Inicio ARTIGOS Autônomo pode financiar a casa própria?

Autônomo pode financiar a casa própria?

3848
COMPARTILHAR

A comprovação de renda para pessoas que trabalham por conta própria ou profissionais liberais pode ser efetivada de diversas maneiras. Veja como o autônomo pode financiar

Autônomo pode financiar a casa própria?

Não ter vínculo empregatício ou carteira assinada por uma empresa não impedem pleitear um financiamento. É possível comprovar renda e se organizar para deixar esse processo viável.

A renda não comprovada é geralmente originada por meio de atividade de prestação de serviço, venda (comércio) ou de confecção de produtos. Pode ser efetivada por profissionais independentes e de forma individual, como por exemplo: barbeiro, doceira, pedreiro, pintor, manicure, costureira, encanador, lavador de carros, eletricista, etc.

Outra possibilidade de renda não comprovada é aquela exercida por profissionais especializados, com escolaridade superior ou técnica. Em geral são profissionais liberais que prestam serviços qualificados ou produzem bens com valor mais alto, como exemplo: professor, decorador, arquiteto, engenheiro, programador ou analistas de sistemas, etc.

Os bancos atualmente utilizam o conceito de capacidade de pagamento, onde além dos fatores de renda comprovada e renda não comprovada (informal), aproveitam-se as informações do histórico de comportamento interno e externo do cliente (Ex. média de aplicações ou de utilização de crédito rotativo, registro de cheques sem fundos, inadimplências, etc.), além da situação cadastral, das condições do crédito pleiteado, da capacidade financeira e do cenário macroeconômico.

Como comprovar renda de autônomo para financiamento habitacional:

apuração de renda - comprometimento de renda

Veja mais:

Comprometimento de Renda

Vamos detalhar algumas condições que podem facilitar a comprovação da capacidade de pagamento e aumentar as possibilidades de aprovação do financiamento imobiliário:

  • Guarde os contratos de prestação de serviços (este documento em conjunto com a comprovação de depósito em sua conta é considerado comprovação de renda);
  • Veja se a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) a ser emitida por um contador é uma boa alternativa para seu negócio. É um documento que comprova a renda de quem não tem carteira assinada.
    • Acima do valor de limite de isenção do Imposto de Renda é necessária comprovar o recolhimento de DARF correspondente.
  • RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo) este depende do valor e da natureza do serviço prestado. A remuneração mensal corresponderá ao rendimento base ou salário de contribuição constante no documento. Para o financiamento, o RPA só tem validade junto com as guias de recolhimento dos impostos, se devidos.
  • Busque formalizar o seu trabalho. A renda formal propicia uma melhor avaliação de risco na hora de fazer um financiamento. Hoje existem facilidades para abrir empresa como Microempreendedor Individual (MEI). Além do que a formalização traz benefícios como: aposentadoria e auxílio doença.
  • Os depósitos bancários em uma conta bancária podem comprovar os recebimentos periódicos oriundos dos seus serviços ou vendas. Principalmente se você tem mais de uma fonte de renda. Com o extrato de movimentação da sua conta, o banco consegue comprovar que você recebe o dinheiro que declarou ter quando pediu o financiamento.

Profissional autônomo pode se regularizar para se valer de alguns direitos e até avaliar se abrir empresa não seria uma melhor opção.

A regularização dos profissionais autônomos e liberais facilitam a aquisição de crédito, e em especial para o financiamento habitacional.

Dependendo da situação do profissional, pode ser melhor abrir uma empresa para prestar seus serviços. Isso porque, nesse caso, a tributação é menor.

O Microempreendedor Individual (MEI) pode financiar a sua casa própria.

Assim, em especial para quem quer deixar de pagar aluguel, conquistar a casa própria e realizar um sonho é perfeitamente possível para todos, mesmo para quem tem renda informal.

Gilberto Ribeiro de Melo

Especialista – Crédito Imobiliário

Veja mais:

Financiamento Habitacional – O que considerar?

96 COMENTÁRIOS

    • Olá Luan

      Boa Tarde! agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se a renda passar pelo limite de isenção de recolhimento do IR deverá apresentar em conjunto os comprovantes de recolhimento.
      A Declaração de Imposto de Renda e recolhimentos podem ser apresentados para comprovar o rendimento.

      Veja os comentários anteriores …

      Equipe Click Habitação.

  1. Olá, boa noite. Gostaria de saber se as regras para autônomos comprarem casas mudaram. Pq minha mãe estava comprando uma casa e já estava com o dinheiro da entrada, com o decore feito e nome aprovado. Porém o construtor e o corretor disseram que as regras agora mudaram e que talvez ela não pudesse mais comprar como autônoma. É verdade? Já pesquisei muito e não acho nada sobre essa mudança…
    Agradeço muito se puderem tirar essa dúvida.

    • Olá Alanna

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que somente o DECORE não será aceito, se passar do limite de recolhimento de IR na fonte.
      A utilização de DECORE comprovando rendimentos acima do limite de isenção da Receita Federal, deve vir acompanhada dos respectivos DARF de recolhimento do Imposto de Renda.
      É aconselhável a substituição da DECORE por outro documento de renda, quando a fonte pagadora for PF ou os rendimentos apresentados nesse documento são incompatíveis com as atividades do cliente.

