Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?

Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?

4174
Fonte: Click Habitação
COMPARTILHAR

O uso do FGTS é uma das prerrogativas mais relevantes na compra da casa própria, veja os detalhes  de quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento

Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamentoA utilização do FGTS na aquisição de moradia própria e demais modalidades são previstas na legislação do FGTS e do SFH. As Resoluções do Conselho Curador do FGTS norteiam as disposições normativas definidas para a utilização do FGTS na aquisição de moradia própria e demais modalidades.

Todas as modalidades previstas na legislação para utilização de FGTS na moradia própria devem ser intermediadas por Agente Financeiro do SFH.

As Administradoras de Consórcios poderão intermediar operações de liquidação, amortização ou abatimento de prestação de financiamento habitacional.

De quanto em quanto tempo posso usar FGTS?

Interstício (Intervalo) para utilização do FGTS

Para cada tipo de utilização existe um intervalo (interstício) mínimo para nova utilização. Mas, este intervalo vale na mesma modalidade de uso, ou seja, se você utilizar o FGTS na aquisição pode de imediato após o registro do Cartório de Registro de Imóveis utilizar para amortizar o saldo ou para pagamento de parte da prestação.

Esclarecemos que os prazos de intervalo (interstício) entre os tipos de utilização não se misturam:

1) na aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel;

Ou seja, a restrição de uso do FGTS a cada 3 anos é para o imóvel.

2) na amortização – se usou na entrada pode usar de imediato para amortização do financiamento, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos.

Ou seja, a restrição de uso do FGTS para amortização é para o mesmo trabalhador a cada 2 anos.

3) para pagamento de parte de prestação – se usou na entrada e até para amortizar o saldo devedor poderá utilizar normalmente, podendo renovar a cada 12 meses.

Pode Utilizar para pagamento de até 80% do valor do encargo mensal, dependendo do valor do saldo de sua conta vinculada do FGTS.

FGTS Intervalo entre operacoes - Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?Veja os detalhes de cada modalidade abaixo:

Quando posso usar FGTS na aquisição ou construção?

Para utilização o imóvel transacionado não pode ter sido objeto de utilização do FGTS há menos de 03 anos, conforme exemplo e detalhes:

  • Imóvel adquirido com uso do FGTS em 30 de novembro de 2013 somente pode ser adquirido com uso FGTS após 30 de novembro de 2016.
  • Não é exigida a comprovação de que o imóvel não foi adquirido com recursos da conta vinculada do trabalhador quando se tratar de primeira aquisição do bem, verificado na matrícula do imóvel.
  • Em caso de uso de FGTS para nova aquisição de imóvel construído com recursos da conta vinculada do trabalhador, o interstício de 3 anos deve ser contado a partir da data do registro do contrato/escritura de compra e venda do bem com uso do saldo FGTS do trabalhador no Cartório de Registro de Imóveis.

Veja as condições de uso do FGTS para aquisição:

Como usar FGTS na compra de imóveis?

Usar FGTS para amortizar financiamento ou FGTS para quitação do financiamento

Esclarecemos que não há limite do número de utilizações de FGTS para amortização durante a vigência do contrato, apenas deverá ser respeitado o intervalo abaixo descrito.

Para utilização do FGTS para amortizar ou liquidar o saldo devedor do financiamento o interstício (FGTS intervalo mínimo) é de 02 anos, contados a partir da data da última amortização/liquidação procedida pelo mesmo trabalhador.

  • Esse interstício (intervalo) diz respeito à utilização por um mesmo trabalhador, podendo o coobrigado do financiamento amortizado há menos de dois anos utilizar seu FGTS para nova amortização/liquidação do mesmo financiamento, desde que atenda aos demais requisitos para a modalidade.
  • Considera-se ano o período de doze meses contados do dia e mês do início da utilização ao dia e mês correspondente do ano seguinte.
  • Quando no ano ou mês do vencimento não houver o dia correspondente ao do início do prazo, este findará no primeiro dia subsequente.

Veja também:

Amortização extraordinária de saldo devedor

Como usar FGTS no pagamento de parte das prestações?

Lembramos que não existe modalidade de uso do FGTS para pagamento integral da prestação, somente parte da prestação, limitada a 80% do encargo mensal.

Para este tipo de utilização não existe um intervalo mínimo, pode-se utilizar findada a utilização anterior.

Cada utilização é por 12 meses, sendo limitada ao prazo remanescente do contrato, podendo utilizar para até 3 prestações em atraso.

Veja mais:

FGTS para Pagamento de Parte de Prestação (PPP)

Para verificar as possibilidades de uso do FGTS dos compradores já possuidores de imóveis de sua propriedade existem regras específicas.

Veja o Vídeo: FGTS no financiamento – Qual o Intervalo nas Utilizações

Sugerimos a leitura dos detalhes no artigo:

Uso do FGTS e a propriedade de Imóveis

Gilberto Ribeiro de Melo

Especialista no Crédito Imobiliário

Atualizado em 14/02/16

626 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Moro no Rio de Janeiro e pretendo comprar uma casa em Teresópolis. Gostaria de saber se realmente o FGTS não pode ser utilizado como entrada nessa situação (por ser outro município e não limítrofe) e se, caso eu faça o financiamento sem uso do FGTS na entrada, eu posso utilizá-lo imediatamente após para amortização do saldo devedor.

    • Olá Daniel

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que existem diversas regras para uso do FGTS, as principais o financiamento deve ser no SFH e deve ser para moradia própria.

      Localização do Imóvel
      O imóvel deve localizar-se:
      a) no mesmo município onde o trabalhador exerça sua ocupação laboral principal, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana; ou
      b) no mesmo município onde o trabalhador comprove a sua residência há mais de um ano, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana.

      Veja as condições para compra com uso do FGTS no artigo:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?

      Equipe Click Habitação

  2. Bom dia!

    Meu financiamento começa agora em Dezembro, e me informaram que só posso usar FGTS para quitação de parte das prestações após 12 meses do início do financiamento. Está correto isso ou eu já posso usar nas primeiras prestações?

    • Olá Danilo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que conforme consta no artigo você pode utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação logo após o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.
      Não precisa esperar 12 meses.
      Os tipos de utilização não se misturam.
      Procure seu banco.

      Veja detalhes no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  3. Comprei meu sobrado há 2 anos e 7 meses.
    Usei o que eu tinha no FGTS para ajudar na entrada da compra. Agora quero usar para amortizar o saldo devedor, e pelo que vi pelos pagamentos, devo quitar o imovel daqui a um ano com o FGTS.
    Isto é possivel?

    Muito obrigado,

    • Olá Lawrence

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que conforme consta no artigo se utilizar o FGTS para amortização deverá esperar 2 anos para nova utilização.
      Lembramos que a quitação é a amortização total da dívida, para fins de FGTS é a mesma modalidade.

      O que poderá utilizar será para pagamento de parte da prestação.

      Equipe Click Habitação

  4. Olá, comprei um imóvel e usei FGTS de entrada e também para amortização há 2 anos. Porém agora, mudei de cidade. Posso continuar amortizando esse imóvel mesmo morando e trabalhando em outra cidade?

    • Olá Lilian

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o financiamento foi regularmente concedido no SFH poderá continuar a utilizar o FGTS no primeiro financiamento.

      Equipe Click Habitação

  5. Boa tarde.
    Fechamos a compra do nosso imóvel em fev/15 e o prcesso de recebimento das chaves e financiamento foi finalizado dia 10/11/16. Infelizmente não foi possível usar o FGTS porque o imóvel foi avaliado pela CEF em R$ 800 mil em out/16, e com isso não entramos no financiamento pró-cotista (sendo que minha esposa é funcionária pública), e o contrato foi feito no SFI (por ter o valor acima do máximo exigido para utilização do FGTS). Porém, ontem vi que o valor máximo de avaliação dos imóveis em São Paulo para se utilizar o FGTS, foi alterado para R$ 950 mil. A minha dúvida é a seguinte, eu e minha esposa podemos solicitar a utilização do FGTS para amortização do saldo devedor? E também posso reivindicar a alteração do contrato para o SFH, pedindo inclusive que sejamos incluídos na forma de pró-cotista? Pois para o pró-cotista, as taxas de juros são bem menores e atraentes. Lembrando que o contrato de financiamento foi assinado com a CEF no dia 21/10/16. Fico muito agradecido se puder me ajudar. Obrigado.

    • Olá Mozart

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que existe a transposição de FORA do SFH para o SFH. Veja no artigo:
      Transferência de Financiamento para o SFH e Uso FGTS

      Verifique daqui alguns dias a aceitabilidade do banco em efetivar a transposição de sistema.

      Não será possível enquadrar no Programa Pró-Cotista, pois a fonte de recursos é outra, mas poderá ser enquadrado no SFH-SBPE.

      Equipe Click Habitação

  6. olá,
    eu e meu esposo fizemos financiamento da nossa casa em junho e ele usou o seu FGTS para dar entrada no valor da casa, agora eu quero usar o meu FGTS para abater parte da parcela. De acordo com as informações eu posso fazer sem esperar nenhum prazo, correto?

    • Olá Vanessa

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se o financiamento é no SFH e ele atende as condições de uso do FGTS poderá utilizar após o registro do contrato para: amortizar ou para pagamento de parte da prestação.

      Equipe Click Habitação

  7. Boa tarde,
    gostaria de uma informação para amortização do saldo devedor do financiamento:
    Na compra do imóvel usei o FGTS e faz 1 ano que usei novamente para amortizar, gostaria de saber se só depois de 2 anos que posso amortizar, ou seja tenho que esperar mais um ano?

    • Olá Magda

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que o intervalo para nova amortização é de 2 anos contados a partir da última amortização.
      Assim, poderá amortizar novamente daqui a 1 ano.

      Você poderá utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação e economizar valores que poderão ser revertidos para amortizar a dívida ou para reservas financeiras ou compra de outros bens. Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  8. Bom dia

    Comprei um imovel no minha casa minha vida e o meu FGTS foi utilizado pela Caixa Econômica no financiamento, faz dois anos e ainda estou pagando para construtora, posso usar meu FGTS novamente? e posso usar para pagar a Construtora? tenho ainda uma anual para o dia da entrega das chaves, com a caixa só entro no financiamento na entrega das chaves daqui alguns meses.

    obrigada

    • Olá Cinthia

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se você já financiou o imóvel com um Banco, somente poderá utilizar o FGTS para amortizar o financiamento e não mais para pagar a construtora.
      A utilização para amortização será possível após o término da construção do imóvel e averbação do término da obra na matrícula do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

      Equipe Click Habitação

  9. Olá, boa noite..

    comprei um imovel junto a caixa na modalidade mcmv e utilizei o fgts como parte de entrada, porém ficou um pequeno saldo e hoje, 11 meses depois já foi depositado mais uma quantia, já posso utilizar para amortizar o saldo devedor? ou alguma outra finalidade?

    • Olá Kelvin,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Sim, você pode usar o FGTS para amortizar a dívida, seja por redução do prazo ou encargo ou pode usar para pagamento de parte de prestação.
      Veja o quadro de intervalo do uso do FGTS:
      null

      Se você não tem dificuldades em pagar a prestação, sugerimos amortizar a dívida com redução do prazo.
      Saiba mais no artigo As vantagens de amortizar com redução do prazo.As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Caso seja de seu interesse veja também o artigo FGTS para Pagamento de Parte de Prestação.FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  10. Boa tarde
    Comprei um apartamento utilizando o FGTS como parte do pagamento há 3 anos, neste intervalo comprei uma casa em outra cidade também financiado pela Caixa, no entanto, sem usar o fundo de garantia. Os dois financiamentos estão ativos. Pergunto, posso usar novamente o FGTS para reduzir o valor do saldo devedor o primeiro financiamento? O segundo imóvel foi comprado há 18 meses, como mencionado, em outra cidade.

    • Olá Clóvis

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o primeiro financiamento foi regularmente concedido no SFH não há óbice a continuar a utilizar o FGTS nele.

      No segundo somente após a quitação do primeiro e se for na mesma região metropolitana somente após a venda do primeiro imóvel.
      Veja no artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  11. Fiz um financiamento junto ao Banco do Brasil através da modalidade Pro-cotista, onde ainda começarei a pagar as parcelas. Nunca usei o meu FGTS e gostaria de
    quitar todo o financiamento. A informação que tenho, é posso realizar este procedimento no segundo mês do financiamento. Procede esta informação? Fiz o financiamento já com este objetivo. Obrigada.

    • Olá Laiz

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a utilização do FGTS no financiamento para amortização ou pagamento de parte da prestação é possível após o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.

      Equipe Click Habitação

  12. Boa tarde,

    Gostaria de saber se ao utilizar o FGTS para PPP, posso no mês seguinte utilizá-lo para amortizar com o saldo restante? A ideia é repetir esse ciclo a cada 12 meses para PPP e a cada 2 anos para amortização e pagar todo meu saldo devedor utilizando o máximo possível meu FGTS. É possível?

    Obrigado!

    • Olá Carlos

      Boa Noite!

      Esclarecemos que se houver saldo na conta vinculada do FGTS poderá utilizar na modalidade de pagamento de parte da prestação, sem problemas.
      Será uma boa estratégia.

      Equipe Click Habitação

  13. Bom dia Gilberto!
    Gostaria de tirar uma duvida! Fiz um financiamento em 2014 em parceria com meu irmão na cidade onde eu Não resido. No ano passado fiz um outro apenas no meu nome na cidade onde resido e trabalho. Em nenhum dos dois casos foi usado o meu FGTS. Existe a possibilidade agora do uso dele em algum dos dois financiamentos? Sendo pra quitar ou amortizar? Obrigada

    • Olá Amanda,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Para o 2º financiamento, não há possibilidade de uso pois uma das regras que impedem é:

      – Não ser titular de financiamento ativo no âmbito do SFH, localizado em qualquer parte do território nacional;

      Com relação ao 1º financiamento, você deve atender ao seguinte requisito, para poder usar:

      – Estar localizado no município onde o comprador exerce o seu trabalho principal, incluindo os municípios limítrofes ou na região metropolitana, ou no município em que o comprador comprove residir há pelo menos um ano;

      Para saber das condições de uso, leia o artigo: Posso usar FGTS na compra de imóvel?

      Posso usar FGTS na compra de imóvel?

      Equipe Click Habitação

  14. Bom dia!

    Por favor, esclareça uma enorme dúvida, comprei um imóvel financiado antes de casar, depois que me casei adquiri outro na mesma cidade também financiado. Posso utilizar o FGTS para abater as parcelas do primeiro imóvel adquirido?? Observação: Moro no primeiro imóvel adquirido.

    • Olá Micheli

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o primeiro financiamento foi regularmente concedido no SFH e você mora nele não há restrição de uso neste imóvel, desde atenda as condições de uso.
      No segundo, somente após alienar o primeiro imóvel e se atender as demais condições de uso do FGTS.

      Veja no artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  15. Eu possuo uma casa quitada no município em que resido e trabalho, porém agora resolvi me mudar e estou financiando um apartamento também no mesmo local. Caso eu venda a minha casa quitada, assim que ela sair do meu nome, posso usar o FGTS para amortizar a dívida do apartamento? Ou seja, sei que não posso usar na ENTRADA, pois já possuo imóvel no município, mas ao me desfazer dele, posso usar para amortizar o financiamento do apartamento? Obrigado.

    • Olá Delpho

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se vender o imóvel impeditivo para uso do FGTS e atender as demais quesitos não haverá óbice a usar no novo financiamento.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  16. Bom dia,
    Tenho um apartamento em que utilizei o FGTS junto com o Programa Minha Casa Minha Vida e já está quitado. Meu namorado tem um apartamento financiado em que utiliza o FGTS a cada 2 anos para ir quitando a dívida. Gostaria de saber se no caso de casarmos, ele ainda pode continuar utilizando o FGTS para abater a dívida ou se , pelo fato de estarmos casados e eu já ter um imóvel em meu nome a utilização do FGTS não seria mais possível.
    Obrigada!

    • Olá Viviane

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se os imóveis foram adquiridos antes do casamento, pertencem a cada um.
      Assim, se o casamento for no Regime de Comunhão parcial (o mais usual) nada mudaria e o seu futuro marido poderá continuar a utilizar o FGTS normalmente no seu financiamento.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      FGTS e o Regime de Casamento

      Equipe Click Habitação

  17. Bom dia.

    Utilizei o meu FGTS para abater o valor da prestação do meu financiamento por doze meses com inicio em abril de 2016 até abril de 2017 .
    Quando poderei utilizar novamente o FGTS para abater o valor das parcelas ?
    Esse prazo é para todos os bancos ou pode variar de instituição ?

    Obrigado.

    • Olá Carlos Eduardo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a utilização do FGTS para pagamento de parte da prestação pode ser renovado anualmente após o término da utilização por doze meses, assim pode efetivar o pedido normalmente.
      A regra é do Conselho Curador do FGTS e vale para todos os bancos.

      Veja detalhes no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  18. Olá, como vai?

    Minha dúvida é a seguinte, utilizei meu FGTS em março de 2015, gostaria de saber se preciso aguardar o prazo de 2 anos para realizar a quitação? Ou como vou quitar posso utiliza-lo antes desse prazo?

    • Olá Cristiane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os intervalos de uso do FGTS não se misturam:
      – aquisição (entrada)
      – amortização/quitação
      – pagamento de parte da prestação.

      Se utilizou o FGTS como entrada poderá utilizar o FGTS para amortizar ou quitar.

      Mas se utilizou para amortizar terá que esperar o intervalo de 2 anos para nova utilização. O intervalo é para o mesmo trabalhador.
      A quitação nada mais é do que a amortização total do saldo devedor.

      Você poderá utilizar o pagamento de parte de prestação com FGTS, limitado a 80% do encargo.
      Nesta hipótese você transforma de certa forma o FGTS em dinheiro.
      O saldo utilizado do FGTS para pagamento de parte da prestação pode ser utilizado para quitação do saldo devedor.
      Você pode economizar o valor pago pelo FGTS na prestação para amortizar o saldo devedor e antecipar a quitação.

      Equipe Click Habitação

  19. Bom dia,
    Utilizei meu FGTS para entrada de um apartamento em 05/12/2014 pelo minha casa minha vida.
    Gostaria de saber se posso utilizar e quando para amortizar saldo devedor de um consorcio de imovel.

    • Olá Taina

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que para utilizar o FGTS como entrada de novo imóvel, seja em que tipo for, somente será possível após a quitação do financiamento.
      Ou seja não pode ter outro financiamento ativo no SFH.
      Lembramos que o FGTS é para moradia própria. Neste caso utilize o FGTS para amortizar o financiamento ativo.

      Por outro lado, mesmo depois de quitado o financiamento, se o imóvel que se pretende adquirir for na mesma região metropolitana do primeiro imóvel, somente após a venda do primeiro poderá ser utilizado na compra do segundo.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?

      Equipe Click Habitação

  20. Bom dia, tenho dois contratos SFH feitos em 2012, dei entrada na documentação este mês para quitar um desses contratos, fui informado que pela mudança das normas do FGTS, não conseguirei usar o mesmo porque não encontra mais a exceção na norma que permite usa=lo.

    • Olá Marco

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Estranha a colocação.

      No nosso entendimento o primeiro financiamento no SFH, desde efetivado nas normas não haveria óbice a utilização do FGTS,

      Veja no artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Orientamos a questionar ao banco para informar qual regra foi implementada e qual o fato que impede o uso do FGTS.

      Equipe Click Habitação

  21. Boa tarde

    amortizei na redução de prazo o meu FGTS em julho, agora posso usar o FGTS do meu marido para quitar o imóvel ?

    Grata

    • Olá Daniela

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o intervalo de 2 anos para nova utilização é para o mesmo trabalhador.
      Assim, se seu marido participa do contrato e não tenha utilizado nos últimos 2 anos o FGTS para amortizar/quitar poderá usar.

      Equipe Click Habitação

    • Boa noite, fui na caixa pra saber se poderia usar meu FGTS preso para abater parcelas até o final do ano, a mesma me informou que poderia, porém esse abatimento de parcelas não iria descontar do saldo devedor, fiquei sem entender! Gostaria de saber se isso é possível mesmo? O meu financiamento é do minha casa minha vida.

    • Olá Raul

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que muitas vezes a forma de falar o que você pode gerar confusão.
      Basicamente temos 2 formas de utilizar o FGTS na fase de retorno:
      – Amortizar o saldo devedor
      – Pagamento de parte da prestação – PPP

      Muitas pessoas querem fazer o PPP e falam “amortizar” parcelas e daí gera confusão.
      Outras querem amortizar o saldo e falam “abater parcelas”.

      Pagamento de parte da prestação com FGTS:
      Você poderá sim! Somente que é limitado a 80% do encargo mensal e deve ser efetivado por 12 meses. Veja detalhes no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação
      Neste caso não amortiza o saldo devedor, é utilizado para pagar parte da prestação.

      A amortização do saldo devedor pode ser efetivada de 2 maneiras:
      – Redução do prazo do financiamento
      – Redução da prestação.
      Veja detalhes no artigo:
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Verifique exatamente o que você pretende fazer e procure novamente a agência.

      Equipe Click Habitação

  22. Boa noite,

    Comprei um apartamento e quero usar meu FGTS para amortização, mas o antigo proprietário usou o FGTS dele em dezembro de 2015….

    A Caixa vai liberar meu FGTS somente em dezembro de 2017 ou a qualquer momento que eu solicitar?

    Obrigada.

    • Olá Leonardo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS na fase de retorno do financiamento é possível de ser efetivado após o registro do contrato no Cartório de Imóveis.

      O intervalo para amortização é para o mesmo trabalhador (2 anos), se você não usou nos últimos 2 anos poderá utilizar de imediato.

      Equipe Click Habitação

  23. Boa noite!
    Utilizei o FGTS para aquisição do meu imovel com financiamento pela CEF em 2009. De lá pra cá, fiz duas amortizações e pretendo fazer a 3ª em dezembro deste ano, quando quitarei o financiamento. Em dezembro, o saldo do FGTS talvez esteja um pouco acima do necessário para a quitação. Neste caso, é possível utilizar somente o valor necessário para quitar? O saldo restante permanece na conta do FGTS? Ou corro risco de perder este resíduo?
    Obrigado.

    • Olá Eduardo

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS para quitação da dívida está limitado ao valor da dívida, assim o que sobrar vai permanecer em sua conta vinculada do FGTS.
      Não se preocupe com isso.

      Equipe Click Habitação

  24. Bom dia,

    Comprei um imóvel, e o proprietário fez o seguinte uso do FGTS:

    Usou para entrada em janeiro/2014
    E usou para amortizar em dezembro/2015

    Quando posso utilizar meu FGTS? Irei usar para amortizar esse imóvel.

    Obrigada,

    Att,

    Karla.

    • Olá Karla

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se financiou o imóvel no SFH logo após o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis poderá utilizar o FGTS para amortizar o saldo devedor ou para pagamento de parte da prestação.

      Na fase de retorno do financiamento o intervalo de uso na amortização para o trabalhador. Assim, se você não utilizou nos últimos 2 anos poderá utilizar normalmente após o registro do contrato.

      Equipe Click Habitação

  25. BOA TARDE
    TENHO UM IMOVEL FINANCIADO E ESTAVA DIMINUINDO OS VALORES DAS PRESTAÇÕES A CADA DOIS ANOS,USEI O FGTS EM JUNHO,POSSO UTILIZAR AGORA PARA DIMINUIR A QUANTIDADE DAS PRESTAÇÕES?

    • Olá Reniery

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a modalidade de amortização com FGTS inclui 3 hipóteses de uso: amortização para redução da prestação, para redução do prazo e amortização total (quitação) da dívida.

      Assim, você terá que esperar o prazo de 2 anos para utilização para amortização para quais das formas a serem utilizadas.

      Agora, você poderá utilizar o FGTS para pagamento de parte de prestação:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Nesta modalidade você pode utilizar para pagar até 80% do valor do encargo mensal. Poderá guardar o valor, aplicar ou efetivar amortização do saldo devedor. Você transforma o seu FGTS em dinheiro disponível, pois você deixará de pagar em dinheiro parte do valor da prestação.

      Equipe Click Habitação

  26. Bom dia!

    Casei em comunhão parcial de bens, comprei o apartamento (utilizando o FGTS) antes de casar, e agora gostaria de utilizar o FGTS da minha esposa, é possível? Recentemente eu fiz a Averbação com a certidão de casamento ao contrato.
    Obrigado vocês são show de bola !

    • Olá Hudson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que conforme as informações repassadas o imóvel pertence somente a você.
      Assim, para sua esposa possa utilizar o FGTS deveria ter casado com regime de Comunhão Universal de Bens com pacto antenupcial incluindo o imóvel financiado como propriedade comum.
      Outra hipótese é aquisição de parte ideal do imóvel. Veja no artigo:
      Inclusão de cônjuge no financiamento

      A primeira coisa a ser obtida é anuência do Banco.
      Haverão custos com: ITBI, registro do contrato e tarifa de contratação com o Banco. Avalie se o custo benefício compensa.

      Equipe Click Habitação

  27. Boa noite
    Realizei compra de imóvel pelo SFI, pois seu valor não permitiu o uso do FGTS. O apartamento não está quitado. Pretendo adquirir outro imóvel utilizando o FGTS. É possível? Quais são as regras?

    • Olá Mozart

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que poderá adquirir desde atenda as condições de uso.
      Em especial que enquanto tiver o imóvel atual o novo imóvel deverá ser região metropolitana diferente.
      O uso do FGTS para habitação deve ser para moradia própria.
      Veja detalhes nos artigos:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  28. Boa tarde, Gilberto.
    Preciso, muito, de sua orientação.
    Há mais de 10 anos, eu (coobrigado) e minha mãe contratamos um financiamento junto à CEF para construir um imóvel. Depois de algum tempo, próximo a 02 anos, morando nesse imóvel, foi preciso um fôlego no orçamento familiar. Para tal, utilizei o meu FGTS para reduzir a parcela do financiamento.
    Hoje, em outra cidade, outro emprego, casado, estou finalizando a construção da minha casa, também financiado pela CEF (modalidade SBPE – não sei qual era a modalidade do 1º financiamento). Três meses atrás, consultei a CEF para saber se eu poderia utilizar o meu FGTS para a mesma situação: reduzir a parcela do financiamento, para eu poder ampliar o projeto inicial, ou seja, mais um banheiro e um quarto. Pedi para analisarem a minha situação.
    Me responderam, com registro por e-mail, que eu poderia utilizá-lo. Então, “toquei o barco” e assumi compromissos financeiras com a referida ampliação.
    Ontem, na CEF, dando entrada no uso do FGTS, a funcionário argumentou que eu não poderia utilizar o FGTS, devido tratar-se de segundo imóvel financiado, e que essa opção é permitida somente para o primeiro imóvel financiado. Quase cai da cadeira, porquê havia me certificado.
    Enfim, há possibilidade de eu utilizar o FGTS, ou não, para 2º imóvel financiado?
    Muito obrigado.

  29. Tenho um imóvel hoje financiado pelo SFH no qual já utilizei o FGTS para amortizar as parcelas. Por necessidades de trabalho tive que me mudar para outro estado. Como já tenho um imóvel financiado pelo SFH não posso utilizar agora o FGTS para uma compra de um outro imóvel na minha nova cidade. A pergunta é: Se financiar um imóvel agora sem utilizar o FGTS, poderei utilizar o FGTS no futuro para amortização quando vier a quitar o primeiro financiamento? Existe alguma restrição de tipo de financiamento para a utilização do FGTS como amortização no meu cenário atual?

  30. Bom dia,

    Usei em 2015/2016 o FGTS para abatimento parcial das parcelas de financiamento, agora em outubro vendi meu imóvel, posso usar o FGTS para comprar um novo imóvel? a última vez que usei para aquisição foi em 2011, porém a correspondente está dizendo que o fato de eu ter usado o FGTS para amortizar me impede de usar para comprar um imóvel novo, procede?

    • Olá Diego

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que o Correspondente está equivocado.
      O uso do FGTS para aquisição tem intervalo de uso de 3 anos para o mesmo imóvel.
      Assim, se vai comprar um imóvel novo, você poderá utilizar o FGTS normalmente.
      Se for um imóvel usado, o imóvel não poderá ter sido objeto de uso do FGTS na aquisição (entrada) nos últimos 3 anos.

      Equipe Click Habitação

  31. Olá, comprei um imóvel em 2013 e utilizei o FGTS para dar entrada. Em fevereiro de 2016 usei o FGTS para pagar até 80% das 12 parcelas subsequentes. Quando poderei utilizar novamente para quitar parte da dívida, fev/17 ou apenas fev/18?

    • Olá Susi

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que conforme consta no artigo e no gráfico os intervalos são independentes.
      Assim, você poderá pleitear o uso do FGTS para amortização de imediato.
      E posteriormente a cada 2 anos.

      Equipe Click Habitação

  32. Boa Tarde,
    Tenho um imóvel financiado pela Caixa o qual a cada 12 meses utilizo meu FGTS para pagar 80% das prestações (já o fiz 2 vezes). O saldo do FGTS hoje é de R$40.000,00. Posso utilizar hoje R$30.000,00 para amortizar o imóvel e os R$10.000,00 restante para pagar os 80% das prestações (em março 2017) ou preciso esperar o prazo de carência de 2 anos?
    Parabéns pelo site!
    Obrigado!

    • Olá Juliano

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os tipos de utilização, conforme consta no artigo são independentes e tem intervalos independentes.
      Assim, você pode utilizar para amortizar e para pagamento de parte da prestação.

      E você poderá pedir a utilização por telefone:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.
      Veja no artigo os serviços que podem ser efetivados por telefone:
      Contrato CAIXA Financiamento Habitacional

      Equipe Click Habitação

  33. Olá, boa noite.

    Em outubro de 2012 adquiri um apartamento através da CEF e utilizei meu FGTS para entrada, em agosto de 2015 utilizei novamente meu FGTS para amortização do saldo devedor. Possuo agora saldo suficiente na conta do FGTS para quitação da dívida. Pergunta, visto que amortizei em agosto de 2015, preciso esperar até agosto de 2017 para efetuar a quitação?

    Desde já agradeço.

    • Olá Thiago

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o intervalo de amortização/quitação é conjunto, pois a quitação nada mais é de amortização total da dívida. Assim, deverá aguardar até ago/17.

      Você poderá utilizar neste intervalo o FGTS para pagamento de parte da prestação. Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Você poderá economizar o valor do encargo mensal para um investimento ou até para amortizar o saldo devedor.
      E em seguida poderá utilizar o saldo do FGTS disponível para ajudar a quitar o financiamento.
      É uma alternativa de uso do FGTS indireto para quitação antes do cumprimento do intervalo de 2 anos.

      Como você já utilizou FGTS no contrato você pode pedir o uso do FGTS na para pagamento de parte da prestação pelo telefone:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.
      Veja os serviços disponíveis por telefone no artigo:
      Contrato CAIXA Financiamento Habitacional

      Equipe Click Habitação

  34. Boa tarde, parabenizo pelas excelentes explicações;
    Minha dúvida é a seguinte: em 2008, adquiri um imóvel usado financiado pela CEF fazendo uso de meu fgts como entrada na região metropolitana de Belém, este imóvel já foi vendido em 2010, em 2011 adquirimos (eu e esposa) um imóvel financiado pela CEF sem uso de fgts, apenas amortização dos valores com uso do fgts de minha esposa em 2014, queremos financiar outro imóvel (novo)na mesma região, já dei entrada na nossa documentação junto a CEF para análise, a funcionária já deu retorno dizendo que está tudo Ok, independente de já termos um imóvel financiado pois a somatória de nossa renda nos dá margem para outro financiamento, porém perguntei se poderia usar meu fgts como entrada para aquisição deste imóvel novo a mesma informou que eu não poderia usá-lo pois já usei uma vez, porém pelo que entendi posso usar como entrada pois a primeira vez que usei foi em 2008, procede a informação da funcionária da instituição bancária?

    • Olá Alex

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Pelo que relatou você tem um financiamento ativo no SFH, pois usou FGTS de sua esposa e quer adquirir outro imóvel na mesma região metropolitana com uso do FGTS.

      Bem existem 2 impedimentos para uso do FGTS:
      – Tem financiamento ativo no SFH;
      – Tem imóvel na mesma região metropolitana que pretende adquirir.

      Assim, você poderá utilizar o FGTS após vender o imóvel atual.

      Sugerimos a leitura do artigos:
      Impedimentos uso do FGTS
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Você pode financiar se a renda permitir, mas o uso do FGTS apenas no primeiro financiamento ativo.

      Equipe Click Habitação

  35. Boa noite! A minha duvida e a seguinte comprei um imovel ha mais de dois ano e usei o fgts como entrada.. Agora quero usar o saldo para abater na divida porem meu financiamento foi no banco do brasil queria saber se as regras sao as mesmas e por onde eu começo o processo.

    • Olá Henrique

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que as regras são as mesmas e emanadas pelo Conselho Curador do FGTS e a Lei 8036.
      O contrato deverá ser obrigatoriamente no SFH.

