Incorporação das Prestações em Atraso ao Saldo Devedor

Incorporação das Prestações em Atraso ao Saldo Devedor

2469
Fonte: Click Habitação
COMPARTILHAR

Incorporação das Prestações em Atraso ao Saldo Devedor: essa medida negocial refere-se ao valor do total em atraso mais os juros de mora e multa, que são incorporados ao Saldo Devedor e diluídos no valor das prestações ao longo do prazo restanteIncorporação das Prestações em Atraso ao Saldo Devedor

Negociação de dívida 

Sabemos que imprevistos acontecem e podem causar dor de cabeça, fazer você perder o sono por não ter onde tirar o dinheiro. 

Para evitar isso, o melhor é que se tenha um orçamento mais flexível, com menos comprometimento na renda com relação as despesas fixas para que tais imprevistos possam ser encaixados nas despesas mensais. 

A negociação da dívida reflete no aumento dessa despesa fixa, uma vez que esta envolve em reestruturação de dívida, portanto mais pagamento de juros.

Por isso, alertamos que a negociação com o Banco deve ser usada de forma racional, conforme a real necessidade e com reprogramação do seu orçamento.

É preciso esclarecer que a negociação de dívida não é obrigatória pelos Bancos. Porém os Bancos se interessam em negociar tais dívidas, desde que o devedor demonstre intenção de pagá-las.

Muitas pessoas acreditam que basta oferecer um valor e o Banco deve aceitá-lo. Mas não é bem assim. Outro grande problema é que, na ansiedade de sair do vermelho, as pessoas acabam aceitando termos de renegociação que já sabem, com antecedência, que terão dificuldade de arcar. 

Incorporação das Prestações em Atraso ao Saldo Devedor

Não há dúvida que a falta de capacidade de pagamento das prestações tem por consequência a imediata inadimplência. Por cláusula contratual, o Banco tem o direito de cobrar a dívida em atraso e também pode incluir o nome do cliente em cadastros restritivos informativos de crédito até que o atraso seja regularizado.

Para evitar a perda do imóvel, os Bancos trabalham com várias alternativas de refinanciamento da dívida.

Entre elas, a incorporação dos encargos em atraso. Essa é uma das prerrogativas mais utilizadas pelos Bancos, para permitir para que o cliente coloque sua dívida em dia. 

O limite de quantidade de prestações a ser incorporada ou a quantidade de incorporações durante a vigência do contrato é definida pelo Banco, uma vez que o aumento do Saldo Devedor ocasiona em aumento do valor do encargo, podendo comprometer a capacidade de pagamento, limitada geralmente em 30% da renda, mas o ideal é comprometer o menos possível (em torno de 20%). 

Dessa forma, o Banco pode exigir que o cliente faça uma nova avaliação de sua capacidade financeira, antes de autorizar a incorporação. 

Outra exigência que pode ser efetuada pelo Banco é o pagamento de valor de entrada, para que a incorporação seja efetivada.  

As consequências da Incorporação das Prestações em Atraso ao Saldo Devedor são: 

  • A prestação de amortização e juros de contrato com sistema de amortização SAC, SACRE ou Tabela Price com Recálculo periódico é recalculada em função do saldo devedor atualizado pro-rata die (se for o caso), sistema de amortização, taxa de juros e prazo remanescente.
  • Para os dos demais contratos é reajustada na mesma proporção do valor acrescido ao saldo devedor. 
  • Os valores dos prêmios de seguro são ajustados, com base nas condições vigentes para a apólice de vinculação do contrato. 
  • Quanto ao valor da taxa de administração, este permanece o mesmo após a negociação do contrato.  

Mas lembre-se, para o crédito imobiliário, por se tratar de garantia real, os Bancos podem se apresentar mais restritivos ou enrijecidos nessa negociação, então use-as de forma adequada e consciente.

Patricia Matayoshi

Especialista no Crédito Imobiliário

Para saber mais sobre as alternativas negociais, veja mais no artigo abaixo ou verifique com o seu Banco as possibilidades.

FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

136 COMENTÁRIOS

  1. Até quantas incorporação poderão ser feitas em um contrato habitacional feito pela Caixa Econômica Federal???

    • Olá Jennifer

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que cada banco tem sua política de crédito.
      A renovação padrão deve obedecer no mínimo 12 pagamentos após a última negociação e dependerá relação entre o saldo devedor e o valor do imóvel.
      A cada nova incorporação ficará mais difícil nova negociação.

      Equipe Click Habitação

  2. Comprei um lote de terreno financiado, mas as parcelas tem as seguintes correções que é: 1% ao mês + IGP-M. O que ocorre é que as parcelas aumentarão numa forma que não posso mais pagar. Entrei em contato com o escritório de cobrança expliquei minha situação e eles ofereceram a seguinte proposta. meu valor presente é $41.957,08 . falta pra eu pagar 3 anos e 8 meses de $939,00 .
    PROPOSTA DO ESCRITÓRIO: 60 x de $739,00 + IGP-M , com taxa de juros de 0,1847 . Sera que essa é uma boa proposta , obrigado pela atenção .

    • Olá Rafael

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O seu caso não é financiamento habitacional, mas crédito parcelado.
      O que podemos falar é que haverá redução do encargo mensal a ser pago de R$ 200,00, mas em compensação irá aumentar o prazo de pagamento.
      Cabe no seu bolso?
      A taxa de juros parece que subiu, pois 1% a.m = 0,083333333

      Cabe a você avaliar. Peça ajuda do PROCON na negociação.

      Equipe Click Habitação

  3. Olá! O meu sistema é misto. Para levantar essas informações preciso do extrato em mãos. Certo? Vou ligar na agência, amanhã, e solicitar. Eu havia pedido por e-mail, mas como não estão recebendo… Assim que eu tiver com ele em mãos te envio, se for possível simular no sistema misto. Ok? Agradeço mais uma vez!

  4. Você só não me respondeu quanto a simulação da incorporação. A Caixa Econômica Federal tem ou não como simular a incorporação, para que possamos saber qual será o valor das nossas parcelas. Desculpe-me estar insistindo nisso. Agradeço!

    • Olá Gislainny

      Boa Noite!

      Cremos que é possível simular.
      Inclusive se repassar os valores poderemos fazer calculo aproximado para você, se for no sistema de amortização SAC:
      Saldo devedor
      Valor do atraso a ser incorporado
      Prazo remanescente (prazo original – parcelas já decorridas)
      Valor do A-amortização da prestação (A+J)
      Valor do J-Juros da prestação (A+J)
      taxa de juros

      Equipe Click Habitação

  5. Então, estamos negociando com a pessoa da cobrança da agência, mas só me deram essa possibilidade de negociação e veria a possibilidade da pausa (se aprovam). O que é a dilação do prazo? (aumentar o prazo?). Se for isso, já verifiquei com uma advogada, e ela disse que não é possível no meu contrato. Ontem, eu pedi para a agência me enviar, por e-mail, tudo o que estamos negociando, e me disseram que não estão recebendo e-mail, mas conseguem me enviar. Para mim, isso é papo. Não querem se comprometer. Eu pedi para que simulassem a minha incorporação, e disseram que não tem como simular. Como vou saber se dará ou não para eu pagar as parcelas depois? Tudo bem que não tenho outra alternativa agora, mas eu gostaria de saber para eu me programar. Quanto à pausa, também não tem como simular, e também não saberei quanto vou pagar quando voltar a ter que pagar as parcelas. Isso é um absurdo!!! Estou pesquisando um perito para calcular meu contrato e ver se não está havendo cobrança de juros abusivas. Aliás, se vocês souberem de algum e puderem me indicar, agradeço. Se algo tiver errado, entrarei com ação. Mais uma vez agradeço pela sua atenção e atendimento rápido. Um abraço!

