Pró-cotista: O que é? Como funciona?

Pró-cotista: O que é? Como funciona?

2969
COMPARTILHAR

Foi criado com objetivo de destinar recursos financeiros para concessão de financiamentos para aquisição de imóveis residenciais para trabalhadores titulares de conta vinculada do FGTS

Pró-cotista: O que é?  Como funciona?

O Programa Especial de Crédito Habitacional ao Cotista do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – PRÓ-COTISTA destina-se à concessão de operações de crédito, exclusivamente a trabalhadores titulares de conta vinculada do FGTS,  observadas as condições do Sistema Financeiro da Habitação – SFH e de utilização dos recursos do FGTS para aquisição de moradia própria.

As operações de crédito serão contratadas sob a forma individual, exclusivamente.

A Instrução Normativa nº 58 de 04/12/2007 do Ministério das Cidades regulamentou o Programa Especial de Crédito Habitacional ao Cotista do FGTS, mas passou a vigorar a partir de 01/01/2008.

Foi revogada pela Instrução Normativa nº 5 de 31/01/11.

O novo regulamento foi publicado pela Instrução Normativa nº 37 de 24/10/2012.

Modalidades

O PRÓ-COTISTA é operado por intermédio das seguintes modalidades:

Aquisição de unidade habitacional: modalidade que objetiva a aquisição de unidade habitacional, nova ou usada.

Construção de unidade habitacional: modalidade que objetiva a execução de obras e serviços que resultem em unidade habitacional.

É vedada a contratação cumulativa das modalidades operacionais, admitida apenas uma operação de crédito ativa por proponente.

Serão destinados, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos recursos alocados a favor do programa para a produção ou aquisição de unidades habitacionais novas.

Definições Básicas

Para o Pró-Cotista não há limitação de renda do tomador, no entanto, a linha opera com regras específicas.

O Programa PRÓ-COTISTA tem as seguintes definições básicas:

  • Empréstimo: operação de crédito entre o Agente Operador e o Agente Financeiro;
  • Financiamento: operação de crédito entre o Agente Financeiro e o Mutuário, com recursos originários da operação de empréstimo;
  • Valor de Avaliação: equivalente ao valor de mercado do bem objeto do financiamento definido com base em processo de avaliação efetuado pelo Agente Financeiro;
  • Agentes Financeiros: serão considerados os agentes financeiros do Sistema Financeiro da Habitação – SFH na forma definida pelo Conselho Monetário Nacional e previamente habilitadas pelo Agente Operador, responsáveis pela correta aplicação e retorno dos empréstimos concedidos com recursos do FGTS; e
  • Mutuários: pessoas físicas representadas pelos trabalhadores titulares de conta vinculada do FGTS.

O PRÓ-COTISTA utilizará recursos provenientes das disponibilidades financeiras do FGTS, previstos na norma orçamentária em vigor.

O Agente Operador alocará os recursos do PRÓ-COTISTA a favor dos Agentes Financeiros, por intermédio de contratos de empréstimo, observando a distribuição entre as regiões do território nacional.

Pré-requisitos do Trabalhador

  • Pelo menos um dos participantes da operação tem que comprovar as condições abaixo:
    • Possuir, no mínimo, três anos de trabalho sob o regime do FGTS, consecutivos ou não, na mesma empresa ou empresas diferentes;
    • Apresentar contrato ativo ou saldo em conta vinculada do FGTS na data da concessão do financiamento, correspondente a, no mínimo, 10% do valor da avaliação do imóvel.
  • Não ser proprietário, futuro comprador ou cessionário de imóvel residencial, pronto ou em construção:
    • No município de domicílio, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
    • No município de exercício de ocupação principal, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
    • No município onde pretende trabalhar e/ou residir ;
    • Não ser titular de direito de aquisição de imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no atual local de domicilio nem onde pretenda fixá-lo, inclusive no PAR.
  • Não ser titular de outro financiamento ativo concedido no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do território nacional.
    • O proponente detentor de financiamento ativo no SFH não pode participar de outro financiamento independente do percentual de fração ideal.

É permitida a concessão de financiamento a proponentes proprietários de fração ideal igual ou inferior a 40% de imóvel residencial, financiado ou não, considerando-se a participação num único imóvel, isoladamente, inclusive no caso de casal.

É permitida a aquisição de fração ideal remanescente ao proponente que figurar como proprietário na mesma escritura aquisitiva de imóvel quitado.

A propriedade de fração ideal no caso de imóvel financiado pode ser distinta do percentual de responsabilidade representada pela pactuação de renda, de acordo com o consignado no contrato ou na declaração do IR e, se não constar definição, é considerado o percentual de propriedade proporcional ao número de coproprietários.

Condições Operacionais do Financiamento do Agente Financeiro (Banco) ao mutuário no Pró-Cotista

Processo de Enquadramento de Propostas de Operação de Crédito

O processo de enquadramento de propostas de operação de crédito, apresentadas no âmbito do PRÓ-COTISTA, observará os critérios a seguir especificados:

  • Atendimento ao objetivo do programa e observância das condições operacionais definidas;
  • Verificação da existência de compatibilidade entre o valor do financiamento solicitado e a capacidade de pagamento do proponente ao crédito;
  • Idoneidade cadastral do(s) responsável(is) pela execução das obras, quando for o caso;
  • Existência de projetos técnicos aprovados, no mínimo, pelas áreas competentes do Agente Financeiro, nos casos de construção;
  • Os projetos de construção deverão prever, quando possível, ampliação da unidade habitacional a ser produzida;
  • Atendimento às diretrizes do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade – PBQP-H, da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, no que se refere à qualificação de empresas construtoras a serem eventualmente contratadas; e
  • O imóvel, objeto do financiamento, esteja situado em local próprio para uso residencial.

Os processos de hierarquização e seleção de propostas de operação de crédito consistem em ordenar, a partir do atendimento aos critérios definidos neste item, e eleger, até o limite de recursos orçamentários alocados ao programa, por regiões do território nacional, as propostas consideradas prioritárias.

Serão consideradas prioritárias as propostas que preencham a maioria dos seguintes critérios:

  • Destinadas a famílias de menor renda;
  • Destinadas à produção ou aquisição de unidades habitacionais novas, ou
  • Apresentem maior participação de recursos próprios do proponente ao crédito, em relação ao valor de venda/avaliação da unidade habitacional.

Taxas de Juros

As operações de empréstimo relativas ao PRÓ-COTISTA serão contratadas à taxa de juros nominal de 6,5% (seis inteiros e cinco décimos por cento) ao ano, acrescidas da taxa de risco de crédito a favor do Agente Operador, limitada a 0,8% (oito décimos por cento) ao ano.

As operações de financiamento relativas ao PRÓ-COTISTA serão contratadas à taxa de juros nominal de 6,5% (seis inteiros e cinco décimos por cento) ao ano, acrescida da remuneração do Agente Financeiro de 2,16% (dois inteiros e dezesseis décimos por cento) ao ano, perfazendo o total de 8,66% (oito inteiros e sessenta e seis décimos por cento) ao ano.

Tarifas

É facultada aos Agentes Financeiros a cobrança mensal, por contrato de financiamento firmado no âmbito do PRÓ-COTISTA, de taxa de administração, cujo valor fica limitado a R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

Valor máximo correspondente a 1,5% (um e meio por cento) do valor do financiamento, referente à taxa de acompanhamento da operação.

O valor de tarifa eventualmente cobrada do proponente ao financiamento ou de mutuário no âmbito do PRÓ-COTISTA, com o objetivo de ressarcir custos relativos à análise de proposta de apólice de seguro habitacional individual, fica limitado a R$ 100,00 (cem reais).

Fica expressamente vedada a cobrança de outras taxas e tarifas, a qualquer título, ausentes de previsão concedida pelo Conselho Curador do FGTS.

Veja também:

Tarifas cobradas no crédito imobiliário

Sistema de amortização e Prazo máximo

As operações de crédito contratadas no âmbito do PRÓ- COTISTA adotarão sistema de amortização livremente pactuado entre o Agente Operador e Financeiro e entre estes últimos e seus respectivos mutuários, sendo obrigatório o oferecimento, ao mutuário, de no mínimo, dois sistemas de amortização, sendo um deles o Sistema de Amortização Constante – SAC.

Além do SAC, deverá ser oferecido ao mutuário outro sistema de amortização, entre eles o Sistema de Amortização Crescente – SACRE e o Sistema Francês de Amortização (Tabela Price).

As operações de crédito contratadas no âmbito do PRÓ-COTISTA observarão o prazo máximo de amortização de 30 (trinta) anos.

Sistema de Amortização: veja qual o ideal

Atualização do saldo devedor

As operações de crédito contratadas no âmbito do PRÓ- COTISTA deverão prever atualização mensal pelo mesmo índice utilizado para correção dos saldos das contas vinculadas do FGTS.

Garantias

A critério do Agente Operador, as operações de crédito contratadas no âmbito do PRÓ-COTISTA admitem as garantias previstas no inciso I, do art. 9º, da Lei nº 8.036:

  • Hipotecária;
  • Caução de Créditos hipotecários próprios, relativos a financiamentos concedidos com recursos do agente financeiro;
  • Caução dos créditos hipotecários vinculados aos imóveis objeto de financiamento;
  • Hipoteca sobre outros imóveis de propriedade do agente financeiro, desde que livres e desembaraçados de quaisquer ônus;
  • Cessão de créditos do agente financeiro, derivados de financiamentos concedidos com recursos próprios, garantidos por penhor ou hipoteca;
  • Hipoteca sobre imóvel de propriedade de terceiros;
  • Seguro de crédito;
  • Garantia real ou vinculação de receitas, inclusive tarifárias, nas aplicações contratadas com pessoa jurídica de direito público ou de direito privado a ela vinculada;
  • Aval em nota promissória;
  • Fiança pessoal;
  • Alienação fiduciária de bens móveis em garantia;
  • Fiança bancária;
  • Outras, a critério do Conselho Curador do FGTS;

Seguro Habitacional

Os financiamentos contratados no âmbito do PRÓ-COTISTA contarão com cobertura securitária que contemple, no mínimo, os riscos de morte e invalidez permanente do mutuário e de danos físicos ao imóvel.

Nas operações contratadas no meio rural, fica dispensada a contratação do seguro de morte e invalidez permanente do mutuário, nos casos em que estes riscos contem com outra garantia.

Os Agentes Financeiros devem respeitar a livre escolha do mutuário.

Limite de Avaliação e Financiamento

O valor de financiamento será estabelecido em função de análise de capacidade de pagamento do proponente ao crédito efetuado pelo Agente Financeiro.

O valor de contrapartida mínima, a ser aportada pelo mutuário, é fixado em 5% (cinco por cento) do valor de venda ou avaliação ou investimento, conforme a modalidade operacional pretendida.

Os custos cartorários incorridos pelo mutuário em decorrência da concessão de financiamento para aquisição de imóvel residencial novo ou usado, incluindo aqueles relativos ao pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis “Inter Vivos” – ITBI podem ser acrescidos ao valor do financiamento, admitido, nesses casos, valor de financiamento superior ao limite do financiamento, até o montante acrescido com este tipo de despesa.

Veja mais:

Desconto Custas Cartório e ITBI – financiamento 1º imóvel SFH

Os limites de avaliação dos imóveis e financiamento no Programa Pró-Cotista foram inicialmente estabelecidos em função dos limites do SFH.

Assim, em 01/01/2008 foram estabelecidos os limites abaixo:

  • Valor de financiamento, compreendendo principal e despesas acessórias, limitado a R$ 245.000,00 (duzentos e quarenta e cinco mil reais), e
  • Valor de avaliação do imóvel financiado limitado a R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais).

Os valores de venda e de avaliação do imóvel serão comparados entre si, optando-se pelo maior para fins de enquadramento no programa.

Abaixo temos a Tabela de Limites de Avaliação e Financiamento no SFH:

SFH - Tabela 1 - Pró-cotista: O que é? Como funciona?

SFH - Tabela FINANCIAMENTO - Pró-cotista: O que é? Como funciona?

A Resolução nº 774 do Conselho Curador do FGTS de 26/05/15 aprovou a reformulação dos Orçamentos Financeiro, Operacional e Econômico do FGTS:

Valor suplementar de R$ 4.900.000.000,00 (quatro bilhões e novecentos milhões de reais) alocado ao Programa Pró-Cotista destinando, exclusivamente, ao financiamento de imóveis cujo valor de venda ou avaliação, o maior, seja limitado a R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), observado, ainda, o percentual mínimo de 60% (sessenta por cento) dos financiamentos para imóveis novos.

Para o exercício 2015, conforme previsto na Resolução do CCFGTS 774/2015, o valor de avaliação do imóvel é limitado a R$400.000,00.

A partir do exercício de 2016 o limite de avaliação do imóvel para financiamento no Programa Pró-cotista voltou a ser o limite do SFH, ou seja R$ 650.000,00 e R$ 750.000,00 para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Limites pró-cotista

Em 29/02/16 foi publicada a Resolução 798 do Conselho Curador do FGTS e aprovou a suplementação do Orçamento Operacional do FGTS, para o exercício de 2016.

E em 17/03/16 foi publicada a Instrução Normativa 02 de 2016 do Ministério das Cidades ampliou o orçamento relativo ao ano de 2016 de R$ 8.200.000.000,00 (oito bilhões e duzentos milhões de reais) para R$ 9.500.000.000,00 (nove bilhões e quinhentos milhões de reais) aplicação no Programa Especial de Crédito Habitacional ao Cotista do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (PRÓ-COTISTA),

Em 04/07/16 foi publicada a Instrução Normativa 15 de 2016 do Ministério das Cidades onde foram remanejados recursos para reforçar o orçamento destinado à compra de imóveis entre R$ 225 mil até R$ 500 mil com mais R$ 1,7 bilhão, os valores foram retirados das demais faixas de valor.

No mínimo, 60% (sessenta por cento) devem ser destinados ao financiamento de imóveis novos e observadas ainda as seguintes condições:

I – no mínimo, R$ 3.076.000.000,00 (quatro bilhões de reais) destinados ao financiamento de imóveis cujo valor de venda não ultrapasse os limites estabelecidos para a área orçamentária de Habitação Popular, nos termos do art. 20, inciso I, da Resolução nº 702, de 4 de outubro de 2012 (até 225.000,00 – duzentos e vinte e cinco mil reais);

II – até R$ 5.224.000.000,00 (três bilhões e quinhentos milhões de reais) destinados ao financiamento de imóveis cujo valor de venda não ultrapasse R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais); e

III – até R$ 1.200.000.000,00 (setecentos milhões de reais) destinados ao financiamento de imóveis cujo valor de venda se enquadre nos limites do SFH (a R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais), aplicável em todo o território nacional, excetuados os casos de imóveis que venham a ser financiados nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e no Distrito Federal, cujo limite é fixado em R$ 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais).Novos Limites Pro cotista

Veja mais:

SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

Comparação de condições de financiamento e sistemas de amortização

Pró-cotista: O que é? Como funciona? Comparação entre Bancos com taxas de juros e sistemas de amortização

Os clientes podem efetuar a simulação do financiamento e verificar o enquadramento nas linhas de crédito habitacional.

Gilberto Ribeiro de Melo

Especialista – Crédito Imobiliário

Fonte: Instrução Normativa 58/2007 do Ministério das Cidades, Instrução Normativa nº 37/2012 do Ministério das Cidades, Resolução 774/15 do Conselho Curador do FGTS, Resolução 798/16 do Conselho Curador do FGTS, Instrução Normativa 02/2016 do Ministério das Cidades e Instrução Normativa 15/2016 do Ministério das Cidades.

Artigo atualizado em 04/07/16

534 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite,

    Posso comprar um imóvel pelo pró-cotista em outra cidade? Não sendo a que resido/trabalho atualmente, porém a que pretendo residir.

    Obrigado

    • Olá Luiz

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não uma operação usual, e com certeza será observada com rigor pelo Banco.
      Desde que atenda os pré-requisitos de uso cremos que não há impedimento na contratação.

      Lembramos que conforme consta no Manual de Moradia Própria – MMP do FGTS o trabalhador que não possui imóvel ou financiamento ativo no SFH e que esteja adquirindo imóvel localizado em município diferente do município da ocupação laboral principal, ou nos municípios limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana, pode comprovar residência por meio de declaração de não possuir imóvel ou financiamento ativo no âmbito do SFH em qualquer parte do território nacional e 01(um) comprovante de residência atual relativo ao mesmo município onde pretenda adquirir imóvel com o uso do FGTS, com data atual, sem que seja necessário comprovar 1 ano de residência.

      Sugerimos consultar o banco antes de efetivar a compra.

      Equipe Click Habitação

  2. Prezado Gilberto, pretendo financiar um imóvel na faixa de 290 mil reais a ser entregue em janeiro de 2017. Vc acredita que consigo o financiamento pela linha pro-cotista?

    Obrigado

    • Olá Marcio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não temos como saber o orçamento disponível pelo Ministério das Cidades.

      Orientamos a procurar o gerente do banco onde pretende financiar e verificar o que pode ser adiantado para fins da concessão do financiamento.

      Equipe Click Habitação

  3. Boa tarde,
    Dei entrada na CAIXA para financiamento de um imóvel que foi avaliado em 510.000,00 e o facilitador alega que está dando erro na aprovação pois a CAIXA limitou a opção pró-cotista para imóveis com valor superior a 500mil, que eu deveria optar pela opção SBPE. Procede a informação? Sabe se será liberado em breve?
    Obrigado.

    • Olá Paulo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que as verbas para financiamento no Programa Pró-cotista estão escassas e existe definição pelo Ministério das Cidades das quotas de valores disponíveis por faixas de financiamento. Veja no artigo.
      Algumas faixas realmente podem estar com o orçamento esgotado.
      Abra um SAC no site do Banco para confirmar a informação.
      Outra opção seria verificar se o BB ainda tem recursos nesta faixa de financiamento.

      Equipe Click Habitação

  4. Boa tarde !

    Primeiramente, parabéns pela matéria! Sensacional!

    Minha dúvida é a seguinte:

    Pretendo comprar a fração ideal do único imóvel que possuo da minha ex-mulher.
    Eu possuo 60% e ela 40%.
    Posso utilizar o PRO-COTISTA? ou tem que ser SBPE?
    Numa simulação feita pelo site da CEF, quando eu marco a opção de possuir imóvel na cidade, só dá a opção de SBPE, quando desmarco, possibilita o PRO-COTISTA.
    Considerando que o financiamento NÃO será de um outro imóvel além do que possuo.

    Atensiosamente,
    Mureta

    • Olá Mureta

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que é permitida a aquisição de fração ideal remanescente ao proponente que figurar como proprietário na mesma escritura aquisitiva de imóvel quitado no Programa Pró-Cotista.

      Esclarecemos que o simulador não prevê todas as situações. Assim, orientamos a procurar a agência do Banco.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Wilian

      Boa Noite!

      Sim! O Programa Pró-cotista está ativo. Veja com o BB ou CAIXA.

      Equipe Click Habitação

  5. Bom dia,
    Gostaria de saber como fazer para incluir no financiamento os custos dos documentos? Eu e meu marido estamos qierendo comprar nosso primeiro apartamento, valor de 210 mil e de entrada vamos usar o fgts. Eu vi no site da prefeitura de São Paulo alguma cpisa sobre isenção de ibti. Isso existe?

  6. Bom dia,
    Eu e meu marido estamos querendo financiar nosso primeiro apartamento. O valor do imóvel é 210 mil e vou usar o fgts na entrada. Minha grande dúvida é quanto a documentação (engenharia, itbi e cartório). O que eu consigo incluir no financiamento? Como fazer isso? Me falaram que a caixa nao faz esse tipo de coisa. Pedir pra incluir essas despesas dificulta a aprovação do financiamento? E sendo primeiro imóvel, o que eu consigo de isenção ou desconto dessas taxas? No site da prefeitura de São Paulo eu li alguma coisa sobre isencao de itbi pra primeiro imóvel. Isso confere?

  7. Prezados, Boa tarde!

    Minha mãe está financiando uma casa desde 2010, na época entrei para compor renda e meu valor no contrato é de 25%. Agora gostaria de adquirir uma casa junto com a minha esposa, consigo me enquadrar na linha pró-cotista

    “É permitida a concessão de financiamento a proponentes proprietários de fração ideal igual ou inferior a 40% de imóvel residencial, financiado ou não, considerando-se a participação num único imóvel, isoladamente, inclusive no caso de casal.”

    • Olá João Paulo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que você poderia financiar no Programa Pró-cotista se o financiamento não estiver ativo, ou seja, deverá estar quitado ou decursado o prazo do financiamento.
      Veja o texto acima do citado por você no comentário, constante no artigo:
      “* Não ser titular de outro financiamento ativo concedido no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do território nacional.
      * O proponente detentor de financiamento ativo no SFH não pode participar de outro financiamento independente do percentual de fração ideal.”

      Assim, você tem 2 alternativas:
      Efetivar a transferência de parte ideal do financiamento atual para sua mãe ou a quitação do contrato para que possa efetivar novo financiamento no Programa Pró-cotista.

      Equipe Click Habitação

  8. Boa tarde.

    Eu e meu esposo casamos em regime parcial de bens. Antes de casarmos ele adquiriu um imóvel e utiliza o FGTS para abatimento do saldo devedor.

    Estamos pensando em construir.

    * Seria possível utilizar o meu FGTS para entrada do financiamento da construção?
    * Seria possível o enquadramento na modalidade pró cotista?

    Obrigada.

    • Olá Fernanda,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Por se tratar de regime com comunhão parcial de bens, o novo financiamento seria em nome dos dois.
      O fato dele já ter um imóvel impede de usar FGTS no novo financiamento, só você poderia usar.
      Porém na modalidade procotista não pode devido a seguinte regra:

      Não ser proprietário, futuro comprador ou cessionário de imóvel residencial, pronto ou em construção:
      – No município de domicílio, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
      – No município de exercício de ocupação principal, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
      – No município onde pretende trabalhar e/ou residir ;
      – Não ser titular de direito de aquisição de imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no atual local de domicilio nem onde pretenda fixá-lo,
      inclusive no PAR.

      Você poderia usar o FGTS na modalidade SBPE.

      Equipe Click Habitação

  9. Olá Equipe Click Habitação!
    Tenho uma dúvida, antes do casamento adquiri um imóvel que foi quitado após o casamento, casamento em regime de comunhão parcial de bens. Na linha pro cotista, por eu ter um imóvel em meu nome , mesmo que quitado após o casamento isso é impeditivo para eu e minha esposa financiarmos um novo imóvel pelo pro cotista? Tanto eu e minha esposa possuímos mais de 3 anos de FGTS e renda para tal financiamento.Tanto nas cartilhas do fgts e sfh e no site de vocÊs não identifiquei nada sobre esse assunto.

    • Olá Manoel

      Boa Noite!

      Consta no item de Requisitos do trabalhador do artigo:
      Não ser proprietário, futuro comprador ou cessionário de imóvel residencial, pronto ou em construção:
      * No município de domicílio, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
      * No município de exercício de ocupação principal, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
      * No município onde pretende trabalhar e/ou residir ;
      * Não ser titular de direito de aquisição de imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no atual local de domicilio nem onde pretenda fixá-lo, inclusive no PAR.

      Assim, verifique se ambos atendam o requisito acima.

      Se não, deverão financiar no SBPE.

      Equipe Click Habitação

  10. O pró-cotista é uma farsa. Venho tentando financiar por essa linha de crédito a um bom tempo, e nem agência e nem órgãos credenciados conseguem ao menos simular e tentam empurrar o SBPE. Eu não acredito mais nesse pró-cotista, pois creio que a própria Caixa não quer fazer. Nem sequer chega-se na fase de análise de crédito, simplesmente a agência te manda pra casa dizendo que não tem como fazer. Se você tenta fazer pelo site a simulação, manda ir pra agência… na agência, eles usam o mesmo site que nós usamos. É uma vergonha.

    • Prezado Igor

      Boa Tarde!

      Sugerimos efetivar a reclamação formal por meio de SAC do Banco e peça a manifestação da direção do Banco.

      Equipe Click Habitação

    • Igor, discordo. Trabalho com intermediação de imóveis e acabei de finalizar um processo via Pro-Cotista. Nos procure, tenho certeza que faremos o melhor negócio pra VC. Abs (19) 9 9745-5385

  11. Meu genro trabalha em Macaé e mora de aluguel em Barra de São João há três anos.
    Ele poderia se beneficiar do Pró-Cotista, uma vez que Casimiro de Abreu, ao qual Barra de São João é vinculado não é Município Limítrofe ao Rio de Janeiro?
    O imóvel que ele deseja comprar é em Barra de São João.

    • Olá Hélia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não vemos óbice a aquisição pelo Programa Pró-cotista no município onde quer fixar residência e já mora.
      Orientamos a procurar o Banco.

      Equipe Click Habitação

    • Bom dia,

      Gostaria de maiores esclarecimentos:

      1ª – Se um casal optar por fazer um financiamento (um deles faz parte do programa PAR), é possível conseguir um financiamento colocando como titular o que não aderiu ao programa? “Na Normativa nº 58 de 04/12/2007 cita – Pelo menos um dos participantes da operação tem que comprovar as condições abaixo: Não ser titular de direito de aquisição de imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no atual local de domicilio nem onde pretenda fixá-lo, inclusive no PAR.” – fiquei com dúvidas.
      2ª – Posso financiar 100% do valor do imóvel repeitando o percentual estabelecido para utilização da renda?
      3ª – Em caso afirmativo, neste caso existe o direito a subsídio?
      4ª – Qual o percentual de utilização da renda liberado?

      Grata.

    • Olá Gilvania

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Com relação as perguntas temos a falar:

      1) Os compradores devem atender ao quesito:
      “Não ser titular de direito de aquisição de imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no atual local de domicilio nem onde pretenda fixá-lo, inclusive no PAR.”
      Ou seja não pode ter direito de aquisição de imóvel, inclusive no PAR.
      Se continua como arrendatário do PAR não poderá efetivar o financiamento no Programa Pró-cotista.

      2) Não pode financiar 100%.
      O Banco pode financiar até 90% do valor do imóvel, se optar pelo sistema de amortização SAC ou
      80% do valor do imóvel se optar pelo sistema de amortização PRICE

      3) No Programa Pró-cotista não há subsídio, apenas a taxa de juros é mais barata.

      4) Não há limite de renda do Programa.

      Equipe Click Habitação

  12. Olá, muito boa a matéria, mas tenho uma dúvida.

    Minha esposa foi beneficiada pelo subsidio do governo no programa minha casa minha vida antes de eu conhecê-la 2009, hoje somos casados em regime de comunhão total de bens, e todo o processo do apartamento que moramos foi realizado no nome dela antes do casamento. Pergunto, estou qualificado ou não para usar o recurso pró-cotista por estar casado com um pessoa que já foi beneficiada pelo programa do governo antes do casamento, todos os requisitos são atendidos para tal.

    Muito obrigado

    • Olá Reginaldo Sampaio,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      O impedimento de obter financiamento da sua esposa ou do casal é válida somente se o novo financiamento for no Programa Minha Casa Minha Vida ou CCFGTS.
      No pró-cotista não existe esse impedimento pois você não recebe subsídio.

      Equipe Click Habitação

  13. Muito bom o site, bem esclarecedor, porém ainda estou com algumas dúvidas, e espero que possam esclarecê-las.
    Quero financiar um imóvel que ficará pronto em 01/2017, porém juntando as rendas minha e do meu esposo, fica um pouco a baixo dos 30% referente ao valor do Imóvel.Temos renda extra recebemos mensalmente de serviços prestados, que não temos como comprovar.
    Se abrirmos um Mei, para comprovar esses valores é possível fazer um decore para complementar a renda? E nesse caso podemos usar o FGTS para conseguir o pro cotista, uma vez que somos assalariados e nunca utilizamos o saldo, mas o decore atrapalha na utilização do FGTS? Ou seja, posso complementar a renda com decore do MEI e isso atrapalha para financiar pelo pró cotista?

    • Olá Luciana

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o Programa Pró-cotista não tem limitação de renda, assim a renda extra pode de fato ajudar a efetivar a compra, sem problemas.

      As regras de utilização e Pré-requisitos do Trabalhador constam no artigo.