      Para ver as condições básicas sugerimos o artigo:
      Dicas para gerir seu financiamento – Uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  36. Bom dia Prezados!

    Minha situação é a seguinte: Adquiri um sobrado com uso do FGTS em 2008 e financiamento pela Caixa; em Julho de 2015 fiz uso do FGTS para abater parte do valor da prestação e agora em Julho de 2016 fiz novamente o abatimento de parte da prestação e estou em andamento… o detalhe é que estou vendendo o imóvel, e desejo saber se além de utilizar na quitação o valor que não foi consumido como parte de prestação, consigo utilizar mais um pouco de FGTS que tenho parado; sendo assim diminuindo meu saldo devedor, e na sequência o novo comprador vai financiar pelo ITAÚ e deseja fazer uso do FGTS na compra… é possível?! Existe algum impedimento de eu utilizar como parte de prestação e na quitação e ele utilizar na compra?!
    Desde já agradeço muito!!!
    Atenciosamente
    Leandro Cordeiro

    • Olá Leandro

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que como está utilizando o FGTS na modalidade de pagamento de parte da prestação poderá utilizar o FGTS para amortização normalmente.
      O intervalo para uso na amortização é a cada 2 anos para o mesmo trabalhador.

      O Uso do FGTS na aquisição, conforme está descrito no artigo e no gráfico do artigo não tem relação com o uso do FGTS por você.
      O intervalo do uso do FGTS na aquisição é para o mesmo imóvel, ou seja como a data de compra é superior a 3 anos não haverá restrição de uso do FGTS para o novo comprador.

      Equipe Click Habitação

  37. Olá boa tarde, minha situação é.

    estou comprando um imóvel que foi adquirido em 2014 com FGTS, porem a 4 messes a atrás o proprietário utilizou para abater algumas parcelas.
    estou querendo comprar o apartamento agora, não vou utilizar o fgts na compra, porem assim que estiver concluído o financiamento e eu estiver já morando no apartamento gostaria de usar para abater as minhas parcelas, ai vem a pergunta!
    irei precisar aguardar algum prazo?

    • Olá Felipe

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o intervalo de uso do FGTS durante o financiamento é para o trabalhador.
      Assim, sendo você poderá pleitear o uso do FGTS logo após o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.

      Na amortização – o trabalhador pode utilizar o FGTS a cada 2 anos
      Pagamento de parte da prestação – o trabalhador pode utilizar o FGTS anualmente.

      Equipe Click Habitação

  38. Prezados, bom dia.

    Em 2010 minha mãe faleceu e no inventário consta que sou única herdeira do apartamento dela (imóvel quitado), no qual declaro no imposto de renda, porém, ainda não passei para meu nome.
    Em 2012 comprei meu primeiro imóvel com meu marido e financiamos pela caixa.
    Gostaria de saber se posso utilizar meu FGTS para amortizar meu financiamento?

    Muito obrigada!

    Michelle

    • Olá Michelle

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando que a aquisição por herança foi anterior a compra do imóvel financiado precisa verificar a localização dos imóveis.
      Se for na mesma região metropolitana você somente poderá utilizar após a venda do imóvel recebido em herança.
      Se for em outra região metropolitana poderá pleitear o uso, desde que atenda as condições de uso do FGTS.

      Veja as condições no artigo:
      Dicas para gerir seu financiamento – Uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  39. Olá!
    Usei o FGTS como entrada na compra do imóvel em 2006. Em Fevereiro 2015 utilizei para quitar o financiamento. Vou vender o apartamento e comprar outro. Posso utilizar o FGTS como entrada neste novo imóvel?

    • Olá Juliana

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que conforme consta no artigo os intervalos de uso do FGTS diferem de acordo com cada modalidade.

      Na aquisição (entrada) o intervalo (3 anos) é para o mesmo imóvel.
      Assim se for adquirir um imóvel novo poderá utilizar o FGTS normalmente. Se for um imóvel usado, poderá se a última utilização como entrada foi há mais de 3 anos.

      Já na fase de retorno do financiamento o intervalo é para o mesmo trabalhador.

      Equipe Click Habitação

  40. Olá, Gilberto.
    Tenho duas dúvidas: utilizei uma parte do FGTS para liquidar um arrendamento residencial pelo PAR em maio/2015 e no mês de novembro/2015 utilizei o restante para aquisição de outro imóvel num outro município onde resido atualmente. Posso utilizar meu saldo atual para antecipar parte do meu financiamento diminuindo valor de prestação quando completar 1 ano após a aquisição? Ou posso antecipar somente três prestações, por exemplo?

    • Olá Erlan

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que se o financiamento foi regularmente concedido no SFH e atende as condições de uso do FGTS na fase de retorno não vemos óbice para uso.

      Você poderia pleitear o uso do FGTS:
      * amortizar o saldo devedor para redução da prestação ou do prazo do financiamento ou
      * pagamento de parte da prestação

      Veja as condições de uso do artigo:
      Dicas para gerir seu financiamento – Uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  41. Oi pessoal,
    Comprei um apartamento com o beneficio Minha casa Minha vida e foi financiado pelo Banco do Brasil, usei o FGTS para dar entrada e gostaria de saber se posso usar novamente o FGTS para antecipar ou amortizar parcialmente algumas parcelas?
    A compra foi em setembro 2014 e estarei recebendo o imóvel este mês, pois comprei n planta.

    • Olá Helka

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que após a averbação na matrícula do imóvel do término de construção poderá pleitear o uso do FGTS para amortização/quitação da dívida.

      Equipe Click Habitação

  42. Boa noite!
    Tenho um financiamento de imóvel pelo programa Minha casa minha vida,onde utilizei meu FGTS como entrada.Hj quero financiar uma casa junto com meu noivo na msm cidade onde tenho o ap financiado.
    O meu noivo não pode usar o fgts dele se eu entrar para compor a renda?

    • Olá Gilmara,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      O seu noivo, se ele não possuir imóvel em seu nome poderá utilizar normalmente na aquisição do segundo imóvel, mesmo na mesma região metropolitana e mesmo você não vender o primeiro imóvel. Neste caso somente você está com impedimento.
      Atentar que o 2º financiamento não poderá se enquadrar no Minha Casa Minha Vida.
      Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
      FGTS e a propriedade de imóveis
      FGTS e o Regime de Casamento

      Equipe Click Habitação

  43. Boa tarde Prezados,
    Tenho duas perguntas a fazer:
    1º Tenho o financiamento da minha casa pela CAIXA ECONÔMICA, completam 2 anos agora em setembro, eu posso utilizar o meu FGTS para pagar por exemplo os próximos 12 meses e retornar apos isso o pagamento das demais parcelas?
    2º Se for solicitado a antecipação das parcelas, eu recebo desconto?

    Desde já muito obrigado.

    • Olá Alan

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em atenção ao seu questionamento podemos falar:
      Para utilizar o FGTS o financiamento deverá ser no SFH e atender as condições de uso.
      Veja detalhes no artigo:
      Dicas para gerir seu financiamento – Uso do FGTS

      Se atendidas as condições você poderá utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação, limitado a 80% do encargo mensal, durante 12 meses.
      Ou seja, nesta opção você continuará pagamento no mínimo de 20% do encargo mensal. Poderá renovar anualmente.
      Veja detalhes no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      No crédito imobiliário não existe antecipação de parcelas. O que existe é a amortização para redução do prazo de financiamento.
      Informamos que no financiamento habitacional não existe juros embutidos no saldo devedor, assim não há desconto a dar …
      Sugerimos a leitura do artigo:
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Equipe Click Habitação

  44. Bom dia,
    tenho um imóvel financiado pela Caixa junto com minha esposa.
    Há dois anos, usei meu fgts para amortizar o saldo. Esse ano, pretendemos utilizar o dela para fazer o mesmo.
    Gostaria de saber se eu também poderia utilizar o meu também de novo, sendo que já faz dois anos desde que o utilizamos. Ou terei que esperar dois anos a partir de agora para utilizar o meu?

    Obrigado.

    Abs,
    ricardo

    • Olá Ricardo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que o intervalo de uso para amortização é para cada trabalhador.
      Assim, se sua esposa não utilizou e o intervalo do seu uso já ultrapassou os 2 anos, vocês poderão utilizar conjuntamente o FGTS de cada um.

      Equipe Click Habitação

  45. Bom dia!
    Parabéns pelo site!
    Comprei um imóvel sem utilizar o fgts, porém, agora no mês de junho utilizei para amortizar 80% do valor das parcelos no prazo de um ano. Qd fui fazer liguei para CEF me informei, fui até a mesma perguntei duas vzs e me disseram q sim que a pessoa que fosse comprar poderia usar o fgts dela. Eu disse q estava a venda e td e eles afirmaram q sim. Porém , agora acabamos de ser informados q a pessoa não vai poder usar. Por favor pode me ajudar?

    • Olá Roberta,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que uma vez atendidas as condições de uso do FGTS não haveria óbice a utilização do FGTS na entrada do novo financiamento, considerando que você afirma que não utilizou o FGTS na entrada quando comprou o imóvel.
      Veja as condições de uso na aquisição:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?

      O fato de ter utilizado o FGTS para pagamento de parte de prestação não impede o uso do FGTS pelo comprador do imóvel. Os tipos de utilização são diferentes e tem intervalos distintos.

      Sugerimos abrir SAC no site do Banco e pedir para submeter a área técnica para avaliação e deliberação, provavelmente está ocorrendo algum equivoco.

      Equipe Click Habitação

  46. Boa noite!
    Tenho um imóvel que foi financiado pelo sistema FAR junto a Caixa Econômica Federal.
    Quitamos o imóvel com o FGTS em agosto de 2014. Estamos em negociação para a venda do mesmo, porém no correspondente bancário nos informaram que se o comprador for utilizar o FGTS só conseguimos concretizar o negócio após 3 anos.
    Estou em dúvida, pois quando fizemos a quitação, na agência da Caixa nos informaram que poderíamos utilizar o FGTS após 2 anos.
    Obrigada

    • Olá Ana Carolina

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que existem 3 tipos de utilização do FGTS na habitação, conforme descrevemos no artigo.

      Os tipos de intervalos de uso, que não se misturam entre si.

      Se você utilizou o FGTS para aquisição do imóvel há menos de 3 anos, o comprador não poderá utilizar o FGTS para aquisição (entrada), somente após 3 anos da sua utilização da entrada.
      Desta forma o FGTS na aquisição o intervalo é para o imóvel, ou seja, o mesmo imóvel somente pode ser adquirido com uso do FGTS após 3 anos da última utilização.

      Já no financiamento durante a fase de retorno para amortização o intervalo é para o mesmo trabalhador, ou seja, pode-se utilizar a cada 2 anos. Mas, se usou na aquisição (entrada) pode em seguida utilizar para amortização.
      Assim, o comprador do seu imóvel não pode usar o FGTS na entrada, mas poderá utilizar para amortizar, após o registro do contrato no Cartório de Imóveis.

      Sugerimos verificar o gráfico no artigo.

      Equipe Click Habitação

  47. Bom dia,
    Qual opção o cliente tem mais vantagens: amortizar saldo total ou diminuir a parcela por 12 meses?

    Entendo que se a parcela está pesada o mais viável seria amortizar por 12 meses, mas digamos que não seja esse o caso, em qual opção o consumidor ganha mais?

    Obrigado!

    • Olá Douglas

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a opção depende muito da situação financeira do cliente.
      Se houve perda de renda ou dificuldade momentânea para efetivar o pagamento dos encargos a melhor opção é utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação. Veja detalhes no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Agora, com relação ao aspecto financeiro sempre a melhor opção será a amortização para redução do prazo do financiamento. Veja no artigo:
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Equipe Click Habitação

  48. Parabéns pelo site, muito bom. A minha duvida é a seguinte eu financiei um imóvel novo já faz dois anos não usei meu fgts mais saquei ele a 3 anos e meio estou com saldo no fgts fiquei com uma parcelas ainda da entrada na imobiliária em aberto eu posso usar o meu fgts e abater algumas parcelas que tem de saldo no fgts pra eu terminar de quitar a entrada da imobiliária?

    • Olá Francisco

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que o uso do FGTS é somente possível no financiamento.
      Assim orientamos a utilizar o FGTS para amortizar a parcela ou para pagamento de parte da prestação do financiamento.

      O valor que sobrar do pagamento da parcela mensal utilize para quitar a outra dívida.

      Equipe Click Habitação

  49. A cada dois anos utilizo o meu FGTS para amortizar o saldo devedor do meu financiamento habitacional com a opção de diminuir o número de parcelas. A última vez que usei foi em fevereiro/2016, contudo agora em setembro/2016 a minha conta do FGTS já terá um saldo superior ao valor do débito total do meu financiamento. Assim, gostaria de saber se já posso solicitar a quitação mesmo tendo usado o FGTS para amortizar o saldo há menos de 2 anos.

    • Olá Carolina

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Infelizmente o uso do FGTS na amortização ou quitação são considerados a mesma modalidade, assim prevalece o intervalo de 2 anos, ou seja, somente a partir de fev/18 poderá utilizar novamente para amortizar/quitar.

      Mas, você tem uma alternativa para usar o FGTS:
      O FGTS para pagamento de parte da prestação, você poderá usar o valor para abater até 80% do valor do encargo mensal por doze meses.
      Veja no artigo:FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Para fins de quitação você poderá deduzir o valor do saldo do uso do FGTS para pagamento de parte de quitação.
      Assim, você poderia utilizar parte deste valor do FGTS.
      O valor economizado poderá ser utilizado para amortizar em dinheiro, sem restrição de prazo de uso e facilitar a quitação antecipada.
      O que acha da sugestão?

      Equipe Click Habitação

  50. Comprei um imóvel em 2010 com recursos do FGTS, em 2015 utilizei o FGTS para amortização, vendi o imóvel em Agosto/2016 e vou comprar um novo, posso utilizar o FGTS para entrada desse novo imóvel?

    • Olá Márcio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que conforme consta no artigo o FGTS tem 3 tipos de utilização e as regras de intervalo de uso não se misturam.

      Assim, o FGTS na entrada do financiamento o intervalo é para o imóvel. Como vai comprar um imóvel novo não há impedimento de utilizar o FGTS, se atendida as demais condições de uso.
      Veja o gráfico do artigo!!

      Já na fase de amortização do financiamento o intervalo é para o trabalhador.

      Equipe Click Habitação

  51. Bom dia.

    Em 2011 adquiri meu primeiro imóvel em MG onde residia e utilizei meu FGTS para financiá-lo pelo banco ITAÚ. No início de 2014 financiei um segundo imóvel pela CAIXA em outro estado onde resido atualmente, sem a utilização de FGTS. Hoje estou com dois financiamentos. Posso utilizar novamente FGTS em um dos imóveis para amortização/pagamento de parte da prestação?

    Grato.

    • Olá Emerson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o primeiro financiamento tiver sido concedido regularmente no SFH você poderá continuar a pleitear a utilizar o FGTS para amortização ou pagamento de parte da prestação, considerando que utilizou o FGTS na entrada do financiamento.

      No segundo somente, apenas após a alienação do primeiro imóvel e desde atenda as condições de uso do FGTS.

      Equipe Click Habitação

  52. Olá
    Usei meu FGTS como entrada em um imóvel a 3 anos atras.
    Apos 12 meses me divorciei e passei a casa para ex.
    Posso utilizar novamente o meu saldo atual para comprar uma nova casa para mim?

    • Olá Tiago,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que você fez a transferência parte ideal ou assunção de dívida para sua ex-esposa não haverá problema de utilizar novamente o FGTS.
      Transferência de financiamento habitacional
      Assunção de Dívida na separação com financiamento

      Mas, se não o fez, orientamos a fazê-lo, pois a dívida continuará no seu nome, existem formas de utilizar:
      Perda do Direito de residência por força de separação Judicial e extrajudicial
      É permitida a utilização do FGTS por trabalhador que tenha perdido o direito de residir em imóvel de sua propriedade por força de separação judicial, divórcio ou separação extrajudicial na forma da Lei 11.441/07, independente da fração ideal da propriedade a ele atribuída e da responsabilidade pelo pagamento de prestação do financiamento para aquisição do imóvel.
      A comprovação deve ser efetivada por:
      * “Carta de Sentença” da Separação Judicial, contendo a perda do direito de residência; ou
      * Certidão de casamento com averbação de divórcio ; ou
      * Escritura Pública de Divórcio realizada em Cartório; ou
      * Escritura Pública de Inventário e Partilha, no caso de separação extrajudicial, devidamente homologada pelo Juízo competente, na qual conste a perda do direito de residência em favor do ex-cônjuge ou de filho(s); ou
      * Formal de Partilha, em que conste a perda do direito de residência no imóvel por força da divisão de bens, quando a “Carta de Sentença” não mencionar a perda do direito de residência.

      Veja mais no artigo:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?

      Equipe Click Habitação

  53. Boa tarde,

    tenho um financiamento ha cinco anos, quando comprei utilizei o FGTS como entrada e no inicio desse ano comecei a usar o FGTS para pagar 80% da parcela, agora quero vender e o comprador quer usar o FGTS como entrada, é possível ?

    • Olá Bruna

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os tipos de utilização tem intervalos de uso diferentes e que não interferem entre si.

      Assim, na aquisição (entrada) a restrição de 3 anos é para o mesmo imóvel. Veja o quadro no artigo!
      No caso de imóvel novo não haverá restrição de uso do FGTS, desde sejam atendidas as condições de uso.
      Já se um imóvel usado, poderá utilizar se a compra anterior não utilizou FGTS na entrada, ou se já se passaram 3 anos da compra anterior.

      Equipe Click Habitação

  54. Vou financiar um terreno pelo banco do Brasil. Posso financiar a construção de uma casa nesse terreno utilizando o FGTS com parte do pagamento? Fica na mesma cidade que eu resido e não tenho outros imóveis na cidade.

    • Olá Paulo

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS no financiamento de terreno somente é possível se for para construção imediata.
      Somente a aquisição do lote ou terreno não será passível de uso do FGTS para construção.

      Veja as condições de uso do FGTS nos artigos:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?
      Impedimentos uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  55. bom dia, estou com uma duvida.
    em fevereiro de 2015 retirei meu FGTS para amortização do saldo devedor do imóvel.
    Agora em setembro gostaria de quitar, tenho uma parte me dinheiro e a outra seria o restante do FGTS que tenho. li que so poderei tirar com 2 anos, m tive uma informação que se eu tiver o valor de 10 prestações, e for p quitação o FGTS pode ser liberado antes de 2 anos. isso procede? ou terei que esperar ate fevereiro de 2017?
    desde já agradeço, e parabéns pelas explicações a cima, tudo bem acessível.

    • Olá Milena

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a amortização e liquidação para fins de uso do FGTS são o mesmo tipo de operação. Assim, existe o intervalo de 2 anos para nova utilização pelo mesmo trabalhador.

      A alternativa que você tem é fazer a opção pelo pagamento de parte da prestação, onde pode disponibilizar um valor de 12 * 80% do encargo mensal com uso do FGTS.
      O valor que você não utilizar no pagamento de encargos poderá ser deduzido do valor para quitação.
      Assim, seria uma alternativa para o uso do FGTS antes do intervalo de 2 anos.
      Veja detalhes no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  56. Olá boa tarde, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelas explicações!

    Tenho duas dúvidas. Estou querendo comprar um imóvel onde vou usar meu FGTS como entrada e financiar pela CAIXA R$ 70.000,00 pela tabela SAC em 120 meses.

    Ocorre que a gerente me informou que as parcelas não são fixas conforme a planilha de exemplos deles. As parcelas sofrem reajustes com correção monetária?

    Outra dúvida: pelo que eu entendi a cada dois anos poderei usar o FGTS para amortizar as parcelas vincendas e valor delas. Existe algum custo que a CAIXA cobra para fazer o abatimento destas parcelas?

    Desculpe as dúvidas mas é um passo a ser dado com muita certeza, porque depois que assinamos o contrato com eles é praticamente irreversível.

    Desde já agradeço a atenção prestada!

    • Olá Rodrigo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a planilha CET entregue na concessão de crédito tem como objetivo o comprador ficar ciente dos custos envolvidos no seu financiamento e poder comparar e escolher a melhor.
      A atualização monetária existe na maioria dos contratos habitacionais, de forma semelhante aos funding do crédito: poupança e FGTS.
      Como a atualização pela TR não é possível de se saber antecipadamente a norma que disciplina o calculo do CET determina que não pode ser incluso.
      Veja detalhes no artigo:
      Compare o Custo Efetivo Total – CET

      Esclarecemos que o saldo devedor é atualizado mensalmente pela TR, sendo que na CAIXA, os encargos mensais são recalculados anualmente, para fins de equilibrio na relação entre a prestação (A+J e o saldo devedor.
      Para entender a evolução do saldo devedor sugerimos a leitura do artigo:
      Como consultar saldo devedor do financiamento

      Com relação a amortização informamos que é proibida qualquer tipo de tarifa para este tipo de negociação.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Dicas para gerir seu financiamento – Amortização

      Temos diversos artigos sobre a administração do seu contrato. Boa Leitura!

      Equipe Click Habitação

  57. Bom dia, depois de assinar meu contrato que percebi que a taxa de juros foi me cobrada errada de 8,5%. porém quando foi feita a minha analise de credito a taxa de juros ia ser de 6.6% pois minha renda se encaixava no desconto de taxa da minha casa minha vida. Infelizmente assinei o contrato e só fui perceber o erro 1 ano depois. Eu só consigo a alteração se entrar com Advogado???

    • Daiany

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a situação é estranha.
      Você não conferiu os encargos quando do pedido do financiamento? A diferença é muito grande.

      Orientamos a consultar o gerente do banco e verificar o que aconteceu. Verifique se de fato poderia assinar no Programa Minha Casa Minha Vida.

      Equipe Click Habitação

  58. Ola bom dia
    Comprei um apartamento, assinei o contrato dia 31/05/2014 e vou pegar as chaves dia 18/08/2016, utilizei o fgts como entrada, uma vez liguei na caixa e perguntei se eu podia bater nas primeiras mensalidades o fgts porque já tinha passado 2 anos quê tinha usado.
    E o moço disse que eu podia sim, ai no momento eu não quis abater porque faltava 5 meses pra eu pega as chaves ainda.
    Ai liguei novamente esses dias e uma moça disse que eu só posso utilizar o fgts somente quando eu pagar 24 parcelas do meu apartamento.
    Que depois de pago 2 anos pagos eu poderia utilizar.
    Eu agora tenho duas resposta e eu não sei qual é a correta.

    • Olá Angélica

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a informação não está correta, pois conforme colocamos no artigo os tipos de utilização não se misturam, ou seja, o fato de ter utilizado o FGTS na entrada do financiamento não impede o uso do FGTS para amortização ou para pagamento de parte de prestação.

      Apenas o uso do FGTS somente é possível na fase de retorno do financiamento após a averbação do término da construção na matrícula do imóvel. Se já estiver averbado você poderá utilizar o FGTS.

      Caso tenha alguma dificuldade na agência do Banco orientamos a abrir uma SAC no site do Bando pedindo para submeter a área técnica do banco.

      Equipe Click Habitação

  59. Ola! Eu e minha esposa financiamos um imóvel que já foi quitado a mais de 5 anos, na época eu utilizei o meu FGTS junto a Caixa. Gostaria de saber se posso financiar outro imóvel residencial e novamente utilizar o saldo do FGTS. O primeiro imóvel quitado continua em nosso nome.
    Obrigado.

    • Olá Sergio,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Abaixo transcrevemos as regra para uso de FGTS:

      – Possuir 03 anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em diferentes empresas;
      – Não ser titular de financiamento ativo no âmbito do SFH, localizado em qualquer parte do território nacional;
      Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral principal ou de sua residência, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma Região Metropolitana.

      Para saber mais veja o artigo Posso usar FGTS na compra de imóvel?

      Equipe Click Habitação

  60. Boa tarde!
    Tenho um financiamento imobiliário junto a Caixa, utilizei o saldo de meu FGTS para pagamento de parte do valor das parcelas (80%) por 12 (doze) meses, sendo que a última quota do FGTS termina em outubro/2016. Quando poderei solicitar novamente o pagamento de parte do valor das parcelas, tendo em vista que ainda possuo saldo em minha conta do FGTS?

    • Olá Carlos

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o pedido de renovação pode ser efetiva a cada 12 meses, portanto em out/16.

      Na CAIXA você poderá solicitar por telefone:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.
      Veja os serviços disponíveis por telefone no artigo:
      Contrato CAIXA Financiamento Habitacional

      Equipe Click Habitação

  61. Comprei meu imóvel fazem 3 anos e vou usar o FGTS agora. Poderei usar ano que vem, pois completará 4 anos ou conto 2 anos depois da utilização?

    Obrigado.

    • Olá Édi

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se atender as condições de uso do FGTS poderia ter requerido o uso do FGTS para amortizar ou para pagamento de parte da prestação a partir do registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.

      na amortização – se usou na entrada pode usar de imediato para amortização do financiamento, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos.

      Veja no gráfico do artigo.

      Equipe Click Habitação

  62. Bom dia, minha esposa e eu adquirimos um imóvel financiado em 2015, não utilizamos o fgts como parte de pagamento ou entrada. Gostaria de saber se posso usar somente o deposito mensal do fgts para abatimento das prestações em vigor, e se for possível, esse abatimento pode ser de quanto tempo?

    • Olá Carlos

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a utilização do FGTS para pagamento de parte da prestação é pelo período de 12 meses, assim o você deverá possuir o valor suficiente para os 12 meses na conta vinculada do FGTS no momento da solicitação, ou seja não poderão ser utilizados os depósitos futuros, mas sim o saldo na data do pedido.

      Para entender melhor sugerimos a leitura do nosso artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  63. Boa tarde!
    Há uns nove anos atrás utilizei meu fgts para compra de um imóvel juntamente com o meu irmão pela caixa econômica federal. Agora gostaria de comprar outro imóvel com meu companheiro, ele nunca utilizou o fgts dele e gostaria de usar novamente meu fgts junto com o dele para comprarmos outro imóvel. É possível eu usar meu fgts novamente?

    • Olá Adriana

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que você não informou se o primeiro imóvel ainda está em seu nome, se o financiamento está ativo e qual o percentual de sua propriedade.

      Se o imóvel estiver em seu nome e for na mesma região metropolitana do que pretende adquirir poderá estar impedida de utilizar o FGTS, dependendo do percentual de propriedade do imóvel.
      Seu companheiro se não tiver imóvel no nome dele estaria habilitado a pleitear o uso do FGTS.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  64. Boa tarde, estou com o seguinte problema: eu e meu esposo (como coparticipante) adquirimos um imóvel em julho de 2011 via financiamento com utilização do FGTS. Ocorre que na época por erro do banco o fgts dele não foi utilizado pelo banco, tendo sido utilizado somente o meu. Quando o fato ocorreu não percebemos o erro cometido pelo banco e passados 2 anos fomos tentar utilizar o FGTS para amortização, pedido esse que nos foi negado, pois nesse período meu esposo herdou uma casa em virtude do falecimento de sua mãe. Esse ano após pesquisar muito, descobri que o fgts pode ser utilizado para amortização desde que na época do financiamento do imóvel a pessoa atendesse os requisitos legais para obtenção de tal benefício. Essa semana, de posse dessa informação fomos novamente tentar utilizar o FGTS para amortizar nosso saldo devedor e eis que novamente nos foi negado, pois a Caixa alega que o FGTS do meu esposo nunca foi utilizado no imóvel e por isso exige que apresentemos comprovação de que não possuímos outro imóvel. Ocorre que neste momento temos sim outro imóvel, mas a época em que o contrato foi firmado não possuíamos. Essa alegação do banco é válida? Realmente ele não pode utilizar o FGTS para amortização do saldo devedor?

    • Olá Angela

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que realmente se data da contratação seu marido ainda não tinha herdado o imóvel entendemos que o uso do FGTS no financiamento é perfeitamente possível.

      A CAIXA inclusive efetiva o debito do FGTS por telefone, desde tenha sido utilizado o FGTS no contrato.
      Assim, orientamos a efetivar o pedido do uso do FGTS por telefone:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Veja os serviços disponíveis por telefone no artigo:
      Contrato CAIXA Financiamento Habitacional

      Caso o pedido seja negado orientamos a abrir um SAC no site do Banco e pedir a análise pela área técnica do banco.

      Equipe Click Habitação

  65. Olá!
    A dois meses atrás utilizei parte do FGTS para reduzir valor das parcelas por 12 meses..Agora estamos vendo para trocar de imóvel. Como fica o FGTS que utilizei, sendo que não irei acabar o periodo de 12 meses? ele retorna para mim?
    Obrigada

    • Olá Gabriela

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se você for liquidar o contrato o saldo do FGTS a utilizar pode ser deduzido do total da dívida a pagar.

      Se for efetivar a transferência do financiamento para um terceiro o valor do FGTS deverá retornar para sua conta vinculada do FGTS.

      Equipe Click Habitação

  66. Boa tarde, comprei um imóvel em 2011, usei FGTS nele em 2014 para amortização de saldo devedor. Agora quero quitar esse financiamento com recurso próprio, vou ficar com o imóvel. Mas estou financiando outro imóvel em outra cidade que não é município limítrofe e nem região metropolitana. Neste caso, mesmo tendo usado o FGTS para amortização de saldo devedor a 2 anos, quitando esse financiamento para ficar sem financiamento ativo no SFH, posso usar o saldo de FGTS na entrada do novo imóvel que estou adquirindo:

    • Olá Fernanda

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se já não tiver financiamento ativo no SFH e atender as demais condições de uso, em especial a regra da localização do imóvel, poderá pleitear o uso do FGTS no novo imóvel.
      Veja os detalhes sobre o uso do FGTS na entrada no artigo:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?

      Equipe Click Habitação

  67. Quero utilizar o FGTS para quitação do imóvel, meu saldo devedor atual é de 32.284,40 e meu saldo do FGTS atual é de 22.969.12. Para quirtação meu saldo do FGTS deve ser igual ou maior que o saldo devedor? ou com esse saldo de FGTS descontado juros do saldo devedor já é possivel quitar?

    • Olá Silvio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que no financiamento habitacional os juros não estão embutidos no saldo devedor, eles são calculados mensalmente e cobrados junto com o encargo mensal, na prestação (A+J). Veja detalhes no artigo:
      Por que não existe desconto para quitação no crédito imobiliário?

      Considerando os valores apresentados você teria que complementar em dinheiro a diferença entre o saldo devedor atualizado e o seu saldo da conta do FGTS para quitar o financiamento ou deve amortizar a dívida.

      Equipe Click Habitação

  68. Olá boa tarde,

    Utilizei meu FGTS no abatimento das 12 parcelas em Maio do ano passado, nesse ano estou querendo utilizar o meu FGTS para abater no saldo devedor, a minha dúvida é se o fato de eu ter utilizado em Maio do ano passado para abater nas 12 parcelas me impedirá de utilizar esse ano para abater o saldo devedor?
    Muito obrigado.

    • Olá Carlos

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os intervalos para tipo de utilização não se misturam, conforme consta no artigo e no gráfico anexo.

      Assim, se não tiver utilizado o FGTS para amortização nos últimos 2 anos poderá utilizar normalmente o FGTS para amortização, independentemente de estar utilizando o FGTS para pagamento de parte da prestação.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Equipe Click Habitação

      Equipe Click Habitação

  69. Boa Tarde !!
    Mim tirem por favor uma duvida ,meu esposo , há poucos meses , usou seu FGTS ,para abater no valores das parcelas ,estou querendo usar o meu FGTS para o mesmo, com quanto tempo posso usar ,sendo que ele usou em Maio de 2016?

    • Olá Ramony

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que você poderá utilizar o FGTS de imediato, desde que você não tenha utilizado para amortizar nos últimos 2 anos.
      Os intervalos de uso são para cada trabalhador.
      Seu marido usou em mai/16, ele poderá utilizar novamente para amortizar em mai/18.

      Mas, isto não impede que você possa utilizar.

      Equipe Click Habitação

  70. Boa tarde. Gostaria de tirar uma duvida. Tenho um imovel em meu nome, o qual comprei quando estava solteira pela minha Casa minha vida. Usei subsidio de 2 mil e pouco, nao usei Fgts. Esse imovel está localizado em Sao Jose dos pinhais e foi declarado em imposto. Ainda está financiado. Hi Estou casada com regime parcial de bens e compramos Outro imovel. Nesse novo imovel nao usamos subsidio e nem FGTs. O imovel adquirido Apos o casamento saiu em meu nome por ter a renda maior, porem aparece no financiamento o nome do meu marido como conjugue. Inclusive usamos a renda dele p o financiamento. Esse imovel está localizado em curitiba. Sendo assim. Meu Esposo pode usar o Fgts dele? Caso nao possa, se vender o Outro imovel podera? Tive que averbar meu casamento, pois como estava vendendo o Outro imovel eles solicitaram. Isso impede alguma Coisa?

    • Olá Keitiane

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que como seu marido é somente proprietário do segundo imóvel, desde que ele atenda as condições de uso poderá utilizar o FGTS no segundo imóvel.
      A averbação na matrícula do primeiro financiamento está correta e não modifica a propriedade do imóvel, apenas informa a mudança no seu estado civil.

