Inicio ARTIGOS Imóveis Pequenos e Funcionais: Ideal para solteiros

Imóveis Pequenos e Funcionais: Ideal para solteiros

1962
COMPARTILHAR

Uma das constatações que o CENSO de 2010 demonstrou foi que houve elevação do índice de 8,6% para 12,1% no número de pessoas que moram sozinhas nos últimos dez anos

Imóveis Pequenos e Funcionais: Ideal para solteiros

A concentração desse perfil é mais comum nos grandes centros urbanos e nos estados com maior longevidade da população.

As razões de optar em viver sozinho e em imóveis pequenos são várias, dentre elas citamos:

  • Elevação da expectativa de vida,
  • Aumento da construção de edifícios de imóveis pequenos,
  • Solteiros com independência profissional e financeira que decidem sair da casa dos pais e adiar a formação de família e
  • Separações conjugais.

A capital brasileira com maior número de unidades domésticas unipessoais é Porto Alegre no Rio Grande do Sul, de acordo com dados do IBGE.

Veja mais:

Primeiro imóvel: Compra requer atenção redobrada

Com isso, o mercado imobiliário foi se adaptando a essa nova forma de opção de moradia, o que fez o setor da Construção Civil visse como uma nova oportunidade a ser explorada.

Assim, surgiram investimentos em prédios residenciais modernos (quitinetes ou apartamentos de 1 dormitório), com infraestrutura específica como: lavanderia, cozinha gourmet, sala de ginástica, piscina, churrasqueiras, com objetivo de atender a esse perfil de cliente.

Com isso, o mercado imobiliário foi se adaptando a essa nova forma de vida, o que fez com que a construção civil investisse em prédios residenciais modernos com quitinetes ou apartamentos de um dormitório.

Além de disponibilizar toda infraestrutura no espaço de área comum como: lavanderia, cozinha gourmet, sala de ginástica, piscina, churrasqueiras, visando atrair e atender esse perfil de cliente.

Imóveis pequenos

Esse tipo de imóvel virou oportunidade de investimento para futuros locadores por terem os preços e tributos menos onerosos. E   também, como a compra do primeiro imóvel de novos casais que não pretendem ter filhos logo após o casamento.

Viver sozinho e administrar seu próprio orçamento significam, com o passar do tempo, se permitir a ter alguns luxos e com isso gastar mais no conforto e comodidade na residência.

Poder viajar e deixar seu apartamento fechado sem se preocupar em contratar alguém para vigiar, dentre outras facilidades e economias com contas de energia, água, impostos são vantagens de morar sozinho.

Essa tendência deve a aumentar cada vez mais e já sentimos a mudança na qualidade da prestação de serviços, por exemplo: na indústria alimentícia que prepara e vende lanches rápidos e individuais de todo tipo, a de móveis planejados e prontos adaptados aos pequenos espaços do imóvel, os pet shops para solitários que escolhem ter animais de estimação, as Seguradoras que oferecem serviços residenciais adicionais além da cobertura de sinistros no imóvel.

Para atender a demanda desse público, o mercado desencadeia a construção e oferta de empreendimentos compostos por imóveis pequenos e boa parte adquirida mediante financiamento imobiliário, consórcio e imóvel na planta.

Valéria Viviane Correa de Freitas

Especialista Crédito Imobiliário

Fonte de dados: IBGE , Folha e G1

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá

    Ouvi dizer que existem taxas diferenciadas para solteiros financiarem seu primeiro imóvel. Mas ninguém soube me dar detalhes sobre isso. Nem mesmo nos sites dos bancos encontrei informacoes. Poderia, por favor, me dizer se isso eh realmente verdade e como funciona?

    Obrigada!

    Juliana

    • Olá Juliana,

      Boa Noite! Agradecemos para presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que desconhecemos taxas diferenciadas para pessoas solteiras.
      O que existe é o desconto nas custas cartorárias para registro da Primeira aquisição de imóvel residencial financiada no SFH prevista na Lei 6015/73.
      E em alguns municípios pode existe desconto no ITBI, dependendo da legislação municipal.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Desconto Custas Cartório e ITBI – financiamento 1º imóvel SFH

      Equipe Click Habitação

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Please enter your comment!
Please enter your name here