      Os bancos estão mais rigorosos com o DECORE e tem banco que não aceita, exigindo Declaração de IR ou outros comprovantes.
      Mas, podem ser apresentados documentos alternativos e que possam comprovar os recebimentos.

      Equipe Click Habitação

  2. Oi boa noite
    Meu marido trabalha de carteira assinada
    Eu trabalho como diarista
    Gostaria de saber se e possivel eu financia um imóvel?
    Obs: preciso de alguma coisa para comprovar que sou?
    Obg fico no aguardo da mensagem

    • Olá Ingryd

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Sim é possível financiar!
      Para os clientes que possuem rendimentos provenientes de atividades que não possuem documentos capazes de comprovar a renda, é obrigatória a utilização de documentação complementar, a fim de constatar o perfil de consumo do cliente.
      Neste caso são utilizados:
      * Despesas básicas: Contas de água, luz, telefone;
      * Segurança: Contrato de seguro ou Previdência Privada;
      * Entretenimento: Assinatura de revista, Assinatura de TV a cabo.
      * Relacionamento bancário: Fatura de Cartão de Crédito, Extrato de conta corrente com cheque especial.

      Mas, vai depender da política de crédito de cada banco.
      Procure um Correspondente bancário e verifique a documentação e peça uma avaliação.

      Equipe Click Habitação

  3. Boa tarde
    trabalho 3 anos com a carteira assinada mas renda baixa, comecei a pouco trabalhar informal, estou pensando em comprovar essa renda com contabilista, e quero financiar uma casa, mas a dúvida é como vou comprovar em notas ou recibos, se cuido de criança informal eu preciso de notas ou recibos para isso ou somente com a movimentação da conta bancária e os comprovantes bancários?? o que o banco exige que documento eu posso fazer pra comprovar?? fico no aguardo de seu retorno. Obrigada

    • Olá Ana

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que somente o DECORE de contador não é aceito, se for acima da isenção do IR na fonte. Deverá apresentar comprovantes de recolhimento.
      Orientamos a procurar um Correspondente Bancário do Banco e verificar corretamente o que será exigido.
      A comprovação por depósitos, também, pode ser aceita, dependendo da política de crédito do banco.

      Equipe Click Habitação

  4. Boa tarde, Sou casada e sou MEI (abri a empresa este ano então ainda não tenho declaração IPRF) quero financiar um imóvel mas gostaria de declarar apenas a renda do meu marido , que trabalha de carteira assinada, para ganharmos um subsídio maior, é possível fazer isso ou obrigatoriamente preciso declarar a MEI para financiar?

    Desde já agradeço

    • Olá Monique

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que nos Programas Habitacionais populares a renda é sempre familiar!
      Se for no SBPE vocês podem escolher, desde ele tenha renda suficiente para financiar.

      Equipe Click Habitação

  5. Ola sou microempreendedor individual desde de 2012 posso fazer um financiamento de uma casa pela caixa ecomomica tenho tudo em dias,ou posso fazer um enprestimo pelo meu cnpj a caixa libera um dos dois? Desde ja agradeco.

    • Olá Noelia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      O financiamento habitacional será sempre com a pessoa física e você como microempreendedora poderá usar a renda do seu negócio para financiar.
      Apresente o IR ou os comprovantes de rendimentos que possui e verifique inicialmente o quanto poderá financiar.
      Procure um correspondente bancário para saber o seu limite de crédito e o quanto poderá financiar.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  6. oi sou diarista e nao tenho como comprovar a renda e meu marido trabalha registrado sera que consigo fazer um financiamento?

    • Olá Diana

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que é perfeitamente possível o financiamento e existem formas de declarar ou comprovar por outros meios a renda informal.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Faça uma simulação no site dos bancos e procure um Correspondente Bancário.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Erica

      Bom dia! agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a efetivar a simulação no site da CAIXA e verificar as condições de financiamento que poderiam ser aprovadas.
      Veja detalhes no artigo:
      Simulador financiamento habitacional CAIXA

      Equipe Click Habitação

  7. eu e meu esposo somos autonomos e nao temos como comprovar renda,como consigo financiar um imovel?

    • Olá Luciane

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Logicamente depende da política de crédito de cada banco, mas existem maneiras de comprovar renda informal.
      Rendimentos sem Comprovação
      Para os compradores que possuem rendimentos provenientes de atividades que não possuem documentos capazes de comprovar a renda, alguns bancos utilizam de documentação complementar a fim de constatar o perfil de consumo e atribuição de renda.
      Neste caso podem ser utilizados:
      * Despesas básicas: Contas de água, luz, telefone;
      * Segurança: Contrato de seguro ou Previdência Privada;
      * Entretenimento: Assinatura de revista, Assinatura de TV a cabo.
      * Relacionamento bancário: Fatura de Cartão de Credito, Extrato de conta corrente com cheque especial.

