Inicio MEU IMÓVEL DECORAÇÃO Decoração: Vamos descombinar?

Decoração: Vamos descombinar?

1524
COMPARTILHAR

Um mix virtuoso de peças, cores e estampas marca o apartamento da designer de interiores Silvia Cavalcanti. Vamos descombinar?

Do novo ao garimpado, do luxo à rusticidade, há espaço para tudo.

decoração
Living | Tecidos da Designers Guild revestem os sofás, reformados pela Paschoal Ambrosio, que se juntam à mesa de centro, de pequiá, da Tora Brasil e às banquetas Carlotta, design Antonio Citterio para Flexform, na Casual Interiores. O tapete é da Phenicia Concept. Ao fundo, fica a sala de TV. (Foto: Victor Affaro e Carlos Andres Varela)

 

decoração
Living | À esq. a designer de interiores Silvia Cavalcanti junto de uma antiga poltrona e do balanço Swing With The Plants, da Droog, na Via Manzoni. À dir. Papel de parede em degradê, da Designers Guild, reveste parte das paredes e o corredor que leva à sala de jantar. Ao lado do sofá, mesa lateral Dida, da Casual Interiores. À esq., banco Skiff, de Lia Siqueira, na Etel Interiores, e, acima dele, fotos de Franz Ackermann, na Galeria Fortes Vilaça (Foto: Victor Affaro e Carlos Andres Varela)

 

O que para alguns parece “não ligar lé com cré”, para outros faz todo o sentido. Assim é na vida e, por extensão, na casa – lugar único, que traduz a personalidade dos moradores. Certo exemplo disso está no apartamento da designer de interiores Silvia Cavalcanti. “Não me preocupo em combinar isso e aquilo ou com os outros”, confessa ela, para quem os espaços devem ficar, mesmo, com a cara de sua família. Há misturas nada prosaicas de móveis, luminárias e objetos de diferentes estilos, sejam do passado ou do presente, sejam garimpados ou de família.

decoração
Suíte do casal | O sofá, da Elle et Lui Maison, fica diante da cama, ladeada por criados-mudos desenhados pela arquiteta Flavia Torres. As luminárias Tolomeo vieram da La Lampe, e as obras, na parede de fundo, são de Pinky Wainer, na Loja & Galeria do Bispo. Tapete da Phenicia Concept (Foto: Victor Affaro e Carlos Andres Varela)
decoração
Quarto da Rafaela | Papel de parede da Designers Guild forra a parede de fundo para a cama, com baldaquino, da Quarto Composto, e xales. A mesa metálica da Aroeira contrasta com o clima romântico. Luminária Tolomeo, da La Lampe (Foto: Victor Affaro e Carlos Andres Varela)
decoração
Terraço | A área é ligada ao quarto da menina, que faz questão de cuidar da pequena horta existente lá Quarto de brincar | Móveis infantis, da Atelier Fernando Jaeger, compõem o cômodo com parede revestida de papel de parede da Designers Guild e com espelhos (Foto: Victor Affaro e Carlos Andres Varela)
decoração
Banheiro do casal | Com cubas individuais, o ambiente tem piso de mármore branco piguês e parte das paredes revestida com pastilhas de vidro (Foto: Victor Affaro e Carlos Andres Varela)

A mulher, o marido, Guilherme Cavalcanti, e a filha, a pequena Rafaela, vindos do Rio de Janeiro, vivem há um ano e meio em um dúplex, com 500 m2, em São Paulo.

O mexicano radicado no Brasil Aurelio Martinez Flores assina a arquitetura de interiores original. “Era uma caixa toda branca”, lembra a proprietária. “E essa cor, em demasia, me incomoda.”

Sócia da arquiteta Flavia Torres na empresa Dual Interiors, a designer de interiores, que não vive sem cor, logo tingiu parte da área social com papel de parede verde-cítrico, em degradê, “para lembrar a natureza”. Empregou também o mesmo tipo de revestimento, com estampas ou texturas, na área íntima, localizada no piso superior.

O living, com pé-direito duplo, abriga um piano e velhos sofás reformados. O da sala de TV ganhou capas pink.

Os do estar são cinza e amarelo-ouro, unidos ao tapete persa, com patchwork de azuis, e à mesa de centro, feita de tronco de pequiá descartado pela natureza, um dos elementos rústicos da casa.

“Essa mesa, a meu ver, é mais valiosa que uma do século 18”, considera Silvia. Nem por isso o apê deixa de revelar antigas peças. É o caso de uma poltrona que pertencera à sua avó, posicionada junto do balanço Swing With The Plants, criação do holandês Marcel Wanders. Integrado ao estar, tal elemento oferece diversão à menina de sete anos, que adora ficar com Flor, uma simpática gata da raça exótica.

Decoração: Vamos descombinar?
Música | Piano Disklavier, da Yamaha, que pode usar arquivos digitais para tocar sozinho, além de obra de Regina Parra, adquirida no projeto Simbiose na Arte Corredor | No andar superior, uma grande estante com nichos, para abrigar livros, objetos e quadros, pontua o espaço que leva à suíte do casal (Foto: Victor Affaro e Carlos Andres Varela)
decoração
Sala de jantar | Poltronas giratórias Incisa, de Vico Magistretti para De Padova, distribuem-se em torno da mesa Clipper, de Carlo Colombo para Poliform, tudo na Casual Interiores, sobre um tapete aubusson. A pintura na parede é de Chiara Banfi, na Galeria Vermelho (Foto: Victor Affaro e Carlos Andres Varela)

 

Decoração: Vamos descombinar?
Área social | Em um canto, o móvel da Aroeira sustenta garrafas de vidro. Na parede, obra de Nelson Leirner – Sala de jantar | Sobre a mesa, japamala de Roberto Micoli, na Etel Interiores. Ao fundo, móvel francês do século 19, do antiquário Arnaldo Danemberg, e, na parede, a obra maior, de Fernando de La Rocque, do projeto Simbiose na Arte (Foto: Victor Affaro e Carlos Andres Varela)

Peças de design também têm vez. Projetadas pelo mestre italiano Vico Magistretti, as poltronas giratórias Incisa, por exemplo, dominam a sala de jantar. “O pendente dali foi garimpado”, lembra a dona. “Era de um dourado horroroso. Mandei dar-lhe um banho de prata e ficou perfeito.” O espaço exibe ainda pintura de Chiara Banfi, feita na parede de fundo. Eis uma das obras distribuídas por toda a parte, de artistas como Nelson Leirner, Nina Pandolfo e Rodolpho Parigi.

“Aos poucos, estou dando meu toque em tudo”, resume a inquieta Silvia Cavalcanti. Como uma casa nunca está pronta para amantes de decoração e design, caso dela, pode-se dizer que as ambientações serão um eterno work in progress.

Fonte: Casa e Jardim – TEXTO ROBERTO ABOLAFIO JUNIOR | REALIZAÇÃO NURIA ULIANA | FOTOS VICTOR AFFARO E CARLOS ANDRES VARELA

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Please enter your comment!
Please enter your name here