Inicio FINANÇAS PESSOAIS Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) trarão liquidez

Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) trarão liquidez

1252

Novas regulamentações financeiras introduzidas pelo governo vão permitir aos bancos emitirem Letras Imobiliárias Garantidas (LIG), que acrescentarão liquidez ao mercado de capitais do País, avalia a Moody’s

Aplicacao financeira - Letras Imobiliárias Garantidas - Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) trarão liquidez

O instrumento será lastreado por carteiras de financiamento imobiliário e deve beneficiar principalmente a CAIXA, segundo a agência de classificação de risco.

As LIG serão complementares às Letras de Crédito Imobiliário (LCI) já existentes e oferecidas pelos bancos.

As LCI, também, são títulos emitidos por instituições financeiras e lastreados em financiamentos imobiliários, porém sem a proteção oferecida pela segregação de ativos que é proporcionada às LIG.

A Moody’s avalia que a CAIXA deve ser a principal beneficiada pelos títulos por representar 68% do mercado de financiamento imobiliário brasileiro e possuir uma carteira de crédito em crescimento, em resposta a políticas habitacionais do governo federal.

Bancos privados

Segundo a agência, embora os bancos privados também tenham expandido o volume de empréstimos imobiliários, esses financiamentos ainda representam apenas uma parcela modesta do total de empréstimos das instituições.

“Como tal, não esperamos que os bancos privados, como o Itaú Unibanco, o Bradesco e o Santander, utilizem as LIG com frequência”, diz o relatório da agência de riscos.

A nova regulamentação, publicada em 7 de outubro, visa estimular o mercado de capitais do Brasil e incentivar o investimento de longo prazo por parte dos investidores brasileiros e também dos estrangeiros.

O papel beneficia o investidor que não quer correr o risco banco, já que, em caso de falência da instituição emissora, os ativos estão apartados do patrimônio da instituição.

Imposto de Renda

A Moody’s destaca ainda que a LIG também será isenta de Imposto de Renda para investidores pessoa física e investidores estrangeiros de países que não tenham tributação favorecida.

Com a maior participação de investidores na negociação desses títulos, um mercado secundário se desenvolverá.

“A introdução das LIG no Brasil permitirá que os bancos expandam para o financiamento de prazo mais longo”, avaliou a vice-presidente da Moody’s, Daniela Chun Jayesuria.

Os ganhos para as pessoas poderão vir do crédito da instituição financeira emissora e dos fluxos de caixa da carteira segregada de financiamentos imobiliários.

Fonte: DCI – Estadão Conteúdo

Veja mais informações:

Concentração dos atos na matrícula e outras medidas

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) trarão liquidez | TravelSquare

[…] Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) trarão liquidez Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) trarão liquidez Novas regulamentações financeiras introduzidas pelo governo vão permitir aos bancos emitirem Letras Imobiliárias Garantidas (LIG), que acrescentarão liquidez ao mercado de capitais do País, avalia a Moody’s O instrumento será lastreado por carteiras de financiamento imobiliário e deve beneficiar principalmente a Caixa Econômica Federal, segundo a agência de classificação de risco. As LIG serão complementares […] The post Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) trarão liquidez appeared first on Click Habitação…. Leia o artigo completo  »  https://www.clickhabitacao.com.br/financas-pessoais/letras-imobiliarias-garantidas-lig-trarao-liquidez/ […]