      Veja mais detalhes no artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  8. Boa Tarde !
    Quero Financiar um imóvel porem sou autônoma não tenho nada que comprove minha renda se eu declarar o imposto de renda consigo financiar ? se entregar agora no mÊs de agosto pago muito multa?

    • Olá Thalita

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A declaração de Imposto de Renda é uma boa opção e é uma renda formal.
      A comprovação de renda informal pode ser efetivada de diversas maneiras:
      Os bancos atualmente utilizam o conceito de capacidade de pagamento, onde além dos fatores de renda comprovada e renda não comprovada (informal), aproveitam-se as informações do histórico de comportamento interno e externo do cliente (Ex. média de aplicações ou de utilização de crédito rotativo, registro de cheques sem fundos, inadimplências, etc.), além da situação cadastral, das condições do crédito pleiteado, da capacidade financeira e do cenário macroeconômico.
      Logicamente cada banco tem sua política de crédito e exigências diferentes.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  9. Boa noite, ao comprar um imóvel financiado pela caixa é cobrado uma taxa de vistoria do imóvel que hoje é R$ 750,00. Si depois da vistoria feita a pessoa que estiver comprando desisti de comprar, esta vistoria vale para outro comprador ou tem que ser feita outra?

    • Olá Valtencir

      Boa Noite!

      Orientamos a verificar com o Banco.
      O Laudo é vinculado a um comprador, cremos que seria complicado o controle deste tipo de troca de comprador.
      Cremos que deverá ser efetivada nova avaliação para o novo comprador.

      O ideal é somente fazer a avaliação quando já tiver aprovação do crédito e ter certeza do que pretende adquirir.

      Equipe Click Habitação

  10. Tenho cnpj,mas não estou trabalhando com a empresa a mesma está parada a uns 3 anos,fui sorteado em minha cidade,na modalidade minha casa minha vida apts de baixa renda, e tbm não estou trabalhando registrado no momento…

    O que devo fazer se a caixa me chamar para um análise ..

    • Olá Fabio

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que na Faixa 1 do Programa MCMV não haverá problema, desde que seu rendimento mensal, mesmo informal, esteja dentro do limite do Programa (R$ 1.800,00).

      Equipe Click Habitação

  11. Boa tarde! Meu CPF tem uma ligação com um empréstimo que fiz para compra de material de construção (CONSTRUCARD) e na época eu era casada e então constava no cpf do meu ex marido também, como já nos separamos seria possível ele conseguir comprar uma casa pelo minha casa minha vida?

    Att

    • Olá Ariadna

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se teve crédito e efetivou os pagamentos normalmente cremos que será uma facilidade para obtenção de crédito.
      Procure uma agência ou Correspondente Bancário para efetivar a análise do seu crédito.

      Equipe Click Habitação

  12. Trabalho a 9 anos sem carteira assinada.
    Tenho recibos de pagamentos anuais assinado por mim e minha chefe.
    Pago meu INSS como autônoma já uns 8 a 9 anos.
    Tenho conta em banco.
    Será que consigo o financiamento?

    • ED

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Procure um correspondente bancário ou agência do Banco e verifique as condições de crédito.
      Se você faz a Declaração do Imposto de Renda será uma facilidade.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  13. Bom dia, por ser MEI o gerente da CAIXA falou que não posso financiar uma casa, segundo uma normativa da CAIXA. O despachante imobiliário falou a mesma coisa. Procede?

    • Olá Luiz Fernando

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que é perfeitamente aceitável a apresentação do Recibo de pagamento de autônomo é aceito como documento de comprovação de renda, desde que, venha acompanhado do respectivo recolhimento do ISS.
      Outro comprovante de rendimento pode ser a Declaração de IR

      Orientamos a abertura de SAC no site do Banco ou efetivar comentário na página do Facebook do banco:
      https://www.facebook.com/caixa/

      Equipe Click Habitação

  14. Boa tarde! Eu e mais 2 socio estamos abrindo um mini mercado os tres terá direitos iguais pois vamos investir igual.
    A minha pergunta é com quanto tempo a pós aberto o mercado eu consigo financia minha casa propria usando essa renda que eu vou ter a parti dessa sociedade? E quais documentos tenho que ter pra conseguir?

    • Olá Gisele

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que depende da política de crédito do banco, cada banco tem usa política própria.
      Cremos que o prazo mínimo seria de 3 meses, mas pode variar. Consulte o gerente do seu banco.
      Qualquer valor recebido acima do limite mínimo do Imposto de Renda, deverá ser apresentado o comprovante de recolhimento do tributo.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  15. Olá. Tenho Fies 100% mas faltam 2 anos para acabar a minha faculdade. Gostaria de saber se posso fazer financiamento de imoveis pela caixa sem prejudicar meu financiamento do Fies? a 6 meses trabalho como autônoma além do estagio. Qual documento posso juntar para fazer esse financiamento imobiliário?. Obrigado

    • Olá Veronica

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que as regras de utilização do FIES devem ser verificadas junto ao gestor do programa, em especial, com relação a renda familiar para obtenção ou continuidade no Programa.