      Para verificar as condições de uso sugerimos a leitura do artigo:
      Dicas para gerir seu financiamento – Uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  71. Olá! tenho imóvel financiado utilizei o FGTS na entrada, assinei o contrato no mês de Setembro de 2014.
    Em Setembro desse ano fará 2 anos. Posso utilizar o FGTS para amortizar o saldo devedor, tem que ser no mês de Setembro, pois ouvi falar no mês de aniversário?

    Obrigada.

    • Olá Andrelize

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que conforme dissemos no artigos os tipos de utilização não se misturam. Assim, se usou na aquisição (entrada), logo após o registro do contrato no Cartório você poderá pleitear o uso do FGTS, se atender as condições de uso.
      Assim, orientamos a pleitear de imediato o uso do FGTS.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Equipe Click Habitação

  72. Olá, poderiam me tirar uma dúvida.
    Gostaria de reformar minha casa e queria financiar um dinheiro no valor do saldo meu FGTS.
    Depois do financiamento feito eu posso abater abater o financiamento todo com o saldo do meu FGTS.
    Qual tipo de financiamento é o certo para este tipo de negócio que eu estou querendo fazer?
    Grato pela atenção e muito boa esta página para tirarmos dúvidas.

    • Olá Paulo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que para reforma ou ampliação do imóvel já existente não é possível utilizar o FGTS.
      Você deverá efetivar um financiamento para Material de Construção.

      Você poderia efetivar um financiamento para construção ou aquisição de terreno e construção imediata e utilizar o FGTS, mas somente para reforma é impedimento para o uso do FGTS.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?
      Impedimentos uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  73. Tenho um imóvel financiado pela CEF conjuntamente com minha esposa SEM USO DE FGTS, onde já pagamos 86 Prestações de um total de 300. Podemos financiar outro imóvel usando o FGTS como entrada? Temos 54.000,00 no FGTS + 20.000,00 em Dinheiro para um Imóvel em torno de R$ 335.000,00. Financiaríamos 260.000,00. É possível usar o FGTS para a entrada?!? Obrigado!

    • Olá Dario

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que depende da linha de crédito utilizada: SFH ou FORA do SFH e da localização dos imóveis.

      Se o financiamento atual for no SFH e enquanto estiver ativo não poderá utilizar o FGTS no segundo financiamento.
      Se o financiamento atual for FORA do SFH (SFI ou Carteira Hipotecaria), mas o imóvel a ser adquirido for na mesma região metropolitana do primeiro estará impedido de utilizar o FGTS no segundo imóvel

      Assim, se o primeiro imóvel for no SFH procure utilizar o FGTS no primeiro financiamento.

      Para ver as condições de uso do FGTS vejam os artigos:
      Posso usar FGTS na compra de imóvel?
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  74. Boa tarde,
    na opção de usar o meu saldo de fgts para diminuir o valor da parcela em 80% a nível de pagar mais juros eu saio perdendo ? gostaria de entender melhor esta modalidade, por exemplo hoje minha parcela está em 1579,00 amortizando 428 reais do saldo devedor com o uso do fgts para pagar os 80% as próximas 12 parcelas de 1579 terão a mesma amortização mensal de 428 no saldo devedor ? enfim escolher esta opção eu saio mais ainda no prejuízo ? para mim é muito interessante reduzir o valor da parcela nos próximos 12 meses pois tenho outras dívidas que estão me deixando louco, mas por outro lado não quero sair no prejuízo maior que já está sendo este financiamento.
    Obrigado.

    • Olá Denis

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS para pagamento na prestação não altera em nada o seu saldo devedor nem modifica o valor do encargo mensal (prestação e acessórios).
      Esta opção é interessante para reduzir o desembolso mensal em dinheiro a ser efetivado pelo comprador.
      É uma interessante opção para tem compromissos outros e precisa de uma folga financeira por 12 meses.

      Logicamente existem outras opções de uso do FGTS como a amortização para redução do prazo ou do encargo mensal. Estas opções mexem com o saldo devedor e o valor do encargo mensal. Veja o que é melhor para você no momento.

      Equipe Click Habitação

  75. Olá!

    Comprei um imóvel e financiei de R$79.000,00 há 2 anos, porém nesse tempo o valor amortizado foi apenas de R$3.200,00, sendo que minha prestação está 790,00. Ou seja, os juros foram de R$15.760,00.
    Gostaria de saber se é mais viável (considerando os juros) abater parte das prestações ou amortizar no saldo total.

    • Olá Rayanne

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que 2 fatores podem estar “atrapalhando” a amortização do seu contrato: a atualização monetária (a Taxa Referencial aumentou em função do aumentos dos juros no mercado financeiro) e o prazo de financiamento (quanto maior o prazo menor será a Amortização-A de sua prestação.

      Para entender melhor a evolução do saldo devedor do seu financiamento sugerimos a leitura do artigo:
      Como consultar saldo devedor do financiamento

      Para você aumentar o poder de amortização após o pagamento de cada encargo orientamos a efetivar a amortização para redução do prazo, pois neste caso você mantém o valor aproximado da prestação atual e aumenta o valor do A da prestação (A+J). Veja detalhes no artigo:
      < a href=”http://www.clickhabitacao.com.br/fgts/diminua-bem-o-tempo-do-financiamento-imobiliario-utilizando-o-fgts/” target=”_blank”>As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Equipe Click Habitação

  76. Gostaria de tirar uma dúvida, financiei a construção de minha residência, e em desacordo comercial o imóvel está com pendencia judicial. A pergunta é, o financiamento ainda está na última etapa, não sendo aprovada, posso usar o FGTS para quitar o que devo atualmente, mesmo faltando a ultima etapa do financiamento?

    • Olá Marcus

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que para o uso do FGTS: o término da construção, Habite-se e CND deverão estar devidamente averbadas na matrícula do imóvel.
      Se as condições acima estiverem atendidas, orientamos a procurar o Banco para desistência de parcela, se for o caso, e posteriormente pedir a quitação da dívida com FGTS.

      Equipe Click Habitação

  77. Olá!
    Posso amortizar meu fgts 80% do valor de 12 prestações do meu financiamento certo, gostaria de saber ao fim dessas 12 prestações se posso amortizar novamente ou tem um prazo entre uma amortização e outra .

  78. Olá, gostaria de esclarecer a seguinte dúvida:
    Comprei um imóvel em São Paulo e trabalho em Goiás. Quero utilizar o FGTS para abatimento de parte da prestação de meu financiamento que foi feito junto ao Santander do imóvel localizado em São Paulo.

    No manual da CEF para uso do FGTS, há algumas situações excepcionais dos requisitos do imóvel, onde dá a entender que posso utilizar o FGTS para imóvel localizado em município DIFERENTE de minha ocupação principal ou de onde resida há mais de 1 ano.

    Gostaria de saber se realmente é possível essa situação e se conhecem alguém que já usou dessa forma. Encaminhei a documentação ao Santander por duas vezes para uso do FGTS no abatimento da prestação mas foi negado, dizendo que o imóvel é diferente da localização de minha ocupação principal e moradia.
    O Santander tem uma empresa terceirizada, Montreal Service, que faz a análise prévia antes de encaminhar a CEF e estão muito mal preparados e não dão a mínima ao consumidor, simplesmente negam o pedido e eu não consigo falar com o analista responsável pela análise da documentação. Parecem que conhecem apenas a “esteira padrão” e tudo que foge a regra desconhecem e falam que não é possível.

    O manual da CEF parece permitir o uso, conforme trecho destacado abaixo.
    Estou pensando em procurar um advogado para tratar do caso, porém, antes gostaria de saber o que me recomendam.

    Segue trecho do Manual da CEF, Páginas 28 e 29, vigente desde 21/03/2016:

    “SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS DOS REQUISITOS DO IMÓVEL
    15.6.1 – IMÓVEL LOCALIZADO EM MUNICÍPIO DIFERENTE DO MUNICÍPIO DA OCUPAÇÃO PRINCIPAL DO TRABALHADOR OU DE ONDE RESIDA HÁ MAIS DE 1 (UM) ANO, INCLUINDO EM AMBOS, OS MUNICÍPIOS LIMITROFES E REGIÃO METROPOLITANA.

    15.6.1.1 O trabalhador poderá substituir a comprovação do município de exercício de sua ocupação laboral principal e a comprovação do município de sua residência pelo período de 01 (um) ano, pela apresentação de comprovante de residência atual no mesmo município onde pretenda adquirir um imóvel com o uso do FGTS, desde que, em qualquer parte do país, não seja proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário, cessionário de imóvel residencial, concluído ou em construção e não seja titular de financiamento ativo no âmbito do SFH.

    15.6.1.2 Para habilitar-se a essa exceção, o trabalhador deve apresentar, além da declaração de não possuir imóvel nas condições impeditivas à utilização do FGTS, a DIRPF do último exercício.”

    Tenho a DIRF do último exercício e o comprovante de residência de onde comprei o imóvel, porém, encaminhei a documentação conforme a cláusula acima e ainda assim foi negado pelo Santander o uso do FGTS.

    Preciso muito de ajuda e orientação.
    Obrigada.

    • Olá Hannah

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Pelo que entendi hoje você não mora do município onde financiou.
      Perguntas que não querem calar:
      – No momento da contratação você morava em São Paulo?
      Se não morava ou nunca morou não poderá utilizar o FGTS no financiamento.

      Veja alguns itens primordiais:
      15.1.1 – O imóvel deve ser residencial urbano e destinar-se à moradia do trabalhador, devendo esta última condição ser declarada por ele sob as penas da lei.
      Leia também o subitem 15.1.2

      15.4 – Localização do Imóvel
      O imóvel deve localizar-se:
      a) no mesmo município onde o trabalhador exerça sua ocupação laboral principal, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana; ou
      b) no mesmo município onde o trabalhador comprove a sua residência há mais de um ano, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana.

      Você tem comprovante de que mora em São Paulo hoje?
      Mas, como mora em São Paulo e trabalha em Goiás?

      Para verificar o enquadramento é necessária a análise documental da situação.
      Sugerimos caso entenda que atenda aos requisitos para o uso do FGTS faça reclamação junto ao Banco Central e peça uma analise do Agente Operador do FGTS (CAIXA).

      Equipe Click Habitação

  79. Boa tarde

    Utilizei o FGTS no mês de junho para amortizar o saldo devedor do meu imóvel é possível vender este imóvel para um comprador utilizar o FGTS dele como entrada?

    • Olá Paulo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que na compra (entrada) o intervalo é para o imóvel, que não pode ter sido utilizado FGTS na aquisição (entrada) nos últimos 3 anos.
      Ou seja, se sua compra foi há mais de 3 anos ou se for menor e não utilizou FGTS na entrada o novo comprador poderá utilizar o FGTS na aquisição (entrada).

      Já para amortização é intervalo é para cada trabalhador (2 anos para nova utilização).

      Orientamos a ver o gráfico no artigo.

      Equipe Click Habitação

  80. Bom dia, tenho um imóvel no meu nome. Após vendê-lo, quanto tempo tenho que esperar para eu usar o FGTS na aquisição de outro?

    • Olá Rodrigues

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que após o registro da venda na matrícula do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis você poderá pleitear nova utilização do FGTS para compra de novo imóvel.
      Lembramos que o imóvel que irá adquirir terá que ser novo (180 dias de Habite-se) ou não ter utilizado FGTS na entrada quando da compra anterior nos últimos 3 anos. Na Aquisição (entrada) o intervalo é para o mesmo imóvel.
      Veja os gráficos do artigo.

      Equipe Click Habitação

  81. Olá!

    Primeiramente quero parabenizar pelo espaço!

    Tenho uma dúvida, meu noivo financiou o apartamento no banco do Brasil apenas no nome dele, eu casando com ele agora posso utilizar o meu FGTS retido para poder amortizar algumas parcelas do financiamento?
    Como proceder, o casamento precisa ser em algum regime específico?

    • Olá Daniela

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que no casamento com Comunhão Universal de Bens com pacto ante-nupcial colocando o imóvel como comum ao casal poderia lhe tornar proprietária do imóvel. E assim, após a averbação na matricula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis da Certidão de casamento e pacto ante-nupcial poderia pleitear o uso do FGTS junto ao Banco.
      Veja no artigo:
      FGTS e o Regime de Casamento

      Equipe Click Habitação

  82. Olá, Bom dia! A minha situação é a seguinte: Quando dei entrada na aquisição de um imóvel que ainda estava na planta, há alguns meses atrás, não tinha completado os 3 anos de trabalho sob regime de FGTS para sua utilização e até para redução de 0,5% na taxa de juros do financiamento. Agora, porém, após assinar o financiamento, completei os 3 anos. Então gostaria de saber se agora ainda posso conseguir essa redução de 0,5% na taxa de juros do financiamento, por ter essa condição de tempo atendida? Obrigado!

    • Olá Thiago

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a apuração do direito ao desconto é na data do contrato, portanto cremos que não há como ser atendida posteriormente.

      Equipe Click Habitação

  83. Bom dia, tenho a seguinte dúvida:
    – Tenho um imóvel em meu nome, com saldo devedor de R$30.000,00.
    – Usei o FGTS na aquisição em Set/2012;
    – Usei o FGTS para amortização de saldo em Jan/2015
    Agora estou a vender este imóvel e comprar um novo na mesma cidada. A dúvida é, qual modalidade eu estou apto a usar? FGTS já na aquisição do Novo? Posso utilizar o FGTS para amortizar após Jan/2017?

    Obrigado!

    • Olá Emerson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que conforme consta no gráfico e no artigo o uso do FGTS na aquisição (entrada) tem restrição e intervalo de uso para o mesmo imóvel.
      Assim, se for adquirir um imóvel novo ou que tenha utilizado FGTS na entrada há mais de 3 anos você poderá utilizar o FGTS na entrada.

      Já o uso do FGTS durante o financiamento prevalece o intervalo para o trabalhador, assim, se utilizou em jan/15 poderá utilizar para amortizar a partir de jan/2017.

      Equipe Click Habitação

  84. Boa noite,
    Primeiramente queria agradecer pelo conteúdo postado, com certeza muito útil.
    Estou com dificuldades na Caixa, ano passado usei o FGTS parcialmente para abater saldo devedor e outra parte para amortizar as próximas 12 parcelas. Fiz isso simultaneamente. Agora, um ano depois, fui na mesma agência para solicitar novamente utilização para pagamento das parcelas. Eles me informaram que agora era por telefone. Que bom, pensei, no próximo ano nem perco tempo indo na agência. Por telefone, registraram minha solicitação, sem qualquer objeção. Poucos dias depois recebi uma sms informando que meu pedido foi negado. Liguei lá pra saber e a atendente disse que eu não podia usar o FGTS para pagar parcelas, primeiro porque eu precisava fazer o contrato na agência. Eu disse que já tinha feito, então ela disse que era porque precisa esperar 2 anos.

    Vi no seu artigo que cada transação destas é independente. Como posso reclamar para que meu direito seja atendido?

    Obrigado e sucesso a vocês!

    • Olá Luiz Otavio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que acreditamos que houve um erro no entendimento do pedido.
      Cremos que o atendente deve ter registrado o pedido para amortizar a prestação.

      Assim, sugerimos efetivar novamente o pedido: FGTS para pagamento de parte da prestação (PPP).
      Não cite de forma alguma o termo amortizar. Assim, seu pedido será com certeza efetivado.

      Equipe Click Habitação

  85. Ola!
    ABati meu fgts no ano passado nas parcelas do meu imovel , as parcelas que eram de 562,00 foram para R$145,00 pelo periodo de 1 ano, posso abater esse ano novamente ou tenho que esperar o prazo de 2 anos?

  86. Boa Tarde!

    Comprei um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida em 2014, financiado pelo Banco do Brasil (tabela SAC). Utilizei meu FGTS como parte da entrada. Hoje, 2 anos depois, fui a agencia para abater parte do meu financiamento com o FGTS desses 2 anos. Para minha surpresa, o banco me informou que a única forma de abater meu financiamento com o FGTS seria reduzir as parcelas no período de 1 ano. Ou seja, minha prestação atual gira em torno de 856,00. Meu saldo de FGTS hoje é 8220,00. Por 1 ano minha prestação será [856,00 – (8220,00/12)] = 171,00. Pagarei 171,00 por 1 ano e depois voltará ao valor normal, sem nenhum desconto! Isso é possível? Todos que conversam dizem que abate no saldo devedor, ou reduz as parcelas.

  87. Boa tarde

    Você consegue me ajudar com esse assunto?
    Tenho o FTGS, eu posso utilizar para amortizar as parcelas finais do meu consorcio de imóvel ? Mesmo tendo um imóvel adquirido ha 6 anos atrás e que ainda está em construção. ( informado no IR ).

    Pode ajudar nesse assunto? Ou alguém que possa indicar ?

    Obrigado

    • Olá Douglas

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Para obras comprovadamente paralisadas, sem previsão de retorno e com atraso superior a 365 dias, poderá o trabalhador adquirir novo imóvel com uso do FGTS, desde que apresente os documentos relacionados:
      Propriedade de imóvel em construção Paralisada
      * Parecer/Laudo Técnico ou documento similar, assinado pelo responsável técnico do empreendimento, devidamente registrado no CREA/CAU, atestando a paralisação da obra, a data em que houve essa paralisação e que não há previsão de retomada da construção; ou
      * Comprovante de falência da Construtora, se for o caso; e
      * Declaração do Trabalhador de que, por ações de terceiros, o imóvel não poderá ser habitado.
      * O parecer/laudo deve, obrigatoriamente, ser subscrito por engenheiro/arquiteto credenciado por AF ou perito/engenheiro designado pelo Poder Judiciário, para os casos em que não há participação de AF.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  88. Boa tarde, por gentileza, me tire uma dúvida:
    Estamos quitando um imóvel com utilização do fgts junto à caixa econômica. Entregamos toda a documentação solicitada, permissão p saque do fgts, irpf 2016 etc, contudo, a gerente agora está solicitando a certidão de inteiro de inteiro teor de imóveis de outro estado, onde morávamos antes, sendo que um deles era meu e foi vendido em 2010 quando nos mudamos e o outro, de meu marido, que possui a parte ideal e de usufruto de meus sogros. A mesma disse que é imprescíndivel para confirmar possível financiamento e que não pode confiar apenas no documento do irpf.
    Como devemos proceder? Pois, como já li em uma resposta aqui mesmo, o que nos impediria de utilizar o fgts seria a aquisição de imóvel no mesmo município, o que não é nosso caso. E nem temos mais um deles.
    Para que eles pedem o irpf, completo, se não utilizam?
    Obrigada desde já

    • Olá Andréa

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a regra para utilização do FGTS exige a verificação do Imposto de Renda para verificar a existência de outros imóveis.
      Se constarem imóveis o comprador deverá comprovar que os imóveis não estão com financiamento ativo no SFH, para tal deverá apresentar Certidão de matrícula atualizada.
      Esclarecemos que não existe um controle sistematizado de imóveis em nível nacional e o Banco não tem controle de eventual financiamento em outro banco.

      Informamos que existem serviços cartorários que podem conseguir a emissão dos documentos via internet. Veja no link:
      https://www.cartorio24horas.com.br/

      Equipe Click Habitação

  89. Olá, já pago um apartamento a 6 anos. Pela primeira vez atrasei, 10/06/16. Não quero que acumule duas parcelas em atraso. Posso utilizar o FGTS para pagar esta parcela em atraso? Quais documentos necessários ? O que fazer ?
    Desde já agradeço.

    • Olá Fernando

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não existe modalidade de uso do FGTS para pagamento integral da prestação.

      Você pode utilizar para pagamento de parte da prestação, limitado a 80% do encargo mensal. O Uso é por 12 meses e você deverá ter saldo suficiente na conta vinculada no FGTS para todo o período agora. Deverá atender as condições de uso. Veja detalhes no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  90. Caros, boa tarde.

    Vocês poderia me tirar uma dúvida, não consegui utilizar o FGTS no momento da aquisição, pois tínhamos outro imóvel vinculado, agora preciso/quero utilizar para baixar as prestações, isso é possivel?

    • Olá Hudson

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que se já resolveu o impedimento de uso do FGTS na aquisição deverá apresentar o comprovante de solução do impedimento, por meio da Certidão de matrícula comprovando que vendeu o outro imóvel.

      Caso não tenha resolvido o impedimento apontado na concessão do crédito o impedimento durará todo o andamento do financiamento.
      O FGTS é para moradia própria.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  91. Caso queira quitar o meu financiomanto pela Caixa Modelo SAC, como saber o saldo devedor a pagar sem ter que ir até a Caixa? Tem como simular seria muito util, assim poderia ir a Caixa com uma ideia de quanto para e quitar se for o caso?

    • Olá Logano

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a CAIXA disponibilizou aplicativo para celular APP HABITAÇÃO CAIXA. Veja no artigo:
      CAIXA lança APP para serviços financiamento habitacional

      Você pode obter o valor e diversos serviços por telefone:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Equipe Click Habitação

  92. Olá!
    Parabéns pelo excelente conteúdo do site!
    Minha dúvida é a seguinte: Estou adquirindo um imóvel na planta que será entregue no ano que vem. Vou dar uma entrada agora na assinatura do contrato e na entrega das chaves irei financiar o saldo.
    Nosso 1° imóvel, nunca financiamos, e gostaria de usar o meu fgts e da minha esposa como uma segunda entrada para a construtora no momento da entrega das chaves, o saldo ficaria para a contratação do financiamento da Caixa ou Banco do Brasil para reduzir o valor a financiar, é possível?

    Exemplo:

    Valor do imóvel: 270 mil
    Entrada na planta: 20 mil
    2° entrada na entrega das chaves (fgts): 50 mil
    saldo a financiar: 200 mil

    Desde já obrigado!

    • Olá Helder

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o financiamento for no SFH e atenderem as condições de uso do FGTS poderão utilizar o FGTS. Veja no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  93. Olá!
    Tenho um imóvel que foi financiado em 2009. Recentemente fiz a segunda operação, utilizando o FGTS para PPP (pagamento de parte das prestações). Coloquei o imóvel a venda e gostaria de saber se esse tipo de operação impede a concretização do processo, uma vez que ainda está em financiamento.

    • Olá Ester

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que o fato de estar utilizando FGTS para pagamento de parte de prestação não é impedimento para negociação do imóvel.

      Se você quitar o financiamento para vender poderá abater o saldo existe do FGTS para pagamento de parte da prestação do saldo devedor.

      Se transferir a dívida para um terceiro o saldo do FGTS deverá retornar para sua conta vinculada do FGTS.

      Equipe Click Habitação

  94. Boa tarde,
    Comprei o imóvel utilizando FGTS como entrada, foi descontado em junho de 2013 e assinei o contrato em julho de 2013. Estou vendendo o imóvel e a pessoa quer utilizar o FGTS como entrada, a regra de 3 anos é a partir da data da assinatura do contrato ou do momento que foi descontado o FGTS.
    Grata,

    • Olá Surebelo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Segue abaixo a transcrição da regra constante no Manual de Moradia Própria – MMP:
      “Para utilização do FGTS na aquisição/construção, o imóvel não pode ter sido objeto de utilização do FGTS em transação de compra e venda há menos de 03 anos, conforme exemplo:
      Imóvel adquirido com uso do FGTS em 30 de novembro de 2009 somente pode ser adquirido com uso FGTS após 30 de novembro de 2012.”

      Desta forma a contagem do prazo é a partir da assinatura do contrato de financiamento.

      Equipe Click Habitação

  95. Olá,

    Financiei um apartamento e na época não foi possível utilizar meu FGTS porque já tinha imóvel em meu nome, mas esse comprei a vista e até hoje nunca utilizei meu FGTS. Posso utiliza-lo agora para amortizar o saldo devedor do imóvel financiado?

    Desde já Obrigado!

    Francisco.

  96. Boa tarde, Comprei um apartamento sem usar o FGTS. Após a aquisição utilizei o FGTS para quitação das parcelas de um período de um ano. Caso queira vender, o comprador poderá utilizar seu FGTS? Parabéns pelo site.

    • Olá Thiago,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Os tipos de utilização não se misturam. Assim, não importa se você utilizou o FGTS durante o financiamento.

      O que importa para o uso do FGTS na aquisição (entrada) pelo futuro comprador é o imóvel não ter sido objeto de aquisição (entrada) com uso do FGTS nos últimos 3 amos. A restrição de uso na entrada é para o imóvel.

      Equipe Click Habitação

  97. Eu usei meu fgts para compra do meu imóvel dia em outubro de 2015.
    Estou com uma prestação atrasada , possuo saldo de 2,600 de fgts .
    Posso usar o Fgts para quitar 3 parcelas do meu financiamento, incluisive a atrasada?
    Existe um limite de saldo para utilização?
    Após utilizar para quitar essas parcelas , quanto tempo após poderei fazer o mesmo?
    Não é de meu interesse amortizar a divída, prefiro quitar parcelas.

    • Olá Anellis,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não existe modalidade de uso do FGTS para pagamento de prestações.
      O que existe é a o pagamento de parte da prestação com FGTS, no limite de até 80% do valor do encargo, e até 3 prestações em atraso. Mas para uso você deve ter o valor suficiente para 12 meses.
      No seu caso seria:
      2600 / 12 = R$ 216,66 por mês.

      Veja detalhes na figura e no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Orientamos a utilizar o FGTS como instrumento de negociação do atraso, mas parte dos valores deverão ser pagos em dinheiro. Verifique com seu banco.

      Equipe Click Habitação

  98. Vamos lá, o que vi das regras não me animou muito, mas quero esclarecer minha dúvida. Usei meu FGTS em fevereiro de 2015 para amortização, e gostaria agora de fazer a quitação do meu financiamento usando meu FGTS + recursos próprios, terei que aguardar os 2 anos???

    • Olá Danilo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a quitação é uma amortização total do saldo devedor. Assim, trata-se do mesmo tipo de modalidade para fins de uso do FGTS. Assim, há o intervalo de 2 anos para nova utilização.

      Mas, você poderá utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação, podendo pagar até 80% do valor do encargo mensal.
      O valor que sobrar poderá juntar e amortizar o saldo devedor como dinheiro.
      Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  99. Ja tive um contrato habitacional com a caixa, onde utilizei na epoca o saldo do fgts. Pretendo adquirir outro imóvel na mesma regiao metropolitana. Posso utilizar novamente o salfo do fgts. O saldo foi utilizado em 2000.

    • Olá João Paulo

      Boa Noite!

      Esclarecemos que o campo Diferença Prestação emitida consta o valor acumulado de diferenças nos encargos mensais apuradas no contrato. Essa diferença pode ser a cobrar ou a devolver:
      * Pode ser oriunda de pagamento efetivado fora da data do vencimento, cobrando os juros moratórios, juros remuneratórios, multa e atualização da diferença apurada.
      * Pode ser em função de mudança de faixa etária do seguro Habitacional de morte e invalidez permanente – MIP ou de acerto cadastral no contrato.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Encargo e Prestação – Quais as diferenças?

      Para descobrir a origem da diferença orientamos a ligar para o Banco:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Equipe Click Habitação

  100. usei metade do fgts para abater no valor das parcelas da minha casa,a primeira parcela veio com 80% de desconto veio 110 mas a segunda veio mais caro do a prestaçao da casa sendo que 337 reais é de acessorios eo total 437,nao entendi,nao era pra vir todo mes com 80% de desconto?ate completar o que dei de fgts?

    • Olá João Paulo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não temos como identificar o problema sem ter acesso aos seus pagamentos de encargos anteriores ao uso do FGTS para pagamento de parte da prestação.
      Assim orientamos a ligar para o atendimento de pós-venda da CAIXA:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.
      Peça o esclarecimento sobre a diferença apurada.

      Equipe Click Habitação

  101. Olá,

    Faltam 9 parcelas para eu acabar de pagar o financiamento. Não posso solicitar o FGTS para fazer amortização pois ainda não se passaram 24 meses. Se eu solicitar utilização do FGTS para abatimento nas prestações e resolver quitar antecipadamente, como fica a utilização do valor resgatado do FGTS?

    Obrigado

    • Olá Giovani,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que neste caso o saldo do FGTS para pagamento de parte de prestação poderá ser abatido do valor para quitação do financiamento.
      É uma forma indireta de usar o FGTS para quitação.

      Equipe Click Habitação

  102. Tenho uma outra questão, não relacionada ao uso do FGTS, mas em relação ao imóvel em si. Como tenho o financiamento com a Caixa ainda, o imóvel ainda está no nome da Caixa Economica, correto?

    Assim que quitar o financiamento, que tipo de taxa ainda vou ter que pagar para transferir o imóvel para meu nome? Pergunto isso pois no momento da compra dele lembro que paguei 3 taxas (ITBI, FRJ e não me recordo a outra).

    Obrigado novamente.

    • Olá Fábio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que você é o proprietário do imóvel, sendo que o imóvel é a garantia do Banco.
      O contrato que assinou já é a escritura definitiva do imóvel.

      Quando decursar o prazo do financiamento ou efetivar a quitação antecipada você deverá pedir o Termo de Quitação, este documento deverá ser averbado na matrícula do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

      Veja detalhes no artigo:
      target=”_blank”>Quitação de Financiamento Habitacional

      Equipe Click Habitação

  103. Bom dia, tenho um imóvel no meu nome o qual utilizei o FGTS para entrada , amortização e quitação do mesmo. Já fazem 8 anos e eu pretendo comprar outro, minha duvida é, posso comprar outro imóvel pela caixa econômica utilizando entrada com recursos próprios e depois utilizar o FGTS para abatimentos das prestações ou futuramente quitação?

    • Olá Luiz Henrique,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a questão agora está na propriedade de imóvel.
      Lembramos que o FGTS na habitação é para moradia própria.

      Se tiver imóvel na mesma região metropolitana que pretende adquirir somente poderá comprar com uso do FGTS se vender o primeiro imóvel.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      FGTS e a propriedade de imóveis
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  104. Olá, bom dia!

    Tenho uma dúvida quanto ao uso do FGTS no mesmo imóvel. Atualmente ainda tenho um pequeno saldo devedor do financiamento do imóvel que eu moro, em meados de outubro terei o saldo no FGTS para abater o valor total da dívida e pretendo usá-lo para este fim.

    Neste caso, se eu colocar minha casa a venda, quem for comprar não poderá usar o FGTS para a entrada, por exemplo? No caso seriam necessários aguardar três anos para que fosse possível o uso do FGTS na compra do meu imóvel, é isto mesmo?

    Agradeço desde já,
    Fábio Wagner

    • Olá Fábio,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que conforme consta no artigo e no gráfico os intervalos de utilização são independentes para cada tipo de modalidade.

      A modalidade de amortização/quitação do saldo devedor o intervalo de uso é para o mesmo trabalhador. Assim, o fato de você usar não atrapalha o uso pelo comprador.
      A modalidade de uso do FGTS como entrada é para o mesmo imóvel, assim o comprador somente não poderia utilizar o FGTS na entrada se o imóvel foi comprado com utilização do FGTS na entrada há menos de 3 anos.

      Equipe Click Habitação

  105. Olá, tenho uma dúvida. Hoje tenho uma casa com financiamento habitacional e já utilizei duas vezes o FGTS do meu marido para amortizar a dívida. Minha dúvida é a seguinte: se eu vender essa casa e comprar outra também com financiamento habitacional, a gente poderá continuar usando o FGTS para amortizar o novo financiamento?

    • Olá Sinara,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se que vender o imóvel não haverá impedimento de uso do FGTS no novo financiamento, desde ele seja no SFH e atenda as condições de uso.
      Veja no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      A utilização do FGTS poderá ser na entrada desde o imóvel não tenha sido comprado com uso do FGTS na entrada nos últimos 3 anos – para imóveis usados ou que seja um imóvel novo.
      Para amortização o intervalo é de 2 anos desde a última utilização, mesmo que tenha sido efetivada no financiamento anterior.

      Equipe Click Habitação

  106. Minha esposa tem registro de 9 meses na carteira de trabalho de uma empresa q trabalhou e depois saiu e na nova empresa 2 anos. A pergunta é ela consegue entrar comigo num finaciamento de imovel ou tem q esperar completa os tres anos no regime fgts? eu ja tenho 14 anos de registro.

    • Olá Rafael,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que ela deverá necessariamente participar do contrato de financiamento e poderá compor renda para o financiamento.
      O uso do FGTS somente será possível quando ela completar os 3 anos de cadastro no FGTS. Assim, faltam apenas 3 meses.

      Se o financiamento sair antes dela completar ela poderá posteriormente utilizar para amortizar o saldo devedor ou para pagamento de parte da prestação do financiamento, desde que atendam as condições de uso do FGTS.
      Veja no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  107. Queria ter certeza se entendi direito :
    Usei o saldo do FGTS como entrada de um imóvel 90% financiado pela CEF.
    Já na primeira prestação posso utilizar o FGTS para abater o valor ?

    • Olá Lisiane

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sim! Após o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis poderá utilizar o FGTS para amortizar ou pagar parte da prestação, respeitadas as regras de uso do FGTS e que tenha saldo disponível na conta vinculada do FGTS.

