Dicas de especialistas para quem procura imóvel

Dicas de especialistas para quem procura imóvel

389
Fonte: Tibério Construtora
COMPARTILHAR

É fato que a compra de um imóvel é uma grande conquista. Por isso é tão importante que você tire todas as suas dúvidas antes de fechar negócio

Dicas de especialistas para quem procura imovel

Pensando nisso, conversamos com profissionais das áreas de finanças, de arquitetura, jurídica e comercial e montamos um guia com as principais dicas que envolvem a realização deste sonho.

Dicas de especialistas para quem procura imóvel

Dicas de um arquiteto

❶ Verifique a distribuição de espaços do imóvel. Observe se o aproveitamento de toda a área é favorável. Cada metro quadrado precisa ser bem utilizado para evitar desperdícios. Ambientes como as áreas de passagem e corredores são onde ocorrem mais erros a respeito.

Uma saída para este problema são as cozinhas americanas (principalmente quanto se trata de imóveis compactos). Ela se integra ao living, proporcionando uma sensação de amplitude. A bancada é o suficiente para delimitar os dois ambientes.

❷ Existem empreendimentos que oferecem a opção de ampliar o living em algumas unidades. Para quem necessita de mais espaço para receber visitas ou apenas busca mais conforto, esta é uma boa tática. Vale ressaltar que para ampliá-lo, é preciso estar disposto a abrir mão de um dos dormitórios.

❸ As áreas comuns também são importantes de serem verificadas. A distribuição dos ambientes feita de maneira inteligente facilita o uso por parte dos moradores. Veja se a churrasqueira está próxima ao salão de festas, o fitness interno do externo e a brinquedoteca do playground. É importante ter em mente que as áreas comuns funcionam como um complemento do apartamento, então analise se elas contemplam aquilo que falta no imóvel, um salão de festas para grandes comemorações, por exemplo.

❹ Não menos importante, as áreas verdes do empreendimento também precisam de atenção. Principalmente em regiões metropolitanas, o contato com a natureza faz toda a diferença no dia a dia.

Veja mais:

Dicas práticas para manter organização da casa

Dicas do economista

❶ Geralmente, o contrato da compra de imóvel não atribui cobrança de juros até que seja emitido o Habite-se do empreendimento (documento que viabiliza a habitação de um condomínio quando as obras são finalizadas). Entretanto, é preciso tomar ciência de que as parcelas serão atualizadas mensalmente de acordo com o índice de correção do mês presente.

Normalmente, é utilizado pelo mercado imobiliário o IGP – M (índice Geral de Preços do Mercado) ou o INCC (Índice Nacional da Construção Civil).

❷ No momento em que o comprador for entrar com o processo de aprovação do seu financiamento, ele precisa ter em mente que não é o momento de fazer dívidas que possam comprometer não apenas a sua renda, mas a própria aprovação do financiamento. O banco age rigorosamente neste quesito, considerando toda dívida que o comprador possui antes de ceder o crédito. Em meio às negociações, confira se as parcelas do imóvel cabem no seu bolso.

Geralmente elas devem comprometer até 30% da renda do comprador, não passando desta taxa.

Veja também:

Comprometimento de renda

Dicas do advogado

❶ O Registro de Incorporação é um documento essencial. Sem ele, o imóvel não está apto à comercialização. Verifique se o empreendimento está registrado em um cartório de imóveis.

Dica importante:

Não compre imóvel sem verificar a regularidade

Dica do corretor

❶ – Existe um documento onde constam todas as características do imóvel e das áreas comuns, além dos materiais de acabamento. Este manual descritivo é importante para conferir todas as informações contidas sobre o que será entregue.

❷ – Faça uma análise do fluxo de pagamento. Não se esqueça de que caso tenha a possibilidade de antecipar parcelas, a correção será menor – já que ela é calculada todo mês com base no valor restante da dívida – e consequentemente irá pagar menos.

❸ – Toda preparação é válida quanto se trata da avaliação de crédito. Certifique-se previamente de que não possui pendências financeiras que possam desaprovar o financiamento.

❹ – Tenha em mãos seus documentos pessoais (Certidão de Nascimento/Casamento, RG e CPF) e os comprovantes de renda (holetire ou extrato bancário) no momento de realizar a compra.

Conclusão

Procure sempre sanar suas dúvidas. A compra do novo lar é um passo muito importante, e informações como estas são valiosas.

Esse post foi uma colaboração dos redatores César Fernandes e Camila Belini da Tibério Construtora.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.