      Para ver as condições de apresentação de renda sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  14. Boa Tarde,

    Gostaria de saber onde está regulamentado, que proprietários de fração ideal, igual oi inferior a 40%, podem ser proponentes do pró cotista.

    Att.

  15. Obrigado pelo resposta!

    Fiz uma pergunta sobre poder alugar imóvel adquirido através do financiamento da caixa através do pro-cotista.

    Vocês me responderam que não identificaram nenhuma regra que impedia, mas acreditavam que isso acontecia em casos com subsídios do governo federal ou FGTS, como minha casa minha vida.

    Meu caso seria um financiamento pro-cotista utilizando o fgts, saberia dizer se assim ficaria proibido de alugar?

    Obrigado.

    • Olá Clebar

      Boa Noite!

      Ratificamos a resposta anterior que não identificamos proibição de aluguel no Regulamento do Programa Pró-cotista, portanto não há proibição formal para este tipo de negócio no referido Programa Habitacional.

      Equipe Click Habitação

  16. Boa noite!
    Tem alguma regra que impeça o aluguel de imóvel adquirido através do financiamento pro-costista?
    Se for proibido existe algum tipo de financiamento que permite?

    • Olá Clebar

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que não localizamos no Regulamento do Programa Pró-cotista regra impedindo o aluguel do imóvel.

      Cremos que a proibição é para os casos de contratos com subsídios do Governo Federal ou do FGTS, como o Minha Casa Minha Vida.

      Equipe Click Habitação

  17. Bom Dia,
    comprei um imóvel em construção, o mesmo será entregue em Dezembro de 2016, pelo meu contrato eu posso está financiando ele até dia 20.12.2016 para pagamento do restante devido a construtora, na porcentagem do imóvel é mais ou menos 40% que irei financiar, a construtora junto com o banco já está disponibilizando os financiamentos devido já ter saído o protocolo do hatites, minha duvida é, vale a pena já financiar agora ou esperar até o final do ano aguardando uma possível baixa no juros?
    obrigado

    • Olá Fabio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os juros do financiamento habitacional não devem baixar até o final do ano.
      A maioria dos bancos oferecem juros mais baixos, se você tiver fidelidade, talvez este seja o caminho.
      Cremos que somente a partir do ano que vem e do meio para o final de 2017.

      Equipe Click Habitação

    • Boa tarde
      Por favor eu tenho um imóvel já quitado e quero financiar outro vou fazer uma permuta e terei uma diferença a financiar pela caixa. Minha pergunta é . Gostaria de financiar peli procotista mas sei que não pode ter imóvel no nome…. eu posso então já passar a casa pro nome da outra pessoa pra depois entrar com o financiamento? Neste caso será que consigo entrar com o procotista?

      Muito obrigada

    • Olá Lidiane

      Boa Tarde!

      Orientamos a ter os cuidados de praxe para efetivar a negociação.

      Esclarecemos apenas que os recursos do Pró-cotista estão escassos e os bancos BB e CAIXA estão priorizando clientes correntistas para este tipo de modalidade. Desta forma, você deverá verificar previamente a reserva orçamentária antes de fazer o negócio.

      As condições para obter o financiamento estão no artigo. Verifique com o Banco a disponibilização de recursos para financiamento no Programa.

      Equipe Click Habitação

  18. Boa tarde. Foi tentar fazer um financiamento de procotista hoje em uma agência da Caixa da minha cidade. Não conseguiram nem simular (ou não quiseram), alegando que eu preciso ter 6 meses de conta corrente na caixa e recebendo salário.
    Procurei em vários lugares, sobre esta regra e não encontrei nada a respeito. Alguém sabe se é assim que funciona mesmo?
    Grato.

    • Olá Igor

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o Programa Pró-cotista tem recursos escassos assim provavelmente os bancos envolvidos CAIXA e BB estão priorizando para os clientes correntistas para efetivar o referido financiamento habitacional no programa.

      Equipe Click Habitação

    • Bom dia, na minha cidade procurei 2 lugares a cerca de 3 meses atras e ambos disseram que o governo tinha parado com o pro-cotista, que é o plano que eu preciso.
      Ja fui na caixa mas eles sequer falam sobre o assunto mandam ir direto nessas empresas que intermedeiam o financiamento.
      O plano esta ativo correto ? Como faço para conseguir ? tenho todos pré requesitos, trabalho com carteira assinada a mais de 14 anos nunca sequer saquei fgts e minha esposa tb.
      Obrigado
      att
      Gustavo

    • Olá Gustavo,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que existem recursos, mas eles estão limitados, portanto você deve comparecer nos Bancos envolvidos BB e CAIXA e verificar as condições de acesso e liberação de recursos.
      Esclarecemos que o Programa Pró-cotista tem recursos escassos assim provavelmente os bancos envolvidos CAIXA e BB estão priorizando este tipo de financiamento para os clientes correntistas.

      Equipe Click Habitação

  19. Boa tarde,

    Por favor gostaria de saber sobre o Procotista a caixa voltou a liberar correto? Minha conta do Fgts já tenho há mais de dez anos e atualmente trabalho registrada e a conta do fgts está ativa ok …. porém não tenho saldo no momento porque usei para quitar outro financiamento…… fui informada que não posso entrar nesta modaludade porque não tenho dez por cento do valor do imóvel que lretendo financiar no saldo do meu fgts…… está correto a infirmação?
    Obrigada por enquanto
    Att.

    • Olá Lidiane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se você tem a conta do FGTS ativa não haverá necessidade de ter 10% do valor da avaliação na conta vinculada do FGTS para fins de obtenção do financiamento no Programa Pró Cotista.
      Você deverá as demais condições do Programa
      Talvez seja alguma falta de conhecimento do atendente. Se for o caso, abra um SAC e peça para submeter instância técnica do banco para manifestação.

      Equipe Click Habitação

    • Boa noite!
      Muito obrigada pela atenção
      E aproveitando tenho outra dúvida meu esposo tem uma parte de 30% de um imóvel da mãe que esta no nome dele e dos irmãos. Isso impede o financiamento pelo procotista?

      Obrigada

    • Olá Lidiane

      Boa Noite!

      Esclarecemos que é permitida a concessão de financiamento a proponentes proprietários de fração ideal igual ou inferior a 40% de imóvel residencial, financiado ou não, considerando-se a participação num único imóvel, isoladamente, inclusive no caso de casal.

      Equipe Click Habitação

  20. Muito obrigado pelo esclarecimento anterior, mas ainda ficou uma dúvida:
    Considerando que tenho uma ação judicial solicitando o distrato do imóvel que me impede se utilizar o pró-cotista, essa documentação referente ao processo, não seria documento suficiente para me qualificar ao pró-cotista, ja que o objeto do impedimento da habilitação ao mesmo não é de meu desejo sendo inclusive motivo de ação judicial para sua extinção?
    Mais uma vez agradeço a disponibilidade e parabenizo a iniciativa do site.

    • Olá Victor

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que afirmamos que será investigado e que você deverá esclarecer a situação.
      Provavelmente haverá necessidade de uma análise jurídica e talvez necessidade de ouvir o agente Operador do FGTS.

      Equipe Click Habitação

    • Boa tarde
      Por favor no momento estou sem saldo no meu Fgts pois usei para quitar um financiamento mas estou trabalhando com registro e a conta fgts está ativa e há mais de dez anos. Eu consigo usar o procotista?

      Muito obrigada
      Att.

    • Olá Lidiane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Conforme nosso comentário anterior informamos que se você tem conta vinculada do FGTS ativa poderá pleitear financiamento no Programa Pró-cotista, desde que atenda as demais condições do Programa

      Equipe Click Habitação

  21. Olá, boa noite.
    Minha dúvida é a seguinte: Comprei um imóvel na planta com previsão de entrega para setembro de 2016, entretanto em função de diversos fatores(crise, valor, atraso etc) decidi fazer o distrato, o que não foi aceito pela construtora. Isso resultou em uma batalha judicial que já dura mais de um ano.
    Apesar de disso, não declarei em meu ir a compra do imóvel e agora nesse ano decidi comprar um imóvel pronto, utilizando a linha de financiamento do pro-cotista. Então gostaria de saber se existem outras fontes de consulta dos bancos (BB e CAiXA) para verificar a existência de imóvel no meu nome na concessão do crédito ou de cartórios na etapa de registro ou se é apenas o IR e se os documentos referentes a ação judicial referente ao imóvel na planta seriam suficientes para me habilitar a utilizar a linha pró-cotista.
    Muito obrigado e parabéns pelo site

    • Olá Victor

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os Bancos utilizam a Declaração de Imposto de Renda e declarações pessoais dos adquirentes de que não possuem imoveis em seu nome, em especial se for utilizar o FGTS.
      A Declaração falsa pode ser objeto de processo e investigação pela Polícia Federal, se for denunciado ou descoberto.

      Outra questão é que haverá pesquisa cadastral e poderá aparecer a ação judicial na pesquisa, o que será investigado.

      Equipe Click Habitação

  22. Boa noite,
    Parabéns pela presteza no esclarescimento das dúvidas dos internautas.
    Minha dúvida é:

    Fiz a compra de um imóvel na planta (que será entregue somente em dez/16), paguei todas as parcelas exigidas pela construtora ( inclusive as “chaves”), ou seja, não tenho dívidas com a construtora. Há 1 mês vendi o imóvel utilizando um contrato “de gaveta”, mas ainda não consegui alterar o contrato com a construtora.

    Estou interessado em comprar um outro imóvel utilizando o pró-costista, com este contrato que tenho, entro nas condições elegíveis para utilizar o financiamento? ou preciso aguardar a alteração do contrato com a construtora?

    Obs: Declarei no IRPF 15/16 o valor pago para a construtora
    Obs2: Atendo os outros pré-requisitos do pró-cotista

  23. Boa noite,
    Parabéns pela presteza no esclarescimento das dúvidas dos internautas.
    Minha dúvida é:
    Fiz a compra de um imóvel na planta (que será entregue somente em dez/16), paguei todas as parcelas exigidas pela construtora ( inclusive as “chaves”), ou seja, não tenho dívidas com a construtora. Há 1 mês vendi o imóvel utilizando um contrato “de gaveta”, mas ainda não consegui alterar o contrato com a construtora.
    Estou interessado em comprar um outro imóvel utilizando o pró-costista, com este contrato que tenho, entro nas condições elegíveis para utilizar o financiamento? ou preciso aguardar a alteração do contrato com a construtora?

    Obs: Declarei no IRPF 15/16 o valor pago para a construtora
    Obs2: Atendo os outros pré-requisitos do pró-cotista

    • Olá Mario

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que terá que formalizar a venda junto a Construtora.
      E apresentar toda documentação que comprove a venda junto ao Banco para justificar a presença do imóvel em sua Declaração de Imposto de Renda.
      O IR é documento básico para verificar a existência de imóveis de propriedade do comprador em qualquer modalidade de crédito com recursos do FGTS.

      A partir é esperar a análise documental do Banco.

      Equipe Click Habitação

  24. Tenho buscado esta informação, mas ainda sem sucesso, e encontrei este site, que me pareceu bastante esclarecedor…
    Pergunto:
    A CEF ou Bancos particulares financiam imoveis que ocupem “Fração Ideal” de terreno ?, tipo casas em Vilas Particulares, daquelas que tem uma rua de acesso a todas as casas, rua essa que em algumas vilas tem até portão. Note, não estou me referindo a Condomínios, ja que apartamentos são normalmente financiados, e constituem uma “Fração Ideal” do empreendimento…
    Antecipadamente agradeço.

    • Olá Alberto

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se houver uma matrícula individualizada para casa da vila não vemos óbice na obtenção de financiamento.

      Mas, se não houver cremos que nenhum banco irá efetivar financiamento.
      Os bancos não financiam “fração ideal de terreno”.

      Sugerimos efetivar a consulta diretamente aos bancos.

      Equipe Click Habitação

  25. Olá. Boa tarde. Estou com dúvida quanto ao tramite do processo. Eu assinei os documentos da proposta que foi enviada a Caixa, no sistema eu verifiquei que está na segunda fase “em negociação”, o que seria isso? Os documentos já foram aprovados pelo setor responsável. Além disso, no sistema está constando a assinatura no dia 22/06, mas nesse dia eu não assinei nada. Obrigado. Estou com receio de bloquearem verbas e eu ficar sem meu apto.

    • Olá Rafael,

      Bom dia! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Sugerimos verificar junto a Agência da CAIXA ou no correspondente bancário onde efetuou a entrega dos documentos.
      Se a documentação já foi aprovada pela conformidade, não há problema orçamentário.
      Caso tenha ficado alguma documentação pendente, o Banco ou correspondente deve entrar em contato, caso haja necessidade de mais documentos.
      Busque informações.

      Equipe Click Habitação

  26. Assinei meu contrato em 23.05 e já paguei a primeira parcela proporcional já que trata se de um imóvel em construção mas ainda não peguei o contrato assinado…corro ainda algum risco de ter o financiamento cancelado?

    • Olá Aline,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      O contrato provavelmente deve estar no processo de registro no Cartório de Registro de Imóveis cujo prazo médio é de 30 dias, o que não impede o pagamento das prestações.
      Sem esse registro, o Banco não libera o valor ao vendedor, portanto acompanhe!
      O financiamento só poderá ser cancelado se não houver o registro, portanto acredito que não haverá riscos.
      Saiba mais no artigo Registro: veja os detalhes” target=”_blank”>Registro: veja os detalhes

      Equipe Click Habitação

  27. possuo imovel financiado com recursos do sbpe pelo banco brdesco. posso fazer portabilidade do financiamento para cef com recursos do pro cotista de fgts. esse é meu único imóvel.

    • Olá Candido

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não pode migrar ou portar o crédito para modalidade diferente da que contratou do outro banco.
      Você pode portar para o SBPE em qualquer outro banco. Talvez deva esperar um pouco para as taxas de juros voltarem a ficar mais atrativas.

      Equipe Click Habitação

  28. Dúvida: Tenho um imóvel, apenas no contrato de compra e venda, porém eu o declaro em minha Declaração, posso eu utilizar o FGTS para a compra de um outro imóvel, na mesma cidade em que moro?

    • Olá Wladimir

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que o uso do FGTS na habitação é para moradia própria.

      A Declaração de IR é um dos documentos primordiais de qualquer concessão de crédito habitacional, ainda mais se for utilizar o FGTS, é obrigatório a apresentação, em especial, para conferência da propriedade de imóveis.

      Assim, orientamos a vender o primeiro para poder utilizar o FGTS no novo financiamento.
      Veja mais:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?
      Impedimentos para uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  29. Boa tarde!
    Estou procurando fianciamento imobiliário e tenho em dois bancos isso aprovado. Hoje percebi que existe uma linha pró-cotista no BB e que vale muito a pena. Fiz a simulação no site e eu e minha esposa nos encaixamos no programa. Ela é assalariada e corresponde a 40% da renda. Eu sou autônomo e consigo comprovar por IR. O BB aceita IR como comprovação de renda para linha pró-cotista? Grato

    • Olá Filipe,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que todos os bancos exigem o Imposto de Renda dos adquirentes quando o financiamento usam recursos do FGTS, pois é necessária avaliação dos pré-requisitos de uso do Programa (propriedade ou não de imóveis, por exemplo).
      O Imposto de Renda é aceitável como comprovante de renda, mas cada banco tem sua política de crédito, assim precisará verificar com o seu gerente.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      Autônomo pode financiar a casa própria?
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  30. Boa tarde,

    Um imóvel financiado( eu vendi o imóvel) 15/04/2015 pelo Pro cotista,pode ser objeto de negociação(recomprada por mim pelo SBPE OU pro cotista) antes dos 3 anos passados hoje 08-06-2016? não foi utilizados FGTS na venda financiada.

    grato

    • Olá Adriano

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que se a venda for uma operação normal e adequada e não se tratar de eventual tentativa de “fraude” poderá ser efetivada por qualquer linha de crédito de financiamento habitacional.

      Equipe Click Habitação

  31. boa tarde,

    Um imóvel financiado 15/04/2015 pelo Pro cotista,pode ser objeto de negociação( SBPE OU pro cotista) antes dos 3 anos passados hoje 07-06-2016? não foi utilizados FGTS na venda financiada.

    • Olá Adriano,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que está não muito claro o quis dizer com negociação.
      Se for por atraso nos pagamentos dos encargos mensais depende da política de negociação do banco. Não há restrição legal para negociar, apenas depende da política de negociação do banco. Verifique com seu gerente.

      Equipe Click Habitação

  32. Boa noite podia me informar porque a caixa está descontando um valor de 120 reais a menos da parcela habitação , no contrato está um valor de 1380 só está descontando 1260 será que é porque tenho conta na caixa

    • Olá Wilian

      Boa Noite!

      Orientamos a ligar no atendimento pós-venda da CAIXA e pedir o esclarecimento sobre a diferença na prestação:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Equipe Click Habitação

  33. Ola Click Habitaçao!

    Tenho um financiamento pelo pro-cotista para construçao em terreno proprio, nao utilizamos o FGTS como entrada, posso usa-lo para reduçao das parcelas mensais?
    Desde de ja agradeço

  34. Boa tarde.

    Quero comprar um ap pela linha do pro cotista, eu já fui ao meu banco (BB) e me enquadro ao financiamento. O imóvel que quero comprar o vendedor também adquiriu pelo pro cotista porém ele não utilizou o FGTS na compra. Será que o financiamento permite eu comprar pela mesma modalidade e eu utilizando o FGTS como entrada?

    • Olá Carolline

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o intervalo de uso do FGTS como entrada, que é o que você pretende fazer é 3 anos para novo uso no mesmo imóvel.
      Assim, se o comprador não utilizou na compra e a última utilização como entrada, se houve, for superior a 3 anos não haverá problemas para utilizar o FGTS na sua compra.

      Sugerimos a leitura do artigo e o gráfico do artigo:
      Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?

      Equipe Click Habitação

  35. RE: Banco Central
    Gilberto Maciel Azevedo 21/05/2016 Manter esta mensagem na parte superior de sua caixa de entrada
    Para: Ibrahim Kleber Saad Pereira, Gilberto Maciel Azevedo

    Olá…segue informações.

    OUVIDORIA BANCO CENTRAL E BB.
    Segue relatório enviado.

    Fiz a venda de meu imóvel financiado pelo Banco do Brasil.
    O crédito e documentação foram aprovadas, onde assinamos o contrato dia 12/04. O respectivo registro de imóvel foi entregue no Banco do Brasil, devidamente transferido ao comprador e com alienação fiduciária ao referido Banco dia 02/05.
    Foi-me informado que após a entrega do registro de imóvel o Banco efetuaria o pagamento em 5 dias ao vendedor. Infelizmente, hoje fazem 18 dias da entrega do registro do imóvel e não consegui ainda receber, não me sendo dado nenhum prazo para tal.
    Um dado importante é, devido a conclusão positiva do financiamento, o comprador já está morando no imóvel.
    Procurando a gerencia do Banco do Brasil – Ag. Fonte Cristal – Rua Benjamim Lins – Curitiba/Pr, foi-me dito que a opção do comprador foi pelo financiamento procotista, e que a Caixa Econômica Não está repassando os valores, e não tem previsão. Isso é um absurdo.
    Veja…assinai contrato com o Banco do Brasil/ O registro de Imóvel tem o BB como credor…eu não tenho nenhum documento assinado com a Caixa Econômica Federal.
    Pela informação recebida inicialmente, que pagamento seria feito 5 dias após a entrega do registro de imóvel no Banco, eu assumi compromissos financeiros que não estou conseguindo honrar devido a esse descaso.
    Preciso do recebimento com urgência,

    • Olá Gilberto

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Muito estranha a situação. Considerando o descaso orientamos a efetivar reclamação e verificação junto ao PROCON ou advogado de sua confiança para analisar e decidir a melhor estratégia de atuação.

      Equipe Click Habitação

  36. Boa noite!
    Comprei meu ap no final do ano passado e utilizei a linha Pro Cotista (BB). Aconteceram imprevistos e coloquei o mesmo à venda.
    A atual compradora se enquadra nos requisitos para obter a linha de pro cotista(BB). É possível fazer o interveniente quitante, sendo que quando eu comprei não utilizei o FGTS como parte da entrada. Será que terei problemas nesse processo?

    • Olá Tiago

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Entendemos que a quitação do atual e concomitante efetivação de novo financiamento é possível.
      Mas orientamos a consultar o Banco para verificar as condições de enquadramento do comprador.

      Quanto a transferência sugerimos a leitura do artigo:
      Transferência de financiamento habitacional

      Equipe Click Habitação

  37. Ola, boa noite
    Eu comprei meu AP no dia 23 março de 2016(financiei) assinei o contrato da imobiliária e dei toda a documentação exigida, nesse meio tempo, pediram algumas informações novamente pois houve uma atualização, etc. Somente ontem meu marido recebeu um e-mail para acompanhar o processo e foi criado ontem mesmo, esta assim:
    “-Situação da Proposta
    Proposta em andamento.
    -Avaliação de Crédito
    Avaliação de Crédito dos participantes aprovada em 23/05/2016, de acordo com a documentação recebida.
    -Valor máximo do financiamento aprovado
    -Participantes da Proposta
    Todos os participantes obrigatórios do financiamento foram cadastrados.
    -Imóvel
    A Avaliação de Engenharia do Imóvel ainda não está concluída.
    -FGTS
    A proposta não utiliza recursos do FGTS.
    -Análise Documental
    Validação da documentação dos participantes em andamento.”

    Sendo que ja mandei todos os documentos e meu corretor falou que esta tudo aceito, e no site nao consta isso. fala que nao teve FGTS, mais teve, e ja foi feito a vistoria sim.
    Ele falou que o site esta desatualizado, essa informação é verdadeira? Porque ja mandei tudo desde o dia 23/03/16 pq só lancaram minha proposta ontem, vai demorar mais quanto tempo para mim assinar esse contrato? +-, sera que terei que esperar mais 60 dias?

    • Olá Flavia

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Realmente a situação é estranha. Orientamos a abrir um SAC no site do Banco para analisar a questão e verificar o que de fato está acontecendo.
      O prazo de análise documental é excessivo.

      Equipe Click Habitação

  38. Ola, meu financiamento pelo BB esta na fase Aguardando liberacao de recursos pelo agente operador (cef). Voces sabem me dizer se a cef tem um prazo maximo para atender essa demanda visto que o BB tem recursos porem sob custodia da cef?

    • Olá Tatiana

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que deve se tratar de etapa de análise interna no Banco.
      Onde ele retira o orçamento de uma conta e disponibiliza para o seu contrato.
      Cremos que seja rápido, mas o seu gerente do Banco ou Correspondente poderão lhe passar o prazo certo desta Etapa.

      Equipe Click Habitação

  39. Olá, boa noite a todos! Eu sou de São Bernardo do Campo, desde o final de Março quando dei entrada no meu financiamento da caixa na modalidade pro cotista venho acompanho o site e todos os comentários. Hoje chegou o tão aguardado dia onde meu noivo e Eu assinamos nosso contrato tudo está certinho os valores que nos informaram e ficamos muito felizes e agradeço ao Click Habitação que vem nos ajudando a esclarecer algumas dúvidas. Muito obrigada mais uma vez e boa sorte a todos!!!

    • Olá Keilla

      Boa Noite!

      Parabéns e sucesso no novo lar!!

      Equipe Click Habitação

    • Olá Keilla

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o Correspondente Bancário deverá cadastrar o seu e-mail. O código será enviado para o e-mail cadastrado. Veja no artigo:
      Acompanhamento Financiamento CAIXA

      Orientamos a pedir o cadastramento.

      Equipe Click Habitação

  40. Boa noite gostaria de saber se o valor da prestação do financiamento já é debitado junto com os seguros ,pois a caixa me passou um valor mas debitou um valor 140 reais a menos da minha conta

    • Olá Wilian

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a cobrança deve ser efetivada em conjunto.
      Informamos que pode ter ocorrido algum problema de sistema e a cobrança foi efetivada sem o seguro habitacional obrigatório.
      Normalmente nos meses seguintes a cobrança da diferença será efetivada.

      Equipe Click Habitação

  41. Boa noite,

    estou com uma duvida sobre o desconto na prestação referente a cliente com relacionamento + conta salario. O desconto é apresentado apenas na hora de assinatura do contrato?

    É necessário que pelo menos um salario caia na conta antes da assinatura para eu ganhar o desconto? Ou eu posso solicitar esse desconto apos a assinatura do contrato?

    Obrigado!

    • Olá Vitor,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que o pedido e abertura da conta devem ser efetivados antes da concessão do financiamento.
      O desconto deverá ser apresentado quando da simulação de valores para fins de avaliação de risco pelo Banco. Ou seja, no início da operação.
      Consulte seu Correspondente Bancário ou gerente do banco.

      Equipe Click Habitação

  42. Boa noite, a minha proposta no site de acompanhamento SIOP mudou o status hoje para Aprovada e previsão de assinatura para 13/05.

    O status aprovada, significa que já foi feita a reserva da verba (Dotação) pela gerente da caixa? Ou significa apenas que os documentos foram aprovados?

    Obrigado!

    • Olá Marcelo,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Se já existe previsão de assinatura significa que não há nenhuma pendência, inclusive de reserva orçamentária.
      Dessa forma, fique tranquilo e assine seu contrato no prazo previsto.
      Se ainda tiver dúvida, verifique com a agência.
      Parabéns pela aquisição!

      Equipe Click Habitação

  43. Boa noite,

    Tenho a seguinte dúvida:

    Em todas as matérias que saíram na mídia e nos comentários dos especialistas sempre há a mesma afirmação: há crédito para imóveis de até 225 mil e de 500 mil até 750 mil. Porém, ninguém cita que o valor que deve ser considerado é “valor de avaliação do banco” ou “valor de compra/venda”.

    Reparei que aqui vocês mencionaram o valor de venda e não o de avaliação do banco.

    Somente para confirmar, segue meu caso:

    Valor de avaliação do banco: 240 mil
    Valor de compra/venda: 210 mil

    Devo considerar o valor de compra/venda (210 mil)? Este valor que se encaixa na primeira linha do pro-cotista?

    Agradeço a disponibilidade.

    Um abraço.

    • Olá Edipo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os valores de venda e de avaliação do imóvel serão comparados entre si, optando-se pelo maior para fins de enquadramento no programa.

      Lembramos que a CAIXA está com os recursos mais escassos.
      Mas você tem a opção de financiar pelo Banco do Brasil.

      Faça a simulação em ambos os bancos.

      Equipe Click Habitação

  44. Bom Dia!
    A linha pro cotista não está tendo verba e foi suspenso pela CEF, fui aprovado nessa modalidade e a minha correspondente conseguiu com muita insistência fazer a reserva do valor que eu precisava e enviou para a conformidade. Minha dúvida é a seguinte:
    Depois que foi feita a reserva e na conformidade ocorreu tudo certo, existe alguma possibilidade de não conseguir assinar?

    • Olá Erci

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que foram suspensas novas contratações. Cremos que as que estavam em andamento estão sendo continuadas.
      Considerando que já conseguiu a reserva orçamentária e o processo está com a conformidade do banco não deverá haver problemas para assinatura do contrato, desde que a documentação esteja em ordem.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Taila

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não há limite mínimo de renda para efetivar financiamento no Pró-Cotista.

      Sugerimos efetivar a simulação no site dos bancos: CAIXA e Banco do Brasil.
      Veja no artigo:
      Simulação de Financiamento Imobiliário

      Lembramos que a CAIXA fechou a linha de crédito dependendo do valor de imóvel pretendido por falta de recursos.

      Equipe Click Habitação

  45. Boa tarde Gilberto,

    Estou iniciando os processo para financiamento do meu primeiro imóvel, minha carta de crédito havia sido aprovada por meio do pro-cotista, porém, hoje a correspondente me informou que o pró-cotista não mais será aplicado.

    Nesta situação, por já ter a carta e crédito aprovada, me adere algum direito de requerer tal taxa de jurus por algum meio?

    Pode acontecer o caso de em um correspondente não ter mais o acesso ao pro-cotista e um outro ter este acesso? Pois em conversa, um outro correspondente informou que ainda tem o canal para esse tipo de financiamento, fiquei bastante confusa quanto a legitimidade desta informação.

    Ressalto que os documentos da construtora só sairão ao fim deste mês, pois trata-se de imóvel comprado na planta.

    Obrigada, e parabéns pela excelente matéria.

