Inicio COMPRAR CASA À VISTA Como comprar apartamento na planta

Como comprar apartamento na planta

525
COMPARTILHAR

Com a ampliação do crédito imobiliário ficou mais fácil realizar o sonho da casa própria

Como comprar apartamento na planta

Opções como comprar apartamento na planta são bem atrativas – embora esse tipo de negócio também gere dúvidas. Para ajudar você a tomar uma decisão bem planejada, confira algumas dicas e cuidados sobre o financiamento de apartamento na planta.

A aquisição de um apartamento ainda na planta tem suas particularidades. A mais óbvia é que você terá que aguardar a conclusão das obras para se mudar e isso pode ser um problema para quem tem pressa. Por outro lado, você terá mais flexibilidade para pagar a entrada do imóvel, já que poderá quitar este valor ao longo do período da construção. Além disso, terá a garantia de que o imóvel foi idealizado para atender as necessidades atuais de um morador e toda a sua estrutura e instalações serão novas.

Como funciona o processo

No geral, o processo da compra de apartamento na planta funciona assim:

❶ Você pesquisa por projetos e analisa as opções;

❷ Escolhe o que é mais adequado para suas condições e requisitos;

❸ Entra em contato com a incorporadora (isso pode ser feito por meio do site da empresa, uma visita ao showroom do empreendimento, entre outros) e acerta métodos de pagamento (geralmente há uma entrada, parcelas durante o período de construção e uma quantia a ser quitada);

❹ Então, é fechado o negócio.

Depois de concluída a obra, o restante do valor que precisa ser pago pelo apartamento pode ser financiado através de um banco.

Como comprar apartamento na planta sem correr riscos

É preciso cuidado e atenção durante todo esse processo. Primeiro, antes mesmo de procurar por apartamentos, é fundamental saber o quanto você pode investir.

O ideal é que as prestações do seu futuro apartamento não superem a porcentagem de 30% do seu rendimento mensal. Além disso, faça uma pré-avaliação com o banco de sua escolha para ter certeza de que, quando a hora chegar, você poderá realizar o financiamento do valor restante do imóvel (o chamado saldo devedor). Confira mais informações sobre o que é necessário para financiar seu apartamento.

É muito aconselhável fazer uma pequena “investigação” sobre a empresa responsável pela obra. Procure informações sobre empreendimentos passados, pesquise a reputação da construtora e se oferece serviços importantes, como atendimento pós-venda.

Outro ponto que merece atenção: o contrato. É essencial ler com atenção o contrato da construtora antes de assiná-lo. Nele estão especificados não apenas questões legais – como multas contratuais, valor dos juros sobre parcelas e saldo devedor, tempo de duração da obra etc. – mas também as características físicas do seu futuro lar.

Certifique-se de que tudo que foi oferecido a você (como material usado, tamanho dos cômodos, disposição dos ambientes) esteja realmente no contrato. E peça para um advogado de confiança avaliar a papelada.

Esse post foi uma colaboração do Guilherme Not da Tibério Construtora.

Fonte texto e fotos: Construtora Tibério – www.tiberio.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, sou um admirador do site e sempre esclareço minhas dúvidas através dele.
    Gostaria de saber quando um imóvel é considerado novo pela Caixa. Dei entrada em uma documentação na qual a Averbação do alvará da Habite-se foi feita 08/04/2015 e em 23/12/2015 foi feito a escritura pública de Dação em pagamento a uma certa imobiliária, este imóvel nunca teve morador e não usou nem um beneficio poi foi dado como pagamento de um serviço prestado, neste casso ele vai ser considerado como novo e pode obter os benefícios de um imóvel novo ( Subsídio e taxa de Juros ) Lembrando que o valor do imóvel si enquadra no programa Minha minha vida e o comprador também.

    • Olá Valtencir,

      Boa Tarde!

      Imóvel Novo – Para o Programa Minha Casa Minha Vida:
      Encontra-se em uma das seguintes condições:
      ❶ Com até 180 dias da expedição do “habite-se” ou documento equivalente, expedido por órgão municipal competente emitido a partir de 26.03.2009.
      ❷ Tenha ultrapassado 180 dias, mas não tenha sido habitado ou alienado.

      Na dúvida consulte uma agência do banco.

      Equipe Click Habitação

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Please enter your comment!
Please enter your name here