Inicio ARTIGOS Como financiar e construir no Minha Casa Minha Vida?

Como financiar e construir no Minha Casa Minha Vida?

2570
COMPARTILHAR

O Programa Minha Casa Minha Vida possui algumas modalidades de Construção individual, para quem já tem terreno ou não, sem intermediação de construtora. Saiba como financiar e construir no Minha Casa Minha Vida

Financiar e construir no Minha Casa Minha Vida

As modalidades de Construção Individual do PMCMV, que atendem as Faixas 2 e 3 – recursos do FGTS são:

  • Construção em Terreno Próprio: Financiamento da construção para quem já tem o terreno próprio.
  • Aquisição de Terreno e Construção: Financiamento do terreno e construção da casa.

TABELA DE MUNICÍPIOS

Para saber o valor teto do município onde deseja financiar o imóvel, basta consultar a tabela no site da CAIXA:

  • Downloads CAIXA ⇒ FGTS ⇒ Circulares CAIXA FGTS 2017: arquivo Divulga_Relacao_Municipios.pdf
  • Valor do imóvel em sua região.
  • Renda bruta familiar.

É vedada a concessão de subvenções econômicas ao beneficiário que tenha recebido benefício de natureza habitacional oriundo de recursos orçamentários da União, do FAR, do FDS ou de descontos habitacionais concedidos com recursos do FGTS, excetuadas as subvenções ou descontos destinados à aquisição de material de construção, na forma do regulamento.

Já tenho terreno e quero financiar ou vou adquirir terreno e quero financiar a construção de casa no Minha Casa Minha Vida, posso?

Financiamento para aquisição de terreno e construção CAIXA como funciona?

Se você já tem ou vai adquirir o terreno para construir a sua casa, você pode adquirir nas modalidades Construção em terreno próprio ou Aquisição de terreno e construção. Para isso, faça as seguintes verificações:

  • Condições de acesso, declive, dimensões, confrontações, área, infraestrutura e valor de avaliação para compra.
  • Regularidade da documentação, bairro, região, transporte, escola.
  • Atendimento das condições do Programa Minha Casa Minha Vida.
  • Documentação devidamente regularizada no Cartório de Registro de Imóveis.

Projeto para Financiamento de Construção da casa

Somente o arquiteto ou engenheiro civil pode elaborar o projeto e acompanhar a obra.

Localize um profissional registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Esse profissional é responsável por elaborar o projeto, efetuar o levantamento da quantidade de material necessário para executar sua obra, descrever as etapas a serem realizadas, conhecer as exigências quanto à qualificação ou certificação de materiais exigidos no Programa.

Ao elaborar o projeto da construção, este deverá obedecer à legislação do Município. Verifique as informações junto à Prefeitura Municipal, sobre os tipos de obra e a área permitida para construção no terreno. Avalie também a legislação Estadual e Federal.

Lembre-se de formalizar em contrato, por escrito, quais os valores a serem pagos ao profissional, os prazos, os serviços que serão realizados, além das obrigações de ambas as partes. Verifique se seus recursos financeiros para realizar a obra são suficientes.

Exija do profissional contratado a verificação no site do Ministério das Cidades e Inmetro sobre os materiais qualificados ou certificados para serem usados em sua obra.

Aprovação do Projeto

Financiar e construir no Minha Casa Minha Vida - Projeto Construção Individual

Com o projeto pronto é necessário a aprovação junto à Prefeitura Municipal, que emitirá o Alvará de Construção, ou seja, a permissão para iniciar a sua obra. Existe taxa cobrada ao pagar para a emissão do alvará, além do projeto, da ART (Anotação Responsabilidade Técnica de execução de obra e de projeto) ou RRT (Registro Responsabilidade Técnica) e Certidão de Inteiro Teor de Matrícula do terreno.

De posse do Alvará de Construção emitido pela Prefeitura, o engenheiro ou o arquiteto deve inscrever sua obra junto ao INSS e FGTS, para o registro dos operários que irão trabalhar na sua construção.

Financiamento de Construção

Após a entrega da documentação referente a proposta de construção, análise e aprovação pela engenharia, o Banco irá realizar a análise da documentação pessoal, para aprovação do financiamento habitacional e, posteriormente, assinatura do contrato.

Lembre-se a engenharia que visita sua obra não é responsável pela construção mas, sim o responsável técnico que você contratou para o acompanhamento.

Acompanhamento da obra

Conforme a previsão do orçamento, a obra deve ter o andamento conforme cronograma apresentado pelo responsável técnico no momento da contratação do financiamento.

No financiamento para construção, para que ocorra a liberação das parcelas, conforme cronograma apresentado, a engenharia visita sua obra em intervalos regulares e emite Relatório de Acompanhamento. Nesse relatório atesta a conclusão da etapa do cronograma apresentado, efetua a medição e realiza apontamentos.

O acompanhamento da obra junto ao profissional é primordial, portanto atente-se para:

  • Não altere o projeto.
  • Siga rigorosamente o Cronograma apresentado.
  • Não atrase a execução da obra.

Lembre-se que a Engenharia do banco também irá fazer um Relatório de Acompanhamento e registrar esses descumprimentos.

Observe rigorosamente o projeto e a orientação do responsável técnico que você contratou.

  • Adquira materiais e serviços de qualidade comprovada, eles colaboram para garantir a qualidade da obra como um todo.
  • Contrate mão de obra especializada e qualificada em todas as etapas.

Obra Concluída

Solicite na prefeitura a Vistoria de Conclusão que ateste o fim da obra e emissão do Habite-se, para que seja averbado junto ao cartório.

Fique atento para o cumprimento dos prazos para receber a última parcela do financiamento. Entregue essa documentação para que a engenharia visite sua obra e certifique da conclusão.

Vá ao Cartório para averbar a construção e traga a Certidão de Inteiro Teor de Matrícula emitida pelo Cartório, para que o Banco efetue o crédito da última parcela de seu financiamento.

O habite-se é um documento fornecido pela Prefeitura Municipal que autoriza a ocupação do imóvel. Este formaliza o encerramento de Construção e deve ser averbado na matrícula do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Essa averbação da construção é o registro da existência da edificação no terreno e significa o início de nova etapa em seu financiamento, ou seja, não existirão ou existiriam mais parcelas a serem liberadas e inicia-se a fase de amortização de seu contrato.

Patricia Matayoshi

Especialista no Crédito Imobiliário

Veja mais:

Minha Casa Minha Vida 2017

195 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde! Gostaria de saber se eu tendo terreno no interior somente com contrato de compra e venda posso financiar a contrucao de uma casa propria pelo programa minha casa minha vida?

    • Olá Tiago

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se o imóvel não estiver financiado no SFH poderá pleitear o financiamento no Programa desde que atenda as condições:
      É vedada a participação de proponentes pessoas físicas que possuam financiamento concedido nas condições do SFH ou que sejam proprietários ou promitentes compradores ou cessionários de imóvel residencial concluído ou em construção, nas condições previstas deste subitem:
      * Imóvel localizado em qualquer parte do território nacional financiamento ativo no âmbito do SFH;
      * Imóvel localizado no mesmo município do exercício de sua ocupação principal, incluindo os municípios limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana e imóvel localizado no município de sua atual residência;
      * Imóvel localizado no município onde pretende trabalhar e/ou residir.

      Veja mais detalhes no artigo:
      Minha Casa Minha Vida 2017

      Equipe Click Habitação

  2. Boa tarde,

    posso utilizar o FGTS como entrada do financiamento “FGTS – Construção em Terreno Próprio/Aq. Terreno e Construção”? No caso de 170 mil, a entrada é de 17 mil, posso usar o FGTS para esta entrada ou preciso desembolsar os 17 mil de entrada p depois usar o FGTS para abater no valor do financiamento?

  3. Bom dia, estou pensando em financiar a aquisição e construção de imóvel pelo minha casa minha vida, após a simulação no site da caixa, o valor da entrada deu 14.000,00, gostaria de saber como funciona esse valor de entrada, paga-se direto pra caixa ou para o dono do terreno? exemplo, se o terreno for avaliado a 50.000,00, esses 14.000,00 eu devo pagar diretamente ao vendedor e a caixa só repassa 36.000,00 para ele? estou muito confusa com relação a isso… Obrigada desde já

    • Olá Sabrina

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que o Banco irá lhe emprestar o valor, assim a entrada é para o vendedor, pois o banco não financia 100%.
      A entrada é apenas porque não há financiamento de 100%.
      Procure um Correspondente do Banco para se informar melhor.

      Equipe Click Habitação

  4. oii bom dia. eu to fazendo o financiamento do projeto minha casa minha vida, foi tudo aprovado so que falta assinar o contrato. so que eu tinha um dinheiro guardado e resolvi ja mexer. tem algum problema? a minha casa ja ta a ponto de laje. ai quando eu for assinar o contrato vai ser liberado pra construir a primeira etapa, mais como eu adiantei posso ligar antes pra eles vistoriar a obra antes do prazo? ai eles liberam a primeira parcela?? desde já muito obrigado

    • Olá Jessica

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o ideal seria você alterar o cronograma de obras, inclusive o prazo das vistorias.
      Reveja e planeje a construção, sem planejamento podem ocorrer problemas
      Consulte o banco e a sua engenharia.

      Equipe Click Habitação

  5. Olá, bom dia
    Tem uma dúvida referente ao montante da avaliação feita pela CEF no caso de construção em terreno próprio. Nesse caso o laudo de avaliação, é referente somente a objeto financiado (a construção da casa) ou a soma do valor do terreno, estipulado a partir do maior valor entre venal e contrato de compra e venda, mais a construção do imóvel. Exemplo, possuo um terreno de R$100.000,00, posso construir um casa nesse com valor de R$180.000,00, ou somente uma casa de R$70.000,00.

    OBS: o limite da minha cidade para o PMCMV é de R$180.000,00;
    Desde já agradecido.

    • Olá Lucas

      Boa Tarde!

      Esta pergunta é comum e já teve várias semelhantes.
      O limite do Programa não pode ser ultrapassado, assim o valor do imóvel pronto não pode ultrapassar o limite do Programa para a cidade do imóvel onde se pretende construir.
      O limite é igual a uma casa pronta! Ou seja, o valor do projeto do imóvel pronto deve respeitar o limite do Programa.

