Dicas para pintar seu apartamento

Dicas para pintar seu apartamento

COMPARTILHAR

Mudar a cor das paredes de casa é sempre uma mudança bem-vinda, sendo capaz de mudar completamente os ânimos de qualquer ambiente. Conheça as dicas para pintar seu apartamento

Dicas para pintar seu apartamentoSeja para dar um upgrade na decoração ou para deixar o apartamento recém-comprado com a sua cara, a pintura das paredes é um ponto super importante em qualquer lar.

O problema é que essa mudança pode acabar exigindo um investimento muito alto quando feita por um pintor profissional, o que leva muitas pessoas a se aventurarem em pintar suas próprias casas. Apesar de não ser uma tarefa assim tão complexa, a pintura exige alguns cuidados básicos, caso contrário, o barato pode ser ainda mais caro.

Confira algumas dicas para te ajudar você na hora de pintar o apartamento.

Cuidados antes de pintar

Os cuidados começam antes mesmo de abrir as latas de tinta. É preciso proteger bem os móveis, chão, batentes e espelhos de tomada para que você não acabe pintando mais do que gostaria. Evite forrar com plástico e lonas, pois esse tipo de material não absorve os respingos de tinta, o que pode fazer com que você acabe sujando ainda mais a casa.

Utilize uma fita crepe bem larga para forrar rodapés, batentes de porta e janelas, além de dividir a parte que deve ser pintada do resto – caso você queira pintar só uma parede. Com papelão e jornal forre o chão e os móveis que você não conseguir retirar do ambiente.

Dicas para pintar seu apartamento

Lixe bem as paredes

Essa dica é válida tanto para a fixação e secagem da tinta quanto para duração. Para deixar a parede em condições perfeitas para ser pintada, você deve primeiro lixá-la. O ideal é começar com uma lixa mais grossa e ir trocando para lixas mais finas à medida em que elas desgastam. Feito isso, passe um pano umedecido e espere secar.

Dicas de como pintar

Dicas para pintar seu apartamento

Para começar, a dica é utilizar um pincel menor (de 2 polegadas) para pintar os extremidades da paredes. Ou seja, comece pintando rente àquela sua marcação com fita crepe e só depois passe para o centro. Dicas para pintar seu apartamento

Para pintar o restante, utilize um rolo de lã levemente umedecido. Comece passando o rolo pela tinta e retirando seu excesso na própria bandeja. E aí não tem mistério: comece de cima para baixo, depois vá de baixo para cima, até completar a parede.

É comum que a primeira demão não feche completamente a tonalidade, por isso, espere três horas e passe uma segunda camada de tinta. Caso a tonalidade que você quer ainda não tenha sido atingida, repita o processo e espere secar novamente. Só retire a fita crepe quando a tinta estiver seca – ou quase seca -, pois ela pode acabar acumulando respingos de tinta e manchando a parede na hora da retirada.

Truques para a tinta secar mais rápido

A secagem da pintura vai muito da tinta que você utilizar, além de ser importante levar em consideração o clima e a forma como você vai pintar. Fique atento à umidade do ar, que não deve ser nem maior nem menor que 10%. Se o tempo estiver muito úmido, a tinta não seca, e se estiver muito seco, ela não irá se espalhar.

Além disso, cuidado na hora de espalhar a tinta: camadas muito espessas demoram bem mais a secar do que uma camada fininha de tinta – sem mencionar que o resultado estético também é completamente outro. Uma dica para que a tinta seque mais rapidamente é abrir as janelas e ligar um ventilador no espaço pintado, o que aumenta a ventilação e agiliza a secagem.

 

Fonte texto: Paloma Kussler da Construtora Tibério www.tiberio.com.br

Veja também:

6 dicas para escolher o apartamento ideal

SEM COMENTÁRIO

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.