      Com relação ao financiamento habitacional o contrato de estágio pode ser perfeitamente utilizado para fins de concessão de crédito.
      O autônomo deverá apresentar o comprovante existente para sua renda, sendo que o contrato de prestação de serviços é aceito.
      Qualquer rendimento superior ao rendimento de isenção do Imposto de Renda, deve ser apresentado com a respectiva guia de recolhimento.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

    • Olá Gian

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que é possível efetivar o financiamento.
      Para apuração de renda deverá apresentar os comprovantes, se a renda for superior a ao limite de isenção do IR deverá apresentar os comprovantes de recolhimento (DARF).

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  16. Quero fazer um financiamento pela caixa. Meu prolabore e baixo , mas tenho a participação de lucros da empresa. E valido? E quais documentos mais eu teria q apresentar? Se pedirem extratos bancarios , se as movimentacoes forem maiores
    Tem algum problema?

    • Olá Diana

      boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o documento básico será a Declaração de Imposto de Renda.
      A participação dos lucros poderá ser utilizada, desde comprovada e declarada no IR, mas será dividida pelo número de meses (12) para apuração do rendimento mensal.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda
      Passos para comprar um imóvel – Documentação

      Lembramos que se for cliente do banco a questão dos extratos bancários e relacionamento podem contar positivamente para fins de aprovação de limite de crédito.

      Equipe Click Habitação

  17. Gostaria de tirar uma dúvida;
    Sou MEI a 3 anos, e declaro meu IRPF nos rendimentos tributáveis PJ somente o salário base e recolho o INSS de acordo com o salário mínimo, mas coloco a participação nos lucros, o restante do montante que ganho.
    Eu tenho uma movimentação bancária razoável, mas eu gostaria de saber se para aprovar um financiamento a Caixa leva em consideração para avaliar o IRPF somente os rendimentos tributáveis, ou também leva em consideração os rendimentos não-tributáveis, como a participação nos lucros?
    Muito obrigado pela anteção!

    • Olá Daniel

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os Rendimentos de distribuição de lucros tem tributação exclusiva na fonte e não são isentos.
      Se constar na sua Declaração de IR entendemos que poderão ser considerados e serão divididos por 12 para fins de renda mensal.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  18. Boa Tarde;
    Juntamente ao meu salário possuo o benefício fixo do anuênio (que na empresa aonde trabalho é 1% sobre o meu salário base a cada ano de serviço prestado).
    Atualmente possuo 16 anos de empresa ou seja, recebo além do meu salário o benefício fixo de 16% sobre meu salário base todo mês.
    Esse benefício, que está em minha folha de pagamento, a CEF considera na comprovação da minha renda para financiamento ou considera somente o salário base?
    Lembrando que o mesmo é um benefício fixo e recebo o mesmo todos os meses e a cada ano aumenta 1%.
    Obrigado.

    • Olá Flavio

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que é perfeitamente aceitável como rendimento o anuênio recebido por você para fins de apuração de capacidade de pagamento.

      Equipe Click Habitação

  19. Boa Tarde! Sou Mei a dois meses queria saber se posso fazer um finaciamento u um emprestimo para adquirir uma casa?

    • Olá Jair

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Entendemos que 2 meses é muito pouco tempo para comprovação de renda, cremos que a maioria dos bancos exige um tempo maior (4 a meses).
      Orientamos a refletir se o momento adequado para entrar num financiamento de longo prazo e efetivar o planejamento financeiro da compra.
      Existem diversas despesas da compra: ITBI, registro, tarifa de contratação do banco. Você está preparado para arcar com as despesas.

      Sugerimos a leitura dos artigos:
      Custos para comprar imóvel
      Comprometimento de renda
      Financiamento Habitacional – O que considerar?

      Verifique sua documentação e procure um Correspondente Bancário quando estiver preparado.

      Equipe Click Habitação

  20. Tive um faturamento no MEI de que comprovava minha renda em R$ 2.400, e mais um faturamento como autônomo pessoa física de R$ 1.200,00, totalizando R$ 3.600,00. Tudo declarado certinho e com os DARFS pagos. Lutei ao máximo para comprar a casa própria da minha família, e simplesmente a Caixa negou os rendimentos do MEI (Tudo declarado e pago em impostos), decepção tremenda. Os bancos e a Caixa não querem ajudar ninguém a ter a casa própria, só querem ter lucro, o direto a dignidade humana não existe no mundo controlado pelos bancos e políticos.

  21. Boa tarde !
    Até Junho de 2016 trabalhei como CLT, alterando essa modalidade para PJ com a emissão de NF e recebimento comprovado através de extrato bancário. Ainda não fiz a declaração de imposto de renda. Posso financiar um imovel ? Pretendo entrar como renda complementar com meu noivo
    Obrigada

    • Olá Suzana

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que depende da política de crédito de cada banco.

      Mas, em geral, os autônomos e profissionais liberais que se enquadram em pelo menos uma das seguintes situações: possui renda exclusivamente de PF, mais
      de uma fonte pagadora PJ e utiliza dedução em livro-caixa ou simplesmente utilizam a dedução por livro-caixa, podem cadastrar a fonte pagadora com o próprio CPF do cliente.
      Identificando-se deduções por meio dos registros do livro-caixa na declaração de imposto de renda, a renda é obtida pela diferença entre os rendimentos e os registros de livro-caixa.