    • Olá Gislainny

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que dilação de prazo é o aumento do prazo original, mas é limitado ao prazo máximo para o produto.
      Informamos que o Banco suspendeu realmente o recebimento e-mail externo por causa das tentativas de invasão dos sites (repercussão mundial).
      Boa sorte!

      Equipe Click Habitação

  6. Olá! Tudo bem? Agradeço pelo rápido atendimento e parabenizo pela iniciativa. É de grande valia!!! Eu posso aceitar a incorporação que eles estão oferecendo e pedir a pausa também? Ou é melhor eu, primeiro efetuar a incorporação e depois pedir a pausa?

    • Olá Gislainny

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que tudo depende da situação do contrato e a relação entre a dívida e o valor do imóvel.
      A pausa estendida e incorporação tem limites técnicos.
      O ideal é você e seu marido efetivarem uma negociação que seja permanente, um valor que possa ser pago.
      Se você somente incorporar o encargo mensal vai subir, isso atende? Vocês vão conseguir pagar depois?

      Sugerimos analisar e efetivar uma proposta única e que possa atender a necessidade.
      O ideal seria verificar a possibilidade de dilação do prazo do financiamento, se possível.
      Leia o artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  7. Boa noite! Tudo bem? Tenho 4 parcelas em atraso referente ao financiamento. Já estou tentando negociar com a agência. Porém, eles querem que eu pague 1 parcela + uma parte de um diferença de prestação (que não me explicam do quê) e incorpore 4 parcelas (incluindo a de junho que não está atrasada). Meu receio é quanto ao aumento no valor das parcelas, depois da incorporação. Eu gostaria que eles simulassem, para que eu possa saber quanto será a minha parcela. Mas, eles dizem que não é possível simular. Eu já fiz uma incorporação, e também disseram que não tinham como simular, e minha parcela subiu uns R$ 200,00. É verdade que eles não têm como simular? A gente faz isso no escuro? Pensei em pedir uma pausa, pois meu marido perdeu o emprego, mas não temos FGTS para utilizar. Porém, não sei se é uma boa alternativa. O que é mais vantajoso: a incorporação ou a pausa? Agradeço!

    • Olá Gislainny

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o encargo mensal na incorporação subiu R$ 200,00 porque provavelmente o valor em atraso era significativo.
      Quanto maior o atraso maior será o impacto.
      Como você está em atraso não tem alternativa diferente de incorporar e se possível pedir uma pausa para recuperação.
      Mas a pausa estendida (moratória) também é uma incorporação automática por um determinado período, visando uma recuperação financeira futura e sem pagamento dos encargos mensais.
      Na incorporação ocorre o recalculo da prestação com base no saldo devedor com valor incorporado.

      Sugerimos efetivar uma proposta diretamente no site do banco, a área de cobrança irá analisar:
      https://www.negociardividas.caixa.gov.br/sineb/clienteIdentifica.jsp?pk_campaign=recuperacaodecredito&pk_kwd=botao-habitacao

      Equipe Click Habitação

  8. Estou com 2 parcelas em atraso de financiamento imobiliário com o Banco Itau, gostaria de fazer uma incorporação destas parcelas em aberto no saldo do financiamento, porém na agência me pedem pra ligar no setor de credito e lá me pedem para entrar em contato com o escritório de cobrança que diz que tenho que tentar na agência…existe algum outro canal para propor esta negociação? Como devo proceder?

  9. Olá tenho 4 prestações em atraso na caixa, entrei em contato com eles , mandaram que eu ligasse para sua assessoria de cobrança (atualcob) entrei com contato com os mesmos e eles me passaram uma proposta de incorporação, onde eu pago uma prestação e as demais vão ser diluídas no saldo devedor, fiz o pagamento da prestação há dois dias, minha pergunta é a seguinte, apartir desse momento que entrei em contato para fazer o acordo já cessa toda e qualquer ação de cobrança?

    • Olá Jaciene

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se efetivar a negociação você passará a ficar em dia e a cobrança administrativa será encerrada.
      Procure negociar de forma a efetivar o pagamento em dia, evitando o pagamento de multas, juros e despesas de cobrança.

      Equipe Click Habitação

  10. Oi boa tarde, estou com problema financeiros graves por isso nao estou conseguindo pagar as prestaçoes do meu apartamento que adquiri atraves de financiamento da caixa economica. agora em abrl completou 03 prestaçõea em atraso. Quero vender o imovel mas estou com receio de que na espera de vender, a caixa leiloe o meu imovel. Pela sua experiencia em alguns casos com quantas prestações em média em atraso posso perder meu imovel?

  11. Olá!
    Meu contrato é da Caixa no Minha Casa Minha Vida ,tem 12 meses apenas de financiamento, perdi o emprego e estou com 5 atrasadas.
    Sempre pagando em atraso,minha parcela com júros era de 600 em média e eles sempre falando que estavam em execussão e existiam taxas de cartório.
    Mais fui pagar uma ontem e disseram que estava 1,121,00 as outras três 600,00 e a atual 1,121,00 e não liberara nenhuma no valor de 600,00 para ser paga,nem negociação nenhuma.
    E a incorparação eles dizem que tem que ser com 12 pagas pra poder incorporar.
    Que taxas absurdas foram essas e pq não liberaram nenhuma pra mim,já que quero amenizar a dívida e alguma lei garante incorporação sem especificar número de parcelas pagas?

    • Olá Maria

      Boa Tarde!

      Ratificamos a informação anterior que a negociação é prerrogativa do credor.
      Lembramos que alguns bancos privados nem negociar o fazem …
      A CAIXA ainda faz negociação.
      Não existe lei que obriga o banco a negociar da forma que o comprador quer.
      As custas de Cartório para Intimação e Notificação giram acima de R$ 300,00 por pessoa.
      Solicite o esclarecimento ao banco.

      Assim, orientamos a comprovar a sua situação de desempregada e efetivar uma proposta de negociação no site do Banco:
      https://www.negociardividas.caixa.gov.br/sineb/clienteIdentifica.jsp?pk_campaign=recuperacaodecredito&pk_kwd=botao-habitacao

      Orientamos a dar uma entrada, pedir a incorporação e uma moratória para recuperação financeira.

      Equipe Click Habitação

  12. Bom dia eu estou com 12 parcelas atrasadas, e gostaria de saber se consigo fazer outra incorporaçao pois eu ja fiz duas. E outra consultei o meu contrato diz que meu contrato esta paralizado, o que seguifica isso.