      Equipe Click Habitação

  6. BOA NOITE, TENHO UM FINANCIAMENTO D TERRENO E CONSTRUÇÃO QUE ESTA POR SER APROVADO NA CAIXA, MAS TENHO UMA DÚVIDA, NA HORA DE EXECUTAR A OBRA, POSSO MUDAR UMA PORTA E UMA SACADA DE LADO?FICARIA DO MESMO TAMANHO, AMBOS CONSTAM NA PLANTA, MUDARIA APENAS DE LADO… SE VOCÊS PUDEREM ME AJUDAR. DESDE JÁ AGRADEÇO

    • Olá Camila

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A nossa recomendação é que você não faça alterações no projeto durante a construção.
      Faça-as após o término da obra e averbação na matrícula do imóvel e após a vistoria final do engenheiro do banco.
      Caso, seja necessário, você deverá formalizar o pedido de alteração do projeto e terá custos de análise e demora na liberação de valores.

      Equipe Click Habitação

  7. Olá Boa noite a todos,em especial a equipe Clik Habitação!

    Gostaria de saber se as vistorias realizadas pelos Engenheiros da CEF a obra, podem ser cobradas???
    E, também quanto fui solicitar o financiamento junto a CEF me disseram que era obrigatório a abertura de conta para debito automático, minha duvida é posso cancelar minha conta e continuar pagando as prestações me boleto?

    Att,

    Mag Stelly

    • Olá Mag

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que as vistorias são devidas e constam na Tabela de Tarifas do Banco e são necessárias para a verificação do andamento das obras e liberação dos recursos para construção.
      Se o financiamento for pelo Programa Minha Casa Minha Vida cremos que não há obrigatoriedade de abertura de conta, mas verifique no seu contrato se houve redução na taxa de juros do financiamento por relacionamento com o banco, se não houver o cancelamento poderá ser efetivado sem nenhum ônus.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Rodrigo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a consultar a área de engenharia do Banco.
      Lembramos que o principal é que o valor do imóvel pronto deve ficar dentro do limite do município. Assim, entendemos que não poderá ser um terreno grande ou demasiadamente valorizado.

      Equipe Click Habitação

  8. Boa tarde, ótimo artigo gostei bastante só fiquei com uma duvida, moro em uma cidade que libera $95.000,00 pelo MCMV eu já tenho o terreno então posso pegar esse valor total de $95.000,00 para construção da casa?

    • Olá Silvio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O valor do imóvel pronto deve ser limitado ao valor estipulado para o Programa em sua cidade.
      Assim, neste caso nunca haverá financiamento do valor pelo valor total, pois será considerado o valor do terreno.
      Consulte a agência do Banco para mais informações.

      Equipe Click Habitação

  9. Olá gostaria de saber se posso comprar um imóvel inacabado pelo programa mcmv na modalidade aquisição de terreno e construção. Se sim com até quantos por cento este imóvel pode tá construído.

    • Olá Fernando

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que não há normalização nestas condições. Assim, cabe pedido para avaliação da possibilidade pelo Banco.

      Equipe Click Habitação

  10. Eu tenho o terreno mas não tem escritura so contrato de compra e venda eu pago iptu desse terreno será que eu consigo esse financiamento minha casa minha vida com o terreno sem escritura?

    • Olá Claudemir

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que sem a escritura cremos que não há como efetivar o financiamento para construção.
      Regularize seu imóvel!

      Equipe Click Habitação

  11. Bom dia!

    Financiamos a construção de uma casa juntamente com o terreno, pelo programa Minha Casa Minha Vida… Faz dois meses que já esta construindo e vai mais um mês e meio para acabar… o terreno não tem muro em UMA lateral e na frente, a dúvida é a seguinte: nós podemos construir esse muro e colocar portão, enquanto vai terminando a casa, ou pode dar problema na caixa?

    • Olá José

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a não mexer no projeto até o término da construção e averbação junto ao Cartório de Imóveis. Tal solicitação é para o valor não ultrapassar o limite do Programa.
      Depois, você podem alterar, obtendo as autorizações da Prefeitura local.

      Equipe Click Habitação

  12. Bom dia, eu estou financiando e já paguei a guia de engenharia da caixa, mas não assinei o contrato. O engenheiro que me presta serviços, já trabalha com a caixa a tempos, e enviou o projeto gostaria de saber se pode não dar certo?
    E também quanto tempo demora para caixa enviar o dinheiro do terreno depois de assinado o contrato, porque já faz algum tempo que adquiri o lote, e no contrato tem uma clausula que se não for pago em 3 meses, e subir o valor do lote eu tenho que arcar com o restante. Desde de já agradeço.

    • Olá Rebeca

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não temos como confirmar a aceitação pela engenharia do banco.
      A liberação do valor do terreno ao vendedor é efetivado após o registro do contrato junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

      Equipe Click Habitação

  13. Boa Tarde
    Estou contratando o Financiamento modo Construção e Aquisição de Terreno. Estou fazendo um projeto de casa de 95m2 e vou pegar 160.000,00 da caixa sendo: 50.000,00 para o Terreno e 110.000,00 para construção.
    A moça do Banco me disse que a caixa estipula um valor mínimo que a construtora tem que me cobrar para o metro2, que no caso seria 1.260,00. Eu tinha negociado com a construtora um valor de 1.100,00. Achei bem estranho, pois para mim não faz sentido a caixa estipular um valor pelo trabalho da construtora, seria coerente se a caixa estipulasse um valor máximo a ser cobrado para manter a obra com padrão médio do minha casa minha vida.

    Gostaria de saber se essa informação procede, ou a moça do banco está equivocada?

    Obrigado.

    • Olá Luiz

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Entendemos que o que importa será o valor do imóvel como pronto estivesse.
      A engenharia do banco vai avaliar o projeto e verificar o enquadramento no Programa Minha Casa Minha Vida, pois se passar terá que ser no SBPE, com juros bem maiores.
      Talvez ela queria uma “sobra” de valor para não dar problema quando da analise da engenharia do banco.

      Qualquer aumento ou melhoria faça depois do imóvel pronto e verificado pela Engenharia do Banco para não ter problema no enquadramento no Programa.

      Equipe Click Habitação

  14. Boa noite! Parabéns pelo artigo.
    Comprei um terreno no município de Araruama (RJ), já tirei (junto a um engenheiro) todas as documentações necessárias para a construção de minha tão sonhada casa (planta, licença da prefeitura…), ao simular com a Caixa, a modalidade de financiamento de construção que apareceu segundo as informações que completei no site foi o financiamento de construção pelo Minha Casa Minha Vida, no entanto, vejo que o valor final do imóvel passará do valor estipulado pela tabela do município.
    Quais são as melhores condições para mim? Reduzir o metro quadrado da minha planta para se adequar ao que o programa de financiamento pede, ou seja, tirar um quarto ou outra coisa? ou será que existe outra modalidade de financiamento para mim, tendo em vista que no simulador de financiamento de construção só aparece o da Minha Casa?

    • Olá Anderson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que quando for simular deverá colocar o valor do imóvel como pronto estivesse.
      Se ultrapassar o limite do Programa Minha Casa Minha Vida você poderá financiar no SBPE.
      Sugerimos refazer a simulação.

      Equipe Click Habitação

  15. boa tarde….tenho um apartamento financiado pela Minha Casa Minha Vida…sao 4 apartamentos e o meu é no andar de cima…posso construir em cima da minha garagem?

    • Olá Eduardo

      boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A situação é estranha …
      Cremos que deverá obter autorização do condomínio e verificar a regularidade da construção junto a Prefeitura.

      Equipe Click Habitação

  16. Boa tarde gosto muito deste site, gostaria de tirar umas dúvidas. Contratei um construtor que trabalha com o programa MCMV, o valor do imóvel sera 155 mil daremos 42.158,00 de entrada para a caixa, ja foi feita liberação do alvará para construção na prefeitura, e ele quer que paguemos a metade do valor da entrada antes dele dar entrada na caixa. Isto esta correto? E se a caixa não liberar o financiamento? Ele falou que esta praticamente liberado na caixa e me apresentou uma avaliação de risco com o protocolo de cadastro, o código do correspondente e o código da avaliação de risco. Corre risco de não ser aprovado o financiamento? é normal dar a metade do valor da entrada antes da caixa aprovar o financiamento? Por favor me ajude não sei como funciona isso direito. obrigado

    • Olá Letícia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não existe padrão para isso, mas é um acordo entre as partes …
      O ideal seria você gerenciar a obra, ou seja contratar o empreiteiro simplesmente para a construção. Isso, dá muito trabalho …
      Você faria a compra do material. Cuidado com isso, a não ser que confie nele.

      Seria interessante também colocar clausulas contratuais por multas e penalidades por atraso na obra e na hipótese do financiamento não ser liberado, visando você não ficar com o prejuízo.
      Cremos que se a documentação estiver correta não haverá problemas na aprovação do financiamento.

      Equipe Click Habitação

  17. Bom Dia
    Parabéns pelos esclarecimentos.

    tenho algumas dúvias:
    1- tenho um lote em minha cidade,frente 10m,apos 8m o lote abre tendo 14m e de profundidade 20m,na entrada do lote tem uma pequena construção de uma garagem de um familiar ocupando 3m. Consigo financiamento de construção.
    ou
    2-queria comprar uma chacara de 1336m²,porem esta avaliada em 65mil e esta a venda por 40mil,não a instalação de água e energia,mas proximo a outra chacara ja habitada com instalações.a questao é:pelo valor consigo conprar para construir? sem as instalaçoes consigo financiamento ou e necessaria instalação de água e energia primeiro,ou pode ser no decorrer.

    Desde já agradeço.

    • Olá Carolina,

      Bom dia! Agradecemos sua presença no Click Habitação. Segue as respostas:

      1- Você pode adquirir pela modalidade Construção em terreno próprio. Se você permanecer com a garagem, ela será considerada no valor de avaliação do imóvel.
      Dependendo do Banco, isso poderá ser impeditivo para o financiamento. Atentar que para enquadramento no Minha Casa Minha Vida, a engenharia irá considerar o valor do lote mais o valor da obra a ser apresentado. A soma dos dois não poderá ultrapassar o limite do valor do município.

      2- Existe modalidade no Minha Casa Minha Vida para o rural. Você deve procurar o Banco para saber quais os pré-requisitos.

      Equipe Click Habitação

  18. Boa noite, gostaria de saber. Já tenho um lote quitado. Se eu conseguir o financiamento, pegaria o teto exclusivo para a construção ou desse valor eles tiram o valor do lote?

    • Olá Lorranne

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a soma do valor do terreno ao valor a ser liberado para construção não poderá ultrapassar o valor máximo do imóvel para sua cidade, considerando que o valor do imóvel pronto.
      Assim, o valor do lote será considerado para liberação do valor para construção.

