Inicio FGTS Uso do FGTS pelo cônjuge

Uso do FGTS pelo cônjuge

726
COMPARTILHAR

É permitido o uso do FGTS por mais de um trabalhador, desde que constem como titulares do financiamento e sejam coadquirentes ou coproprietários do imóvel.

Financiei imóvel quando solteiro. Hoje estou casado. Posso usar o FGTS da minha esposa?

23 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Preciso de orientação sobre o FGTS. Sou casada no regime da comunhão parcial de bens. Após o casamento comprei com meu cônjuge um imóvel financiado pela Caixa e usei o FGTS para quitá-lo. No período deste financiamento compramos um segundo imóvel também financiado pela Caixa, no mesmo município do primeiro. Agora eu gostaria de quitar o financiamento desse segundo imóvel com o meu FGTS. Consigo usar o FGTS se transferir o primeiro imóvel, por doação ou venda, para o nome do meu cônjuge? Para eu usar o FGTS no segundo imóvel, não pode haver outro imóvel comprado após o casamento, tanto no meu nome, quanto no do meu cônjuge? Consigo usar o FGTS se doarmos o imóvel para algum familiar? Obrigada! Cyntia.

    • Olá Cyntia

      boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que como você é casada com regime de comunhão parcial de bens e pelo que relatou os bens foram adquiridos após o casamento, os bens são comuns ao casal e assim você não pode vender para seu cônjuge! Os bens se comunicam e são comuns ao casal.
      A solução é você vender para um terceiro.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  2. Gostaria de saber como é o procedimento para comprar a fração ideal de um imóvel financiado pela caixa pela minha esposa antes do casamento. O banco (Caixa) é obrigado a aceitar o aditamento do contrato para que eu possa usar o meu FGTS? Existem regras para o banco aceitar ou não?

  3. Quitação de imovel usando o FGTS, imovel financiado em outra isntituição Bancaria.
    Usei o meu FGTS há seis oito anos atrás como complemento na aquisição de imóvel, em um financiamento que o meu esposo fez através da Caixa Econômica Estadual hoje Banco do Brasil, onde nos dois somos os contratantes, posso utilizar o recurso do FGTS para a quitação deste imóvel, pois o saldo que tenho supre o valor a pagar

  4. Bom dia. Meu marido tem um imóvel quitado adquirido antes do casamento. Casamos pelo regime da comunhão parcial de bens. Agora estou adquirindo uma casa com meu marido e gostaria de utilizar o FGTS. No entanto, o correspondente caixa me informou que pelas regras do FGTS eu não posso utilizar o meu FGTS porque meu marido tem uma casa. Como assim???

    • Olá Rubia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o regime de bens foi de Comunhão Parcial, o imóvel é somente do seu marido.
      Assim, numa nova aquisição não haveria impedimento de você pleitear o uso do FGTS, mas deverá atender as demais condições de uso.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      FGTS e o Regime de Casamento

      Equipe Click Habitação

  5. Boa tarde!
    Em 2016 ainda solteiro fiz um financiamento imobiliário utilizando o FGTS com entrada e todo o contrato foi feito somente no meu nome. Após 6 meses casei, gostaria de saber se de alguma forma posso utilizar o FGTS da minha esposa para amortizar a divida do financiamento?

    • Olá Laércio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      A explicação está no vídeo!
      Depende do regime de bens adotado no casamento.
      Se Comunhão Universal de bens basta averbar a Certidão de Casamento e pacto antenupcial junto a matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis e apresentar os documentos ao banco.
      Agora, se foi Comunhão Parcial de bens, o imóvel é somente seu! Para utilizar o FGTS sua esposa deverá adquirir parte ideal do imóvel.
      Primeiro passo é obter a aceitação da negociação com o banco.
      Haverão custos: ITBI, registro no cartório de imóveis e tarifa do Banco. Compensa?

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      Inclusão de cônjuge no financiamento

      Equipe Click Habitação

  6. boa tarde, comprei um ap da cdhu (em SP) e, para quitá-lo usei o fgts; agora quero comprar um imóvel (itanhaém – sp) ew gostaria de saber se posso usar o fgts para entrada e/ou se posso usá-lo para amortizar, assim que assinar o financiamento, grato.