      Equipe Click Habitação

  108. Pessoal, boa tarde ! Estou pensando em utilizar o FGTS para amortizar o saldo devedor de um imóvel agora em Maio de 2016 e depois vende-lo antes da entrega das chaves de um outro imóvel…poderei utilizar novamente o FGTS em Março de 2017 neste novo imóvel na entrega das chaves ? Atenciosamente Ricardo

    • Olá Ricardo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o primeiro imóvel já estiver transferido para um terceiro e se atender as condições de uso do FGTS poderá utilizar o FGTS. Veja as condições de uso no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  109. Boa tarde.

    Quanto ao uso do FGTS durante o contrato de financiamento habitacional, tenho dúvida quanto ao item a seguir:
    Interstício (Intervalo) para utilização do FGTS
    1. aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel.

    Utilizei o FGTS em 09/2014 para amortizar o saldo devedor do meu imóvel, mas já tenho saldo suficiente para quitar. Tenho que esperar até setembro/2016 para completar 2 anos ou já posso quitar?
    Utilizando agora para quitação, o imóvel ficarial impedido por 3 anos de receber o FGTS caso eu decidisse vender e o comprador quisesse dar entrada com o FGTS ou essa regra dos 3 anos so vale para entradas?

    • Olá Evaldo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que existem 3 tipos de utilização do FGTS na moradia: aquisição (entrada); no financiamento para amortizar/quitar e no financiamento para pagamento de parte da prestação.

      As utilizações no financiamento o intervalo é para o trabalhador. No seu exemplo, se usou FGTS para amortizar terá que esperar 2 anos para utilizar novamente para amortizar/quitar (lembrando que quitação = amortização total do saldo devedor).

      Assim, se usar para quitar. O comprador do seu imóvel não será prejudicado, pois o intervalo para aquisição (entrada) é para o mesmo imóvel. Assim, um imóvel que foi comprado com utilização de FGTS na entrada somente pode utilizar novamente FGTS na entrada depois de 3 anos.

      Veja no gráfico no artigo, nele procuramos ilustrar as situações para cada tipo de modalidade.

      Equipe Click Habitação

  110. Bom dia. Estou trabalhando e usei alguns meses atrás o FGTS para amortizar o meu financiamento habitacional (ainda não fez 2 anos). Acontece que eu tenho algumas contas inativas para utilizar que ainda não foram utilizadas. Minha pergunta é se só poderei utilizar agora, ou se preciso esperar os 2 anos que eu fiz a primeira amortização com as contas que estão ativas do FGTS?

    • Olá Simone,

      Boa Tarde!

      Como utilizou para modalidade de amortização terá que esperar o intervalo de 2 anos para nova amortização.

      Agora você poderá utilizar o valor das contas inativas para pagamento de parte da prestação. Veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Com o valor que vai sobrar mensalmente poderá utilizar para amortizar o saldo devedor ou para investimento.

      Equipe Click Habitação

  111. Boa tarde
    Em 2013 usei meu FGTS para quitar meu primeiro apartamento, que está somente em meu nome.
    Em 2014 financiamos (meu marido e eu) outro apartamento. Não usamos o FGTS na entrada por conta de eu ter quitado o anterior com o FGTS. Mas o corretor explicou que meu marido poderia amortizar ou abater nas prestações com o FGTS dele.
    Minha dúvida é: posso usar também o meu FGTS para amortização?
    Obrigada!

    • Olá Priscilla

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS tem regras e é para a moradia própria.
      Assim, se os imóveis forem na mesma região metropolitana você somente poderá utilizar o FGTS no segundo financiamento após a venda do primeiro imóvel.

      Se forem em regiões diferentes e houver o atendimento as regras de uso do FGTS você poderá utilizar.
      Sugerimos a leitura dos artigos:
      FGTS e a propriedade de imóveis
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  112. Ola, gostaria de fazer uma pergunta.
    Ano passado eu e meu marido compramos um apartamento e ele utilizou o fgst para a entrada, gostaria de saber se posso utilizar o meu fgts para abater prestaçoes? Mas o apartamento esta so no nome dele.
    Aguardo resposta

    • Olá Camila

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A primeira questão que vem ao ler o comentário se são casados não ele poderia comprar o imóvel sozinho. Assim, deve ser uma união estável ou o casamento foi efetivado após a aquisição do imóvel.

      Esclarecemos que para usar o FGTS é pre-requisito básico ser proprietário do imóvel. Assim, se não fez parte do contrato de financiamento a propriedade é somente dele. Assim, temos:

      Esclarecemos que depende do regime de bens adotado no casamento.

      Se for pela Comunhão Universal de Bens bastará averbar a Certidão de Casamento e o pacto ante-nupcial junto a matrícula do imóvel e levar a documentação atualizada ao banco. Veja mais no artigo:
      FGTS e o Regime de Casamento

      Se for pela Comunhão Parcial de bens haverá necessidade de aquisição de parte ideal pela sua esposa. Veja detalhes no artigo:
      Inclusão de cônjuge no financiamento
      Neste caso em primeiro lugar o banco deverá aceitar a operação e você terá custos: ITBI, registro no Cartório de Imóveis e tarifas de contratação com o Banco. Avalie o custo/benefício da negociação.

      Equipe Click Habitação

  113. Olá,

    Comprei uma casa faz 1 ano utilizando o fgts para a entrada, gostaria de saber se posso usar esse fgts que tenho de 1 ano para amortizar um pouco as parcelas?

    • Olá Vinicius

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se seu contrato for no SFH e atender as condições de uso não haverá óbice em utilizar o FGTS.
      Você poderá utilizar para amortizar a dívida ou para pagamento de parte da prestação.

      Equipe Click Habitação

  114. Bom dia,
    Fui na caixa para solicitar o pagamento de parte da parcela durante 12 meses com uso do FGTS (80%) e fui informado que só poderia utilizar após 2 anos da última utilização, porem, no mês 10 de 2015 utilizei o saldo para amortizar o financiamento e vi nesse site que para uso do FGTS exitem prazos distintos, liguei para o SAC caixa e obtive a mesma resposta pelo fato das informações no site da caixa não estarem bem claras quanto a esses prazos. pergunta: existe algum site oficial onde essas informações estejam claras onde eu possa imprimir e levar até a atendente caixa?
    Obrigado.

    • Olá Sivaldo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que realmente os intervalos de uso para os tipos de utilização de FGTS não se misturam. Lamentamos o ocorrido.

      Como você utilizou o FGTS no seu contrato poderá efetivar a solicitação de uso do FGTS por telefone:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Equipe Click Habitação

  115. Olá!! Por favor esclareça minha dúvida. Quando comprei um imóvel me enquadrava para utilização do FGTS porém não utilizei ele como entrada. Meses depois adquiri outro imóvel. Se hoje eu quiser utilizar o meu FGTS para amortizar esse primeiro imóvel é possível? Ou depende da modalidade do financiamento contratada?

    • Olá Simone,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o primeiro financiamento for no SFH e atender a condições de uso do FGTS poderá utilizar para amortização ou pagamento de parte da prestação.
      Veja no artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  116. Olá, Boa Tarde,

    Meu esposo utilizou o FGTS para amortização do financiamento em 04/2016, gostaria de utilizar o meu também, preciso esperar 2 anos para poder utilizar o meu FGTS para amortizar o nosso Imóvel uma vez que meu marido utilizou o dele a pouco tempo?

    Obrigada

    • Olá Giselly

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o intervalo de 2 anos é para o mesmo trabalhador.
      Assim, se você não utilizou nos últimos 2 anos poderá utilizar normalmente, desde que atenda as condições de uso.

      Equipe Click Habitação

  117. Comprei um imóvel a 1 ano utilizando o recurso do meu FGTS. Posso vende-lo agora para um comprador que tenha recursos próprios, ou seja, sem ter que usar o FGTS dele para efetuar a transação?

    • Olá Rubem

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não há restrição a venda do imóvel.
      Apenas o comprador não poderá utilizar o FGTS na compra (entrada), mas se ele financiar ele poderá utilizar o FGTS para amortização ou pagamento de parte da prestação.
      O intervalo de 3 anos é para o mesmo imóvel utilizar FGTS na entrada da compra.

      Veja no gráfico no artigo.

      Equipe Click Habitação

  118. Boa noite!

    Faz 01(um) ano que adquirir um imóvel, na modalidade do FGTS, porém não utilizei nenhum recurso do FGTS, somente me beneficiei dos juros(que na modalidade do FGTS é mais baixo). Estou querendo vender este mesmo imóvel, ele pode ser vendido pelo FGTS?

    • Olá Erenilson

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se forem atendidas as condições de uso do FGTS e o financiamento no SFH não haverá problemas na utilização do FGTS pelo comprador.

      Veja detalhes no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  119. Oi, bom dia.

    Uma dúvida: Comprei um imóvel há mais de 3 anos e utilizei o FGTS na compra. Há 6 meses utilizei o FGTS para amortizar parte das próximas 12 prestações. Vendi esse imóvel e agora estou comprando outro. Poderei utilizar o valor que tenho de FGTS na compra desse novo imóvel?
    Obrigado.

    • Olá Daniel

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sugerimos a leitura atenda do artigo e a verificação do gráfico publicado no artigo.

      Os tipos de utilização não se misturam (entrada, amortização ou pagamento de parte de prestação).

      Para seu caso o uso do FGTS como entrada na compra do imóvel será possível se o imóvel for novo ou se usado não foi utilizado FGTS como entrada nos últimos 3 anos. Ou seja, o impedimento é para o imóvel (o uso como entrada para o mesmo imóvel deve obedecer intervalo mínimo de 3 anos).
      Logicamente deverão ser observados os demais princípios de uso do FGTS.

      Equipe Click Habitação

  120. Caros, boa noite.

    Me desculpe, acho que em um ponto não fui claro, utilizei o FGTS na compra (9anos), mas o saldo devedor de 14mil, vou liquidar agora, semanas antes do comprador utilizar o FGTS para compra. Será que ele terá problemas?

    Muito obrigado pelos esclarecimentos!

    • Olá Hudson

      Boa Noite!

      Ratificamos o posicionamento.
      Os intervalos de uso não se misturam, ou seja a utilização por você na quitação como valor do FGTS não interfere no uso pelo comprador como entrada com FGTS.
      Sugerimos ver o gráfico no artigo.

      O intervalo de na compra (entrada) é para o imóvel, ou seja, um mesmo imóvel em que se utilizou FGTS para entrada deve esperar 3 anos para se utilizar novamente na entrada na venda do imóvel.

      O uso para amortização ou quitação é para o trabalhador. Ou seja, um mesmo trabalhador deve esperar 2 anos para utilizar novamente o FGTS para amortizar ou quitar o financiamento.

      Equipe Click Habitação

  121. Caros, boa noite.

    Preciso muito de uma orientação do site.

    Atualmente tenho um imóvel financiado, este imóvel foi fruto do uso do FGTS há 9 anos atrás, vendi o imóvel e resta 14mil para quitar e como no novo financiamento não poderei usar o FGTS penso usar o FGTS para quitar os 14mil, e não tem que tirar recursos do bolso.
    A dúvida é, se eu usar o FGTS agora para “quitar” o novo comprador poderá usar o FGTS deles? Pergunto isso pois eles tem cerca de 50% de FGTS.

    Um abraço,

  122. Minha filha está comprando um imóvel e gostaria de usar o fgts p quitar o valor do imóvel. Ela já possui outro imóvel em SP porém neste não foi utilizado o recurso do fgts. É possível utiliza lo? Grata pela atenção Regina

    • Olá Regina

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em primeiro lugar lembramos que o uso do FGTS é para moradia própria.

      Se sua filha possui imóvel na mesma região metropolitana aonde pretende adquirir não poderá utilizar FGTS. Somente após a venda do primeiro imóvel poderá utilizar o FGTS, se fizer financiamento no SFH.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  123. Olá Boa tarde

    Parabens pelo site…e pela atenção que deu a todos.

    Um duvida , comprei um apartamento na planta junto com meu esposo , vamos utlizar o fgts de ambos para dar entrada, porem , o fgts do meu esposo referente a ultima empresa a qual ele está registrado está com algumas parcelas em atraso, mesmo assim será que conseguimos utiliza- los?

    Agradeço antecipadamente pela atenção!

    • Olá Taynah

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se a conta for passível de saque (NÃO RECURSAL) e não estiver bloqueada (em função do atraso da empresa) poderá ser efetivado o saque para a entrada do financiamento, desde sejam obedecidas as regras de uso do FGTS.
      Sugerimos verificar a conta em qualquer agência da CAIXA ou por meio do aplicativo:
      Como consultar extrato do FGTS

      Para verificar as condições de saque sugerimos a leitura dos artigos:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?
      Impedimentos para uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  124. Bom dia

    Em agosto de 2014 utilizei parte do meu FGTS para liquidação de um contrato de imóvel que eu possuía coma caixa para aquisição antecipada do imóvel e quitação do mesmo. pelo PAR.
    Hoje possuo esse imóvel quitado, gostaria de financiar outro imóvel tenho saldo no FGTS posso usar?
    Quando poderei usar novamente?

    • Olá Sabrina

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que o FGTS na habitação é para moradia própria.

      Se você já possui um imóvel na região metropolitana que pretende adquirir um novo imóvel não poderá utilizar FGTS.
      O financiamento poderá ser efetivado, mas o uso do FGTS ficará condicionado a venda do imóvel e se o novo financiamento for no SFH e atender as demais exigências de uso do FGTS.

      Veja no artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  125. Boa Noite!

    Financiei meu imóvel em 07/2015 somente em meu nome, usei meu FGTS como parte da entrada, Casei em 09/2015 com comunhão universal de bens, gostaria de saber se posso usar o FGTS do meu esposo para amortizar as parcelas? E se esse prazo de 2 anos de intervalo é para o contrato ou para cada conta FGTS, tipo me planejei para abater o saldo devedor todo ano, ele em anos pares e eu em anos impares, como funciona? Mais uma coisa, tem alguma planilha que eu poderia calcular os valores futuros do financiamento apos a amortização?

    • Olá Liz

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que para utilizar o FGTS você terá que efetivar alguns passos:
      – averbar junto a matrícula do imóvel a Certidão de Casamento e o pacto ante-nupcial. Pedir uma Certidão de matrícula atualizada junto ao Cartório de Registro de Imóveis.
      – Levar a documentação atualizada ao Banco para análise e atualização cadastral do contrato.

      Após o cadastramento poderá pleitear o uso do FGTS do seu marido.

      O intervalo de uso do FGTS na habitação é por trabalhador, assim pode planejar o melhor uso. Ou seja, cada um pode utilizar novamente a cada 2 anos para amortização.

      Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
      FGTS e o Regime de Casamento
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Equipe Click Habitação

  126. Boa noite!!!
    Comprei agora um apartamento em Brasília, vou assinar com a Caixa Econômica essa semana o contrato, gostaria de saber se posso usar o FGTS para pagar as primeiras parcelas, pois queria poder comprar os móveis e a prestação é de R$1.360,00 e eu não poderei resolver o lance dos móveis por isso, então se a Caixa aceitasse o FGTS para pagar até 80% das 10 primeiras parcelas ficaria melhor para mim!
    Agradeço a atenção e aguardo a resposta, muito obrigado!!!

    • Olá Arnóbio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que poderá utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação ou para amortização a partir do registro do contrato na matrícula do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis.
      Lembramos que o contrato deverá ser no SFH e atender as condições de uso.

      Se você utilizou o FGTS na aquisição poderá pedir o uso do FGTS após o registro por telefone:
      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Equipe Click Habitação

  127. Olá,
    Tenho uma dúvida, comprei um imóvel em 2012 no sistema associativo da caixa, contrato dentro do SFH. Não usei meu FGTS na compra. Durante a obra tentei usar mu FGTS para amortizar o saldo devedor do imóvel, porém, não foi possível pois precisaria esperar o imóvel ficar pronto para usa-lo.
    Em 2014, fiz a compra de um outro imóvel a vista, na mesma cidade do imóvel comprado pela caixa. Mais tarde ainda em 2014 o imóvel foi entregue, mais uma vez tentei usar meu FGTS para amortizar o saldo devedor, o pedido foi negado alegando que não poderia ter outro imóvel no meu nome para usar o FGTS. Minha pergunta é se mesma esse imóvel, tendo sido adquirido quando não possui nenhum outro imóvel não posso usa-lo agora?

    • Olá Pedro

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o primeiro imóvel foi regularmente concedido no SFH e você atende as condições de uso não vemos óbice na utilização.

      Sugerimos a abertura de SAC e solicitando levar o assunto a apreciação do gestor do produto.

      Equipe Click Habitação

  128. Parabéns pelo site, muito difícil achar um site tão atualizado e com respostas precisas.
    Por gentileza, se puderem esclareçam minhas dúvidas.
    Comprei um imóvel na planta financiado pelo bando do Brasil. Em dez de 2014 utilizei o fgts como entrada.
    Ainda não peguei as chaves do apartamento, mas o contrato como banco já foi assinado. Quero saber se posso utilizar o FGTS novamente para abater nas futuras prestações de financiamento?. Porque as parcelas são muito altas.
    E a dúvida de todas as pessoas do planeta terra: Juros de Obra? São Legais? Alguns juros de Obra já ultrapassaram o valor de financiamento de vários compradores.

    • Olá Kayena

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se o contrato for no SFH e você já tiver registrado no Cartório de Registro de Imóveis poderá pleitear o uso junto ao Banco.

      Para pagamento de parte das prestações veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Com relação ao tema “juros na obra” lembramos que o STJ está analisando a questão do imóvel na planta e cobrança de taxas e corretagem pelas incorporadoras. Assim, sugerimos aguardar a definição desta questão e posteriormente a consulta a advogado de sua confiança para analisar a questão do seu contrato.

      Equipe Click Habitação

  129. Boa noite, sou arrendatário junto ao meu marido no programa do PAR, gostaria de saber se é possível abater parte das parcelas com o fgts?

  130. Olá Boa tarde!

    Informo que irei financiar um terreno e construção pela caixa. No entanto precisarei dar uma entrada e o corretor disse que pode ser usado do meu fgts. No entanto eu ainda não completei 3 anos de firma. Mas meu pai disse que se ele puder ele usaria o fgts dele pra pagar pra mim.
    E ai que entra a duvida o financiamento vai sair no meu nome, portanto acredito que nao daria certo isso? A nao ser que meu pai compre comigo? Certo?
    Lembrando que mesmo que ele compre comigo o financiamento tem que sair no meu nome..sera que podemos usar o fgts dele nesse caso?
    Obrigada!

    • Olá Beatriz

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que para utilizar o FGTS seu pai precisará ser proprietário do imóvel. Mas, se ele já possuir imóvel na mesma região metropolitana do imóvel que pretende adquirir não poderá utilizar o FGTS.

      A composição de renda é muitas vezes uma saída, mas tem vantagens e desvantagens. Veja nos artigos:
      Compor Renda para o financiamento imobiliário
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  131. Boa noite, sou arrendatária de uma casa no condominio, gostaria de saber se eu posso abater parcelas com o fgts do meu marido sendo que a casa está em meu nome?No aguardo da resposta obrigado.

    • Olá Erica

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que somente os titulares dos contratos podem utilizar o FGTS.
      Verifique com o Banco as possibilidades de torná-lo arrendatário.

      Equipe Click Habitação

  132. Boa tarde!

    Acima de tudo, gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo do site! As explicações são muito bem feitas e criteriosas! Desconheço qualquer outro portal que tenha tantas informações de qualidade como este! Realmente estou aprendendo muito.

    Gostaria de fazer alguns questionamentos: como se dá a utilização de FGTS em financiamentos contratados em outros bancos sem ser a CAIXA? O próprio banco providencia o saque na conta vinculada? Como ocorrem esses “trâmites/intermediações”?

    Por gentileza, você tem algum artigo explanando sobre como se dá a aquisição de um imóvel quitando outro (interveniente quitante)?

    Desde já, muito obrigada!!!
    Mary.

    • Olá Mary

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que as regras de utilização do FGTS são as mesmas para todos os bancos.
      É utilizado o denominado “DAMP ELETRÔNICO” por meio de interface e envio de arquivos para o sistema SIUMP do Agente Operador do FGTS (CAIXA).

      Com relação a cláusula de “Interveniente Quitante” temos o artigo:
      Diferença entre Portabilidade e Interveniente Quitante

      Equipe Click Habitação

  133. Boa Tarde!

    Primeiramente gostaria de parabenizar o site! Muito Bom!

    Preciso de uma ajuda para sanar duas dúvidas.

    Pesquisei bastante mas não encontrei uma situação igual a que vivo hoje.

    Estou pensando em adquirir um imóvel em minha cidade. Inclusive tem um pelo qual me interessei bastante (o proprietário precisa muito vender e por isso o preço está muito atrativo). Tenho quase todo o recurso à vista, faltam R$ 30.000,00 que gostaria de pagar utilizando o meu FGTS (a última vez que verifiquei eu já tinha R$ 32.000,00 de FGTS).

    Algumas informações importantes:
    – Não possuo outro imóvel e nunca utilizei o FGTS anteriormente;
    – O imóvel que estou comprando está avaliado por pela imobiliária por R$ 380.000,00;
    – Vou utilizar esse imóvel como minha moradia, não estou comprando para investir.

    As minhas dúvidas são:

    1 – Esse imóvel inicialmente era uma casa muito pequena e que foi bastante ampliada pelo proprietário. Porém as ampliações não foram averbadas na matrícula. Portanto, trata-se de um imóvel de 149m², porém apenas 40m² são averbados. Tenho certeza que mesmo fazendo uma avaliação considerando apenas a área averbada, o imóvel valeria mais de R$ 150.000,00. A dúvida é, havendo uma discrepância tão grande entre a área construída e a averbada é possível utilizar o FGTS?
    2- É possível utilizar o FGTS na comprar de um imóvel, sem usar financiamento. Ou a liberação do FGTS tem que obrigatoriamente estar atrelada a uma operação de financiamento?

    Desde já agradeço

    • Olá Juliana

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a operação de aquisição à vista com uso do FGTS existe e você pode ver os detalhes no artigo:
      FGTS para compra de imóvel à vista

      Com relação ao problema da área construída podemos informar que conforme instrução no Manual de Moradia:
      “É admitida utilização do FGTS para aquisição de imóvel cuja área averbada seja diferente da área construída, conforme constatação do engenheiro avaliador.
      O trabalhador deverá promover a averbação da área construída correta, se instado pelo Cartório de Registro de Imóveis competente, por ocasião do registro imobiliário da operação com o FGTS.
      Considera-se o valor de avaliação total do imóvel, mesmo no caso em que na matrícula cartorária conste somente a descrição do imóvel sem a correspondente metragem.”

      Orientamos a procurar o banco para ver as condições de efetivar o negócio.

      Equipe Click Habitação

  134. Boa tarde.
    Preciso tirar uma dúvida, eu comprei enquanto era solteira um imóvel no meu nome por financiamento na caixa pelo sistema SFH e ainda não está quitada. Agora eu e meu marido somos casados em regime de comunhão parcial de bens e gostaríamos de comprar uma outra casa também com financiamento pela caixa e teríamos que utilizar o saldo do FGTS dele, já que meu saldo não é muito alto por eu fazer abatimentos a cada dois anos do financiamento. Porém a caixa ainda não nos informou e tem falado que acha que não poderíamos comprar essa casa utilizando o FGTS dele, favor informar se a caixa pode barrar o uso por ele do FGTS.
    Obrigada, Gislaine

    • Olá Gislaine

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que como a propriedade do primeiro imóvel é somente sua.
      Em tese não há óbice de uso do FGTS no segundo imóvel por seu marido, desde atenda as condições de uso do FGTS.
      Veja no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Você poderá utilizar o FGTS no primeiro imóvel se ele for no SFH e atender as condições de uso.
      E Somente poderá utilizar o FGTS no segundo imóvel após a venda do primeiro.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      FGTS e o Regime de Casamento
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  135. Olá,
    Ano passado utilizei o modo de pagar as prestações do imóvel (80%), utilizando o FGTS. Mas após o término das 12 prestações com desconto do FGTS, pretendo utiliza-lo para amortização do saldo devedor. Minha dúvida é: é possivel utilizar este ano ainda, ou tenho que esperar 2 anos(intervalo que vale para saldo devedor).
    Muito obrigado!!

    • Olá Gustavo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os prazos de intervalo (interstício) entre os tipos de utilização não se misturam:
      1) na aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel;
      Ou seja, a restrição de uso do FGTS a cada 3 anos é para o imóvel.

      2) na amortização – se usou na entrada pode usar de imediato para amortização, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos.
      Ou seja, a restrição de uso do FGTS é para o mesmo trabalhador a cada 2 anos.

      3) para pagamento de parte de prestação – se usou na entrada e até para amortizar o saldo devedor poderá utilizar normalmente, podendo renovar a cada 12 meses.
      Pode Utilizar para pagamento de até 80% do valor do encargo mensal, dependendo do valor do saldo de sua conta vinculada do FGTS.

      Assim, você poderá utilizar o FGTS para amortizar normalmente, desde não tenha utilizado para amortizar nos últimos 2 anos.

      Equipe Click Habitação

  136. Olá
    Boa Tarde
    Fiquei com uma dúvida: A 3 anos atrás realizei a compra do imóvel sem a utilização do FGTS e a avaliação do mesmo foi de R$ 500 Mil. Tentei utilizar o FGTS este ano para amortizar a dívida e me solicitaram uma nova avaliação do imóvel (correndo o risco de o mesmo ficar acima dos R$ 750 e fora do SFH). Qual o valor de avaliação que é considerado na utilização do FGTS? A avaliação do ato de compra ou deve-se obter novas avaliações sempre que for utilizar o FGTS?

    • Olá Marcos

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que o enquadramento no SFH e a possibilidade de uso do FGTS é efetivado por avaliação na contratação.
      Não faz sentido nova avaliação.
      Veja os limites de avaliação e financiamento no SFH:
      SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

      Orientamos a efetivar reclamação junto ao Banco.

      Equipe Click Habitação

  137. Eu e meu esposo temos um financiamento habitacional no nome de nós dois. Em setembro de 2015 ele utilizou o seu fgts para abater nas parcelas por doze meses. Hoje estamos com duas parcelas atrasadas e gostaria de saber se posso utilizar o saldo do meu fgts para quitar essas parcelas.

    • Olá Thaynnara,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que não existe opção de pagamento de encargos em atraso com FGTS.
      O que existe é o pagamento de parte da prestação com FGTS limitado a 80% do encargo total.

      Como já foi efetivado uso do FGTS para pagamento de parte de prestação. O valor remanescente deve ser pago em dinheiro.
      Você poderá utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação quando vencer o prazo de utilização (12 meses).

      Orientamos a procurar o banco para negociar o atraso sob pena de cobrança e execução da dívida.
      O uso do FGTS na prestação visa justamente minimizar o impacto do pagamento da prestação pelo mutuário. Utilize a prerrogativa com inteligência e negocie o quanto antes o atraso.

      Equipe Click Habitação

  138. Olá Boa noite,
    Financiei um imóvel pela caixa, juntamento com meu Pai(titular) e minha mãe.
    No caso no financiamento feito pela renda dos três e consequentemente o contrato inclui nós todos.
    Gostaria de saber se não sendo a proponente da conta, poderia usar meu FGTS para a amortização do valor . Ou teria que ser somente meu pai .

    Grata!

    • Olá Thamiris

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que qualquer um dos proprietários do imóvel, desde que se enquadre nas condições de uso do FGTS podem fazê-lo.
      Assim, você poderá pleitear o uso do FGTS para amortização ou para pagamento de parte da prestação, de acordo com seu interesse.

      Equipe Click Habitação

  139. Adorei o site! Segue minha dúvida:
    – Minha esposa possui cpf atrelado a um imóvel comprado com fgts. O imóvel está quitado, qual a possibilidade de utilizarmos novamente o fgts dela para a compra de um terreno em Itupeva/SP? Obrigado pela assessoria

    • Olá Marco,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que o uso do FGTS na habitação é para moradia própria.
      Não é permitido o uso de FGTS para compra de terreno dissociada da construção imediata.

      Se for para construção imediata para o uso do FGTS por sua esposa deverá ser em região metropolitana diferente do imóvel que ela já possui, além do atendimento das demais condições de uso.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Impedimentos para uso do FGTS
      Como usar FGTS na compra de imóveis?
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  140. BOA NOITE !
    Gostaria de saber se eu posso vender meu imovel que se encontra financiado pelo BANco Santander para um comprador que usara o FGTS como parte do pagamento , sendo que eu comprei o imóvel com recursos próprios ja que sou autonoma.
    Muito obrigada pela sua colaboração!
    Manuela

    • Olá Manuela

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que poderá ser pleiteado o uso do FGTS na compra, desde sejam atendidas as condições de uso.
      Veja no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

    • Olá Danielle

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que não existe um valor mínimo para amortizar com FGTS.
      Em geral os bancos exigem que o valor seja superior a 1 encargo mensal. O que é razoável, considerando que nova utilização terá intervalo mínimo de 2 anos.

      Para saber mais sobre a amortização para redução do prazo veja o artigo:
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Equipe Click Habitação

  141. Minha mulher comprou um ap da mrv eu posso usar o meu fgts para abater parcelas?
    O contrato esta no nome dela…o finaciamento foi no banco do brasil…
    Fico no aguardo abraço

    • Olá Rogerio

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que para utilizar FGTS você precisa ser proprietário do imóvel.
      Pelo que falou são casados ou companheiros e aquisição é anterior ao relacionamento.

      Assim, somente seria possível se o Casamento for por Comunhão Universal de bens. Veja no artigo:
      FGTS e o Regime de Casamento

      Caso não seja somente por meio da aquisição de parte ideal do imóvel. Veja mais no artigo:
      Inclusão de cônjuge no financiamento

      Cuidado com as informações, considerando a hipótese de omissão de informações para conseguir adquirir o imóvel com subsídios pode resultar em ação para devolução dos descontos concedidos.

      Equipe Click Habitação

  142. Boa noite, eu já possuo contrato com a caixa, e gostaria de saber se posso usar parte do FGTS para amortizar o saldo devedor e outra parte para abater o valor das prestações durante 12 meses, sendo essas duas operações ao mesmo tempo?

    • Olá Junior,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que sim!
      Poderá efetivar as duas operações simultâneas sem problemas, desde que o contrato seja no SFH e atenda as condições de uso.
      E tenha saldo na conta vinculada do FGTS para tal.

      Equipe Click Habitação

  143. Daniel, boa tarde!! Comprei um imóvel usando 80% do fgts e paguei o mesmo a vista , comprei na cidade que eu residia.;
    Isso foi em 2015
    Mudei de cidade e acumulei um valor de fgts, posso usa-lo como entrada agora em menos de 12 meses para comprar outro imóvel nesta outra cidade que estou residindo?

    • Olá Fábio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o primeiro imóvel estiver quitado e o novo imóvel for em região metropolitana diferente do primeiro imóvel e desde que atenda as condições de uso do FGTS poderá pleitear o uso. Veja no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Se o novo imóvel pretendido for na mesma região metropolitana do primeiro imóvel somente após a venda poderá ser utilizado o FGTS em operação de compra. Veja mais no artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  144. Qual numero telefone que falo para abater meu FGTS na prestação da minha casa,ja fiz outras ves pela agencia mas fiquei sabendo q tem como fazer pelo tel

    • Olá Leandro

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Equipe Click Habitação

  145. Gilberto, boa tarde.

    Estas regras são validas para contratos feitos em outros bancos, além da Caixa?

    Obrigado.
    DANIEL

    • Olá Daniel

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sim! As regras valem para todos os bancos e são estipuladas pelo Conselho Curador do FGTS.

      Equipe Click Habitação

  146. Boa tarde.
    Estou precisando de uma ajuda. Usei o FGTS para amortização em 02/2015 e estou colocando a casa à venda. O novo comprador pode utilizar seu FGTS na compra desde??

    • Olá Renata

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Vamos repetir um trecho do artigo para o melhor entendimento sobre a questão:
      Esclarecemos que os prazos de intervalo (interstício) entre os tipos de utilização não se misturam:
      1) na aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel;
      Ou seja, a restrição de uso do FGTS a cada 3 anos é para o imóvel.

      2) na amortização – se usou na entrada pode usar de imediato para amortização, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos.
      Ou seja, a restrição de uso do FGTS é para o mesmo trabalhador a cada 2 anos.

      3) para pagamento de parte de prestação – se usou na entrada e até para amortizar o saldo devedor poderá utilizar normalmente, podendo renovar a cada 12 meses.

      Assim, se o seu imóvel tiver sido comprado há mais de 3 anos ou se não utilizou FGTS na compra (entrada) dele o novo comprador poderá pleitear o uso do FGTS como (entrada).
      Na aquisição a restrição (intervalo de 3 anos) é para o imóvel.
      O fato de ter utilizado FGTS para amortização não impede o uso do FGTS na entrada, quando da venda do imóvel.