      Orientamos a verificar com o Banco ou Correspondente Bancário que for lhe atender.

      Equipe Click Habitação

  22. Olá bom dia. Sou MEI a mais de 4 anos, faço a declaração anual do mei sempre no limite máximo anual ( 5 mil mensais, 60 mil anual) e tenho uma media de movimentação mensal na minha conta corrente de depósitos que eu faço de 5 mil reais, desse valor eu sempre faço vários pagamentos e compras em débito no dia a dia… Nunca deixo minha conta sem dinheiro, sempre tem saldo positivo de 2 a 3 mil reais. Tenho limite de cheque especial de 900 reais e estou esperando começar o prazo para fazer esse ano a declaração de imposto de renda como pessoa física. A minha dúvida é, estou querendo comprar um imóvel pela mcmv e preciso comprovar uma renda de 2200 reais mais ou menos para ganhar um subsídio legal e ter uma prestação acessível. Como ainda não fiz a declaração de imposto de renda pessoa física, queria saber qual o valor que eu peço para o contador fazer para que eu consiga o financiamento. Detalhe, já abriu o prazo para a declaração do imposto anual do mei mas eu ainda não fiz pois estou na dúvida se faço no valor cheio de 60 mil anual ou faço em menor valor para casar com a declaração pessoa física. Como vc pode me ajudar?

    • Olá Lewy

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que neste caso é necessária análise da área de risco do banco.
      Normalmente serão considerados:
      * Os autônomos e profissionais liberais que se enquadram em pelo menos uma das seguintes situações: possui renda exclusivamente de PF, mais
      de uma fonte pagadora PJ e utiliza dedução em livro-caixa ou simplesmente utilizam a dedução por livro-caixa, podem cadastrar a fonte pagadora com o próprio CPF do cliente;
      * Identificando-se deduções por meio dos registros do livro-caixa na declaração de imposto de renda, a renda é obtida pela diferença entre os rendimentos e os registros de livro-caixa;

      Orientamos a procurar o gerente do Banco ou Corresponde para melhor orientação da política de crédito.

      Equipe Click Habitação

  23. Olá sou uma Mei que tem como atividade O Transporte Escolar, o valor bruto que recebo varia entre 3.600 a 4.200, o valor que é referente ao meu trabalho é de 1.500, pois pago motorista, e os custos do transporte, custos fixos e variaveis, como combustivel e etc…. me inscrevi no meu municipio em um programa habitacional minha casa minha vida que da o cheque moradia para pessoas com renda de ate 1.600. Nesse caso gostaria de saber se me enquadro, pois o meu rendimento real é de 1.500, pois o restante é relativo a manutenção da empresa, e se a analise feita pela caixa leva em consideracao a pessoa fisica ou a mei??? Grata!

    • Olá Marcela,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Entendemos que o valor a ser considerado é o valor declarado no Imposto de Renda. Para saber mais detalhes e por depender da política de crédito de cada Banco, sugerimos fazer a análise de crédito no Banco para verificar qual o valor que está sendo considerado.
      Conforme o resultado, você pode pedir o subsídio do Minha Casa Minha Vida.

      Equipe Click Habitação

  24. Olá, boa tarde. Para fazer um financiamento MCMV é necessário morar ou trabalhar na região do imóvel que está sendo financiado? É necessário comprovar? Me falaram que essa é a regra, porém li em sites seguros que “O imóvel deve localizar-se no município da atual residência ou de trabalho ou onde pretende fixar residência e/ou trabalho”. Ou seja, no meu entender se moro e trabalho em outra região mas quero me mudar eu poderia fazer isso? Obrigada

    • Olá Simone,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      O imóvel pode estar localizado no atual local de domicilio ou trabalho ou onde pretende fixar residência e/ou trabalho.
      Para isso deverá apresentar os seguintes documentos:
      a) recibo de condomínio, aluguel ou escola, contrato de locação registrado, conta de água, luz, telefone ou gás, extrato de conta bancária ou declaração
      de instituição financeira, fatura de cartão de crédito, no município onde pretende adquirir o imóvel, com data atual;
      b) contracheque ou comprovante de rendimento mensal;
      c) carteira de trabalho – folhas da identificação civil e do contrato de trabalho;
      d) declaração do empregador – com endereço e telefone da empresa;

      Equipe Click Habitação

  25. olá ! tenho renda como autônomo mas só movimento conta poupança gostaria de saber se é possível movimentar a conta corrente a partir de agora e daqui três meses eu posso tentar um financiamento ?

    • Olá Rodrigo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Lembramos que no artigo está descrito as formas de possibilitar efetivar o financiamento habitacional como autônomo.

      Sugerimos a leitura do artigo sobre renda e apuração de capacidade de pagamento:
      Comprometimento de renda

      Procure seu gerente, com certeza ampliar o relacionamento com o Banco facilitará a obtenção do financiamento.

      Equipe Click Habitação

  26. ola tenho uma empreiteira de construção civil pelo simples nacional como faço para financiar uma casa propia?

