Inicio 8 PASSOS 6. Avaliação do Imóvel

6. Avaliação do Imóvel

722
COMPARTILHAR

Avaliacao de ImovelPassos para comprar um imóvel – Avaliação do Imóvel

Os engenheiros do Banco vão avaliar o imóvel. A avaliação do imóvel é praxe do mercado imobiliário para contratar financiamento ou pedir liberação do saldo do FGTS para adquirir o bem

Passos para comprar um imóvel – Avaliação do ImóvelUm engenheiro ou arquiteto é quem poderá realizá-la. O profissional verificará as características da unidade (como metragem e estado de conservação) e efetuará balizamento do cálculo do valor com preços de imóveis similares na mesma região.

Os Agentes Financeiros têm equipe própria e também contratam empresas especializadas para fazer o serviço.

Os Bancos cobram uma tarifa pelo serviço de avaliação que varia de acordo com tipo de financiamento. Veja os valores nas tabelas de tarifas constantes no artigo abaixo:

Tarifas cobradas pelos bancos no crédito imobiliário

As avaliações de imóveis urbanos para fins de garantia hipotecária ou fiduciária de financiamentos, junto aos Agentes Financeiros do Crédito Imobiliário, que resumidamente e em linhas gerais envolve:

  • Uma perícia do imóvel objeto da avaliação, para a suficiente caracterização do bem e identificação de patologias construtivas, vícios construtivos, verificação de estabilidade e solidez estruturais, condições de habitabilidade, salubridade, funcionalidade, acessibilidade, atendimento às diretrizes de projeto da municipalidade, estado de conservação, demanda por manutenção, dentre outros aspectos de engenharia e arquitetura.
  • Uma pesquisa de mercado realizada com técnicas de amostragem normalizadas.
  • Tratamento estatístico da amostra através de metodologia científica, envolvendo regressão linear ou espacial, redes neurais artificiais, análise de envoltória de dados dentre outros recursos, visando a projeção do valor de mercado mais provável para o imóvel avaliando, por comparação e com a confiabilidade exigida.
  • Emissão de Peça Técnica nos padrões previstos nas Normas Brasileiras, que possa ser auditada e/ou reproduzida em outras instâncias.

 

24 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia!
    Estou no financiamento de uma casa, foi pré aprovada pelo correspondente, assinei o extrato do Fgts e agora eles solicitaram a engenharia. Quanto tempo leva pra casa ser visitada pelo engenheiro e qual o próximo passo?
    Obrigada!

    • Olá Adri

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Cremos que a avaliação é rápida, e cremos que até 10 dias será finalizada.
      Após a avaliação do imóvel haverá a juntada de documentos e envio para o Banco para conferência e posterior marcação da assinatura do contrato.
      Sugerimos consultar o Correspondente Bancário ou gerente que lhe atendeu.

      Equipe Click Habitação

  2. Olá,

    Iniciamos um processo de financiamento pela caixa, sendo viabilizado pela imobiliária. Entregamos a documentação e já foi feita a vistoria do imóvel. Minha pergunta é: Antes da vistorias do imóvel houve já alguma pra aprovação de cadastro ou crédito?

    • Olá Patricia

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a pergunta deverá ser efetivada junto ao Banco, não temos como saber.
      A avaliação deveria ser solicitada após a aprovação do crédito, mas pode ser efetivada sem a aprovação … Verifique com o Correspondente Bancário ou gerente do banco.

      Equipe Click Habitação

  3. Boa tarde! Estou tentando um financiamento para aquisição de terreno e construção. Já foi feita a avaliação do terreno e o engenheiro avaliou no valor de 90 mil. Porém o dono do terreno está nos vendendo por 70 mil. Se for 90 mil o valor do financiamento fica incompatível. Há algo que possa ser feito?
    Desde já agradeço

    • Olá Jéssica

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Neste caso, prevalece para fins de limite de valores de financiamento e valor do imóvel pronto a ser definido pela Engenharia do Banco.

      A solução, talvez seja fazer um projeto de construção mais modesto, e depois do imóvel pronto e efetivada a vistoria final verificar a possibilidade de ampliá-lo com recursos próprios.