    • Olá Dulcinei

      Bom dia!

      Seu comentário já foi respondido veja no comentário anterior.
      Com relação a contrato paralisado o banco não permite acesso a partir de determinado acesso, somente nas agências.
      Procure o banco ou faça sua proposta de negociação pela internet.

      Equipe Click Habitação

  13. Boa noite estou com 12 parcelas em atraso e ja fiz 2 incorporaçao. Sera que consigo fazer novamente? Outra foi tentar imprimir um boleto no site la diz contrato paralizado, e que quer dizer contrato paralizado?

    • Olá Dulcinei

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a negociação é prerrogativa no credor(banco).
      Pelo que relatou você não está conseguindo pagar as prestações, mesmo efetivando 2 incorporações.
      A situação é complicada e com 12 prestações em atraso o imóvel está passível de ser retomado pelo banco.

      Você pode tentar e efetivar uma proposta de negociação com o banco. Veja no artigo o link para página de negociação:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  14. boa tarde!
    fiz uma incorporação de um financiamento habitacional de cincos parcela em atraso da seguinte forma:
    paguei uma parcela no valor de R$ 480,00 e quatro foi para incorporação sendo cada uma no valor de R$ 446,00, houve um acréscimo de aproximadamente R$ 17,00 pis hoje estou pagando R$ 463,00 na parcela qual acho normal.
    minha pergunta é por quanto tempo vou pagar essa diferença na parcela, até o fim do financiamento?
    caso sim, vamos se te uma ideia: falto em torno de 223 prestacoes 223 x 17,00 = 3791,00
    onde as quatros daria um total de R$ 1920,00 ja com juros uma diferença de 1871,00 de juros

    • Olá Anderson

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a incorporação é uma negociação que possibilitou você de continuar o pagamento de suas prestações e não perder o seu imóvel.
      Lembre-se que a prestação (A+J) tende a cair e que não será constante como você fez o seu cálculo, ou seja a medida que você for amortizando o saldo devedor o valor da prestação vai caindo e você não pagará constantemente os R$ 17,00, pois estará amortizando mensalmente parte do valor incorporado ao saldo devedor.

      Para você refletir que o período de 223 meses é de 19 anos! imagine se você emprestasse R$ 1920,00 e fosse receber R$17,00 reais por mês com juros de poupança (0,5% ao mês).
      Sabe quanto seria o valor no final do prazo: 6.974,46.
      Comparando com o você calculou será bem menor. E os juros de poupança é um dos menores do mercado.

      Faça o cálculo na Calculadora do cidadão do Banco Central:
      https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/calcularAplicacaoDepositosRegulares.do

      Se você não quiser pagar esta diferença até o final do financiamento você poderá a qualquer momento efetivar uma amortização e se optar pela amortização com redução da prestação, ela será reduzida proporcionalmente ao valor amortizado do saldo devedor. Veja no artigo:
      Dicas para gerir seu financiamento – Amortização

      Se tiver pode utilizar o FGTS nesta amortização.

      Equipe Click Habitação

  15. Bom dia ,por gentileza eu estou com divida de um mes em uma residência que eu adquiri ,como eu faço para renegociar essa divida? Psso fazer incorporação ? Ou pausa .ou devo entrar em contato com a empresa que fez a negociação com o brando .ou contrato.
    Obrigado
    Aguatdo respostas

  16. gostaria de saber quantas vezes posso fazer a incorporação das prestações em atraso ao saldo devedor? Pergunto isso porque ja fiz uma vez e pretendo fazer novamente pois estava desempregado e só agora consegui um emprego!

    • Olá Nilson

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que a negociação e suas possibilidades são prerrogativas do credor.
      Assim, depende da política de crédito do banco.

      Considerando a situação apresentada sugerimos efetivar uma proposta de negociação do site do Banco, explicando a ocorrência com provas.
      Veja os links para as páginas de negociação no artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  17. Bom dia fiz um financiamento habitacional minha parcela começou com 3.100 reais, mensalmente cai em torno de 2,00 reais pagando todo dia 26 do mes,no momento acabei atrasando 02 parcelas,me cobraram um juros daquele,minha duvida e o seguinte a parcela que vai vençer ainda, ja estao me cobrando 3,278 e ja paguei + de 40 parcelas.o que fazer.

    • Olá Kimosen

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que em função do atraso serão cobrados multa de 2%, juros moratórios e remuneratórios e atualização monetária pro-rata.
      Sugerimos efetivar proposta de negociação junto ao Banco.
      Veja no artigo tem o link para os sites dos bancos e suas páginas de negociação:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  18. Ola Bom dia, meu marido tem um financiamento e estamos com 4 parcelas em atraso, entramos em contato com a caixa para pagar um boleto agora e outro dia 20 mas eles me informaram que só podia emitir o boleto de duas parcelas juntos esse valor é inviável, não tenho esta quantia em dinheiro, está certo eles fazerem isso?

  19. Olá boa noite,eu fiz a incorporação dá minha casa em janeiro,dei a entrada em fevereiro emiti o boleto no valor de R$: 659,54 justamente mais ou menos uma diferença de 100 reais das prestações que eu pagava anteriormente até aí tudo bem a diferença é referente ao incorporação das prestações atrasadas,o problema é q ao emitir o boleto deste mês de março veio um valor a mais de 431,90 no campo diferença de prestação emitida,o que significa? E o porquê deste valor tão alto sendo que mês passado já paguei em dias e com o valor já ajustado?

    • Olá Maria

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a diferença pode ser oriunda de:
      – juros moratórios e remuneratórios de eventuais encargos pagos em atraso,
      – despesas de cobrança administrativa e por Cartório
      – acerto cadastral

      Se o contrato for da CAIXA você pedir o esclarecimento da diferença por telefone:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Se for de outro Banco peça informação ao seu gerente de relacionamento.

      Equipe Click Habitação

  20. Boa noite
    Tenho um financiamento da minha casa minha casa minha vida.
    Tenho 4 prestação em atraso já vai fazer 5 dia 5/03 completam 5.
    Quero saber se nesse caso se posso fazer fazer incorporação.
    Eu fiz uma incorporação no mês de junho de 2016.
    Tem a quantidade que agente pode fazer por ano.

    Att.maria

    • Olá Maria,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      A CAIXA exige pelo menos um ano de intervalo entre uma incorporação e outra, caso seja autorizado.
      Sugerimos procurar o Banco para verificar outras possibilidades de negociação.
      Você não tem FGTS para abatimento na prestação?

      Equipe Click Habitação

    • Tem outros meios que eu possa ta negociado.
      Em quantquanto tempo o banco pode levar minha casa pro leilão?.
      Att.maria

    • Olá Maria

      Boa Noite!

      Sugerimos a leitura do artigo abaixo que contem as principais opções de negociação:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Esclarecemos que deveria ter negociado para continuar os pagamentos mensais. Se não tiver condições de continuar pagando sugerimos pensar em vender o imóvel e recuperar parte do já pagou, pois se o banco retomar o imóvel pode ser que não recupere dinheiro algum.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Mutuários inadimplentes: atenção com retomada do imóvel

      O processo de execução pode ser iniciado a partir da 3ª prestação em atraso.

