Inicio 8 DICAS 5. Seguros

5. Seguros

2197

Dicas para gerir seu financiamento - Seguros

Dicas para gerir seu financiamento – Seguros

Os seguros habitacionais vinculados aos contratos do crédito imobiliário são obrigatórios de acordo com o artigo 79 da lei 11.977/09

seguros habitacionais - cobertura de morte e invalidez permanente e Danos Físicos ao imóvel

Em função da obrigatoriedade é um fator importante de escolha pelo comprador.

O período de vigência do seguro habitacional é o prazo do financiamento do imóvel.

As coberturas começam a valer no ato da assinatura do contrato de financiamento e terminam quando se encerra o contrato de financiamento, qualquer que seja a sua causa:

  • Liquidação antecipada
  • Saldo devedor nulo ou zerado
  • Decurso do prazo do financiamento

Por que o seguro habitacional é necessário?

Ele é uma garantia fundamental para a família, pois quita o saldo devedor proporcional ao percentual contratado em caso de morte ou invalidez permanente.

E, também, visa manter a integridade do imóvel financiado nos casos de danos físicos.

Este seguro viabiliza a operação do crédito imobiliário, protegendo o banco que concede o financiamento e o comprador do imóvel.

O seguro habitacional é cobrado junto com os encargos mensais do imóvel financiado.

Coberturas

DFI – Danos Físicos ao Imóvel

O prêmio de seguro DFI é calculado de acordo com o valor de avaliação do imóvel.

O recálculo do prêmio é mensal e em função do valor da garantia atualizado periodicamente, conforme previsão contratual.

MIP – Morte e Invalidez Permanente

O prêmio do seguro MIP é de acordo com a idade do cliente.

Para a cobertura de natureza pessoal (morte e invalidez permanente), o seguro é calculado, aplicando-se uma taxa ao valor garantido (financiamento ou saldo devedor) de acordo com a faixa etária do(s) mutuário(s) e o percentual de renda contratado de cada cliente.

Portanto a definição da pactuação de renda para fins de cobertura de seguro MIP é importante no cálculo do prêmio e na definição da cobertura total ou parcial do saldo devedor na ocorrência de sinistro.

Idade limita o prazo do financiamento

No cálculo do valor do seguro MIP a idade tem grande influência, assim quanto mais velho maior será o coeficiente base de cálculo do prêmio de seguro.

Além de o seguro ficar mais caro (coeficiente da taxa do seguro MIP maior em função da faixa etária), o idoso pode ter prazo menor de pagamento.

Um dos fatores determinantes do prazo máximo de contratação do financiamento habitacional é a idade.

A idade do cliente mais velho acrescido do prazo do financiamento não podem ultrapassar os 80 anos e seis meses.

Ou seja, o prazo máximo de financiamento do imóvel para os mais velhos fica aproximadamente assim:

  • 60 anos – prazo máximo: 20 anos
  • 65 anos – prazo máximo: 15 anos
  • 70 anos – prazo máximo: 10 anos

Possibilidade de escolha e Portabilidade do Seguro Habitacional

A partir de fevereiro de 2010, foram criadas medidas pelo Governo para tentar inserir maior competição e permitir maior escolha aos clientes do crédito imobiliário.

Passou a ser obrigatório oferecer pelo menos duas alternativas de seguradoras a quem quer contratar o financiamento imobiliário.

A nova regra estabeleceu que pelo menos uma Seguradora não fosse ligada ao Banco.

Com isso, o consumidor pode avaliar melhor o custo-benefício.

Se quiser, o mutuário pode apresentar também o orçamento de uma terceira empresa.

Além disso, passou a ser regulamentada a portabilidade do seguro habitacional, assim o mutuário passou a poder mudar de apólice dentro da mesma Seguradora ou até mudar de apólice para outra Seguradora.

O cliente pode solicitar alteração de apólice a qualquer tempo durante a vigência do contrato de financiamento.

A migração é permitida entre as apólices coletivas do próprio Banco que estiver em vigor na data da alteração.

