Inicio ARTIGOS Diferença entre SFH e SFI

Diferença entre SFH e SFI

15805

A maioria das pessoas que adquire um imóvel precisa fazer uso de financiamento.

As instituições que cedem estes recursos utilizam, em geral, dois sistemas: Sistema Financeiro de Habitação  (SFH) ou Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

Compra do primeiro imóvel - Diferença entre SFH e SFI

A definição da modalidade do empréstimo imobiliário depende da renda, do valor do imóvel e da capacidade de pagamento e endividamento do mutuário.

O que é SFH?

O SFH é o Sistema Financeiro da Habitação criado e regulamentado pela lei nº 4.380/64.

Ele rege a maioria dos financiamentos imobiliários que ocorrem no país.

Emprega recursos das contas de poupança, ou repassados pelo FGTS ou Fundos Habitacionais e verbas dos Governos, no financiamento da aquisição e construção de imóveis residenciais.

 Vantagens do SFH :

  • São operações de prazo longo e juros módicos, com prestações mensais compatíveis com a renda familiar dos adquirentes.
  • Na aquisição de imóvel em construção e vinculado a uma incorporação imobiliária, o financiamento da obra por uma instituição de crédito imobiliário garante os recursos necessários à sua conclusão, desde que cumprido o cronograma da obra.
  • O contrato do financiamento é feito juntamente com a venda e compra do imóvel, por instrumento particular com força de escritura pública.
    • O instrumento particular não precisa ser lavrado em cartório, evitando o desembolso de emolumentos.
    • E o Imposto de Transmissão (ITBI) pode ser reduzido, de acordo com a legislação municipal, na parcela financiada do preço do imóvel.
  • Poder usar o FGTS durante o financiamento.

O que é SFI?

O SFI é o Sistema de Financiamento Imobiliário criado e regulamentado pela Lei nº 9.514/97.

Ele rege os financiamentos imobiliários que ocorrem fora das regras do SFH.

O SFI utiliza recursos de diversas fontes de investimentos.

Este sistema é voltado para compradores de imóveis que não se enquadram no SFH em função de:

  • valor de imóvel fora dos limites do SFH e
  • imóveis comerciais, por exemplo.

Os juros no SFI são livres e podem e tendem a ser mais altas do que no SFH.

Permite a livre negociação entre as partes, sem regulamentação das condições de financiamento.

As principais características desse tipo de financiamento são:

  • Não existe valor máximo de avaliação do imóvel.
  • O valor concedido de financiamento pode chegar a 90% do valor do imóvel financiado.
  • Não há limite de renda comprometida.
  • Nesse caso, a compra do imóvel pode ser feita por meio de pessoa física como de pessoa jurídica.
  • O prazo de quitação máximo também é de 35 anos (*), ou 420 meses.
  • A taxa de juros é variável, podendo ultrapassar os 12% a.a. mês do decurso (final) do prazo contratual.

Diferença entre SFH e SFI

As diferenças e suas aplicabilidades

(*) No prazo de até 35 anos, deve ser respeitado o limite de idade dos participantes do financiamento.
Não podendo a soma do prazo mais a idade do comprador mais velho ultrapassar a 80 anos e 6 meses.
 Diferença entre SFH e SFI
Veja mais:

** Veja os Limites de SFH – Avaliação e Financiamento no tempo

Limites de avaliação do SFH

 

Valor máximo do financiamento no SFH

Valéria Viviane C. Freitas

Especialista – Crédito Imobiliário

OBS.:

O Sistema Financeiro da Habitação – SFH foi criado para facilitar e promover a construção e a aquisição da casa própria, especialmente pelas classes de menor renda da população.

Veja mais:

SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

75
Deixe um comentário

38 Comment threads
37 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
35 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Debora

Olá ! Uma dúvida, tenho um financiamento imobiliário desde 2013, pelo MCMV e foi feito em meu nome e do meu marido, porém na época declaramos união estável, ou seja, não somos casados civilmente. Porém a maior porcentagem do financiamento está vinculada 53% em meu CPF e o restante no CPF dele, mas ambos foi utilizado o FGTS pra dar de entrada e o financiamento está ativo, ou seja, estamos pagando. Agora estavamos vendo um outro imóvel pra comprar, porém o vendedor que nos ofereceu disse que somente meu CPF está no CADMUT e do meu marido não consta nada,… Read more »

Debora

Olá Click Habitação ! Muito obrigada pelo esclarecimento ! Realmente acho que é promessa de vendedor msmo…rsrsrs. Por isso, que estou pesquisando bastante sobre o assunto, pois gosto também das coisas corretas. Também achei meio estranho e duvidoso, pois até aonde eu tinha entendimento que quem já teve MCMV é uma única vez na vida. Porém ele afirma como o CPF dele não aparece no CADMUT daria sim pra fazer somente no nome dele e que ele conseguiria pelo MCMV. Mas como lhe expliquei, ele está compondo renda comigo no contrato ativo que temos. Vou procurar maiores informações sobre essa… Read more »