      Equipe Click Habitação

  147. Boa tarde. Entrei com um pedido de utilização do FGTS para amortização, me disseram que não posso utilizar porque já o fiz em um outro imóvel (que não me pertence mais) e que só posso usar no primeiro imóvel. É legal isso? Realmente não posso mais usar meu FGTS? Obrigado.

    • Olá Paulo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS tem como princípio básico o uso para moradia própria.

      Se você vendeu o primeiro imóvel deverá comprovar por meio da Certidão de matrícula atualizada para poder pleitear o uso no novo financiamento.

      Veja mais no artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

    • Bom dia. Obrigado pela resposta. Fiz o que vocês me orientaram, levei a matricula do imóvel, mas o funcionário da Caixa disse que eu não posso utilizar o FGTS, porque já o fiz na aquisição do meu “primeiro imóvel”. Lembro que esta utilização se deu há mais de 12 anos, depois disto, nunca mais utilizei recursos do fundo. Obrigado.

    • Olá Paulo

      Boa Noite!

      Esclarecemos que o empregado do banco está com informação incorreta.
      Se você já vendeu o primeiro imóvel poderá pleitear o uso do FGTS.

      Orientamos a abrir um SAC no site do Banco e pedir avaliação de área técnica do Banco.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Diego

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a liberação de recursos somente é efetivada pelo Banco após o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.

      Equipe Click Habitação

  148. Comprei um imovel em POA e utilizei o fgts na aquisição e amortização desse Imovel. Já faz mais de 3 anos e comprei outro Imovel em POA financiado pela caixa, eu poderia utilizar meu saldo de fgts para amortizar de alguma forma esse saldo devedor desse novo imovel?

    • Olá Adriana

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que poderá utilizar sempre no primeiro imóvel.

      Para utilizar no segundo, considerando que é na mesma cidade, deverá vender o primeiro imóvel.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  149. Ola bom dia , tenho 4 parcelas em atraso do meu apartamento minha casa e minha vida eu consigo utilizar meu FGTS para paga esses atrasos ?
    Aguardo resposta !

    • Olá Camila,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não existe modalidade de uso do FGTS para pagamento de prestações em atraso.
      O que existe é a modalidade de pagamento de parte da prestação limitado a 80% do encargo e para quem tem até 3 prestações em atraso.

      Assim, para você poder utilizar precisará negociar o seu contrato e se enquadrar na hipótese de uso. Por meio da negociação total do atraso ou pelo menos do pagamento de 1 encargo.

      Procure o banco para negociar. Informe o seu interesse em usar o FGTS.

      Veja as condições de uso no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  150. Boa noite, estava comprando um imóvel através de um financiamento no BB onde iria utilizar meu FGTS como entrada, porem resolvi cancelar a compra, só que o BB ja realizou o saque do meu FGTS, ja assinei um distrato com o banco. Gostaria de saber em quanto tempo o banco deverá devolver meu FGTS ? também gostaria de saber se após devolvido o valor eu já poderei utilizar o FGTS para comprar outro imóvel ou deverei esperar os 3 anos conforme normas da CET, pois tecnicamente eu nunca utilizei o FGTS para comprar imóvel pois a compra foi cancelada.

    Obrigado!

    • Olá Paulo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a efetivar uma Reclamação junto ao Banco com objetivo da devolução imediata dos recursos à sua conta vinculada do FGTS.

      Considerando que o contrato não foi assinado poderá utilizar o FGTS normalmente em novo financiamento.

      Equipe Click Habitação

  151. Olá, Boa Noite!
    Comprei um imóvel na planta e usei parte do FGTS para da de entrada na caixa, posso usar novamente o FGTS para amortizar até 80% na minha prestação? Sendo que só paguei a primeira parcela do financiamento, ainda assim posso utilizar p amortizar?

    • Olá Jessica

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se o contrato é no SFH poderá utilizar o FGTS para pagamento de parte de prestação ou para amortização sem problemas
      Como dissemos no artigo os intervalos entre os tipos de utilização não se misturam.

      Equipe Click Habitação

  152. Bom dia.
    Fiz um financiamento e usamos o fgts, esse mês paguei a 19° mas com toda essa instabilidade financeira estou com dificuldades para pagar as parcelas que são de 2000 conferi o extrato do fgts e tenho 23 000 posso usar para abater no saldo das parcelas? Outra dúvida meu financiamento foi feito pelo Santander isso não implica em nada na utilização do fgts?
    Grato!

    • Olá Emerson

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que seu financiamento foi no SFH e atenda as condições de uso do FGTS não haverá problemas.
      As regras valem para todos os bancos.
      Veja as condições no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  153. Bom dia. Estamos passando por um período fibanceiri complicado e não estamos conseguindo pagar as parcelas em dia. Tenho 20 mil de saldo no fgts posso usar para pagar as parcelas atrasadas ou as que estão por vencer?

    • Olá Eduardo

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em primeiro lugar seu financiamento deve ser no SFH e atender as condições de uso do FGTS.
      Veja no artigo as condições de uso do FGTS:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      O FGTS não pode ser utilizado para pagamento integral de prestações. Você poderá utilizar para pagamento de até 80% do encargo mensal, mas o saldo na conta vinculada deve ser suficiente para 12 meses. Mas, poderá negociar se tiver até 3 prestações em atraso.

      Se o atraso for maior que 3 parcelas você precisará negociar a dívida primeiro e depois utilizar o FGTS para pagamento das parcelas.
      Sugerimos procurar o banco para negociar e ler os artigos:
      Dicas para negociar financiamento habitacional
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

    • Olá Nelivia,

      Boa tarde! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Para saber se você pode usar o FGTS você deve verificar se você e o imóvel escolhido se enquadram nos pré-requisitos:

      Quem pode utilizar:
      •Pessoa Física com opção pelo FGTS há 03 anos consecutivos ou não

      Pré-requisitos a comprovar da Pessoa Física:
      •Não ser proprietário, promitente comprador, cessionário ou usufrutuário de imóvel residencial concluído ou em construção localizado nos municípios de ocupação principal ou residencial considerando a região metropolitana e cidades limítrofes
      •Não possuir financiamento no SFH ativo no território nacional

      O Imóvel:
      •Tem que ser urbano e residencial
      •Deve estar devidamente registrado em nome dos vendedores no respectivo Registro de Imóveis e livre e desembaraçado de quaisquer ônus, inclusive IPTU e condomínio
      •Estar localizado no município onde o comprador exerce o seu trabalho principal, incluindo os municípios limítrofes ou na região metropolitana, ou no município em que o comprador comprove residir há pelo menos um ano
      •O valor de compra e venda e avaliação não pode ser superior ao limite estipulados pelo Conselho Monetário Nacional – CMN
      •Estar aprovado no laudo de avaliação pela engenharia do Banco/Instituição Financeira para servir de moradia e de alienação no caso de financiamento pelo SFH
      •No caso de uso do FGTS como poupança na aquisição com ou sem financiamento, o imóvel não pode ter sido transacionado também com FGTS a menos de 03 anos conforme verificação na matrícula do imóvel emitida pelo Registro de Imóveis

      Do Financiamento:
      •Deve se enquadrar nas condições do SFH e o valor de financiamento não pode ser superior ao limite estipulado Conselho Monetário Nacional – CNM

      Documentação necessária

      Além de atender aos pré-requisitos necessários, alguns documentos deverão ser apresentados pelo comprador, vendedor e do imóvel.

      Comprador:
      •Carteira de identidade RG
      •Cadastro de Pessoa Física CPF
      •Comprovação de estado civil
      •Declaração do Imposto de Renda ou declaração onde conste que você é isento da entrega da

      Declaração do imposto
      •Carteira de trabalho, original e cópia das páginas referentes à identificação, contrato de trabalho, opção pelo FGTS e PIS/PASEP
      •Se for trabalhador avulso, deve apresentar declaração do sindicato da categoria profissional a qual pertence

      Imóvel:
      •Planta baixa ou croqui com medidas
      •Folha da cota única do IPTU
      •Certidão atualizada de inteiro teor da matrícula do imóvel.

      Vendedor:
      •A documentação necessária varia se o vendedor for pessoa física ou pessoa jurídica
      •Pessoa Física: ◦Carteira de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Comprovação de Estado Civil

      •Pessoa Jurídica: ◦Contrato social e alterações, Estatuto Social Ata de Eleição da última Diretoria publicados no diário oficial (companhia Ltda)
      ◦Certidão negativa de Débito no INSS, Certificado de Regularidade do FGTS, Certidão Negativa de Tributos Federais e Cartão do CNPJ

      Para saber mais veja os artigos sobre o assunto FGTS.

      Equipe Click Habitação

      FGTS

  154. Bom dia,

    Eu utilizei o FGTS em 07/2013 para amortizar o saldo devedor do meu apartamento. Este mês 03/2016 eu vendi o meu apartamento e estou querendo comprar um outro imóvel. Eu posso utilizar novamente essa conta de FGTS mesmo não completando o interstício de 3 anos?

    • Olá Guilherme,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos como colocamos no artigo o intervalo do uso do FGTS para entrada na compra é para o mesmo imóvel. Veja:
      1) na aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel;Ou seja, a restrição de uso do FGTS a cada 3 anos é para o imóvel.

      Assim, se o imóvel que você for adquirir não tiver sido objeto de uso de FGTS na compra (entrada) há menos de 3 anos ou ser um imóvel novo poderá utilizar o FGTS normalmente, desde sejam atendidas as condições de uso.

      Equipe Click Habitação

  155. FGTS no pagamento na parte das prestações, neste caso preciso ter no FGTS 80% do valor parcela ? Pois foi mencionado que é 12 meses, se eu somar 12 parcelas a vencer da minha prestação não terei no FGTS 80% para usar nesta ocasião, neste caso eu consigo utilizar o FGTS por 6 meses ( 6 prestações ) ?

    • Olá Michael

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a utilização é por 12 meses, se você não tiver o saldo para utilizar 80% do encargo, o percentual de utilização ficará menor.
      Mas a utilização é por 12 meses.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo sobre o tema:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação
      No artigo tem exemplo de como funciona.


      Equipe Click Habitação

  156. Boa tarde!

    O meu marido comprou o imóvel no nome dele, com o FGTS dele, após isso casamos em comunhão total de bens, e estamos pagando juntos as prestações. A dúvida é: posso utilizar do meu FGTS juntamente com o dele para quitar os restantes das prestações?

    Grata

    • Olá Mari,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sim! Mas, em primeiro lugar deverá averbar a Certidão de Casamento e o pacto antenupcial junto a matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.
      Solicitar uma Certidão de Matrícula atualizada e levar toda a documentação ao Banco.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      FGTS e o Regime de Casamento

      Equipe Click Habitação

  157. Boa tarde!
    Gostaria de usar meu FGTS e do Meu esposo para pagamento de parte de prestação que são 80% do valor do encargo mensal.

    O que devo fazer? Precisa eu e ele ir no banco assinar?

    • Olá Walquiria,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Se você assinou seu contrato de financiamento na CAIXA e já usou alguma vez o FGTS no seu financiamento habitacional (tanto seu quanto do seu marido), você pode solicitar o uso do FGTS para pagamento de parte de prestação por telefone:

      3004-1105 (capitais) ou 0800 726 0505 (demais cidades)

      Caso nunca tenha usado FGTS ou se tratar de outro banco, deverá comparecer na agência com os documentos citados no artigo USO de FGTS.

      Equipe Click Habitação

  158. Olá Gilberto!

    A casa foi adquirida com renda conjugal. Posso utilizar o meu FGTS e da esposa para amortizar o saldo devedor no período de 12 meses?

    • Olá Alexandre

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o contrato foi lavrado no SFH e você e sua esposa atenderem as condições de uso do FGTS não haverá impedimento.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  159. Boa tarde! Quando comprei meu imóvel na cidade onde resido atualmente, não pude utilizar meu fgts, pois ainda não trabalhava e nem residia na cidade. Atualmente resido há mais de 12 meses no imóvel que financiei e gostaria de saber se posso amortizar meu saldo com o FGTS? Fui orientado pelo HSBC que deveria morar ou trabalhar na época que financiei e assim não poderei utilizar hoje. Faz sentido isso? Hoje moro no apto e não teria como utilizar o FGTS? Grato e Abs

    • Olá Ricardo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se seu financiamento é no SFH e o impedimento para utilizar o FGTS foi resolvido poderá utilizar o FGTS.

      Orientamos a pedir o uso do por escrito e se for recusado peça para justificar o motivo. Abra um SAC no site do banco e peça avaliação por área técnica e se ainda continuarem a recusar abra uma Ouvidoria no Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

  160. Boa noite! Quando comprei meu imóvel na cidade onde trabalho atualmente, não pude utilizar meu fgts, pois ainda não trabalhava na cidade e possuía outro imovel junto com meu cônjuge em cidade limitrofe. Hoje, me divorciei e fiquei com o imóvel financiado. Minha dúvida é se agora, por ser meu único imóvel na cidade onde moro e trabalho, posso utilizar meu fgts para quitar parte do financiamento.

    • Olá Carla,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando as informações e em especial da separação ou divorcio orientamos a averbar a sentença judicial e formal de partilha junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Pedir uma Certidão de matrícula para comprovar a propriedade dos 2 imóveis.

      Se tiver condições de arcar com o financiamento sozinha poderá efetivar a assunção de dívida:
      Assunção de Dívida na separação com financiamento

      Com relação ao uso do FGTS, uma vez atendidas as condições de uso, em especial após a definição das propriedades devidamente averbadas em Cartório de imóveis poderá pleitear o uso junto ao Banco.
      Veja mais:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  161. olá,
    já utilizei o FGTS para a compra da minha casa, em SP-SP. financiamento já encerrado.
    gostaria agora de comprar um apartamento na Praia Grande e gostaria de saber se posso utilizar de novo o FGTS para compor a entrada? grato

    • Olá Marcelo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que o FGTS na habitação deve ser utilizado para moradia própria.
      Assim, se o financiamento do primeiro imóvel estiver quitado e você morar e trabalhar onde pretende adquirir o novo imóvel cremos que não haverá problemas.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  162. boa noite, o FGTS pode ser utilizado no intervalo de menos de 2 anos da última vez que utilizei para amortização, se for para liquidar o financiamento?

    • Olá Hernani

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a liquidação é igual a amortização total do saldo devedor para fins de uso do FGTS e não a mesma modalidade.
      Assim, para quitar terá que aguardar o intervalo de 2 anos da ultima utilização para amortização.

      Mas, poderá utilizar para pagamento de parte da prestação. Você economiza dinheiro das parcelas para quitar o financiamento. E o saldo do FGTS ainda não utilizado para pagamento das parcelas pode ser aproveitado para quitar o saldo devedor.

      Equipe Click Habitação

  163. Boa tarde.
    Adquiri um imóvel a 4 anos e eu e meu esposo usamos nosso FGTS para dar a entrada, em julho de 2014 ele amortizou mais uma parte do FGTS dele e eu não fiz isso com o meu FGTS.
    Agora fui tentar amortizar o meu fgts eles alegam que não posso pois meu marido fez a menos de dois anos, afinal, é por conta de FGTS ou por contrato?

    • Olá Daniele

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que escrevemos no artigo o intervalo é por trabalhador e não por contrato.
      Com certeza é falta de conhecimento do atendente do Banco.
      Orientamos para retornar e citar o subitem 9.2.2.1 do Manual de Moradia Própria – MMP e solicitar o uso do FGTS de imediato.
      Link para a captura do Manual:
      Manual de Moradia Própria – MMP

      Equipe Click Habitação

  164. Bom dia, usei o FGTS na compra da minha casa própria a uns 5 meses, ficou saldo, porém pretendo compra um veiculo agora, posso usar o FGTS, nesse caso posso usar o FGTS para compra?

    • Olá Rafael

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não está previsto na legislação autorização para o uso do FGTS para compra de veículos.

      Você poderá utilizar para amortização do saldo devedor ou para pagamento de parte da prestação do seu contrato habitacional.

      Equipe Click Habitação

  165. Moro e trabalho em São Paulo, fiz um financiamento pelo SFH e não pude usar meu FGTS, já paguei 19 parcelas, gostaria de saber se posso usar meu FGTS para abater meu saldo?.

    Obrigado

    • Olá Sidney

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O FGTS é para uso na moradia própria, se você ainda mora em São Paulo a norma não permite que você utilize o FGTS em financiamento de imóvel fora da região metropolitana de São Paulo.
      Ou seja, enquanto você não regularizar o impedimento de uso não poderá utilizar.

      Equipe Click Habitação

  166. oi.usei meu fgts no ano passado, ja voltou o valor normal, posso usar esse ano de novo?tenho saldo.

    • Olá Elissandra,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que depende do tipo de utilização que você fez.
      Vamos repetir parte do artigo para você entender melhor:
      nterstício (Intervalo) para utilização do FGTS

      Para cada tipo de utilização existe um intervalo (interstício) mínimo para nova utilização. Mas, este intervalo vale na mesma modalidade de uso, ou seja, se você utilizar o FGTS na aquisição pode de imediato utilizar para amortizar o saldo ou para pagamento de parte da prestação.

      Esclarecemos que os prazos de intervalo (interstício) entre os tipos de utilização não se misturam:
      1) na aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel;
      Ou seja, a restrição de uso do FGTS a cada 3 anos é para o imóvel.

      2) na amortização – se usou na entrada pode usar de imediato para amortização, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos.
      Ou seja, a restrição de uso do FGTS é para o mesmo trabalhador a cada 2 anos.

      3) para pagamento de parte de prestação – se usou na entrada e até para amortizar o saldo devedor poderá utilizar normalmente, podendo renovar a cada 12 meses.
      Pode Utilizar para pagamento de até 80% do valor do encargo mensal, dependendo do valor do saldo de sua conta vinculada do FGTS.

      Assim, somente você não poderá utilizar se utilizou a menos de 2 anos para amortizar o saldo devedor
      Se usou na entrada ou para pagamento de parte de prestação poderá utilizar para amortizar ou pagamento de parte da prestação.

      Veja o quadro no artigo ele procura ilustrar as hipóteses de uso.

      Equipe Click Habitação

  167. Olá, tenho um financiamento com banco privado na modalidade CH. Recentemente entrei em contato com o Banco para liquidar o financiamento utilizando o FGTS + Recursos Prórprios e descobri que nessa modalidade de contrato não é possível utilizar o FGTS em nenhum hipotese.

    Meu imovel foi avaliado na época em 620 mil (jul/13) e não pode ser enquadrado no SFH.

    Porque os bancos utilizam essa modalidade e não o SFI?

    Existe alguma alternativa? Eu sinceramente quando assinei o contrato não sabia que existia uma modalidade (CH) que em hipotese alguma poderia utilizar o FGTS.

    Obrigado.

    • Olá Fabio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que existe limite de financiamento e avaliação para enquadramento no SFH. Veja o artigo:
      SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

      Assim, os financiamentos FORA do SFH são assinados na Carteira Hipotecária ou SFI.

      A transferência de financiamento para o SFH (transposição) existia e era utilizada no mercado imobiliário. Mas, em termos de normalização somente existia menção do MMP – Manual de Moradia Própria – Uso do FGTS (norma do agente Operador do FGTS).
      A nova versão do MMP de 22/04/14 modificou essa prerrogativa do texto.
      Assim, não existe mais norma permitindo tampouco proibindo a chamada Transposição para o SFH. Mas é necessária a anuência do Banco.
      O mercado (Bancos) utilizava a transposição, mas recentemente houve uma mudança de postura e todos passaram a não aceitar, em especial o Banco Central.
      A ação judicial sempre será uma hipótese, e podemos afirmar que existem decisões judiciais favoráveis para o uso do FGTS em contratos nesta situação. Cabe ao mutuário avaliar a conveniência de contratar advogado de sua confiança.

      Veja mais no artigo:
      Transferência de Financiamento para o SFH e Uso FGTS

      Equipe Click Habitação

  168. Ola…

    tenho minha casa minha vida a 5 anos e sempre usei o FGTS para abater nas prestações de 80 mil…faço isso anual… hj tirei um extrato para o IR e achei uma coisa estranha..no saldo devedor dos 80 mil não estão abatendo no FGTS somente no que pago mensal pois não posso ultrapassar 3800 por ano no fgts…não está estranho? ali no extrato do IR ainda marca juros e correção monetaria de 3450,00…

    • Olá Giovani

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Na modalidade de uso do FGTS para pagamento de parte da prestação o valor realmente não reduz o saldo devedor.
      O valor é utilizado para abater parte do encargo mensal, ou seja, você paga a menos, pois o restante é pago com recursos do FGTS de sua conta vinculada.

      Pelo que vemos você precisa entender como funciona a evolução do saldo devedor, o que encargo mensal, os componentes do encargo mensal e prestação (A-amortização e J-Juros).
      Sugerimos a leitura dos artigos:
      Como consultar saldo devedor do financiamento
      Encargo e Prestação – Quais as diferenças?

      Equipe Click Habitação

  169. Boa dia Gilberto, usei o FGTS para amortizar meu financiamento habitacional com a Caixa Econômica em outubro de 2015. Posso liquidar meu contrato usando o FGTS agora? ou tem carência?
    Obrigado!

    • Olá Rogério

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se utilizou o FGTS para amortizar deverá aguardar o intervalo de 2 anos para utilizar novamente para amortizar ou liquidar o financiamento.

      Você poderá utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação em até 80% do encargo mensal.
      O eventual saldo da utilização para pagamento de parte da prestação pode ser abatido numa eventual quitação antecipada em dinheiro.
      Veja mais:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  170. Boa tarde Gilberto,

    Estou juntando os documentos para dar entrada no FGTS, entretanto não sei como conseguir estas 3 declarações… como faço?

    Do comprador…
    1-) Declaração do trabalhador sob as penas da lei, de que o imóvel destina-se à sua moradia;
    2-) Declaração do trabalhador, sob as penas da lei, de não ser proprietário ou promitente comprador/cessionário, de imóvel residencial concluído, nem titular de financiamento no SFH.

    Do Imóvel…
    3-) Documento que comprove que o imóvel não foi objeto de utilização do FGTS, em sua aquisição ou construção, nos últimos 03 (três) anos (na aquisição de imóvel concluído ou em construção)

    Obrigado.

    • Olá Valdir

      Boa Tarde!

      Estes documentos são formulários que o Banco lhe fornecerá para apenas assinar.

      Junta a documentação e leve ao banco.

      Equipe Click Habitação

  171. Boa noite!
    Muito boa as explicações:
    Acabei de fazer um financiamento e não utilizei o fgts na entrada, porque estava com uma casa em meu nome, por sorte acabei vendendo a casa antiga rapidamente, um mês depois da contratação do financiamento com o itau e agora o pessoal esta me dizendo que tenho que comprovar um ano de moradia na casa nova para utilizar o fgts para quitar ou amortizar a divida com o itau, sendo que acabei de me mudar, mesmo eu não tendo mais o imovel em meu nome e não tendo utilizado a fgts nos ultimos 4 anos e a casa que comprei o antigo morador tb não utilizou, o que devo fazer, sera uma nova exigência da caixa Obrigado

    • Olá Marcos,

      Boa Tarde!

      Provavelmente a confusão não é da CAIXA, mas sim do Banco.
      A comprovação é residência no município ou região metropolitana e não no imóvel!

      Para comprovar a alienação do imóvel impeditivo de uso do FGTS, na impossibilidade de apresentar a DIRPF, o trabalhador deve apresentar a matrícula do imóvel impeditivo com o registro da alienação.

      DOCUMENTOS QUE PODEM COMPROVAR RESIDÊNCIA NO MUNICÍPIO OU REGIÃO METROPOLITANA HÁ PELO MENOS 01 ANO:
      a) recibos de condomínio ou de aluguel, acompanhados do contrato de locação registrado, na data da contratação, em Cartório de Títulos e
      Documentos, ou, na falta do registro do instrumento, o contrato deve ser apresentado acompanhado da DIRPF do trabalhador, referente ao último
      exercício fiscal, em que conste a informação, em campo especifico, do pagamento de aluguel, conforme legislação vigente; (*) ou
      b) contas de água, luz, telefone ou gás, TV por assinatura ou outra conta de concessionária (*), ou
      c) fatura de cartão de crédito, extratos de conta bancária ou de conta.
      vinculada do FGTS (*).

      Equipe Click Habitação

  172. Prezados, boa tarde.

    Estou na seguinte situação: estou em processo de aquisição de um apartamento com recursos próprios, visto que o equipamento foi objeto de uso de FGTS na aquisição pelo proprietário anterior há apenas 6 meses (imóvel está impedido para uso de FGTS para nova aquisição). Entretanto após aquisição por meio de Financiamento na Caixa gostaria de, imediatamente, utilizar meu FGTS para amortizar a dívida / liquidar. Trabalho em uma empresa a mais de 10 anos e nunca usei meu FGTS.
    Gostaria dessa informação pois fui inicialmente orientado que não seria possível pois sempre preciso aguarda os 03 anos que o proprietário antigo usou o FGTS na sua aquisição.
    Desde já agradeço a atenção.
    Att,

    • Olá André,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O artigo foi elaborado justamente para esclarecer que os intervalos não se misturam.

      O intervalo de 03 anos para uso do FGTS como entrada é para o mesmo imóvel. Assim, um imóvel que foi adquirido com uso do FGTS na entrada somente poderá ser financiamento com uso do FGTS na entrada somente após o término de 03 anos da contratação anterior.

      Já o uso do FGTS para amortização no financiamento é intervalo é de 02 anos e é para o mesmo trabalhador.
      Assim, se não utilizou anteriormente o FGTS, desde atenda as condições de uso poderá utilizar o FGTS de imediato a assinatura do contrato.

      Veja o quadro no artigo, ele procura explicar as condições.

      Equipe Click Habitação

  173. Boa tarde gostaria de esclarecer uma dúvida, hoje tenho no saldo devedor da minha casa 92,000 gostaria de utilizar meu FGTS pois faz 2 anos que comprei a casa no caso seu eu usar meu FGTS de 7,000 hoje meu saldo devedor cairá para 85,000 e a quantidade das parcelas serão as mesmas porém o valor das parcela que hoje é de 714,00 irão diminuir?

    • Olá William,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Você tem as duas opções para escolher: reduzir o prazo ou reduzir o encargo mensal

      Se o encargo mensal estiver dentro da sua capacidade de pagamento a melhor opção será reduzir o prazo. (neste caso o valor do encargo fica muito próximo do atual, mas terá uma prazo menor para pagar o financiamento)

      Se desejar reduzir o encargo faça a opção pela redução do encargo (a redução é proporcional ao valor amortizado do saldo devedor).

      Veja mais nos artigos:
      Amortização extraordinária de saldo devedor
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Equipe Click Habitação

  174. Boa tarde Gilberto
    Primeiro gostraia de agradecer as informações , contudo fiquei com uma dúvida, fiz amortização do meu financiamento em outubro/2015 com meu FGTS amortizando aprox. 30.000 reais, meu marido que também é proprietário do imóvel gostaria de fazer nova amortização com o FGTS dele. É possível? tenho que respeitar o prazo de 2 anos?
    E quanto à amortização de até 80% da parcela. Eu posso usar meu FGTS para abater nesse período de 2 anos?
    Temos prioridade absoluta em quitar o financiamento.
    Grata Priscila

    • Olá Priscila

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o intervalo para uso do FGTS na fase de retorno do contrato é para o trabalhador.
      Assim se seu marido não utilizou nos últimos 2 anos o FGTS para amortização ele poderá utilizar normalmente, desde que sejam atendidas as condições de uso.

      Com relação ao uso do FGTS para pagamento de parte da prestação poderá utilizar normalmente, mas o valor deverá estar disponível em sua conta vinculada do FGTS. Ou seja, se tiver R$ 5.000,00 na conta do FGTS poderá utilizar:
      $ 5000,00 / 12 = R$ 416,67 por parcela por 12 meses.
      Podendo renovar a cada 12 meses.

      Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Qualquer dúvida, retorne.

      Equipe Click Habitação

  175. Boa tarde,

    Como sempre excelente artigo. Tenho apenas uma dúvida pelo que interpretei na leitura do trecho: “na amortização – se usou na entrada pode usar de imediato para amortização, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos”.
    Bem, utilizei o FGTS como parte da entrada entrada a 6 meses atrás. Posso usar o que possuo hoje de FGTS pra amortizar ou devo esperar mais 1 ano e 6 meses pra completar dois anos do uso do Fgts como parte da entrada?

    • Olá Montival

      Boa Tarde!

      Informamos que poderá utilizar de imediato.
      Os tipos de utilização não se misturam para fins de intervalo de uso.
      O intervalo na entrada é para o imóvel, ou seja, se você vender o seu imóvel o comprador terá que esperar o intervalo de 3 anos da compra para utilizar na entrada.

      O uso na fase de retorno do financiamento o intervalo é para o trabalhador, ou seja, poderá utilizar a cada 2 anos.
      Se usou na entrada pode usar de imediato para amortizar ou para pagamento de parte da prestação.

      Equipe Click Habitação

  176. Fiquei com uma dúvida quanto ao tempo que tenho que esperar na seguinte situação: Tenho um imóvel que estou quitando com parte que tenho no FGTS. Após quitar, irei vender este imóvel para poder com o dinheiro da venda ajudar na construção de uma casa em terreno que já tenho. Posso usar o resto do FGTS, para a construção, logo após a venda, idependente do tempo que usei na quitação do imóvel anterior? Ou terei que esperar 2 ou 3 anos para usar novamente no outro imóvel?

  177. Oi Boa tarde,

    Eu ainda fiquei em dúvida sobre o impedimento de usar o meu FGTS para quitar um empréstimo imobiliário caso o imóvel seja objeto transacional de FGTS num prazo inferior a 3 anos.

    A vendedora do apto que quero comprar, usou seu FGTS no inicio do financiamento para comprá-lo, em 2013, e também para quitar a divida com o banco, a última vez que ela usou foi em out./15.

    Agora eu gostaria de usar o meu FGTS para quitar ou amortizar o empréstimo bancário que vou fazer para finalizar a compra deste imóvel. É possível usá-lo para amortizar ou quitar a dívida num prazo inferior a 3 anos? Sim ou não?…desculpe, mas para mim ainda não ficou claro.

    Muito obrigado pelas orientações,

    Valdir

    • Olá Valdir,

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que a restrição de 3 anos é para utilizar o FGTS como entrada para o mesmo imóvel.
      Assim, para você utilizar o FGTS na entrada somente a partir de 3 anos da compra (pela vendedora atual) seria possível.

      O FGTS para amortização o intervalo de 2 anos é para o mesmo trabalhador. Assim, o fato da vendedora ter utilizado para quitação do financiamento não é impedimento para você utilizar, pois são pessoas diferentes.
      Assim, não haveria óbice para você utilizar de imediato, a partir da assinatura do contrato, para amortizar ou quitar o seu financiamento.
      Depois de você utilizar no seu financiamento, você somente pode utilizar novamente o FGTS para amortizar após decorrido o prazo de 2 anos.

      Equipe Click Habitação

  178. Estando com 10 prestações atrasadas e com saldo do FGTS suficiente para liquidar essas atrasadas, é possivel? Ao mesmo tempo possivel requerer o PPP, já que ainda restará saldo do FGTS?

    • Olá Ivan

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que para utilizar o FGTS existem regras, assim o limite máximo de prestações em atraso para utilizar o FGTS para pagamento de parte de prestação é de 3 parcelas em atraso.

      Orientamos assim a negociar o atraso e após avaliar o que será melhor:
      – Utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação ou
      – Utilizar o FGTS para amortizar o saldo devedor e reduzir a parcela mensal a pagar

      Veja mais nos artigos:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação
      Amortização extraordinária de saldo devedor

      Equipe Click Habitação

  179. Bom dia Gilberto,

    Estou comprando meu apto e quero usar meu FGTS para quitá-lo diretamente com a vendedora/proprietária do imóvel. Cumpro todas as regras, entretanto o imóvel foi objeto transacional há menos de 3 anos, aliás há menos de 5 meses, pois a proprietária quitou ele usando seu FGTS.

    Vou então pegar um empréstimo imobiliário para pagá-la. Pergunta: Posso usar o FGTS para quitar este empréstimo imobiliário em menos de 3 anos?

    obrigado!

    • Olá Valdir

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que os intervalos para uso do FGTS nas 3 modalidades de uso não se misturam.
      Assim, o uso do FGTS como entrada ou pagamento à vista deve obedecer o intervalo de 3 anos, este intervalo é para o mesmo imóvel e não para o trabalhador.
      Desta forma, somente será impedimento para uso do FGTS como entrada se o imóvel que você pretender comprar tiver sido objeto de compra e uso do FGTS como entrada há menos de 3 anos.

      O fato da vendedora ter utilizado para quitação da dívida em nada interfere neste fato, pois se trata de outra modalidade de utilização.

      Assim, se não for possível utilizar o FGTS na entrada você poderá utilizar o FGTS para amortizar ou quitar o financiamento, desde que atenda as condições de uso, de imediato.
      O intervalo para uso para amortização/liquidação é para o trabalhador, podendo utilizar a cada 2 anos.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?
      FGTS para compra de imóvel à vista

      Equipe Click Habitação

  180. Comprei um imovel há 1 ano atras e usei o FGTS para ajudar no pagamento de parte das prestações (durante 12 meses). Posso utilizar novamente o FGTS ou preciso esperar algum prazo?