      Equipe Click Habitação

  19. boa tarde ! Ainda não encontrei nenhum site que tire minha dúvida : tenho um pequeno lote ( na realidade está em nome do meu pai) o lote é realmente pequeno 8,65×7,90 . Eu queria fazer um sobrado, com o financiamento de construção da caixa, mas neste caso, o lote pode estar em nome do meu pai ? o tamanho do lote influencia no financiamento ?

    • Olá Jessica

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que o terreno deve estar no nome de quem vai financiar a construção do imóvel (construção em terreno próprio).
      Com relação a metragem deverá ser verificado junto a Engenharia do Banco quando da análise do projeto, não cremos que o tamanho do terreno interfira na concessão do financiamento.
      A qualidade do projeto e do material a ser utilizado devem seguir as normas da ABNT.
      Procure a agência do banco para melhor análise.

      Equipe Click Habitação

  20. Boa noite,
    É possível a utilização dos recursos desta modalidade de financiamento para a construção de imóveis pré-fabricados, cujos projetos já existem e são empregados em diversas construções ou o projeto deve ser específico?

    • Olá Kelvin

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Orientamos a procurar o Banco para análise pela área de engenharia quanto a possibilidade de utilizar a forma de construção citada no seu comentário.

      Equipe Click Habitação

  21. Boa noite. Obrigado pela resposta. Estou com uma série de dúvidas ainda:
    1. Hoje a agência Caixa Aqui me ligou, disse que tivemos um mau entendido. Pois o agente disse que eu precisava fazer um projeto de 255.500,00, dando o meu terreno de entrada por 65.000,00, totalizando o total o valor de 320.500,00. Com isso, fiz todos os processos e projetos, inclusive o projeto foi analisado e aprovado pelo engenheiro da Caixa. Mas hoje o agente me disse que as informações simuladas não eram aquelas que me disse, e que são 247.500,00, para o projeto e dando o meu terreno de entrada por 73.000,00. Ou seja, para eu dar andamento do processo, vou precisar colocar 8.000 de entrada, e este dinheiro seria “fatiado” e liberado no decorrer do financiamento. Daí eu pergunto, então os 73.000,00 do lote também estarão disponíveis para eu usar na construção, ou seja, como se eu tivesse “vendido” o terreno para a Caixa para eu construir no “terreno dela”?

    2. Se eu perceber que o juros está caindo demais e que eu me sinta prejudicado por contratar um juros tão alto… É possível renegociar o contrato com o banco para abaixar os meus juros?

    3. Supondo que paguei parcelas de 2.200 por mês durante primeiro ano, sabendo que mais ou menos 700 reais é amortização da dívida, e o restante, 1.500 reais sejam juros. E no final do ano, eu tenha uma renda extra e queira fazer uma amortização extraordinária da dívida, para diminuir o tempo de financiamento. Então, se eu diminui o tempo de financiamento, teoricamente incidirá menos juros em todas as parcelas, inclusive deveria incidir sobre as parcelas que eu já paguei, ou seja, dos 2.200 pagos, 750 reais seria amortização da dívida, e 1.450 de juros. É isso? Se eu diminuir o tempo de financiamento, o valor amortizado do que eu já paguei aumenta e diminui o saldo devedor?

    • Olá Rafael,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Muitas perguntas, vamos responder por partes.

      Bloco 1: Você fez a pergunta no artigo do Minha Casa Minha Vida porém pelos valores citados vamos desconsiderar que seja, pois o limite no MCMV é R$ 240.000,00.
      Nos casos de financiamento para construção, seja para aquisição de terreno e construção ou construção em terreno próprio, para considerar o valor final do imóvel e saber em qual programa se enquadra, o engenheiro deve considerar o valor do terreno e o valor para execução da obra. A soma dos dois itens é o valor do imóvel avaliado. Se já possui o terreno, obviamente que o Banco não vai liberar o valor, somente será liberado para a construção. Em regra geral, os valores são liberados conforme a obra for sendo executada. Se cumpriu o cronograma, o valor é pago.

      Bloco 2: Não existe variação na taxa de juros em nenhum produto. O que vale são as condições do financiamento no momento da assinatura. Isso vale pra qualquer produto comercial ou habitacional.

      Bloco 3: Sim, quanto menor o prazo e maior a entrada, o valor da amortização será maior que o valor dos juros. E quanto mais amortizar com redução de prazo, o valor da amortização subirá e os juros diminuirão. Sugerimos a leitura do artigo As vantagens de amortizar com redução do prazo?

      Equipe Click Habitação

  22. Boa tarde,
    Tenho uma dúvida: possuo um terreno e gostaria de solicitar o financiamento de construção, mas existe alguma restrição quanto ao tamanho da obra, tem limite? 60 ou 75 m2?

    • Olá Lilian

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sugerimos indagar junto ao Banco para resposta pela área de engenharia, com relação as medidas da construção.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Eliane

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a capturar a Tabela de valores por município do site da CAIXA, conforme abaixo:
      TABELA DE MUNICÍPIOS
      Para saber o valor teto do município onde deseja financiar o imóvel, basta consultar a tabela no site da CAIXA:
      Downloads CAIXA ⇒ FGTS ⇒ Circulares CAIXA FGTS 2017: arquivo Divulga_Relacao_Municipios.pdf

      O valor do imóvel pronto deverá estar dentro do limite do município.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Minha Casa Minha Vida 2017

      Equipe Click Habitação

  23. Bom dia, parabéns pela preciosa contribuição que estão prestando àqueles que precisam de esclarecimento. Bom, minhas dúvidas são as seguintes:
    1. Em relação aos construtores que estão ligados aos correspondentes bancário e nos são indicados, mas os mesmos não possuem CNPJ, quais as responsabilidades que eles devem assumir caso venhamos contratá-los na proposta do MCMV, aquisição e construção de imóvel?
    2. O terreno deve ficar no nome desse construtor até o final da obra, para depois passar o imovel já averbado para o cliente ou desde o inicio toda a construção passa a ser realizada em nome do cliente, até a averbação?
    3. Se esse construtor é o responsável pela contratação do serviço técnico (engenheiro), bem como mão de obra (pedreiro etc) os valores após medição e vistoria são passados direto para o construtor ou para o cliente?
    4. Se o valor é depositado na conta do cliente e ele contratou o construtor, como esses valores são passados para o construtor, seria feito contrato que exige apresentação de comprovantes e notas e no final o valor dos seus serviços ou o cliente deve passar todo valor que entrou em sua conta para o construtor, indiscriminadamente?
    5. Caso eu, como cliente, não queira contratar um construtor conforme os indicados pelos correspondentes ou mesmo uma construtora, posso construir apenas com meu engenheiro como responsável técnico, e contratar serviço de pedreiros autônomo de minha confiança; já que os valores de financiamento serão repassados para minha conta?

    • Olá Wlademir

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Com relação as indagações podemos falar:
      1)O Engenheiro sempre será o responsável pela edificação e pelo Projeto de construção. Responsabilidade Total
      2)Se a modalidade for de construção o terreno deverá já estar no nome do mutuário. Caso contrário será aquisição quando o imóvel ficar pronto e não construção!
      3)Lembramos que o financiamento é para o mutuário, não há relação do banco com quem ele vier a contratar para construir, assim todos os valores envolvidos devem ser repassados ao mutuário.
      4)Isto é um problema entre as partes e não tem relação com o financiamento, cremos que um contrato de prestação de serviços pode prever as condições de pagamento.
      5)Cremos que a indicação de construtor pelo Correspondente é totalmente incorreto e cremos que não tem anuência do Banco. Caso tenha sugerimos efetivar denuncia por meio da Ouvidoria do Banco. A contratação do responsável pela construção é de total responsabilidade do mutuário contratante.

      Equipe Click Habitação

  24. Bom dia, primeiro gostaria de parabeniza-los pelos artigos e atenção em responder aos questionamentos. Estamos analisando a ideia de adquirirmos um terreno e construirmos nossa casa através do financiamento da caixa e gostaria de também fazer alguns questionamentos.

    Antes de encaminharmos o projeto a Caixa e, após contratarmos o engenheiro para fazer o projeto, este precisando ser aprovado na prefeitura, seria possível mesmo nós não sendo os proprietários do terreno? Pergunto porque gataríamos com a contratação do engenheiro e depois pode o banco aváliar a obra em valor superior e não conseguirmos financiar.

    No projeto o engenheiro já deve informar os materiais e quantidades para que possamos apresentar o orçamento ao banco?

    Outra questão é quanto a construção, o mesmo engenheiro que contratarei para o projeto será o responsável pela obra e tenho conhecidos que trabalham em obras, eu mesmo já fiz alguns serviço, irei contrata-los como autônomos para junto fazermos a construção. Desta forma não teria problemas com o banco? pois praticamente não terei o custo de mão de obra só o de materiais e engenheiro.

    Quanto ao atraso na execução da obra, ocorrendo, o banco só não ira liberar o valor da etapa do cronograma ou isto acarretará em algum custo extra, tipo multa ou juro?
    Grato.

    • Olá Luiz,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Acreditamos que não há problema do terreno não estar em seu nome mas sugerimos verificar com a prefeitura as regras para apresentação do projeto.
      No projeto, já deve ser apresentado todo material e quantidade a ser utilizado. O Banco irá fazer a analise do projeto, somando o valor de compra e venda do terreno e do orçamento, para se chegar no valor do imóvel como se pronto estivesse.
      Somente o arquiteto ou engenheiro civil pode elaborar o projeto e acompanhar a obra. Não vemos problemas do mesmo ser o responsável pelo projeto e pela obra.
      Se houver atraso na obra, você deverá informar ao Banco para que não ocorra a vistoria. A vistoria é paga e se for verificado o atraso, este não autorizará a liberação da parcela ou somente irá liberar o valor correspondente a obra executada. Não há multas pelo atraso, porém o prejuízo é seu pois haverá demora na liberação do recurso.

      Equipe Click Habitação

  25. olá, tenho planos de adquirir um terreno 10×20 no valor de 35000, posso dar 5 mil de entrada nele e colocar apenas os 30000 no financiamento? Outras dúvidas que tenho são: nessa modalidade sou obrigada a murar a casa? O valor aqui da minha cidade é de 90000, o terreno e a casa devem valer isso, disso eu sei, mas fui informada que ela pode ser avaliada em mais, isso acontece mesmo se eu apresentar todas as notas com os valores dos materiais, digo, mesmo se eles não excederem em valores o valor máximo!?