    • Olá Suellen,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Desde o dia 02/05 a CAIXA não está aceitando novas propostas na modalidade pró-cotista para imóveis com valor até R$ 500.000,00.
      A carta de crédito não é garantia de financiamento nessa modalidade, uma vez que existem outras fases da contratação do financiamento que também podem impedir o andamento, até assinatura do contrato. Dessa forma, entendemos que não há ação judicial que possa garantir tal direito.
      A informação de que alguns correspondentes tem acesso e outras não, não é correto, uma vez que alguns clientes já estavam com dotação orçamentária aprovada, por isso alguns CCA estão dando andamento, pois são contratos em fase mais avançado que a sua.
      Cabe ressaltar que o Banco do Brasil ainda tem orçamento para essa linha, veja se é de seu interesse. Caso contrário, veja outra modalidade que pode encaixar seu financiamento.

      Equipe Click Habitação

  46. Bom dia!

    ao pessoal que acompanha esta pagina para esclarecer dúvidas, seria interessante que postassem quando conseguir assinar o contrato nessa modalidade ou quando não conseguir para sabermos como esta essa verba, se realmente esta acabando ou não.

    Se puder informar também a região e valor do imoveu (Para sabermos em qual categoria se enquadra)

    Obrigado!

  47. Boa noite. Financiamento aprovado, a caixa ja sacou meu fgts e agora alega não estar conseguindo rodar o meu contrato por falta dê verba na modalidade pro cotista. Como devo proceder uma vez que os mesmos informaram que não haveria problema pois meu contrato havia sido avaliado quando ainda havia dinheiro? Eles não deram nem previsão de quando conseguirão rodar o contrato.

    • Olá Monyque,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a reclamar formalmente e abrir um SAC e pedir para submeter ao gestor do produto, explicar que a operação já estava aprovada e que deve seguir o curso da contratação.
      Cremos que a questão possa ser resolvida.
      Fale com seu gerente e peça o encaminhamento para estâncias superiores para conseguir efetivar a contratação.

      Caso não seja atendida faça uma reclamação junto ao Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

  48. Boa noite , gostaria de saber se os seguros adquiridos na hora da assinatura do contrato pode ser cancelado sei que 2 seguros sao obrigatorios MIP eo DFI , tem seguro que tem até direito de chaveiro limpeza de caixa de agua sera que pode ser cancelado.
    O financiamento foi feito na linha procotista

    • Olá Wilian

      Boa Noite!

      Esclarecemos que algumas apólices disponibilizam este tipo de serviço de forma gratuita por algum tempo (1 ou 3 anos).
      Se tiver algum custo extra não é obrigatório e você poderá pedir o cancelamento ou a migração de apólice de seguro.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      Como diminuir valor da prestação habitacional?

      Equipe Click Habitação

  49. Qual a opção mais vantajosa entre SAC ou PRICE, considerando que desejo quitar todo o financiamento antes do prazo definido na contratação do financiamento, inclusive com uso do FGTS?

  50. Bom dia!

    Estamos nos tramites do financiamento e era por esse pró-cotista marcamos de assinar os documentos hoje 04/05, mais o correspondente me ligou informando que essa taxa não estava mas disponivel e que teria que simular no SBPE. Verifiquei que meu FGTS foi sacado em 27/04 isso tem alguma relação com o financiamento e posso requerer essa taxa com o fato dessa movimentação ou não faz relação no processo? O que devo fazer?

    • Olá Fagner

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Conforme consta em comentários anteriores acreditamos que a verba do Pró-cotista para algumas faixas de valores estão acabando.

      Orientamos a abrir SAC e conversar com o gerente do banco para submeter seu caso a instâncias superiores para conseguir o crédito para o financiamento que já estava em estágio adiantado.

      Se não for atendido abra Reclamação do Banco Central ou no PROCON.

      Equipe Click Habitação

  51. Dei entrada na Caixa em um financiamento Pro-cotista para construção em terreno próprio em Agosto de 2015 como a lista de exigências da Caixa é enorme: projeto arquitetónico, ARtS, orçamentos, etc. Quando conseguir tudo já havia esgotado o recurso para 2015. Ai a midia caiu em cima e suplementaram o pro-cotista para 2016. Senso que o aimulador ao foi liberdo no mes de Abril. Pensei agora vai dar certo! Dia 07 de abril dei entrada em toda papelada com um custo aproximado em R$ 14.000,00 (projetos, alvarás, taxas de abertura de crédito e vistoria da engenharia além das certidões em cartório) laudo do engenheiro aprovando tudo, mas aí dia 29 quando o gerente foi registrar meu contrato nada feito pois travaram o sistema sem aviso prévio. Ele me acalmou e disse que ia tentar provisionar o recurso para segunda-feira dia 02 de Mário. Pasmem nada feito pois o Banco informou que haviam cancelado o pro-cotista sem aviso prévio por falta de recurso. Pergunto:
    1-Porque razão reabrir o pro-cotista apenas por um mês,?
    2-Quem vai arcar com toda essa despesa que fiz”com o aval da caixa”?
    3-E os danos causados pela frustração e decepção minha e de toda família?
    4-Tendo a caixa recebido minha proposta, aprovado meu crédito, exigido toda essa documentação que gerou custos, matrícula de obra na receita, alvará de construção, ARTS de engenheiros, etc, laudo da engenharia aprovado (R$ 400,00) NAO TERIAM QUE HORAR O COMPROMISSO? EU FICO NO PREJUÍZO E PRONTO COMO DISSE O GERENTE, mesmo se sensibilizando com meu caso, Que foi ordem de cima pra baixo, não tem mais o que fazer. A quem ou qual órgão recorro agora?

    • Olá Francimario

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que o fechamento do Programa Pró-cotista na CAIXA se deve a escassez de recursos para financiamentos com valor de imóvel acima de 225.000 (teto do financiamento de habitação popular com recursos do FGTS). Veja na tabela que consta no artigo:

      A verba tem destinação por: faixas de valor do imóvel, por região, por tipo de imóvel (novo e usado). Os recursos em função da escassez da poupança se tornaram insuficientes para atendimento da demanda.

      Orientamos a abertura de SAC no site do Banco e pedindo que o processo dê andamento, considerando o tempo decorrido e os problemas enfrentados.
      Sugerimos conversar com seu gerente e pedir o encaminhamento do caso à instancias superiores para análise.

      Lembramos que o Banco do Brasil possui verba para o Programa Pró-cotista.

      Equipe Click Habitação

  52. Boa tarde. A caixa o sacou meu fgts estou aguardando rodarem o contrato. Porém fui informada hoje aí a agência não está conseguindo rodar o contrato por erro no sistema. Isto ocorre normalmente? O despachante me garantiubque eu não teria problemaspor ser pro cotista.

    • Olá Monyque

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Infelizmente não temos conhecimento de problemas no sistema da CAIXA. Pode ser um problema momentâneo. Em geral, este tipo de problema é resolvido com rapidez.
      Mas, fique de olho aberto junto ao gerente da CAIXA.

      Equipe Click Habitação

  53. Boa tarde Gilberto, o financiamento pelo sistema pró-cotista, segundo a agência da Caixa Econômica, foi novamente suspenso, e não é a primeira vez desde o final de 2015, você poderia opinar sobre as provisões para essa modalidade de financiamento?

    Grato

    • Olá Miguel

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o Conselho Curador estabelece critérios de utilização dos valores, existem 3 faixas. Veja na imagem e no artigo.
      Pelo que soubemos os recursos para financiamentos de valor acima de 225.000,00 (teto da habitação popular) estão acabando na CAIXA.

      Informamos que o Banco do Brasil dispõe de recursos sugerimos procurar este banco.

      Equipe Click Habitação

  54. Meu financiamento pro cotista foi tudo aprovado em 28/04, meu correspondente disse que agora tenho que esperar o gerente do banco ligar pra agendarmos a assinatura do contrato, quanto tempo demora isso?

    obrigado!

    • Olá Danilo

      Boa Tarde!

      Orientamos a questionar junto a agência do banco ou ao Correspondente Bancário.
      Não temos como informar.

      Equipe Click Habitação

  55. Boa Noite, depois de longos 7 meses de espera, finalmente assinei hoje meu financiamento na modalidade pro cotista, pois tive várias problemas depois que a verba foi liberada, caso alguém de vocês tenham problemas tentem realizar reclamação direto no banco central pois foi por lá que consegui agilizar meu processo.
    Gostaria de saber do site agora quais são as próximas etapas, dei entrada no cartório porém o sistema estava fora do ar, quantos % tenho pagar la? Sei que como é meu primeiro imóvel tenho desconto. OUtra coisa paguei o ITBI com o valor referente a avaliação do primeiro engenheiro, e o segundo avaliou o apartamento a menor, preciso mudar o ITBI? ele já foi entregue no cartório.
    enfim agradeço este site que me fez tirar muitas duvidas.

    • Olá Rafaela,

      Boa Tarde! Agradecemos a sua presença no Click Habitação.

      Em primeiro lugar parabéns e sucesso com seu novo lar!
      Esclarecemos que as custas de registro do primeiro imóvel financiado no SFH tem desconto de 50%.
      Veja no artigo:
      Desconto registro primeiro imóvel SFH e Desconto ITBI

      Os custos variam de Estado para estado, veja os valores para seu Estado no link abaixo:
      Tabela de Emolumentos por Estado – IRIB

      Já o ITBI a alíquota e condições de desconto ou não dependem da legislação municipal, podendo variar de cidade para cidade. Orientamos a consultar o site de sua prefeitura. Se recolheu a maior deverá requerer a devolução.

      Temos no site diversos artigos e dicas sobre como acompanhar o seu financiamento. Sugerimos a leitura das 8 dicas:
      Dicas para acompanhar o seu financiamento

      Equipe Click Habitação

  56. Olá.
    Estou procurando formas de viabilizar a construção da minha casa. Já procurei agências da Caixa Econômica Federal, busquei informações na internet e falei com algumas pessoas e todos me dizem que não é possível um financiamento/linha de crédito para zona rural.
    Contudo, lendo o seu artigo aqui e outros materiais na internet fico na dúvida se realmente não há uma possibilidade. Comprei um terreno, fração ideal, na zona rural. Quero construir minha casa nesse terreno. Realmente não é possível utilizar o Programa Pró-cotista? Ou outro?

    Desde já agradeço a atenção.
    Rodrigo

    • Olá Rodrigo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o financiamento habitacional é iminentemente urbano. Não conhecemos linhas de crédito de financiamento habitacional para imóvel rural.

      Existe apenas o PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural​ foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009 e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando/ampliando/concluindo uma existente.​

      Cremos que deverá procurar a possibilidade de crédito rural.

      Equipe Click Habitação

  57. Olá.

    Será que este ano não termos mais Verba para pró cotista na CAIXA?
    A simulação no site apenas permite SBPE agora.

    Obrigado,

    • Olá Daniel

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Parece que a CAIXA restringiu o Programa apenas para imóveis com valor até o teto da Habitação popular:
      I – no mínimo, R$ 4.000.000.000,00 (quatro bilhões de reais) destinados ao financiamento de imóveis cujo valor de venda não ultrapasse os limites estabelecidos para a área orçamentária de Habitação Popular, nos termos do art. 20, inciso I, da Resolução nº 702, de 4 de outubro de 2012 (até 225.000,00 – duzentos e vinte e cinco mil reais);

      Nas demais faixas de valor do imóvel: até R$ 500.000,00 e acima de R$ 500.000,00 os recursos da CAIXA para o programa devem estar escassos.

      Nesta caso a opção será o Banco do Brasil.

      Equipe Click Habitação

  58. Estou em processo de compra de um imóvel, pelo sistema pró cotista +salário na caixa, o fundo ja foi debitado e hoje a corresponde enviou o processo , mas a tarde ela me liga e diz que acabou a verba para pró cotista, assim do nada, e agora a taxa que antes era de 7,58 a.a será de 10,02 a.a, queria saber se isso é normal? porque pra mim foi péssimo uma vez que com o valor de entrada que estou dando, terei que fazer em 360 meses ao invés de 240.

    • Olá Michel

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Situação é estranha, em especial pois sua proposta já estava em andamento.
      Recentemente o Governo liberou verba para o Programa Pró-cotista.

      Orientamos a abrir um SAC no site do Banco relatando a situação e pedindo que seja mantida as condições que estavam em andamento da sua proposta pelo Programa. Solicite submeter ao gestor do Produto.

      Equipe Click Habitação

    • Michel, qual o valor de avaliação do seu imóvel e valor financiado? Para eu saber em qual categoria se enquadra.

      Foi apos você assinar os papeis da proposta no correspondente ou depois que eles enviaram a documentação para o GIRET que te falaram que a verba acabou?

      Atenciosamente,

  59. Bom dia,

    Assinei meu contrato pró cotista no escritório da minha assessoria na segunda dia 25/04 mas o mesmo não estava assinado pela Caixa Econômica, talvez por ter sido impresso no próprio escritório da assessoria , isso é frequente?

    • Olá Eli

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando a situação apresentada e se tiver dúvidas quanto ao processo e a lisura orientamos a questionar o Banco por meio de SAC no site.

      Equipe Click Habitação

  60. Boa noite pessoal,

    estou acompanhando minha proposta no site da caixa e esta no estagio 3 “Negociada” quando ela passa para “validada”? é apenas quando é feita a reserva da verba?

    A avaliação de documentos já foi concluída, quando os documentos retornam da avaliação, vão direto para o gerente na caixa ou chega para o correspondente e ele que tem q encaminhar para a caixa para o gerente emitir o contrato?

    Estou com essas duvidas pois tenho sérios problemas com o correspondente que esta tocando meu processo. E o SAC da caixa nenhum atendente sabe informar nada.

    Desde já, muito obrigado a quem puder ajudar!

    • Olá Carlos,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      A alteração da fase de “negociada” para “validada” ocorre após a etapa de conformidade de dados e documentos efetuada pelo Banco.
      Se houver parecer positivo, a Agência irá agendar a assinatura do contrato, que geralmente ocorre em até 5 dias após essa aprovação.
      Em caso de dúvidas, contatar a Agência do Banco.

      Equipe Click Habitação

      Equipe Click Habitação

  61. Boa Tarde!
    Primeiramente gostaria de parabenizar os responsáveis pela página, e agradecer por todas as respostas que nos ajuda a tentar compreender o que estamos passando.
    Bom, meu processo está sendo uma novela desde 12/2015,mas, pelo que sabemos o gerente conseguiu fazer a nossa reserva, e como moramos no interior, noroeste no Paraná, nosso contrato vai ser feito por uma outra agência.O problema é o FGTS, gostaria de saber se vou ter que assinar a liberação do FGTS junto com contrato, ou antes?

    Desde Já agradeço

    • Olá Jéssica

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o pedido de saque do FGTS para entrada deve ser efetivada com antecedência minima de 5 dias (prazo para que o valor seja liberado ao banco).
      E a liberação do valor deve estar efetivada antes da assinatura do contrato, obrigatoriamente.

      Boa sorte!

      Equipe Click Habitação

  62. Boa tarde!
    Com tudo pronto pra assinar o contrato, nosso correspondente nos ligou dizendo que meu fgts retornou pra nossa conta. Tivemos que assinar os formulários novamente e o prazo era de cinco dias para ressarcir novamente.
    Hoje a gerente geral da agência nos ligou e disse que embora já tenha sacado de novo o fgts, não consegue dar continuidade no processo porque estão com um problema geral de sistema que faz com que o fgts não reflita no sistema. Sem previsão de volta…. Estamos desesperados… Já aguardamos quase seis meses e quando pensamos que mais nada poderia acontecer, temos essa nova surpresa…
    Gostaria de saber se esta informação procede e se podemos fazer algo a respeito.
    Muito obrigada

  63. Boa tarde. meu fgts ja voltou no meu extrato, agora pra assinar nova proposta de uso do fgts, meu correspondente disse que tem que esperar ressarcir o mesmo, quanto tempo demora isso? se ja voltou o fgts no extrato porque tem q ressarcir denovo?

    • Olá Danilo

      Boa Tarde!

      O novo ressarcimento do FGTS normalmente ocorrerá em 5 dias.

      Equipe Click Habitação

  64. Assinei o contrato do pró cotista dia 08/04 e lá me informaram que a primeira prestação será dia 21/04. Isso pode? Não tem que ter um prazo de 30 dias da assinatura do contrato?

    • Olá José

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que normalmente a data de vencimento do primeiro encargo mensal é no mesmo dia do mês seguinte a da do contrato (verifique a data da contratação).
      Informamos que não existe impedimento em efetivar a alteração da data de vencimento no momento da contratação.
      Veja no artigo:
      Data de Vencimento – Faça a escolha!

      Orientamos a verificar a data do contrato e outras cláusulas importantes, conforme o artigo:
      Contrato de Financiamento Habitacional: Cláusulas Importantes

      Fale com o seu gerente.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Danilo

      Bom dia!

      Orientamos a procurar a agência da CAIXA e verificar o que está acontecendo de fato e real necessidade de estornar a operação de FGTS.
      Infelizmente não temos como informar mais nada.

      Equipe Click Habitação

  65. Meu fgts ja foi sacado da conta desde dezembro. Agora disseramn que houve um erro no cep ,,,e. Eu tinha que fazer uma nova autirzacao de saque,,mas para isso o dinheiro tem que voltar na conta . E certo isso / quanto tempo demora /

    • Olá Danilo

      Boa Noite!

      Esclarecemos que acreditamos houve erro no sistema e não do Correspondente.
      Provavelmente o valor do FGTS já voltou a sua conta vinculada. Pergunte ao Correspondente Bancário.
      Se for este o caso o prazo para novo ressarcimento é de 5 dias.

      Equipe Click Habitação

  66. Boa noite,

    gostaria de saber em que momento do processo de financiamento é dado o desconto quando optamos por ter relacionamento com a caixa ou relacionamento mais conta salario. É apenas na assinatura do contrato na caixa? Por que a proposta que o correspondente me pediu para assinar esta com os valores de taxa de balcão.

    Obrigado!

    • Olá Carlos

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Entendemos que a proposição da taxa de juros com relacionamento com o Banco deva ser requerida antes da contratação e antes da apuração da capacidade de pagamento.
      O Correspondente Bancário deve lhe passar as informações devidas. Caso não o faça procure a agência do Banco ou efetive reclamação por meio de SAC no site do Banco.
      Lembramos que a CAIXA tem página no Facebook e responde aos questionamentos naquele canal.

      Equipe Click Habitação

  67. Boa tarde. ja estou esperando assinar o contrato pro cotista construcao ja faz 5 meses, agora deu um problema no meu FGTS porque o inteligente do meu correspondente caixa da minha cidade (tiete-sp) esqueceu de por o c.e.p isso mesmo esqueceu de por o c.e.p e deu erro, agora tenho que esperar o meu dinheiro voltar na conta do fgts pra depois pedir pra dar a entrada denovo. Minha pergunta é: demora pra voltar o dinheiro na na minha conta do fgts? quanto tempo? Nao sei mais oq

    • Olá Danilo,

      Boa Tarde!

      Orientamos a procurar a agência do Banco para verificar o que de fato está acontecendo.
      Se for apenas efetivar novo pedido de saque do FGTS o prazo é de 5 dias.

      Agora você fala em retornar o valor para conta? Se houve erro não houve débito na conta!
      Foi debitado da conta vinculado do FGTS ou deu erro na tentativa de débito?

      Equipe Click Habitação

    • Olá Jone

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os financiamentos habitacionais tem a fonte de recursos “carimbada“, ou seja existem controles de orçamento e direcionamento básico pelo Conselho Curador do FGTS e pelo Banco Central.
      Na portabilidade necessariamente deverá portar para mesma modalidade de crédito, assim na sua hipótese deverá portar para o SBPE no novo Banco.

      Lembramos que você poderá efetivar a portabilidade do seguro Habitacional dentro do próprio banco (A CAIXA atualmente tem 3 apólices disponíveis). Assim, você poderá optar por uma apólice com um custo mensal menor. Faça uma simulação no site do Banco e veja o artigo:
      Portabilidade de seguro habitacional
      Simulação de Financiamento Imobiliário

      Equipe Click Habitação

  68. Bom dia. Há menos de um mês tive uma inadimplência com a CEF, pois entrei no cheque especial em função das manutenções de uma conta corrente. Entrei no SPC e só soube disso por que estou tentando financiamento com a CEF. Entrei em contato com a minha agência e fiz o pagamento imediatamente, não negociei valor menor e nem parcelei, justamente para não gerar alguma restrição interna. Uma semana depois procurei o gerente desta agência e ele me mostrou o sistema interno, disse que meu conceito continua perfeito e nada iria impedir meu financiamento, o conceito no sistema constava AA.
    Eu e meu esposo queremos entrar na modalidade pró-cotista, ontem, 14/04 nossa correspondente gerou no formulário automatizado e saiu a seguinte informação: Cliente não aprovado por que possui possui inadimplência interna CAIXA – procurar PV CAIXA.

    Meu esposo não tem pendencias com a CEF, a única situação que nos aconteceu foi acima relatada, será que por este motivo seremos prejudicados?

    • Olá Fernanda,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que provavelmente o sistema de avaliação do risco do Banco utiliza bases mensais e que ainda não foi “lançado” ou informado a regularização do débito. Assim, cremos que a situação será resolvida quando da atualização da base de dados no sistema de avaliação de risco do banco.

      Orientamos a procurar o seu gerente para o devido esclarecimento e providências cabíveis.

      Equipe Click Habitação

  69. Boa noite, gostaria de saber se para financiamento modalidade pró-cotista é obrigatório a contratação do seguro rcpm?

    • Olá Ana Paula

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o seguro RCPM está sendo operacionalizado para os contratos assinados na CAIXA, obrigatoriamente no Programa Minha Casa Minha Vida, nas modalidades de Aquisição de Imóvel Novo e Alocação de Recursos.

      Assim, no Programa Pró-cotista não é obrigatória a contratação do seguro RCPM.
      Veja mais:
      Conheça o seguro RCPM para imóveis financiados

      Equipe Click Habitação

  70. financiamento imobiliário pró-cotista, tira uma duvida, para financiar um imóvel de 330,00 mil qual deve ser a renda minima bruta?

  71. Obrigado pela resposta Equipe Click Habitação!

    Mais o que é o rápido que você considera, 2 dias, 5 dias? para eu ter um parâmetro para abrir a reclamação.

    Muito obrigado pelo apoio!

    • Olá João

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que não temos o prazo oficial, pois depende de cada banco. Questione ao Correspondente ou agência que está lhe atendendo.
      Cremos que o prazo de 15 dias citado por você suficiente para que a avaliação seja feita.

      Equipe Click Habitação

    • João, no meu caso, o laudo do engenheiro foi emitido em 02 dias úteis. É muito rápido…

  72. Bom dia!

    gostaria de saber em torno de quantos dias o engenheiro demora para liberar o laudo após a avaliação do imóvel, já estou a 2 semanas aguardando e ainda não me deram nenhum posicionamento.

    Obrigado!

    • Olá João

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Situação estranha, cremos que a avaliação é rápida ou pelo menos deveria ser.
      Orientamos a abrir SAC no site do Banco.

      Equipe Click Habitação

  73. Pessoal, bom dia.

    O meu contrato de financiamento já foi registrado perante o Cartório de Registro de Imóveis e na segunda-feira (ontem) apresentei à CEF.

    Vocês sabem me dizer quanto tempo demora a liberação do dinheiro do financiamento na conta dos vendedores? Pergunto pois a minha entrega de chaves está condicionada a isso.

    Obrigada!

    • Olá Flavia,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que normalmente o processo é rápido, levando de 2 a 3 dias.
      Consulte seu gerente no banco.

      Equipe Click Habitação

  74. boa noite amigo , preciso de ajuda , meu FGTS voltou pra minha conta depois de 4 meses , quando o contrato estava quase saindo , a aprovação do credito continua valendo ? quais são os próximos passos , vai demorar para assinar o contrato ainda? me da um caminho pelo amor de Deus estou com a construção e andamento e não paguei o terreno, pois dependo da caixa. muito obrigado preciso de ajuda

    • Olá Ederson

      Boa Noite!

      Orientamos a procurar o gerente do Banco e verificar a situação da aprovação do financiamento e reserva orçamentária.
      Não temos acesso a informações internas.

      Equipe Click Habitação

  75. boa noite amigo , preciso de ajuda , meu FGTS voltou pra minha conta depois de 4 meses , quando o contrato estava quase saindo , a aprovação do credito continua valendo ? quais são os próximos passos , vai demorar para assinar o contrato ainda? me da um caminho pelo amor de Deus estou com a construção e andamento e não paguei o terreno, pois dependo da caixa. muito obrigado

  76. Boa noite, consegui uma carta de crédito pro cotista no dia 03/03/2016 essa mesma tem a validade ate 04/05/2016.Comprei um apartamento pronto, entreguei toda documentação para o empreendimento, e agora eles me disseram que a minha carta de crédito está como não propagada, no sistema da caixa consta como aprovada, mas o representante ainda não passou minha documentação ao banco. E diz que vou ter que esperar vencer a minha carta para pedir outra. Isso é correto? O que é não propagada? Essa validade de apenas 2 meses está correto?

    • Olá Rafael

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que não conhecemos a existência de emissão de carta de crédito para o Programa Pró-cotista.
      Considerando a situação inusitada orientamos a procurar a agência do Banco e pedir os esclarecimentos ao gerente.

      Equipe Click Habitação

  77. Olá,

    É possível renegociar um contrato em andamento com a caixa no sistema de juros tradicional, para o pro-cotista?

    • Olá Matheus

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Infelizmente este tipo de enquadramento/negociação não é permitido.
      Os funding e as características na concessão do crédito são diferentes.

      Equipe Click Habitação

  78. Boa noite, Me ajudem

    Estou aguardando desde dezembro /15 a assinatura de contrato junto a caixa econômica. Sou da modalidade pro cotista e dia 30/03 a caixa pegou meu FGTS. Pra minha surpresa mesmo com o valor de FGTS alto referente ao mes de Dezembro meu valor de financiamento ficou mais alto e com a nova simulação que eu pedi ficaram um absurdo.

    Ate então o correspondente da caixa alegou que a caixa estava sem recurso para essa modalidade mas e a minha situação como fica? Pagarei absurdos de valores por conta desse atraso.

    Me ajudem , por favor

    Renata

    • Olá Renata

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que não ficou claro o motivo do aumento do financiamento.
      Na modalidade Pró-cotista não houve alteração nas condições de financiamento: taxa de juros, quota de financiamento.

      Pedimos retornar com mais detalhes do ocorrido e o que de fato aumentou ou piorou nas condições de financiamento para que possamos analisar.

      Equipe Click Habitação

  79. Parabéns Willian.
    A assinatura do meu contrato foi agendada para quarta feira dia 13, agora torcer pra Caixa não inventar nada até lá.

  80. Boa noite, eu estou DESESPERADA!!! Estou entre as pessoas que esperam os recursos para o financiamento pro cotista dede de novembro de 2015, fiz várias reclamações na ouvidoria e no banco central e quando finalmente obtive a resposta no dia 21/03 me foi enviado um email afirmando que o meu contrato seria assinado até o dia 31/03. Porem meu FGTS não foi sacado a tempo e tive que esperar para a primeira semana de abril, quando a documentação foi enfim encaminhada para a conformidade não foi aceito o imposto de renda do meu marido e tivemos que refazer o imposto e reenviar a documentação, na segunda vez foi constatado que o nome da minha mãe diverge em dois documentos meus, então tive que novamente concertar e no momento de reenviar a documentação o pessoal da conformidade não esta aceitando poque só pode alterar o processo por três vezes e ele já tinha sido alterado uma vez no começo do processo. De acordo com minha gerente ela só poderá refazer no dia 23 de maio. ate la todos os documentos vão vencer e vou ter que arcar com tudo novamente. Uma falta de respeito comigo que estou esperando a mais de 5 meses e por um erro deles de não verificarem os documentos de uma vez só estou arcando com as consequencias. DESESPERADA me define. Onde ligo, onde faço reclamaçaõ, para quem eu imploro esta mudanca antes do dia 23 de maio.

    • Olá Rafaela

      Boa Noite!

      Lamentamos todas as ocorrências.
      Realmente parece que existe uma limitação no sistema de avaliação de risco do Banco que impede troca de dados por mais de “x” vezes.

