Perfil de imóvel: Descubra qual o seu

Perfil de imóvel: Descubra qual o seu

423
Fonte: UOL
COMPARTILHAR

Uma das questões importantes na escolha da casa própria é a escolha do perfil de imóvel desejado: usado ou novoPerfil de Imovel

Um bom recorte para começar a busca por um lugar para morar é a idade do imóvel. As diferenças entre um apartamento de 10 anos e um de 30 vão além da aparência e do estado de conservação e se estendem para aspectos como localização e nível de ruído.

Conheça as principais vantagens e desvantagens de imóveis construídos recentemente e daqueles que ajudam a contar a história da cidade, e veja qual deles tem mais a ver com seu perfil, seu estilo.

Perfil de Imóvel - Imóveis Antigos

Perfil de imóvel - Imóveis RecentesPerfil de imóvel - Imóvel na Planta

Guia do imóvel: passo a passo para definir seu perfil de imóvel e comprar a casa própria

  1. Veja se há padarias, supermercados, farmácias, escolas e hospitais na vizinhança.
  2. Jogue cinzas de cigarro dentro do vaso sanitário, se elas se moverem sem a descarga ser acionada, é sinal de vazamento. Se a água sair com cor de ferrugem nas torneiras pode ser um aviso de que as tubulações estão enferrujadas e precisam de substituição.
  3. Se a pintura interna estiver fresca, pode ser uma tentativa de mascarar algum vazamento, infiltração ou bolor. O mesmo vale para o teto, especialmente do banheiro.
  4. Se a fachada do prédio estiver ruim, pode haver reforma em breve, com aumento de condomínio.
  5. Se o sol bater no imóvel de manhã, o local é face norte, considerada a melhor. Se for incidente à tarde, o imóvel tem face noroeste. Não é ruim, mas há propensão de ficar abafado à noite.
  6. Acenda, em horário de pico (das 18h às 21h) todas as luzes da casa e, se houver, ligue dois chuveiros elétricos de uma vez. Se a intensidade de luz baixar ou mesmo um dos chuveiros ficar com a água fria, a rede elétrica precisa de reforma.
  7. Em pisos frios, veja se há ondulações. Jogue uma bolinha no chão. Se ela for parar em direção oposta, a inclinação do piso está errada. Piso estufado significa que não foi bem colocado e precisa ser refeito.
  8. Em casas antigas, olhe sempre o telhado para saber se há telhas quebradas ou cupim nas madeiras.
  9. Pó acumulado em armários embutidos costumam ser sinais de cupins.
  10. A ventilação é importante. Os banheiros, quartos e áreas comuns devem ter janelas amplas.
  11. Antes de comprar na planta vá ao Cartório de Registro de Imóveis para checar se existe o registro da incorporação do empreendimento. Procure a subprefeitura e veja se a planta do imóvel foi aprovada e se os dados conferem com o imóvel oferecido. Peça o número da matrícula da obra para fazer as consultas.
  12. Leia atentamente o memorial descritivo da obra, identifique a marca e a qualidade dos materiais. Antes de assinar o contrato busque orientação legal para analisar as condições propostas no documento. Cheque o índice de reajuste das parcelas (deve ser INCC ou CUB) durante a obra e na entrega das chaves.
  13. Confira a data da previsão da entrega, para se planejar e acompanhar as obras. O atraso de até 180 dias na entrega da obra pode constar de alguns contratos, e, dessa forma, a empresa não precisa justificar o atraso nem pagar multa. Exija que o contrato preveja multa à construtora por atraso na entrega da obra. Em geral, a taxa fica entre 0,5% e 1% do valor do imóvel por mês.

Fonte: UOL

Veja mais:

Financiamento Habitacional – O que considerar?

SEM COMENTÁRIO

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.