    • Olá Julia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o banco e apresentar o Projeto para avaliação da engenharia do Banco.
      O imóvel pronto avaliado pela Engenharia do banco não pode ultrapassar o valor estipulado para sua cidade.

      Equipe Click Habitação

  26. Minha irmã e eu queremos comprar um terreno e construir um prédio de dois andares, pelo MCMV, tem como nós duas fazermos o financiamento visto que será um andar pra cada uma?

    • Olá Vanilza

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o banco e apresentar o Projeto para avaliação da engenharia.
      Lembramos que esta operação proposta não é comum e cremos que poderá ser recusada. O valor do imóvel não pode ultrapassar os limites de avaliação do Programa.

      Equipe Click Habitação

  27. Olá. Estou dando início ao financiamento de aquisição de terreno e construção pelo programa MCMV. Gostaria de saber se preciso de um construtor para ficar responsável pela obra ou posso construir por conta própria. Dentro dos padrões exigidos pelo programa?

    • Olá Lourdes

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Qualquer financiamento habitacional para construção exige um Responsável Técnico pela obra.
      O projeto deverá estar definidamente aprovado pela Prefeitura e submetido para avaliação da Engenharia do Banco.

      Equipe Click Habitação

  28. Oi boa tarde eu tenho uma duvida eu tenho um terreno gostaria de saber se posso construir mais de 60 metros no terreno pelo financiamento da minha casa minha e qual é o limite?

    • Olá Lucas,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Nos casos de construção, não é apenas o valor total de área construída que possui regramentos. Existem várias outras exigências.
      Nesse caso, sugerimos procurar o Banco para saber todas as especificações.

      Equipe Click Habitação

  29. Olá preciso tirar uma dúvida, se tenho o terreno mas porém tem uma casa em cima posso fazer minha casa minha vida?

    • Olá Bruna,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Não há como financiar e construir no Minha Casa Minha Vida se já existe uma casa sob o terreno.
      Ou você tem só o terreno e constrói, ou compra um imóvel novo.

      Equipe Click habitação

  30. Quero comprar lotes e construir casas para vender e o comprador financiar pela minha casa minha vida.
    Tenho que ter um CNPJ pessoa juridica ou pessoa fisica pode fazer isso?
    Vou contratar um empreiteiro e meu sobrinho sera o responsavel tecnico pois ele é engenheiro civil.

    • Olá Rafael

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Procure os bancos BB e CAIXA para análise da situação e das possibilidades de vendedor PF.
      Existiam decisões no Ministério das Cidades, mas foram postergadas.

      Equipe Click Habitação

  31. Olá, no casa de aquisição de terreno e construção, posso financiar um terreno de 115 mil , sendo que darei de entrada 80 mil a vista e financiar o restante do terreno mais a construção? Teto da minha cidade é 190 mil.
    Outra dúvida, queria saber depois que assinar o contrato, e começa a obra, quando que começa a pagar o financiamento?

    • Olá Tamiris,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que sim! é possível financiar a construção da casa.
      Lembre-se que o imóvel pronto deverá estar dentro dos limites do Programa.
      Deverá apresentar projeto para analise e aprovação da engenharia do Banco.

      Durante a fase de construção você pagará juros contratuais sobre o saldo já liberado, atualização monetária, seguros e taxa de administração. Além das vistorias pelo engenheiro do Banco a cada etapa do cronograma de obra.

      O financiamento terá o início do retorno após o término da construção.
      Orientamos a procurar o banco.

      Equipe Click Habitação

  32. Olá, possuo um terreno 8×25, e pretendo efetuar a construção de 4 casas (tipo vila geminada), é possível fazer pelo minha casa minha vida? onde consigo as medidas mínimas aceitas pelo programa como recuo, frente, chagão… Muito obrigado!

    • Olá Giovanni,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Por ser casas geminadas, você deve procurar o Banco onde deseja financiar as casas, para saber não só as especificações mas as regras.
      Não é qualquer tipo de casa geminada que o banco aceita.

      Equipe Click Habitação

  33. Olá
    É possível financiar construção em terreno onde já tem uma casa?
    No meu terreno já tem uma casa, minha intenção é construir na parte dos fundos, fazer a mudança e só então demolir a casa antiga, por questões de economia. A caixa aprova financiar nessa condição?
    Meu terreno mede 7×30 e ainda tenho um espaço disponível nos fundos de 7×12.

    • Olá Rita

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que sim! é possível financiar a construção da casa.
      Lembre-se que o imóvel pronto deverá estar dentro dos limites do Programa.
      Deverá apresentar projeto para analise e aprovação da engenharia do Banco.

      Equipe Click Habitação

  34. Tenho um lote 10m por 12,50m. Esse tamanho se enquadra no minha casa minha vida? Renda de 1780,00. O lote foi avaliado no valor de 25,00 Na escritura. Consigo financiamento ?? Aqui o teto pra nós e no valor de 90,00.

    • Olá Raquel,

      Boa Tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.

      Sim, pode financiar porém cabe lembrar que não é só isso que vai permitir a contratação.
      A engenharia do Banco vai analisar o tamanho das áreas desses cômodos, regras de construção dentre outros.
      Atentar ainda que se for construção, o valor de compra e venda do terreno + valor da obra não devem ultrapassar o valor limite do município.
      Esses valores também serão dados pela engenharia do Banco.

      Equipe Click Habitação

  35. O terreno que quero adquirir são as seguintes medidas
    10,5 x 20
    Totalizando 210 metros quadrados..
    Existe restriçao quanto ao tamanho do terreno??

    • Olá Samuel,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Sim, pode financiar porém cabe lembrar que não é só isso que vai permitir a contratação.
      A engenharia do Banco vai analisar o tamanho das áreas desses cômodos, regras de construção dentre outros.
      Atentar ainda que se for construção, o valor de compra e venda do terreno + valor da obra não devem ultrapassar o valor limite do município.
      Esses valores também serão dados pela engenharia do Banco.

      Equipe Click Habitação

  36. Bom dia!

    Existe alguma espécie de manual ou algo do tipo dizendo os parâmetros exigidos para a construção de casas pelo minha casa minha vida. Por exemplo, meu planos são de construir uma casa sem lavanderia, fazendo esta separadamente mais tarde, mas não sei se isso é possível. Existe algum lugar onde posso verificar essas questões?

    • Olá Jonas,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      As condições mínimas de construção do Minha Casa Minha Vida são publicadas em legislação do Ministério das Cidades.
      Com relação a esse detalhamento, você deve procurar o Banco onde deseja financiar o imóvel para saber quais as exigência do Banco.
      Sobre a lavanderia, acreditamos que seja obrigatório.

      Equipe Click Habitação

  37. Bom dia!

    Estou com algumas duvidas e gostaria de saber se vocês podem me ajudar:

    Tenho um terreno em que gostaria de construir pelo MCMV. O problema é que não sei qual o valor que a caixa vai valoriza-lo, e assim, não sei quanto eu poderia gastar na casa que vou construir nele. Por exemplo: Se o terreno for valorizado em 80 mil pela Caixa eu posso fazer um projeto de casa de 80 mil reais (aqui o valor máximo do imóvel pelo MCMV deve ser de 160 mil). Mas como eu posso ter pelo menos uma base bem sólida de quanto a Caixa vai valorizar meu terreno antes de fazer um projeto de casa junto a um engenheiro e aprova-lo na prefeitura? Porque se a Caixa valorizar meu terreno a mais do que eu calculava, o meu projeto de casa, que nessa etapa já terá sido feito por um engenheiro e aprovado na prefeitura, terá que ser refeito, e eu terei que gastar mais dinheiro. Eu não consigo saber em quanto meu terreno será valorizado pela Caixa antes de começar a fazer o projeto da casa?

    E uma outra questão: Eu posso comprar um terreno e consturir pelo MCMV se eu já tiver um outro terreno em sociedade com meu irmão?

    • Olá Maikon,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Em primeiro lugar, na modalidade de Construção em terreno próprio, você deve apresentar o projeto bem como o valor de compra e venda do terreno para a engenharia do Banco avaliar. Você não vai começar a construir sem autorização da CAIXA.
      A avaliação do Banco é feita de acordo com valor do mercado, portanto se você declarar os valores corretos, não haverá problemas. Até porque existe uma margem de diferença entre os valores declarados e o valor da engenharia.
      Porém se essa diferença foi muito grande, o Banco pode não aceitar.
      Com relação ao outro terreno, se for somente terreno sem construção, então não terá problema em financiar no MCMV.

      Equipe Click Habitação

  38. Bom dia!

    Estou financiando MCMV, compra do lote e construção, gostaria de saber se no período da obra posso realizar a construção do muro do lote com recursos própio, e se isso irá trazer alguma implicação no meu financiamento, quanto a embargos ou paralisação por parte da Engenharia da Caixa ao fiscalizar a obra para fazer a liberação das etapas.

    • Olá Fabricio

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Orientamos a questionar formalmente o posicionamento da engenharia do Banco.
      Cuidado para com a obra passar o limite de avaliação do programa e perder os subsídios!

      Equipe Click Habitação

  39. É possível financiar uma casa MCMV com apenas um quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço?
    Imóvel tem 49 mts.

    • Olá Fabiano,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Sim, pode financiar porém cabe lembrar que não é só isso que vai permitir a contratação.
      A engenharia do Banco vai analisar o tamanho das áreas desses cômodos, regras de construção dentre outros.
      Atentar ainda que se for construção, o valor de compra e venda do terreno + valor da obra não devem ultrapassar o valor limite do município.
      Esses valores também serão dados pela engenharia do Banco.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Juliano

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      esclarecemos que existem diversas exigências além da metragem. sugerimos consultar o Banco: CAIXA ou BB

      Equipe Click Habitação

  40. Olá contrui uma casa para vender pelo MCMV e o valor negociado com a compradora foi 90 mil,fizemos todos os trâmites,documentação tudo…quando foi finalizar a pessoa q está fazendo o projeto disse que o menor valor q a Caixa vende o imóvel é 120 mil aí a compradora não irá mais si enquadrar no MCMV e ainda teria que ter uma renda maior…nunca ouvi dizer que era a caixa que diria o valor do imóvel e sim o comprador….o que devo fazer?vou em uma agência?por que estou fazendo por uma posto de atendimento(lotérica).

    • Olá Daniel,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      O valor de compra e venda negociado entre você e a compradora é de R$ 90.000,00. Pelo que entendemos, a engenharia da CAIXA avaliou o imóvel em R$ 120.000,00.
      O que a CAIXA não deve estar aceitando é que a diferença entre o negociado e o avaliado pela engenharia é muito grande.
      É como se você vendedor tivesse dado um desconto de R$ 30.000,00. Não significa que você deve vender por R$ 120.000,00 mas a diferença deve ser menor.
      Reveja esse valor de compra e venda, se a diferença permanecer muito grande, o Banco pode continuar a não aceitar.