      Diante da problemática orientamos a procurar o PROCON para ver as providências a adotar no seu caso.

      Equipe Click Habitação

  81. Graças a deus a caixa me ligou já assinei o contrato paguei as taxas já peguei até a chave o dono da residência nem recebeu o dinheiro do banco ainda é já nos deu a chave , demorou 3 meses a contar da data de início , obrigado todos que de alguma forma nos confortou e muito obrigado meu deus

  82. Boa tarde!!
    Tenho os requisitos para ter o pró cotista, porém tenho um imóvel quitado onde resido atualmente.
    Consigo fazer o pro cotista tendo este imóvel?
    Se não, posso vender o meu imóvel atual e em seguida fazer o pro cotista?

    Obrigada!!!

    • Olá Rafaela

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a ler no artigos os Pré-requisitos do Trabalhador para participar do Programa, em especial:
      *Não ser proprietário, futuro comprador ou cessionário de imóvel residencial, pronto ou em construção:
      – No município de domicílio, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
      – No município de exercício de ocupação principal, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
      – No município onde pretende trabalhar e/ou residir ;
      *Não ser titular de direito de aquisição de imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no atual local de domicilio nem onde pretenda fixá-lo, inclusive no PAR.
      *Não ser titular de outro financiamento ativo concedido no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do território nacional.
      *O proponente detentor de financiamento ativo no SFH não pode participar de outro financiamento independente do percentual de fração ideal.

      Com certeza se você vender o imóvel que é impedimento de participar do Programa poderá pleitear o financiamento.

      Equipe Click Habitação

  83. Muita falta de atenção, pela terceira vez a minha correspondente da caixa me pede para assinar os papéis da abertura de conta que segundo a Giret está faltando assinatura, isso porque na segunda vez conferimos várias vezes se faltava alguma assinatura… tudo para atrasar a assinatura do contrato, agora mais quantos dias?

    • Olá Márcia

      Boa Tarde!

      Ratificamos que o prazo máximo previsto é de 5 dias, mas costuma ser menor.

      Equipe Click Habitação

  84. Boa tarde,

    Estou na mesma situação de muitos, financiamento aprovado pelo pró cotista, FGTS sacado em 16/03, toda documentação assinada e agora aguardando retorno da GIRET, para a Caixa rodar o contrato e nos chamar para assinatura, quantos dias será que ainda pode demorar?

    • Olá Márcia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a análise de conformidade do Banco demora no máximo 5 dias, mas costuma ser em menos tempo.

      O importante no Pró-cotista é ter o orçamento para seu contrato. O resto é questão de pouco tempo.

      Equipe Click Habitação

  85. O contrato era pra ser assinado hoje mais o banco ligou e disse que o sistema tava fora e que ia ter que aguardar sistema voltar , estou muito nervoso com isso tudo como as coisas não funciona nesse Brasil , será que pode ter dado errado o financiamento

  86. Bom dia
    Graças à Deus ontem assinei meu contrato, lembrando que o mesmo ficou apenas dois dias no setor de conformidade!
    Boa sorte a todos!

    • Olá Wilian

      Bom dia! Parabéns e sucesso!

      Equipe Click Habitação

  87. boa tarde , meu contrato seria assinado hoje , porem a agencia de Itapira sp não esta mais fazendo a minuta do contrato e precisa mandar para central em piracicaba , sera que esse processo é demorado ? outra coisa que a gerente ta em duvida é em relação ao FGTS , eles debitaram em 15/12 , quanto tempo demora pra voltar pra minha conta ? eles estão com medo de ter que bloquear de novo o fundo de garantia , e isso demoraria quanto tempo em média ? não sei mais o que fazer , seria conveniente entrar com uma ação contra a caixa ? muito obrigado

    • Olá Ederson

      Boa Tarde!

      Várias pessoas já comentaram sobre a verificação de conformidade. Cremos que o prazo é de 5 dias. Cobre do seu gerente.

      Com relação ao estorno do débito do FGTS acreditamos que o valor ficará disponível depois de 30 dias do eventual do pedido de retorno a conta vinculada.

      Equipe Click Habitação

  88. Boa tarde,

    Sou de Indaiatuba-SP, assinei meu contrato ontem na Caixa (Agência da Morada do sol), mais de 3 meses de espera.

    Desejo sorte a todos que estão aguardando, acho que o processo está voltando ao normal.

    Atenciosamente.

  89. Até que enfim parece que o martirio esta chegando ao fim a correspondente nos ligou hoje que o financiamento esta conforme e que agora é só esperar o dossie chegar na caixa pra poder assinar o contrato, sera que agora vai demorar muito ainda pra assinar o contrato pois esses dias fui na caixa e a gerente deisse que verba nao seria o problema que normalizou

    • Olá Willian

      Boa Noite!

      Parabéns!
      Tenha um pouco mais de paciência. Em breve assinará o seu contrato.

      Boa Sorte e sucesso!

      Equipe Click Habitação

  90. Olha, não é fácil. Após quase 5 meses de espera sem conseguirmos efetivar o contrato, no dia 21/03 conseguimos a dotação é nosso processo foi pra análise de conformidade. Até agora estávamos sem notícias, porém o correspondente já havia nos garantido que nada poderia dar errado e que poderíamos fazer a mudança após o sinal de conformidade. Sendo assim, dei o aviso de que sairia do meu apartamento atual, encaixotei todas as minhas coisas e contratei o carreto para mudança… E agora tive a notícia de que não houve o sinal de conformidade pela falta de uma certidão que não foi entregue…. Temos que esperar o correspondente tirar essa certidão, enviar pro banco, aguardar a giret por mais cinco dias….não sei mais o que fazer….
    Fica aqui a minha dúvida… O processo era esse mesmo? Essa parte da conformidade não deveria estar pronta nesses quase 5 meses? E as certidões já não deveriam ter sido enviadas pelo correspondente?
    Infelizmente parece que a minha luta está longe de estar chegando ao fim…

    • Luana, seu processo é em São Paulo? e é em SBPE ou Pró Cotista?

      Obrigado

  91. Bom dia,

    Quanta a demora dos meus documentos no GIRET/SP meu correspondente obteve esta resposta da Superintendência Regional:

    “Os processos foram recebidos pela GIRET Paulista.

    Devido alteração das taxas de SBPE no dia 24/03, a GIRET priorizou os SBPE para que nenhum cliente fosse prejudicado e todas as análises SBPE fossem feitas a tempo. Por isso o prazo de análise extrapolou nessa semana.
    A GIRET está analisando em D+5 (prazo normatizado), que no caso dos processos abaixo seria dia 01/04.
    Quando é possível a GIRET faz em menos tempo, depende da quantidade de processos.
    Temos processos procotista na GIRET com data de 17/03 na fila de análise.
    Sendo assim, acredito que não será possível a análise ocorrer em tempo hábil para assinatura ainda neste mês.”

    Se tiverem mais alguma informação eu agradeço.

    obrigado

  92. EU SOU DE TIETE-SP, RENOVEI MINHA CARTA DE CREDITO EM 07/03, E ATE AGORA NADA, O CORRESPONDENTE CAIXA DA MINHA CIDADE SO ENROLA, PEDE DOCUMENTOS TODA HORA, AGENTE LIGA LA ELES FALAM QUE FOI PRA SOROCABA E NADA, SENDO QUE SACARAM 20.000,00 DO MEU FGTS DIA 22/12/2015, TRES MESES ESPERANDO, NAO SEI MAIS O QUE FAZER, MEU ADVOGADO ME DEU CONSELHO DE PROCESSAR A CAIXA POR QUE MEUS 20.000,00 DO FGTS NAO ESTAO MAIS NO MEU EXTRATO DESDE DEZEMBRO E MEU FINANCIAMENTO NAO SAI, E O BURRO DO MEU CORRESPONDENTE DISSE PRA EU COMEÇAR A OBRA , COMECEI E TIVE Q PARAR PORQUE NAO SAI O BENDITO DO FINANCIAMENTO.

    • Olá Danilo

      Boa Tarde!

      Ratificamos a nossa posição de continuar a cobrar e acompanhar junto ao gerente da agência e do Correspondente.
      Abrir SAC no site do banco e Reclamação BACEN até o atendimento da demanda.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Willian

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Ratificamos as nossas orientações a todos os compradores que estão com problemas de reserva no orçamento: pressionar a agência, o gerente e o Correspondente Bancário.
      Pelo que vimos nos comentários várias pessoas já conseguiram então é uma questão de “chegar junto” e reclamar.
      Abra SAC e Reclamação BACEN.

      Equipe Click Habitação

  93. Bom dia.
    Minha proposta de financiamento (pro cotista) venceu hoje e meu correspondente irá renová-la.
    Me disseram que o laudo da engenharia tem validade de 06 meses. Se a Caixa não chamar para assinar o contrato nos próximos meses e o laudo da engenharia vencer, eu ainda terei que pagar por esta engenharia?
    Existe algum cronograma da Caixa para liberação desta verba (pro cotista) entre as agências? Pergunto pelo fato de algumas pessoas estarem conseguindo assinar e outras, como é o meu caso não terem conseguido ainda.

    • Olá Laura

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Ratificamos as nossas orientações a todos os compradores que estão com problemas de reserva no orçamento: pressionar a agência, o gerente e o Correspondente Bancário.
      Pelo que vimos nos comentários várias pessoas já conseguiram então é uma questão de “chegar junto” e reclamar.
      Abra SAC e Reclamação BACEN.
      Não aceitar pagamento complementar de nada. Exija seus direitos!

      Equipe Click Habitação

  94. Boa noite,

    Gostaria de saber se a linha Pró-Cotista FGTS faz parte do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou se é uma linha de empréstimo independente pois a prefeitura de minha cidade reduz a alíquota para o cálculo do ITBI de 2 para 0,5 % na parte financiado apenas para as linhas do SFH e o atendente da prefeitura me falou que o pró-cotista não faz parte do SFH essa informação procede?

    • Olá Leandro

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que todos os financiamentos com origem de recursos do FGTS são obrigatoriamente no SFH.
      Assim o Programa Pró-Cotista é no SFH

      Equipe Click Habitação

  95. Boa noite,

    Gostaria de saber se a linha Pró-Cotista FGTS faz parte do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou se é uma linha de empréstimo independente pois a prefeitura de minha cidade reduz a alíquota para o cálculo do ITBI de 2 para 0,5 % na parte financiado apenas para as linhas do SFH e o atendente da prefeitura me falou que o pró-cotista não faz parte do SFH essa informação procede?

    • Olá Lucas

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que todos os financiamentos com origem de recursos do FGTS são obrigatoriamente no SFH.
      Assim o Programa Pró-Cotista é no SFH

      Equipe Click Habitação

  96. Boa tarde,

    Consegui a dotação para meu processo no dia 21/03 e os documentos foram encaminhados para o GIRET/SP no dia 22/03, o correspondente disse que a dotação vence no dia 31/03, temo a não liberação pelo GIRET até a data do vencimento. Caso ocorra, que providencias se deve tomar? Isso costuma acontecer?

    Obrigado

    • Olá Eli

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a análise da conformidade (GIRET) não costuma ser demorada, ela verificará se a documentação está ok.
      Orientamos a ficar de olho no seu gerente visando a assinatura do contrato dentro do prazo.

      Equipe Click Habitação

  97. Boa noite !

    Pessoal enfim tive a confirmação da data de assinatura do contrato! .
    Boa sorte para todos que ainda aguardam !

  98. Boa tarde.
    Estou com um financiamento aprovado pelo Pro Cotista mas ainda não assinei devido a escassez da verba. Minha avaliação vence dia 29/03 e meu correspondente irá renovar tudo.
    Outro detalhe é o fato de meu correspondente ter trocado de agência. Meu processo começou com uma agência mas será renovado em outra.
    Pelas informações que possuem, mesmo eu tendo que renovar minha avaliação e ainda ter ido para outra agência, a liberação da verba para meu financiamento terá alguma prioridade?
    Obrigado.

  99. Boa tarde!

    vocês sabem me informar se o financiamento no banco do brasil é apenas para quem tem conta la? Fui ate uma agencia e o atendente me disse que eu teria que abrir a conta primeiro para depois ele poderem verificar se tem cota de financiamento e qual a taxa de juros, que não pode fazer uma simulação sem eu ter conta.

    Achei isso um absurdo, é realmente assim que funciona la?

    Obrigado

    • Olá João Vitor

      Bom dia!

      Esclarecemos que cada Banco tem sua politica de crédito.
      Como a CAIXA é menos exigente (neste sentido) daí o maior volume de procura por financiamento naquele banco.

      Equipe Click Habitação

  100. Bom dia
    Gostaria de tirar uma duvida. Sou de Leme/Sp, estou tentando fazer o financiamento atraves do sistema Pro-cotista, minha gerente diz que ainda nao liberou aqui para cidade. Esta correto esse informação? Tem alguma previsao?

    Obrigado

    • Olá Renato,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que pelo soubemos a CAIXA está apenas, por enquanto, trabalhando a demanda represada de propostas aprovadas e ainda não contratadas no Programa Pró-cotista.

      Assim, somente voltará a reabrir para novas propostas após a regularização do estoque pendente de concessão de crédito.
      Você deverá aguardar ou efetivar analise pelo Banco do Brasil.

      Equipe Click Habitação

  101. Prezados,

    A um mês dei entrada no processo de financiamento com a Caixa. Foi feita a aprovação do crédito no valor de 170 mil sendo financiado 153 mil e 17 debitado do breu FGTS. Esse débito ocorreu em 2 dias após a aprovação do crédito, ontem foi realizado o pagamento do vendedor e para minha surpresa só foi creditado o valor do financiamento os 153 mil, o recurso do FGTS que estava em uma vinculada não entrou. Contatei o gerente e o mesmo não soube me informar o que houve, vale ressaltar que o recurso do FGTS não retornou pra minha conta. Não sei o que fazer, preciso finalizar a compra e ainda me dizem que não sabe o que ocorreu. Por favor me ajudem! !!!

    • Olá Viviane

      Boa Tarde!

      Orientamos a formalizar a reclamação junto ao Banco.
      Provavelmente houve algum erro de cadastramento do contrato no sistema interno do banco.
      Se necessário abra SAC no site do Banco e Reclamação junto ao Banco Central ou PROCON.

      Equipe Click Habitação

  102. Pessoal, enfim assinei minha escritura!
    Meu financiamento é no Rio de Janeiro no valor de 288.000
    Estou na torcida por todos!
    Agradeço imensamente a equipe Click Habitação pelo excelente trabalho! Sem vcs minha luta seria bem mais difícil! Muito obrigada!

  103. Boa tarde, equipe Click Habitação,
    Obrigada pelo retorno.
    Ciente e de acordo com o que vocês disseram.

    Ao final dessa “novela”, comunico a todos. Torçam por mim, e, vamos com fé.
    Erica.

  104. Pessoal, boa noite,
    Veja meu resumo do meu caso.
    Me ajude com comentários tecnicos, se puder.
    abraços.
    Banco Central do Brasil – Confirmação de recebimento de mensagem
    Sua demanda foi registrada com sucesso em 22/03/2016, às 23:22:14, com o número 2016109474.
    Mensagem: Quero demonstrar meu total descontentamento com a CEF. Iniciei um processo de financiamento em out/2015, via pro-cotista (imóvel de R$ 250.000,00, com entrada de 54.500,00), e não obtive sucesso, mesmo com a documentação e renda toda aprovada e reserva feita desde de nov/2015. Para piorar o meu caso, em 2016, precisamente no fim de fev/16, fui orientada pela CEF a migrar minha proposta para o SBPE, devido a falta de recursos do Pro-cotista. Com muita reluta e cautela, fiz analise junto ao meu marido, e mesmo com a taxa maior (sugerida de 9,30% contra 8,85 do cotista), aceitei a proposta. Dois dias após essa aceitação, arrependi-me devido ao valor do encargo mensal, e solicitei ao correspondente CEF o retorno do processo para o modo pro-cotista. Passado 24 horas, a CEF me confirmou o retorno do processo ao sistema cotista. Quando foi no dia 17/03/2016, novamente a CEF me liga, avisando-me que houve “um erro” no sistema e não conseguiram retornar meu “PA” para o pro-cotista, e que me restava somente concluir o processo via SBPE (com a taxa de juros de 9,30%). Ainda me disseram, que a liberação do meu PA via pro-cotista, caso eu quisesse aguardar, era para 22/04/2016 devido ao erro do sistema. Pressionada pelo tempo, e querendo realizar meu sonho logo, novamente aceitei concluir o processo via SBPE, com assinatura do contrato para 21/03/2016. Como se o erro do sistema que me penalizou não fosse pouco, fiquei surpresa no ato da assinatura, com o contrato emitido pela CEF que nem de longe era aquilo que foi anunciado em 17/03/16. A taxa estava maior (9,8%), meu documento de servidora pública não foi arrolado, e minha portabilidade, se quer foi considerada. Resumindo, tudo feito errado, já que desde o começo do processo não hesitei em informar a CEF minha condição de servidora, e tão logo assinei todos documentos que criavam relacionamento com a CEF. Por fim, não assinei o “bendito” contrato, estou totalmente frustada, decepcionada, e com meu sonho despedaçado. Acho que fui enganada e prejudicada pela incompetência e falta de clareza da CEF. Ao fim da reunião, de maneira simplista ouvi do gerente: “se você esta insegura, não assine, aguarde o dia 22/04/16, para o cotista”. Insegura? Estou arrasada com todo esses erros. Agora para piorar terei que aguardar até 22/04/16 para iniciar tudo de novo no modo pro-cotista. É justo? Está certo? Me ajudem. Por favor e com urgência. Grata.

    • Olá Érica

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Bom, como você vivenciou e pode observar nos comentários no artigo desde o meio do ano passado os recursos para o Programa Pró-Cotista ficaram escassos.
      Foram aportados recursos, mas eles terminam com rapidez.

      Cremos que houve uma série de erros de atendimento e de gestão da demanda por parte do banco.
      Parece que agora está se normalizando aos poucos o atendimento da demanda represada e com crédito aprovado.

      Não temos acesso as informações para poder saber o que fato aconteceu no seu caso.
      Neste momento, entendemos que resta esperar a resposta do Banco, em função da formalização de Reclamação junto ao Banco Central.
      Inclusive vamos apagar do seu comentário detalhes da sua proposta de financiamento, que cremos não devem ficar abertas na internet.

      Após a resposta do banco você deverá avaliar e ver as providências a adotar.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Willian,

      Agradecemos o retorno no site do Click Habitação!
      Caso não esteja conseguindo acessar, informe seu email para o correspondente bancário ou agência onde está efetuando o seu processo de financiamento habitacional.
      Você deve receber a senha pelo email.

      Equipe Click Habitação

  105. ola pessoal, sou de wenceslau Braz – PR, hoje meu gerente conseguiu fazer a reserva do dinheiro, vai fazer uma nova analise de risco. Sera que corro o risco de perder ainda? ele disse que a validade era só pra hoje fiquei confuso

    • Olá Jonas,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Entendemos que não há prazo tão curto conforme informado uma vez que o processo de concessão envolve várias etapas como avaliação do imóvel, avaliação de risco, análise de conformidade e assinatura do contrato.
      A avaliação de risco costuma ter validade, em média, nos Bancos de 90 dias.
      Sugerimos verificar com o seu Gerente ou acompanhar a sua proposta pela internet.

      Equipe Click Habitação

  106. O meu caso tbm esta no siop para analise de risco faltou alguns documentos foi mandado os mesmos ja faz 2 semanas e nada de darem a resposta sera que corre o risco de nao da certo ou nao chegar em tempo de fazera reserva

  107. Olá Pessoal,

    hoje minha correspondente da Caixa nos informou que a verba entrou ontem e acabou em 5 minutos.

    Voces estão tendo a mesma dificuldade.

    Chateda….Obrigada!

  108. Boa tarde amigos!

    Irei assinar na quinta-feira também! Sou do RJ!

    Click habitação, você poderia me tirar uma dúvida, o valor do meu financiamneto será R$ 320 mil, o valor da avaliação da engenharia será R$ 4.800 (1,5%)? estou assustada se for isso!!!

    Abs,
    Juliana

    • Olá Juliana

      Boa Tarde!

      Parabéns e sucesso com a sua compra!

      Esclarecemos que a tarifa de 1,5% contempla toda a contratação (analise jurídica, atendimento, pesquisas cadastrais, análise de risco, etc.)
      Ela está regulamentada pelo Conselho Curador do FGTS e consta na tabela de tarifas do banco. Veja no artigo:
      Tarifas cobradas no crédito imobiliário

      Além disso tem outros custos como o ITBI e registro em Cartório de Imóveis, dentre outros.
      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      Custos para comprar imóvel

      Equipe Click Habitação

  109. Boa tarde amigos!
    Sou de Florianópolis/SC e os conpradores do meu imóvel também conseguiram hoje fazer a reserva do valor financiado no sistema pró-cotista. Assino quinta-feira! Boa sorte a todos!

  110. Bom dia,

    Também consegui a dotação do meu financiamento ontem, minha assessora disse que agora vai para análise Jurídica, será que isso demora? A dotação tem prazo de validade?

    Depois deste tempo de espera os temores são muitos.

    • Olá Eli

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Parabéns e sucesso!
      Esclarecemos que deve se tratar da analise de conformidade e o resultado sai em poucos dias.
      Agora é rápido. Fique tranquilo.

      Equipe Click Habitação

  111. Bom dia pessoal,

    Assino o contrato hoje as 10:00 horas…

    Valor do imovel 250.000
    Financiado 160.000

    Sou de Monte Alto – SP

    Abraço, e boa sorte a todos

  112. Pessoal que conseguiu a verba mas ainda não assinou…vcs não assinaram ainda pq estão esperando aprovação do setor de conformidade? Estou perguntando isso pq no meu caso, conseguimos a verba hj e meu gerente disse que precisa agora do ok da área de conformidade, que deve sair até o final dessa semana. Queria saber se isso aconteceu com mais alguém…

    • Olá Bianca

      Boa Noite!

      Ótima notícia!
      Não se preocupe! A analise da conformidade irá verificar se a documentação constante no processo está ok.

      Equipe Click Habitação

  113. Pessoal, boa noite!
    O meu gerente ligou hoje cedo informado que conseguiu realizar a reserva para o financiamento, segundo ele vou assinar o contrato até a quinta. Tambem recebi um email do banco central, pois fiz uma queixa formal lá, e dentro do email foi informado que conseguiram a reserva. Vai da certo para todos!!! Estou esperando desde de outubro de 2015.

  114. Boa noite, assinei meu contrato hj,boa sorte a todos que estão na espera ,graças a Deus o sofrimento acabou!,Quero parabenizar este site,pq só aqui encontrei resposta para minhas dúvidas ,pq nem a caixa as vezes sabia nos responder!!!

  115. Boa noite vi nos comentarios que a caixa vai horar os contratos ja feitos , e as pessoas que estao aguardando criar reserva sera que consegue na linha procotista ainda, o meu caso ta tudo aprovado só falta reserva

  116. QUE EU PODERIA COMEÇAR A OBRA , JA ESTOU LEVANTANDO AS PAREDES COM O DINHEIRO DO MEU SOGRO, TA DIFICIL VIU

  117. meu contrato pessoal , é assim , r$ 45.000 de FGTS e R$ 98000 de financiamento da caixa , dei R$ 30000,00 de entrada no terreno e comecei a construção , porque a gerente me disse

  118. boa noite pessoal . parabéns aos que conseguiram , estou aguardando ainda , minha esposa foi na agencia ainda e a gerente não deu previsão e ainda teve a cara de pau de oferecer o sbpe , é claro que ela não aceitou né , rsrss. to na esperança que esse mês saia , e amanha estou na agencia de novo , vou pedir pra ela tentar gerar o contrato no primeiro horário, rsrrr , vamos ver se consigo.

    BOA SORTE A TODOS E QUE DEUS NOS ABENÇOE

    • Brasília/DF
      Imóvel usado
      Valor imóvel: R$ 348.000,00
      Valor financiado: R$ 260.000,00
      Agência José Seabra, conseguiu a reserva hoje 21/03/16, assinatura do contrato será dia 24/03/16. Esperando desde dezembro/2015.

  119. Anderson, Zenildo e Mariana e Leandro,

    O contrato de vocês foi qual valor? Pois estão dizendo que estão liberando os até R$ 200 mil primeiro.

    Obrigada,
    Juliana

  120. Pessoal, estava esperando a reserva da verba desde dezembro/2015. hoje o gerente da CEF conseguiu reservar a verba. O contrato será assinado na quinta, dia 24/03/2016. Sou de Brasília/DF. Acredito que a coisa tá andando! Vamos torcer para que todos assinem seus contratos e acabe essa agonia!!!!!!

  121. Oi pessoal, também estou no aguardo. Meu correspondente me informou que apenas contratos até 200mil estão saindo. Essa informação procede?

  122. Anderson,

    Que notícia maravilhosa!!! você é o Anderson Sanflorian que tinha falado abaixo? Qual sua cidade? O que falaram para você, que já normalizou?

    Abs,

  123. AMIGOS!! O CALVARIO CHEGOU AO FIM!

    LIGARAM DA CAIXA AGORA, VOU ASSINAR O CONTRATO AMANHA AS 10:00 HORAS!

    BOA SORTE A TODOS!

    ABRAÇO

    • Olá Anderson

      Que ótima notícia! Parabéns.
      Continue acompanhando os artigos do Click Habitação para gestão do seu financiamento habitacional.

      Equipe Click Habitação

    • Oi Juliana, esta dificil viu.. liguei agora na caixa, pra variar a telefonista na passa a ligação e disse que ainda não tem nenhuma novidade… , o correspondente ficou de verificar e me dar um retorno e até o momento nada… e desesperador né… mas vamos ter confiança quem sabe essa semana receberemos alguma boa noticia né…

  124. Gostaria de saber alguém saberia de alguma informação da efetiva liberação dos recursos do Pró-Cotista, apenas o que ouvi dizer até o presente momento é que o mesmo voltaria a ser oferecido a partir do dia 24/03/16, porém, do que adianta ser oferecido sem a devida liberação dos recursos.

    • Olá Rafael,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      As informações que recebemos, inclusive nos próprios comentários nesse artigo, é que a CAIXA está regularizando essa semana as propostas pendentes.
      Desconhecemos a data de 24/03, até porque entendemos que o Banco deverá honrar primeiro as propostas pendentes antes de abrir a modalidade para novos clientes.

      Equipe Click Habitação

  125. Pessoal ontem saiu na Globo a seguinte informação:

    http://oglobo.globo.com/economia/caixa-nao-libera-recursos-de-financiamentos-imobiliarios-ja-aprovados-18916217

    “…A Caixa garantiu que, amanhã, todos os compromissos serão honrados, a partir do aporte de recursos autorizado pelo Conselho Curador do FGTS, em 26 de fevereiro, e que regularizará totalmente a liberação da verba para as operações da linha Pró-Cotista já aprovadas…”

    Será que agora vai minha gente! – amanha como diz na noticia é HOJE!! Vamos torcer!!

    abraço

  126. Boa noite.

    Assinei meu contrato sexta feira 18/03. A gerente me informou que ainda não normalizou o pro cotista, e que eu tive muita sorte de ter conseguido. Espero que voces consigam a partir dessa semana.

    • Olá Leandro!

      Boa Noite! Parabéns e sucesso !

      Equipe Click Habitação

    • Que bom Leandro!! de que cidade você é amigo? estamos na luta … quem sabe essa semana tenhamos boas noticias.

      Parabéns!

  127. boa noite , estou desde 8 de janeiro esperando a assinatura do contrato e nada , meu FGTS foi debitado em 15 de dezembro , cada hora escuto uma coisa da gerente da caixa , a mesma me disse que até o final de março o contrato vai ser assinado , já estou desesperado , dei a entrada no terreno , comecei a construção e me falta 90 mil pra pagar o vendedor do terreno ainda , o que faço ?

    • Olá Ederson

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A questão está complicada para muitas pessoas …
      Orientamos a pressionar o seu gerente visando efetivar a reserva orçamentária e marcação da assinatura do contrato.
      Se necessário abrir SAC no site do Banco e Reclamação junto ao Banco Central ou PROCON.
      Todos estamos esperando uma solução urgente para a questão.