      Equipe Click Habitação

  21. Boa noite!
    Gostaria de receber uma orientação ao débito imobiliário que possuo .
    Meu esposo possui um financiamento imobiliário (programa minha casa minha vida) pelo banco do BRASIL
    Está em média com 16 prestações em atraso , o Banco do Brasil oferece a incorporação de crédito ? Com uso de fgts para entrada ?
    Ou qual outra forma de negociação você poderia me indicar no momento ?
    Tivemos algumas tentativas de negociação mas informáramos apenas que somente pagamento total da dívida . Sendo impossível no momento
    Há uma grande falta de domínio do assunto pela grande maioria dos funcionários bancários e extremo descaso e falta de ética para nos ajudar a negociar .
    Aguado resposta
    Muito obrigava

    • Olá Cássia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Considerando a situação apresentada orientamos a procurar o PROCON para análise da situação e intermediar tentativa de acordo.

      Equipe Click Habitação

  22. atrazei 19.580,00 33 prestaçoe de 460,00 reais pedi o pedido de incorporasao ao saldo devedor as parcelas irao subir para quanto

    • Olá Paulo Roberto,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Em primeiro lugar, o seu pedido de incorporação foi aceito? Porque com 33 prestações em atraso, o Banco já pode ter consolidado a dívida e encaminhado para leilão.
      Se não ocorreu, você deve questionar a Agência onde fez a negociação para saber o valor da prestação.
      Isso já deveria ter sido feito, pois o Banco analisa se você tem condições de pagar o novo valor.
      O valor da prestação irá aumentar proporcionalmente ao valor incorporado, somando ao Saldo Devedor.

      Equipe Click Habitação

  23. Olá boa tarde! primeiramente parabéns pelos esclarecimentos e informações que estão fornecendo por aqui verdadeiramente são de grande ajuda. Meu problema é que fiz uma Incorporação no mês de novembro dia 10 pra ser exato, e seriam incorporadas as prestações 10 – 11 e 12, então paguei um valor de 1863,43 na entrada desse serviço, e minhas prestações estavam no valor 1390,00 penso que aí já cobraram os juros e a prestação do mês 09, porém não me explicaram, e o que acontece é que na central eles disseram que a prestação do mês 12 também seria incorporada por conta do vencimento ser todo dia 01, e o processo de incorporação terminou no dia 21/11, e aí eu pagaria somente dia 01/01/2017, mas o que está ocorrendo é que a agência do meu contrato está me cobrando a prestação desse mês 12/2016 e até já colocou meu nome no spc , eu já fui lá pra conversar e a gerente da habitação de lá, só quer que eu pague essa prestação e não pode fazer nada, mas o pior de tudo é o valor pra qual foi as prestações restantes, que de 1390,00 agora veio o boleto de dezembro e janeiro no mesmo valor de 1442,40 mas ainda tenho 27 anos de financiamento e subiu mais de 50,00 nas prestações, isso é um absurdo! E lá também não disseram se agora seria assim até o final do contrato ou somente por uns anos ou prazo determinado, agradeço a ajuda de vocês!!!

    • Olá Wilber

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se a incorporação foi efetivada antes do vencimento do encargo mensal de dez/16, este encargo ficará por sua conta.
      Informamos que quando da efetivação do negócio haverá acréscimo nas prestações posteriores proporcionalmente ao valor incorporado ao saldo devedor, assim é normal que aconteça um acréscimo do valor do encargo mensal.

      Com relação a ocorrência orientamos a abertura de SAC no site do Banco ou a efetivação de comentário no facebook do banco:
      https://www.facebook.com/caixa/?fref=ts

      Equipe Click Habitação

  24. Prezados

    Fazem 3 anos que pago minhas prestações em dia, fiz a um 1 amortização com meu FGTS, e tudo está normal no valor das parcelas que estavam diminuindo, de repente em Dezembro 2016, a prestação aumentou em 100,00. Eu estava pagando nos últimos 3 meses, 3. 120,00, por exemplo e diminuindo em 10/12/16 ela passou para 3. 200,00. Não consigo ir a minha agência por causa do meu horário de trabalho e não consigo falar com ninguém da agência, é um descaso na verdade. Podem me ajudar, por favor. Obrigada

    • Olá Jacqueline

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que em função do aumento da variação da TR (Taxa Referencial) em consequência do Aumento dos juros do mercado financeiro nem sempre o valor da prestação (A+J) do encargo decrescerá.

      Por que a prestação do financiamento pode aumentar?
      Elevação ou a queda dos juros no mercado muda o valor da TR, a qual atualiza o saldo devedor dos financiamentos habitacionais e pode pesar ou aliviar na prestação, quando do seu cálculo mensal, recálculo periódico ou atualização.
      Assim, é possível afirmar que o decréscimo mensal que ocorria em passado recente para os contratos com sistema de amortização SAC era, em parte, decorrente de TR num patamar mais baixo que o atual. Já os contratos com sistema de amortização PRICE passarão a ter recálculos das prestações com maior acréscimos de valores.
      No recálculo periódico as regras para o cálculo do novo Encargo são as mesmas do cálculo na concessão, considerandos: Saldo Devedor Remanescente, Prazo Remanescente, Garantia Atualizada, alíquotas de seguros vigentes para o contrato na data do recálculo e regras de cobrança e reajuste de taxa de administração para o produto no qual o contrato está enquadrado, quando for o caso.”

      Sugerimos a leitura do artigo para entender melhor como funciona a evolução do saldo devedor no tempo;
      Como consultar saldo devedor do financiamento

      Outra coisa que pode ter acontecido foi a migração da faixa de idade do seguro habitacional. O Seguro habitacional de Morte e Invalidez Permanente – MIP tem variação do coeficiente inicial de acordo com as idades dos adquirentes participantes da pactuação de renda para fins de seguro e a maioria das apólices prevê a migração de faixa de idade a medida que os compradores ultrapassem a faixa inicial do coeficiente de Seguro.
      Veja no artigo:
      Seguro habitacional varia pela idade

      Se o seu contrato for da CAIXA para tirar a dúvida sobre a diferença de prestação orientamos a ligar:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Se for de outro banco sugerimos a abertura de SAC e pedindo o devido esclarecimento.

      Equipe Click Habitação

  25. Boa noite,olha eu aqui de novo,fiz o que vc mim sugeriu fui até a caixa e perguntei pq um aumento exagerado na minha prestaçãp, a atendente disse que era os encargos do cartorio devido ter ido ao cartorio para protesto..Essa prestação era referente a dezembro,porem quando fui vê a prestação do mes de janeiro/2017 o valor da prestação sera novamente de 2000 e pouco reais quando na verdade seria de 1800 ,voltei a caixa e a atendente nao soube o pq e disse q eu tinha que pagar o valor apresentado,mais eu nao concordo pq sei que esta errado,o que devo fazer aggora??

    • Olá Elbania

      Boa Noite!