      Equipe Click Habitação

  4. Boa noite equipe da Click Habitação. Primeiro, parabéns pelo site. Muito instrutivo e o tira dúvidas e fantástico. Ajuda bastante a galera! Estou com um caso em que um determinado imóvel foi financiado pela caixa. Após todos os tramites, os compradores do imóvel fizeram uma pequena ampliação no mesmo. O que era uma casa de 2 dormitórios, foi transformada em uma casa com 3 dormitórios. Alem disso foram efetuadas melhorias cosméticas (troxa de sanitários, instalação de sistema de aquecimento a gás, e uma ampliação no banheiro da suíte). Essas melhorias não passaram pela burocracia da prefeitura, portanto, não foi feito nenhum tipo de averbação junto ao cartório. A dúvida surgiu quando o proprietário foi contemplado com uma carta de crédito. O objetivo é quitar o financiamento. Pergunta: O engenheiro vai encrespar na vistoria por conta das melhorias realizadas!? Isso vai atrapalhar de algum modo o processo com o banco que administra o consórcio!? Lembrando que aumentou o valor agregado do bem! Agradeço desde já a atenção!

    • Olá Lucas

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Se o imóvel tiver condições de habitabilidade e boa qualidade cremos que isso não seria um impedimento, pois o fato de estar valendo mais é positivo como garantia para o banco ou o consórcio.
      Mas, depende da política interna de cada empresa. Assim, resta aguardar a avaliação pelo engenheiro.

      Orientamos a posteriormente regularizar a ampliação junto a Prefeitura.

      Equipe Click Habitação

  5. Boa noite!
    Assinei o contrato de compra e venda e estou finalizando a entrega da documentação para gerar o contrato de financiamento com o banco do Brasil. Porém o mesmo avaliou o imóvel 50% a menos do valor de venda. Solicitamos revisão da avaliação visto que a Caixa econômica avaliou em 280 mil e o banco do Brasil em 140 mil. É uma disparidade muito grande. Porem, caso o banco do Brasil não altere o laudo, podemos encerrar o processo e rescindir o contrato com a construtora, visto que ainda não pagamos nada a ela. Já emitiram um boleto com o valor total do imóvel + o boleto do condomínio mas ambos com vencimento em setembro.

    • Olá Pamella

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      A situação é realmente muito estranha.
      A melhor saída seria financiar no outro banco.
      A construtora deverá apresentar a alternativa ou realmente estaria sujeito ao desfazimento do negócio.

      Equipe Click Habitação

  6. Bom dia.

    Comprei uma casa por 170.000,00 fizemos a simulação de financiamento e foi de acordo com nosso bolso.

    seis meses depois, a caixa avaliou o imóvel por 163.000,00 pedi reavaliação e avaliaram novamente por 163.000,00

    eu não tenho a diferença de 7 mil para pagar ao construtor. E quando eu comprei nem sabia que esse acontecido seria possível, gente eu realmente não sabia.

    Sabe o que devo fazer ?

    • Olá Daieli

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que para o financiamento o que vale é a avaliação do Banco.
      Procure negociar com o vendedor uma redução do preço ou o parcelamento do pagamento da diferença.

      Você terá vários custos para comprar, dentre eles destacamos: ITBI, registros no Cartório de Registro de Imóveis e tarifa do banco.
      Veja mais no artigo:
      Custos para comprar imóvel

      Equipe Click Habitação

  7. Existe diferença na avaliação de imóvel usado para novo, ou seja, o padrão do imovel novo, como tamanho de janelas, portas corredores, distancia do fundo, o imovel usado tem q ter esses mesmos padrões.

    • Olá Clesio

      Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação

      Conforme comentários anteriores a questão de padrão é para imóveis novos no Programa Minha Casa Minha Vida.
      Não existe este tipo de padrão para imóveis usados, pois não são aceitos no Programa.
      Procure o banco para mais esclarecimentos.

      Equipe Click Habitação

  8. Estou num processo para financiar um apartamento pelo BB. Após a vistoria do imóvel fui informada que o imóvel não foi aprovado. Fiquei surpresa porque este mesmo imóvel foi aprovado 1 mes antes pela Caixa e eu acabei preferindo fazer pelo BB. Posso contestar o laudo do BB? Tentei ter acesso ao laudo da Caixa eela diz que não pode entregar. Eu paguei por ele e tentaria usar para contestar o laudo do BB.