Marcos Andrade Bonilho

Ola,boa tarde,
Fiz um refinananciamento imobiliario em cima de um imovel,pelo banco pan,e hj administrado pela caixa,e fiz uma tremenda burrada,fiz pelo sistema “Price”,e como sou autonomo,corretor de imovel, com graves problemas financeiros,sempre atraso as parcelas,se sou constantemente bombardeado com ligações de cobrança,
Minhas perguntas,
Eu posso pedir a “Portabilidade”dessa operação,para algum outro banco?mas quero mudar para sistema Sac,
Esse banco Pan,pode se negar a mudar a forma de amortização?para o SAC,digo,
O banco central,tem regras para isso:?
Mto obrigado,e aguardo retorno,parabens pelo site,
Marcos andrade bonilho

Joseli de Fátima Ribeiro Feliciano

Comprei uma casa em conjunto com meu esposo enquanto éramos solteiros, porém mais tarde casamos no Regime Parcial de Comunhão de Bens, Hoje porém quero Quitar a casa usando o FGTS do meu marido, a casa foi financiada dentro do SFH, Como devo proceder para que a quitação seja efetuada já que o regime de casamento impede o uso do FGTS do meu Marido.

Ana Paula

Tenho hoje um financiamento imobiliário com o Santander sob o sistema SFI. Já fiz uma reavaliação do valor do imóvel, mas o Santander avaliou muito acimado valor de venda do imóvel e não consegui enquadrar no SFH.
Assim, gostaria de fazer a portabilidade para a CEF e tentar uma nova reavaliação. A minha dúvida é, eu só consigo fazer a portabilidade se a CEF oferecer taxas de juros menores?

Renato

Boa noite,

tenho uma dúvida, possuo financiamento pela CEF no programa MCMV e por questões de trabalho, estou morando em outra cidade. Bem, gostaria de saber se posso fazer outro financiamento imobiliário no modelo “pró-cotista” nesta cidade onde trabalho. ou seja, na verdade gostaria de saber se o PMCMV faz parte do SFH?

Lívia Daiana Perrout Suhett

Bom dia!
Fui tirar o nada consta no Fórum para eu solicitar o desconto da primeira aquisição e apareceu uma escritura de comprar e venda em meu nome. Pórem a casa é um comprar que minha mãe fez e colocou uma porcentagem no meu nome visto o dinheiro ser de outra casa deixada pelo meu pai para nós. Nunca fiz financiamento, minha mãe é viva e mora no imóvel que também está em meu nome. mas nunca comprei casa e nem moro lá. No IR declaro porcentagem apenas. Tenho direito ao desconto?

Ederson Gomes dos Santos

Olá, boa tarde!
Como saber, de forma simples, se meu contrato é SFH ou SFI? Já vi essa matéria https://www.clickhabitacao.com.br/meu-financiamento/sfh-x-sfi-vamos-comparar/. Porém sinceramente não consegui identificar no meu contrato nenhuma dessas informações para distinguir afinal.
Desde já agradeço!

Mario Felix da Silva Filho

Ola clickhabitação, Estava pesquisando algo sobre problemas com habitação onde encontrei voces, quero saber se podem me orientar em com o meu? a história e longa mas vou abreviar o máximo que der. Vamos começar com o Nº do processo :0019554-05.2007.4.02.5101. Em 1999 Compramos a casa finaciada pala CAIXA, no nome da minha esposa Adriana da costa mas em 1994 nos tivemos problemas financeiros e atrasamos tres parcelas fomos ao banco e tentamos negociar porem eles queriam as tres de uma vez enfim a casa fio pro leilão, ficamos desesperados, então recebemos uma ligação de agencia de advogados de mutuários… Read more »

Mario Felix da Silva Filho

Ola clickhabitação, Estava pesquisando algo sobre problemas com habitação onde encontrei voces, quero saber se podem me orientar em com o meu? a história e longa mas vou abreviar o máximo que der. Vamos começar com o Nº do processo :0019554-05.2007.4.02.5101. Em 1999 Compramos a casa finaciada pala CAIXA, no nome da minha esposa Adriana da costa mas em 1994 nos tivemos problemas financeiros e atrasamos tres parcelas fomos ao

Leticia Almeida

Olá
Comprei um imóvel na planta pelo SHF em agosto de 2013, porém meu esposo faleceu em setembro de 2013 onde ele financiou 100% em nome dele.
A caixa me NEGA a qutacão da casa devido a CNH dele estar vencida. A caixa alega que assinei a apólice de seguro onde uma das cláusulas diz que CNH vencida não quita imóvel mas até o prezado momento a caixa não me apresenta o documento assinado.
Por favor o que faço? Pois não me vejo no dever de pagar prestações já que meu esposo financiou a casa 100%.