      Para saber o porquê das diferenças orientamos a ligar e solicitar o devido esclarecimento:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Equipe Click Habitação

  26. olá gostaria de saber como faço a incorporação do meu contrato uma vez que fui na agencia e me informaram que não fazem mas ja fiz uma vez a incorporação e na primeira vez foi a mesma coisa
    ja abri uma ocorrencia no sac mas gostaria de saber se ha uma outra forma de fazer a negociaçaõ de divida incorporação na caixa ?

    • Olá Adriano

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Lembramos que a incorporação deve ser utilizada com inteligência, visando resolver uma situação momentânea de impossibilidade de pagamento.
      Com certeza não poderá ser utilizada com frequência e de forma contumaz.

      O critério de negociação de dívida é do banco. A CAIXA é com certeza o banco mais flexível neste quesito, mas tudo tem limite.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Você poderá fazer uma proposta de negociação no site da CAIXA:
      Proposta de Negociação
      Será analisada pela área de cobrança do Banco.

      Equipe Click Habitação

  27. Boa tarde, tenho a seguinte dúvida tenho um contrato com a caixa onde farão 2 anos em fevereiro que estou pagando meu imovel. Porem fiquei afastado pelo iNSS assim que adquiri o imovel e hoje estou com duas prestações em atraso estou solicitando para ser incorporada eles falam que não é alçada da agencia por causa da quantidade minima de prestação. isso é veridico. número mínimo de parcelas por normativo. E disseram que melhor completar tres prestação e depois realizar a incorporação. Mas se deixar tres não vai acionar o contrato e a casa vai pra leilão.

    Agradeço, Ronie Souza

    • Olá Ronie

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que cada banco tem sua política de crédito.

      Sugerimos efetivar uma proposta de negociação junto ao Banco por formulário na internet:
      Proposta de negociação CAIXA

      O pedido será analisada pela área de cobrança do banco.

      Equipe Click Habitação

  28. Boa noite. Pelo site eu consigo incorpora a minhas parcelas na are de negociação da internet, e fiz esse tipo de acordo no ano passado dia 18/12/2015 sera que consigo de novo tenho 2 parcelas pendentes.
    Mas uma pergunta em julho desse ano tive um problema e tive que atrasar as parcelas do meu apartamento e desde de então quando esta pra vencer a 3 eu pago uma prestação que da entorno de 0,81 centavos por dia , só que os bancos entraram de greve e uma funcionaria do banco disse pra eu puxar a mas antiga da internet e pagar , mas não vem atualizado fui e paguei mesmo assim o problema é que agora no mes 10 fui puxar o boleto e me veio cobrando 450 reais de juros e não entendo até agora pois os juro da que puxei o boleto era pra vir na proxima e não vei e gora oq faço?

  29. Olá, boa tarde!

    Meu contrato estava com três prestações atrasadas, fiz a negociação quitei e ficou em dia. Porem quando olho a situação do contrato no site está aparecendo como situação especial impeditiva, procure a caixa. O que pode acontecer agora?

    Obrigada!!!

    • Olá Daniele

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que provavelmente a negociação ainda não foi totalmente implantada no sistema.

      Sugerimos efetivar reclamação por meio de SAC do Banco.
      Informamos que a base de dados para acesso pela internet não tem atualização automática, porém na próxima emissão de boleto você deverá ter acesso.
      Mas faça a reclamação.

      Equipe Click Habitação

  30. Boa tarde,tenho uma casa financiada pela CEF ,atrasei 4 parcelas onde procurei o Banco para resolver essa situação que á estava indo a protesto. eu tinha um saldo devedor de 8044,79 dessas prestaçoes e paguei na renegociação um boleto no valor de 2.252.55 referente a incorporação de encargos em atraso. A atendimente disse que o saldo devedor seria diluido no restante das parcelas ,porém esse mes a parcela que eu iria pagar antes da incorporação era de 1.827,08 ,passou 2.172,40 achei alto esse valor, então que diluição foi essa.Por favor pode mim ajudar dizendo se esse valor esta ou correto?

    • Olá Elbania

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o valor relativo as parcelas não pagas são incorporadas ao saldo devedor e a prestação (A+J) e seguros são recalculados em função do novo saldo devedor e do prazo remanescente do contrato.
      Verifique com o banco se este é o encargo novo ou se existem despesas de cobrança que estão embutidas junto no boleto somente deste mês.

      O boleto pode ser capturado na internet:
      Boleto Habitação CAIXA – Como emitir

      Equipe Click Habitação

  31. Meu débito era de 14000 fiz a incorporação dei uma entrada de 9000 o valor da minha parcela e de 876 vai aumentar para quanto o valor das prestações ?

    • Olá Rogério

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a prestação (A+J) será recalculada com base no saldo devedor após a incorporação, assim a prestação deverá subir aproximadamente de forma proporcional ao valor incorporado ao saldo devedor.

      Equipe Click Habitação

  32. Como funciona efetivamente o recurso que a Caixa disponibiliza de pausa de até 12 meses nos pagamentos ? é Vantagem? o juro deste período é incorporado no contrato ou precisamos paga-lo ao final do prazo?

    Certo de sua atenção, desde já agradeço

    • Olá Lineu

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a pausa é uma opção de negociação que permite uma folga aos mutuários, com dificuldade de pagamentos dos encargos mensais, normalmente deverá haver uma justificativa atrelada a perda de emprego ou de renda.

      O valor que não for pago será incorporado ao saldo devedor e aumentará a dívida a ser paga.
      O valor do encargo mensal será aumentado proporcionalmente em função do aumento do saldo devedor. Ou seja, o valor incorporado será pago no prazo remanescente do contrato.

      Cremos que a vantagem é somente para um momento de real necessidade financeira/orçamentária.
      É uma opção para um momento de crise e para poder possibilitar uma retomada dos pagamentos no futuro.

      Equipe Click Habitação

  33. Senhores, realizei a incorporação de prestações no saldo devedor dois meses atrás, e desde então estou pagando em dia. Posso solicitar acionamento do FGHAB (meu contrato garante esse direito) mas não sei se ter incorporado é impedimento.

    Grato.

    • Olá André

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Entendemos que esteja se referindo a perda renda para cobertura do FGHAB.
      Não há impedimento na utilização.

      Lembramos apenas que é um empréstimo e que você ficará com 2 dívidas a pagar.

      Equipe Click Habitação

  34. Olá tenho 4 parcelas em atraso. Mas dia dia 5 de outubro recebo o dinheiro para pagar uma. Corro o risco de perder meu imóvel???
    Fico no aguardo

  35. Bom dia,

    Fiz uma incorporação a 1 ano,e hoje novamente estou com 3 parcelas em atraso,pois meu esposo esta sem trabalhar e temos 1 filho pequeno,so estamos com minha renda,tenho direito de fazer outra incorporação depois de 1 ano?

    • Olá Samara,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a negociação depende da política interna do Banco.
      Uma segunda incorporação em curto espaço de tempo dependerá das condições e relação entre a dívida e a garantia (valor do imóvel).

