber muito obrigada..

    • Olá Jeane

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a retornar ao Banco e pedir informações a dívida e se o imóvel foi retomado.
      Verificar se houve lance nos leilões e se eventualmente existe alguma devolução.

      Equipe Click Habitação

  205. OLá, bom dia,

    vim aqui somente para agradecer á vocês, Click Habitação, por ter me ajudado,

    há uns 5 meses atrás, eu estava em uma situação delicadíssima, onde estava devendo 3 prestações e faltando poucos dias para inteirar á 4,quase perdendo a casa,

    vim aqui pedir ajuda e fui indicado á ver sobre a Corporação,

    li a matéria, fui ao gerente, depois de alguns dias de espera, minha situação foi resolvida.

    Por isso, meus muitos agradecimentos, curtir a páginas de vocês, rsrs

    se eu souber de alguém que esteja precisando de alguma ajuda, vou indicar esse ótimo site.

    Tenham um excelente ano!!!!!!!

    • Olá Joilson!

      Bom dia! Nós que a agradecemos a sua presença no Click Habitação.

  206. Bom dia! Estou com meu imóvel com atraso de mais de um ano e todas as vezes que tentei uma negociação à gerente foi muito grosseira e não me deu uma chance gostaria de saber se ela tem esse poder ou posso procurar um outro profissional da caixa que possa me ajudar pois passei um momento muito difícil na vida com minha mãe muito doente e gastando tudo por conta disso mas infelizmente ela não resistiu e agora estou tentando colocar à vida no lugar e à prioridade seria não perder meu imóvel desde já agradeço e fiquem na paz

    • Olá Marcelo,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Considerando as informações orientamos a efetivar proposta de negociação diretamente em link da área de cobrança da CAIXA.
      Solicitamos que faça a melhor proposta para que a negociação, se ainda for possível, seja efetivada.

      Esta proposta será analisada pela área de cobrança do banco e não pela Agência. Cremos que possa ter sucesso.
      Proposta de negociação CAIXA

      Equipe Click Habitação

  207. Olá boa tarde…. estou precisando de uma orientação urgente…. tenho um contrato de financiamento habitacional pela Caixa Economica Federal. Ficamos desempregados eu e meu esposo por um período de 2 anos e com isso atrasamos 14 prestações…. durante o desemprego e depois de realocados no mercado de trabalho ja tentamos por diversas vezes fazer acordo com a agência em que fizemos o financiamento porém sem sucesso…. eles não aceitam negociar a divida para que possamos voltar a pagar as prestações…. não sei como agir e nem como proceder…. gostaria URGENTE de uma luz… até o momento não recebemos nenhuma intimação e na verdade temos o interesse em pagar mas o valor q eles querem hoje de negociação a prestação aumentaria muito e não temos como aceitar só pra dizer q vamos pagar sabendo que não podemos firmar um acordo desse nivel.
    Estamos pensando em procurar um juiz e colocar o caso para pagto com depósito em juizo…. COMO DEVO PROCEDER….. ME AJUDEM por favor… me encaminhe a resposta se possível no meu e-mail katya.breno@hotmail.com.

    Obrogada,

    • Olá Katia,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando as informações repassadas orientamos a efetivar uma proposta de negociação para pagamento dos encargos em atraso,
      e explicando sua situação por meio do link de negociação disponibilizado no site da CAIXA. Esta proposta será analisada pela área de cobrança do banco e não pela Agência. Cremos que possa ter sucesso:
      Proposta de negociação CAIXA

      Equipe Click Habitação

  208. Olá, estou com 3 parcelas em atraso, de um financiamento de uma casa com a Caixa. Ocorreu que eu me separei da minha esposa e estamos em processo de divórcio. Tenho duas dúvidas:
    1-se eu optar por não pagar mais esta casa financiado e deixar chegar ao extremo de ter o imóvel leiloado, ha possibilidade legal de detenção?
    2-saindo o divórcio, é possível renegociar com a Caixa para que ou eu ou minha ex-esposa assuma a dívida da casa, caso haja interesse de uma das partes?

    Desde já agradeço.

    • Olá Anderson,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não há possibilidade de detenção. Informamos que o imóvel é a garantia do financiamento, assim se não pagar dívida a penalidade será a perda do imóvel e dependendo do caso da perda de todos os valores desembolsados nele.

      Entendemos que é uma situação complicada, mas aconselhamos a efetivar a negociação para não perder o patrimônio construído.