    Obrigada

    • Olá Flavia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O Uso do FGTS para pagamento de parte da prestação pode ser efetivado ao final do prazo da utilização anterior.

      Para mais detalhes veja no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  181. Boa tarde!

    Eu fiz um finaciamento abtacional de uma casa, e vou pagar 370,00 por mês, gostaria de saber se posso usar o FGTS, que a empresa que trabalho deposita todo mês? como parte de pagameto da parcela?

    • Olá Adriano

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que existem condições para o trabalhador e para o imóvel considerando pleitear o uso do FGTS no financiamento habitacional. Veja as condições no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Com relação ao uso do FGTS para pagamento de parte da prestação você precisa ter no saldo do FGTS valor suficiente para utilizar o FGTS para 12 encargos e o uso está limitado a 80% de cada encargo mensal.
      Veja as condições e exemplos de uso do artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  182. antes de casar meu marido comprou um imóvel pelo PAR, ainda não está quitado, hoje quero comprar um novo imóvel ,posso utilizar meu FGTS no imóvel que estamos adquerindo.

    • Olá Maria Celia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o imóvel que pretende adquirir for na mesma região metropolitana do imóvel financiado no PAR não poderá utilizar o FGTS na compra do segundo.
      O FGTS deve ser utilizado para moradia própria.

      Mas, pode utilizar o FGTS no primeiro imóvel, veja as condições com o Banco.

      Quais os requisitos do trabalhador para uso do FGTS?
      * Possuir 03 anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em diferentes empresas;
      * Não ser titular de financiamento ativo no âmbito do SFH, localizado em qualquer parte do território nacional;
      * Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral principal ou de sua residência, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma Região Metropolitana.

      Veja mais:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe click Habitação

  183. Boa noite!
    Muito boa as explicações:
    Acabei de fazer um financiamento por e não utilizei o fgts, porque estava com uma casa em meu nome, por sorte acabei vendendo a casa antiga um mês depois da contratação do financiamento com o itau e agora o pessoal esta me dizendo que tenho que esperar um ano, para utilizar o fgts para quitar ou amortizar a divida com o itau, mesmo eu não tendo mais o imovel em meu nome e não tendo utilizado a fgts nos ultimos 4 anos e a casa que comprei o antigo morador tb não utilizou, o que devo fazer, sera uma nova exigência da caixa Obrigado

    • Olá Marcos

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se trata de erro de interpretação do Banco Itaú.
      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Não existe na Norma de utilização do FGTS nenhuma carência para utilização após a venda do imóvel impeditivo de utilização do FGTS. Após a apresentação da matrícula atualizada comprovando a venda, a utilização poderá ser imediata.

      Abra um SAC junto ao Banco e se não for atendido abra uma Reclamação junto ao Banco Central. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

  184. Boa noite!
    Muito boa as explicações:
    Caro Gilberto acabei de fazer um financiamento pelo itau e não utilizei o fgts, porque estava com uma casa em meu nome, por sorte acabei vendendo a casa antiga 1 mês depois da contratação do financiamento com o itau e agora o pessoal esta me dizendo que tenho que esperar 1 ano, para utilizar o fgts para quitar a divida com o itau mesmo eu não tendo mais o imovel em, meu nome e não tendo utilizado a fgts a mais de 4 anos e a casa que comprei o antigo morador tb não utilizou, sera que isso procede, sera uma nova exigência da caixa Obrigado

    • Olá Marcos

      Boa Noite!

      Já respondemos ao seu questionamento no outro comentário.

      Desejamos sorte a família!

      Equipe Click Habitação

  185. Boa tarde,

    Meu esposo comprou um apto na planta financiado pela caixa, em janeiro de 2010, no primeiro plano do minha casa minha vida. Na época não utilizou o fgts. O apto até hoje não foi averbado, e encontra-se ainda registrado como terreno no cartório, pois a construtora abriu falência e não entregou as documentações necessárias. Já fizemos uma amortização em dinheiro há uns dois anos. Gostaria de saber se, hoje, meu esposo pode utilizar o fgts para amortizar mais uma parte do saldo devedor? Não temos nenhum outro financiamento e nem outro imovel em nosso nome.

    Agradeço muito a atenção,

    Selma.

    • Olá Selma

      Boa noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Ficamos a pesquisar nas normas de utilização do FGTS o localizamos no Manual de Moradia Propria – MMP – subitem 20.4 e seus subitens abaixo transcritos:
      20.4 É admitido utilizar o FGTS na amortização de financiamento/autofinanciamento contratado para construção de imóvel residencial urbano, que tenha entrado em fase de retorno e a obra ainda não tenha sido concluída e averbada no competente Cartório de Registro Imobiliário.
      20.4.1 Nesse caso, o Agente Financeiro responsável pelo financiamento/autofinanciamento concedido para a construção do imóvel deve apresentar o último laudo de avaliação da obra.
      20.4.1.1 No referido laudo deve constar o estágio do cumprimento do cronograma físico-financeiro da construção na data da utilização do FGTS para amortização do financiamento/autofinanciamento.
      20.4.1.2 O estágio da construção da obra, conforme atestado por esse laudo, deve justificar o valor das parcelas já liberadas do financiamento/autofinanciamento.
      20.4.1.3 O trabalhador deve declarar, sob as penas da Lei, estar ciente de que a não conclusão da obra e a consequente não averbação do imóvel concluído no CRI determinará o cancelamento da operação de utilização do FGTS na amortização de seu financiamento/autofinanciamento, com reflexos, inclusive, no valor do saldo devedor do referido financiamento/autofinanciamento, e que não poderá fazer uso do FGTS em amortização, liquidação e pagamento de parte do valor das prestações de seu financiamento/autofinanciamento, enquanto não proceder a averbação da conclusão da obra na matrícula do imóvel junto ao CRI competente.
      20.4.2 Não poderá ser objeto da utilização do FGTS na amortização/liquidação, o financiamento/autofinanciamento para construção cujas parcelas tenham sido liberadas sem o devido cumprimento do cronograma físico-financeiro da obra.

      Orientamos a pegar os itens do normativo e pleitear e protocolar junto a agência do Banco o pedido de utilização, com base nos subitens.
      Veja o link para o: MMP-FGTS

      Caso não seja atendida abra um SAC e depois uma Reclamação junto ao BACEN.
      Nesta reclamação ao BACEN, se for necessária, peça posicionamento sobre o que o Banco está efetivando para regularizar a situação e que não pode ser prejudicada por problemas alheios a sua vontade.
      Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Esperamos ter ajudado. Desejamos sucesso a família!

      Equipe Click Habitação

    • Muito obrigada, Equipe Click Habitação! As informações fornecidas foram muito relevantes pra mim.
      Só fiquei com uma dúvida: Acho que o item 20.4.1.3 me impedem de pleitear a utililização do fgts, pois apesar de a obra ter sido concluída, ela não foi averbada no CRI. Interpretei errado?
      Será que, uma vez que a construtora abriu falencia, não cabe a CAIXA assumir a responsabilidade de regularização do imovel?

      Obrigada mais uma vez,

      Selma

    • Olá Selma,

      Boa Tarde!

      Justamente em função do subitem 20.4.1.3 do MMP que de certa forma você deverá fazer “pressão” junto ao Banco e ao Banco Central para buscar uma solução para o impasse.
      Assim, oriento a citar somente o subitem 20.4 e pleitear o uso do FGTS. Vamos acompanhar os passos posteriores.

      Qualquer coisa retorne

      Boa sorte!

      Equipe Click Habitação

  186. Boa noite,

    Adquiri um imóvel em janeiro de 2016 e não pude utilizar meu FGTS na entrada porque o imóvel é situado em São José dos Campos e sempre morei e trabalhei em Guarulhos. Minha pergunta: Agora morando em São José dos Campos no imóvel que adquiri sem auxílio do FGTS na entrada, posso utilizar o FGTS para amortizar as parcelas ou saldo devedor? Caso a resposta seja sim, qual o prazo para eu possa utilizar?

    Desde já agradeço.

    Daniel Galera

    • Olá Daniel,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o impedimento que existia foi regularizado, você está habilitado a pleitear o uso do FGTS de imediato.

      Segue abaixo texto constante no subitem 1.4.3.2 do Manual de Moradia Própria – MMP:
      “O trabalhador que não possui imóvel ou financiamento ativo no SFH e que esteja adquirindo imóvel localizado em município diferente do município da ocupação laboral principal, ou nos municípios limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana, pode comprovar residência por meio de declaração de não possuir imóvel ou financiamento ativo no âmbito do SFH em qualquer parte do território nacional e 01 (um) comprovante de residência atual relativo ao mesmo município onde pretenda adquirir imóvel com o uso do FGTS, com data atual, sem que seja necessário comprovar 1 ano de trabalho.”

      Orientamos procurar o banco para pleitear o uso do FGTS.

      Equipe Click Habitação

  187. Pelo que eu entendi lendo aqui,posso utilizar saldo do meu fgts para pagar até 3 prestações atrasadas. É a minha situação atual,estou desempregado atualmente,mas tenho saldo de fgts outras empresas que ao todo dão quase R$ 1900,00. A minha divida atual são 2 parcelas de R$ 500 atrasadas e mais uma que vai vencer 27 deste mês também de R$ 500, no total as 3 parcelas dariam R$ 1560,00. Fui em uma agencia negociar e o gerente disse que só poderia utilizar fgts para pagar parte de prestações somente se fossem 12 prestações em atraso e se eu tivesse saldo de fgts para as 12. Lá na agencia o gerente ligou para o atendimento da caixa e a atendente falou a mesma coisa que eu não poderia usar fgts para pagar só 3 prestações,somente poderia se fosse pra 12 prestações e se meu saldo contemplasse as 12. Parece que a atendente no telefone não estava com vontade de me ajudar e nem o gerente. Gostaria de saber se procede a recusa em não utilizar o saldo que eu tenho pra pagar apenas 3 prestações atrasadas?

    • Olá Francisco

      Boa Tarde!

      O uso do FGTS para pagamento de parte de prestação é possível. Mas, você ter hoje o saldo para o pagamento de 12 parcelas.
      Assim, com R$ 1900,00 / 12 = R$ 158,33 por cada parcela.

      Você pode utilizar, mas o abatimento será de R$ 158,33 por mês, o restante terá que ser pago em dinheiro.
      e pode utilizar com até 3 prestações em atraso.

      Mas, como o nome diz é FGTS para pagamento de parte da prestação (limitado a 80% da parcela) e não paga pagamento de prestação.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação
      Veja os exemplos no artigo.

      Equipe Click Habitação

  188. Posso utilizar o fgts para amortização de um outro financiamento, há 08 anos atrás utilizei o fgts para dar entrada na compra de um imóvel e depois utilizei de novo para quitar

    • Olá Marcia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que depende de algumas coisas.
      Por exemplo, você ainda possui o primeiro imóvel?
      Se possuir ainda o primeiro, o imóvel que pretende adquirir ou amortizar o saldo devedor é na mesma região metropolitana do primeiro imóvel?
      Se sim, somente após a venda do primeiro imóvel poderá utilizar o FGTS no segundo imóvel.

      Se a resposta for negativa poderá pleitear o uso do FGTS, desde que atenda as condições de uso.

      O FGTS é para utilização na moradia própria. E tem regras e impedimentos de uso.

      Sugerimos a leitura dos nossos artigos:
      FGTS e a propriedade de imóveis
      Impedimentos para uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

    • Olá Carlos

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que nosso objetivo é repassar informações de qualidade a todos os interessados.

      Equipe Click Habitação

  189. Em 2007 comprei um imóvel e financiei apenas uma parte (50.000,00) no Santander.
    Após algum tempo foi utilizado o FGTS para amortização 2 vezes. A última vez foi há 1 ano e agora gostaria de quitar (falta 3.900,00). É possível utilizar o meu FGTS agora ou tenho que esperar o intervalo de 2 anos?

    • Olá Wilke,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Como você usou o FGTS para amortização há um ano, deve esperar sim os 2 anos de intervalo para liquidar a dívida.
      Essa regra vale tanto para amortização e liquidação.
      Porém se você tem saldo na conta vinculada do FGTS, você pode usá-lo para pagamento de parte de prestação (até 80% do valor do encargo mensal).
      O valor que você economizar pode juntar e quitar sua dívida antes dos 2 anos.
      Faça as contas e veja se vale a pena!

      Para saber mais veja o artigo FGTS para pagamento de parte de prestaçãoFGTS para pagamento de parte de prestação

      Equipe Click Habitação

  190. Boa noite, Eu adquiri um imóvel sem o uso do meu FGTS , pois o vendedor havia utilizado o FGTS dele para amortização 6 meses antes de me vender o imóvel. Hoje já se passou 1 ano desde a compra ( 1 ano e 6 meses que o vendedor usou o FGTS dele nesse mesmo imóvel para amortizar ), eu gostaria de amortizar o imóvel com meu FGTS pagando as últimas parcelas ; Gostaria de saber se já posso realizar a amortização ou quanto tempo preciso esperar completar após a data que o comprador utilizou o FGTS dele.

    • Olá Leanderlos

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o fato do comprador anterior ter utilizado o FGTS para amortização não impede que você faça a amortização de imediato, alias poderia ter feito desde o início do financiamento, desde que sejam atendidas as condições de uso.

      O uso do FGTS para entrada do financiamento tem restrição (intervalo) para o mesmo imóvel (3 anos).
      O uso do FGTS para amortização do financiamento na fase de retorno o intervalo é para a pessoa (trabalhador). O fato dele ter usado não impede que você use.
      Assim, poderá pleitear o uso do FGTS de imediato.

      Equipe Click Habitação

  191. Boa tarde, tenho um imóvel e utilizo o FGTS para pagamento de parte da prestação, estou pensando em comprar o 2o imóvel. Minha dúvida é se depois que comprar o 2o imóvel, poderei continuar utilizando o FGTS para pagamento de parte da prestação do 1o ?

    • Olá Robstown

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Considerando que o primeiro financiamento foi regular e no SFH não haverá óbice de continuar utilizar o FGTS mesmo com a aquisição do segundo imóvel.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  192. Te fiz uma pergunta ontem e recebi sua resposta positiva para o meu caso o uso do FGTS ficou bem claro, porem não entendi si o comprador pode utilizar o FGTS dele, pois ele tem apenas 14 meses que trabalha na atual empresa, no seu emprego anterior trabalhou 12 anos e quando foi mandado embora em janeiro de 2011 ele sacou seu FGTS, mesmo assim ele pode usar?

    • Olá Valtencir

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que sim, pois o trabalhador para utilizar o FGTS tem de ter no mínimo 3 anos de conta vinculada de FGTS, no tempo total de trabalho, não importando se na soma de todos os empregos anteriores.
      Não precisa ser contínuo, ou seja, na mesma empresa. Pode ser em várias empresas diferentes.

      Equipe Click Habitação

  193. Bom dia, assinar um contrato de compra e venda do meu imóvel e estou com duas prestações em atraso sendo que o valor das prestações são R$530,00 e tenho um saldo devedor de R$74.000,00, hoje meu saldo fgts é de R$7.000,00 gostaria de saber si posso ao mesmo quitar as prestações em atraso e abater o restante do saldo do fgts para amortizar o saldo devedor. Si não puder usar os dois gostaria de saber si pelo menos posso usar para amortizar o saldo devedor. Agradeço desde já.

    • Olá Ricardo

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que você tem algumas opções de negociação com uso do FGTS, mas para tal deverá atender as condições de uso do FGTS

      1) Utilizar o FGTS para pagamento de parte de prestação
      Poderá utilizar para pagamento de até 80% de cada prestação durante 12 meses. Podendo estar com até 3 prestações em atraso. Assim:
      530,00 * 80% = 466,67
      466,67 * 12 prestações = R$ 5.600,00
      Seria debitado de sua conta do FGTS R$ 5.600,00 e você passaria a pagar em dinheiro somente 20% do encargo mensal durante 12 meses. Podendo renovar no final do prazo.
      Veja detalhes no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      2) Para efetivar a amortização no saldo devedor com uso do FGTS você deverá estar em dia.
      Neste caso você poderia pagar as prestações em atraso e em seguida amortizar. Ou negociar o atraso, ficar em dia e amortizar o saldo com FGTS.
      Veja detalhes no artigo:
      Amortização extraordinária de saldo devedor

      Esperamos ter ajudado. Retorne se precisar de mais esclarecimentos.

      Equipe Click Habitação

  194. Boa tarde, utilizei meu FGTS para quitar algumas prestações que estavam em atraso no dia 27/01/2016, e agora vendi minha casa porem o comprador vai utilizar seu FGTS para comprar o imóvel, como utilizei em janeiro de 2016 ele pode usar o FGTS dele para compra? Lembro ainda que o comprador trabalha na atual empresa a apenas 14 meses, mais já trabalhou em outras empresas com regime de FGTS, porem já socou o FGTS delas quando foi demitido.

    • Olá Valtencir

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os prazos de intervalo (interstício) entre os tipos de utilização não se misturam:
      1) na aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel;
      2) na amortização – se usou na entrada pode usar de imediato para amortização, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos.
      3) para pagamento de parte de prestação – se usou na entrada e até para amortizar o saldo devedor poderá utilizar normalmente, podendo renovar a cada 12 meses.

      Assim, o uso do FGTS para aquisição pelo novo comprador (entrada) poderá ser efetivado normalmente se você quando efetivou a compra do imóvel não utilizou FGTS (entrada) ou se já se passaram mais de 3 anos da sua compra/financiamento do imóvel.

      As condições de uso do FGTS na aquisição podem ser vistas no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Se ele Possuir 03 anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em diferentes empresas não haverá problema em utilizar o FGTS.

      Equipe Click Habitação

  195. Olá,no ano de 2000 comprei um imovel financiado pela Caixa e na ocasião utilizei meu FGTS. Este imóvel foi quitado em 2008. O ano passado adquiri outro imóvel financiado pelo banco Itau e não pude utilizar meu FGTS. Agora quero amortizar e minha dúvida é se posso utilizar meu FGTS. Por que não é permitido utilizar o FGTS para novos financiamentos? Agradeço a atenção

    • Olá Arlete,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que talvez o problema esteja associado a localização do imóvel (segundo) que adquiriu.
      O FGTS é autorizado uso para moradia própria, assim se possuir outro imóvel na mesma região metropolitana não poderá utilizar o FGTS até venda do primeiro imóvel.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  196. Gostaria de saber se posso utilizar de saldo de fgts para amortizar saldo deveder , este imóvel não utilizei saldo na entrada estou nesta empresa a 18 meses

    • Olá Moacir,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação!
      Em seu comentário você cita apenas a empresa em que atualmente trabalha, que contabiliza 18 meses. É necessário pelo menos 3 anos, consecutivos ou não, podendo ser em empresas diferentes. Veja se existe alguma conta ativa do FGTS em empregos anteriores.
      Para utilizar o FGTS, existem alguns pré-requisitos que devem ser atendidos, vamos citar as principais:

      TRABALHADOR
      – Possuir 03 anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em diferentes empresas;
      – Não ser titular de financiamento ativo no âmbito do SFH, localizado em qualquer parte do território nacional;
      – Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral principal ou de sua residência, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma Região Metropolitana.
      ◦As Regiões Metropolitanas existentes no País, para efeito do estabelecido podem ser verificadas em Circular CAIXA específica e vigente à época, publicada no site http://www.caixa.gov.br.

      IMÓVEL

      – Tem que ser urbano e residencial;
      – Deve estar devidamente registrado em nome dos vendedores no respectivo Registro de Imóveis e livre e desembaraçado de quaisquer ônus, inclusive IPTU e condomínio;
      – Estar localizado no município onde o comprador exerce o seu trabalho principal, incluindo os municípios limítrofes ou na região metropolitana, ou no município em que o comprador comprove residir há pelo menos um ano;
      – O valor de compra e venda e avaliação não pode ser superior ao limite estipulados pelo Conselho Monetário Nacional – CMN;
      – Estar aprovado no laudo de avaliação pela engenharia do Banco/Instituição Financeira para servir de moradia e de alienação no caso de financiamento pelo SFH.
      – No caso de uso do FGTS como poupança na aquisição com ou sem financiamento, o imóvel não pode ter sido transacionado também com FGTS a menos de 03 anos conforme verificação na matrícula do imóvel emitida pelo Registro de Imóveis.

      Para saber mais, veja o artigo Como usar o FGTS na compra de imóveis.

      Equipe Click Habitação

  197. Bom dia,

    Comprei um imóvel avaliado em R$ 550 mil e vou financiá-lo pelo SFH (Banco do Brasil), mas sem utilizar meu FGTS na contratação, pois o imóvel fica em outro município (Jundiaí não é limítrofe e nem pertence a mesma região metropolitana de Campinas, município em que atualmente resido e trabalho).

    Devo mudar para o novo imóvel/município em Maio de 2016.
    Poderei usar meu FGTS para amortizar meu financiamento? Se sim, a partir de quando?

    Grato.

    • Olá Lancaster,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o trabalhador que não possui imóvel ou financiamento ativo no SFH e que esteja adquirindo imóvel localizado em município diferente do município da ocupação laboral principal, ou nos municípios limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana, pode comprovar residência por meio de declaração de não possuir imóvel ou financiamento ativo no âmbito do SFH em qualquer parte do território nacional e 01 (um) comprovante de residência atual relativo ao mesmo município onde pretenda adquirir imóvel com o uso do FGTS, com data atual, sem que seja necessário comprovar 1 ano de trabalho.

      Ou seja, a partir de passar a morar no imóvel será enquadrado nas condições de uso do FGTS.
      Podendo utilizar o FGTS para amortização ou pagamento de parte da prestação.

      Veja mais sobre as condições de uso no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  198. Boa tarde. Estou comprando meu 1º imóvel. O mesmo ainda está alienado pela Caixa e tem mais de três anos que o FGTS do Vendedor foi usado pra comprar essa mesma casa que ele está vendendo. Porém, como há um saldo devedor a ser quitado, ele quer diminuir esse saldo devedor com o FGTS que possui hoje. O fato de ele amortizar a dívida implica em uma transação via FGTS e impossibilitará o uso do meu FGTS para compra dessa casa? Agradeceria muito a resposta.

    • Olá Gustavo

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os prazos de intervalo (interstício) entre os tipos de utilização não se misturam:
      1) na aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel;
      2) na amortização – se usou na entrada pode usar de imediato para amortização, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos.
      3) para pagamento de parte de prestação – se usou na entrada e até para amortizar o saldo devedor poderá utilizar normalmente, podendo renovar a cada 12 meses.

      Assim, se o vendedor utilizou o FGTS para amortização não interfere na sua utilização para aquisição (entrada).
      O que importa neste caso é o uso dele para aquisição do Imóvel, se já passou os 03 anos de intervalo, não haverá problema para você poder utilizar o FGTS para compra do imóvel.

      Podemos resumir que o FGTS para aquisição (entrada) o intervalo de uso é para o imóvel e não para o trabalhador.

      Equipe Click Habitação

  199. Tenho um financiamento com a caixa e estou com prestações em atraso, gostaria de usar meu saldo do fgts, para abater na dívida e pagaria o restante que faltasse, mas a Caixa se recusa a receber, dizendo que só pode abater 3 prestações em atraso. Com isso a cada dia que passa devo mais, pois eles não aceitam pagamento parcial , só total e não estou conseguindo reunir todo o dinheiro. Nesse caso há risco de minha casa ir a leilão? Se isso acontecer tem alguma maneira de ser contestado via judicial?

    • Olá Cleide

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS para pagamento de parte de prestação é somente para contratos com até 03 parcelas em atraso.
      Se você tiver mais de 03 parcelas em atraso você deve negociar o atraso e daí poder utilizar o FGTS.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo sobre dicas negociais:
      Dicas para negociar financiamento habitacional

      Como está tendo dificuldade de fazer o tratativas junto a agência orientamos a efetivar uma proposta no site do Banco:
      Proposta de negociação CAIXA

      Faça uma proposta realista e a melhor possível. Explique sua situação e faça a proposta que de fato possa cumprir.

      Equipe Click Habitação

  200. Olá…

    Gostaria de saber se posso usar meu FGTS para liquidar o financiamento do meu carro?

    Obs: Não tem parcelas em atraso, estou perguntando apenas para se for possível eu quitar o veículo e ficar sem dívidas!

    Aguardo retorno…

    • Olá Robson

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Informamos que não existe previsão legal para uso em crédito comercial de compra de veículo.
      Fonte Lei 8036/90.

      Equipe Click Habitação

  201. Agora para utilização do FGTS para amortização não e necessario ir nas agencias, existe um numero para ligar, alguem sabe qual é?

    • Olá Rodrigo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.

      Equipe Click Habitação

  202. Boa noite.
    Casei faz 3 meses com comunhão universal, meu esposo possui financiamento habitacional só no nome dele. Gostaria de saber se eu for no cartório e incluir meu nome no imóvel posso utilizar meu fgts para quitar parte das prestaçoes.

    • Olá Marília

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que para regularizar a situação nos financiamentos habitacionais efetivados antes do casamento deverá ser localizada a documentação relativa ao casamento, em especial, a Certidão de Casamento e o pacto ante-nupcial.

      Levar a documentação ao Cartório de Registro de Imóveis para averbação na matrícula do imóvel.

      Após, solicitar uma Certidão de matrícula atualizada constando a alteração e inclusão do cônjuge como proprietário do imóvel.

      Com a Certidão de matrícula atualizada e a documentação (Certidão de Casamento e pacto ante-nupcial) deverá ser entrega ao Banco para fins de cadastro e registro nos controles e sistemas do Banco.

      Veja mais detalhes no artigo:
      FGTS e o Regime de Casamento

      Equipe Click Habitação

  203. Boa tarde,

    Tenho apenas 2 anos e 09 meses de trabalho. Posso usar meu FGTS na aquisição do imóvel ou tenho que aguardar completar os 03 anos de contribuição?

    • Olá Ramon

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a imposição é estabelecida pelo Conselho Curador do FGTS:
      “Possuir 03 anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em diferentes empresas;”

      Veja mais detalhes no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Se não puder usar na entrada poderá utilizar para amortizar o saldo devedor ou pagamento de parte de prestação durante o andamento do financiamento, desde que atenda as condições de uso do FGTS.

      Equipe Click Habitação

  204. Bom dia,

    Quero utilizar o meu FGTS para abater o saldo devedor do meu financiamento imobiliário, mas o banco (CEF) está se recusando a efetuar a transação, que eu já havia feito há dois anos atrás. Como devo proceder? Obrigado.

    • Olá Antonio Marcos

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o FGTS pode ser utilizado para liquidar ou amortizar o saldo devedor de financiamentos feitos pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH. Verifique se seu contrato foi assinado dentro do SFH, pois se foi no SFI ou FORA DO SFH não poderá utilizar o FGTS na fase de retorno do contrato.

      Pedimos para indicar o motivo alegado pelo Banco para a recusa do uso do FGTS.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Dicas para gerir seu financiamento – Uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  205. Bom dia!
    Posso utilizar o FGTS de uma pessoa que não esta no contrato para abater o saldo residual do financiamento?
    Fiz o financimento sozinha, mas agora casada gostariamos de utilizar o FGTS do meu esposo.
    Obrigada!
    Juliane

    • Olá Juliane,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o Regime de Bens adotado foi de Comunhão Universal de Bens e com pacto ante-nupcial incluindo o bem, você deverá averbar a Certidão de casamento e o pacto ante-nupcial junto a matrícula do imóvel.
      Veja como no artigo:
      FGTS e o Regime de Casamento

      Já se o casamento foi com o Regime de Comunhão Parcial de bens o imóvel pertence somente você, e para utilizar o FGTS ele deverá adquirir parte ideal do imóvel.
      Veja detalhes no artigo:
      Inclusão de cônjuge no financiamento

      Neste caso, o Banco deverá concordar com a operação e haverão custos:
      Contratação com banco, ITBI e registro junto ao Cartório de Imóveis. Verifique se a relação custo/benefício compensa a operação.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Caroline

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se o Regime de Bens adotado foi de Comunhão Universal de Bens e com pacto ante-nupcial incluindo o bem, você deverá averbar a Certidão de casamento e o pacto ante-nupcial junto a matrícula do imóvel.
      Veja como no artigo:FGTS e o Regime de Casamento

      Já se o casamento foi com o Regime de Comunhão Parcial de bens o imóvel pertence somente ao seu marido, e para utilizar o FGTS você deverá adquirir parte ideal do imóvel.
      Veja detalhes no artigo:
      Inclusão de cônjuge no financiamento

      Neste caso, o Banco deverá concordar com a operação e haverão custos:
      Contratação com banco, ITBI e registro junto ao Cartório de Imóveis. Verifique se a relação custo/benefício compensa a operação.

      Equipe Click Habitação

  206. Vejo q o fgts pode ser usado pra quitaçoes de finaciamento,tenho estou pagando um lote terreno onde tenho uma casa e tem algumas parcelas em atraso posso usar meu fgts para quitação das parcelas,sendo que tenho 3 anos q pedi conta de uma empresa mas falta 3 meses para meu aniversario nesse caso posso usar meu fgts ante da data de aniversario pra pagar meu lote?

    • Olá Edson

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que financiamento de aquisição de lote dissociada de construção imediata não pode usar o FGTS.

      Existem impedimentos de uso. Veja no artigo:
      Impedimentos para uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  207. Olá.
    Deixa eu me explicar melhor.
    Pretendo comprar um imóvel já pronto que foi adquirido por José na planta, esse imóvel ainda tem um saldo devedor com a Construtora.
    Ex.
    Valor de mercado do imóvel – 300 mil
    José pagou para Construtora – 140 mil

    Gostaria de usar meu FGTS ( 40 mil ) como sinal, e financiar o restante.
    Nesse caso, pode ser feito ou eu tenho que dar um sinal maior?
    Obrigada.

  208. Boa noite.
    Gostaria de saber:
    1) Se posso usar meu FGTS como sinal e financiar o restante na comprar um imóvel que ainda tem um saldo devedor com a CEF.
    2) Se posso usar meu FGTS como sinal e financiar o restante na comprar um imóvel que ainda tem um saldo devedor com a Construtora.

    Obrigada.

  209. Olá, boa noite.
    Não consigo localizar de forma fiel na Internet e nem na CEF se posso executar o seguinte procedimento.
    Possuo financiamento SPBE de um terreno pel CEF. Posso utilizar o FGTS para abater o saldo devedor por completo?
    O terreno esta “cru”, sem construção.

    • Olá Mário

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que um dos pilares do uso do FGTS é para moradia própria.
      Assim, não é permitido o uso do FGTS para financiamento de terreno dissociado da construção imediata.
      Bem como, não é permitido o uso do FGTS em financiamento cujo imóvel esteja sem edificação averbada na matrícula do terreno.

      Veja detalhes sobre os impedimentos de uso do FGTS no artigo:
      Impedimentos para uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  210. Oi! Boa tarde!
    Meu marido e eu financiamos um apto na caixa econômica em agosto de 2014, e meu marido usou o FGTS dele como parte da entrada do imóvel! Eu não pude usar o meu FGTS porque comecei a trabalhar de carteira assinada em dezembro de 2014, e portanto só passei a recolher o FGTs a partir dessa data. Gostaria de saber se eu e o meu marido poderemos usar os nossos FGTs para amortização do financiamento. Se sim, a partir de quando? Obrigada!

    • Olá Lygia,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Já respondemos a sua pergunta no artigo de Impedimentos de uso do FGTS. Vamos repetir a resposta:
      De quanto em quanto tempo posso usar FGTS?
      Para cada tipo de utilização do FGTS existe um intervalo (interstício) mínimo para nova utilização. Mas, este intervalo vale na mesma modalidade de uso, ou seja, se você utilizar o FGTS na aquisição pode de imediato utilizar para amortizar o saldo ou para pagamento de parte da prestação.

      Esclarecemos que os prazos de intervalo (interstício) entre os tipos de utilização não se misturam:
      1) na aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel;
      2) na amortização – se usou na entrada pode usar de imediato para amortização, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos.
      3) para pagamento de parte de prestação – se usou na entrada e até para amortizar o saldo devedor poderá utilizar normalmente, podendo renovar a cada 12 meses.

      Assim, se atingiu o tempo serviço para uso do FGTS poderá fazê-lo e o seu marido também.”

      Equipe Click Habitação

  211. Adquirimos uma casa em 2005 com parte do FGTS e em 2010 quitamos com o FGTS e financiamos novamente pela Caixa a reforma. Posso retirar novamente o FGTS para amortizar as prestações ou até mesmo para quitar novamente o empréstimo? Lembrando que já é o segundo empréstimo feito pela Caixa e que já foi utilizado o FGTS. Obrigada.

    • Olá Rosana,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que algumas modalidades de crédito não permitem o uso do FGTS.
      Uma delas é a Reforma.
      Veja mais no artigo:
      Impedimentos para uso do FGTS

      De toda a forma sugerimos consultar o contrato e confirmar junto a agência do Banco o impedimento de uso do FGTS.