      Orientamos a efetivar uma proposta ao Banco.
      Se tiver FGTS procure utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação, já vocês tem dificuldades de pagamento. Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Veja as opções negociais disponíveis no artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Se o Banco for a CAIXA você pode fazer uma proposta de negociação e inclusive pedir uma moratória ou passar a utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação, se for possível.
      Proposta de Negociação CAIXA

      Equipe Click Habitação

  36. Ola boa noite primeiramente quero lhe parabenizar pela iniciativa deste sait ,e de muita ajuda que o pai criador le abençoe,..bem peço por gentileza que me esclareça uma duvida tenho uma prestação em atraso ..e da qui ums 3dias vence uma outra se pagar essa que vai vencer ,e depois consegui pagar atrasada da certo desde agradeço..

    • Olá Eliezio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a efetivar os pagamentos das prestações o mais rápido possível para evitar qualquer problema de execução da dívida.
      Na situação apresentada cremos que será regularizada a situação do contrato.

      Equipe Click Habitação

  37. Bom dia,comprei minha casa a 1 e 9 meses com parcelas de 2,600 e estou com 3 parcelas em atraso, o banco disse que meu contrato não permite uma incorporação, mas que ela pode tentar e pra tentar eu teria que pagar 3,100 de uma parcela! Eu não tenho esse valor eu consegui o valor de uma parcela de 2,700 porém eles não conseguem tirar os juros! Me ajudem vou perder minha casa.

    • Olá Renata

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que a prerrogativa de negociação é do banco.

      Você não tem FGTS? O uso do FGTS para pagamento de parte da prestação poderia ser uma alternativa. Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      O contrato é novo, o que leva a supor que houve algum problema ou falta de planejamento visando o pagamento das parcelas.
      Sugerimos ver as opções negociais disponíveis no artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Se não tiver condições de negociar sugerimos se desfazer de algum patrimônio, por exemplo, trocar o carro por um de menor valor.
      Procure negociar de forma inteligente e de forma que possa efetivar os pagamentos em dia, evitando sustos como o atual.

      Equipe Click Habitação

  38. Boa tarde,

    Fiz a incorporação de 3 parcelas em atraso este mês referente a JUN/JUL/AGO. Porém, quando fiz a incorporação paguei apenas o mês JUN sendo os demais diluídos no saldo devedor. Agora tenho que pagar o boleto desse mês que venceu sexta feira dia 16/09. não chegou o boleto pelo correios e no site da caixa aparece uma mensagem dizendo que estou impedido de imprimir, sugerindo procurar uma agencia. Como faço nesse caso ? se os bancos estão de greve ? estou preocupado pois não posso atrasar mais este contrato.

    Aguardo Retorno.

    • Olá Rafhael,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que não foi efetivado o processamento da Incorporação no sistema do Banco.
      Assim, para sua garantia, sugerimos efetivar a reclamação por meio de SAC do site do banco, para fins de reguardar os seus interesses e inclusive a isenção de mora, pois o banco está em greve.

      Você poderá ter acesso no celular por meio de APP HABITAÇÃO CAIXA. Veja no artigo:
      CAIXA lança APP para serviços financiamento habitacional

      Por telefone:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.
      Veja os serviços disponíveis por telefone no artigo:
      Contrato CAIXA Financiamento Habitacional

      Equipe Click Habitação

  39. FIZ O PAGAMENTO DA PARCELA MAIS ATRASADA PARA INCORPORAÇÃO DAS OUTRAS NO SALDO DEVEDOR CONFORME ACORDO COM A CEF, PRECISO SABER COMO FICA A RESTRIÇÃO NO MEU NOME? CONSULTEI O SERASA E SÓ BAIXOU A PARCELA MAIS ATRASADA.

    • Olá Magali

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que quando a incorporação for efetivada no sistema a baixa dos cadastros informativos de crédito serão efetivadas.

      Orientamos a efetivar uma reclamação por meio de SAC no site do Banco.
      Talvez a demora seja decorrente da greve nos bancos, mas efetive a reclamação.

      Equipe Click Habitação

  40. Estou com dificuldades em pagar a prestação do meu imóvel, pois estou desempregao, as parcelas está em dia ainda, gostaria de saber se consigo pausar o pgto destas prestações por 90 dias ? Ouvir dizer que existe essa possibilidade, gostaria de saber.

  41. Me foi concedido o direito de pausa de 3 meses. NO financiamento atrasei o pagamento da parcela do primeiro mês após essa negociação e recebi hoje uma carta dizendo que vai para cartório. A data de pagamento para q isso não ocorresse era até 26/08 mas só hoje a carta chegou. Posso pagar essa parcela amanhã mesmo, consegui o dinheiro. Mas e agora? Será q foi para cartório? Será que já está em processo de leilão?????

    • Olá Debora

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a efetivar o pagamento do boleto o mais rápido possível.
      Procure cumprir os acordos e evitar aborrecimentos.
      Cremos que com 1 prestação em atraso o processo de execução ainda não foi iniciado.

      Equipe Click Habitação

  42. estou com 03 PRESTAÇÕES EM ATRASO E NÃO ESTOU CONSEGUINDO PAGAR O BOLETO QUE RETIREI NO SITE, ELES FALAM PRA EU PROCURAR MINHA AGENCIA MAIS OS BANCOS ESTÃO DE GREVE, O QUE EU FAÇO?

  43. Boa tarde!

    Gostaria de tirar uma duvida, estou com duas parcelas do imóvel em atraso, gostaria de saber se posso pagar as parcelas em atraso com o FGTS? Desde já agradeço

    • Olá Rodrigo,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Se você atender aos requisitos de uso do FGTS, você poderá sim usar o FGTS para pagamento de parte de prestação. É permitido o uso de até 3 prestações em atraso, porém cabe lembrar que você deverá pagar pelo menor 80% do valor total das prestações em atraso.

      Veja mais nos artigos:

      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação
      FGTS

      Equipe Click Habitação

  44. solicitei uma incorporacao das parcelas atrasadas ao meu gerente, porem o banco entrou em greve..e agora oq eu faco?? ele nao esta lendo os emails…

    • Olá Junior

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Orientamos a abrir um SAC no site do Banco, ele tem 5 dias para responder.

      Equipe Click Habitação

  45. Bom dia estou vendendo meu apatamento ele esta com 2 parcelas em atraso. Tem que coloca las em dia ou quando vender o banco ja desconta tudo?

    • Olá Valquiria,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Não há necessidade de pagar as prestações em atraso, no momento da liquidação o valor do atraso é somado ao Saldo Devedor.

      Equipe Click Habitação

  46. Bom dia !

    Fiz a incorporação de 3 prestações e o banco me enviou um boleto para pagamento até 12/09/2016, porém ele só vence em 02/10/2016.
    Posso pagar até o vencimento ou até a data que o banco mandou ?

    • Olá Anderson,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Provavelmente o valor do boleto deve estar atualizado até 12/09. Se pagar até 02/10, talvez haja alteração de valor.
      Se você já tiver o valor do boleto, sugerimos pagar até 12/09 para não arriscar de perder a oportunidade e pagar mais.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Flavio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Entendemos que o prazo de vencimento do boleto deve ser o prazo para o pagamento.
      Na duvida consulte o Banco.

      Equipe Click Habitação

  47. Estou cm três prestações atrasadas E recebi a carta do cartório falando pra mim pagar a mais antiga e incorporar as demais , to em dúvida cm eles farão os cálculo me ajudam por favor devo ou não usar a incorporação .. desde já lhe agradeço..