      Equipe Click Habitação

  128. Wilian,

    Desconheço essa informação. Pois falei com a minha gerente da caixa hoje, ela me informou que receberam um email do presidente da caixa, informando que a liberação do pro cotista apenas para os contratos já aprovados ocorreria nos próximos dias, ainda no mês de março e que não estava autorizado novas aprovações. Adicionalmente essas “conversas de internet”, estão baseadas em publicações no diário oficial, acho difícil não serem verdades.

    Abs

  129. Fui na caixa hoje conversar com a gerente e ela me informou que o procotista nao esta sendo liberado ainda, e que essas conversas da internet nao é verdade , Disse tbm que nao tem data certa para ser liberado , nem o pessoal da caixa pode dar uma informaçao precisa a trasparencia ta feia

  130. Sr Anderson Sanflorian, inicie já sua renovação, pois eu também estou renovando, não consegui manter a validade do processo nem recorrendo a um advogado. Leia nos comentários.. há outros na mesma situação.

    Minha correspondente também informou que estão ocorrendo mudanças na plataforma SBPE.
    Ontem ela tentou reservar recursos via SBPE e não aprova, somente disponibiliza via Pró cotista.

    A data que ela possui também é 24/03. A caixa esta segurando pois irá elevar os juros.

  131. Olá,

    Estou aguardando reserva para meu financiamento na caixa também já faz 3 meses, gostaria de saber mesmo com a proposta em andamento posso tentar o financiamento no banco do Brasil também, pois estou desesperada, se demorar muito para sair vou perder a casa e a entrada que ja dei para o vendedor, sendo assim pensei em tentar fazer o financiamento do pro cotista no BB para ver se é mais rapido isso pode?

    obrigada

    • Olá Alessandra

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a opção de crédito no Banco do Brasil poderá ser efetivada normalmente.

      Equipe Click Habitação

  132. Boa tarde,

    Tenho uma duvida. Possuo um financiamento pro cotista igual aos demais amigos abaixo e esta com tudo certo apenas aguardando a reserva para assinatura do contrato. Acontece que minha avaliação de credito vence dia 27/03 e segundo o correspondente o mesmo vai ter que refazer a avaliação e mandar novamente para analise. Até aí tudo bem, a duvida é se neste meio tempo em que meus documentos forem para avaliação novamente o dinheiro chegue aos bancos será que corro o risco de ficar sem fazer a reserva? será que a quantia que esta por vir vai suprir todas as propostas aprovadas e as novas? Por gentileza poderiam me esclarecer isso?

    obrigado

    • Olá Anderson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a avaliação de risco, normalmente tem validade de 90 dias, a reavaliação é relativamente simples, mas provavelmente terá que apresentar os comprovantes de renda atuais. Se não tiver nenhum problema a avaliação de crédito será revalidada.

      A questão da reversa orçamentária dos recursos não tem relação com a avaliação de risco.

      Equipe Click Habitação

    • Prezado Danilo

      Esclarecemos que o primeiro comentário de uma pessoa é sujeita monitoramento, pois existem inúmeros spam na internet.

      O seu comentário já foi liberado.

      Equipe Click Habitação

  133. Ola, como todos eu tambem estou esperando a verba do pro – cotista construção , sendo que eu dei 20.000,00 de fgts de entrada mais 160.000,00 do terreno e so preciso de 65.000,00 da caixa, renovei a carta de credito dia 07/03/2016, e a previsao de assinatura de contrato esta ate hoje dia 18/03, pelo jeito hoje nao vao me ligar pra ir assinar o contrato, ja faz 3 meses que estou esperando, quando sera que vou assinar o contrato? que nao sai nunca? nao aguento mais esperar.

  134. Primeiramente, gostaria de parabenizar ao site “clickhabitação”, pois somente aqui encontrei informações relevantes sobre o Pro-Cotista da CEF. Eu sou vendedor e aguardo há mais de 05 meses pela efetiva assinatura do contrato. Como já foi dito, acredito que o “sofrimento” está chegando ao fim… Mas alguém do site poderia informar qual o posicionamento da CEF frente a tudo que foi dito aqui? Visto que o problema está na não possibilidade de gerar a “DOTAÇÃO” (reserva) do valor financiado pelo comprador… E por isso, o processo em si, não pode ser gerado no sistema. A CEF confirma que a partir do dia 24/03 isso será resolvido em seu sistema interno?

    • Olá Anderson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que as mudanças que vão ocorrer a partir de 24/03 citadas em comentários e divulgadas pela impressa são relativas as mudanças de critérios de limite de financiamento para imóveis usados e a possibilidade de financiar o segundo imóvel todos em âmbito do SBPE.

      Portanto, nada tem a ver com a liberação do Programa Pró-cotista, que tem como fonte de recursos o FGTS.
      O que aconteceu ontem foi a liberação de mais recursos para o Programa pelo Ministério das Cidades.

      Equipe Click Habitação

  135. Bom dia pessoal,

    as novas regras para o SBPE já foram atualizadas no simulador da caixa (70% para imóvel usado). Porem a taxa de juros para tarifa de balcão que antes era 9,49% ao ano, subiu para 11,22%. Alguém tem alguma informação se quando voltar o pro-cotista as taxa que eram de 8,85% também vai sofre reajuste?

    estou cada dia mais preocupado com essa situação, as condições só estão piorando!

    Abraço!

    • Olá João

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que as taxas de juros do Programa Pró-cotista não foram alteradas.
      Eis a grande razão de procura e escassez de recursos. Lembramos que quando a taxa do SBPE eram melhores a procura pelo Pro-cotista era bem menor.

      Os juros do SBPE estão aumentando pela diminuição dos recursos de poupança para investimentos de maior rentabilidade.

      Equipe Click Habitação

  136. Bianca obrigado pelas atualizações, agradeço também a toda equipe da click habitação somente aqui encontrei informações atualizadas.

    Estou acompanhando meu processo pelo SIOPI que mostra o status da proposta online, estou na fase em que meus documentos foram para conformidade, desde que foram remetidos a conformidade o SIOPI apresenta a previsão de assinatura de contrato dia 18/03, porém esse prazo não é real uma vez que até hoje a conformidade não validou a documentação.

    Graças a Deus parece que dia 24/03 os recursos serão liberados, desejo que todos consigam reservar a verba a tempo.

    Abraços.

    • Olá Bianca,

      Boa Noite! Agradecemos a nova contribuição a todos os interessados.

      Esclarecemos que a Instrução Normativa 02/2016 do Ministério das Cidades ampliou os recursos do Programa Pró-cotista para contratos dentro dos limites do SFH de R$ 700.000.000,00 para R$ 2.000.000.000,00 (2 bilhões de reais).
      Ou seja, na realidade o Ministério das Cidades ampliou de R$ 8.200.000.000,00 para R$ 9.500.000.000,00 o valor que já havia sido liberado pelo Conselho Curador do FGTS para o Programa Pró-cotista.
      Atualizamos o artigo nesta data.

      Equipe Click Habitação

  137. Pessoal…nosso pesadelo está chegando ao fim. Também estou aguardando ansiosamente a liberação da verba e por isso conversei com muitas pessoas, pesquisei muito e descobri que não adiantava o Fundo Curador do FGTS liberar o dinheiro sem que o Ministério das Cidades publicasse em DO a Instrução Normativa que deliberasse sobre o uso dessa verba. E essa publicação aconteceu hoje no DOU, seção 1 págs 27 e 28 (vou colocar abaixo o link). A partir de agora a CEF esta autorizada a retomar os financiamentos, no entanto ela precisa efetivar seu Normativo Interno, que pelas informações que tenho, será a partir de 24/03, data em que tb entra em vigor as novas regras de finananciamento do SBPE.
    Vamos continuar pressionando, agora mais do que nunca, para que nossos contratos sejam assinados, pq o que dependia do Governo ja foi feito, agora está com a CEF.

    Segue link do DOU de hj com a publicação da Instrução Normativa: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/111345163/dou-secao-1-17-03-2016-pg-27

    Abraços!

    • Boa Noite, Bianca!!

      Espero que depois do dia 24/03 não inventam mais nada e deixam averba logo liberada para utilização.

      Não aguento mais esta situação.

      boa sorte para nos
      abraços

  138. Click habitação,

    A informação que a caixa não recebeu o dinheiro abaixo procede? Pois o que vocês haviam informado é que a caixa já havia recebido o dinheiro do Conselho Curador.

    Estou realmente assustada, já fizemos todas as reclamações possíveis e mesmo assim não temos nem uma posição de quando será assinado.

    Att.

    Obrigada,
    Juliana

    • Olá Juliana

      Boa Tarde!
      Esclarecemos que a disponibilização do orçamento já foi efetivada aos Bancos: CAIXA e Banco do Brasil.

      Ratificamos que a questão é de organização interna e o volume de pessoas que querem o financiamento no Programa Pró-cotista por meio da CAIXA.
      Vejam que o Banco do Brasil também recebeu recursos e aparentemente não apresenta este tipo de problema.

      Equipe Click Habitação

  139. Meus amigos,

    Acabei de falar com o correspondente e o mesmo me afirmou que o gerente da caixa lhe disse que mesmo sendo divulgado na impressa que o conselho curador aprovou o repasse o mesmo afirmou que esta quantia não chegou até a Caixa e que dia 24 eles terão uma reunião para ver o que vai ser feito. Com tudo, acho difícil assinar contratos pro cotista sendo que a dotação não chegou segundo o banco. Não sei como nosso amigo abaixo conseguiu assinar o contrato porque se é para um é para todas as agências .. os valores são repassados por regionais e esse valor não chegou …
    Tenho uma teoria de duas uma…. Ou o dinheiro que foi destinado não vai dar para atender todos os que estao com financiamento aprovado e estão fazendo isso para forçar mutuários a desistir desta modalidade e migrar para outra quero deixar claro que é minha opinião uma vez que isso ja virou palhaçada… Meios de comunicação divulgam a verba e o banco diz que não recebeu… é muito dificil e estou na mesma situação… minha avaliação de credito vence dia 27 e se até lá não assinar o bendito contrato terei que migrar para o SBPE com juros altos o que vai me complicar muito, pois o vendedor ja disse que não tem como segurar mais…

    É meu povo esse é o Brasil… ferrando com o povo que mais precisa… Viva ao Lula… Viva a Dilma… Parabéns por acabar com o país.

    Desejo a todos uma boa sorte, e que Deus nos abençoe…

    abraços

    • Anderson,

      O click habitação informou acima, que a verba já foi recebida pelos bancos, o que está acontecendo é uma lentidão para a caixa se organizar. favor verificar a veracidade da informação com o gerente da caixa, pois cada um fala uma coisa diferente.
      Abs

  140. Click habitação , boa noite!

    Me tire uma dúvida por gentileza?

    Estou aguardando também a verba ser injetadas nas agências, mas nesse mês vence meu contrato com a empresa que eu recebo o FGTS , vou fazer todo trâmite rescisório e iniciar com outra empresa.

    Informo que enviei todos os documentos para aprovação da carta de crédito, fui aprovada, fizeram a vistoria com engenheiro … Soh falta mesmo entrar a verba para enviar para conformidade e assinarmos..

    Você acha que irá impactar na hora de fecharmos o contrato modalidade pro-cotista?

    Desde já agradeço

    • Olá Erica

      Boa Noite!

      Esclarecemos que se a avaliação de crédito, que tem validade de 90 dias, expirar você terá que refazer a avaliação de risco e poderão ser requeridos comprovantes de rendimentos atualizados.

      Equipe Click Habitação

    • Boa noite click mais vcs tem alguma previsão de quando estará disponível o dinheiro do pro cotista ? Estou na mesma situação !!!

    • Olá Adriano

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os recursos já foram liberados aos Bancos: CAIXA e Banco do Brasil.
      Cabe a cada banco se organizar e verificar a forma de liberação dos recursos para cada contrato.

      Orientamos a verificar com seu gerente para que a reserva orçamentária seja efetivada para seu contrato.
      Caso não obtenha respostas satisfatórias orientamos a efetivar reclamações por meio de SAC no site do Banco, Reclamação junto ao Banco Central ou PROCON.

      Equipe Click Habitação

    • Bom Dia , Click Habitação!

      Ah sim referente a comprovação de renda vai estar ok, pois vou continuara trabalhando.

      Minha duvida é o FGTS, uma vez que iniciará uma nova empresa a recolher o FGTS , onde eu tenho o valor acumulado que vou utilizar vai estar na antiga empresa, terá algum problema?

      muito obrigada pela atenção.

    • Olá Erica

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a mudança de emprego não será óbice a concessão e uso do FGTS, desde que sejam atendidas as condições de uso.
      Veja mais:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  141. Boa noite Click Habitação!

    Como tantos outros aqui, estamos aguardando a reserva da verba do pró-cotista, na semana passada depois de tanto ouvir da correspondente que a orientação era aguardar, estivemos na agência e falamos com a gerente que nos disse e mostrou um e-mail que dizia que era para começar as reservas na segunda dia 14/03. Disse também que para SBPE tem dinheiro a vontade, mas nos aconselhou a esperar.
    Pois bem, saímos de lá confiantes que nessa segunda teríamos boas notícias, mas nada ocorreu. Falei novamente com a correspondente que nos passou que não haviam liberado.
    Já cansados e preocupados, fizemos ontem uma reclamação no site da Caixa e no Bacen e agora no fim da tarde recebemos a ligação da gerente (a mesma que nos disse que estaria normalizando na segunda) dizendo que a verba não foi liberada e que não há previsão, e nos ofereceu migrar para o SBPE. Meu marido até chegou a dizer que a impressão que dá é que é isso mesmo que eles querem, já que os juros do SBPE são mais altos.
    Contudo, minha pergunta é a seguinte:
    Se mudarmos para o SBPE, depois da assinatura do contrato, poderemos pleitear os juros do pró-cotista, visto que nos foi liberado crédito para uma modalidade na qual a Caixa não tem previsão de verba?

    Aguardo um retorno.
    Obrigada

    • Olá Renata

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Com relação a sua indagação esclarecemos que se for assinado contrato no SBPE (recursos de poupança) não há possibilidade de migrar posteriormente para o Programa Pró-cotista (recursos do FGTS).

      O que podemos afirmar que administrativamente não há como mudar a taxa de juros, a não ser que haja liberalidade do banco.
      O que poderia ser feito seria a portabilidade de crédito para outro banco, mas deverá ser na mesma origem de recursos (SBPE), no entanto no momento atual o viés da taxa de juros é de alta.

      Equipe Click Habitação

  142. Cássio,
    bom dia!

    Obrigada pela resposta!

    Pois é foi a orientação dada pela correspondente/gerente da Caixa, falaram que não conseguiam enviar a pasta para conformidade sem antes reservar a verba.

    Poxa cada hora uma coisa, que triste e ansiosa.

  143. Erica, bom dia. Não sei se entendi bem, quando você diz “só poderá subir com sua pasta”, é mandar a documentação para conformidade?

    Se for isso, minha agente mandou para analise de conformidade mesmo sem a verba estar disponível na agencia, isso para adiantar o processo, ou seja, assim que a verba estiver disponível toda a documentação já estará aprovada.

  144. Bom dia,
    Que noticia boa

    Me falem uma coisa, estou com a carta de crédito aprovada, fizeram a vistoria de avaliação , minha gerente falou que só poderá subir com minha pasta após a verda ser injetada na agência..

    Qual seria o próximo passo?

    Alguém nesta situação ?

    Obrigada

  145. Bom dia !

    Que boa notícia Leandro, trouxe mais esperança para os que estão esperando!

    Galera vamos montar um grupo no Facebook ou whats para troca de experiência e informações.

    Abraço

    • Ola Juliana,

      Marcaram para sexta feira dia 18/03/2016. Sou de sao paulo capital. Confesso que ainda não estou acreditando,e só vou ficar tranquilo mesmo após a assinatura.

  146. Boa noite!

    Boas noticias! Me chamaram para assinar o contrato nesta semana ainda. Parece que o calvário está chegando ao fim.

    Obrigado a este site e todos que participaram pelas informações compartilhadas.

    Boa sorte a todos.

    • Leandro, que notícia boa!
      Por favor nos atualize quanto a assinatura!
      Boa sorte, que essa tortura finalmente chegue ao fim!

    • Leandro,

      Pelo visto só você foi chamado.

      A minha gerente me falou ontem que a liberação da verba seria nos próximos dias, porém não comunicaram uma data fixa ainda.

      Nos atualize por favor na sexta feira. Estamos torcendo para que tudo isso acabe logo.

      Abs,
      Juliana

  147. Pessoa,

    Boa noite!

    Minha gerente disse que recebeu um comunicado confirmando que haverá liberação da verba para as cartas de pro cotista já em andamento, mas ainda não existe uma data específica, apenas informaram que será para os próximos dias.

    Vocês podem confirmar com o gerente de vocês se eles também receberam esse comunicado? Sou do Rio de Janeiro.

    Att

  148. O programa pró-cotista se enquadra para empreendimentos também? Eu quero comprar um imóvel novo, pronto e a construtora fez empreendimento com a Caixa e ouvi falar que em empreendimento não aceita o programa pró-cotista, isso é verdade?

    • Olá Juliana,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      O empreendimento pode ser feito sim na modalidade pró-cotista.
      O que define esse enquadramento, no caso do pró-cotista, é o valor do imóvel. Se estiver dentro dos limites do SFH, você pode se enquadrar.

      Equipe Click Habitação

  149. Estou com a mesma situaçao , com quanto tempo vence a a papelada que foi entregue para a avaliaçao final? só falta eu assinar o contrato ja passei por todas as etapas a moça do caixa aqui me disse que é só aguardar para assinar contrato mas que o dinheiro ainda nao foi liberado

    • Olá Wilian

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que avaliação de risco na CAIXA tem validade de 90 dias.
      Alguns documentos e certidões tem validade menor que variam de 30 a 60 dias.

      Orientamos a ficar atento e pressionar o gerente para conseguir a reserva orçamentária para seu contrato. Resolvido isso a assinatura será em breve.
      Se não obter respostas abra SAC, Reclamação no BACEN ou PROCON.

      Equipe Click Habitação

  150. Prezados,

    Estou prestes a dar entrada em um financiamento e surgiu a indicação do pro-cotista pelas melhores condições da taxa de juros. Entretanto pelo histórico abaixo vejo que não é uma boa opção. Tem muita gente já esperando, correto?

    Se eu não adquirir por este sistema, depois de adquirido, eu consigo mudar para reduzir a taxa de juros?

    Desde já agradeço

    att,

    • Olá André

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se assinar o contrato com recursos de poupança (SBPE) não poderá mudar para o Programa Pró-cotista (recursos FGTS).
      A opção para redução dos juros seria a portabilidade de crédito para outro banco, mas neste momento é desfavorável, pois os juros estão em alta. Mas, talvez possa ser uma opção no futuro.
      Veja mais:
      Portabilidade de Financiamento Imobiliário

      Equipe Click Habitação

  151. Boa tarde,

    Tive que renovar meu processo todo, devido ao vencimento estipulado pela caixa, já solicitei a migração de Pró cotista para SBPE, que dizem ter recursos… porem, tem juros maiores, 9,1 a 9,5 e entrada maior também, 20%. Como no primeiro processo houve a aprovação da caixa por Pró cotista, após a assinatura entrarei com ação para correção da taxa de juros. Pois a caixa não pode aprovar via Pró Cotista e não liberar verba, isso pode se enquadrar como propaganda enganosa.
    No meu caso esta decisão de mudar para SBPE foi tomada devido a pressão dos vendedores em vender a casa, e inclusive ameaças de não devolver o valor pago como entrada na data de assinatura da promessa de compra e venda.
    Sugiro que monitorem o vencimento de seus processo para não deixar vencer. Renovem antes!
    Mantenham as datas de prazo para financiamento dadas pelos vendedores sob monitoração.

  152. É realmente desesperador, nao nos dizem nada de concreto, acabei de falar com o gerente e a única coisa que me disse é que está pra ser liberado a qualquer momento, acho uma resposta muito vaga. Nao sei mais o que fazer, o vendedor já está querendo desistir da venda.
    Se alguém souber de alguma coisa nos avise!

  153. Click habitação,

    Você poderia nos ajudar com o que está acontecendo? Antes faltava a verba, agora já foi aprovada. Cada agência fala uma previsão diferente. Ninguém sabe informar o certo, liguei para o SAC, que diz que essa informação é só na agência.

    A caixa já recebeu a verba? O que está acontecendo? Qual motivo na opinião de vocês de tanta demora? Teria alguma forma de termos uma informação mais precisa?

    Muito obrigada,
    Abs

    • Olá Juliana,

      Boa Tarde!

      Em atenção ao seus questionamentos podemos afirmar:
      1) Sim, a CAIXA já recebeu o orçamento do FGTS;
      2) Acreditamos que o problema é o grande fluxo de pessoas que estão pleiteando o financiamento.

      Bom, a CAIXA se comprometeu a cumprir com a concessão dos financiamentos com crédito aprovado.
      Assim, resta uma melhor organização por parte do banco para atender este afluxo de pessoas que querem fechar seus financiamentos.

      Desta forma, cada pessoa interessada deve ficar atenta junto ao gerente do banco para pressionar o atendimento da demanda.
      Ratificamos a utilização dos meios: SAC, Reclamação BACEN e PROCON.

      Equipe Click Habitação

  154. Bom dia a todos!
    Alguém tem alguma novidade? Por aqui ainda não conseguimos fazer a reserva da dotação e nem temos previsão para isso….
    Caso alguém tenha alguma resposta por favor nos avise por aqui!
    Muito obrigada!

  155. Ola, minha duvida eh a seguinte, atendo todos os pre requisitos citados acima mas tenho um porem por parte de minha empresa, trabalho la desde 2008 mas a empresa parou de depositar o FGTS desde 08-2013. Isto podera ser um problema para eu me enquadrar nesta modalidade de financiamento? obrigado desde ja.

    • Olá Juliano

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Pré-requisitos do Trabalhador
      Pelo menos um dos participantes da operação tem que comprovar as condições abaixo:
      * Possuir, no mínimo, três anos de trabalho sob o regime do FGTS, consecutivos ou não, na mesma empresa ou empresas diferentes;
      Apresentar contrato ativo ou saldo em conta vinculada do FGTS na data da concessão do financiamento, correspondente a, no mínimo, 10% do valor da avaliação do imóvel.
      * Não ser proprietário, futuro comprador ou cessionário de imóvel residencial, pronto ou em construção:
      No município de domicílio, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
      No município de exercício de ocupação principal, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
      No município onde pretende trabalhar e/ou residir ;
      * Não ser titular de direito de aquisição de imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no atual local de domicilio nem onde pretenda fixá-lo, inclusive no PAR.
      * Não ser titular de outro financiamento ativo concedido no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do território nacional.
      O proponente detentor de financiamento ativo no SFH não pode participar de outro financiamento independente do percentual de fração ideal.

      Se atender aos pré-requisitos abaixo, o fato da empresa não estiver depositando não será óbice a concessão de financiamento.
      O grande problema do Programa Pró-cotista é o volume de recursos disponíveis e quantidade de pessoas interessadas em comprar, nesta Linha de crédito, a qual tem condições melhores no mercado imobiliário.

      Equipe Click Habitação

  156. Bom dia !

    Pessoal, alguma novidade ?

    Semana passada assinei alguns documentos para liberação do FGTS no meu correspondente , o mesmo informou que ainda não tinham data para disponibilização do crédito na minha agência, mas estava otimista quanto a assinatura do contrato em meadoa de março e abril.

  157. Juliana, minha gerente não falou absolutamente nada sobre atualização em sistema. Ela foi clara ao afirmar que, apesar da liberação de recursos pelo conselho curador, a verba ainda não está disponível. Segundo ela, a situação voltará ao normal entre o final de março e meados de abril.

  158. Boa tarde pessoal.

    Falei ontem com a gerente da caixa, e la informou que a previsão para conseguir verba é entre o final março e meados de abril. Quem tiver documentos prestes a vencer(como eu), é bom se preparar para renova-los, pois a chances de conseguir verba nos próximos dias sao minimas(sic).

    • Leandro, mas a caixa já recebeu a verba , o que está ocorrendo eh uma atualização no sistema. Qual o motivo que seu gerente te passou que seria final de março, meados de abril ?

  159. Bom dia pessoal, também me encontro nas mesmas condições de todos aqui, projeto aprovado, vistoria do engenheiro mas nada de assinar o contrato desde 02/12/2015, meu gerente meu gerente me deixo otimista nessa ultima semana vejamos o que pode acontecer, precisamos nos manter conectados para troca de informações

  160. Primeiramente, parabéns pelo site! Foi o único que encontrei com informações consolidadas e atualizadas sobre o Pro-cotista.

    Tenho uma dúvida. É o seguinte: minha esposa adquiriu imóvel quando solteira. Nosso regime é de comunhão parcial de bens, sendo assim não tenho qualquer parte neste imóvel. Minha dúvida é se posso pleitear financiamento Pro-cotista + uso do FGTS somente eu meu nome e com minha renda, mesmo minha esposa sendo proprietária de um imóvel adquirido antes do casamento.

    Muito obrigado.

    • Olá Andreiwid

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O uso do FGTS na moradia objetiva a aquisição da casa própria do trabalhador.
      Considerando que você não tem imóvel no seu nome entendo que poderá pleitear o financiamento no Programa Pró-cotista.

      O Banco irá avaliar a questão.
      A sua esposa não poderá utilizar FGTS, tendo em vista que é proprietária de imóvel na mesma região metropolitana.
      Se ela vender poderá passar a usar o FGTS no eventual futuro financiamento.

      Equipe Click Habitação

  161. Boa tarde
    Assim como muitos aqui estou com msm problema crédito aprovado e nada de liberar a verba ,o pior que meu cadastro e vistoria do engenheiro vence dia 22 deste mês .Será que vou ter que fazer tudo de novo ,sendo que a culpa não e minha e sim da caixa.Aguardo a resposta de vcs ok!

    • Olá Jusciene

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a abertura de SAC e Reclamação junto ao Banco Central e PROCON.
      Se o prazo vencer será necessário revalidar alguns documentos. Cremos que o Laudo de Avaliação tem maior validade e não haja necessidade de efetivar novo.

      Equipe Click Habitação

  162. A CEF não é uma instituição séria. Nao tem comprometimento com qualidade, bom atendimento e respeito pelos clientes. Precisa ser privatizada o mais rápido possível, para o bem da nação.

  163. Boa tarde,

    Cenário decepcionante, continuo tentando todo dia conversar com meu gerente na caixa de Indaiatuba, e sempre a mesma desculpa que estão tentando reservar a verba, que estão fazendo uma força tarefa de 10 em 10 minutos entra alguém para reservar a verba e não conseguem.
    Minha vistoria já foi feita e liberada dia 22/01/2016, e até agora nada de me chamar para a assinar o contrato. Ontem tive contato com pessoas que compraram apartamento no mesmo local e o cenário é o mesmo.

    Boa sorte à todos!

  164. Boa tarde a todos!
    Ontem fui chamada para assinar documentos com o correspondente novamente e qual não foi a minha surpresa quando o mesmo disse que não tinha nenhuma informação sobre a data em que conseguiria assinar o contrato, visto que ainda não há dotação para fazer a reserva! Hoje liguei para a agência e eles também não sabem de nada… O correspondente me disse que é possível que liberem os valores apenas em 24/03, data em que se inicia as outras mudanças anunciadas…
    Estamos há quase 5 meses aguardando para assinar o contrato, rezando para que o vendedor não desista da venda, visto que o contrato de compra e venda já venceu há muito tempo e teríamos multas pesadas para pagar… Alguém da equipe do click habitação tem alguma noticia se essa informação é verídica ou é apenas especulação do correspondente? E por favor, caso alguém consiga fazer a reserva, nos avise por aqui para que possamos pressionar mais o correspondente e gerente! Muito obrigada!

    • Olá Luana

      Boa Tarde!

      Como nos manifestamos anteriormente a questão deveria estar melhor organizada, em especial com informações claras e precisas a todos os interessados com a aprovação de crédito já efetivada.
      Pelo que vimos pelas postagens alguns processos já começaram a andar.
      O importante é que o gerente da agência consiga efetivar a reserva orçamentária para seu contrato. Isto feito, será uma questão de curto espaço de tempo para efetivar a assinatura do contrato.

      Equipe Click Habitação

  165. Olá pessoal!

    Entrei em contato com a minha gerente da caixa e ela me informou que a remessa da verba vai normalizar depois do dia 15, semana que vem.