      Com relação ao divórcio, dependendo das condições do formal de partilha uma das partes poderá assumir o financiamento e regularizar a situação junto ao Banco.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      Financiamento habitacional: Dicas para negociar
      Assunção de Dívida na separação com financiamento

      Equipe Click Habitação

  209. A caixa retomou o imóvel ,pagou itbi e iptu,mas agora fiz a proposta para quitar a dívida,eles podem aceitar?

    • Prezado Daniel,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Já respondemos a sua pergunta anterior.

      Se o imóvel foi retomado pela CAIXA, este imóvel vai para o patrimônio do Banco.
      A CAIXA é uma empresa pública e deve obedecer as regras de venda de patrimônio. Assim, você deve participar das licitações de venda.

      Assim, a recompra do imóvel é possível, mas você deverá participar das licitações de venda de imóveis do Banco.
      Sugerimos verificar no site da CAIXA:
      Imóveis à venda – CAIXA

      Equipe Click Habitação

  210. Estou com 12 prestações atrasadas,meu imóvel foi retomado pela cef e inclusive pago iptu e itbi,fui até o banco e solicitei o pagamento total da minha dívida,eles podem aceitar ou não a minha quitação à vista.

    • Olá Daniel,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a CAIXA é uma empresa pública e deve obedecer a legislação para venda de imóveis.
      Assim, a recompra do imóvel é possível, mas você deverá participar das licitações de venda de imóveis do BAnco.
      Sugerimos verificar no site da CAIXA:
      Imóveis à venda – CAIXA

      Equipe Click Habitação

  211. boa tarde, estou com 03 meses de atraso, fui até o banco para negociar, e o mesmo até falou que poderia colocar essas 03 parcelas para o final do contrato mais que teria que mostrar o iptu e o condominio pago em dia. Essa pratica é comum ?

    ATT

    JR

    • Olá Junior

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que desconhecemos esta prática. Mas, talvez queiram saber o seu comportamento de pagamento com relação ao imóvel, ou seja, se você realmente prioriza ele nos seus pagamentos.

      Equipe Click Habitação

  212. boA NOITE MEU APARTAMENTO E PELA HABITAÇAO ,ESTOU TENTANDO PAGAR A DIVIDA MAS O BANCO NAO QUER RECEBER,,,O QUE FAÇO AGORA ?
    DICERAM Q PERDEREI MEU AP,,,,,MAS NAO RECEBI NENHUMA INTIMAÇAO

    • Olá Gislaine,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a formalizar uma proposta de negociação junto ao Banco.
      Utilize todos os canais de comunicação disponíveis. Registre a sua intenção em pagar.
      Se tiver FGTS verifique a possibilidade de utilizar.

      Se ainda não recebeu a Intimação do Cartório melhor. Mas, não descuide. Faça uma proposta de pagamento.

      Sugerimos a leitura do nossos artigos:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento
      Financiamento habitacional: Dicas para negociar

      Equipe Click Habitação – 3º ano

  213. Comprei uma casa no valor 135.000,00, a caixa me financiou 90% e os outros 10% paguei direto ao proprietário. Atrasei 3 parcelas e tentei negociar junto ao banco e fui informado que meu caso foi enviado ao cartório e vão retomar o imóvel pois á alguns meses atraz a caixa deixou de negociar com seus clientes. Não foi pelo projeto Minha Casa Minha Vida. pergunto: Perco o valor que dei de entrada e toda benfeitoria (reforma) que fiz no imóvel?

    • Olá Eduardo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que existe possibilidade de devolução dos valores conforme consta no artigo, abaixo transcrito:
      “Nos 5 (cinco) dias que se seguirem à venda do imóvel no leilão, o Banco entregará ao devedor/mutuário a importância que sobejar, considerando-se nela compreendido o valor da indenização de benfeitorias, depois de deduzidos os valores da dívida e das despesas e encargos de que tratam, fato esse que importará em recíproca quitação.

      Não há garantia da devolução total dos valores pagos pelo mutuário, pois no segundo leilão o imóvel pode ser leiloado por um preço bem abaixo de seu valor de mercado. E na hipótese de não haver lances nos leilões o mutuário não receberá valor algum.

      Se, no segundo leilão, o maior lance oferecido não for igual ou superior ao valor mínimo, considerar-se-á extinta a dívida e exonerado o credor da obrigação de devolver qualquer quantia aos devedores.