    • Olá Patricia

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que cada banco pode ter seu critério de aprovação de imóvel, assim não necessariamente o laudo da CAIXA será considerado por outro banco.
      Entendemos que é direito seu, se você pagou a avaliação, o direito de cópia do laudo efetivado.
      Caso o banco recuse abra demanda no Banco Central ou PROCON.

      Sugerimos verificar o motivo real da recusa do BB em aceitar o imóvel e verificar se de fato o imóvel é uma boa escolha para sua compra.

      Equipe Click Habitação

  9. Bom dia.
    Estou fazendo financiamento pela caixa e pela simulação que fizemos na caixa o valor do imóvel seria de R$ 210.000,00, mas pela avaliação do engenheiro o valor ficou de R$ 167.000,00, gostaria de saber se o valor das prestações e dos juros cobrados ficarão menor.
    Obrigada.

    • Olá Gislaine

      Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que os juros serão computados pelo valor do financiamento, assim se o valor do imóvel é menor os juros serão menores.
      Você poderá simular estas novas condições no site. Ou o próprio Correspondente Bancário poderá lhe passar os novos valores.

      Equipe Click Habitação

  10. Olá gostaria de esclarecer uma dúvida, estamos no processo de compra de nosso primeiro imóvel, sendo assim todos nossos documentos já foram assinados, conferidos pelo correspondente Caixa e enviados para a Giret, e sexta feira dia 17/06/16 vence nossa aprovação do crédito e os documentos não voltaram para a confecção do contrato junto a Caixa, vamos perder a aprovação do crédito ? Como fica nossa situação estamos desesperados, no aguardo….

    • Olá Alan,

      Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação.
      Se os documentos foram enviados para análise da conformidade na validade e o parecer for positivo, ou seja, sem pendências não haverá necessidade de refazer a avaliação de crédito.

      Click Habitação

  11. Olá, bom dia! Tenho algumas dúvidas!
    Estou financiando um imóvel e o valor no contrato que será financiado é de 132 mil, mas nesse mês de janeiro o valor foi para 134 mil e se o processo chegar a fevereiro o valor irá para 136 mil. Isso é o saldo devedor. Está correto essa correção? Como já está no contrato o primeiro valor, então ele não deveria ser mantido até a aprovação? No contrato a validade é até dia 20/02/2016. Esse valor não deveria ser mantido até essa data?

    O engenheiro irá avaliar a casa. Já foi solicitado. O corretor tinha nos prometido dar uma mão de tinta nas paredes e limpar o mato no quintal. Mas a construtora não está garantindo esses serviços e não tenho nada assinado que comprove que o corretor acordou isso comigo. Então meio que já desisti de cobrar isso deles, mas será que isso (parede com algumas sujeiras e mato alto no quintal) pode atrapalhar a aprovação dele? Porque eu pensei que ele avaliaria apenas estruturalmente. Detalhe, a casa é nova e nunca foi habitada. Só está assim por ter sido uma unidade que não foi vendida e já tem um pouco mais de 2 anos que está sem cuidado.

    Outra dúvida. O que acontece se a avaliação do engenheiro ficar ABAIXO do valor de compra de fato? E o que acontece, caso aconteça o contrário, ou seja, a avaliação dele fique ACIMA do valor contratado?
    Não entendi bem isso. Desde já, muito obrigado!
    Aguardo resposta!

    • Olá Mábio,

      Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação.

      Esclarecemos que a eventual atualização monetária do valor de sua dívida deve estar estipulada no compromisso de compra e venda que assinou com a Construtora.
      Entendemos que o imóvel deveria ser entregue em condições de uso, mas isso deve ser um acordo entre as partes. Verifique o contrato.

      Com relação ao engenheiro entendemos que os problemas relatadas serão avaliados e verificadas as condições de aceitabilidade do imóvel como garantia do Banco. Cremos que isso não será um problema.

      Quanto ao valor da avaliação é o balizador do valor do financiamento.
      Se ficar abaixo você terá que complementar o valor em dinheiro ou FGTS.
      Se ficar acima não será problema, apenas devendo ficar dentro dos limites de financiamento do produto de financiamento escolhido.
      Peça orientação ao corretor ou correspondente bancário do banco, se necessário.

      Equipe Click Habitação

  12. Bom dia! Já tenho um financiamento de imóvel, gostaria de saber se posso adquirir outro juntamente com minha irmã.

    att,
    Maria Stela Constantino
    Carvalho

DEIXE SUA PERGUNTA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Please enter your comment!
Please enter your name here