    Bianca, também aconteceu isso comigo, minha documentação passou pela área de conformidade, mas é rápida, são 3 dias para avaliarem. Eles avaliam se não tem nenhum documentado com indício de fraude.

    Abs,

    • Então Juliana…fui chamadadia 02/03 para assinar um documento de liberação do FGTS e ontem essa área de conformidade respondeu que a gente tinha que assinar de novo o mesmo documento mas não disseram o motivo…Então ontem, assinamos novamente e mais uma vez vai passar por esse setor de conformidade…muita burocracia e demora!

  166. Estou comprando um AP de obra financiada pela CEF, dessa forma é possivel comprar na planta, ou seja, o AP vai ser entregue só em nov/2016 mas já assino o financiamento com a CEF. Acontece que não cheguei a assinar na opção pro-cotista e partimos para o SPBE. Este também ainda não foi aprovado mas agora como voltou o pro-cotista, eu quero mudar. No entanto, a construtora me disse que o pro-cotista não pode ser usado nesse modelo de empreendimento pois o recurso usado para financiar a construção pela CEF são recursos da poupança. Eu estranho isso porque antes não tinha essa limitação e agora tem? Não consigo nenhum informação a respeito.

    • Olá Nelson,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Também estranhamos essa informação. O enquadramento da modalidade do empreendimento e a modalidade da pessoa física que está financiando a unidade são independentes, variam de acordo com o perfil.
      Sugerimos verificar novamente a informação no Banco.

      Equipe Click Habitação

  167. Bom dia,

    Estou na mesma situação que muitos aqui. Sempre mantenho contato com o gerente responsável pelo meu processo de financiamento. Hoje (10/03/16), ele me informou que a partir de segunda-feira o banco voltará a liberar recursos na modalidade pró-cotista. Voltei a ficar otimista.

  168. Bom dia,

    Estou na mesma situação que muitos aqui. Sempre mantenho contato com o gerente responsável pelo meu processo de financiamento. Hoje (10/03/16), ele me informou que a partir de segunda-feira o banco voltará a liberar recursos na modalidade pró-cotista. Voltei a ficar otimista.

  169. O meu processo tb está parado por causa de verba e agora estão alegando que nossa documentação precisa ser aprovada novamente por um setor de conformidade…essa avaliação era feita após a assinatura do contrato mas em Março houve uma mudança no processo de financiamento e agora é antes…mais uma etapa pra aguardar. Alguém recebeu essa informação tb?

    • Bianca ,

      Também aconteceu a mesma coisa comigo !!! Assinei novamente pq a área de conformidade solicitou , sei lá porque. A proprietária foi lá assinar também a documentação da poupança que teve fazer para poder receber o dinheiro do financiamento. Segundo a gerente a expectativa de conseguirem a reserva da verba a partir do dia 15/03, vamos continuar rezando para tudo isso acabar logo , né ?

      Abs

  170. É impressionante como a caixa é desorganizada. Acabei de ligar na agência, não consegue falar com ninguém e a propria telefonista disse que não estao conseguindo fazer a reserva para qualquer financiamento pro cotista, todos os dias tentam realizar a reserva mais não conseguem e segundo a propria telefonista disse que eles, os funcionários da Caixa não sabem informar o porque desta demora. Fiz reclamação na Ouvidoria, 2 dias depois o gerente me ligou , e disse que tinha que aguardar a bendita reserva, fiz outra reclamação no SAC, e nada eles podem fazer, só na agência. Estamos amarrados e com sérios riscos de perder a entrada dada na compra do imóvel. Eles ao menos poderiam dar uma data ou uma informação palpável mais nada.. é um pesadelo. Se alguém tiver alguma novidade avise! obrigado!!

  171. bom dia!

    Estou com mesmo problema da sheila, contrato aprovado só falta assinar e me dizem que não tem recursos, no meu caso vendi minha casa, e agora não consigo assinar contrato! Só me dizem que não estão conseguindo fazer a reserva no sfh, como funciona as reservas é uma espécie de loteria? tem um valor para cada região? ja estou apavorado…

    • Olá Zenildo

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O orçamento deve utilizado de acordo com as regras do Conselho Curador.
      Por exemplo, existe distribuição: por Estado, por valor do financiamento, por tipo de imóvel usado ou novo, dentre outras.
      Desta forma, o acompanhamento do cumprimento é diária. A demanda represada é grande. Mas, cremos que poderia ser melhor organizado, bem como, esclarecido aos compradores com proposta de crédito já aprovada.
      A orientação é continuar acompanhar e cobrar o gerente a reserva para seu contrato.

      Equipe Click Habitação

  172. Boa noite.

    Li todos os comentários e fiquei com uma dúvida: Se o orçamento já chegou, o que impede a reserva da verba? Estou muito ansiosa porque estou sendo muito pressionada pelo vendedor, sob pena de perder o sinal pago no contrato de compra e venda. Começo a pensar que os funcionários da caixa estão fazendo corpo mole, ou não estão dando a devida atenção.

    • Olá Sheila,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Ratificamos os comentários anteriores. Cremos que o número de demandas é grande, mas deveria estar melhor organizado.
      Assim, orientamos a “chegar junto” do gerente da Agência.
      O importante é estar garantido o orçamento para o seu contrato.
      Caso não seja atendida abra SAC, Reclamação junto ao Banco Central, PROCON, etc.

      Equipe Click Habitação

  173. Olá, Boa tarde,
    Fiz um financiamento no valor de R$ 180.000,00 mas pelo SBPC pois à época o PROCOTISTA estava fechado por falta de verbas. O contrato está pronto só pra assinar com a CEF. Entretanto, com a iminência de reabertura do crédito procotista pergunto: é possível migrar posteriormente do SBPC para o procotista ou é melhor eu cancelar esse processo e iniciar outro pelo procotista?

    • Olá Vanessa

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o ponto crucial é tempo de demora para nova contratação (você e o vendedor podem esperar?) e os custos já desembolsados, se serão restituídos.
      Orientamos a verificar com o Banco as condições para a troca e você avaliar, se vale a pena.

      As taxas de juros do Programa Pró-cotista serão melhores.

      Equipe Click Habitação

  174. Boa tarde!
    Como a maioria por aqui, estou com o processo de financiamento pelo pro cotista pronto, apenas aguardando liberação de recursos. Peço o auxílio da equipe do Click habitação pois nos foi passado que as verbas seriam liberadas ontem e até agora nada. Nem o correspondente nem o gerente tem previsão da liberação. Essa demora é esperada? Quanto tempo devemos aguardar antes de entrar com novas reclamações via sac da Caixa e Bacen? Sou de Indaiatuba-sp

    Muito obrigada!

  175. Boa tarde, sempre estou acompanhando este site Pq vejo q tem muitas pessoas na mesma situação que a minha. Ainda estou no aguardo da liberação da verba, refiz todos os documentos e deixei atualizados, já inclusive assinei autorizando a retirada do meu fgts, porém até agora continuam sem recursos. O pior de tudo e o que os gerentes não sabem de nada. Eu ligo e eles falam que estão esperando, disseram q ia ter uma reunião hj, porém ficamos no aguardo. Porfavor quem tiver notícias de liberação de financiamento nos avise! Obg

    • Olá Rafaela

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que o orçamento já chegou e o tempo decorrido cremos ser suficiente para recomeçarem a efetivar as contratações.
      O importante é a agência conseguir reservar o orçamento (verba) para seu contrato, se isso já aconteceu então o caminho para a contratação já estará aberto e será a questão de procedimentos internos para contratar.
      Assim, orientamos a “chegar junto” do gerente da Agência.
      Caso não seja atendida abra SAC, Reclamação junto ao Banco Central, PROCON, etc.

      Equipe Click Habitação

  176. Fábio, eu acho que qdo ela disse dia 10/03 é para liberar a verba e não assinar o contrato, pq se fosse isso já estaria tudo OK hoje. Deve ser isso já que também falaram aqui que devemos esperar dez dias, que seria na quarta. Vamos ficar em cima! Até

  177. Estou querendo comprar um imóvel no valor de 180 mil reais tenho 50mil de entrada e gostaria de financiar 130mil reais… gostaria de saber qual o melhor financiamento? pela caixa minha casa minha vida ou pelo pro-Cotista? E qual seria o menor taxa de juros e bolor da prestação? Obrigada

  178. Boa noite…
    Procurei meu gerente e ele disse que tiveram uma vídeo conferência no dia 29/02 com o os seus superiores e a ordem era pra que aguardassem 10 dias pra darem andamento nos financiamentos, entao acredito eu que na quarta deve normalizar!

  179. O meu ainda nao saiu tb. A correspondente disse que ainda está tentando reservar verba . Nao sei o que acontece, visto que já é de conhecimento publico que a verba já foi liberada para os bancos, e ninguém sabe ou quer explicar o motivo.

  180. Boa tarde, Senhores!

    Conversei hoje com a minha gerente e ainda não conseguimos assinar o contrato, disseram que estão tentando a liberação da verba a agência, mas ainda sem previsão.

    Sou de Indaiatba-SP

    Abraços

  181. O Meu financiamento também ainda nada de assinatura de contrato, no sistema de acompanhamento via internet SIOPIWEB da caixa, estou sempre acompanhando… primeiro a data prevista estava 03/03, depois mudou para 04/03 e agora tiraram a data prevista e recuaram um tópico que antes estava negociado para agora negociando novamente, meu correspondente não me deu nenhuma data prevista, disse que esta tudo certo e disse também que todos os dias a caixa tenta fazer a reserva para assinatura do contrato porem ainda esta dando erro no sistema. Estou no aguardo, se o meu sair aviso vocês também… ta dificil gente, ja faz 10 dias que o conselho aprovou na segunda publicou e ate agora nada… esse nosso brasilzão é fogo… e o prejuízo do atraso e como sempre nosso .. vamos esperar… qualquer novidade aviso . Boa sorte Galera!

  182. Obrigado Renata, caso o meu saia também volto aqui para avisar. Então já existe uma previsão para vc assinar o seu contrato? No meu caso ninguém sabe ainda.

  183. Boa tarde! Fábio estou aguardando a liberação e até agora nada, a pessoa que está cuidando do meu financiamento disse que será liberado dia 10/03. Qdo sair o meu venho aqui contar e caso alguém consiga acho legal avisar aqui também. Até e boa sorte pra todos nós!

  184. Bom dia, a notícia era que a partir de hoje os contratos aprovados seriam retomados né? vocês tem notícia se alguém da modalidade pró-cotista está conseguindo dar continuidade ao processo?

    • Boa tarde! Fábio estou aguardando a liberação e até agora nada, a pessoa que está cuidando do meu financiamento disse que será liberado dia 10/03. Qdo sair o meu venho aqui contar e caso alguém consiga acho legal avisar aqui também. Até e boa sorte pra todos nós!

  185. Olá!

    Tenho acompanhado seu site, assim como os demais estou no aguardo da liberação pró cotista com a Caixa. Mas agora, as vésperas da liberação me foi solicitado reiniciar o processo, documentos e tudo…Devido a minha aprovação estar “vencida”, existe alguma forma de estender a validade dessa aprovação?
    Via advogado ou alguma solicitação assim?

    • Olá Fernanda

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que os bancos tem normas de avaliação de risco estipuladas pelo Conselho Monetário Nacional e Banco Central. Assim, infelizmente o banco é obrigado a refazer a avaliação, quando vence.
      Acreditamos que o meio judicial somente iria atrapalhar a velocidade da concessão do crédito, mas você poderá contatar um advogado para avaliar a conveniência e oportunidade de impetrar ação judicial.

      Equipe Click Habitação

  186. Obrigada pelo retorno! Você acredita então que os bancos já receberam o valor e estão apenas ajustando o sistema? Não costuma ser divulgado quanto cada banco recebeu?

    Obrigada,
    Juliana

    • Olá Juliana

      Boa Tarde!

      Sim, os bancos já receberam os valores e já começaram a operar.
      A maior parte dos valores deve ser sido direcionada a CAIXA, mas não temos informação dos percentuais para banco.

      Equipe Click Habitação

  187. Olá galera,

    Estou na mesma situação, estou aguardando liberação da verba para pro cotista, devido juros do contrato da construtora que eu assinei e inclusive já passou do prazo, estou pesando em mudar meu plano de financiamento para SBPE, seria uma boa ?

    Obrigado,

    • Olá Misael

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que as condições do Programa Pró-Cotista, em termos de juros contratuais são melhores do que no SBPE. E você não poderá mudar de modalidade após a contratação.
      Sugerimos verificar com seu gerente ou no Correspondente Bancário as condições de contratação.
      Se você não iniciou o processo pode optar entre CAIXA e Banco do Brasil para fazer a operação.

      Equipe Click Habitação

  188. Olá!

    Até agora não ocorreu o repasse para a Caixa né? A Previsão não seria até sexta? Pela sua experiência e conhecimento, nos outros anos quanto depois de aprovado o repasse foi feito? Costuma ser rápido? Qual a média por gentileza?

    Obrigada,

    • Olá Juliana,

      Boa Noite!

      Esclarecemos que cremos que a dotação orçamentária do FGTS já deve estar autorizada junto aos Bancos e que eles devem estar efetivando os ajustes nos sistemas para que a contratações sejam retomadas.
      Orientamos a partir da semana que vem ficar de olho no seu gerente no Banco ou junto Correspondente Bancário para que se dê o andamento no processo o mais rápido possível.
      Marcação cerrada!!

      Equipe Click Habitação

  189. Olá, boa tarde
    alguma novidade sobre o repasse da verba aos bancos, pois na agencia eles nao fazem questao de nos esclarecer nada.

    • Olá Christiane

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que realmente as agências ainda não devem ter recebido as instruções sobre as novidades.
      Cremos que a partir da semana que vem as orientações serão repassadas e serão iniciadas preliminarmente as tratativas dos créditos já aprovadas e posteriormente as novas.

      Equipe Click Habitação

    • Concordo, Christiane.
      Na agência não sabem de nada, não viram nada, não fazem nada… só mandam esperar! Difícil…

    • Olá Anderson,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sim! A Resolução 798 foi publicada no DOU em 29/02/16.
      E já atualizamos o artigo com as informações sobre a suplementação e condições de financiamento.

      Provavelmente a retomada dos financiamentos na CAIXA será a partir da semana que vem.

      Equipe Click Habitação

  190. Boa tarde!
    Iniciei o meu financiamento em 11/2016 pelo pro cotista e ele está aprovado aguardando liberação de fundos, o que graças a Deus parece que vai sair em breve. Nesse meio tempo minha análise de crédito venceu e precisamos atualizar os holerites do meu marido. No meu caso não foi necessário pois sou profissional liberal e usei o irpf. Minha dúvida é a seguinte: O correspondente nos disse que preciso fazer o irpf desse ano essa semana, pois podera ser pedido novamente. Liguei na Caixa e não confirmaram essa informação.
    Estou preocupada pois pela minha profissão é um contador quem faz meu irpf e só consigo finalizar em abril, seria mesmo necessário apresentar o desse ano visto que o do ano passado ainda está vigente?
    Muito obrigada e um ótimo dia!

    • Olá Luana,

      Entendemos poderá Utilizar a Declaração (e o respectivo recibo) entregue à Receita Federal referente ao último ano calendário (Durante o período de entrega da Declaração de imposto de Renda, meses março e abril, poderá ser aceita a Declaração imediatamente anterior ao último ano calendário).

      Qualquer coisa ou exigência abra um SAC e reclame.

      Equipe Click Habitação

  191. Olá!

    Quando e onde terá a definição de quanto cada banco irá receber (CAIXA e Banco do Brasil)? Será que esse dinheiro será suficiente para cobrir os contratos já aprovados pela opinião e experiência de vocês? Vocês acham que até o final da semana a CEF já terá recebido a verba?

    Obrigada,

    • Olá Juliana,

      Boa Tarde!

      Cremos que durante esta semana os valores serão definidos e repassados.
      A CAIXA deverá retomar os financiamentos já aprovados a partir da semana que vem.

      Os valores são escassos e diante da procura será suficiente para alguns meses apenas.
      A CAIXA afirma que honrará todos os compromissos já aprovados.

      Equipe Click Habitação

  192. Outra dúvida, na opinião e experiência de vocês, quanto tempo pode durar essa verba? Esse dinheiro é suficiente para cobrir os financiamentos aprovados e ainda não contratados pela cef?

  193. Bom dia, Verifiquei a divisão de valores e vi que para meu caso (imovel até 500.000) possuirá 3,5 bilhões. Minha dúvida é : existe uma subdivisão dentro desse valor para imóveis usados e novos?

    • Olá Fabio

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que atualizamos o artigo com relação a Resolução 798 do Conselho Curador do FGTS.

      Serão destinados mais R$ 8.200.000.000,00 (oito bilhões e duzentos milhões de reais) para aplicação no Programa Especial de Crédito Habitacional ao Cotista do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (PRÓ-COTISTA), dos quais, no mínimo, 60% (sessenta por cento) devem ser destinados ao financiamento de imóveis novos.

      Assim, somente 40% para imóveis usados.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Leandro

      Boa Noite!

      Agradecemos a localização da Resolução 798 do CCFGTS.
      Entendemos que os recursos devem estar disponíveis até o final desta semana.
      Orientamos a procurar o seu gerente, após este prazo, para verificar o prazo para o inicio das tratativas de contratação.

      Iremos atualizar o artigo com as informações da Resolução.

      Equipe Click Habitação

  194. Outra pergunta. Na sua opinião essa liberação do dinheiro dará somente para os financiamentos já aprovados ou pode dar para novos financiamentos em 2016?

    • Olá Juliana,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Para entender a divisão do orçamento do FGTS, a verba foi dividida por limite máximo de imóvel:

      – Imóvel até R$ 225.000,00: 4 bilhões
      – Imóvel até R$ 500.000,00: 3,5 bilhões
      – Imóvel até R$ 750.000,00: 700 milhões

      Ou seja, existe orçamento para o valor do seu imóvel. Esse valor será usado para as propostas de financiamento em andamento e os novos, conforme disposição orçamentária.

      Equipe Click Habitação

  195. Olá! Boa noite!

    Sou do RJ, não entendi o que colocou abaixo:

    “A principal alteração é que praticamente a metade dos recursos (R$ 4 bilhões) deverão ser aplicados em imóveis enquadrados nos limites do FGTS, ou seja, variáveis de acordo com as regiões, com limite máximo de R$ 225 mil.”

    tenho uma proposta aprovada na caixa de um imóvel de R$ 400 mil na linha pro cotista, que segundo a caixa está apenas esperando a liberação da verba, que pelo que você falou precisa aguardar a publicação no Diário Oficial. Mas o que quis dizer com esse comentário acima, limite até R$ 225 mil?

    Obrigada,

  196. Boa tarde,

    A verba dos financiamentos aprovados serão repassados aos banco está semana?

    Estou procurando notícias sobre o assunto, mas não encontrei, estou aguardando a caixa me chamar para assinar o contrato.

    Abraços

    • Olá Rafael,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Pode acompanhar aqui no Click Habitação. Estamos atentos e qualquer novidade publicaremos na página do Facebook.

      Temos o número da Resolução do Conselho Curador do FGTS (Resolução 798).
      Mas não localizamos a sua publicação, a qual provavelmente sairá durante a semana.

      Pro-cotista – Merece atenção especial às alterações que foram introduzidas nessa linha de crédito, que teve uma suplementação de R$ 8,2 bilhões, mas que ainda será definido o quanto caberá a cada Banco (CAIXA e Banco do Brasil)

      A principal alteração é que praticamente a metade dos recursos (R$ 4 bilhões) deverão ser aplicados em imóveis enquadrados nos limites do FGTS, ou seja, variáveis de acordo com as regiões, com limite máximo de R$ 225 mil.

      Vamos aguardar.

      Equipe Click Habitação

  197. Boa tarde,

    Como podemos acompanhar a publicação da Resolução do Conselho Curador e se já foi feito o repasse aos bancos?

    Obrigada.

    • Olá Mariana

      Boa Tarde!

      Pode acompanhar aqui no Click Habitação. Estamos atentos e qualquer novidade publicaremos na página do Facebook.

      Temos o número da Resolução do Conselho Curador do FGTS (Resolução 798).
      Mas não localizamos a sua publicação, a qual provavelmente sairá durante a semana.

      Pro-cotista – Merece atenção especial às alterações que foram introduzidas nessa linha de crédito, que teve uma suplementação de R$ 8,2 bilhões, mas que ainda será definido o quanto caberá a cada Banco (CAIXA e Banco do Brasil)

      A principal alteração é que praticamente a metade dos recursos (R$ 4 bilhões) deverão ser aplicados em imóveis enquadrados nos limites do FGTS, ou seja, variáveis de acordo com as regiões, com limite máximo de R$ 225 mil.

      Vamos aguardar.

      Equipe Click Habitação

  198. Prezados,

    O motivo da troca é justamente o valor financiado. A opção contratada tem o teto máximo de 170 mil sendo financiado até 90%…o imóvel que estou adquirindo tem um valor maior por isso terei que arcar com uma entrada maior… Logo o Pró cotista seria bem mais interessante reduziria significativamente o meu custo inicial.

    • Olá Viviane

      Boa Noite!

      Diante das informações orientamos a procurar o Banco e verificar as condições de troca de Programa de financiamento.

      Equipe Click Habitação

  199. Prezados,

    Assinei na sexta contrato com a caixa num tipo de financiamento que tem juros menores que o do pró cotista e utiliza recursos do fgts… porém o valor de financiamento é até 170 mil pra região metropolitana, que é o meu caso e financia 90%
    Porém desejo saber se posso desistir deste contrato e fazer o pró já que o governo liberou recursos… o contrato ainda não foi pra cartório… posso usar a carta de crédito há aprovada para isso? ?? As taxas que paguei de vistoria e taxas a vista podem ser reutilizadas para isso? ??? A partir de quando eles já podem operar com o pro cotista? ???

    • Olá Viviane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que o Banco não aceitará tal troca, mas poderá efetivar a tentativa.
      O distrato precisa da anuência de todas as partes envolvidas.
      E mesmo que aceitar provavelmente não devolverá as taxas pagas à vista.

      Lembramos que os recursos do Pró-cotista ainda podem demorar 1 semana para chegar aos bancos.

      Gostaríamos de entender melhor o motivo da troca.

      Equipe Click Habitação

    • Boa tarde,

      Poderia me informar que modalidade é esta que você assinou?

      Obrigada,

      Mariana.

  200. Olá, boa tarde!
    Com a liberação da verba, quando a caixa começará a dar andamento nos financiamentos ja aprovados?

    • Olá Christiane

      Boa Noite!

      A Resolução do Conselho Curador precisa ser publicada no Diário Oficial, e os valores do novo orçamento disponibilizado aos Bancos.
      Cremos que em 1 semana poderá ser retomada a contratação do Programa na CAIXA.

      Equipe Click Habitação

  201. Bom dia, mais a minha duvida e a seguinte eles fazem algum levantamento para ver se a pessoa posssui algum imovel em no nome pois na matricula do imovel ele consta apenas como terreno na declaração de IRPF ele não esta declarado ainda pois o mesmo foi adquirido em 2015 e entreguei a declaração referente a 2014. Assim que sair o financiamento quero regularizar a meia agua ou ate mesmo demolir ela pois comprei o terreno para construir uma casa no futuro caso regularize apos o imovel o mesmo sera averbado apos sair o financiamento isso pode me gerar algum problema?

    • Olá Gabriel,

      Bom dia!

      Esclarecemos que o Banco se baseia nas informações cadastrais e em suas declarações.
      O Banco não investiga além dos documentos informados e entregues por você.
      Além do que se o imóvel não tem edificação não será problemas para seu financiamento no Programa.

      Equipe Click Habitação

  202. Boa noite!

    Estou com um financiamento há cerca de 6 meses de um imóvel que não se encaixou nos critérios para pró-cotista: Valia 588.000,00 mas em 2015 o limite era 400.000,00. Com isso meu financiamento acabou sendo firmado com uma taxa de juros maior.

    Vi que no exercício de 2016 o pró-cotista voltou a contemplar imóveis até 750.000,00 (650.000,00 em alguns casos).

    Eu teria alguma condição de modificar o meu atual financiamento para pró-cotista já que agora meu imóvel se enquadra no valor?

    • Olá Marco,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não é permitido este tipo de modificação em modalidade de crédito.

      A sua alternativa poderá ser no futuro uma portabilidade de crédito, mas quando as taxas de juros voltarem a baixar.

      Veja mais no artigo:
      Portabilidade de Financiamento Imobiliário

      Equipe Click Habitação

  203. Boa noite, Estou querendo financiar uma casa usada pela linha pró cotista porem possuo um terreno que adquiri para futuramente daqui uns três quatro anos e neste terreno possui uma meia agua de 27 metros quadrados porem na escritura ele aparece só como terreno não tem nenhuma construção averbada a prefeitura me notificou para regularizar a mesma porem quero fazer isso após fazer o financiamento. Isso pode me trazer algum problema no financiamento ao usar o FGTS?

    • Olá Viviane e Gabriel,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a Declaração de Imposto de Renda será um dos documentos exigidos para o financiamento e uso do FGTS.
      Assim, se o terreno constar na Declaração não terá como omitir tal fato.

      O terreno (sem edificação) não é impedimento para concessão de financiamento no Programa Pró-cotista e também para uso do FGTS, desde atenda aos pré-requisitos de uso.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

    • Olá Luana,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Você pode conferir todas as mudanças no Minha Casa Minha Vida recursos FGTS no artigo O que mudou no minha casa minha vida .
      As mudanças mais expressivas foram: aumento da faixa de renda até R$ 6.500,00, alteração nas taxas de juros, aumento dos valores de teto de imóvel e subsídio.

      Equipe Click Habitação

  204. Boa tarde, estou financiando pela linha pró-cotista e possuo um terreno que tem uma meia agua de 27 metros quadrados na prefeitura o terreno aparece como predial ja no cartório a matricula dele consta que é apenas um terreno posso ter algum problema no financiamento ao declarar que não possuo nenhum imóvel?

    • Olá Viviane e Gabriel,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a Declaração de Imposto de Renda será um dos documentos exigidos para o financiamento e uso do FGTS.
      Assim, se o terreno constar na Declaração não terá como omitir tal fato.

      O terreno (sem edificação) não é impedimento para concessão de financiamento no Programa Pró-cotista e também para uso do FGTS, desde atenda aos pré-requisitos de uso.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  205. Na noticia disseram que a validade é imediata. Quanto tempo costuma demorar a publicação dessa resolução? Será que na próxima semana já estarão disponíveis ?

    • Olá Leandro,

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que a Resolução do Conselho Curador do FGTS deve ser publicada no diário oficial e os créditos repassados aos bancos.
      Provavelmente em 1 semana devem ser retomadas as operações.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Wellington

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sim! Resta esperar a publicação da Resolução do Conselho Curador do FGTS.

      R$ 8,2 bilhões serão para aplicação no Programa Pró-Cotista, modalidade destinada ao trabalhador com conta vinculada ao FGTS e que deseja comprar de imóvel em áreas urbanas. Neste caso, o financiamento é corrigido por taxa de número nominal de 8,66% ao ano mais 7,5% anuais da taxa referencial (TR).

      A modalidade Pró-Cotista tinha orçamento de R$ 1,3 bilhão para 2016. A linha de crédito passa agora a ter R$ 9,5 bilhões para este ano. Serão R$ 4 bilhões para habitação popular, mais R$ 3,5 bilhões para imóveis com valor inferior a R$ 500 mil, além de R$ 700 milhões para imóveis de no máximo R$ 750 mil, sendo que 60% dessas residências devem ser novas.