    • Olá Sebastião

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Esclarecemos que deverá apresentar os comprovantes de rendimentos junto com os documentos pessoais junto ao Banco para apuração da capacidade de pagamento.
      Para um Sócio/Dirigente: Contracheque, Imposto de Renda, Pró-labore ou Decore.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  27. Boa noite. Tenho dúvidas quanto a minha situação para fazer um financiamento:
    Moro em Bauru/SP. Tenho em vista uma casa usada, de 115 mil.
    Sou solteiro e tenho 3 meses de FGTS. Não tenho outro imóvel no nome.
    Em Janeiro de 2016 fiquei desempregado e comecei a trabalhar por conta.
    Abri uma MEI no dia 15/09 para formalizar meu trabalho. Não sou prestador de serviço, trabalho com vendas.
    Pelos cálculos que fiz no simulador da CAIXA, tenho que comprovar uma renda de 1800,00 para conseguir o melhor subsídio com a melhor taxa de juros e o valor de 115 mil que preciso.
    Meu faturamento passa de 1800,00.
    A dúvida é: Como comprovar minha renda de 1800,00?

    • Olá Paulo

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Rendimentos sem Comprovação
      Para os compradores que possuem rendimentos provenientes de atividades que não possuem documentos capazes de comprovar a renda, alguns bancos utilizam de documentação complementar a fim de constatar o perfil de consumo e atribuição de renda.
      Neste caso podem ser utilizados:
      * Despesas básicas: Contas de água, luz, telefone;
      * Segurança: Contrato de seguro ou Previdência Privada;
      * Entretenimento: Assinatura de revista, Assinatura de TV a cabo.
      * Relacionamento bancário: Fatura de Cartão de Credito, Extrato de conta corrente com cheque especial.

      Veja mais no artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  28. Boa noite!! Quero saber, se uma pessoa trabalha como autônomo a 1 ano e 8 messes e parou 3 meses para trabalha com carteira assinada, isso é, fica que a pessoa teabalhou 1 ano e 8 meses ou nesse período de 3 meses não conta? E se a caixa aprova o financiamento mesmo não tendo as notas fiscais? E se tiver só o verídico a caixa aprova? E esse verídico vai o que tudo ali pra caixa aprova?precisa paga o inss? Obrigado.

  29. Olá! Sou MEI há 1 ano, sou marceneiro, trabalho com MDF.
    Porém não emito NFs devido aos serviços simples que faço. Sou dependente na declaração de IR da minha esposa. Também fiz aquela declaração simples pelo site do MEI.
    Moro com minha esposa em uma casa financiada pela Caixa há 10 anos e falta pouco para quitar. Trabalho em casa e ficou muito pequeno aqui.
    Gostaria de comprar uma casa maior com espaço para minha oficina, inclusive já achei a casa e por isso o meu desespero. Não conseguimos um novo financiamento devido ao atual. Não vai dar tempo de quitar a minha casa e vende-la pois a outra já poderá ter sido vendida.
    Tem como eu fazer esse segundo financiamento pelo meu cadastro do MEI? Pretendo logo em seguida vender esta minha casa e abater todo o valor no novo financiamento.
    Qual banco faria isso? Tem algum link para simulação?
    Agradeço a atenção e parabenizo pelo site. Muito bom mesmo.
    Aguardo,
    Marcelo

    • Oi! Obrigado pela resposta.
      Mas o primeiro financiamento não foi feito pelo MEI, eu ainda não tinha. Está em nome da minha esposa e não precisei entrar na composição de renda.

    • Olá Marcelo

      Boa Tarde!

      Esclarecemos que não há problema, desde você e sua esposa tenham capacidade de efetivar o novo financiamento e arcar com os 2 encargos.

      Para simular a contratação sugerimos verificar os links dos principais bancos no artigo:
      Simulação de Financiamento Imobiliário

      Equipe Click Habitação

  30. Ola… sou autônoma… trabalho como manicure, e nao há como comprovar renda. Como faço pra comprovar minha renda, e se nao tem como eu ainda posso financiar. já agradeço.

    • Olá Millena

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Para compradores de que tem Rendimentos sem Comprovação:
      Para os compradores que possuem rendimentos provenientes de atividades que não possuem documentos capazes de comprovar a renda, alguns bancos utilizam de documentação complementar a fim de constatar o perfil de consumo e atribuição de renda.

      Neste caso podem ser utilizados:
      – Despesas básicas: Contas de água, luz, telefone;
      – Segurança: Contrato de seguro ou Previdência Privada;
      – Entretenimento: Assinatura de revista, Assinatura de TV a cabo.
      – Relacionamento bancário: Fatura de Cartão de Credito, Extrato de conta corrente com cheque especial.

      Veja mais no artigo:
      Comprometimento de renda

      Procure um Correspondente Bancário para verificar as suas condições de contratação de financiamento habitacional.

      Equipe Click Habitação

  31. Olá Sidnei
    Sou empreendedora do MEI a 12 meses e moro na zona rural, tenho uma renda baixa pelo meu empreendimento e quero financiar uma casa na zona rural para aumentar meu faturamento e ampliar meu negócio (costura e bordado). Oque eu quero saber é se consigo financiar um imóvel residencial com a entrada facilitada, porque no meu caso o mais difícil é conseguir o valor da entrada que sempre é alto. Como consigo uma entrada facilitada para imóvel residencial utilizando o registro do MEI?

