Fatores que influenciam no valor do imóvel

Fatores que influenciam no valor do imóvel

702
Fonte: Tibério Construtora
COMPARTILHAR

O preço de um imóvel possui variações dependendo de alguns quesitos

Fatores que influenciam no valor do imóvel

Confira a seguir fatores que influenciam no valor do imóvel:

Localização do Imóvel

A localização do imóvel é um fator determinante para o seu valor. Cada vez mais, locais próximos ao trabalho, com fácil acessibilidade e diversidade em opções de transporte são os mais procurados. Desta maneira, um apartamento localizado em uma região que contemple todas essas facilidades será mais valorizado do que em uma região mais afastada.

Segurança do Local

Um bairro seguro onde seja possível viver com tranquilidade é o desejo da maior parte dos interessados em comprar um imóvel. Além disso, muitos decidem por um apartamento justamente pela proteção que é oferecida pelos condomínios. O nível de segurança da região onde o apartamento se encontra, aliado à infraestrutura do condomínio em termos de proteção, são quesitos importantes para a composição do preço do imóvel.

Vista

Uma praça ou parque em frente a sua janela, varanda ou terraço pode valorizar o apartamento. Áreas arborizadas costumam proporcionar não apenas mais qualidade de vida, como são mais agradáveis de se ver ao interagir com o ambiente externo.

Posição do sol

Assim como as áreas arborizadas, a incidência do Sol influencia o valor do imóvel. Afinal, a iluminação natural oferece mais conforto, disposição e economia de energia para quem vive em um apartamento.  É notável como as unidades que recebem mais luz solar são bem valorizadas e vendidas mais rapidamente.

Andar do imóvel

Imóveis em andares mais altos costumam ser procurados frequentemente por possíveis moradores e custar mais do que as unidades que estão localizadas em pavimentos inferiores. Além da vista privilegiada, a menor quantidade de ruídos vindos da rua (trânsito, obras, etc.) faz com que os andares superiores sejam os preferidos no momento da compra.

Itens de lazer

Cada empreendimento possui uma área de lazer que contempla diversas atividades diferenciadas de acordo com as necessidades dos seus moradores. Ter à disposição uma enorme variedade de itens que possam facilitar o cotidiano ou aproveitar o tempo livre é um fator determinante no valor final do imóvel.

Piscinas, churrasqueiras, salão de festas e quadras valorizam o empreendimento. Há também os condomínios que apostam em trazer um “lazer de clube” para dentro do condomínio. Opções fora do comum, como espaço para massagem e estética, cinema e mini golf estão em alta. Além de mais lazer, conforto e praticidade, a área de lazer acaba gerando economia, já que, por exemplo, o morador pode realizar uma festa no próprio salão sem ter que pagar pelo aluguel de outro local, ou até mesmo deixar de pagar a anuidade de um clube.

Vagas na garagem

Vagas de garagem valorizam imóvel

Um empreendimento que não possui garagem talvez não seja tão valorizado. A quantidade de vagas para estacionamento exerce considerável influência no preço do imóvel. Condomínios que ofereçam vagas cobertas e/ou extras recebem destaque.

Esse post foi uma colaboração do César Fernandes da Tibério Construtora.

Veja mais:

Dicas práticas para manter organização da casa

Dicas para reformar apartamento

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho um financiamento junto a caixa conforme contrato 74.890,00 em 360 meses,foi pago 3.808,00.
    Porém porque no extrato do financiamento o saldo devedor aumenta? Está em 75.240,00.

    • Olá Rozilene

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que provavelmente o seu contrato tem duas escolhas que propiciam uma menor amortização mensal:
      Sistema de amortização PRICE (menor prestação e muito menor amortização) e prazo máximo (menor amortização mensal)

      Tudo isso aliado a inflação alta e aumento da atualização monetária sobre o saldo devedor pela Taxa Referencial – TR.

      Nos contratos habitacionais (Pós-fixados) existe cláusula de atualização monetária, em geral, o índice constante é a Taxa Referencial – TR. Esse índice influencia na evolução do saldo devedor do contrato.
      Assim, todos os meses, antes da dedução da amortização – A da prestação o saldo devedor é atualizado, após calcula-se e acrescenta-se o juros contratuais – J e deduz-se a amortização constante no encargo periódico.

      Veja como funciona a evolução do saldo devedor e sistema de amortização nos artigos:
      Como consultar saldo devedor do financiamento
      Sistema de Amortização: veja qual o ideal
      Vale a pena aumentar o Prazo do financiamento?

      Equipe Click Habitação

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.