      Equipe Click Habitação

  41. Ola vou adquirir o terreno e construir tenho renda de 1800,00 assalariado, aqui acho terreno por 30 mil a 35mil se a caixa comprar o terreno e ele se valorizar na construção corro risco de não ser enquadrado no minha casa minha vida até 90 mil aqui; minha casa tera 50 metros

    • Ola Angelo,

      Bom dia! Feliz Ano Novo.
      No Minha Casa Minha Vida, na opção Aquisição de terreno e construção, o valor do terreno mais o valor da obra não deve ultrapassar o limite do valor do imóvel para o município, que no seu caso, como citou é de R$ 90.000,00.
      Para saber se vai enquadrar, a engenharia do Banco irá avaliar o valor do terreno e da obra. Se a soma dos dois estiver dentro do valor limite do seu município, não há risco de desenquadramento depois de pronto.
      Apresente ao Banco o projeto e o valor de compra e venda do terreno, para análise. Assim saberá se poderá financiar.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Lais

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se for comprar o terreno para imediata construção no Programa MCMV as instruções básicas estão aí.
      Você deverá levar a documentação ao banco, junto com o Projeto aprovado pela Prefeitura para análise.

      Equipe Click Habitação

  42. Bom dia,minha duvida é a seguinte tenho um terreno quitado, quero construir duas casas nele e vender uma das duas, gostaria de saber se consigo fazer isso pela caixa, financiamento da construção, o problema é que o terreno fica alienado ai não sei se consigo registrar o condomínio e vender uma das duas unidades, ou registro o condomínio antes e faço dois financiamentos para cada fração ideal? me ajudem, ninguém sabe, nem o gerente, fica me enrolando.

    • Olá Thiago,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o Cartório de Imóveis e a Prefeitura para melhor orientação.

      A solução seria cremos o desmembramento da matrícula em 2 terrenos, com 2 matrículas distintas.
      Mas, neste caso você não conseguiria financiar a construção de ambas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, somente uma, e ainda se estiver dentro dos padrões do Programa.
      Você poderia utilizar a linha de financiamento do SBPE (poupança) para o segundo terreno, se informe na agência ou abra um SAC no site do Banco.

      Equipe Click Habitação

  43. Olá, boa tarde!
    Já tenho o terreno e supondo que seja aprovado o projeto da casa para construção. O valor aprovado para o empréstimo, vem para a minha conta e efetuo a compra dos materiais? E quanto a mão de obra, sou eu que contrato os profissionais que executarão o projeto?

    • Olá George

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Você deverá apresentar o projeto e o cronograma da obra.
      As parcelas serão liberadas com o andamento da obra e do cronograma apresentado. Um engenheiro irá visitar o imóvel e verificar o andamento da obra e liberar a parcela ou não.

      Orientamos a se informar na agência do Banco.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Katyeli,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      A regra mínima de exigência são vias de acesso. Para saber o que é considerado sugerimos verificar junto ao Banco.
      Veja também com o Banco as condições para apresentação do projeto de construção.

      Equipe Click Habitação

  44. desejo começar a construir para revender, mesmo sendo pessoa fisica vou conseguir dar financiamento pelo minha casa minha vida para meus clientes?….desde já agradeço

    • Olá Renato,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Informamos que foi suspenso, temporariamente, a proibição de financiamento Minha Casa Minha Vida para vendedor pessoa física.
      Sugerimos aguardar novas orientações pelo Ministério das Cidades.
      Veja mais no artigo Minha Casa Minha Vida fase 3 recursos FGTS. O que mudou?

      Equipe Click Habitação

  45. Bom dia, tenho muito interesse nessa modalidade de financiamento de compra de terreno e construção,
    Aqui na minha cidade os corretores e Imobiliárias me falam que esse tipo de financiamento é muito difícil ser liberado por ser burocrático.
    Vocês tem ideia de quanto tempo em média dura esse processo?
    E se realmente a Caixa tem resistência para liberar esse tipo de financiamento?

    • Olá Johnny

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que qualquer financiamento para construção é mais burocrático, pois são necessárias diversas medidas prévias para se obter o financiamento, em especial o Projeto e a autorização para construção da Prefeitura.
      Veja detalhes no artigo:
      Construção de imóvel – Qual a Documentação essencial?

      No Programa MCMV o Projeto uma série de exigências e padronização de construção.

      Orientamos a procurar uma agência da CAIXA e conversar com o gerente para verificar as condições.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Camila,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Sugerimos procurar a CAIXA para saber toda especificação de construção. Com certeza existem mais itens específicos além da metragem.

      Equipe Click Habitação

  46. Boa tarde,

    Como contratar uma empresa que fará a construção da casa? Pretendo construir nessa modalidade, tenho já o terreno.

    Att:

    Andréia

    • Olá Andreia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Você deverá procurar empresas ou profissionais qualificados para elaboração do projeto.
      Consulte o CREA local e obtenha referências da empresa ou profissional.
      Siga as instruções do artigo com relação a qualificação do projeto.

      Equipe Click Habitação

  47. Boa tarde.
    Tenho algumas duvidas sobre a modalidade de construção em terreno próprio.
    Meu noivo e a irmã possuem um terreno e queremos construir nele. Porem quem ira pegar o financiamento seremos nós (Eu e meu noivo ) apenas para a construção da garagem (1º pavimento) e a nossa casa, que no projeto ficou no 3º andar. Minha cunhada apenas iria começar a construir a dela para que possamos construir em cima. É viável? Sabe se podemos fazer dessa forma na Caixa? Pegar o financiamento de construção em terreno próprio apenas para a construção da garagem e do 3º andar? Sendo que o andar dela, ela vai construir com recursos próprios? Obrigada

    Obs.: Mesmo o terreno sendo nosso, o valor dele precisa juntar com o valor de construção? Exemplo, se ele vale 80mil e eu preciso de uns 100 para construir eu consigo pegar os 100 mil? Pois vi apenas que o limite aqui no meu estado é de 160mil para quem for comprar o terreno+construção. Obrigada

    • Olá Kerlen

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a procurar o banco para análise preliminar, pois cremos que haverá necessidade de análise jurídica.

      Equipe Click Habitação

  48. Boa Noite, Parabéns por responder todas as perguntas, assim como todos eu também tenho as minhas:
    Ja tenho meu terreno avaliado em 65mil
    1 – Andei pesquisando e vi alguns comentários que uma casa de 70mt estarei isento do INSS. Isso é verdade? caso eu faça um projeto original de no maximo 70mt, com apenas 1 quarto , 2 banheiros, sala, copa e cozinha depois eu posso fazer ampliação futuramente?
    2 – Quero fazer uma obra de no máximo 100 mil , se eu por exemplo construir uma casa com Laje e porcelanato isso foge do programa MCMV?

    • Olá Patrícia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que quando o imóvel possuir área total até 70m² e for executada sem contratação de mão de obra assalariada é isento o recolhimento do INSS, conforme Art. 278 do Decreto n º 3048/99.
      Veja mais no artigo:
      Construção de imóvel – Qual a Documentação essencial?

      Com relação ao valor do imóvel não poderá ultrapassar o limite de avaliação do Programa para sua cidade.
      Poderá utilizar os materiais constantes no Projeto a ser apresentado.
      Não modifique o material utilizado durante a obra, pois poderá ultrapassar o valor da avaliação do imóvel e desenquadrar do Programa.

      Após a averbação do término da construção na matrícula e a vistoria final do Banco você poderá efetivar a troca por materiais que quiser e eventuais ampliações que achar necessárias.

      Equipe Click Habitação

  49. Boa Tarde, meu nome é Ângela quero financiar a construção da minha casa, minha renda é mais ou menos 4.674,00, me enquadro na faixa III, tenho duvidas sobre a questão do tamanho da construção, pois andei pesquisando e não encontro nada no site da caixa especificando o tamanho da construção. Porém me disseram que tem um tamanho limite e se a minha planta não se enquadrar nesse limite posso não conseguir entrar no minha casa minha vida. Realmente existe esse limite?

    • Olá Angela,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Existe limite sim mas não de área de construída. Cada município tem o valor limite de imóvel.
      Para saber o valor do limite da sua cidade clique no link da CAIXA.link da CAIXA.
      Para enquadrar nesse valor, será considerado o valor do terreno mais o valor do orçamento. Esse total não poderá ser maior que o valor total do município.
      Atentar que o Banco efetuará a avaliação para saber se os valores apresentados estão coerentes com a do mercado.

      Equipe Click Habitação

  50. Olá,
    possuo um terreno próprio avaliado em 120 mil e gostaria de pegar um empréstimo para construção pelo minha casa minha vida. O valor máximo para minha região é 130 mil e me enquadro na faixa ii do programa. Minha primeira dúvida é se posso pegar os 130 mil e construir nesse terreno, uma vez que o valor total da construção mais o terreno ultrapassaria os 130 mil? A segunda dúvida, no caso da primeira ser viável, é se existe um tamanho máximo para construção, por exemplo, posso construir uma casa com mais de 100m2, mas tendo o valor total dentro dos 130mil financiado? A terceira dúvida é se existe um requisito básico na planta como área de serviço, quartos, sala, cozinha e etc?
    Obrigado e parabéns pelo empenho em responder todas as perguntas!

    • Olá Humberto,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      A lógica de enquadramento é o valor final do imóvel. Isso significa que o valor do terreno mais o valor do orçamento a ser utilizado no projeto não pode ultrapassar o limite do valor do município.
      No seu caso, se o terreno vale R$ 120 mil será impossível você construir com R$ 10 mil, nesse caso vai desenquadrar.
      Esses valores são avaliados pela engenharia do Banco.
      Não existe tamanho para a construção do imóvel nas faixas II e III, porém como explicamos a engenharia do Banco vai saber o valor necessário para se construir num imóvel de 100 m2 no valor de enquadramento.

      Equipe Click Habitação

  51. bom dia estou vendendo duas casas no programa mcmv a escritura esta em meu nome,ha 2 meses,todos os trãmites para financiamento estao ,TANTO VENDEDOR,QUE SOU EU E COMPRADORES.Constatou que o dono anterior do lote ,está em débito e por esse motivo está em análise pela gerencia da caixa.Caso eu perca esta venda por esse motivo,que devo fazer?CORRE O RISCO DO FINANCIAMENTO SER NEGADO POR ESTA CAUSA?.

