Inicio 8 PASSOS 6. Avaliação do Imóvel

6. Avaliação do Imóvel

6356

Passos para comprar um imóvel - Avaliação do ImóvelPassos para comprar um imóvel – Avaliação do Imóvel

A avaliação do imóvel é praxe do mercado imobiliário para contratar financiamento imobiliário ou pedir liberação do saldo do FGTS 

Passos para comprar um imóvel – Avaliação do ImóvelA Resolução 4.676/18 do Conselho Monetário Nacional – CMN estabelece como critério de concessão de crédito:

  • Avaliação do imóvel deve ser efetuada por profissional sem qualquer vínculo com a área de crédito do banco ou com outras áreas que possam implicar conflito de interesses ou configurar deficiência na segregação de funções.

Para o financiamento imobiliário os bancos somente aceitam laudo elaborado por engenheiro ou arquiteto.

O profissional verificará as características da unidade (como metragem e estado de conservação).

E efetuará balizamento do cálculo do valor com preços de imóveis similares na mesma região.

Os Agentes Financeiros têm equipe própria e também contratam empresas especializadas para fazer o serviço.

Eles cobram uma tarifa pelo serviço de avaliação que varia de acordo com tipo de financiamento.

Veja os valores nas tabelas de tarifas constantes no artigo abaixo:

Tarifas cobradas pelos bancos no crédito imobiliário

As avaliações de imóveis urbanos para fins de garantia hipotecária ou fiduciária de financiamentos de forma resumida envolve:

  • Uma perícia do imóvel objeto da avaliação, para a suficiente caracterização do bem e identificação de patologias construtivas, vícios construtivos, verificação de estabilidade e solidez estruturais, condições de habitabilidade, salubridade, funcionalidade, acessibilidade, atendimento às diretrizes de projeto da municipalidade, estado de conservação, demanda por manutenção, dentre outros aspectos de engenharia e arquitetura.
  • Uma pesquisa de mercado realizada com técnicas de amostragem normalizadas.
  • Tratamento estatístico da amostra através de metodologia científica, envolvendo regressão linear ou espacial, redes neurais artificiais, análise de envoltória de dados dentre outros recursos, visando a projeção do valor de mercado mais provável para o imóvel avaliando, por comparação e com a confiabilidade exigida.
  • Emissão de Peça Técnica nos padrões previstos nas Normas Brasileiras, que possa ser auditada e/ou reproduzida em outras instâncias.

O laudo de avaliação é documento técnico que comprova a avaliação elaborada.

E consiste em determinar o valor de mercado com a utilização de técnicas baseadas nas normas ABNT NBR 14.653.

Lembramos que o valor determinado pelo Laudo de Avaliação de Imóvel não será, necessariamente, o preço de venda.

O valor apurado será utilizado pelo banco para fins de enquadramento do financiamento.

No preço de compra/venda podem existir variáveis fora dos padrões técnicos:

  • urgência em vender ou o desejo do comprar,
  • fatores emocionais
  • fatores financeiros, dentre outros.

108
Deixe um comentário

52 Comment threads
56 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
52 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
thiago

boa tarde, estou comprando uma casa no valor de 150.000,00 passei uma caminhonete no valor de 105 mil dei entrada no banco para financiar o restante, mas ja se passaram 1 mês e não foram avaliar ainda, e a casa onde moro é alugada mas ja entreguei para o proprietário, posso estar entrando na casa antes do avaliador passar? ou isso poderá reprovar o financiamento?

thiago

entao o rapaz que eu comprei a casa ele me autorizou entrar na casa, tendo em vista que eu ja paguei 80% do imovel, mas estamos com esta duvida, porque o imovel é novo,.

Jessica

Olá,
Estrou comprando um imóvel usado valor de R$70,000.00. Minha duvida é se, o engenheiro reprova pelo fato da pintura estar “feia”?

Jessica

Estou fazendo pela Caixa Econômica.

WILIAM

Prezados srs,sras, bom dia… fiz a compra de um apartamento no valor de 240.000, com valor de entrada e financiamento todos acertados na caixa economica e com assinatura da promessa de compra e venda, mas após avaliação do engenheiro da caixa econômica o valor passou para 265.000 e a A Caixa está exigindo mais 28mil de entrada, pois não irá financiar em cima do valor de 240.000 que contratei. Isso pode???? Desde já grato pela ajuda!

carlos Henrique

Boa Tarde! Estou no processo de compra de um apartamento. O valor da compra é 260 mil. Porém o banco só aprovou 70% do valor, de acordo com minha renda. O máximo seria 80%. O vistoriador do banco avaliou o imovel em 225 mil, ou seja 35 mil a menos. Posso alterar o percentual de financiamento considerando o novo valor?

Rafael

Boa tarde, iniciei a proposta de financiamento junto a CEF em dezembro último, pelo programa MCMV. A vistoria recusou o imóvel como garantia por ter telhado de “fibrocimento”, o vendedor não recebeu cópia do laudo, apenas foi informado pelo engenheiro de que o problema seria resolvido se fosse substituído por telhas de barro. O vendedor desembolsou 12 mil reais para esta troca e após nova vistoria o imóvel foi novamente reprovado, por alteração normativa que exige laje a partir de 2019. Em contato com a ouvidoria fui informado de que a proposta foi aprovada em dezembro e portanto deveria ser… Read more »

Daiane Briano de Oliveira

Bom dia,

Estou tentando financiar uma casa com edicula, na vistoria do engenheiro casa com edicula é motivo de ser reprovado o financiamento? se for reprovado preciso pagar mesmo assim o valor da avaliação?

rafael borges

olá a janela do banheiro da casa que vou financiar fica dentro da casa no corredor central,isso atrapalha no financiamento,ou seja engenheiro da caixa reprova,mas a casa esta em condições semi nova

Francisco

Olá, estou comprando um imóvel valor de 130 mil ,preço que o vendedor pediu mas o engenheiro avaliou o imóvel a 183 mil reais, minha duvida é vou conseguir comprar o imóvel no valor de 130 mil reais financiado?

Rogerio M

Precisei de um financiamento imobiliário e iria usar meu fgts, porem o imóvel foi avaliado pela instituição financeira, acima do valor máximo para utilização do fgts (já contando com o aumento que o governo alterou para 1.5M). Como precisava fechar o negocio acabei optando por não usar o fgts e aumentar o valor financiado. Depois de concluído todo o tramite, e o imóvel já no meu nome, com alienação ao banco, fui validar para ver se a avaliação fazia sentido. Cheguei a conclusão que o valor que o banco chegou é irreal, mais alto do que realmente vale um imóvel… Read more »

Sergio Soares

Ola, gostaria de saber pois estou em um processo de aquisição de um imovel pela CEF no qual o mesmo foi avaliado pelo engenheiro em 240.500,00 porem no negocio o mesmo esta por 230.000,00, o que devo fazer pois o valor tambem ultrapassa o limite MCMV.