Dicas para construir casas sustentáveis

Dicas para construir casas sustentáveis

408
Fonte: Click Habitação
COMPARTILHAR

As casas sustentáveis ou casas ecológicas são aquelas projetadas e construídas de forma a respeitar o meio ambiente. Seguem os princípios da sustentabilidade ambiental e garantem o bem-estar dos moradores

Dicas para construir casas sustentáveis

Dicas para construir casas sustentáveisCasa sustentavel_04 Dicas para construir casas sustentáveis

Importância e benefícios da Construção Sustentável

As casas sustentáveis são de extrema importância para a preservação do meio ambiente e uso racional e consciente dos recursos naturais. Além de apresentar benefícios para o meio ambiente, também trazem vantagens para os moradores como, por exemplo, redução de custos com energia elétrica e água, além de um ambiente residencial agradável.

Sabendo da crescente necessidade de se conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta, cada vez mais pessoas têm buscado soluções sustentáveis para tarefas do dia a dia. Atualmente, a sustentabilidade doméstica foi além de separar o lixo orgânico do reciclável. Já é possível ver casas modernas com projeto de arquitetura não somente bonito, mas também altamente sustentável que, além de preservar os recursos do meio ambiente, ainda prezam pela economia financeira dos seus proprietários e moradores, sem abrir mão do conforto com o qual já estamos todos acostumados.

Projeto

Antes de sair comprando todos os produtos ecológicos que podemos encontrar por aí, é preciso levar alguns fatores em consideração. Como exemplo, não é interessante instalar um aerogerador (gerador de energia que usa como matéria prima o vento) em um local onde raramente venta. Obviamente será muito investimento para pouco retorno. Ou mesmo instalar um módulo fotovoltaico para captação da energia solar em um local com fornecimento de energia convencional, pois não é viável financeiramente, dado que essa tecnologia não alimenta máquinas de uso doméstico, como microondas ou lavadora de roupas.

Por isso é fundamental iniciar a construção com um projeto feito por profissionais capacitados, que irão analisar a sua necessidade e saberão exatamente quais tecnologias serão viáveis em relação ao meio em que a construção será erguida, evitando assim desperdícios tanto ambientais quanto financeiros.

Custo

O custo de uma casa sustentável é praticamente igual ao de uma casa construída pelos métodos tradicionais. Alguns sistemas podem trazer um custo inicial mais alto, porém, a médio prazo, tendem a gerar economia. Este é o caso, por exemplo, do sistema de aquecimento solar.

Patricia Matayoshi

Especialista no Crédito Imobiliário

Fonte: Sua pesquisa e ecoCasa

1 COMENTÁRIO

  1. Muito interessante.

    O problema é o custo quando é reforma de casas mais antigas.

    Mas, para quem inicia uma obra, com certeza não tem nada melhor do que aproveitar essas dicas.

    abraços!

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.