Inicio ARTIGOS Crédito Imobiliário e PIB: Cresce a participação

Crédito Imobiliário e PIB: Cresce a participação

1397
COMPARTILHAR

Crédito imobiliário e PIB: em 2009 cresce a participação no PIB brasileiro, que estava em 3,1%. Em novembro/15 essa participação pulou para 9,6%

crédito imobiliário e PIB

A evolução da participação do crédito imobiliário e PIB, registrou 9,6% em nov/15.

Ainda, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central, o saldo total de crédito imobiliário no Brasil teve uma variação expressiva de 2007 a 2015, saindo de 1,8% para 9,6%, o que representa crescimento quase 8 pontos percentuais.

O gráfico demonstra este percentual de crescimento ano a ano e comparação com os percentuais de alguns países do mundo (dados de 2013 e 2014).

Crédito imobiliário x PIB
Fonte: ABECIP e Banco Central

O crédito imobiliário ainda é muito pequeno no Brasil e corresponde apenas a 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro atualmente (nov/15).

Esse porcentual é muito inferior ao registrado em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, que apresenta taxa de 67,6% (2014), e na Alemanha, que é de 42,9% (2014).

Ainda há espaço para crescimento no crédito imobiliário na comparação com o resto do mundo.

Susete Assis Campos

Especialista – Crédito Imobiliário

OBS.:

O mercado imobiliário deve continuar em crescimento, de acordo com expectativa do vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, José Urbano Duarte.

Na Caixa, o crédito imobiliário fechará 2014 com R$ 140 bilhões em empréstimos, segundo os dados do vice-presidente.

Esse montante representa crescimento de 10% sobre o financiado em 2013.

José Urbano Duarte destacou que há demanda para o crédito imobiliário.

Como prova, afirmou que cerca de 7 milhões de projeções de operações de crédito habitacional têm sido realizadas a cada mês pelo simulador de financiamento imobiliário do site da Caixa Econômica Federal.

simulador habitacional CAIXA

Só no DF, há uma média de 130 mil simulações mensais. Deste total, 51% querem imóveis em Brasília com valores abaixo de R$ 400 mil. “Ninguém vai ao simulador, numa tarde de sábado, porque não tem o que fazer; é porque quer comprar”, disse Duarte.

demanda por imoveis PNAD - crédito imobiliário

Fonte: Portal Brasil.gov

Veja mais:

Carteira de Crédito Imobiliário

Quota de Financiamento

O imobiliário é a linha de crédito que mais cresceu nos últimos 12 meses. Mais de 90% dos imóveis residenciais financiados, são enquadrados no Âmbito do SFH.

Os pilares do crescimento do Crédito Imobiliário são: Emprego, Confiança, Renda e Inadimplência. E que não apresentam, no momento, problemas.

Embora tenhamos o crescimento do endividamento das famílias, neste mercado, as pessoas estão trocando o aluguel por aumento do patrimônio pessoal (sonho da casa própria).

A quota de financiamento ou LTV está dentro dos padrões internacionais, conforme o artigo já divulgado no Click Habitação:

Quota de Financiamento ou LTV saiba um pouco mais

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Please enter your comment!
Please enter your name here