    • Olá Antonio Carlos

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o vendedor antes da venda possuía dívidas que estavam sendo executadas pode ser interpretada como fraude a execução.
      A venda pode ser decretada nula pela justiça. Orientamos a aguardar a posição do banco e se for caso contratar advogado para defender os seus interesses.

      Equipe Click Habitação

  52. Boa noite,
    Sou construtor de casas MCMV, gostaria de saber se à partir de janeiro de 2017, não poderá fazer financiamento pela CEF com apenas CPF do construtor. Se as unidades produzidas em 2016, com toda documentação correta, também irá no novo sistema.
    Atenciosamente,
    Francisco

    • Olá Francisco

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que na realidade existe estudo que está no Ministério das Cidades.
      Informamos que não tem nada aprovado neste sentido. Vamos aguardar.

      Equipe Click Habitação

  53. oi boa noite, tenho 28 anos e quero financiar um terreno de aproximadamente 100 mil reais e construçao media de 50 mil reais ,com uma renda familiar de 3.500 sem precisar dar algun valor de entrada somente gastos de documentaçoes ou em ultimo caso os 10% do valo , isso eh possivel??
    obrigado grato desde ja.

    • Olá Robson

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que sim. Mas, orientamos a efetivar a simulação no site do banco, e posteriormente procurar a agência do banco para verificar a condições finais.

      Equipe Click Habitação

  54. Boa noite. Primeiramente parabéns ao site!
    Bom, eu e meu noivo conseguimos o financiamento pelo MCMV na modalidade aquisição de terreno e construção. Estamos nas liberações de parcelas de acordo com a fase da obra. Mais precisamente terminando a segunda fase para solicitar a engenharia. Porém estamos nos deparando com uma situação que está nos deixando transtornados. A primeira fase da obra atrasou a liberação da parcela por culpa da engenharia que demorou a ir na obra, cancelou dias depois e o banco teve que fazer nova solicitação. Com isso atrasou a primeira liberação só que dentro dos encargos que já começa a pagar 30 dias depois da assinatura do contrato veio um valor maior do que o previsto no cronograma. Isso está correto? Chamamos a engenharia a tempo eles que cancelaram e teve que ter outro, a demora não foi por nossa culpa. Outra pergunta, em cima do montante já liberado, quanto de juros que o banco cobra quando atrasa a conclusão de alguma fase? Estamos na segunda fase como ja disse antes, a data limite é dia 15 porém ainda não chamamos a engenharia e o encargo que veio debitando está muito além do previsto. Como eles calculam isso?
    Obrigada atenção.

    • Olá Marta

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que durante a fase de construção serão cobrados juros sempre sobre os recursos já liberados.
      Os juros são cobrados mensalmente sobre os recursos liberados.

      Orientamos a efetivar reclamação por SAC no site do banco e falar com seu gerente para fins de providência para evitar estes tipos de transtornos.
      Se não concorda com o valor faça a reclamação e fale com seu gerente.
      Provavelmente houve alguma falha interna do Banco.

      Equipe Click Habitação

    • Olá poderia me explicar como funciona esse processo de aquisição de terreno e construção, quais são os passos para conseguir tendo em vista a burocracia que é.
      Obrigada

  55. Bom dia, gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o financiamento de terreno e construção pelo MCMV.
    Na cidade onde moro (Guanambi-BA) o limite máximo para o valor do imóvel é de 120 mil. A minha renda é de 2.500,00. Eu e meu noivo estamos pensando em comprar um lote no valor de 96 mil e construir apenas uma dependência com quarto, banheiro e cozinha para evitar o aluguel quando nos casarmos. A minha dúvida é, se por acaso o valor da obra se encaixar em 24 mil e a gente conseguir o financiamento pelo MCMV, futuramente poderíamos construir uma casa maior com recursos próprios?
    Aguardo resposta e desde já agradeço atenção dispensada.

    • Olá Paloma,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Não verificamos nenhuma regra da lei que impeça a ampliação do projeto porém cabe lembrar que o seguro do imóvel contratado está baseado no valor do imóvel original do financiamento.
      Caso ocorra um sinistro de danos físicos, somente haverá cobertura do projeto inicial.

      Equipe Click Habitação

  56. Olá, fiz o financiamento mcmv de terreno e construção e amanhã dia 12/09 fará um mês que assinei o contrato com o banco, gostaria de saber se a vistoria da primeira etapa pelo engenheiro é feita de forma automática em um mês ou se é preciso notificar o banco sobre a conclusão da etapa, e, se for necessário a notificação essa é feita por qual canal de comunicação?
    Outra dúvida, o dinheiro destinado ao terreno encontra-se na conta bancária da loteadora, só que consta como bloqueado, os bancos estão em greve e a loteadora ainda não conseguiu saber o motivo do bloqueio, a greve ou o bloqueio pode atrapalhar a situação da vistoria?
    Agradeço muito pela atenção!

    • Ola Silvia,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Pela logica, as vistorias são feitas de acordo com o cronograma combinado. Se caso houver atraso, você deve avisar ao Banco.
      Com relação a greve, a vistoria a princípio não deve sofrer alterações, uma vez que em gera os Bancos utilizam credenciados para fazer o serviço.
      Quanto ao crédito do valor do terreno, caso sua Agência esteja em greve, sugerimos abrir SAC para questionar o motivo do bloqueio até o momento.

      Equipe Click Habitação

  57. Bom dia,

    Primeiramente gostaria de parabenizar a atenção e os esclarecimentos prestados.
    Muito difícil encontrar um lugar que reúna todas essas informações com clareza e objetividade.

    Estou querendo comprar um terreno, e minha cidade o limite é 135 mil.
    O terreno esta sendo vendido por 50 mil, e restariam 85 mil para construção.
    Como Sou técnico em Edificações, eu poderia assumir a toda responsabilidade técnica, por se tratar de um imóvel menor de 80m².

    O terreno tem 450m², pretendo construir o imovel utilizando apenas 1/3 deste terreno, ou seja, 150m². Sobrariam 300m² de terreno. A dúvida é; Consigo desmembrar este terreno, e vender através de algum financiamento os 300m² restantes?

    • Olá João,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Sim, você pode desmembrar o terreno antes de entregar o projeto no Banco. Atentar que todo esse processo deve ser regularizado junto a prefeitura e terá custos.

      Equipe Click Habitação

  58. Entendi.
    Nesse caso então, na faixa 2 eu terei problemas com metragem de terreno e acabamento da obra?

    • Olá Helio

      Bom dia!

      Esclarecemos que não há limitação de metragem na faixa 2 do PMCMV, porém deverá ser observado que a soma do valor do terreno com o valor do orçamento não poderá ultrapassar o limite do valor do imóvel para o município.

      Equipe Click Habitação

  59. Boa tarde!
    Possuo uma renda de R$ 2.000,00 e procuro me enquadrar na aquisição de terreno e construção pela faixa 1,5 do mcmv, mas tenho algumas dúvidas:
    O terreno tem uma metragem mínima ou máxima para ser aprovado?
    Quais são as especificações do projeto da casa nessa faixa? Como tamanho da área útil, cômodos, acabamentos e qualidade dos materiais?

    • Olá Helio,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Informamos que a faixa 1,5 ainda não possui legislação vigente, as regras estão em estudo pelo Ministério das Cidades.
      A princípio a faixa 1,5 não terá na modalidade aquisição de terreno e construção, somente imóvel na planta e apoio a produção.

      Equipe Click Habitação

  60. Boa Noite.
    Vou explicar meu caso,comprei um terreno por 67,000,dei uma entrada e hoje devo 44,000 a incorporadora,este restante terei que pagar quando as obras de infraestrutura(Asfalto,rede de água e Luz)ficarem prontas,então entrarei com essa modalidade de financiamento para quitar os 44,000 e construir,este valor que paguei já conta como entrada para CEF???Os gastos com projeto,os valores pagos ao engenheiro,eu posso incluir na planilha para receber na primeira parcela como se fosse gastos preliminares ?

    • Olá Alecio,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click habitação.
      Para financiar na modalidade Aquisição de Terreno e Construção, você deve apresentar o valor do terreno (compra e venda) e o valor do orçamento com a obra. A soma desses valores não deve ultrapassar o limite do valor do imóvel para o município.
      Sobre questões técnicas de projeto, sugerimos verificar com o Banco.

      Equipe Click Habitação.

  61. Bom dia ,
    Possuo um terreno ( Divinópolis-MG ) com a metragem de 144 m² , pretendo construir nele para vender pelo minha casa minha vida . Essa metragem é permitida ? Me disseram que a metragem mínima do terreno são 150 m² .
    O terreno está com a documentaçao toda regularizada , possui escritura registrada e divisão de condomínio registrada em cartório .Era um lote de esquina de 288 m² que foi dividido em dois .

    • Olá Marcelo,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Para o Minha Casa Minha Vida Faixas II e III não há metragem mínima, porém cabe lembrar que só é possível o financiamento com a matrícula individualizada.
      A grande questão nesse tipo de financiamento é o valor do enquadramento, pois a soma do valor do terreno mais o valor do orçamento não pode ultrapassar o valor teto limite para o município.

      Equipe Click Habitação

  62. Muito boa a iniciativa. Nenhum comentário ficou sem resposta. Parabéns. Queria tirar uma dúvida. Estou com intenção de realizar financiamento para aquisição de terreno e construção. Na minha cidade o limite é de R$130.000,00. Estou à procura de um terreno de R$50.000,00 para que eu possa gastar com a obra ao menos R$80.000,00. A casa tem necessariamente que medir 70m²? O cronograma tem que especificar os materiais a serem utilizados e o valor de cada material? Posso colocar no cronograma um piso e na prática colocar outro com recurso próprio? Isso dará problema? Última dúvida: posso deixar a garagem sem cobertura por exemplo (para diminuir a área construída) e depois com recurso próprio fazer a cobertura? Obrigado pelo espaço.

    • Olá Andre,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      No Minha Casa Minha Vida faixas II e III não há especificação mínima. O orçamento da obra deve sim apresentar o material a ser utilizado. O cronograma é o andamento do projeto.
      Sobre a troca de material, cuidado com as mudanças pois nas vistorias, pode ser constatado que o valor do imóvel final pode ficar fora do valor do enquadramento do imóvel. Quanto a garagem, verificar com o Banco pois existem especificações obrigatórias.

      Equipe Click Habitação

  63. Boa tarde,

    tenho uma dúvida, estou construindo em meu terreno pela caixa, o que faço se não utilizar todo recurso liberado pela caixa, tenho que devolver?.
    desde já obrigado.
    Irineu de Souza.