    • Olá Miranda

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a regra da quota de financiamento (relação entre o valor do imóvel e o valor financiável) é a mesma para todos.

      Você pode financiar até 90% do valor do imóvel se o sistema de amortização escolhido for SAC
      Você pode financiar até 80% do valor do imóvel se o sistema de amortização escolhido for PRICE.

      Sugerimos efetivar a simulação de financiamento para verificar as condições que poderá efetivar o financiamento. Veja no artigo:
      Simulação de Financiamento Imobiliário

      Equipe Click Habitação

  32. Oi boa tarde.quero dar entrada na casa própria mcmv sou autonoma com renda de 1600 mais nao tenho como comprovar renda.se eu pagar 2 meses de inss consigo?

    • Olá Lilian

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Conforme consta no artigo existem algumas formas de verificar a renda ou o perfil de consumo.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Orientamos a procurar um Correspondente Bancário ou agência do banco para verificar o seu cadastro.

      Equipe Click Habitação

  33. Boa Tarde, emprestei meu nome pra minha mãe abrir uma empresa, porém está inativa e sem movimentação,mais meu nome ainda consta como sócia.Posso financiar uma casa pela Caixa Econômica, sem que essa situação me atrapalhe?

    • Olá Jaque,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que se não houver nenhuma dívida ou restrição em nome da empresa cremos que não há nenhum problema para concessão de crédito.

      Equipe Click Habitação

    • Olá Luciano

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que o documento principal será o Imposto de Renda.
      Os demais documentos estão listados no Artigo: DECORE, RPA, contratos de prestação de serviços, etc.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  34. Bom dia, eu sou MEI, agora, mas declarei a minha renda através de RPA, tudo certinho, mesmo assim o correspondente está exigindo do autônomo na conta corrente, ser com limite de especial, mas minha conta é aquela fácil, e tem um limite de empréstimo pessoal, e como saber se isso

    • Olá Fabiana

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que não é obrigatória a abertura de conta com cheque especial.
      Se o Correspondente insistir abra uma Reclamação por SAC no site do banco.

      Equipe Click Habitação

  35. Boa noite eu tenho firma aberto e o mei e eu queria financiar uma casa como faço pois o meio declara só um salário.

    • Olá Mara

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Orientamos a corrigir e efetivar a declaração pelo que fato recebe.

      Para os clientes que possuem rendimentos provenientes de atividades que não possuem documentos capazes de comprovar a renda, poderá ser
      utilizada de documentação complementar, a fim de constatar o perfil de consumo do cliente.
      Neste caso são utilizados:
       * Despesas básicas: Contas de água, luz, telefone;
       * Segurança: Contrato de seguro ou Previdência Privada;
       * Entretenimento: Assinatura de revista, Assinatura de TV a cabo.
       * Relacionamento bancário: Fatura de Cartão de Crédito, Extrato de conta
      corrente com cheque especial.
      A utilização dos documentos complementares serve para indicar o perfil de consumo do proponente, não sendo necessário o julgamento dos valores
      representados nos documentos.
      Verifique as condições com o Banco.
      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda
      Compor Renda para financiamento imobiliário

      Equipe Click Habitação

    • Olá Rosiele

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Existem outras formas de apurar sua renda informal, junte todos os documentos e comprovantes que possui.

      Para os clientes que possuem rendimentos provenientes de atividades que não possuem documentos capazes de comprovar a renda, é obrigatória a
      utilização de documentação complementar, a fim de constatar o perfil de
      consumo do cliente.
      Neste caso são utilizados:
       * Despesas básicas: Contas de água, luz, telefone;
       * Segurança: Contrato de seguro ou Previdência Privada;
       * Entretenimento: Assinatura de revista, Assinatura de TV a cabo.
       * Relacionamento bancário: Fatura de Cartão de Crédito, Extrato de conta
      corrente com cheque especial.

      A utilização dos documentos complementares serve para indicar o perfil de consumo do proponente, não sendo necessário o julgamento dos valores
      representados nos documentos.

      Verifique as condições com o Banco.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda
      Compor Renda para financiamento imobiliário

      Equipe Click Habitação

  36. Um microempresário para comprovar renda em um financiamento, precisará da Declaração d renda e dos Pró-Labores?

    • Olá Samila

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que devem ser fornecidos todos os comprovantes de renda.
      Imprescindível a Declaração de Imposto de Renda.

      Sugerimos a leitura do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  37. Bom dia!
    Atualmente sou trabalhadora autônoma, mas tenho 16 anos de carteira assinada em uma mesma empresa (dado baixa em nov/2015). Li no artigo sobre o cadastro no MEI, quanto tempo é preciso ter de cadastro como pequeno empreendedor para solicitar um financiamento para casa própria?
    Obrigado pela atenção.

