Inicio COMPRAR CASA Imóvel na planta: Quais cuidados tomar?

Imóvel na planta: Quais cuidados tomar?

487
COMPARTILHAR

Comprar imóvel na planta possibilita realizar o sonho da casa própria com parcelas bem diluídas

Imóvel na planta: quais cuidados tomar?

No entanto, a decisão envolve alguns riscos e, para evitá-los, você deve tomar certos cuidados:

Pesquise muito antes de decidir

Avalie as condições de mercado, compare imóveis, faça visitas aos estandes de vendas e pergunte tudo o que julgar necessário. Na hora da comparação, inclua itens como: localização, planta do imóvel, serviços oferecidos na área comum, número de vagas, nome da construtora e incorporadora, prazo de entrega e, obviamente, condições de pagamento.

Conheça o histórico das empresas envolvidas

Isso garante maior segurança de que a construção será concluída e que o padrão de qualidade proposto seja de fato cumprido. Veja se a construtora tem certificados de qualidade (ISO) e se possui reclamações no Procon.

Não se iluda com as facilidades oferecidas

Não se prenda ao valor das parcelas, que tende a ser baixo, justamente para atrair compradores. Veja quantas parcelas são, por quanto tempo assumirá o financiamento e, principalmente, observe as intermediárias: semestrais, anuais e o valor a ser pago na entrega das chaves.

Calcule o impacto da parcela no seu orçamento

Veja quanto do seu orçamento ficará comprometido. Há muitas outras contas a pagar, além desta!

Saiba pelo que você está pagando

Pesquise prédios já construídos e verifique se eles cumprem o prazo de entrega e o que foi prometido; avalie o Memorial Descritivo da obra.

Controle tudo na ponta do lápis

Além do valor da parcela, programe-se para pagar as intermediárias e reservar 3% do valor do imóvel para o pagamento das despesas de cartório e ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). Lembre-se que, na hora da entrega das chaves, você deverá quitar totalmente o imóvel ou usar um financiamento.

Fonte: Finanças Práticas

OBS.:

“São frequentes as notícias de consumidores acionando as Construtoras e Incorporadoras via Órgãos de Defesa do Consumidor (PROCON) ou por meio de ação na justiça ao comprar imóvel na planta.

As principais razões são:

  • Quebra de contrato de aquisição de imóvel na planta,
  • Atraso na entrega do imóvel,
  • Cobrança de taxas/comissões abusivas, problemas ou vícios construtivos  e
  • Aplicação de taxas de juros na fase de construção.”

Veja mais:

Cuidados ao comprar Imóvel na Planta

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia
    Comprei meu apto na planta em julho de 2015 com entrega para agosto de 2016. Em novembro de 2015 ( 4 meses depois da compra) a construtora nos avisou que deveriamos financiar o Imovel e que ja tinhamos uma divida de R$ 5000,00 a mais de atualizalçao de Incc. Depois de muita discussão entramos com o processo de financiamento e em dezembro de 2015 assinamos o Contrato de compra e venda com a caixa. Para nossa surpresa a partir do mês seguinte pagariamos uma prestação todo mês denominada de juros de fase de obra onde o valor era quase proximo ao da prestação do financiamento quando o imovel ficasse pronto e este valor pago não seria amortizado na nossa divida. Em março de 2017 nos entregaram o apto (7 meses de atraso) e para nossa surpresa no mes seguinte continuamos a pagar a tal de fase de obra. Em contato com a caixa a construtora fez a entrega dos aptos sem a devida documentação junto a caixa( habite-se) sendo hoje 06 de 2017 ainda estamos pagando juros de obra. Ou seja estamos pagando a quase 2 anos o juros de obra e ja foram quase 20 mil reais so de juros. Uma advogada me informou que cabe processo pois quem deveria pagar este juro desde o inicio a caixa era á construtora . Poderia me informar se procede esta informação

    • Olá Raenny

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A CAIXA é o único banco que financia na fase de obra, os demais bancos não o fazem.

      Existem vantagens em financiar na fase de construção: pode usar o FGTS como entrada, não tem atualização pelo INCC, não tem intermediárias com a Construtora.
      Mas, passa a dever ao banco.
      O banco emprestou dinheiro para você comprar o imóvel e durante a fase de construção são pagos os juros de obra sobre os valores liberados à Construtora.
      Isto tudo deveria ter sido explicado para você.

      Com relação a questão do atraso da obra, entendemos que existe uma carência de 6 meses e após este prazo não são devidos os juros pelo comprador, mas sim pela construtora.
      Orientamos a formalizar uma reclamação no Banco por meio de SAC.
      Se não for atendida formalize reclamação junto ao Banco Central e o Procon.

      Equipe Click Habitação

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Please enter your comment!
Please enter your name here