    • Olá Irineu,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se a parcela de obra já foi liberada não há como cancelar.
      Neste caso, você poderá amortizar o saldo devedor (é opção sua), se o valor não for necessário para terminar a obra.

      Equipe Click Habitação

  64. Bom dia!
    Estou com dúvidas referentes ao financiamento aquisição de lote + construção do programa MCMV.
    Na cidade onde moro (Divinópolis-MG) o limite máximo para o valor do imóvel é de 160 mil.
    Porém, os lotes que encontramos que teriam valores viáveis para comprar e poder incluir o valor da construção, são em bairros muito distantes. Então, pesquisamos alguns lotes em bairros mais próximos com no mínimo 300 metros quadrados, porém os valores dos mesmos são mais altos e não conseguiríamos realizar a compra e incluir o valor da construção no financiamento.
    Então estamos querendo realizar a compra de meio lote apenas (lote de aproximadamente 150 mil, portante meio lote seria 75 mil + 85 mil para a construção, totalizando os 160 mil possíveis).
    Realizando a divisão de matrícula do lote na prefeitura, é possível eu realizar a compra de apenas meio lote dentro do projeto MCMV?
    Tenho que pagar um engenheiro para realizar a divisão de matrícula do lote, ou eu mesmo consigo realizar este procedimento na prefeitura?
    Pesquisamos bastante, mas a maioria das imobiliárias e correspondentes da caixa não nos auxiliaram muito, disseram que esse financiamento de aquisição de lote + construção é muito complicado e não conseguiríamos fazê-lo.
    Queríamos saber também, se devido ao lote que estamos procurando se enquadrar em uma localização melhor da cidade, o MCMV pode barrar a compra do mesmo (mesmo eu o tendo adquirido apenas meio lote se possível, com o valor cabível no financiamento).
    Também, como deve ser o projeto desta casa? Pode ter três quartos, uma suíte, um banheiro social, sala, copa, cozinha e área de serviço na parte externa da casa, caso esse projeto se enquadre no valor possível? Ou o banco tem algum padrão de projeto? Sei que deve obedecer as normas do MCMV, mas que normas são essas?

    Desculpa a realização de tantas perguntas. Eu e meu noivo estamos procurando saber a muito tempo sobre este financiamento. Procuramos com muita gente em nossa cidade, mas praticamente ninguém conseguiu nos dar o apoio necessário para realizar este financiamento.
    Obrigada pela ajuda!

    • Olá Paola,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação. Vamos tentar responder por partes.
      A exigência do Programa Minha Casa Minha Vida é que o terreno esteja individualizado na matrícula. Para saber como fazer, procure a prefeitura de sua cidade.
      Quanto a localização do lote, não existe exigência, desde que a soma do valor do terreno e orçamento não ultrapasse o valor limite do município. Atentar que o terreno será avaliado pelo Banco, portanto o valor de compra e venda do terreno deve ser plausível, senão será desconsiderado.
      Para a faixa II e III do Minha Casa Minha Vida não existe especificação de projeto. Porém o Banco irá analisar o projeto, se tiver 3 quartos, suíte, banheiro social, o valor do orçamento deverá ser condizente e portanto pode desenquadrar do programa.

      Equipe Click Habitação

  65. Olá , estou cheia de duvidas em relação a aquisição de terreno e construção , tendo em vista que cada vez que falo com a caixa eles me passam uma informação diferente , queremos comprar um terreno de 80 mil + construção ( em são paulo-sp) , nossa renda é de 3.500,00.
    Meu noivo falou com um gerente da caixa e o mesmo informou para ele que nessa modalidade a caixa só financia 60% do terreno e o restante(40%) você tem que dar direto ao proprietário do terreno (isso é verdade?) , e para a construção temos que ter dinheiro para fazer ao menos a primeira faze conforme cronograma, e a caixa vai liberando conforme andamento da construção ( isso eu sei que é assim mesmo). O gerente da caixa falou ate que é complicado e que para essa modalidade é bom até ter um consórcio , para que possamos dar o valor ao proprietário.

    Bom são muitas duvidas e vejo que ninguém sabe dizer exatamente oque temos que fazer.

    Obrigada

    • Olá Tabata,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Se a aquisição de terreno e construção for no CCFGTS ou Minha Casa Minha Vida, é considerado os seguintes valores:
      Valor do terreno e valor do custo de obra. Não existe porcentagem específica para terreno e obra, porém a soma dos dois valores não pode ultrapassar o teto do valor do município.
      Você deve apresentar o valor de compra e venda do terreno e a CAIXA irá efetuar a avaliação do terreno.
      O valor do terreno é pago na assinatura do contrato. Os valores da obra são liberados conforme cronograma.

      Equipe Click Habitação

  66. Olá, para aquisição de terreno e construção, há um valor mínimo do terreno ?. Pois para quem quer só adquirir o terreno a caixa não está mais financiando menos de 200mil. E o valor do terreno que pretendo comprar é de 80mil.

    • Olá Tabata,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Não existe valor mínimo de terreno mas sim de financiamento, ou seja terreno mais o orçamento da obra. Se for no Programa MCMV na CAIXA, o mínimo é de R$ 30.000,00.

      Equipe Click Habitação

  67. Olá , não tenho terreno mas estou interessada em comprar um em condomínio residencial o valor é 90mil e como não tem mais como financiar pela caixa gostaria de fazer aquisição de terreno e construção. Minha dúvida é eu encontro um terreno que me interessa, tenho que fazer um projeto e aprovar na prefeitura antes de sair o financiamento do terreno , então vou ter que confiar no vendedor para que ele não venda para outra pessoa , antes de a caixa aprovar o meu projeto é financiamento? Vou ter que fazer o projeto para um terreno que ainda não é meu.

    • Olá Tabata,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Como no seu caso você deseja adquirir o terreno e efetuar a construção, o projeto é imprescindível para o Banco pois trata-se de garantia da operação.
      Não tem como financiar primeiro o terreno e depois a construção.
      Com relação ao vendedor, você pode assinar um compromisso de compra e venda do terreno, registrado em cartório de títulos e documentos, até que seja feito o financiamento. Inclua cláusula de cancelamento para evitar esse problema.

      Equipe Click Habitação

  68. Boa Noite! Primeiramente gostaria de parabenizar aos organizadores pelo espaço para dúvidas disponibilizado!
    Bom. Eu tenho um terreno totalmente legalizado e estou afim de adquirir o MCMV, porém este terreno já está com a terraplanagem totalmente realizada dentro dos parâmetros da prefeitura local. Minha dúvida é se posso Iniciar o financiamento dando o terreno de entrada e não colocar a terraplanagem inicialmente no projeto e pegar a primeira parcela com o terreno já possuir o referido platô?

    • Olá Diego,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Por se tratar de especificações técnicas de engenharia, sugerimos consultar o Banco para verificação das regras do financiamento.
      A única exigência é que o terreno deve estar em nome dos participantes do financiamento.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Jean,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Não há metragem máxima para a faixa 2, porém cabe lembrar que o valor do imóvel deve estar enquadrado de valor de teto do imóvel para o município onde está sendo construído.

      Equipe Click Habitação

  69. Olá, estou iniciando uma construção com os recursos do MCMV, posso alterar o padrão do acabamento (melhorar) utilizando capital próprio ou devo seguir rigorosamente a planilha de materiais?

    • Olá Willian,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Acreditamos que por usar recursos próprios não haverá problema porém sugerimos ratificar com o Banco, para evitar problemas futuros.

      Equipe Click Habitação

  70. Olá,
    Posso construir com recursos proprios uma casa dentro dos parametros da minha casa minha vida e vender pelas condições do programa a cliente que se enquadre nas condições pre estabelecidas ?

    • Olá Roque,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que, neste momento, está sendo aceita este tipo de construção e aquisição dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.

      Equipe Click Habitação

  71. tenho 4 casas vendidas através do programa mcmv banco do brasil já estou com com mais de sessenta dias que entreguei todos o documentos , vou todo dia na agencia, inclusive o contrato foi ate assinado pelo cliente. o gerente sempre fala que recebe uma msn no seu email . (aguardando recurso da caixa econômica federal) ainda existe recurso para esse programa . como devo proceder .

    • Olá Carlos

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que já vimos algumas reclamações de alguns vendedores sobre o problema apontado por você.
      Informamos que se trata de problema com o procedimento inadequado adotado pelo Banco do Brasil de pedir autorização caso a caso a CAIXA para liberar o financiamento.
      Entendemos que tal procedimento deveria ser efetivado antes da assinatura e não posteriormente.

      Orientamos a abrir Reclamação junto ao Banco Central:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

  72. Pessoa física pode construir e vender estes imóveis pelo MCMV, a Caixa tem alguma objeção, ou só pessoa Jurídica pode proceder.?

    • Olá Antônio,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Informamos que o assunto está sendo estudado pelo Ministério das Cidades, por enquanto é possível a contratação por pessoa física no Minha Casa Minha Vida.

      Equipe Click Habitação

  73. boa noite ,
    meu pai comprou um terreno na área rural mas e contrato de gaveta sera que consigo um empréstimo para construir la

    • Olá Eliane,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Para conseguir financiamento para construção, um dos pré-requisitos é de que o terreno esteja registrado no nome de quem vai financiar a construção.
      No seu caso, precisa regularizar a situação.

      Equipe Click Habitação

  74. Boa tarde. Gostaria de saber se existe uma metragem máxima para construção. Quero construir em terreno próprio, mas financiar pelo minha casa minha vida. Me enquadro na faixa 3. É possível utilizar o fgts nessa modalidade? Caso possa, como ele seria utilizado?
    Grata.
    MARA

    • Olá Mara,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Não há metragem específica para a faixa 3 porém o valor do teto do imóvel não pode ultrapassar o limite de valor de município.
      Para saber o limite, veja o quadro abaixo.

      Nessa modalidade pode usar sim o FGTS. Para saber as condições de uso, veja o artigo Como usar FGTS na compra de imóveis?Como usar FGTS na compra de imóveis?.

      Equipe Click Habitação

  75. Olá, tenho duas duvidas. A primeira é concernente à aquisição do terreno, a caixa financia tanto a aquisição como a construção da casa? A segunda duvida é se alguém que é servidor publico municipal e tem um empréstimo consignado ( é meu caso) tem direito a financiamento, ou seja, isso não atrapalha o enquadramento ao programa?
    Obrigado, aguardo ansiosamente a resposta.