    • Olá Manoel,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Em primeiro lugar, o cartório não pode incorporar as prestações em atraso mas sim o Banco.
      O Banco irá efetuar os cálculos e efetivar a negociação.
      Para saber o cálculo, basta somar todo o valor em atraso (corrigido) mais as custas de cartório ao Saldo Devedor.
      Com o novo Saldo, o valor da prestação será corrigido proporcionalmente.
      Atentar que deve pagar o valor de entrada de pelo menos uma prestação em atraso.
      Se positivo, o Banco informa o Cartório para suspender a intimação.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Agnes

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a “pausa” é a possibilidade do cliente do financiamento habitacional optar por não pagar 1 encargo mensal a cada 11 pagamentos efetivados.
      Mas, não há perdão do valor, o valor é incorporado ao saldo devedor do financiamento e assim será pago durante o prazo remanescente do contrato, por meio de acréscimo na prestação (a+j).
      É uma opção interessante quando se está num mês específico com muitos compromissos.

      Veja mais opções de negociação no artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  48. Olá,

    Utilizei a incorporação para regularizar algumas prestação atrasada junto a CEF, mas no boleto deste mês estão cobrando a prestação mais 4 lançamentos com o código TP 321, triplicando a prestação. Gostaria de saber quais são estas cobranças.

    Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Weslley,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Se você estava inadimplente com mais de 3 prestações em atraso, antes de efetuar a incorporação, provavelmente esses valores se referem ao processo de execução extrajudicial via intimação cartorária.
      As despesas do Banco ficam a cargo do cliente.
      Para confirmação, sugerimos verificar com a Agência ou ligar no 3004-1105 (capitais) ou 0800 726 0505 (demais capitais). Peça análise de diferença de prestação e informe o valor que está sendo cobrado a maior.

      Equipe Click Habitação

  49. Oi Patrícia, legal seu artigo.
    Poderia me esclarecer uma dúvida. Esta dúvida não esta em seu artigo.

    Saberia me informar se eu posso inverter as prestações, ou seja pela minha tabela de pagamento, as últimas prestações são menores.
    Sabe me informar se é possível fazer isso?

    Aguaro, muito obrigado!

    • Olá Josué

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que as informações na Planilha CET entregues na contratação são projeções dos valores para calculo do Custo Efetivo Total do financiamento e permitir que você compare com os demais bancos.
      Na realidade não há como efetivar o cálculo do valor antecipadamente pois não temos os índices de atualização monetária.
      E, também, não há como pagar a última parcela antes da próxima no financiamento habitacional.

      Se está com dificuldade de pagamento dos encargos mensais sugerimos verificar a possibilidade de usar o FGTS para pagamento de parte da prestação, se tiver FGTS e atender as condições de uso FGTS. Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação
      Como diminuir valor da prestação habitacional?

      Equipe Click Habitação

  50. Boa noite! Comprei um imóvel pelo Programa Minha Casa Minha Vida, financiado pela Caixa e com Recursos Próprios. Os recursos próprios foram para quitar a construtora; neste cenário de crise, não tenho dinheiro para quitar a última parcela intermediária, que está atrasada há 1 (um) ano. A construtora não está sendo flexível para um possível acordo, ou seja, parcelar essa dívida em prestações que caibam no meu bolso. Quanto ao financiamento junto à Caixa, este está em dia, nunca atrasei nenhuma parcela. PERGUNTA: Será que eu consigo junto à Caixa, um crédito para quitar esta parcela em atraso com a construtora e diluí-las no meu financiamento? Desde já agradeço.

    • Olá Sergio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que são dívidas separadas e não podem se juntar.
      Não pode incorporar ao financiamento dívidas oriundas da sua dívida com a Construtora.

      Você poderá efetivar um empréstimo comercial para quitar a dívida, mas precisa verificar se é vantajoso. Uma consignação que tem juros mais baixos possa ser uma alternativa.

      Uma alternativa para lhe sobrar mais nos pagamentos das prestações do financiamento seria o uso do FGTS, se tiver, para pagamento de parte da prestação. Veja no Artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Procure ajuda do PROCON para tentar negociar a dívida com a Construtora, talvez possam encontrar uma saída.

      Equipe Click Habitação

  51. Boa tarde, não estou com nenhuma prestação em aberto, pois mês passado usei o beneficio da incorporação das parcelas em atraso ao saldo devedor para ficar em dia (MAS USEI APENAS UMA PARCELA QUE ESTAVA EM ATRASA E APENAS UMA VEZ). Esse mês vou ter que atrasar novamente, será que posso solicitar essa incorporação novamente? Quantas vezes podemos usar?

  52. Boa tarde Patricia!

    Estou advogando para um cliente que contratou financiamento habitacional com a CEF e teve duas parcelas em atraso incorporadas ao saldo devedor. Gostaria de saber a fundamentação legal para tal fato visto que não localizei essa previsão no contrato bem como o prazo minimo para esta incorporação.

    Obrigado pela atenção!

    • Olá Rafael,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando que não existe previsão no contrato entendemos que deve ser requerido o cancelamento da incorporação pelo Banco e efetivar o pagamento das parcelas que foram incorporadas ao saldo devedor.
      É uma solução bem simples. E cremos que o banco não terá óbice na efetivação.

      Equipe Click Habitação

  53. Bom dia tenho um financiamento desde Setembro do ano passado e agora estou com 3prestações em atraso posso usar o fgts para pagar e incorporar o restante…

    • Olá Carlos

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não existe modalidade de uso do FGTS para pagamento de prestações, muito menos em atraso.

      O que existe a modalidade de uso do FGTS para pagamento de parte de prestação, limitado a 80% de cada encargo, e pode ser efetivado com até 3 prestações em atraso.
      Você terá que ter saldo do FGTS para o período de 12 meses no momento da negociação.
      Veja detalhes no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Orientamos a procurar o banco e verificar as condições de negociar.

      Equipe Click Habitação

  54. Tenhp csa financiada na cef . Estou c 2 em atraso
    Recebi notificação d cartorio… c boleto p eu pagar mais antiga e incorporar as demais
    Ja paguei . Quero saber o tempo q a caixa leva p da baixa

    • Olá Simone,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Acreditamos que seja rápido, mas obter informações mais concretas sugerimos ligar para 0800-726-8068 – opção 8, que possibilita receber de imediato a informação de contato da empresa externa ou área da CAIXA encarregada da cobrança e negociação do contrato.

      Equipe Click Habitação

  55. boa noite srs.

    atrasei um ano minha casa agora o banco nao que negociar para que possa voltar a pagar como acha que devo resolver.

    • Olá José Célio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Entendemos que 1 ano de atraso é muito tempo e o suficiente para o banco iniciar a execução e retomar o imóvel.

      Verifique se o imóvel já teve a propriedade consolidada pelo banco, pois neste caso não haverá negociação administrativa possível.