      Leia mais:
      http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/02/fgts-reforca-financiamento-da-casa-propria-com-mais-r-21-7-bi

      Equipe Click Habitação

  206. Prezados, boa tarde.

    Estou no processo de financiamento de um imóvel em Curitiba, no valor de R$ 320.000,00.
    Nos enquadramos no PRÓ-COTISTA, com relacionamento e conta-salário, e obtivemos a melhor taxa possível.
    Ocorre que, dadas as notícias atuais quanto ao término dos recurso do PRO-COTISTA, temo que, mesmo após aprovado o crédito e assinado o contrato junto à CAIXA, esta não libere o crédito para a construtora.
    O correspondente que me atende informou que no caso do empreendimento que adquiri, a situação é diferente, tendo em vista tratar-se de sistema de ALOCAÇÃO DE RECURSOS e realização de RESERVA.
    Segundo eles, esse sistema em que o empreendimento foi construído evita que, no meu caso, eu venha a sofrer os efeitos da falta de recursos da CAIXA na linha PRO-COTISTA.
    Não compreendo bem como funciona esse sistema e porque, mesmo sendo PRO-COTISTA, meu financiamento estaria garantido.
    Poderiam me auxiliar?
    Obrigado,
    José

    • Olá José

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a ALOCAÇÃO DE RECURSOS é uma relação entre o Banco e a Construtora.
      Se você for utilizar o Programa Pró-cotista hoje a CAIXA está sem recursos, mas deverá ser em breve liberado novo Orçamento pelo Conselho Curador do FGTS.
      Alertamos que diante da procura por todos, por ser muito mais vantajoso para o comprador, os recursos do Programa Pró-cotista tendem a acabar com rapidez.
      Oriento a procurar a agência da CAIXA e obter informações mais precisas.

      Equipe Click Habitação

  207. Bom dia,
    Acabei mudando meu financiamento para o Banco do Brasil, e meu gerente de la disse que talvez seria possível usar o mesmo laudo do imóvel feito pela caixa, porém, a agência da Caixa disse que não pode liberar cópia do laudo pois é um documento de propriedade da Caixa, mas também não podem me devolver o valor do laudo.
    Eu paguei pelo documento e não posso ter uma cópia, é isso mesmo?

    • Olá Queren

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Oriento a abrir um SAC no Banco explicando a situação e solicitando a devolução do valor ou a entrega do Laudo de avaliação.
      Se recusada sugerimos procurar o PROCON e fazer uma queixa contra o Banco.

      Equipe Click Habitação

  208. Bom dia,
    Pelo visto irá acontecer nos próximos dias a liberação de orçamento para o procotista novamente, então gostaria de saber que ações devo tomar já que tive o crédito aprovado na Caixa, no entanto, já expirou o prazo dos 60 dias. Vou ter que aguardar nova avaliação ou eles devem honrar a aprovação anterior? Estou com receio de ter Q esperar nova aprovação e o recurso esgotar novamente. Ou não preciso me preocupar?

    • Olá Mariana

      Bom dia!

      A CAIXA está afirmando que honrará os compromissos.
      Cremos que cumprirá tal promessa.

      Entendemos que os créditos já aprovados devem ser priorizados na nova liberação de recursos.
      Se a avaliação de risco vencer, o Banco fará nova avaliação, é uma questão interna.
      Vamos acompanhar

      Equipe Click Habitação

    • Boa tarde, clickhabitação.

      Obrigada pelo trabalho que vocês fazem. Só tenho a elogiar.

      Hoje fui à Caixa para deixar os documentos prontos para a nova aprovação do crédito, já que a primeira venceu. Perguntei se seria necessária uma nova Certidão de Inteiro Teor e a funcionária disse que sim. Como se trata de um documento caro, falei que abriria um SAC para consultar o banco sobre a dispensa deste documento, pois não foi nossa culpa o vencimento da primeira.

      Vocês acham que cabe este pedido?

    • Olá Mariana

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que a dispensa da atualização das Certidões não será possível.

      O que você pode pleitear é o ressarcimento do valor pelo Banco, em função da problemática apresentada. Neste caso, orientamos a consultar o PROCON.

      Equipe Click Habitação

  209. OLÁ!
    MINHA APROVAÇÃO PELO PRÓ-COTISTA NA CAIXA FEDERAL VENCE DIA 12/03. O QUE FAZER CASO ELA VENÇA?
    A RENOVAÇÃO É AUTOMÁTICA OU NÃO? EXISTE O RISCO DE AO VENCER NO DIA 12/03 ELA SER NEGADA NA RENOVAÇÃO DESTA APROVAÇÃO?
    OUTRA DÚVIDA! A CASA NEGOCIADA ESTÁ AVALIADA EM 700 MIL QUE É O LIMITE MÁXIMO DO PRÓ-COTISTA PARA O ESTADO DE SÃO PAULO. O QUE ACONTECE SE O GOVERNO BAIXAR ESTE LIMITE?

    • Olá Daniela

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Bem, a boa notícia é que o Conselho Curador está para aprovar novo orçamento para o Programa Pró-cotista.
      Assim, em breve, esperamos que a situação seja regularizada.

      Cremos que a renovação do risco de crédito não é automática, o banco deverá refazê-la.
      Se suas condições cadastrais não sofreram alterações a renovação deverá ocorrer sem problemas.

      O Limite do SFH para o valor de avaliação de imóveis no Estado de São Paulo é de R$ 750.000.
      Se o Conselho Curador diminuir o valor máximo do valor imóvel, como já o fez, no segundo semestre do ano passado, será um transtorno.
      Precisaremos verificar como as regras que serão aprovadas para poder avaliar as consequências.

      Equipe Click Habitação

  210. Prezados, o que vocês podem dizer a respeito da informação noticiada hoje pelo o jornal extra a respeito da reunião de conselho da caixa ocorrida ontem?

    Íntegra:
    BRASÍLIA – Para ampliar o crédito habitacional, o governo quer liberar mais R$ 8 bilhões do FGTS para os trabalhadores que têm conta no Fundo, na chamada linha Pró-Cotista. O orçamento previsto na modalidade para este ano era de R$ 1 bilhão e todo esse montante já foi emprestado, de acordo com os bancos que operam os recursos do FGTS.

    A medida foi discutida, nesta terça-feira, pelo grupo técnico do Conselho Curador do Fundo,que se reúne na próxima sexta-feira. Normalmente, o conselho costuma aprovar as propostas encaminhadas pela área técnica.

    A linha Pró-Cotista oferece condições mais facilitadas para os mutuários (juros de 7,66% ao ano, mais a TR – já com desconto sobre a taxa anual que é de 8,16% ao ano). O programa permite o financiamento de imóveis de até R$ 750 mil, válido para o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

    Para evitar que o FGTS tenha prejuízos com a compra de R$ 10 bilhões de papeis imobiliários dos bancos (CRI|), sobretudo da Caixa Econômica Federal – medida já anunciada pela presidente Dilma Rousseff no Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – os técnicos decidiram que as instituições financeiras interessadas na operação terão que remunerar ao Fundo a taxa Selic (14,25% ao ano), até que os valores sejam contratados pelos tomadores. Depois disso, a taxa de remuneração será de 7,5% ao ano. Os recursos virão das disponibilidades do FGTS, que ficam aplicadas nos bancos e rendem a Selic.

    Ao todo, o orçamento do FGTS para crédito imobiliário será ampliado em R$ 18 bilhões em 2016. Do orçamento inicial de R$ 83 bilhões do FGTS aprovado para este ano, R$ 45 bilhões serão destinados à habitação e restante para obras de saneamento básico e mobilidade urbana.

    A outra medida também anunciada pelo governo, que permite o uso dos recursos do FGTS para garantia no crédito consignado (40% da multa nas demissões sem justa causa, mais 10% do saldo da conta vinculada) está engavetada. Pelo menos por enquanto. Diante das críticas, a Fazenda decidiu aguardar o melhor momento para enviar a proposta ao Congresso Nacional. Durante a reunião do grupo técnico, não se falou sobre o assunto.
    http://extra.globo.com/noticias/economia/fgts-devera-ter-mais-8-bilhoes-para-programa-pro-cotista-18734977.html

    • Olá Cássio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Vimos a notícia ontem a noite, inclusive a publicamos na nossa página do facebook e linkedin.

      É uma boa notícia, porém os recursos são pequenos diante da demanda por este tipo de operação no Programa Pró-cotista, em especial, pela carência de recursos no SBPE (poupança, em especial na CAIXA).

      Precisamos verificar como será aprovação pelo Conselho Curador e se haverá redução no valor do imóvel a ser financiado, como foi no final no ano passado.

      Assim, vamos aguardar a definição para poder verificar as repercussões e consequências no mercado de crédito imobiliário.

      Equipe Click Habitação

  211. Bom dia!
    Estou na mesma situação de muitos por aqui. Contrato pronto, porém não conseguimos assinar por falta de recursos. Conforme orientação de vocês, fiz reclamação ao sac da caixa e banco central. Em ambos a resposta é que o processo será honrado porém sem previsão de assinatura.
    No Banco do Brasil além de taxas mais altas (9%), a previsão de assinatura do contrato é de 60 a 90 dias, além de ter que pagar cerca de 1,5% do valor da casa em outras taxas.
    Resumindo… Não sabemos se vale mais a pena esperar pelo processo pronto da caixa ou dar entrada pelo Bb e aguardar cerca de três meses… Qual seria a orientação de vocês? Muito obrigada e um ótimo dia!

    • Olá Luana

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Ontem tivemos uma boa notícia: o Conselho curador do FGTS está analisando a possibilidade de liberação de 8 bilhões para o Programa Pró-cotista.
      Desta forma, se aprovado, entendemos que os recursos podem ser liberados a partir de meados de março/16.
      Assim, se você puder esperar, será a melhor alternativa.

      Equipe Click Habitação

  212. Renata,

    Eu estou na mesma situação que você. Depois de passar mais de um mês lutando contra a burocracia e morosidade insanas da CEF, finalmente pensei que iria assinar o contrato. Mas pasmem! Nao tem recursos.

    Quer abrir reclamação no SAC ou na Bacen?, fique a vontade! mas te garanto que vai ser perda de tempo.

    A minha preocupação agora é com meu FGTS que liberaram. Nao me explicaram o que ocorre caso o processo nao seja efetivado ou se eu quiser cancelar. Agradeço se alguém puder explicar.

    • Olá Leandro,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Quanto a sua preocupação com o FGTS, nos casos em que não há efetivação, o valor total debitado é devolvido a conta vinculada na data original, para que não haja prejuízos a remuneração do valor nesse período.

      Os agentes financeiros não podem ficar com esse valor sem destinação de uso.

      Equipe Click Habitação

  213. Boa tarde! Tinha uma carta de crédito aprovada na Caixa, assinei o contrato de compra e venda com uma proprietária, deu uma entrada em dinheiro pra ela, sacaram meu FGTS e paguei R$ 400,00 do laudo do engenheiro para depois me informarem sobre a falta de recursos do Pro cotista.
    O laudo para outro banco tem que ser refeito ou consigo usar o mesmo?
    E gostaria de saber se quem está nessa situação tem alguma coisa pra fazer contra a Caixa, alguma ação, reclamação.
    Obrigada.

    • Olá Renata

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a abrir um SAC no site do Banco pedindo posicionamento do gestor do produto sobre a previsão de assinatura e esclarecimentos sobre a demora de atendimento e caso não seja atendido abrir uma Reclamação no Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Com relação a aceitabilidade do laudo da CAIXA por outro Banco que é possível, mas depende da política de crédito do banco, não é garantido.

      Equipe Click Habitação

    • Oi, Renata, boa noite,

      Sou jornalista do Bom Dia Brasil e estou fazendo uma matéria sobre as pessoas que passaram por esse prejuízo financeiro e moral de ter o financiamento aprovado e depois rescindido.

      Podemos conversar?
      Meu email é julia.araujo@tvglobo.com.br

      Obrigada

  214. Alguma novidade sobre a liberação de verba para o pro cotista? Estou com meu financiamento aprovado porém o gerente só me informou a falta de verba depois de tudo pronto, inclusive depois de eu ter pago a taxa do engenheiro. Tem alguma previsão de quando normalizará a situação?

    • Olá Christiane,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Infelizmente não sabemos da previsão de liberação de orçamento para o pró-cotista.
      Nesse caso você tem duas alternativas: abrir reclamação por meio de SAC do Banco ou verificar a possibilidade de contratação no Banco do Brasil, que ainda tem orçamento.

      Equipe Click Habitação

    • Oi, Christiane, boa noite,

      Sou jornalista do Bom Dia Brasil e estou fazendo uma matéria sobre as pessoas que passaram por esse prejuízo financeiro e moral de ter o financiamento aprovado e depois rescindido.

      Podemos conversar?
      Meu email é julia.araujo@tvglobo.com.br

      Obrigada

  215. Sabe me informar se o SBPE está operando normalmente? Se o pró-cotista não normalizar posso migrar para o SBPE? E isso demora mais?

    • Olá Iandra

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que neste momento a grande diferença são os juros, no Pró-cotista você terá condições bem melhores de juros.
      Assim, se puder esperar, será a melhor opção.

      Com certeza poderá migrar para o SBPE. A avaliação de risco deverá ser adequada, de certa forma recomeça o processo.

      Equipe Click Habitação

  216. Realmente está difícil. Minha proposta venceu hoje e não conseguiram verba para seguir o processo. Disseram que talvez em março o conselho que administra o FGTS libere mais recursos. Mas não há certeza alguma. Me pergunto como deixaram chegar a esse ponto. Lamentável!!

  217. Alguma novidade sobre isso?Continua suspenso? Caso a proposta aprovada expire a validade antes de ter os recursos, tenho que refazer todo o processo ?

    • Olá Leandro,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se a proposta expirar bastará refazer, sem problemas.
      Alguns documentos precisarão ser retirados novamente.

      Orientamos a abrir um SAC e pedir um posicionamento formal do Banco sobre o problema e quando poderá efetivar o contrato.
      Caso não seja atendido abra Reclamação junto ao Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

    • Oi, Leandro, boa noite,

      Sou jornalista do Bom Dia Brasil e estou fazendo uma matéria sobre as pessoas que passaram por esse prejuízo financeiro e moral de ter o financiamento aprovado e depois rescindido.

      Podemos conversar?
      Meu email é julia.araujo@tvglobo.com.br

      Obrigada

  218. Bom dia,
    Temos uma dúvida quanto ao programa pró-cotista.
    Compramos um apartamento na planta que a obra está financiada pelo Banco do Brasil e temos a possibilidade de financiarmos nossa unidade ainda em fase de obra com o BB. Nosso crédito foi aprovado, porém fomos informados pelo documentista que o programa Pró-cotista não financia imóvel em fase de obra porque necessita do Habite-se.
    Esta informação procede?

    • Olá Daniel,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que o problema é a política de crédito do Banco do Brasil. A maioria dos bancos não financia durante a fase de construção de imóvel na planta, em função dos riscos envolvidos.
      A única exceção é CAIXA, mas somente para os financiamentos de construção efetivados por meio daquele banco.

      Equipe Click Habitação

  219. Prezado, muito boa a explicação acima. Uma dúvida: Estou vendendo um imóvel e o correspondente que está processando a documentação junto à CEF informou que não há limite de recursos na CEF para este mês, sendo necessário aguardar o próximo mês para efetivar a transação. Esta limitação de recursos por agência/regional existe mesmo?

    • Olá Fabrício

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o orçamento do Programa Pró-Cotista para a CAIXA já acabou, em função de represamento do final do ano passado e grande procura deste inicio de ano.
      O Banco está aguardando nova disponibilização de orçamento pelo Conselho Curador do FGTS.

      Informamos que o Banco do Brasil possui recursos do Programa Pró-cotista orientamos a verificar a disponibilidade.

      Equipe Click Habitação

  220. boa noite amigo

    iniciei um financiamento na CEF em dezembro de 2015, para ser mais preciso entre guei todos os documentos exigidos no dia 1 de dezembro. todos os passos exigidos pela CEF eu e minha esposa prestemos. pag.de taxas , engenharia, fidelização,portabilidade de salario, comprovação de renda, CPF limpo, tudo e mais um pouco. ficamos no aguardo só da gerencia de financiamentos marcar a assinatura do contrato. Pela demora de nos contactar resolvemos procurar a agencia, para nossa surpresa veio a informação de que nao poderiamos mais financiar naqueles moldes de pro cotistas. e que se quizessemos continuar o processo deveriamos mudar para outraforma de financiamento. Ficamos decepcionados, inclusive tive que quitar um carro meu porque nao poderia comprometer minha renda. assim fiz. entao pergunto o que faço agora. quais meus direitos

    • Olá Alvaro

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a abrir um SAC e pedir posicionamento formal sobre o prazo de atendimento do financiamento aprovado e explicando a situação.

      Se não for satisfatória a posição orientamos a efetivar uma Reclamação no site do Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

    • Oi, Álvaro, boa noite,

      Sou jornalista do Bom Dia Brasil e estou fazendo uma matéria sobre as pessoas que passaram por esse prejuízo financeiro e moral de ter o financiamento aprovado e depois rescindido.

      Podemos conversar?
      Meu email é julia.araujo@tvglobo.com.br

      Obrigada

  221. Olá! Parabéns pela página!! Estou com o mesmo receio de todos aqui, encaminhei a documentação para um financiamento pró cotista e estou aguardando vendo as notícias e os comentarios que os recursos estão esgotados! Todos os outros correspondentes afirmam isso, mas a minha correspondente afirma que é pra mim ficar tranquila que o meu está garantido e a agência tem reserva, que é só questão de regularizar um docume to que estava desatualizado. Enfim, existe diferença nos recursos entre as agências? Será que posso mesmo ficar tranquila? Caso de errado, como proceder para alterar o pedido de pró cotista para SBPE? Essa alteração é na hora ou demora mais ainda? Obrigada e aguardo retorno!

    • Olá Iandra,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os recursos do Pró-Cotista são disponibilizados pelo Conselho Curador do FGTS.
      A carência de recursos do SBPE (poupança) e a subida da taxa de juros dos financiamentos fizeram com que o Pró-Cotista se tornar o produto mais barato para o comprador financiar a casa.
      Os recursos na CAIXA se esgotaram e já estava difícil desde o final do ano passado.

      Acreditamos que em breve o Conselho Curador deverá disponibilizar mais recursos. Talvez volte a restrição de limite de valor do imóvel, de forma semelhante ao final do ano passado. Vamos acompanhar.
      Se você puder esperar, sem dúvida, o Programa Pró-cotista é a melhor escolha do momento.

      A mudança para o Carta de Crédito SBPE basicamente será efetivada nova avaliação de risco para o nome produto, a taxa de juros será diferente, mas você optando pelo pacote de relacionamento tem redução.
      Sugerimos que você faça uma simulação no site para fazer a comparação de valores:
      Simulação de Financiamento Imobiliário

      Outra hipótese é você buscar o financiamento no Banco do Brasil, pois eles ainda tem recursos. Avalie esse possibilidade

      Esperamos ter ajudado e desejamos boa sorte!

      Equipe Click Habitação

  222. Boa tarde,

    Estou na mesma situação das pessoas nos comentários abaixo. Minha carta de crédito foi aprovada no plano procotista na Caixa, já expirou os 60 dias e foi concedida uma prorrogação até amanhã. No entanto, não há recursos. Fiz a simulação no Banco do Brasil hoje, e, segundo o atendente, há recursos para procotista.
    Agora estou na dúvida se entro de novo com o pedido de avaliação de crédito na Caixa e aguardo liberação de orçamento ou se faço logo o processo no BB. A taxa de juros na Caixa era 7,5%, e no BB ficou 9,0%. Diferença de 100 reais na parcela, em 20 anos.
    Irei fazer esse financiamento pois o apartamento em questão está no nome da minha mãe. Então gostaríamos de passar para o nosso nome pois, além evitar problemas com inventário futuramente, a parcela iria reduzir em função do seguro para nós ser mais baixo, e por podermos utilizar o saldo do FGTS.
    Gostaria de saber também qual é o benefício que obteria ao abrir um SAC na Caixa. Poderia conseguir a devolução do valor pago pela avaliação do imóvel pelo engenheiro?

    Obrigada.

    • Olá Mariana

      Boa Tarde!

      Achamos justíssimo pleitear a devolução dos valores, considerando que o problema da não concessão de crédito não foi causado por você.
      Assim, orientamos a procurar o gerente da CAIXA e solicitar a devolução de toda sua documentação e a devolução dos valores pagos.
      Se não atendida orientamos a abrir o SAC.
      E caso o banco insista em não devolver orientamos a procurar o PROCON.

      Equipe Click Habitação

  223. Boa tarde,

    Tenho um financiamento aprovado pela caixa em que o valor do imóvel é 300 mil e irei financiar 200 mil. Perante as mudanças que poderão ocorrer posso sair prejudicado a ponto de não conseguir finalizar a negociação?

    • Olá Victor

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os recursos do Programa Pró-Cotista já acabaram em função da enorme demanda no Programa, em função de suas condições melhores de financiamento ao comprador, do aumento dos juros em outras modalidades de crédito e ausência de recursos de poupança.

      Acreditamos que em breve haverá nova liberação de recursos pelo Conselho Curador do FGTS, mas temos de aguardar.

      Informamos que o Banco do Brasil possui recursos disponíveis para a operação. Verifique se é uma boa opção.

      Equipe Click Habitação

  224. Meu crédito está aprovado, porém não é poss´vel assinar por falta de recursos.
    Será que haverá verba para a modalidade pro-cotista em 2016.
    Na linha de crédito SBPE, é possível financiar as custas cartorárias em 2016?
    Grato.

    • Olá Jose Luiz,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que em breve acreditamos que o Conselho Curador do FGTS irá liberar mais recursos no Programa Pró-Cotista à CAIXA.

      Informamos que o Banco do Brasil possui recursos para financiar no Programa Pró-cotista. Verifique será uma boa opção.

      Acreditamos que não foi retirada a prerrogativa de financiar as custas cartorárias, mas orientamos a questionar a agência ou o Correspondente Bancário.

      Equipe Click Habitação

  225. BOM DIA!

    ESTOU COM UMA CARTA DE CRÉDITO APROVADA PELO PLANO PRÓ-COTISTA, GOSTARIA DE SABER SE A CAIXA TERÁ RECURSOS PARA PAGAR O IMÓVEL A SER COMPRADO.
    GRATA, SOLANGE

    • Olá Solange,

      Bom dia!
      Acabamos de responder ao seu primeiro questionamento.

      Orientamos a abrir um SAC e pedir posicionamento formal do Banco.

      Lembramos que o Banco do Brasil ainda dispõe de recursos e pode ser uma alternativa.

      Equipe Click Habitação

  226. Bom dia!

    Tenho a carta de crédito aprovada pelo plano procotista, e minha dúvida é a seguinte, a Caixa concederá o valor para o pagamento do imóvel, porque tenho receio de que ela não pague o valor concedido pela carta. Por gentileza pode me esclarecer se quem já possui a carta de crédio pelo plano procotista, o pagamento da carta é 100% garantido? Ou corre algum risco da caixa não pagar. Obrigada!

    • Olá Solange,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que na CAIXA os recursos foram esgotados no primeiro mês do ano, em função do aumento da procura pelo Programa Pró-Cotista e da diminuição de recursos do SBPE (poupança).
      No Banco Brasil existem recursos, se informe nas agências do Banco.

      O Conselho Curador do FGTS deve liberar em breve mais recursos para o Pró-cotista, mas talvez retorne a limitação de valor do imóvel como no ano passado. Vamos aguardar as novas regras.

      Orientamos a procurar seu gerente na agência ou abrir um SAC pedir um posicionamento formal do Banco.

      Equipe Click Habitação

  227. Bom dia,

    Gostaria de saber se tem verba para, no sistema pro-cotista para financiamento de um imóvel usado no valor de R$ 250.000,00? E se ainda estão financiando 80% do valor da avaliação do imóvel?

    • Olá Tamara

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que na CAIXA os recursos foram esgotados no primeiro mês do ano, em função do aumento da procura pelo Programa Pró-Cotista e da diminuição de recursos do SBPE (poupança).
      No Banco Brasil existem recursos, se informe nas agências do Banco.

      O Conselho Curador do FGTS deve liberar em breve mais recursos para o Pró-cotista, mas talvez retorne a limitação de valor do imóvel como no ano passado. Vamos aguardar as novas regras.

      Equipe Click Habitação

  228. Boa tarde,

    Tenho um financiamento pro-cotista aprovado e de acordo com a gerente da agencia o contrato esta ok para ser assinado porem estão sem verbas.
    Ela me disse que a verba pode vir a qualquer momento porem tenho a opção de modificar o financiamento para outro na caixa com o juros um pouco maior.
    Pergunto,existe a possibilidade dessa falta de recursos se arrastra por muito tempo tempo?
    Meu fundo de garantia já foi sacado.

    • Olá Everton

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando que o Programa Pró-cotista ser o que apresenta melhores condições para quem tem conta de FGTS ele está extramente procurado.
      O orçamento previsto para o ano de 2016 acabou no mês de janeiro na CAIXA.
      Novas verbas dependem do Conselho Curador do FGTS. A previsão que saia novo orçamento até meados de março, mas não temos certeza.
      Fala-se que retorna, mas com restrição de valor imóvel mais baixo (como no final do ano passado)

      Se puder esperar poderá ser melhor.

      Equipe Click Habitação

  229. Boa tarde,
    tenho um crédito pré aprovado pela caixa pelo modelo pro cotista, porém espero desde de novembro de 2015 e como até agora a caixa me diz que não tem recursos dei entrada para realizar o financiamento pelo banco do brasil. A questão é, minha gerente da caixa informou que o financiamento pelo banco brasil no modelo pro cotista também está sem recursos, isto procede? pq tenho que pagar 1,5% do valor do imóvel para taxa de engenheiro e estou preocupada em ter que esperar como ocorre com a caixa.

    • Olá Rafaela,

      Boa Noite!

      Esclarecemos que a CAIXA como sendo um banco mais tradicional no crédito imobiliário é mais procurado.
      Temos notícias que no Banco do Brasil ainda tem recursos, mas que do jeito que o mercado está carente de recursos tendem a se esgotar rapidamente.

      Assim, oriento a consultar o banco diretamente e ver as condições de financiar de imediato.

      Realmente o custo de avaliação e analise de crédito para concessão é pesado. Se puder esperar, é melhor!

      O Conselho Curador do FGTS deve disponibilizar mais recursos para o Programa Pró-cotista, mas provavelmente deve restringir o valor do financiamento como no ano passado.

      Equipe Click Habitação

  230. Olá, tudo bem?

    Parabéns pela página.
    Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um imóvel sendo pago há quase 9 anos pelo minha casa minha vida em sp. Me mudei para outro estado por motivo de trabalho e ainda não quitei este imóvel de sp. Neste caso, se eu quiser comprar um imóvel aqui no ceará (imóvel usado), eu posso entrar como pró-cotista? Quais são as opções mais seguras e mais baixas no meu caso, já que aparentemente a caixa só financia 50% de usado (eu não teria toda essa entrada)? Pelo que entendi parece que enquanto eu não quitar o imóvel de SP não posso comprar outro. Me falaram para tentar no BB, mas a regra do pró cotista não é igual? Gostaria de fazer num banco público, mas parece não ter opção e os particulares têm taxas de juros entre 11 e 13%. Ainda não tenho condições de quitar o imóvel de sp, porém preciso de uma casa em outro estado devido ao trabalho. Tenho em fgts 20% do valor total do imóvel que gostaria de comprar aqui no Ceará. Existe uma opção ou melhor arrumar meios de quitar antes?

    Muito obrigada,

    Vanessa

    • Olá Vanessa

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que enquanto tiver o financiamento ativo e no SFH não poderá utilizar o Programa Pró-cotista e nem o FGTS na eventual aquisição de novo imóvel.
      A CAIXA está com problemas de funding para financiamento com recursos de poupança e os recursos do Pró-cotista estão se esgotando com rapidez.
      O Banco do Brasil ainda tem recursos para o Pró-Cotista verifique, mas precisa vender o seu imóvel.

      Como no Minha Casa Minha Vida não é possível a transferência de financiamento a alternativa é você conseguir um comprador que possibilite a quitação do financiamento e posteriormente efetivar o financiamento com recursos do Programa Carta de credito FGTS, que pode financiar imóvel usado.
      A venda possibilitará melhores condições de você adquirir o novo imóvel pretendido.

      Equipe Click Habitação

      Equipe Click Habitação

  231. Olá, boa tarde!
    Eu e meu marido abrimos um processo pela caixa para financiar um imóvel pelo pro cotista. Já está tudo pronto, mas não somos chamados para assinar contrato pois a Caixa diz que não há recursos.
    Meus documentos vencem em duas semanas e o correspondente bancário diz que caso não haja liberação de recursos até lá terei que iniciar um novo financiamento do zero, pelo SBPE, visto que nao será mais possível o uso do pro cotista. Isto está correto? A Caixa não vai honrar os financiamentos já aprovados?
    Muito obrigada

    • Olá Luana

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que desde o ano passado a CAIXA com problemas de funding para concessão de financiamento com recursos de poupança. Houve saque de valores vultosos para investimentos mais rentáveis.
      A CAIXA limitou a quota de financiamento para imóveis usados, subiu a taxa de juros, restringiu o crédito para segundo financiamento, dentre outras medidas.