Prazo para comunicação do sinistro

Os sinistros tem prazo de prescrição, ou seja, os interessados no sinistro ou o próprio mutuário tem prazo legal para comunicar ao Banco, de acordo Novo Código Civil.

Prazo de habilitar sinistro - seguros habitacionais

No caso de sinistro de Danos Físicos o prazo de 1 ano a contar da data do fato.

18
Deixe um comentário

8 Comment threads
10 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Richard

Tenho contrato mcmv e cobrado seguro fghb , este seguro cobre desemprego

Aline

Bom dia. Por favor, podem me ajudar com essa dúvida? Há cerca de 7 meses estou morando no apartamento que financiei pelo Banco do Brasil, assim que nos mudamos, percebemos algumas coisas estranhas no condomínio como avarias grandes em alguns prédios (14 blocos). Conversamos cm o síndico e descobrimos que o condomínio está em estado complicado, com blocos que estão cedendo, muitas rachaduras e a defesa civil está querendo interditar. nas últimas semanas tivemos muitos temporais e em um deles acabou alagando meu apartamento.. moro no 4 andar e a água escoou pelo bico de luz. Chamei o seguro, mostrei… Read more »

Aline

Agradeço muito pela resposta, só continuo ainda com uma dúvida.. esse prédio é antigo e quando fui fazer o financiamento, o engenheiro do banco do brasil veio fazer a avaliação, não seria o caso dele ver esses problemas no condomínio e, o caso, não liberar para a venda? Estou me sentindo lesada, tendo que, a qualquer momento, ter que deixar o prédio por pedido da defesa civil. Estou assutada, não seria o caso do engenheiro do banco verificar essas condições?

Fernanda

Olá, gostaria de um esclarecimento se possivel! Nós temos uma casa financiada pela Caixa,na época da compra da casa nós para ja casar, portanto meu esposo comprou no nome dele antes de casarmos e entro somente a renda dele. Casamos com comunhão universal de bens, estou com suspeita de Artrite reumatóide que no caso seria invalidez, e pagamos aquele seguro FGHAB, gostaria de saber se tem como conseguir a quitação do financiamento mesmo no inicio ter comprado no nome dele, e apos com comunhao universal de bens? Aguardo obg

JULIO CEZAR GAMA

olá meu sinistro foi liberado pela caixa seguradora porém não foi pago na data acordada, agora ao imprimir o extrato pra pagamento da parcela do financiamento o valor do seguro está no meu extrato como pago e código tp318. a seguradora me informou que o seguro e pago ao cliente e não pra abater em prestações, liguei pra caixa e nada souberam me informar porque ocorreu tal fato e pediram que mais uma vez eu vá a agência e peça pra contestar este lançamento, por favor o banco ao inves de me pagar o sinistro lança na conta do contrato… Read more »

neuza mARIA DA SILVA

Nao tenho a apolice do meu seguro que e lancado junto com minha parcela.
como consegruir uma copia deste seguro.

antonio carlos heg

Quero mudar meu seguro habitacional da Caixa seguradora para PAN seguros, embora sejam do mesmo grupo o premio de morte e invalidez e quase 50% mais barato, como faço para viabilizar? vou ter que contatar a Pan seguros? me ajudem, obrigado,ACHEG

Patricia

Olá, boa noite!
Fiz um financiamento com a caixa e a primeira parcela que vencera dia 11/09 não veio como mencionado em contrato e ainda nem pegamos a chave o que pode ter ocorrido?
Parcela correta 1400,00
Parcela na caixa agendado 3678,00
Outra coisa, é correto cair a parcela sem ao menos entrarmos no AP?

walcenir

Minha dúvida é a respeito do seguro FGHab, que cobre Danos Físicos ao Imóvel e possui cobertura para o caso de Morte e Invalidez Permanente. Está correto a cobrança deste em conjunto com o DFI e o MIP? No meu caso possuo renda bruta superior a 10 salários mínimos.