    • Olá Dirlei

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O uso do FGTS na habitação é para moradia. Você mora ou trabalha em Itanhaém?
      Se sim, não haverá problemas.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?
      Verifique com o Banco que pretende financiar.

      Equipe Click Habitação

  7. Olá, amigos!
    Tudo bem?

    Hoje fui informado por um Correspondente Caixa de que os recursos para o financiamento na modalidade Pro-Cotista passaram a estar “limitados”, segundo comunicado da Caixa para os correspondentes; Essa informação procede? Pretendo financiar um imovel nessa modalidade, pois me enquadro em todos os pontos deste, mas agora fiquei com receio de não ser liberado na hora da assinatura do contrato etc.

    Podem me ajudar?
    Obrigado!

    • Olá Ciro

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Conforme a troca de mensagens no Facebook lembramos que o Programa Pró-Cotista tem orçamento restrito, dividido por valor de operação e por região. Assim, deve agir rápido para conseguir verba disponível.
      Lembramos que o BB, também, opera no Programa.

      Equipe Click Habitação

  8. Ola Boa tarde, moro com meu marido mas não somos casados no papel , posso utiizar meu fgts inativo na casa do mesmo jeito ? o valor que tenho não é muito mas como estamos comprando algumas coisas será que teria como eu abater em umas 3 ou 4 parcelas somente ?

    obrigada!

    • Olá Keity,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Se você não faz parte do financiamento habitacional, não poderá usar o FGTS.
      Porém se o FGTS de contas inativas em que você tem saldo na conta vinculada estiver na regra de resgate, basta tirar o valor conforme cronograma estabelecido pela CAIXA e pagar em espécie.

      Equipe Click Habitação

  9. gostaria de vender meu apartamento ja paguei 30 mil fatam 63mil posso vender por 40 mil e passar as prestacoes adiante.

    • Olá Grace

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que poderá efetivar a transferência do financiamento para um novo comprador, sem problemas.
      Veja no artigo:
      Transferência de financiamento habitacional

      A diferença entre o preço de venda (imóvel) e o saldo devedor do financiamento poderá ficar com você.

      Equipe Click Habitação

  10. Boa noite, tenho um financiamento pela caixa e estou com três prestações em atraso, fui até a caixa para fazer um PPP, não consegui e me foi informado que na minha declaração de imposto de renda o endereço do imóvel deve contar na mesma como moradia, não moro no imóvel e sim minha minha ex esposa mais continuo pagando o financiamento, confere a informação do atendente? O financiamento está em meu nome, tenho o valor no meu fgts e não consigo usar de nenhuma forma?
    Obrigado

    • Olá Ailton

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o enquadramento do uso do FGTS é no momento da contratação, assim se houve o enquadramento para uso do FGTS neste financiamento você não precisa necessariamente morar no mesmo imóvel durante todo o financiamento.
      Se já utilizou FGTS durante o financiamento o seu pedido de uso do FGTS para PPP poderá ser efetivada por telefone:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.
      Tenha os dados de sua conta vinculada em mãos.

      Equipe Click Habitação

  11. Boa tarde!
    Em 2010 estava solteira e financiei um imóvel pela caixa que ainda não está quitado não usei FGTS pois sou funcionária pública. Recentemente fiz um contrato de união estável (regime parcial de bens) com meu noivo e queremos financiar uma casa juntos, a dúvida é se o FGTS do meu noivo pode ser utilizado como parte do pagamento desse novo imóvel?

    • Olá Marilia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click habitação.

      Esclarecemos que se ele atender as condições de uso poderá utilizar o FGTS na nova compra, considerando o regime de bens escolhido.
      Veja detalhes no artigo:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?

      Equipe Click Habitação

  12. Solicito saber onde obter o Termo de Quitação de habitação, contrato nº 1.1334.1001.238-8, findo em 24-09-2016?
    Att
    Maria Tereza Navarro Neiva, esposa de José João Soares Neiva Neto.

    • Olá Maria Tereza

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que deve se dirigir a agência de origem do contrato.
      Em caso de dúvida ou de não saber procure qualquer agência do banco e peça para identificar.

      Equipe Click Habitação

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Please enter your comment!
Please enter your name here