      A solução de mercado com a subida na taxa de juros foi a migração para o Programa Pró-cotista. Os recursos foram rapidamente esgotados. Inclusive no ano passado o Conselho Curador do FGTS restringiu o financiamento a imóveis até R$ 400.000,00 ao disponibilizar mais orçamento.

      Os recursos disponibilizados já se esgotaram. Temos notícias que o Conselho Curador do FGTS deve liberar mais recursos e deve novamente restringir o valor dos imóveis passíveis de financiamento no Programa.

      A situação está complicada.

      Temos conhecimento que o Banco do Brasil tem recursos disponíveis e pode ser uma oportunidade de concessão de crédito.

      Com relação a CAIXA orientamos a efetivar uma reclamação junto ao seu gerente ou por meio de SAC no site do Banco pedindo manifestação quanto ao prazo de liberação do financiamento. Caso não seja atendida sugerimos a abertura de Ouvidoria no Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

  232. Bom dia.

    Se solicitar o estorno do meu FGTS pra que o mesmo continuei sendo corrigido o processo de solicitação de financiamento pro cotista é cancelado?

    • Olá Willian

      Boa Tarde!

      Oriento a procurar o Banco ou Correspondente Bancário e verificar as condições de efetivar.
      Acreditamos que a contratação voltará a estaca ZERO.
      No momento, tivemos informações que o orçamento para o Pró-cotista da CAIXA já foi totalmente utilizado.
      Novas verbas estão por vir, mas dependem do Conselho Curador do FGTS liberar.

      Equipe Click Habitação

  233. Sou pro-cotista e já foi resgatado meu FGTS a mais de 3 meses… Mas como não me chamam pra assinar o contrato por falta de verba tenho recheio que o FGTS resgatado não esteja sendo mais corrigindo…
    Isto realmente acontece? O FGTS deixa de ser corrigido por estar disponível pra compra do imóvel?

    • Olá Willian

      Boa Noite!

      Realmente as concessões de financiamentos pelo Programa Pró-cotista na CAIXA estão paradas, considerando que a verba disponibilizada pelo Conselho Curador do FGTS acabou muito rápido, devida a grande procura por financiamentos.

      Oriento a procurar o Banco e pedir o retorno do valor do FGTS para sua conta vinculada do FGTS para que o valor continue sendo remunerado.
      Abra um SAC no Banco e se não for atendido abra uma Ouvidoria BACEN. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Peça informações sobre a concessão ou não do crédito.
      Você pode verificar no Banco do Brasil, pois também operam no Pró-cotista, se eles tem verba lá para efetivar o financiamento.

      Equipe Click Habitação

  234. Olá!!!
    Tenho um financiamento pelo Sistema pró-cotista da Caixa Federal aprovado, porém, não consigo assinar o contrato porque na hora de provisionar o valor, o sistema da Caixa diz que FGTS não repassou o recurso para 2016.
    Hoje na Folha de São Paulo tem uma matéria que diz que amanhã, dia 28/01, a presidente estará anunciando o valor de 50 bilhões que serão injetados entre outras coisas, na construção civil e no financiamentos de bancos públicos através do FGTS.
    A minha dúvida é se parte desse dinheiro entra como recursos do pró-cotista e em caso afirmativo se esses recursos demoram para serem liberados?

    • Olá Robson,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!

      Sobre os recursos do pró-cotista, realmente existe escassez no valor liberado pelo Agente Operador (FGTS). Em função da falta de recursos da poupança a procura de financiamento no Pró-cotista aumentaram, daí a carência de recursos.
      Não há previsão de prazo, a sua agência deve tentar todos os dias.
      Nesse período de tentativas, existe chance de alguns documentos perderem a validade e você terá que renovar.
      O risco de crédito tem validade geralmente de 60 dias.
      Se caso consiga a liberação desse recurso, você terá em torno de 5 dias para assinar o contrato.

      Equipe Click Habitação

  235. Boa Noite!

    Sou correntista da Caixa em Ibitinga, interior de São Paulo.

    Tenho um credito pró cotista aprovado pela Caixa Federal, mas o sistema da Caixa diz que está na espera de liberação de recursos.

    Tem alguma previsão de regularização desta situação? Corro o risco de perder a aprovação e toda a documentação caso demore muito?

    Qual o prazo médio de espera para assinatura do contrato?

    Desde já agradeço.

    Atenciosamente,

    Daniela Branco

    • Olá Daniela,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Sobre os recursos do pró-cotista, realmente existe escassez no valor liberado pelo Agente Operador (FGTS).
      Não há previsão de prazo, a sua agência deve tentar todos os dias.
      Nesse período de tentativas, existe chance de alguns documentos perderem a validade e você terá que renovar.
      O risco de crédito tem validade geralmente de 60 dias.
      Se caso consiga a liberação desse recurso, você terá em torno de 5 dias para assinar o contrato.

      Equipe Click Habitação

    • Estou ainda passando pelo mesmo problema.
      Estou no aguardo da liberação de crédito desde Dezembro, sendo que meus documentos já venceram e eu já os renovei.
      Está complicado a situação pois meu processo vem começou em setembro, ou seja, já tem 5 meses que estou nesta espera.
      Indiretamente a caixa sugere que o SBPE está tendo recursos abundantes, ou seja, tentando forçar que para quem tem mais de 50% da entrada do imóvel, como é meu caso, mude a modalidade do financiamento.

    • Olá Geremias,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Sobre os recursos do pró-cotista, realmente existe escassez no valor liberado pelo Agente Operador (FGTS).
      Não há previsão de prazo, principalmente para imóvel usado.
      Você pode abrir uma reclamação no SAC do Banco ou se for o caso, ver o financiamento em outro Banco, mas antes verificar se existe a mesma dificuldade orçamentária.

      Equipe Click Habitação

  236. Boa tarde, gostaria de informações pois atualmente moro em Sao Paulo e gostaria de compra um imóvel no interior para me mudar com minha família, tenho mais de 3 anos de FGTS, imóvel novo no valor de 250mil posso utilizar o sistema procotista?
    At.
    Daniela

    • Olá Daniela,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que desde atenda aos Pré-requisitos do trabalhador e o imóvel esteja enquadrado nas condições não vemos óbice a contratação pelo Programa Pró-Cotista.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

    • Boa tarde, já dei entrada para financiamento com um correspondente bancário, meus papeis estão ok, fiquei esperando mais de vinte dias, recebo a resposta que não posso fazer no sistema pro-cotista, quero compra no interior, (moro em Sao Paulo e trabalho tb em Sao Paulo) a resposta foi que tenho que morar ou trabalha na cidade aonde quero comprar, isso procede, gostaria de uma ajuda para poder entender as regras do pro-cotista

      At.
      Daniela

    • Olá Daniela,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o PRÓ-COTISTA destina-se à concessão de operações de crédito, exclusivamente a trabalhadores titulares de conta vinculada do FGTS, observadas as condições do Sistema Financeiro da Habitação – SFH e de utilização dos recursos do FGTS para aquisição de moradia própria.

      Nas regras do FGTS consta que o imóvel deve ser localizado:
      a) no mesmo município onde o trabalhador exerça sua ocupação laboral principal, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana; ou
      b) no mesmo município onde o trabalhador comprove a sua residência há mais de um ano, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana.

      Veja mais:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      O trabalhador que não possui imóvel ou financiamento ativo no SFH e que esteja adquirindo imóvel localizado em município diferente do município da ocupação laboral principal, ou nos municípios limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana, pode comprovar residência por meio de declaração de não possuir imóvel ou financiamento ativo no âmbito do SFH em qualquer parte do território nacional e 01 (um) comprovante de residência atual relativo ao mesmo município onde pretenda adquirir imóvel com o uso do FGTS, com data atual, sem que seja necessário comprovar 1 ano de trabalho.

      Equipe Click Habitação

  237. Primeiramente parabéns pela matéria. Mas no meu caso restou uma dúvida. Tenho mais de 3 anos de FGTS, o imóvel é novo e se enquadra na nova regra de até 750 mil para eu fazer o pro cotista, porém como minha renda compravada não é suficiente para aprovação do crédito, vou compor com minha mãe, aposentada, mas que atualmente possui um outro financiamento no SFH (em imóvel localizado em outra cidade). Como os recursos do FGTS a serem usados serão meus, será restrição impeditiva de me enquadrar no pro cotista, visto mibha mãe, outra proponente, ter financiamento ativo?
    Desde já, agradeço.

    • Olá André

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos no próprio artigo – no item Requisitos do Trabalhador consta impedimento:
      Não ser titular de outro financiamento ativo concedido no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do território nacional.
      * O proponente detentor de financiamento ativo no SFH não pode participar de outro financiamento independente do percentual de fração ideal.”

      A sua mãe possui financiamento ativo portanto entendemos que não poderá incluí-la do financiamento Programa Pró-Cotista.

      Mas, poderia utilizar no SBPE (recursos poupança).

      Lembramos que a composição de renda tem vantagens e desvantagens. Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      Compor Renda para o financiamento imobiliário

      Equipe Click Habitação

  238. Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo artigo. Muito bem explicado. E em tempo gostaria de sanar uma dúvida: tenho um financiamento aprovado pela caixa no modelo procotista. O processo em si está correndo a mais de 5 meses mas a pouco mais de 2 semanas estou no aguardo da liberação dos recursos para a assinatura. Já soube que no fim de ano está liberação dificilmente poderia ocorrer. Gostaria de saber se já há algum prazo no começo deste ano para a disposição dos recursos? Caso contrário, quando geralmente estes recursos são liberados? Posso correr algum risco de aguardar muito tempo mesmo tendo todo meu processo aprovado?

    • Olá Geremias,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que é normal no inicio do ano termos problemas de dotação orçamentária. Mas, a situação já deve estar se normalizando.
      O Programa Pró-Cotista é muito procurado em função das condições especiais para o comprador.
      Oriento a procurar o gerente da agência e pedir um posicionamento ou abrir um SAC.

      Equipe Click Habitação

    • Estou com o mesmo problema, desde de outubro do ano passado que meu credito foi aprovado pela caixa na modalidade procotista e a caixa diz que esta sem recursos. Me falaram que possivelmente sai em janeiro, mas como ter a certeza? Ja abri uma ouvidoria que náo deu em nada e ate agora so me mandam esperar.

    • Olá Rafaela,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando que já abriu o SAC e não teve resposta satisfatória oriento a abrir uma Reclamação junto ao Banco Central.
      A escassez de recursos será um problema para este ano.
      Veja mais no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

  239. Boa tarde, primeiramente parabenizo pela matéria e pelo site. Muito bom conteúdo.
    A respeito da linha pro-cotista, agora entre o fim de novembro e inicio de dezembro, entrei em negociação de um imóvel, mais acabei optando por colocar o pé no freio depois de uma informação da CEF: “estamos sem dotação orçamentária para esta linha”.
    Como a taxa de juros é mais atraente do que as demais linhas, resolvi segurar um pouco. O problema é que, até mesmo o pessoal da caixa com quem conversei, tem duvidas quanto ao retorno dessa linha em função de toda essa nuvem negra pairando em nosso país.
    A pergunta é: vocês possuem alguma informação, se continua, se não existirá mais, se as taxas subirão drasticamente?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Jean,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que é normal no final do ano surgirem problemas de dotação orçamentária de alguns produtos com lastro com FGTS.

      O Programa Pró-Cotista foi a alternativa que o mercado encontrou para suprir a ausência de recursos de poupança, em especial, na CAIXA.

      Entendemos que como se trata de verba do FGTS não vemos problemas no início do próximo ano a distribuição de recursos para aplicação no Pro-Cotista será liberada e você poderá pleitear seu financiamento.

      Equipe Click Habitação

  240. Bom dia Gilberto!

    Muito bom seu artigo, sua orientação é de grande valia, parabéns.
    Gostaria de saber se aposentados se enquadram no sistema pró cotista. Desde ja agradeço a atencao.

    Rafael Amaral

    • Olá Rafael,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em análise a sua situação, entendemos que não há restrição normativa para quem é aposentado, desde que atenda aos pré-requisitos do Programa Pró-cotista previstos na legislação, os quais estão contidos no artigo.

      Equipe Click Habitação

  241. tenho um contrato de casa usada pro cotista aprovado na caixa ha vinte dias,estamos ansiosos pra finalizar esse negocio , mas a caixa informa que não tem dinheiro disponivel pra pagar a casa.o que eu devo fazer…

    • Olá Wilson,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que talvez seja problema de uma agência específica ou em função do final do ano.
      Orientamos a abrir um SAC junto ao site do Banco e pedir esclarecimento sobre o que está acontecendo e quais alternativas para o atendimento do financiamento pelo Pró-cotista.
      Caso não seja atendido orientamos a abrir uma Ouvidoria junto ao Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

  242. Prezados,

    Moro em São Paulo onde os imóveis possuem um valor bem superior aos R$400.000,0000 proposto pelo pró-cotista, será que o valor financiado pode aumentar para os R$750.000,00 em 2016 como tinhamos no passado

    Att

    Erik Lemos

    • Olá Erik

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a alteração depende do Conselho Curador do FGTS.
      Entendemos que no curto prazo não é uma hipótese muito plausível, considerando que os recursos da poupança tiveram e continuam tendo perdas.

      A alternativa é o financiamento no SBPE, com recursos da poupança. em alguns bancos, com a fidelidade bancária pode conseguir condições melhores nas taxas de juros dos financiamentos.

      Equipe Click Habitação

  243. Boa tarde!

    Quem possui um terreno, financiado diretamente com o vendedor, pode adquirir um imóvel residencial
    com a utilização do FGTS?

    Obrigado pela atenção!

    • Olá Marcelo,

      Boa Tarde, agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se for um terreno sem edificação não será óbice ao uso do FGTS para aquisição da casa própria, desde que sejam respeitados os demais requisitos de uso do FGTS.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      FGTS Requisitos do trabalhador – Aquisição

      Equipe Click Habitação

  244. BOA TARDE,
    NÃO ESTOU CONSEGUINDO FINANCIAR UM IMÓVEL NA CAIXA, POIS ME DISSERAM QUE NÃO FUI ENQUADRO COMO PRO-COTISTA POIS DIZEM QUE NÃO TENHO SALDO DE FGTS SUFICIENTE POIS A AVALIAÇÃO DO IMOVEL FOI DE 182.000,00 E DISSE QUE TENHO TER PELO MENOS 10% NO MINIMO, MAIS ME DISSERAM QUE AS NORMAS MUDARAM E POSSO FINANCIAR SIM COM MENOS DE 10%, QUERO SABER DE VOCÊS SE É VERDADE.

    • Olá Eduardo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que por determinação do Conselho Monetário Nacional por meio da Resolução 4271 estabeleceu o limite de financiamento em até 80% do valor do imóvel, sendo que se optar pelo sistema de amortização SAC o valor do financiamento pode ser de até 90% do valor do imóvel.

      Assim, no mínimo, o comprador deve ter 10% do valor em dinheiro ou FGTS para poder financiar.
      Esta regra vale para qualquer financiamento habitacional.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      Financiamento Habitacional – O que considerar?

      Equipe Click Habitação

    • Olá Maria,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a maioria dos bancos não financia o imóvel na planta, somente após o Habite-se. A grande exceção é a CAIXA.
      O Tipo de produto de imóvel na planta é um pouco diferenciado, em geral, o Banco financia a obra.
      Assim, deverá verificar se existe algum Banco envolvido na construção.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Rodolfo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que em teoria é possível. O grande problema é que geralmente num leilão você precisa de uma carta de crédito pré-aprovada para apresentar como lance.
      Assim, precisa ter o crédito aprovado pelo Banco. Os recursos estão escassos e existem regras de utilização.

      Equipe Click Habitação

  245. olá, boa tarde!! estou comprando um ap e quero saber se eu me enquandro , no pro cotista.
    bem tenho mais de 3 anos de fgts, porém no momento sou autônoma, e nesse caso não é obrigado pagar ou ser vinculada ao fgts, mais eu fez essa opção.. posso estar comprando pelo pro cotista do fgts?

    • Olá Edna,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a regra do pró-cotista, no momento, basta possuir, no mínimo, três anos de trabalho sob o regime do FGTS, consecutivos ou não, na mesma empresa ou empresas diferentes.

      Assim, orientamos a verificar as condições o mais rápido possível.

      Equipe Click Habitação – 3º ano!

  246. Olá, Gostaria de saber se existe alguma restrição para financiar um imóvel na modalidade pro-cotista, possuo todos os requisitos com relação ao FGTS, porém já comprei e vendi um imóvel pela caixa na mesma cidade em que tenho interesse em adquirir esse imóvel novo. O financiamento desse meu primeiro imóvel foi fechado em 2012 e a venda do mesmo foi concluida em março de 2015. Posso financiar um outro imóvel novo na mesma cidade usando a modalidade pro cotista?

    • Olá Danylo,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Os pré-requisitos com relação a propriedade de imóveis são em resumo as seguintes:
      * Não ser proprietário, futuro comprador ou cessionário de imóvel residencial, pronto ou em construção:
      No município de domicílio, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
      No município de exercício de ocupação principal, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
      No município onde pretende trabalhar e/ou residir ;
      * Não ser titular de direito de aquisição de imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no atual local de domicilio nem onde pretenda fixá-lo, inclusive no PAR.
      * Não ser titular de outro financiamento ativo concedido no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do território nacional.
      * O proponente detentor de financiamento ativo no SFH não pode participar de outro financiamento independente do percentual de fração ideal.

      Assim, conforme você colocou estaria apto a pleitear o crédito e financiamento na linha de crédito Pró-cotista.

      Equipe Click Habitação

  247. Meu nome é lorena, tenho um imovel que foi doado pelos meus pais para mim e minha irmã (50% cada), mas tem usufrutos vitalício dos meus pais.
    Comprei um outro apartamento e ao tentar financia-lo fui informada que não poderia usar meu FGTS, pois, já tenho esse apto no meu nome. Procurei me informar, e vi que sou considerada nu proprietária do imovel dos meus pais, pelo fato da doação e usufrutos e mesmo assim o informante da caixa alega que não posso usar meu fundo. Isso procede? Obrigada!

    • Olá Lorena,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Informamos que é permitida a utilização do FGTS ao trabalhador nu-proprietário de imóvel residencial, apenas se o imóvel gravado com a cláusula de usufruto tenha sido recebido por doação ou herança, comprovada por meio da matrícula do imóvel.
      Orientamos a levar os documentos comprobatórios no Banco para confirmar as condições citadas.
      Sugerimos a leitura do artigo FGTS e propriedade de imóveis.

      Equipe Click Habitação

  248. Boa noite,
    Estou querendo adquirir um imovél pelo sistema pró-cotista. Gostaria de saber qual o valor máximo que a CEF financia nesse tipo de transação. Além disso, com toda esse crise financeira, não sei se a Caixa ainda está financiando através dessa modalidade de crédito. Deste já agradeço a atenção.

    • Olá José,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a verba disponibilizada pelo Conselho Curador do FGTS está sendo utilizada a todo vapor, em função da restrição de disponibilização de recursos da poupança.
      O valor máximo da avaliação do imóvel atualmente é de R$ 400.000,00.
      A CAIXA está financiando 85% do valor do imóvel.
      O Banco do Brasil financia 90% do valor do imóvel.

      Os recursos são finitos procure o Banco o mais rápido possível.
      Faça a simulação no site dos Bancos para verificar a disponibilidade de recursos.

      Sugerimos a leitura do artigo com link para os simuladores dos Bancos:
      Simulação de Financiamento Imobiliário

      Equipe Click Habitação

  249. Oi, estou comprando um apartamento pelo sistema pró-cotista e ontem recebi a minuta do contrato onde menciona apenas 7000 mil de documentação que inclui (ITBI, Registro do imóvel, e cartório) porem a pessoa que esta cuidando do processo disse que tem as custas da caixa a serem pagas de aproximadamente 5000 mil mas esse valor não esta discriminado no contrato, segundo ela a caixa não coloca esse valor em contrato porque é as custas da caixa com avaliação e emissão do contrato. Gostaria de saber se isso é correto ou se a pessoa esta tentando ganhar esse dinheiro por fora.

    Obrigada.

  250. Oi, estou comprando um apartamento pelo sistema pró-cotista e ontem recebi a minuta do contrato onde menciona apenas 7000 mil de documentação que inclui (ITBI, Registro do imóvel, e cartório) porem a pessoa que esta cuidando do processo disse que tem as custas da caixa a serem pagas de aproximadamente 5000 mil mas esse valor não esta discriminado no contrato, segundo ela a caixa não coloca esse valor em contrato porque é as custas da caixa com avaliação e emissão do contrato. Gostaria de saber se isso é correto ou se a pessoa esta tentando ganhar esse dinheiro por fora.

    Obrigada.

    • Olá Élida,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que existe tarifa sim relativa a contratação.
      No artigo tem um item Tarifas. Vemos repetir abaixo o escrito:
      “Valor máximo correspondente a 1,5% (um e meio por cento) do valor do financiamento, referente à taxa de acompanhamento da operação.”

      Informamos que este custo são decorrentes do serviço do Banco para análise e aprovação do crédito e da avaliação do imóvel.
      Ele existe em todo financiamento habitacional.

      Veja o artigo sobre tarifas:
      Tarifas cobradas no crédito imobiliário

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  251. Ola,
    comprei um apartamento na planta em 2013 no valor de 374 mil.
    De lá até aqui tiveram as correções por INCC e também a valorização por si só.
    Minha duvida se refere a qual valor o banco utiliza para enquadrar no programa Pro Cotista, os 374 mil referente ao ato da compra ou o valor atualizado

    • Olá Leandro,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Entendemos que o valor para enquadramento no Programa Pró-Cotista será o valor constante no laudo de avaliação a ser efetivado pelo Banco, conforme consta nas definições constantes no artigo:
      “Valor de Avaliação: equivalente ao valor de mercado do bem objeto do financiamento definido com base em processo de avaliação efetuado pelo Agente Financeiro;”

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  252. Ola boa tarde,
    comprei meu apartamento na planta em 2013 no valor de 374 mil. Durante os anos foi ocorrendo a correção por INCC e também a valorização por si só.
    Minha duvida é:
    Qual valor é considerado para se enquadrar no programa de Pro Cotista, o valor de compra (374 Mil) ou o valor da avaliação?

    • Olá Leandro,

      Conforme respondemos será o valor constante no Laudo de avaliação efetivado pelo Banco.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  253. Olá.
    Possuo um apartamento e estou fazendo uma permuta com o mesmo (como entrada) na compra de um sobrado. Caso eu venha quitar o mesmo, transferir ele do meu nome para a nova proprietária, eu consigo utilizar a taxa pró cotista por não possuir imóvel em meu nome?

    • Olá Felipe,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se houver a venda do imóvel você estará habilitado a pleitear crédito na modalidade Pró-cotista.
      Lembre-se da atual política e limite de valor do imóvel para nova aquisição.
      Procure os bancos para ver condições de financiamento e disponibilidade de recursos.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  254. Bom dia!

    Em abril de 2015 tentei financiar uma casa pelo plano MCMV em Paiçandu interior do Paraná mas trabalho a mais de 4 anos em Curitiba PR, e minha empresa não tem filial na região de Paiçandu mas possuo talão de água comprovando meu endereço em Paiçandu, mas não sei porque cargas d’agua o corretor que estava me atendendo não quis nem levar minha proposta a caixa me disse que por eu não trabalhar na região onde pretendo comprar o imóvel a caixa não liberaria o financiamento para mim, eu acho que ele agiu de má fé comigo pois eu tenho talão que comprova meu endereço lá, poderia por gentileza tirar essa dúvida pra mim, pois tenho uma amiga que comprou uma casa em uma cidade e trabalhava em outra..

    Desde já agradeço a atenção.

    • Ola Edi,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação.

      Se o contrato do MCMV for financiado com recursos do FGTS, existe a possibilidade de financiamento, desde que atendidos os seguintes itens exigidos pelo Agente Operador do FGTS:

      “O trabalhador deve apresentar um dos documentos abaixo para comprovar que seu atual local de domicilio ou trabalho ou onde pretende fixar residência e/ou trabalho é o mesmo do imóvel a ser adquirido:
      a) recibo de condomínio, de aluguel ou de escola, contrato de locação registrado, conta de água, luz, telefone ou gás, extrato de conta bancária
      ou declaração de instituição financeira, fatura de cartão de crédito, no município onde pretende adquirir o imóvel, com data atual;
      b) contracheque ou comprovante de rendimento mensal;
      c) carteira de trabalho – folhas da identificação civil e do contrato de trabalho;
      d) declaração do empregador – com endereço e telefone da empresa;”

      Cabe ressaltar que o Banco pode exigir uma declaração quanto a efetivação dessa pretensão de moradia, ou seja, você não só deve pretender mas se compromete a mudar. Para saber das exigências, procure o Banco e tire suas dúvidas.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  255. Olá,
    Adquiri um apartamento (100%) por meio de um financiamento na Caixa Econômica Federal pelo sistema da Minha Casa Minha Vida, ainda solteira.
    Hoje sou casada, no regime da comunhão parcial de bens, e meu esposo foi transferido para sede da empresa em outra cidade (não pertence a mesma região metropolitana ou limítrofe), então pretendemos comprar outro apartamento na nova cidade.
    Com as novas regras a partir de maio de 2015, conseguiríamos financiar outro apartamento na condição de pro-cotista, levando em consideração que ele não possui nenhum financiamento, nunca utilizou o FGTS, possui mais de 3 anos de FGTS, apenas a renda dele é suficiente?
    A regra que diz que “Não ser titular de outro financiamento ativo concedido no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do território nacional.” incluiria o cônjuge (que seria eu)?
    As regras do pro-cotista da Caixa E. Federal são as mesmas do Banco do Brasil?
    Qual seria o financimento que poderíamos fazer

    • Olá Rafaela,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando que seu estado civil é casada e sob o regime de Comunhão parcial de bens todos os bens adquiridos após o casamento pertencem ao casal.
      Assim não há como o financiamento e a propriedade do novo imóvel ser somente do seu marido.
      Desta forma, entendemos que para se habilitar ao financiamento Pró-cotista você terá que quitar o financiamento ou vender o imóvel atual, considerando as condições do Programa.
      As regras gerais do Programa Pró-Cotista e do Minha Casa Minha Vida são estabelecidos pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho Curador do FGTS. Porém, os Bancos tem margens de negociação, em especial nas taxas de juros (respeitados os limites) e na quota de financiamento.
      No artigo tem um gráfico com exemplo de diferenças entre as condições da CAIXA e do Banco do Brasil.

      Caso não queira ou não tenhas condições de quitar o financiamento atual poderá ser utilizado a linha de crédito do SBPE (recursos de poupança) disponíveis no diversos bancos, inclusive CAIXA e BB.
      Neste financiamento o seu marido poderá utilizar o FGTS, respeitadas as condições de uso.

      Sugerimos a efetivação de simulação. Veja os links dos simuladores dos bancos no artigo:
      Simulação de Financiamento Imobiliário

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  256. Olá,
    Adquiri um apartamento (100%) por meio de um financiamento na Caixa Econômica Federal pelo sistema da Minha Casa Minha Vida, ainda solteira.
    Hoje sou casada, no regime da comunhão parcial de bens, e meu esposo foi transferido para sede da empresa em outra cidade (não pertence a mesma região metropolitana ou limítrofe), então pretendemos comprar outro apartamento na nova cidade.
    Com as novas regras a partir de maio de 2015, conseguiríamos financiar outro apartamento na condição de pro-cotista, levando em consideração que ele não possui nenhum financiamento, nunca utilizou o FGTS, possui mais de 3 anos de FGTS, apenas a renda dele é suficiente?
    A regra que diz que “Não ser titular de outro financiamento ativo concedido no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do território nacional.” incluiria o cônjuge (que seria eu)?
    As regras do pro-cotista da Caixa E. Federal são as mesmas do Banco do Brasil?
    Qual seria o financiamento que poderíamos fazer?
    Obrigada.

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.