      Equipe Click Habitação

  212. Adquirimos um imovel utilizando o FGTS para comprar e também para amortização da dividida o qual foi quitado em 2011.

    Podemos utilizar novamente o FGTS para compra de um novo imóvel? Como devemos proceder, pois já tentamos junto a caixa e a resposta foi negativa.

    • Olá José Sidinei

      Bom Dia! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que existem impedimentos para uso do FGTS.
      Um deles está associado a possuir imóveis na mesma região metropolitana que pretende adquirir o novo imóvel.

      Assim, se o novo imóvel for na mesma região metropolitana do que pretende adquirir para utilizar o FGTS precisará vender o primeiro imóvel.

      Se for em região metropolitana diferente existem outras questões associadas a localização do imóvel e do seu trabalho.
      O imóvel deve localizar-se:
      a) no mesmo município onde o trabalhador exerça sua ocupação laboral principal, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana; ou
      b) no mesmo município onde o trabalhador comprove a sua residência há mais de um ano, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana.

      Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?
      FGTS e a propriedade de imóveis
      Impedimentos para uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  213. Prezado, Tudo Bom? Ótimo site, informações muito instrutivas. Qual a lista de documentos necessários para efetuar a amortização de financiamento com FGTS?
    Obrigado

  214. Bom dia, tenho um imóvel financiado pela Caixa em uma cidade, quero quitar o saldo devedor deste financiamento utilizando parte do meu saldo do FGTS, e estou adquirindo um imóvel na planta em outra cidade, posso utilizar o restante do meu saldo para a entrada deste novo imóvel??
    Desde já agradeço, abraços.

    • Olá Fábio,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Vamos analisar por partes:
      1) Para fins de quitação com FGTS, deverão ser atendidas as condições de uso do FGTS, a primeira que o financiamento seja no SFH, dentre outras.
      Veja mais no artigo:
      Quitação de Financiamento Habitacional

      2) Para utilizar o FGTS no segundo imóvel é necessário o atendimento de algumas condições:
      a) o financiamento do primeiro imóvel deverá estar quitado;
      b) Se você não vender o primeiro imóvel o segundo deverá estar em outra região metropolitana diferente da do primeiro imóvel
      c) o uso do FGTS é moradia própria assim você deverá morar neste novo imóvel.
      Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  215. Boa tarde

    Comprei um imóvel em 2012 e não utilizei o FGTS pois paguei 600 mil, hoje o teto esta em 750 mil, posso usar o FGTS para amortizar agora depois de 3 anos ?

    abs

    • Olá Angelo,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS na fase de retorno do financiamento exige que o contrato esteja devidamente concedido no âmbito do SFH, dentre outras exigências previstas na legislação.
      Assim, se seu contrato estiver FORA DO SFH não há como administrativamente utilizar o FGTS para: amortizar, liquidar ou pagar parte da prestação.
      Na época da compra o limite de avaliação do SFH era R$ 500.000,00. Veja mais no artigo:
      SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

      A alternativa para quem assinou fora do SFH era a chamada Transposição (Transferência) de contratos de Fora do SFH para o SFH até recentemente era utilizada pelo mercado imobiliário.
      Veja mais no artigo:
      Transferência de Financiamento para o SFH e Uso FGTS

      Mas, em termos de normalização somente existia menção do MMP – Manual de Moradia Própria – Uso do FGTS (norma do agente Operador do FGTS).
      A nova versão do MMP de 22/04/14 modificou essa prerrogativa do texto.
      Assim, não existe norma permitindo tampouco proibindo a chamada Transposição para o SFH. Mas é necessária a anuência do Banco.

      O mercado (Bancos) utilizava a transposição, mas recentemente houve uma mudança de postura e todos passaram a não aceitar, em especial o Banco Central.

      A ação judicial sempre será uma hipótese, e podemos afirmar que existem decisões judiciais favoráveis para o uso do FGTS em contratos em situação semelhante. Cabe a você avaliar a conveniência de contratar advogado de sua confiança.

      Equipe Click Habitação

  216. Bom dia!

    No momento da solicitação do abatimento dos doze meses com o saldo do FGTS, a caixa não nos informa uma previsão de conclusão do processo . Cita que deveremos aguardar a comunicação por meio de SMS de celular. De qualquer forma, só gostaria de ter uma estimativa, exemplo leva em média 30 dias, 60 dias….

    • Olá Jéssica,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que já leu a resposta anterior em outro artigo. Vamos repetir abaixo:
      “Informamos que temos recebidos alguns comentários sobre a demora de atendimento ou retorno pela CAIXA.
      O serviço por telefone é novo no Banco e provavelmente acumulou.
      Cremos que 15 dias seja um prazo razoável para atendimento ou retorno.
      Passado este prazo orientamos a ligar novamente e pedir uma posição ou abrir um SAC no site do Banco.”

      Equipe Click Habitação

  217. Boa tarde !

    Sou morador do RJ.Sabendo que não posso adquirir um imóvel acima de R$ 750.000,00 e utilizar meu FGTS para compor minha negociação,gostaria de saber se após concretizar a compra e financiar meu saldo devedor,através do sistema financeiro,posso utilizar meu FGTS para amortizar a dívida ? Caso a resposta seja positiva,em quanto tempo depois poderei utilizar o recurso do FGTS ?
    Desde já agradeço,

    Jorge Marcelo

    • Olá Jorge,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que uma das condições básicas para utilizar o FGTS no financiamento é que o contrato seja no SFH.
      Existem limites de avaliação e financiamento para enquadramento no SFH. Veja no artigo:
      SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

      O enquadramento para o SFH é efetivado no momento da contratação. Assim, se seu contrato foi lavrado FORA do SFH você não poderá utilizar o FGTS na vigência do seu contrato.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Isaias,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos, conforme consta no artigo, que os prazos de intervalo (interstício) entre os tipos de utilização não se misturam:
      1) na aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel;
      2) na amortização – se usou na entrada pode usar de imediato para amortização, podendo o trabalhador efetivar a cada 2 anos.
      3) para pagamento de parte de prestação – se usou na entrada e até para amortizar o saldo devedor poderá utilizar normalmente, podendo renovar a cada 12 meses.

      Para o uso do FGTS na prestação leia:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  218. Boa Tarde

    Estou com seguinte condição estou com um financiamento pelo Santander, dei o FGTS de entrada, estou na 12ª prestação, Gostaria de saber se é possível eu solicitar PPP mesmo sendo o financiamento do Santander e Quais documentos eu preciso para essa solicitação?

    Pode me ajudar?

    Obrigado.

    • Olá Tarcisio,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que uma condição básica para você poder utilizar o FGTS na fase de retorno do contrato é o enquadramento no SFH.
      Se for no SFH você poderá pleitear. Veja os detalhes e a documentação no artigo:
      Dicas para gerir seu financiamento – Uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  219. Olá, primeiro gostaria de parabeniza-los pelo trabalho e ajuda à população em geral.

    Tenho 2 apartamentos financiados, em cidades distantes de onde trabalho e resido atualmente, e em nenhum deles usei o FGTS para nada. Agora posso usar o FGTS para construção de uma casa na cidade onde resido ??? Como acho que a resposta é não, tenho uma segunda pergunta: Posso usar o FGTS para quitar/amortizar um deles ???

    • Olá Tiago,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em primeiro lugar você deve verificar se os financiamentos atuais são ou não no SFH.
      Se qualquer um deles for no SFH e enquanto o financiamento estiver ativo você não poderá FGTS em novo financiamento.

      Se ambos não forem no SFH você poderia habilitar o uso do FGTS de acordo com as regras de uso. Veja nos artigos:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?
      FGTS e a propriedade de imóveis

      O uso do FGTS para amortizar ou pagamento de parte da prestação será possível para o primeiro imóvel financiado no SFH. Veja mais:
      Dicas para gerir seu financiamento – Uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  220. Boa noite ,tenho um financiamento com a caixa de um lote no valor de R$140.000 ,já pago 24 parcela no valor de + ou – R$1450,tenho R$ 50.000 de FGTS posso abater no financiamento e abaixar o valor da prestações?
    Grato.

    • Olá Marcelo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que é vedada a movimentação da conta vinculada ao FGTS para a aquisição de lote/terreno não-construído, por se tratar de operação não financiável nas condições vigentes para o SFH. A exceção é para comprar lote urbanizado de interesse social não construído (operações com subsídios governamentais).

      O uso do FGTS na fase de retorno do financiamento exige que o contrato esteja devidamente concedido no âmbito do SFH, dentre outras exigências previstas na legislação.

      Sugerimos consultar o Banco para verificar as condições de enquadramento da aquisição do terreno no SFH e as condições de uso.

      Impedimentos para uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  221. Boa tarde,

    Tenho um financiamento em meu nome e usei o FGTS em 2009 para dar entrada, quero usar ele para abatimento nas parcelas nesse ano de 2016, consigo fazer essa operação? O que pode travar?

    • Olá Josué,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se o financiamento foi lavrado no SFH você poderá pleitear o uso do FGTS para amortização ou pagamento de parte da prestação.

      Veja mais:
      Impedimentos para uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  222. Bom dia!
    Meu marido e eu compramos uma casa em 2012 na cidade em que residimos, usando nosso FTGS e financiando o restante pela Caixa Econômica Federal. Esse financiamento vai até 2019.
    Agora, podemos comprar outro imóvel em um estado diferente do que residimos usando novamente nosso FGTS?
    Desde já agradeço a atenção!

    • Olá Flaviana,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS tem como princípio básico que deve ser para a moradia do trabalhador. Assim sendo, enquanto o financiamento atual estiver ativo não possível utilizar o FGTS em outro financiamento.
      Teriam que quitar o financiamento atual ou transferir o financiamento:
      Transferência de financiamento habitacional

      Outra questão: como mora em outra cidade e não está na região metropolitana da cidade onde pretende adquirir existe um impedimento:
      Quais os requisitos do imóvel para uso do FGTS?
      – Tem que ser urbano e residencial;
      – Deve estar devidamente registrado em nome dos vendedores no respectivo Registro de Imóveis e livre e desembaraçado de quaisquer ônus, inclusive IPTU e condomínio;
      Estar localizado no município onde o comprador exerce o seu trabalho principal, incluindo os municípios limítrofes ou na região metropolitana, ou no município em que o comprador comprove residir há pelo menos um ano;
      – O valor de compra e venda e avaliação não pode ser superior ao limite estipulados pelo Conselho Monetário Nacional – CMN;

      Veja mais nos artigos:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  223. Olá boa tarde
    Minha dúvida é a seguinte, não usei meu fgts na ocasião da compra do meu apt. em janeiro/2013 porque o valor do imovel avaliado era 560 mil, portanto acima do limite de valor para uso na época que era 500 mil.

    Agora que o limite é 750 mil posso usar meu fgts para quitar algumas parcelas?

    Obrigada!

    • Olá Cecilia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A transferência de financiamento para o SFH (transposição) existia e era utilizada no mercado imobiliário. Mas, em termos de normalização somente existia menção do MMP – Manual de Moradia Própria – Uso do FGTS (norma do agente Operador do FGTS).

      A nova versão do MMP de 22/04/14 modificou essa prerrogativa do texto.

      Assim, não existe mais norma permitindo tampouco proibindo a chamada Transposição para o SFH. Mas é necessária a anuência do Banco.

      O mercado (Bancos) utilizava a transposição, mas recentemente houve uma mudança de postura e todos passaram a não aceitar, em especial o Banco Central.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Transferência de Financiamento para o SFH e Uso FGTS

      Equipe Click Habitação

  224. Boa tarde,

    Utilizei meu FGTS para amortizar meu apartamento, digamos que eu queira vender e o comprador quer utilizar FGTS para comprar, ele pode? Ou tem algum prazo?

    • Olá William,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os tipos de utilização não se misturam.
      Assim, para a aquisição o comprador poderá utilizar o FGTS se você utilizou o FGTS na aquisição (entrada) se já passou mais de 3 anos da sua compra do imóvel.
      Se você não utilizou na aquisição o comprador poderá utilizar o FGTS na aquisição (entrada) a qualquer tempo.
      Deverão ser respeitadas as condições de uso do FGTS para aquisição. Veja no artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  225. Ola Boa noite, estou com toda a documentação na caixa econômica para avaliação de financiamento de um apartamento na planta, acontece que fui demitido a poucos dias e usaria o fgts como parte de pagto. Terei esse avaliação reprovada? pois consultei hoje o meu fgts e está como sacado mas ainda não peguei a chave com a empresa, tenho mais fgts retido posso usar o que tenho disponível?

    • Olá Roberth,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que pelo foi relatado o valor do FGTS já foi sacado para o financiamento, portanto deve ter sido aprovada a linha de crédito.

      Se o Banco não descobrir que foi demitido cremos que não haverá problemas com o financiamento. Considerando que o débito do FGTS indica que na avaliação de risco do financiamento jã foi efetivada.

      Mas, com a demissão, pedimos para refletir se será o momento adequado para efetivar o financiamento. Ou seja, assumir uma dívida de longo prazo e se não pagar o banco poderá retomar o bem e perder todo o dinheiro investido no imóvel.

      Equipe Click Habitação

  226. Boa tarde, utilizei meu FGTS para abater as prestações que estava em atraso no dia 25/11/2015, como o imóvel estava a venda uma corretora conseguiu vender, porem quem está comprando precisa usar seu FGTS, isto é possível?

    • Olá Valtencir,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que quando da transferência do financiamento deverá ser efetivada a devolução do valor de saldo do uso do FGTS para pagamento de parte da prestação dos encargos a vencer após a venda do imóvel.

      O uso do FGTS pelo comprador (na entrada) será possível se a aquisição do imóvel for maior de 3 anos. Ou, ainda se inferior a 3 anos, se você não tiver utilizado para a aquisição do imóvel (como entrada ou diminuir o financiamento).
      Caso tenha utilizado o FGTS na aquisição a menos de 3 anos o comprador não pode utilizar na aquisição, mas logo após o financiamento ele poderá utilizar o FGTS para amortizar o saldo devedor, desde que sejam atendidas as condições de uso do FGTS pelo comprador.

      Caso precise de mais esclarecimentos, retorne.

      Equipe Click Habitação

  227. Boa tarde, em Nov/14 utilizei o meu FGTS para amortizar parte das prestações do meu financiamento. Agora em Dez/15 já tenho saldo suficiente em meu FGTS para quitar o financiamento. Posso fazer esta utilização agora ou terei que aguardar até Nov/16 (02 anos)?
    Caso não possa quitar, poderia utilizá-lo agora para abater 80% do saldo devedor?

    • Olá Alessandro

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que amortização ou liquidação da dívida são os mesmo tipo de modalidade de uso do FGTS, conforme consta no artigo, pois a liquidação nada mais é do que a amortização total da dívida.
      Assim, para utilizar novamente para amortização ou liquidação deverá aguardar o intervalo (interstício) de 2 anos a partir da última utilização na mesma modalidade.

      Mas, poderá utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação em até 80% do valor do encargo mensal. Veja os detalhes no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  228. Como Faso para pagar uma parte das parcelas do minha casa minha vida com o fgts?e como Faso pela Internet? E o que presiso para fazer?

    • Olá Kleber,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A modalidade de Pagamento de Parte da Prestação com FGTS foi reformulada visando facilitar e ajudar o trabalhador a pagar o empréstimo habitacional, cujas medidas citamos:
      – Dispensa da comprovação de renda familiar;
      – O limite para abatimento com FGTS é de até 80% do encargo período (prestação e acessórios) durante as 12 prestações – a Conta vinculada do FGTS deve ter saldo disponível para tal, caso contrário poderá ser abatido o percentual que suportar, não ultrapassando os 80%;

      Documentação
      – Documento oficial de identificação (Ex. RG, Passaporte, etc.)
      – Extrato de conta(s) vinculada(s) ao FGTS atualizado
      – Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS
      – Para trabalhador avulso, declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato-
      – Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – Para comprovação de não propriedade de imóvel nas condições impeditivas à utilização do FGTS; endereço residencial; ocupação laboral principal; existência de financiamento habitacional; alienação do imóvel impeditivo; percentual de propriedade de imóvel.
      – Formulário para Movimentação de Conta Vinculada do FGTS – Amortização/ Liquidação/Pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional (DAMP).

      Sugerimos a leitura do artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Você precisa procurar o banco para efetivar o pedido.

      Equipe Click Habitação

  229. Boa noite! Tenho algumas dúvidas, estou adquirindo um imóvel de 570 mil e colocando em permuta o meu imóvel por 250 mil esse meu imóvel tem valor de compra em 2004 de 54 mil e valor venal 67 mil. Vou pagar lucro imobiliário?
    Quitei este imóvel em 2010, posso utilizar o Fgts como entrada do novo?
    O vendedor que recebeu o meu imóvel por 250 mil como parte de pagamento paga lucro imobiliário na revenda?

    • Olá Sidnei

      Existem diversas situações para isentar ou minimizar o pagamento de ganho de capital na venda de imóvel.
      Uma delas é:
      A partir de 16/06/2005, o benefício também é estendido àqueles que obtiverem ganho de capital na venda de imóveis residenciais contanto que, no prazo de 180 dias, apliquem o valor da venda na aquisição de outro(s) imóvel(is) residencial(is) no país;
      A opção pela isenção de que trata este item é irretratável e o contribuinte deve informá-la no respectivo Demonstrativo da Apuração dos Ganhos de Capital da Declaração de Ajuste Anual.
      Atenção: A contagem do prazo de 180 dias inclui a data da celebração do contrato.

      Vejam os detalhes no artigo:
      Como fugir do Imposto de Renda ao vender um imóvel?

      Com relação ao vendedor orientamos a verificar as condições de isenção.

      A utilização do FGTS será possível, respeitadas as condições de uso e desde que a permuta seja concomitante.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Como usar FGTS na compra de imóveis?

      Equipe Click Habitação

  230. Tenho um único imóvel em financiamento bancário e gostaria de usar o FGTS para amortizar o financiamento. O valor de 750.000 na avaliação vale apenas para utilizar o fundo na compra ou vale também na amortização do fincancinamento?
    Obrigado pela atenção.

    • Olá Eduardo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que um dos requisitos para o uso do FGTS no financiamento é o enquadramento no SFH.
      Assim, os limites de avaliação e financiamento do SFH devem ser respeitados e são apurados no momento da contratação do financiamento.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

      Equipe Click Habitação

  231. EU E MINHA ESPOSA ADQUIRIMOS UM IMOVEL RESIDENCIAL EM 2006, FOI UTILIZADO NA EPOCA O FGTS DELA, AGORA JÁ PASSADOS 9 ANOS, COM O NOVO SALDO DE FGTS DA CONTA DELA, GOSTARIAMOS DE ESTAR QUITANDO O IMOVEL, HÁ 4 PARCELAS ATRASADAS, PODE SER UTILIZADO MESMO ASSIM E O FINANCIAMENTO FOI PELO SANTANDER, COMO FAÇO PARA REQUERER, O PROPRIO BANCO FAZ A TRANSAÇÃO?

    • Olá Fernando

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que para quitação pode ser utilizado o FGTS inclusive com parcelas em atraso, desde sejam atendidas as condições de uso.
      Deverá ser requerido a quitação com FGTS sempre por meio do Banco financiador.

      Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
      Quitação de Financiamento Habitacional
      Dicas para gerir seu financiamento – Uso do FGTS

      Documentação Básica para uso do FGTS
      – Documento oficial de identificação (Ex. RG, Passaporte, etc.)
      – Extrato de conta(s) vinculada(s) ao FGTS atualizado
      – Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS
      – Para trabalhador avulso, declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato
      – Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – Para comprovação de não propriedade de imóvel nas condições impeditivas à utilização do FGTS; endereço residencial; ocupação laboral principal; existência de financiamento habitacional; alienação do imóvel impeditivo; percentual de propriedade de imóvel.
      – Formulário para Movimentação de Conta Vinculada do FGTS – Amortização/ Liquidação/Pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional (DAMP).

      Equipe Click Habitação

  232. Boa noite! Utilizei o saldo do meu fgts para a compra de um imóvel novo em fevereiro/2014. Vendi esse imóvel e agora pretendo utiliza lo novamente para a.compra de um imóvel usado em fevereiro/2016. Me informaram que nao posso pois precisa completar 3 anos. Essa informacao procede? De 2 em 2 anos.eu.posso apenas.utiliza lo para abatimento? Obg

    • Ola Maycon,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os tipos de utilização do FGTS: aquisição, amortização/liquidação e pagamento de parte de prestação não se misturam.

      O Intervalo entre utilizações na aquisição é para o imóvel, assim um mesmo imóvel somente pode ser objeto de utilização de FGTS para compra de 3 em 3 anos.
      Se o imóvel que você irá adquirir não foi objeto de compra com FGTS durante os 3 anos anteriores você poderá utilizar o FGTS na compra dele.

      O intervalo de utilização do FGTS para amortização/liquidação do financiamento é que é de 2 em 2 anos. Este intervalo é para o trabalhador, ou seja, você pode utilizar o FGTS para amortizar o seu financiamento a cada 2 anos.

      Se precisar de mais esclarecimentos retorne.

      Equipe Click Habitação

  233. Bom dia, passados 2 anos da compra do meu apartamento, estou analisando a possibilidade de abatimento do tempo de contrato utilizando o saldo do fgts, todavia tenho medo que isso possa ser um bloqueio para uma futura venda do mesmo. A carência de 3 anos de uso de Fgts por um novo comprador, passará a valer da data que comprei o imóvel ou da amortização ?

    Obrigado

    • Olá Eduardo,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os tipos de utilização do FGTS: na aquisição, amortização/liquidação e pagamento de parte da prestação não se misturam.

      Assim, o intervalo de 3 anos para uso na próxima aquisição do seu imóvel vale da data da contratação.

      Desta forma pode amortizar com tranquilidade. Veja o artigo:
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Equipe Click Habitação

  234. Comprei um apartamento com valor maior de 750.000,00, mas falta somente 200.000,00 para quitar, posso utilizar o FGTS?

    • Olá Jefferson,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que uma das condições básicas para o uso do FGTS é o enquadramento do financiamento no SFH, considerando que você cita que o valor do imóvel está acima do teto do valor de imóvel passível de financiamento no SFH não há como utilizar o FGTS, mesmo que o saldo devedor esteja baixo como, também, citou.

      O enquadramento no SFH se dá na concessão do financiamento.

      Veja mais no artigo:
      Impedimentos para uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  235. Quitei meu imóvel em ago/14 com uso de recurso do FGTS e em Nov/15 vendi este imóvel. E agora comprei um terreno com recurso próprio na mesma cidade. Gostaria de saber se já posso utilizar o saldo de FGTS para compra de material de construção para construir um novo imóvel, já que hoje estou sem imóvel em meu nome.

  236. Olá! Fui na caixa da minha cidade para abater com o fgts, há 2 anos fiz todo o processo pelo banco mesmo, desta vez indo lá, a atendente me informou que agora tem que ligar num numero 0800 para o procedimento, isso é seguro? fiquei preocupada em fazer tudo por telefone.
    Agradeço muito se me responder, estou aflita!

    • Olá Samanta

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A CAIXA está disponibilizando serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.
      A mudança de canal de atendimento visa facilitar o cliente, sem precisar se descolocar até a agência.
      Não vemos problema neste tipo de atendimento.

      Equipe Click Habitação

  237. Utilizei o FGTS para redução do prazo total do financiamento a três meses atrás, em menos de dois anos posso utiliza-lo novamente para quitação do contrato? Amortização e liquidação são considerados como mesma operação?

    • Olá Carlos,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a utilização para amortização ou liquidação são consideradas o mesmo tipo de utilização para fins de utilização do FGTS. Assim, existe a necessidade de cumprir o intervalo (interstício) mínimo de 2 anos para nova utilização do FGTS.
      Você poderá utilizar para pagamento de parte da prestação e reduzir o desembolso mensal com o encargo mensal e com as sobras financeiras efetivar amortizações para redução do saldo devedor.
      A liquidação é a amortização total do saldo devedor.

      Equipe Click Habitação

  238. Olá Tenho um imóvel financiado a 05 anos e fiz a amortização com Fgts a 04 meses.
    Posso vender e comprado utilizar o FGTS??

    • Olá Edson,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os tipos de utilização do FGTS não se misturam.
      Assim, o fato de ter utilizado o FGTS para amortizar não impede que o comprador do seu imóvel utilize o FGTS na aquisição do imóvel.

      O que poderia impedir o uso do FGTS na aquisição do imóvel seria se quando comprou o imóvel tivesse utilizado FGTS (na aquisição) e não tivesse passado o intervalo (interstício) de 03 anos. Como você mencionou que financiou há 5 anos não haveria impedimento.

      Sugerimos leitura do artigo sobre transferência de financiamento:
      Transferência de financiamento habitacional

      Equipe Click Habitação

  239. Olá, gostaria de saber se é possível utilizar o saldo de FGTS em amortizações de um contrato SBPE?

    Ocorre que eu possuo um imóvel na mesma cidade (inclusive financiado e quitado pela CEF) e apesar do novo imóvel enquadrar-se no SFH acredito que só conseguirei financiar pelo SBPE e tenho um valor de FGTS bom.

    Grato desde já.

    • Olá Geraldo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o fato de possuir imóvel na mesma cidade impede o uso do FGTS no segundo imóvel.
      O uso será possível após a venda do primeiro imóvel.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  240. Olá, eu adquiri um imóvel a dois anos atrás e fiz a seguinte composição para pagamento: recursos próprios + FGTS + carta de crédito do consórcio.
    Quero vende-lo agora e tenho duas dúvidas:
    1- O novo comprador poderá utilizar o FGTS para realizar a compra?
    2- Eu posso utilizar novamente o meu FGTS para quitar o valor restante do consórcio?
    Obrigado

    • Olá Marcio,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS tem regras e intervalos de uso assim em atenção aos seus questionamentos podemos informar:

      1) O comprador somente poderá utilizar o FGTS na aquisição (entrada) quando a sua utilização da aquisição superar o intervalo (interstício) mínimo de 3 anos.
      Mas, ele poderá financiar e em seguida utilizar o FGTS para amortizar ou pagar parte da prestação.
      Como informamos no artigos os tipos de utilização são independentes.

      2) Sim, poderá utilizar o FGTS para amortizar ou quitar o financiamento. Veja detalhes no artigo:
      Consórcio de Imóvel: como funciona?

      Equipe Click Habitação

  241. Bom dia, Tenho um apartamento financiado e usei o fgts como parte de entrada, passaram-se 3 anos, posso usar fgts para amortizar parcelas, sendo que nesse intervalo comprei um imóvel com recursos próprio. Grato

    • Olá Leyno,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os tipos de utilização de FGTS são independentes.
      Assim, se você usou o FGTS na entrada (aquisição) pode de imediato utilizar nos demais tipos de utilização: amortização ou pagamento de parte da prestação.

      O fato de ter adquirido outro imóvel não influencia, desde que o primeiro atenda os pré-requisitos de uso do FGTS.

      Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
      As vantagens de amortizar com redução do prazo
      Dicas para gerir seu financiamento – Dicas Especiais

      Equipe Click Habitação

  242. Tenho dívida, nas prestações da minha casa. Posso usar o fgts, para pagar as prestações em atraso? Grata

  243. Boa tarde amigo, tudo bem?
    Minha prestação de imóvel é em torno de R$ 800,00.. Esse ano usei o FGTS para diminuir o valor de 12 parcelas, passando para R$ 161,00.
    Minha dúvida é a seguinte, posso fazer esse preço todo ano? ou preciso esperar esses 2 anos de carência?

    • Olá Charles,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a utilização do FGTS para pagamento de parte da prestação pode ser renovado anualmente, não há carência ou intervalo.
      Sugerimos ver os detalhes no artigo:
      FGTS para Pagamento de Parte de Prestação

      Equipe Click Habitação

  244. Olá, parabéns pelo site.

    Adquiri uma residencia agora em julho/2015 usando todo o meu FGTS e SEM financiamento. Ou seja, a casa ta quitada.
    Estou precisando vende-la agora, posso ou tem um tempo minimo de carencia ?

    Vanádio.

    • Olá Vanádio,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o imóvel é seu e não há restrição a venda.
      Na realidade a restrição é o uso do FGTS na aquisição do imóvel. Existe um intervalo (interstício) de 3 anos para uso da aquisição (como entrada ou à vista).
      Mas, o comprador poderá financiar o imóvel no SFH e em seguida utilizar FGTS para amortização ou pagamento de parte da prestação.

      Equipe Click Habitação

  245. Possuo um FGTS antigo, retido, de uma empresa que não existe mais, e não possuo chave. Consigo utilizar para pagamento de prestação de VEÍCULO??? Financiado pela CAIXA.

    • Olá Bruno,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não temos conhecimento da possibilidade de saque de FGTS para pagamento de prestação de empréstimos pessoais (Ex. veículos, cheque especial, consignação, dentre outros).
      Para verificar as possibilidades de saque orientamos a procurar uma agência da CAIXA.

      Equipe Click Habitação

  246. Boa tarde gostaria de saber como proceder na prestação da casa própria.
    Quando eu e minha esposa financiamos o terreno e a construção de minha casa, foi abatido o FGTS de meu marido e agora eu queria saber como proceder queria abater o meu saldo FGTS nas prestações da casa. Fui ate a agencia de Irati e uma atendente me falou que como nos tínhamos dado o FGTS de meu marido não prescizava de nem um documento para realizar tal transação . Só ligar no 0800……. que seria abatido o meu saldo.
    Gostaria de saber se é isto ou tenho que ir ate a agencia de CEF e qual telefone que devo usar. Fico no aguardo. Att. Hélcio Luiz Menon

    • Olá Helcio,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a CAIXA passou a prestar alguns tipos de atendimento por telefone 0800-7260505.
      Para uso do FGTS, somente se já utilizou anteriormente.
      Assim, orientamos a ligar e pedir o serviço.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Pagamento da prestação com FGTS

      Equipe Click Habitação

  247. Primeiramente gostaria de agradacer a ajuda e dizer que de todos os sites que encontrei, esse aqui pode ser taxado como referência pela qualidade e rapidez na informação.
    Estou comprando um imóvel no valor de 270k que será entregue em 8 meses ja com a documentação OK, negociei com a construtora de pagar 20k ate a entrega, e a minha dúvida é se posso usar os 50k que tenho no fgts como entrada, pois na regra da cef preciso dar 20% entrada, mas só tenho isso no fgts e não em capital próprio. Por favor me de uma luz, pois so ainda nao assinei

    • Olá Leandro,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que poderá utilizar o FGTS como entrada, desde que atenda aos pré-requisitos de uso.
      Veja os detalhes no artigo:
      FGTS Requisitos do trabalhador – Aquisição

      Durante o financiamento poderá utilizar o FGTS para amortizar o saldo devedor (a cada 2 anos) e para pagamento de parte da prestação (até 80%) anualmente.

      Boa sorte e sucesso!

      Equipe Click Habitação

  248. Bom dia e parabéns pelo site.

    Estou prestes a usar o FGTS. Estou com dúvida sobre de quanto em quanto tempo posso usar o FGTS no caso de abater 80% do valor das prestações durante 1 ano. Pelo que entendi ao ler notícias aqui no site, caso minhas parcelas diminuam em 80% de janeiro de 2016 a dezembro de 2016, já poderei usar novamente o FGTS para reduzi-las (Também em até 80%) de janeiro de 2017 a dezembro de 2017 ou elas voltarão ao “normal (valor cheio)” em 2017 e só poderei pagá-las com desconto de 80% novamente de janeiro de 2018 a dezembro de 2018?

    • Olá Wesley,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS para pagamento de parte da prestação pode renovado a final da utilização atual, assim poderá, no exemplo citado, fazer nova utilização a partir de jan/16.
      Veja detalhes do uso no artigo:
      Pagamento da prestação com FGTS

      Equipe Click Habitação

    • Olá Carlos,

      O Banco do Brasil está habilitado para efetivar todas as operações no SFH e todos os tipos de utilização do FGTS.
      Conforme resposta anterior faça um SAC e se não for atendido abra Reclamação do Banco Central.

      Veja como o FGTS para pagamento da prestação funciona:
      Pagamento da prestação com FGTS

      Equipe Click Habitação

  249. Olá,gostaria de saber se o banco do Brasil também faz o ppp pois tenho uma casa financiada e não consegui fazer o PPP o banco do Brasil alegou q não trabalhava com essa modalidade de abatimento de prestação,pode isso?

  250. Boa noite! Desejo utilizar o FGTS para pagamento das parcelas (80% até 12 meses), no entanto, sobrará saldo na conta FGTS. Posso utilizar o saldo q sobra para abatimento do valor das parcelas (13° em diante) ou redução no prazo do contrato? Obrigada.