    Marcia

    • Olá Marcia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a sugestão de cadastramento no MEI é para a formalização do empreendedor, nas quais existem diversas vantagens, em especial as tributárias.
      Os prazos de documentos dependem da análise de cada banco, portanto orientamos a consultar quando for efetivar as tratativas de compra.

      Informamos que conforme consta na Figura do artigo o autônomo pode comprovar renda de diversas maneiras.
      Sugerimos a leitura do nosso artigo sobre a apuração do comprometimento de renda e capacidade de pagamento:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

  38. Pretendo fazer um financiamento pela minha casa minha vida. Tenho duas dúvidas! Irei compor renda com meu marido.

    1) Estávamos com restrições no nome recentemente, inclusive de cheque sem fundo, agora esta tudo ok. A casa ficará pronta daqui 2 meses e entraremos com a documentação daqui 1 mês, isso influência na aprovação do financiamento pelo programa minha casa minha vida?

    2) Além da carteira assinada, meu marido está cadastrado no MEI, ou seja, tem CNPJ de microempreendedor no nome dele, isso atrapalha o financiamento pelo MCMV?

    Aguardo retorno. Obrigado.

  39. Como comprovo renda de autónomo pra caixa aprovar meu financiamento da casa vou apenas fazer uma complementação de renda para atingir 2200 ganho 1224 no registro de carteira obrigado

    • Prezado Ederson

      Boa Tarde

      Podem basicamente ser utilizados: Contrato de prestação de serviços, Declaração de Imposto de Renda e RPA.

      Recibo de Pagamento de Autônomos (RPA)– O Recibo de pagamento de autônomo pode ser aceito como documento de comprovação de renda, desde que, venha acompanhado do respectivo recolhimento do ISS.
      Contrato de Prestação de Serviços – O contrato de prestação de serviços, acompanhado do respectivo comprovante de recebimento, é documento de comprovação de renda. O contrato deve estar registrado em cartório e com firma reconhecida dos seus participantes.
      Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) – Documento enviado à Receita Federal para o ajuste dos valores de contribuição do imposto de Renda anual. É obrigatório para as pessoas que recebem qualquer tipo de rendimento acima do limite de isenção definido pela Receita Federal.

      O seu Correspondente Bancário deve instruí-lo quanto aos documentos de forma mais precisa.

      Equipe Click Habitação

  40. Agradeço muito as orientações que recebi de vocês na solução do meu problema. Sei que agora já tenho um caminha a seguir e amanhã mesmo vou procurar pelos meus direitos.
    Desejo muita sorte e sucesso pra vocês do Click habitação.com.br!!!!!!

  41. Ainda sobre a questão do livro caixa, estou tentando um financiamento de um apartamento na planta ( programa Minha Casa Minha Vida), e a Caixa não está aceitando a Decore com as Darfs pagas (valor dos rendimentos deduzindo o livro caixa), eles alegam que o Imposto de Renda Declarado é diferente da Decore. Assim me enquadram fora do programa. Vcs poderiam me orientar nesse caso.
    Novamente agradeco imensamente a ajuda, porque não sei mais o que fazer. Hoje fui na Receita Federal para saber se tinha como fazer uma Declaração sobre o uso do livro caixa, mas eles não podem fazer.

    • Olá Elaine,

      Boa Noite!

      Sim, a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) vai prevalecer para qualquer rendimento informal e normalmente é exigido para as pessoas que recebem qualquer tipo de rendimento acima do limite de isenção definido pela Receita Federal.
      A ausência de informações importantes ou a incoerência entre as informações cadastrais e o perfil do cliente influenciam diretamente os resultados da avaliação e os valores aprovados.
      Assim, os compradores devem repassar as informações corretas e coerentes, sob o risco de não aprovação do crédito ou limitação do valor a ser autorizado.

      Assim, oriento a abrir um SAC junto ao Banco pedindo para esclarecer a sua dúvida. Se não for atendida poderá abrir um Ouvidoria BACEN, depois. Veja no artigo:
      Reclamações Banco Central – Canais de atendimento

      Equipe Click Habitação

  42. Gostaria de tirar uma dúvida, se for possivel.
    Um profissional que faz livro caixa, na hora da avaliação do financiamento deve ser usado a renda bruta, sem os valores do livro caixa ou descontando esses valores, já que a capacidade de pagamento da parcela do financiamento está justamente no valor que sobra depois de abater todas as despesas do livro caixa.
    Fico aguardando um contato e, desde já, agradeço.

    • Olá Elaine,

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que forem identificadas deduções por meio dos registros do livro-caixa na declaração de imposto de renda, a renda deve ser obtida pela diferença entre os rendimentos e os registros de livro-caixa.

      Sugerimos a leitura complementar do artigo:
      Comprometimento de renda

      Equipe Click Habitação

    • Olá Sidnei

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a grande questão para o autônomo é a apuração da capacidade de pagamento.
      Se você tiver como comprovar o seu rendimento mensal, mesmo que seja de forma informal pode ser aceita pelo Banco.

      No artigo tem várias formas de você comprovar a renda de forma informal. Verifique e apresente ao Banco ou Correspondente Bancário quando for pleitear o financiamento.

      Equipe Click Habitação

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Please enter your comment!
Please enter your name here