#Vídeo 3 – Sistema de Amortização

#Vídeo 3 – Sistema de Amortização

182
Fonte: Click Habitação
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. e a tr, é cobrada ondew, porque eu pago e recebo um boleto onde há o valor da amortização, mas não é esse valor descontado do meu saldo devedor, o banco diz q é por causa da tr

    • Olá Juliana

      Boa Noite! Agradecemos a presença no click Habitação.

      Esclarecemos que nNos contratos habitacionais (Pós-fixados) existe cláusula de atualização monetária, em geral, o índice constante é a Taxa Referencial – TR. Esse índice influencia na evolução do saldo devedor do contrato.
      Assim, todos os meses, antes da dedução da amortização – A da prestação o saldo devedor é atualizado, após calcula-se e acrescenta-se o juros contratuais – J e deduz-se a amortização constante no encargo periódico.
      Para acompanhar a evolução da atualização monetária deve-se pegar a TR do dia de assinatura do contrato em cada mês. Assim, por exemplo o Índice da TR de 13/07/15 tem Data fim em 15/08/15 com valor de 0,2525% a.m. Este Índice atualizará os saldos devedores dos contratos (com data de assinatura ou data de vencimento do encargo mensal no dia 13) em 13/08/15.
      Esclarecemos que os contratos com lastro em FGTS (Por exemplo: Carta de Crédito FGTS e Minha Casa Minha Vida) tem um critério um pouco diferente.
      A atualização monetária é a mesma aplicada as contas vinculadas do FGTS, ou seja, utiliza-se sempre a TR do dia 01 de cada mês. A atualização será efetivada na data do vencimento do encargo mensal.
      Veja o acesso a base de dados de índices do BACEN:
      TR – BACEN

      Para entender melhor como funciona a evolução do saldo devedor sugerimos a leitura do artigo:
      Como consultar saldo devedor do financiamento

      Equipe Click Habitação

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.