Boleto habitacional e cobrança: Proteja-se da adulteração

Boleto habitacional e cobrança: Proteja-se da adulteração

1158
Fonte: Caixa
COMPARTILHAR

Como os dados do boleto habitacional e boleto de cobrança bancária podem ser adulterados?

Boleto habitacional CAIXA e boleto de cobrança - cuidados com fraudes

A adulteração dos dados do boleto pode acontecer de diversas formas. As principais são:

  • Existem páginas falsas na internet para a impressão de uma via de boleto. Geralmente estas páginas são acessadas após pesquisa nos sites de busca tradicionais, como Google, Yahoo e Bing. Ao entrar nestas páginas falsas, a vítima acaba digitando dados pessoais e imprime um boleto. Este boleto pode até parecer com um boleto verdadeiro, mas ele será impresso com dados diferentes do desejado. Se você pagar este boleto, o dinheiro vai parar na conta da pessoa errada.
  • Seu computador pode ser infectado com um vírus que tem a função de alterar o boleto que será impresso. Pode acontecer de um boleto ser apresentado na tela do computador de uma forma e ao ser impresso ele apresentar outros dados. Se você pagar este boleto, o dinheiro vai parar na conta da pessoa errada.
  • Pessoas mal intencionadas podem interceptar um boleto endereçado para a sua residência e substitui-lo por outro boleto com os dados adulterados. Se você pagar este boleto, o dinheiro vai parar na conta da pessoa errada.

Como evitar que os dados do boleto sejam adulterados?

Você pode evitar que os dados do seu boleto sejam adulterados adotando procedimentos muito simples:

a) Se precisar imprimir uma via de boleto usando a internet, evite o uso de sites de busca e digite o endereço do banco e/ou prestador de serviço direto no navegador. Não sabe o endereço correto? Pergunte ao banco ou ao prestador de serviço. Lembre-se que o endereço da página da CAIXA é www.caixa.gov.br.

b) Mantenha o antivírus de seu computador atualizado e evite imprimir boletos em computadores que você não conhece. Sempre confira os dados do boleto que acabou de imprimir com as informações que você está vendo na tela do computador e com os boletos que você já pagou nos meses anteriores.

c) Ao receber o boleto em sua residência, adote o hábito de sempre conferir os dados que estão nele.

Como conferir os dados do boleto?

Confira sempre todas as informações do boleto: valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e a numeração do boleto. Eles devem ser iguais em todo o documento.

 

Boleto habitacional e cobrança: Proteja-se da adulteração

Confira sempre todas as informações do boleto: valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e a numeração do boleto. Eles devem ser iguais em todo o documento.

A marca da CAIXA é sempre esta. Atenção a distorções na imagem. Se ela estiver com má qualidade ou distorcida, é falsa.
O código da CAIXA é sempre 104.
Fique atendo à numeração do boleto. Os três primeiros números sempre começam com 104.

Abaixo, a marca da CAIXA está correta, mas o código do banco e os três primeiros números da linha digitável não são 104. Na dúvida, não pague um boleto com tais características.

Boleto habitacional e cobrança: Proteja-se da adulteração

Mais dicas:

  • Os boletos que você recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro.
  • Se ao receber ou imprimir o boleto você identificar erros de português, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.
  • Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie. A empresa e o banco já têm os seus dados, por isso, nunca passe informações pessoais por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, confira a emissão do boleto com a empresa emissora.
  • Na dúvida, se o boleto está adulterado ou não, não efetue o pagamento e entre em contato com o emissor para receber orientações.

O que fazer se você descobrir que pagou um boleto adulterado?

Se não teve jeito e você pagou um boleto que estava com os dados adulterados, procure imediatamente a empresa/banco emissora do boleto para receber orientações. Mas entre em contato pessoalmente ou por telefone, utilizando apenas os números que você conhece e não os impressos no documento que você pagou.

Se você pagou o boleto em alguma Lotérica da CAIXA, você pode ligar para o SAC CAIXA pelo 0800 726 0101 para receber orientações do que fazer. Ao ligar, tenha em mãos o recibo do pagamento que fez na lotérica e, se possível, o boleto que deveria ter sido pago. Eles facilitarão o seu atendimento.

Se você pagou um boleto adulterado em outro banco e o dinheiro foi creditado em alguma conta na CAIXA, procure qualquer agência da CAIXA, de posse de seus documentos pessoais, de cópias do boleto original e do recibo de pagamento.

Fonte: CAIXA

OBS.:

O artigo de divulgação de segurança bancária elaborado pela CAIXA é muito importante. Preste atenção para não ser prejudicado!

Os artigos do Click Habitação direcionam sempre para o site do Banco. Veja no artigo:

Boleto Habitação CAIXA – Como emitir

 

1 COMENTÁRIO

  1. […] Boleto habitacional e cobrança: Proteja-se da adulteração Boleto habitacional e cobrança: Proteja-se da adulteração Como os dados do boleto habitacional e boleto de cobrança bancária podem ser adulterados? A adulteração dos dados do boleto pode acontecer de diversas formas. As principais são: Existem páginas falsas na internet para a impressão de uma via de boleto. Geralmente estas páginas são acessadas após pesquisa nos sites de busca tradicionais, como Google, […] The post Boleto habitacional e cobrança: Proteja-se da adulteração appeared first on Click Habitação…. Leia o artigo completo  »  http://www.clickhabitacao.com.br/meu-financiamento/proteja-se-da-adulteracao-boleto-habitacional-e-cobranca/ […]

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.