Inicio ARTIGOS SFH e propriedade de imóveis

SFH e propriedade de imóveis

4966

SFH e propriedade de imóveis. O SFH emprega recursos, especialmente, das contas de poupança e os repassados pelo FGTS no financiamento da aquisição e produção de imóveis residenciaisSFH e a propriedade de imóveis

São utilizados, também, recursos orçamentários da União, Estados e Municípios.

O Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ainda é o sistema de crédito imobiliário para a classe média mais vantajoso para quem quer comprar a casa própria, pois as taxas de juros anuais tem limite legal de 12% a.a. mais a variação de indexador (se utilizado), mas em função de competitividade do mercado imobiliário se situam atualmente bem abaixo deste limite.

Nas demais linhas de crédito – Carteira Hipotecária e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) – as taxas de juros anuais não tem limite.

A maioria das pessoas que adquire imóvel precisa fazer uso de financiamento, daí a grande importância do crédito imobiliário.

As instituições que cedem estes recursos utilizam, em geral, dois sistemas: Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

A definição da modalidade do empréstimo imobiliário depende da renda, do valor do imóvel e da capacidade de pagamento e endividamento do mutuário.

Veja mais:

SFH X SFI 

SFH e propriedade de imóveis

Para fins de enquadramento do financiamento nas normas vigentes para o SFH uma das qualificações é a existência de propriedade de imóveis, assim verificam-se as normas vigentes para o SFH na data da concessão do financiamento, de acordo com os períodos listados abaixo:

  • Antes de 01 de maio de 1993, era permitida a concessão de mais de um financiamento no SFH:
    • desde que os imóveis adquiridos se localizassem em diferentes municípios;
    • caso o adquirente fosse proprietário de outro imóvel no mesmo município, poderia contratar financiamento no SFH, desde que se comprometesse a alienar o imóvel adquirido anteriormente, no prazo máximo de 180 dias;
  • Entre 01 de maio de 1993 e 24 de Junho de 1998, era permitida a aquisição de mais um imóvel com financiamento no SFH, em localidades distintas e desde que o trabalhador se comprometesse a alienar o imóvel adquirido anteriormente, no prazo máximo de 180 dias;
  • Após 25 de junho de 1998, é permitida a concessão de mais de um financiamento no SFH.

Assim, a partir de 25/06/98 é permitida a concessão de mais de um financiamento no SFH, dependendo da capacidade de pagamento do comprador, porém para o uso do FGTS continua a restrição de uso ao primeiro financiamento contratado no âmbito do SFH ou ao financiamento ativo mais antigo, devendo observar as regras vigentes.

Outro fator a ser considerado para o enquadramento no SFH são os limites de avaliação do imóvel e do financiamento.

Veja detalhes e o histórico no artigo abaixo:

SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

Pouco conhecida dos consumidores, a Lei 6.015/73, (Lei de Registros Públicos), traz aos adquirentes do primeiro imóvel residencial, se realizado através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o benefício de um desconto de 50% no pagamento de emolumentos de registro e escritura.

Veja detalhes no artigo e capture o E-book sobre o tema:

Desconto registro primeiro imóvel SFH e Desconto ITBI

Gilberto Ribeiro de Melo

Especialista – Crédito Imobiliário

Fonte: Manual de Moradia Própria – MMP FGTS

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
24 Comentários
mais recente
mais antigo mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
CLAUDIO DONIZETI DA SILVA
2 anos atrás

Quero permutar minha casa no município de São Paulo/SP com outra propriedade fora da RMSP (região metropolitana de São Paulo), mais especificamente no município de Atibaia/SP), e após essa permuta,… Read more »

PAULO SERGIO DE FREITAS
2 anos atrás

Quais são os limites de valores do imóvel no estado de SP para utilização do FGTS em 2018, os valores foram mantidos em R$ 1.500.000 para imóveis novos e 950.000… Read more »

PAULO SERGIO DE FREITAS
2 anos atrás

POSSUO UM IMÓVEL FINANCIADO E PRETENDO VENDÊ-LO E ADQUIRIR UM DE MENOS VALOR, POSSO TRANSFERIR O FINANCIAMENTO PARA O NOVO IMÓVEL, JÁ QUE A DIFERENÇA DE VALOR A RECEBER AINDA… Read more »

Luis Carlos Bertaglia
3 anos atrás

Boa tarde. Em novembro de 2013 peguei 529,400 emprestado da CEF e dei meu imovel como garantia do mutuo, atravez de alienação fiduciaria. fiz o contrato para pagamento em 300… Read more »

Gerson Mitaki
3 anos atrás

Se eu tiver 2 financiamentos pelo SFH só posso utilizar o FGTS em um, mas se quitar esse financiamento posso passar a utilizar o FGTS no outro? E se houver… Read more »