      Se imóvel ainda não tiver sido retomado você deverá arrumar o valor para pagamento, utilize o FGTS, se tiver, como moeda negociação.
      Venda outros bens que possam ser utilizados para dar a entrada.
      E como ultima alternativa venda o imóvel para recuperar o valor investido ou pelo menos parte dele.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?

      Equipe Click Habitação

  56. Boa tarde,
    O Construcard com 5 parcelas em atraso dá a possíbilidade de paga-las normalmente ou o contrato/sistema só permite renegociação?
    Grato.

    • Olá João

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que após 60 dias de atraso (3 parcelas) deverá procurar o gerente do banco para efetivar os pagamentos.
      Cremos que é possível pagar sem renegociar. Precisa ver a sua conta se está ativa. Converse com o Gerente.

      Equipe Click Habitação

  57. Prezados, estou necessitando de orientação para o seguinte caso: temos uma casa financiada pela CEF (no interior de PE.) e por dificuldades financeiras, vez por outra meu irmão atrasa o pagamento das parcelas. Temos sempre negociado com a Cx. e pagamos todo as parcelas em atraso com juros e correção. Contudo, todas as vezes a Cx. para aceitar esse pagamento exige que paguemos os honorários de advocacia, qdo não existe nenhuma ação ajuizada e nenhum advogado tomou parte do acordo. E sempre são valores altos que dificultam o pagamento das parcelas em atraso. Isso está certo? (a exigência de honorários advocatícios?). Aguardo resposta. Muito obrigada.

    • Olá Maria Helena

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que provavelmente são custas de cobrança (Notificações, Avisos, telegramas) e despesas com Cartório, pois a execução é efetivada por meio do Cartório de Imóveis.
      Cremos que você poderá solicitar na agência a discriminação das despesas.

      Orientamos a negociar o contrato de forma de fique dentro da capacidade de pagamento, evitando atraso e pagamento de custas desnecessárias como as citadas.

      Equipe Click Habitação

  58. Eu preciso fazer o pedido de incorporação das prestações da caixa que estão em atraso.
    Eu entrei em contato com a gerente da Caixa Econômica e ela me pediu que fizesse uma carta de proprio punho explicando o motivo do atraso, e solicitando a incorporação das prestações em atraso.
    Eu não sei fazer esta carta, será te você teria um modelo de carta para que eu possa fazer parecido, ou tenha como base para fazer a minha ?
    Desde já agradeço

    Att: Fábio

    • Olá Fabio,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      A carta de próprio punho é uma carta escrita a mão e assinada onde você explica os motivos que levaram ao não pagamento das prestações.
      Ao final, informar uma proposta de negociação, lembrando que deve ser oferecido um valor de entrada para a negociação, se aprovado.
      A análise do seu pedido será feito pela CAIXA bem como a verificação das suas condições atuais, para confirmação de que você tem condições de pagamento em dia após a incorporação.

      Equipe Click Habitação

  59. estou com dificuldades de colocar as nove prestaçoes da casa em dia, a casa esta toda rachada as paredes o que faço, como consigo coloca- em dia?

  60. Qual seria a fundamentação para o valor da dívida de um imóvel que teve seu pagamento suspenso?
    Seria o saldo devedor do financiamento até a data da realização do último pagamento ou o valor das parcelas restantes (que não foram pagas) até o final do financiamento?
    Ou a soma dos dois: saldo devedor mais prestações atrasadas.
    Obrigada.
    Leila Motta

    • Olá Leila,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em tese o valor da dívida total será sempre o saldo devedor atual somando-se o valor dos encargos não pagos com os acréscimos moratórios e multa, na mesma data da apuração do saldo devedor.

      Equipe Click Habitação

  61. Olá ! Gostaria de esclarecer uma dúvida: Comprei um imóvel, que está financiado pela Caixa Econômica, de um casal amigo, via contrato de gaveta. Todos os meses, eu depositava o valor da prestação na conta deles, pois, ela era em débito automático e eu decidi manter assim, para continuar desfrutando dos juros mais baixos, oferecidos para prestações em DCC. Entretanto, eles possuíam um financiamento de CONSTRUCARD, também em débito automático, nesta mesma conta, qua vencia antes da prestação da habitação, e eles sempre atrasavam. O banco, ao invés de debitar a prestação da Habitação que eu depositava, debitavam a prestação do CONSTRUCARD. Conclusão: duas prestações foram incorporadas ao saldo devedor. Eles estão dispostos a pagar estas parcelas incorporadas, para que a prestação volte ao valor original. Entretanto, a Caixa Econômica informa que esta modalidade de amortização não existe. Todo valor que for pago será abatido nas parcelas finais, ficando as parcelas atuais neste mesmo valor. Gostaria de saber se isso é legal, uma vez que a Caixa Econômica não fez, para eles, nenhuma comunicação formal sobre as referidas incorporações.
    Grata

    • Olá Mirian

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que provavelmente as parcelas não pagas ficaram “puladas” e o Banco optou por incorporar ao saldo devedor.

      Considerando que as prestações foram quitadas por estarem puladas o Banco deu quitação e lançou o valor no saldo devedor. Basta efetivar a amortização relativa aos valores não quitados, sem entrar no mérito da operação feita pelo banco.

      A outra opção é exigir o cancelamento da incorporação e efetivar o pagamento das parcelas, neste caso haverá incidência de juros moratórios, remuneratórios e multa sobre os valores em atraso e deverão ser pagos pelo atuais mutuários.

      Verifique a melhor opção para você.

      Com relação ao contrato de gaveta orientamos a regularizar a situação, pois “somente é dono quem registra” diz o ditado.
      Existem riscos para comprador, em especial no caso do falecimento dos titulares do financiamento.
      Outra questão é que você está pagando seguro em nome deles, e assim sendo, você não tem cobertura do seguro.
      Sugerimos a leitura do nosso artigo:Contrato de Gaveta – O que é e os seus riscos

      Equipe Click Habitação

  62. Bom minha casa todo mes tenho q pagar antes de eeixar a terceira prestação atrasar tem com renegorcia as atrasada e comeca a pagar em dia

  63. oi preciso de sua ajuda com minha situação tenho prestações em atraso e preciso negociar mais não a caixa não consegue mais efetuar a incorporação .

    PODE ME AJUDAR\?

    • Olá Genesis,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.

      Devido ao atual cenário econômico e pelo aumento da inadimplência principalmente desde o início do ano, tem se percebido uma política mais rígida na negociação das dívidas em atraso pelos Bancos.

      O ideal é evitar essa situação para que não haja risco de execução extrajudicial da dívida e possível retomada.

      Uma boa opção é o uso do FGTS para pagamento de até 80% da prestação. Caso você tenha até 3 prestações em atraso e tiver saldo na conta vinculada do FGTS, pode solicitar a CAIXA.

      Por se tratar de financiamento CAIXA, indicamos o seguinte formulário para solicitar uma possível negociação do atraso.

      https://www1.caixa.gov.br/casa/produtos/renegociacao/form_hab.asp

      Se tiver enquadrado no uso do FGTS, deixe claro essa possibilidade no formulário.

      Sugerimos também a leitura dos seguintes artigos:

      Cartilha de Renegociação Habitacional CAIXA
      Pagamento da prestação com FGTS

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.