    • Olá Luis

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que poderá ser financiado a aquisição de terreno, desde que seja para construção imediata.
      O valor do imóvel pronto deverá se enquadrar nos limites do Programa.

      O Banco efetivará a analise de capacidade de pagamento, considerando o empréstimo, ou seja o seu limite de encargo mensal provavelmente será menor, mas não é um empecilho para a concessão de crédito.

      Procure o banco para mais informações.

      Equipe Click Habitação

  76. Boa tarde!

    Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de comprar um imóvel que esta em construção, porém eu terminarei de construir?

    • Olá Ingrid,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Você pode sim desde que se caracterize a modalidade Aquisição de terreno em construção.
      A área construída entra no projeto como obra executada, portanto esse valor não entra como financiamento.
      Porém existe um valor máximo de obra permitido, nesse caso sugerimos verificar junto ao Banco.

      Equipe Click Habitação

  77. ola bom dia, eu comprei um apartamento pela minha casa minha vida, a previsão de entrega é para inicio de 2017, mas nem começar a construir ainda e já estamos na metade de 2016. tem como eu solicitar um cronograma de obra ou tomar uma outra ação para saber se esta tudo correto ?

    obrigado Equipe Click Habilitação =)

    • Olá Piterson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que deverá solicitar informações com quem comprou ou onde se inscreveu no Programa.
      Se não for atendido orientamos a procurar o PROCON para ajudá-lo com a investigação.

      Equipe Click Habitação

  78. Caso eu adquira terreno junto ao loteador de maior valor é pague até valor necessário para o programa minha casa minha vida aquisição de terreno e construção eu consigo ser inserida no programa?
    Pois assim o programa libera valor necessário pra quitação e construção..

    • Olá Marita,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      No caso de aquisição de terreno e construção, será considerado como o valor de enquadramento no Minha Casa Minha Vida, o valor do terreno mais o valor da construção, ou seja, o valor do imóvel como se pronto estivesse.

      Equipe Click Habitação

  79. Boa noite!

    Tenho uma dúvida quanto ao cronograma /materiais. Tenho uma casa em construção, e fiquei com uma dúvida se posso trocar o piso que consta no projeto de cerâmico para laminado e porcelanato. Devo fazer alguma alteração no projeto? Tem risco da Caixa não aprovar?

    • Olá Willian

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Cremos que é conveniente comunicar a alteração no projeto ao banco.
      Orientamos a consultar a agência, a qual verificará com a Engenharia do Banco os procedimentos a serem adotados.

      Equipe Click Habitação

  80. Boa tarde!

    Posso utilizar este crédito para construir uma casa em um terreno que já exista outra residencia feita?
    Minha ideia era construir a casa e retirar um registro separado para casa residencia, com entrada e garagem própria, porem utilizando do mesmo terreno.

    • Olá Lucas,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      A utilização de financiamento em terreno é permitido porém existem regras que os Bancos costumam exigir.
      O terreno deve estar em seu nome ou no nome de todos que vão participar do financiamento.
      A matrícula deve estar individualizada, pois geralmente os Bancos não aceitam como garantia um terreno já com uma casa construída.
      Afinal lembre-se, o Banco pode retomar o imóvel no caso de não pagamento das prestações, e nesse caso já existe outro imóvel no terreno, portanto os Bancos não costumam aceitar essa garantia.
      Outro fato, se essa casa estiver registrada em seu nome ou de um dos participantes do financiamento, você não poderá ser enquadrado no Minha Casa Minha Vida.
      Em caso de dúvidas, procure o Banco.

      Equipe Click Habitação

  81. Boa tarde, o projeto/ planta que devo apresentar necessariamente deve seguir um padrão de casa, tipo ( tem que ter quarto, sala , cozinha, banhiero ) ou posso apresentar uma planta com um salão grande embaixo e em cima com dois quartos e banheiro) ? tem essa possibilidade?

    • Olá Edson,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o projeto poderá ser apresentado da melhor forma que quiser, desde obedeça as normas do Programa Minha Casa Minha Vida e o valor do imóvel pronto esteja nos limites do Programa para sua cidade.

      Equipe Click Habitação

  82. Bom dia. To com uma duvida, na simulação na imobiliária, declarei uma renda de 1800 reais, porem essa renda caiu devido a queda de horas extras que vinha fazendo na empresa. Mas tenho outra fonte de rende, de serviços eletricos que faço. A pergunta é posso usar essa renda autônoma para complementar a renda de carteira assinada que teve queda? Grato!

    • Olá Ismael

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a apuração de renda depende da política interna de cada banco.
      Entendemos que é perfeitamente aceitável o uso de renda informal para obtenção de financiamento.
      Mas, você precisará comprovar esse rendimento de alguma forma.
      Assim, sugerimos verificar com o Banco ou Correspondente Bancário a documentação comprovatória necessária para a renda informal
      Veja os artigos:
      Comprometimento de renda
      Autônomo pode financiar a casa própria?

      Equipe Click Habitação

  83. Boa tarde! Gostaria de saber mais detalhes sobre a liberação do crédito para aquisição do terreno dentro da modalidade de financiamento terreno e contrução. O valor integral do terreno é pago pela caixa ao proprietário mesmo que seja pessoa física? Agradeço se tiver qualquer outra informação sobre aquisição do terreno.
    Desde já, obrigada.

    • Olá Tharley

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a CAIXA financia imóvel no Programa mesmo quando o vendedor é pessoa física.
      Lembramos que o valor do imóvel pronto no projeto de construção deverá estar no limite de financiamento estabelecido para o município onde pretende construir.
      Veja mais no artigo:
      Minha Casa Minha Vida fase 3 recursos FGTS. O que mudou?

      Equipe Click Habitação

  84. Boa noite,
    tenho a intenção de fazer um financiamento de aquisição de terreno e construção pelo programa MCMV, mas tenho uma dúvida: a construção tem, necessariamente, que ser feita apenas com o valor que sobrou do financiamento após a aquisição do terreno, ou eu posso construir um imóvel de maior valor?

    • Olá Mara,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o valor do projeto terreno e construção deve estar dentro dos limites estabelecidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida, ou seja, o valor do imóvel pronto deve estar dentro dos limites do Programa.

      Para saber sobre os valores orientamos a leitura do artigo:
      Minha Casa Minha Vida fase 3 recursos FGTS. O que mudou?

      Equipe Click Habitação

  85. Boa tarde!

    Possuo o terreno e gostaria de construir pelo Minha Casa Minha Vida, minha renda atualmente é de R$1.800,00 mensais, você acha que consigo o valor de R$90.000,00, ou a Caixa libera esse valor apenas para quem irá comprar o terreno e construir?

    Att;

    Nathálya

    • Olá Nathálya

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Como no próprio primeiro parágrafo do artigo diz: “O Programa Minha Casa Minha Vida possui algumas modalidades de Construção individual, para quem já tem terreno ou não, sem intermediação de construtora”.
      Ou seja o Programa atende quem já tem terreno ou não.

      O que é importante é atender aos limites de valor do imóvel pronto estabelecido para sua cidade.
      Veja mais detalhes no artigo sobre a Fase 3 do Programa Minha Casa Minha Vida:
      Minha Casa Minha Vida fase 3 recursos FGTS. O que mudou?

      Equipe Click Habitação

  86. Boa tarde. Esrou com a minha casa pronta pelo programa minha casa minha vida com terreno e construção. Gostaria de saber se podemos entrar nela so depois da última visita do engenheiro ou com o habite-se aprovado já e possível? Pois estou com o habite- se aprovado e já foi pro cartório de imóveis. So estou esperando o cartório liberar a certidao de onus pra solicitar o engenheiro. Porem levara ainda 30dias.

    • Olá Luzi,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Oriento a procurar a agência da CAIXA para esclarecer a questão.
      Entendemos que com o Habite-se aprovado a mudança poderia ser efetivada, mas sugerimos procurar a agência para evitar maiores problemas.

      Equipe Click Habitação

  87. ja tenho terreno com uma casa mais gostaria de reformar colocar os quartos para cima e deixa so sala e cozinha e banheiro embaixo .nao sei por onde começar ainda vou precisar de um financiamento para esta obra

    • Olá Neilton,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a reforma no Programa Minha Casa Minha Vida não é viável, mas existem linhas de crédito para reforma e compra de material de construção no mercado. Verifique nos sites dos bancos.

      Com relação a documentação para o projeto de construção sugerimos a leitura do nosso artigo:
      Construção de imóvel – Qual a Documentação essencial?

      Equipe Click Habitação

  88. Bom dia,
    Eu tenho uma pequena construtora e desejava buscar financiamento da caixa para construção e comercializar para terceiros.
    Como proceder?

    • Olá Augusto,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Você pode ter financiamento pela CAIXA, seja pelo Minha Casa Minha Vida ou com recursos FGTS e SBPE.
      Existem 3 modalidades para construtora chamados de Alocação de Recursos, Apoio a Produção e PEC – Plano Empresa da Construção Civil.

      Veja mais detalhes no site da CAIXA – Financiamento Habitacional.

      Para mais detalhes procure uma Agência ou Correspondente Bancário.

      Equipe Click Habitação

  89. Bom dia,
    Tenho uma duvida sobre o PMCMV.
    Vou receber por doacao uma fracao ideal de terreno de 124m2. Para fazer um apartamento em cima de um comodo comercial.
    Na escritura terei a propriedade sobre da fracao de terreno a construir referente ao apartamento. O comodo comercial nao sera de minha propriedade.
    para construir esse apartamento consigo o financiamento da minha casa minha vida? Ou eu teria que vender e comprar em outro lugar que nao tenha edificacao no lote?

    • Olá Priscila

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Esclarecemos que se trata de premissa dos Bancos aceitar ou não essa condição, porém informamos que a maioria não aceita fração ideal de terreno para financiamento. Sugerimos verificar com o Banco que deseja financiar se é possível essa condição.

      Equipe Click Habitação

  90. Moro na casa da sogra há 40 anos
    Não tenho nada em meu nome
    Cuido de uma netinha
    Estou desempregada há algum tempo. A restrição de idade, acho que é o maior problema. Porque com políticos isso não acontece?
    Estou atrás de Emprego e renda que possa ajudar a ter um cantinho meu, ajudar a pagar minhas contas. Quero conquistar minha independência financeira e conquistar o sonho da casa própria.
    Atenciosamente.
    A.D.

    • Olá Zuleide,

      Bom dia! Agradecemos sua presença no Click Habitação.

      Sugerimos procurar a Prefeitura local e ver as possibilidades de enquadramento nos programas sociais de Habitação popular.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Please enter your comment!
Please enter your name here