Inicio 8 PASSOS 6. Avaliação do Imóvel

6. Avaliação do Imóvel

7510

Passos para comprar um imóvel - Avaliação do ImóvelPassos para comprar um imóvel – Avaliação do Imóvel

A avaliação do imóvel é praxe do mercado imobiliário para contratar financiamento imobiliário ou pedir liberação do saldo do FGTS 

Passos para comprar um imóvel – Avaliação do ImóvelA Resolução 4.676/18 do Conselho Monetário Nacional – CMN estabelece como critério de concessão de crédito:

  • Avaliação do imóvel deve ser efetuada por profissional sem qualquer vínculo com a área de crédito do banco ou com outras áreas que possam implicar conflito de interesses ou configurar deficiência na segregação de funções.

Alternativa em substituição ao laudo de avaliação

O CMN autorizou a partir de 26/09/19, por meio da Resolução 4.754/19:

Para apuração do valor do imóvel o banco pode, alternativamente, empregar modelo de precificação próprio ou de terceiros, desde que:

➤ O modelo seja baseado em critérios, premissas e procedimentos consistentes, documentados e passíveis de verificação;
➤ O modelo e os sistemas internos de gerenciamento de risco e de monitoramento de garantias da instituição sejam capazes de demonstrar que a análise do risco da operação justifica eventual dispensa de visita de inspeção ao imóvel;
➤ Os profissionais responsáveis pelos modelos não possuam qualquer vínculo com a área de crédito da instituição ou com outras áreas que possam implicar conflito de interesses ou configurar deficiência na segregação de funções; e
➤ O modelo propicie a geração de relatório individualizado da precificação do imóvel, incluindo o exame dos aspectos relevantes e dos riscos inerentes à estimação do valor do imóvel.

Avaliação do imóvel para fins de financiamento imobiliário

Para o financiamento imobiliário os bancos somente aceitam laudo elaborado por engenheiro ou arquiteto.

O profissional verificará as características da unidade (como metragem e estado de conservação).

E efetuará balizamento do cálculo do valor com preços de imóveis similares na mesma região.

Os Agentes Financeiros têm equipe própria e também contratam empresas especializadas para fazer o serviço.

Eles cobram uma tarifa pelo serviço de avaliação que varia de acordo com tipo de financiamento.

Veja os valores nas tabelas de tarifas constantes no artigo abaixo:

Tarifas cobradas pelos bancos no crédito imobiliário

As avaliações de imóveis urbanos para fins de garantia hipotecária ou fiduciária de financiamentos de forma resumida envolve:

  • Uma perícia do imóvel objeto da avaliação, para a suficiente caracterização do bem e identificação de patologias construtivas, vícios construtivos, verificação de estabilidade e solidez estruturais, condições de habitabilidade, salubridade, funcionalidade, acessibilidade, atendimento às diretrizes de projeto da municipalidade, estado de conservação, demanda por manutenção, dentre outros aspectos de engenharia e arquitetura.
  • Uma pesquisa de mercado realizada com técnicas de amostragem normalizadas.
  • Tratamento estatístico da amostra através de metodologia científica, envolvendo regressão linear ou espacial, redes neurais artificiais, análise de envoltória de dados dentre outros recursos, visando a projeção do valor de mercado mais provável para o imóvel avaliando, por comparação e com a confiabilidade exigida.
  • Emissão de Peça Técnica nos padrões previstos nas Normas Brasileiras, que possa ser auditada e/ou reproduzida em outras instâncias.

O laudo de avaliação é documento técnico que comprova a avaliação elaborada.

E consiste em determinar o valor de mercado com a utilização de técnicas baseadas nas normas ABNT NBR 14.653.

Lembramos que o valor determinado pelo Laudo de Avaliação de Imóvel não será, necessariamente, o preço de venda.

O valor apurado será utilizado pelo banco para fins de enquadramento do financiamento.

No preço de compra/venda podem existir variáveis fora dos padrões técnicos:

  • urgência em vender ou o desejo do comprar,
  • fatores emocionais
  • fatores financeiros, dentre outros.

Corretor imobiliário como avaliador de imóveis

O corretor de imóveis que tenha título de avaliador imobiliário, cedido para quem concluiu curso superior em gestão imobiliária ou de especialista em avaliação imobiliária pelo Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis).

114
Deixe um comentário

55 Comment threads
59 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
55 Comment authors
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votados
Notify of
Daiane

bom dia! gostaria de saber porque estou financiando uma casa, só que eu observei que no quintal da casa existe uma caixa de gordura, uma fossa e um sumidouro, segundo… Read more »

Junior

Estou tentando financiar um imovel pelo Santander, porem na visita o engenheiro reprovou o o laudo do imovel. Eu tenho acesso a esse laudo para mim ver quais os problemas?… Read more »

Jessyca Flores

Boa Tarde Click Habitação. Primeiramente parabéns por sempre responderem com tanto carinho e rapidez todos aqui. Eu financiei uma casa nova no Programa Minha Casa Minha Vida na modalidade Construção.… Read more »

thiago

boa tarde, estou comprando uma casa no valor de 150.000,00 passei uma caminhonete no valor de 105 mil dei entrada no banco para financiar o restante, mas ja se passaram… Read more »

thiago

entao o rapaz que eu comprei a casa ele me autorizou entrar na casa, tendo em vista que eu ja paguei 80% do imovel, mas estamos com esta duvida, porque… Read more »

Jessica

Olá,
Estrou comprando um imóvel usado valor de R$70,000.00. Minha duvida é se, o engenheiro reprova pelo fato da pintura estar “feia”?

Jessica

Estou fazendo pela Caixa Econômica.