      Neste caso o Banco, no prazo de 5 (cinco) dias a contar da data do segundo leilão, dará ao devedor/mutuário a quitação da dívida.”

      Portanto, se houver lances nos leilões há possibilidade de devolução de valores, mas todas as despesas serão deduzidas.

      Oriento a verificar a possibilidade de compor com o Banco. Faça uma nova proposta. Utilize o FGTS na negociação, se tiver. Veja as possibilidades de negociação no artigo:
      Financiamento habitacional: Dicas para negociar

      Equipe Click Habitação – 3º ano

  214. Tenho um contrato de financiamento habitacional cujo vencimento ocorre a cada 24 de cada mês. No entanto, nos últimos meses pra cá, tenho atrasado em virtude de atraso de salário na empresa onde trabalho; o vencimento mais atrasado, consta da data de 24/07/2015. Na internet, gerei o respectivo boleto, mas quando fui pagar o mesmo na casa lotérica, informaram que terei que gerar um novo boleto em uma agência da CAIXA pois este estava inválido.
    O curioso é que até o momento não recebi nenhuma cobrança formal, e o que me preocupa mais é que os bancos estão em GREVE (sem previsão para fim). Logo, sem nenhum serviço disponível para geração do titulo para pagamento. Já tenho o recurso para pagar até ficar em dias, mas temo que a GREVE possa demorar tempo suficiente para uma possível execução.
    Como proceder nesta situação?

    • Olá Washigton,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que provavelmente existe algum problema tecnológico para pagamento dos boletos.
      Oriento a registrar um SAC no site da CAIXA informando e alertando do problema.
      O solicitando envio para área de cobrança do Banco visando a isenção de encargos quando do retorno da greve.
      Guarde o comprovante da pergunta e resposta.

      Equipe Click Habitação

  215. estou com 13 parcelas em atraso , e fique desepregado , mais agora já estou trabalhando como faço pra mim pode começar a pagar agora, e não tenho como pagar as atrasado , sera q e possível eu começar a parcela atual .

    • Olá Vinicius,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Pela quantidade de prestações em atraso informada, existe a probabilidade do seu contrato estar em execução.
      Dessa forma, sugerimos que procure o mais rápido possível o Banco para saber a fase dessa execução bem como as custas de cartório, que são também de sua responsabilidade o pagamento.
      Lembramos que para paralisar o processo de execução, você deve pagar todas as prestações em atraso ou deve fazer uma proposta de negociação. Geralmente as propostas exigem pagamento de valor de entrada como forma a garantir o retorno do fluxo normal de pagamentos.

      Sugerimos a leitura do artigo que informa as alternativas negociais Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  216. Bom dia! Meus pais tinham um financiamento, mas acabaram tendo o imóvel leiloado. Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de eles conseguirem um novo financiamento para compra de um novo imóvel?

    • Olá Kyria,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que possível é e dependerá da política de concessão de crédito do Banco.
      Normalmente os bancos tem um sistema de avaliação de risco e com certeza em função da inadimplência no contrato anterior pode haver restrição para nova concessão.
      Caberá aos interessados procurarem o Banco e verem as oportunidades de efetivar um novo crédito.

      Se for num banco diferente, bastará passar na analise cadastral e de risco no novo banco.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Jucelia,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sim, pode perder o imóvel. Procure o Banco ou a Construtora de imediato e faça um acordo para pagamento.
      A retomada do imóvel está mais rápido.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  217. olá, preciso saber se é possivel eu pagar 50% do valor da divida , pois estou sendo executado

    e soube pela caixa que posso pagar 50 por cento da divida

    existe alguma anistia pela caixa com relação a este desconto?

    qual o seu telefone?

    • Olá Eduardo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Bem, se está em atraso deverá pagar todas em parcelas.
      O que você pode conseguir para o pagamento à vista é desconto sobre: a multa contratual (2%), juros contratuais sobre o atraso e juros moratórios.
      Assim deve procurar o banco e efetivar uma proposta de negociação.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      Financiamento habitacional: Dicas para negociar

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  218. Realmente esse alerta é importante; pois, pro vezes, os financiados não dão importância, nem mesmo quando recebem a intimação do cartório de imoveis para pagamento; creem que não irá dar em nada…
    Depois ficam desesperados quando ficam sabendo que o imóvel está indo a leilão!

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.