    • Olá Josi,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso é para 12 meses. O saldo que ficar na conta vinculada do FGTS poderá ser utilizada para a próxima utilização para pagamento de parte da prestação depois de 12 meses ou pode ser utilizada de imediato para amortização do financiamento.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      Pagamento da prestação com FGTS
      Amortização extraordinária de saldo devedor

      Equipe Click Habitação

  251. Bom dia!
    Assinei financiamento com Alienação Fiduciária no banco Itaú. O imóvel fica em São Paulo e tem valor de avaliação superior a R$ 750.000,00. Há alguma possibilidade de amortizar prestações com o FGTS mesmo com este valor de avaliação?
    Fiquei desempregada e ajudaria muito até recolocação!

    • Olá Sara,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que as normas do FGTS somente permitem o uso do FGTS para contratos enquadrados no SFH.
      O conselho Monetário Nacional – CMN normaliza as regras e limites do SFH. Infelizmente, se o imóvel está acima do limite do SFH não há como administrativamente utilizar o FGTS para amortização ou pagamento de parte da prestação do contrato.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

      Equipe Click Habitação – 3º ano!

  252. Bom dia! Tenho uma pergunta. Posso usar todo o meu FGTS para adquirir um apto e em seguida com as entradas dos novos depósitos de FGTS posso também ir pagando parte das parcelas? Obrigada.

    • Olá Taís,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS para pagamento de parte da prestação (parcelas), no valor de até 80% do encargo mensal é possível logo em seguida a assinatura do contrato.
      Mas, você terá que deixar parte do saldo para essa utilização. O débito em sua conta vinculada do FGTS é efetivada de forma antecipada, ou seja o debito na conta do FGTS não é mês a mês.
      O valor vai para o banco que utiliza para pagamento de parte da prestação. O Banco deve remunerar o saldo de forma idêntica a poupança, ou seja, de forma maior do que estivesse na conta vinculada do FGTS.

      Veja mais detalhes no artigo:
      Pagamento da prestação com FGTS

      Equipe Click Habitação – 3º ano!

  253. Boa noite.

    Quero realizar a quitação do meu financiamento usando saldo atual do FGTS e o restante em dinheiro (R$), porém utilizei o FGTS a 12 meses para reduzir a quantidade de parcelas.
    Posso usar o saldo do FGTS para abater as parcelas (até 80% nos próximos 12 meses) e na sequencia realizar a quitação com dinheiro, ou devo aguardar o prazo de 24 meses se completar?
    Obrigado, Alexandre

    • Olá Alexandre,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que como mencionamos no artigo os tipos de utilização são intervalos (interstícios) distintos. Portanto, você pode utilizar o FGTS para pagamento de parte da prestação e posteriormente efetivar a liquidação do contrato, sendo que a liquidação com FGTS terá que ser em espécie até que o intervalo para utilização para amortização ou liquidação seja completado.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      target=”_blank”>Pagamento da prestação com FGTS

      Equipe Click Habitação – 3º ano!

  254. Boa tarde!!!
    usei meu fgts ha um ano para compra do meu apto……me enrolei de deixei 03 parcelas em atraso e nao tenho o valor para pgto gostaria de saber se posso usar uma parte do meu fgts para liquidar essas parcelas em atraso????

    • Olá Elissandra,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que é permitido o uso do FGTS para pagamento de prestação de até 03 parcelas em atraso. Você pode utilizar até 80% do valor da parcela para pagamento com FGTS.
      Verifique com seu Banco e faça a proposta de uso. É uma alternativa inteligente para compatibilizar a sua capacidade de pagamento do encargo mensal.
      Veja detalhes no artigo:
      Pagamento da prestação com FGTS

      Equipe Click Habitação – 3º ano!

  255. PREZADO BOA NOITE
    GOSTARIA DE ESCLARECER UMA DÚVIDA.
    TENHO UM IMOVEL QUITADO EM SV QUE UTILIZEI O FGTS. POSTERIORMENTE FINANCIEI OUTRO APARTAMENTO EM SANTOS EM CONJUNTO COM MEU MARIDO SEM UTILIZAR O FGTS. PERGUNTO EU POSSO UTILIZAR MEU FGTS PARA ABATER 80% DO VALOR DA PARCELA JUTAMENTE COM MEU MARIDO NESSE APARTAMENTO?

    • Olá Rosa,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Em primeiro lugar supomos que “SV” seja São Vicente.
      Esclarecemos que o fato de o primeiro imóvel estar quitado possibilitaria o uso do segundo imóvel se este fosse em região metropolitana diferente do primeiro.
      Mas, pelo que relatou são cidades vizinhas e portanto você não poderá utilizar no segundo imóvel até a venda do primeiro.

      Se o casamento foi com comunhão parcial de bens e o primeiro imóvel for somente seu não haverá impedimento para uso do FGTS por seu marido, respeitadas as demais condições de uso.
      Se o casamento foi com Comunhão Universal de Bens o seu marido fica impedido de utilizar o FGTS no segundo imóvel, pois seria proprietário do primeiro imóvel.

      Sugerimos a leitura dos nossos artigos:
      FGTS e a propriedade de imóveis
      FGTS e o Regime de Casamento

      Equipe Click Habitação – 3º ano!

  256. Boa tarde senhores!

    Estou vendendo meu apartamento o qual utilizei em jun/13 o FGTS para quitação do saldo de financiamento, estando portanto o ap quitado sem alienação, em meu nome!

    O comprador pode utilizar-se de seu FGTS como parte do pagamento na aquisição do meu imóvel sendo este quitado a menos de 3 anos?

    Obrigado!

    • Olá Alex,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os intervalos de uso nos tipos de utilização do FGTS : Aquisição, amortização/quitação e pagamento de parte de prestação não se misturam.
      Assim, o fato de ter utilizado FGTS para quitação do financiamento não interfere na eventual utilização de FGTS pelo comprador do seu imóvel.
      Haverá impedimento de utilização na aquisição do FGTS pelo comprador se você utilizou FGTS na aquisição há menos de 3 anos. Caso não tenha utilizado ou utilizou há mais de 3 anos não haverá restrição de uso, desde que sejam respeitadas as condições de uso do FGTS.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      FGTS Requisitos do trabalhador – Aquisição

      Equipe Click Habitação

  257. Bom dia! Primeiramente parabéns pelo site, e pela agilidade nas respostas.

    A minha dúvida é:

    Em 2005 comprei um imóvel (MG) financiado pela Caixa e usei FGTS;
    Em 2009 comprei um imóvel (BA) financiado pela Caixa e NÃO usei FGTS – Financiamento ativo;
    Em 2011 quitei e vendi o imóvel (MG);
    Agora estou querendo adquirir um imóvel financiado pelo Banco do Brasil no estado de (RN).

    Posso usar meu saldo de FGTS para dar de entrada neste financiamento no (RN)?

    Desde já obrigado.

    • Olá Michel,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o imóvel (BA) tiver sido financiado no SFH, enquanto estiver ativo o financiamento não poderá utilizar o FGTS no novo imóvel (RN).
      Apenas após a quitação ou venda do imóvel com financiamento ativo no SFH poderá o utilizar o FGTS no novo imóvel.

      Mas, se o financiamento do imóvel (BA) tiver sido financiado FORA do SFH poderá utilizar o FGTS no novo imóvel, desde sejam atendidas as condições de uso do FGTS.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      FGTS Requisitos do trabalhador – Aquisição
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  258. Boa tarde!
    Gostaria de tirar uma dúvida quanto a amortização de parcelas.
    Em março/2014 utilizei meu FGTS para amortizar “valor”, ou seja, meu financiamento continuou com a mesma quantidade de prestações, porém a parcela ficou mais barata.
    Em menos de 2 anos é possível utilizar novamente o saldo do FGTS para amortizar a quantidade de parcelas? Ou seja, eu gostaria de continuar pagando o mesmo valor de cada parcela, só abater a quantidade de parcelas.
    Muito obrigada

    • Olá Simone,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o intervalo de 2 anos vale tanto para amortização do encargo mensal (como você fez) quanto para amortização para redução do prazo ou para a quitação do saldo devedor.
      Assim, terá que aguardar o intervalo para efetivar a nova utilização.

      Uma ideia que pode fazer é utilizar o valor do FGTS para pagamento de parte da prestação. Poderá pagar até 80% do valor do encargo, se tiver saldo suficiente na conta do FGTS.
      O valor economizado (dinheiro) poderá ser utilizado para amortizar o saldo devedor para redução do prazo até que o intervalo de 2 anos seja atendido e pode utilizar novamente o FGTS para amortizar para redução do prazo.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      Pagamento da prestação com FGTS

      Equipe Click Habitação

  259. Bom dia Equipe Click Habitação,
    Tenho uma dúvida sobre utilização do FGTS no imóvel que não consegui localizar em nenhum lugar e quero a ajuda de vocês para esclarecer.
    Comprei um imóvel em 2010 e utilizei FGTS para ajudar pagar parte do valor, já tem 5 anos que não uso FGTS. Em 2013 comprei outro imóvel financiado na mesma cidade. A dúvida é se posso continuar usando o FGTS para amortizar ou quitar o primeiro imóvel adquirido em 2010 ?

    • Olá André,

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que no primeiro imóvel financiado regularmente no SFH você sempre poderá utilizar o FGTS, mesmo que tenha adquirido outros imóveis.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  260. Bom dia!!

    Espero que possa ajudar!
    Tenho três dúvidas:
    1) É possível realizar amortização usando o FGTS de Construcard (pelo que pesquisei não)?
    2) Quando fomos financiar nosso imóvel minha esposa deu parte da entrada usando o FGTS dela, isso há pouco mais de 1 ano, é possível amortizar ou a entrada utilizando o FGTS é considerada uma amortização e entra na regra de 2 em 2 anos?
    3) Quais os documentos que é preciso levar para a caixa para realizar a amortização com FGTS? Identidade, carteira de trabalho e algo mais?

    Obrigado!

    • Olá Carlos,

      Boa Tarde! Agradecemos a sua presença no Click Habitação.

      Em atenção aos questionamentos podemos informar:
      1) O Construcard é um crédito pessoal e portanto não é passível de uso do FGTS.
      2) Como mencionamos no artigo os intervalos de uso são para tipo de modalidade de uso. Assim, você poderá utilizar o FGTS para amortizar ou para pagamento de parte da prestação logo após a assinatura do contrato, mesmo que tenha utilizado na aquisição do imóvel.
      3) A documentação é basicamente a mesma entregue na concessão do financiamento para fins de uso do FGTS. Veja no artigo:
      Dicas para gerir seu financiamento – Uso do FGTS

      Equipe Click Habitação

  261. Boa noite,

    Li sobre o assunto, mas sempre há um se.
    Minha duvida acredito ser comum.

    Não posso utilizar o FGTS para compra do imóvel, pois o valor é maior de R$ 750.000,00. A duvida é posso utilizar para amortização e quando?
    Obrigada

    • Olá Eliane,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que um dos princípios básicos para o uso do FGTS é o enquadramento do contrato no SFH.
      Assim, se o financiamento não for enquadrado no SFH na concessão do crédito não há como posteriormente utilizar o FGTS durante o financiamento.
      Um contrato assinado fora das condições do SFH, dentre eles os limites de Avaliação e Financiamento não haverá possibilidade de uso durante o financiamento.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      SFH – Limites de Avaliação e Financiamento

      Equipe Click Habitação

  262. Primeiramente gostaria de parabeniza-los pela qualidade do conteudo do site,

    Minha dúvida é a seguinte:
    Utilizei parte do meu saldo de FGTS para quitar parte do valor da prestação num período de 12 meses, findado em dez/2014 (a menos de 01 ano), no entanto, gostaria de utilizar o saldo atual do meu FGTS para amortizar no saldo devedor, posso utilizar esse recurso ainda esse ano, sendo que não utilizei essa modalidade de amortização de saldo nos ultimos 02 anos?

    • Olá Carlos,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os tipos de utilização não se misturam e os prazos de intervalo de uso são para cada tipo de uso.
      Assim, você pode utilizar o FGTS para pagamento de parte de prestação e ao mesmo tempo ou em seguida, sem nenhum intervalo pode utilizar o FGTS para amortização do saldo devedor.
      Desta forma, você poderá utilizar o FGTS para amortizar o saldo devedor independentemente de estar utilizando o FGTS para pagamento de parte da prestação.

      Equipe Click Habitação

  263. Tenho cliente que já possui imóvel quitado na cidade, e utilizou o FGTS para adquiri-lo. Este cliente quer adquirir outro imóvel, sem vender o primeiro. Soube que, apesar de não poder usar o FGTS para esta última aquisição, ele poderá, depois de fechado o negócio, com a assinatura de contrato de financiamento e registro deste, usar o FGTS para abater o saldo do financiamento. É possível mesmo?

    • Olá Gianne,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que como o imóvel está quitado se o imóvel for em região metropolitana diferente do primeiro imóvel poderá inclusive usar na aquisição do novo imóvel com financiamento, desde que atenda as condições de uso do FGTS.

      Se a aquisição pretendida for na mesma região metropolitana somente após a venda do primeiro imóvel poderá utilizar no segundo imóvel, se o financiamento for no SFH e atendidas as demais condições de uso do FGTS.

      Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
      FGTS Requisitos do trabalhador – Aquisição
      FGTS e a propriedade de imóveis

      Equipe Click Habitação

  264. Boa tarde, Entrei com a solicitacao na caixa, solicitando o abatimento no valor das parcelas, utilizando o FGTS, porem ao consultar em outra agencia da caixa, o atendente informou que o valor que pagariamos no proximo mes seria de ex: 360,00 reais e o correto pelos meus calculos utilizando os 2 fgts deveria ser de uns 160,00 por 12 meses. Ao ligar na caixa economica a atendente disse que a informacao que eles tem é que só podera ser utilizado um fgts por vez a cada 12 meses. Existe algum artigo ou lei para que eu possa apresentar e solicitar o abatimento no valor das parcelas, utilizando ambos os fgts ??
    Acredito que meu calculo esteja correto, valor dos 2 FGTS (meu e da minha esposa) dividido por 12 meses, com o resutado, menos o valor da parcela. Ex: 5000,00 / 12 meses = 416,66.
    parcela de 1000,00 – os 416,66 do fgts = 583,34 (novo valor da parcela).
    Entao deveria pagar os 583,34 por 12 meses. Correto?

    • Olá Tiago,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sim! O seu raciocínio está correto. Você poderá utilizar o saldo nas contas de ambos os titulares para a mesma utilização do FGTS.

      Veja o artigo e exemplo no artigo:
      Pagamento da prestação com FGTS

      Sugiro ir a agência e efetivar formalmente o pedido em caso de recusa. Abra um SAC junto ao Banco.
      E se não for atendido abra uma Ouvidoria junto ao Banco Central.

      Equipe Click Habitação

  265. Primeiramente parabéns por este canal informativo…No começo deste ano fiz um financiamento imobiliário sem o uso do FGTS, gostaria de diminuir o saldo do financiamento ainda este ano com meu FGTS, tem mais de dez anos que não o movimento, posso realizar esta operação ainda este ano ?

  266. Gostaria de saber se compensa amortização?
    Imóvel falta 25 anos de financiamento.
    Prestação: R$ 1.300,00

    Tenho R$ 15.000,00 de FGTS.
    Compensa amortizar?

    • Olá Adriana,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Com certeza que compensa, em termos financeiros, considerando o rendimento do FGTS e a taxa de juros do seu financiamento.
      Como também, em termos de gestão do contrato, em especial a amortização para redução do prazo.
      Reduzirá a sua dívida, manterá o valor do encargo mensal, diminuirá o numero de prêmios de seguros e taxas a pagar no financiamento.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  267. Boa Tarde, adquiri um apto em construção que será entregue em 30 meses. O valor de compra foi de R$ 840.000,00. Sei que hoje não poderei usar meu fundo pois o limite é 750.000,00, mas tenho algumas perguntas: Existe, levando em conta o histórico, a possibilidade de haver uma atualização deste valor nos próximos dois anos? Caso não ocorra esta atualização seria possível utilizar o FGTS para amortização de parcelas ou este procedimento tbm está atrelado ao valor de aquisição. Grato pela atenção.

    • Olá Antonio,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o enquadramento no SFH ocorre no momento da aquisição do imóvel. Assim, não poderá usar o FGTS neste financiamento.

      Informamos que existia no mercado a chamada Transferência (Transposição) de FORA DO SFH para o SFH, mas recentemente não é mais utilizado pelo mercado. Cremos que houve orientação do Banco Central.
      Veja no artigo e comentários:
      Transferência de Financiamento para o SFH e Uso FGTS

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  268. Comprei minha casa e usei o Fgts para ajudar a pagar ., hoje faz 9 anos que ela é quitada ., posso usar o meu novo saldo do fgts para a compra de uma nova casa ???

  269. Bom dia, tenho um imóvel financiado pelo SFH há alguns anos.
    Por conseguinte, o meu esposo, de dois em dois anos, tem utilizado o FGTS dele para amortização do saldo devedor.
    Agora, temos um saldo devedor pequeno, com o valor correspondente ao que ele tem de saldo de FGTS. Entretanto, a nossa última utilização do FGTS tem menos de dois anos.
    Pergunto: ele pode utilizar o FGTS dele para a quitação do financiamento, mesmo tendo menos de dois anos da última utilização, ou obrigatoriamente terá que esperar completar dois anos da última utilização?

    • Olá Micheline,

      Esclarecemos que o Intervalo para utilização é de 2 anos, tanto para amortização como quitação do saldo devedor do contrato. Assim, se usou para amortizar em menos de 2 anos não poderá utilizar antes do fim do prazo.
      Outra alternativa é utilizar o FGTS para pagamento de parte de prestação, podendo economizar dinheiro da prestação para a quitação e quando for quitar o saldo da utilização do FGTS poderá ser utilizado.

      Veja mais no artigo:
      Pagamento da prestação com FGTS

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

    • Olá Bruno!

      Agradecemos a sua presença e esclarecemos que o nosso objetivo é repassar a nossa experiência e conhecimento a todos os interessados.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  270. Olá, tenho uma dúvida.

    Adquiri um imóvel utilizando recursos do fgts em 2010, porém já vendi o mesmo. Posso utilizar o fgts novamente para entrada de outro imóvel com financiamento pela CEF?

  271. Boa tarde!

    Tenho uma grande dúvida!

    Tenho um financiamento que está com três prestações atrasadas, que totalizam cerca de R$4.500,00 as três parcelas. Tenho cerca de R$7.168,50 no FGTS e ja dei entrada para utilizar para pagar as prestações em atraso. Vi muitos comentários e muitas explicações, mas ainda tenho dúvida de saber como funciona isso.

    Como deverá ficar a minha situação tão logo seja aprovada pelo banco? Como ficará as prestações atrasadas? Tenho que pagar alguma coisa? E as demais 12 prestações a vencer?

    Me ajude a tirar esta dúvida.

    • Olá Anderson,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS para pagamento de parte da prestação é limitado a 80% do encargo, ou seja no mínimo você terá que pagar 20% de cada encargo, mesmo os em atraso.
      No seu exemplo, como possui um saldo de R$ 7.168,50 poderá abater o valor de 7.168,50/12 = R$ 597,38 por mês.
      Assim, 597,37 * 3 = R$ 1.792,13 para as 3 prestações em atraso.
      A diferença para os R$ 4500,00 você terá que pagar em dinheiro.

      Sugerimos ver os exemplo no nosso SlideShare:
      Uso de fgts na prestação

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  272. Olá. Parabéns pelo excelente site. Hoje em dia em muitas informações espalhadas e de valor duvidoso. Aqui pude encontrar e sanar minhas dúvidas! :-)

    • Olá Alexandre,

      Boa Tarde! Agradecemos a sua presença no Click Habitação.

      O nosso objetivo principal é repassar o nosso conhecimento e experiência a todos os interessados.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  273. Bom dia,
    Comprei minha casa final de 2014 e estou com 2 prestações em atraso, tenho um saldo de fgts, gostaria de saber se existe um percentual minimo para abater nas prestações. E se o calculo seria as 2 em atraso mais as 10 a vencer totalizando as 12?
    Obrigada.

    • Olá Veridiana,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS para pagamento de parte da prestação é efetivado para um período de 12 meses.
      Estando limitado a 80% do valor do encargo total. Assim, parte do valor terá que ser arcado pelo comprador.
      O período pode ser inferior a 12 meses, caso haja o término do prazo contratual, ou seja o uso está limitado ao número de parcelas a vencer até o término do prazo do contrato.

      Sugerimos ver o SlideShare sobre o tema:
      Uso de fgts na prestação

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  274. Boa noite, posso utilizar saldo de FGTS para pagamento de apenas 2 parcelas que ainda irão vencer? Obrigado.

    • Olá Henrique,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS para pagamento de parte da prestação é efetivado para um período de 12 meses.
      Estando limitado a 80% do valor do encargo total. Assim, parte do valor terá que ser arcado pelo comprador.

      O período pode ser inferior a 12 meses, caso haja o término do prazo contratual, ou seja o uso está limitado ao número de parcelas a vencer até o término do prazo do contrato.

      Sugerimos ver o SlideShare sobre o tema:
      Uso de fgts na prestação

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

    • Muito obrigado pela informação Equipe Click Habitação.

      Acabei efetuando a mesma pergunta novamente, favor desconsiderar e mais uma vez obrigado.

  275. Somente passando para parabenizar pelo(s) excelente(s) artigo(s), e pelas respostas muito esclarecedoras. Hoje está difícil achar um site com respostas de fácil acesso e entendimento popular. Muito obrigado e desejo que continue este excelente trabalho. Fábio.

    • Olá Fábio,

      Boa Noite! Nós que agradecemos a sua presença no Click Habitação.
      O nosso objetivo é repassar a nossa experiência a todos os interessados.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  276. Utilizei uma pequena parte do meu FGTS em 2011 para quitação do apartamento.
    Agora em 2015 pretendo comprar mais um apartamento. Posso utilizar novamente o FGTS caso necessite utilizar para quitação “na chave” “saldo devedor”?

  277. Olá, tenho uma dúvida:
    Tenho uma casa ainda financiada desde 2013, só que agora neste ano prendendo vende lá para refinanciar outra casa, porém eu utilizei o meu FGTS para amortização das 12 parcelas do contrato e que ate agora foram pagas somente 3 parcelas da amortização, eu posso vende o meu imóvel e utilizar o mesmo para a compra de uma outra casa? E o comprador pode usar o seu FGTS para comprar ou financiar a minha casa nestas situação?

    Agradeço

    • Olá Joel,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS para pagamento de parte da prestação poderá ser descontado do seu saldo devedor se for liquidar o contrato e vender o imóvel. No caso de transferência de devedor o saldo residual (não utilizado) que existir deverá retornar para sua conta vinculada do FGTS.

      Uma vez vendido o imóvel poderá utilizar o FGTS na segunda aquisição de imóvel, respeitadas as condições de uso do FGTS.

      Com relação ao comprador do seu imóvel, o uso do FGTS na aquisição do imóvel poderá ser efetivado se você não utilizou na compra dele, pois existe uma intervalo mínimo de 3 anos para utilização do FGTS na aquisição do mesmo imóvel.
      Mas, ele independentemente de utilizar ou não na aquisição poderá utilizar o FGTS para amortização ou pagamento de parte da prestação do financiamento, respeitadas as condições de uso do FGTS.

      Qualquer esclarecimento adicional retorne.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  278. Caro Gilberto, Boa tarde.
    Em Abril de 2011 iniciei a construção de minha casa financiada pela Caixa (SBPE). Utilizei meu FGTS na época como parte própria. As liberações ocorreram mensalmente após a medição realizada pelo Engenheiro da CEF – 80% Financiamento 20% meu FGTS, até a finalização da Obra que ocorreu em Abril de 2012. Em Outubro de 2013 fiquei apertado e decidi utilizar meu FGTS (novos depósitos), para quitar as 12 parcelas a vencer (Nov/13 a Out/14). O saldo que possuía no FGTS foi sacado de minha conta vinculada e foi utilizado para pagamento das próximas 12 parcelas, sendo 80% com o FGTS e 20% com recurso próprio (essa é a pior situação pois você continua pagando os juros futuros das parcelas de Nov/13 a Out/14, mas não tinha outro jeito.
    Hoje, passado 10 meses na última liquidação/amortização da parcela (out/14), já tenho saldo no FGTS. Desejo amortizar meu saldo devedor, porém não quero reduzir o número de parcelas, apenas reduzir o meu saldo devedor, pois a parcela diminuirá pois os juros serão menores. Essa operação só pode ser feita a cada 12 meses ou a cada 24 meses.
    Agradeço a atenção, pois pra conseguir um informação na CEF só bajulando o Gerente, ou comprando um Titulo de Capitalização, senão nem te dão bola!! rs.

    • Olá João Eduardo,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que durante a fase de retorno do financiamento existem 2 modalidades de uso do FGTS:
      1) Pagamento de parte da prestação – limitado a 80% do valor do encargo mensal durante 12 meses, podendo ser renovado a cada 12 meses.
      2) amortização ou liquidação do saldo devedor do financiamento – esta operação pode ser efetivada pelo trabalhador a cada período de 2 anos.

      As modalidades são independentes e os intervalos são cada tipo de operação.
      Assim, se usou o FGTS para pagamento de parte de prestação pode utilizar o FGTS para amortizar a dívida (redução do encargo ou do prazo) desde tenha saldo disponível para tal, inclusive pode amortizar durante a fase de utilização para o pagamento do encargo mensal.

      Sugerimos a leitura da nossa Dica:
      Dicas para gerir seu financiamento – uso do FGTS

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  279. Boa noite!!
    Estou adquirindo um imóvel e financiando parte do valor. Não estou utilizando o FGTS na aquisição. Meu planejamento é pedir a amortização do saldo devedor com o meu FGTS em setembro/15, porém os atuais proprietários vão utilizar o FGTS agora em agosto/15 para amortizar parte do saldo devedor que eles ainda possuem. Eu poderei solicitar a utilização do meu FGTS em setembro/15 para amortizar o meu saldo devedor mesmo que os atuais proprietários utilizem o FGTS deles para amortizar o saldo devedor deles agora, antes de concretizar a venda?
    Muito obrigado

    • Olá Leandro,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não há limite do número de utilizações de FGTS para amortização durante a vigência do contrato, apenas deverá ser respeitado o intervalo abaixo descrito:
      Para utilização do de saldo devedor de financiamento o interstício (FGTS intervalo mínimo) é de 02 anos, contados a partir da data da última amortização/liquidação procedida pelo mesmo trabalhador.

      Esse interstício (intervalo) diz respeito à utilização por um mesmo trabalhador, podendo o coobrigado do financiamento amortizado há menos de dois anos utilizar seu FGTS para nova amortização/liquidação do mesmo financiamento, desde que atenda aos demais requisitos para a modalidade.

      Assim, não há impedimento para utilizar o FGTS no seu financiamento, respeitadas as condições de uso.

      Sugerimos a leitura do nosso artigo:
      As vantagens de amortizar com redução do prazo

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  280. Boa noite,
    Ha um ano exatamente, comprei um imóvel financiado pela Caixa e utilizei meu FGTS, porém, já se passaram um ano e tenho saldo novamente, gostaria de saber se consigo utilizar para amortizar as próximas parcelas (12). Sei que só posso utilizar 80%, mas minha duvida é quanto ao prazo, se com um ano já posso utilizar para esse fim e outra coisa, no momento estou com restrição no meu nome, isso é impeditivo?

    • Olá Mateus,

      Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      O uso do FGTS para pagamento de parte de prestação pode ser feito a qualquer tempo, desde que haja saldo na conta vinculada do FGTS.
      O percentual de 80% é usado em 12 encargos consecutivos, podendo ser utilizada para pagamento de até 3 encargos em atraso.
      Ao fim do prazo de 12 meses, o uso do FGTS pode ser prorrogado caso haja saldo na conta vinculada do FGTS e caso haja interesse de sua parte.
      O interstício de 2 anos vale somente para os casos de uso de FGTS na amortização e liquidação do contrato.

      Sugerimos a leitura do artigo:

      Como usar FGTS para pagamento de prestação?

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  281. financiei um imóvel em maio 2013 , hoje estou com três parcelas em atraso , e tenho um saldo no FGTS que cobre as parcelas em atraso e sobra uma diferença para eu abater parte das parcelas durante 12 meses . posso usar o FGTS mesmo com três parcelas em atraso ??

    • Olá Oziel,

      Bom Dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Respeitadas as condições de uso, com certeza você poderá utilizar o FGTS para o pagamento de parte de prestação, inclusive com 3 prestações em atraso.
      O uso está limitado a 80% do valor do encargo, ou seja, parte terá que ser paga em dinheiro.

      Veja detalhes no artigo:
      Pagamento da prestação com FGTS

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  282. Comprei um imóvel em dezembro de 2005 e quitei o mesmo em abril de 2015. Utilizei o FGTS para a entrada, saldo devedor e quitação. Estou vendendo o mesmo!!!
    Gostaria de saber se posso utilizar hoje (ago/2015) meu FGTS para dar entrada em um outro imóvel???

    • Olá Josivan,

      Boa Dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o uso do FGTS na segunda aquisição é possível desde este não esteja na mesma região metropolitana do primeiro imóvel.
      No caso do imóveis serem na mesma região metropolitana somente após a venda do primeiro você poderá utilizar no segundo imóvel, respeitadas as demais condições de uso do FGTS

      Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
      FGTS e a propriedade de imóveis
      FGTS Requisitos do trabalhador – Aquisição

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  283. usei o meu fgts para diminuir o valor das prestacoes ,gostaria de saber se apos 12 meses ela volta o valor normal

    • Olá Euzebio,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A utilização é por 12 meses e você pode renovar a cada ano.
      Se não efetivar nova utilização para pagamento de parte da prestação, por lógica, o encargo mensal volta ao normal.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Pagamento da prestação com FGTS

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  284. Ola,

    Estou comprando um apartamento atualmente por 600 mil reais.
    O predio já tem mais de 10 anos e possui habite-se.
    Todos os outros apartamentos estão ok, mas este nunca acabou de ser construido, então terei que acabar sua construção.
    Posso utilizar o FGTS na compra do mesmo? Caso negativo por nao possui eletrica e hidraulica feita, apos a obra eu poderei utilizar para abater o saldo devedor e depois as parcelas?
    Um imovel pronto na regiao vale em torno de 800 mil reais, porem como comprarei por 600, apos a obra será que terei problemas por nao atingir o limite de 750 mil?
    Obrigado.

    • Olá Leandro,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A questão crucial será a avaliação do Banco para efetivar a negociação, se o valor ficar abaixo do teto do SFH não haverá problemas para uso do FGTS. O valor que prevalece é o valor da avaliação no momento da contratação do financiamento.
      Pelo que relatou os problemas no imóvel requerem “uma reforma” ou adaptações. Dependerá a aceitação do Banco da garantia. Consulte o Banco.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  285. OLÁ, TENHO UM FINANCIAMENTO(SFI) CUJA ENTRADA FOI COM PARTE DO MEU FGTS, GOSTARIA DE QUITAR ESTA DÍVIDA COM O FGTS, HAJA VISTA MEU SALDO DO FGTS SER SUPERIOR AO SALDO DEVEDOR DO FINANCIAMENTO PELO SFI.

    GRATA, NO AGUARDO

    • Olá Edilaine,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      As regras de utilização são distintas para cada tipo de utilização e estão previstas em Lei (8036) ou em Resoluções do Conselho Curador do FGTS.

      O uso na aquisição não exige que o contrato esteja financiado no SFH, mas esteja nos limites de avaliação e financiamento do SFH ou seja o imóvel deve ser financiável no âmbito SFH.

      Mas, o uso do FGTS na fase de retorno do financiamento exige que o contrato esteja devidamente concedido no âmbito do SFH, dentre outras exigências previstas na legislação.

      Assim, se seu contrato estiver FORA DO SFH (SFI) não há como administrativamente utilizar o FGTS para: amortizar, liquidar ou pagar parte da prestação.

      A alternativa para quem assinou fora do SFH era a chamada Transposição (Transferência) de contratos de Fora do SFH para o SFH até recentemente era utilizada pelo mercado imobiliário.
      Veja o artigo do Click Habitação:
      Transferência de Financiamento para o SFH e Uso FGTS

      Mas, em termos de normalização somente existia menção do MMP – Manual de Moradia Própria – Uso do FGTS (norma do agente Operador do FGTS).
      A nova versão do MMP de 22/04/14 retirou essa prerrogativa do texto.

      Assim, não existe norma permitindo tampouco proibindo a chamada Transposição para o SFH.

      O mercado (Bancos) utilizava a transposição, mas recentemente houve uma mudança de postura e todos passaram a não aceitar, em especial o Banco Central.

      A ação judicial sempre será uma hipótese, e podemos afirmar que existem decisões judiciais favoráveis para o uso do FGTS em contratos em situação semelhante ao seu. Cabe a você avaliar a conveniência de contratar advogado de sua confiança.

      Click Habitação
      Fique atualizado com o conteúdo do Click Habitação!
      Inscreva-se no site: http://www.clickhabitacao.com.br/
      ASSINE NOSSO NEWSLETTER

  286. Olá,tira uma duvida minha,usei o meu FGTS em dezembro de 2014 para financiar um imovel,graças á Deus consegui,gostaria de saber o que eu tenho no FGTS hoje posso amortizar as parcelas restantes para desafogar um pouco????